PDA

Ver Versão Completa : BANCOS E TANQUE



caj
27/03/2003, 13:46
OLá amigos
Eu queria saber se alguém conheçe alguma loja em que eu possa achar para comprar tanque do jpx, em S.Paulo? Os bancos do jpx são de que marca?
Obrigado

Adriano Braga
27/03/2003, 15:09
Caj

Afinal...que jeep vc tem? :?
Te vejo pedir informações de todos os tipos e marcas de jeeps?!?!?!?

Abraço

caj
27/03/2003, 16:21
eu estou querendo montar um jipe willys um pouco diferente

Adriano Braga
27/03/2003, 16:43
Puxa vida :shock: :shock:
Pelo visto vai ficar uma salada... :twisted: :twisted:
Vamos torcer para que fique Power!!! Boa sorte na sua montagem...mas cuidado!!!

Abraço

gvogetta
27/03/2003, 20:28
Caro Caj,

Espero que tenha sorte na montagem de sua viatura "Frankenstein" 8)

Para a finalidade conforto e ergonomia os bancos do JPX são muito ruins, tanto que todos os proprietários que conheço (inclusive eu) trocam os bancos originais por outros, mais largos e confortáveis. Muito provavelmente os bancos que tu viu e gostou no JPX que conheceu não sejam mais os originais...

Os bancos e o tanque de combustível originais de JPX você encontrará provavelmente em um dos distribuidores de peças JPX que listo abaixo:

- Murari (SP) - Rua D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, 948a
Fone: (11) 3621-7395 ou 3621-9650 (direto peças/Michel)

- Território 4x4 - Rua Henrique Felipe da Costa, 662 - Vila Guilherme
Fone: (11) 6909-0577 / 6901-8600

- Torque Máximo - E-mail: torquemaximo@aol.com
Peças: Rua Topázio, nº 504 - Osasco - SP - Fone: (11) 3686-6626/9951-8545 c/Cesar - Oficina: Rua Carlos Weber, nº 662 - S.Paulo - SP - Fone: (11) 3832-2114 c/ Márcio.

- ALPINA 4X4 - Est. União e Industria, 4.664 - Corrêas - Petrópolis - RJ
Tels.: (24)2221-2122/ 2221-0212/2221-2547/2221-4375
E-Mail: alpina@alpina4x4.com.br

Quanto ao tanque de combustível, só uma observação: o tanque do JPX possui dimensões bem avantajadas e acho bastante improvável que você consiga adaptá-lo num CJ, pelo menos no lugar do original. :wink: A não ser que você o coloque no lugar do banco de trás. . . :o

Saudações,

Adriano Braga
28/03/2003, 10:59
E ai Getulio

Me diga uma coisa...como é a manutenção do JPX...muito cara? É fácil encontrar peças para ele?
Teve uma época que minha esposa estava afim de vender o carro dela e comprar um para ela...só uso cidade...sem fazer grandes trilhas.

abraço

gvogetta
29/03/2003, 22:55
Graaannde Adriano,


Como vai a luta?!

A manutenção do JPX é tão cara quanto a de qualquer outra viatura similar. Há um mito em torno da manutenção do veículo, dele ser caro, de difícil obtenção de peças e blá-blá-blá... O que o pessoal confunde às vezes é o custo de manutenção com o custo de "transformação" ou "adaptação" como verá adiante...

Em primeiro lugar, o JPX é um excelente veículo, tanto em conforto quanto em resistência mecânica. Faz bem na trilha e faz bem na cidade. O que infelizmente ocorreu com ele, é que ele foi vítima da nossa querida engenharia automobilística nacional, que cometeu uma série de falhas no projeto/montagem do veículo (ele é uma adaptação copiada do Auverland, um jipe francês), falhas estas que em grande parte foram sendo corrigidas pela própria fábrica ao longo dos anos em que o JPX foi fabricado e corrigidas também pelos próprios proprietários do Jota, que no início sofreram "na pele" com os tais erros.

Em segundo lugar: o JPX hoje, ao meu ver, é um veículo muito mais maduro do que foi há alguns anos atrás, pois conhecemos todas as deficiências dele e podemos corrigí-las. As peças de reposição são encontradas facilmente no eixo Rio-São Paulo-Minas, regiões onde concentra-se o maior número de veículos desta marca. Existem nestes estados, diversas oficinas e lojas especializadas na marca capazes de resolver qualquer tipo de problema e fornecer 90% das peças eventualmente necessárias, inclusive despachando-as para qualquer lugar do Brasil. Fora destas áreas a coisa torna-se um pouco mais complicada no campo de peças. A mão-de-obra resolve-se com qualquer bom mecânico diesel.

O JPX é um mix de peças de diferentes fabricantes, sendo possível encontrar nele peças de Kombi, Gol, Pampa e por aí vai... Portanto algumas peças encontram-se facilmente em qualquer loja de autopeças. O mais difícil às vezes são aquelas pecinhas de acabamento: canaleta de vidro, borracha da porta e outras besteirinhas que às vezes fazem falta...

Outro ponto positivo no JPX é que seu chassi é muito resistente e bem desenhado, possibilitando as mais diferentes adaptações em questão de motorização, câmbio, suspensão, eixos, diferenciais e etc... o que o torna muito flexível neste aspecto.

O gasto maior que terás com um JPX virá caso tenha que corrigir alguma de suas falhas mais críticas, caso o veículo comprado já não tenha sido devidamente "modificado" pelo proprietário anterior ou esteja em mau estado de conservação. Nestas hipóteses, 2 problemas costumam afligir os proprietários:

- Motorização: um motor original XUD-9 do JPX, caso esteja em mau estado, tem um altíssimo custo de retífica, então se precisar fazer o motor, pondere seriamente a troca do conjunto motriz (neste caso o preferido é o MWM)

- Superaquecimento: os JPX das primeiras gerações (até 97) tinham um sério problema de aquecimento, oriundo de um subdimensionamento do sistema de arrefecimento. O radiador original destes modelos era demasiadamente pequeno para conseguir refrigerar o motor, que por ser superalimentado e trabalhar em um regime alto de rotações esquentava facilmente. Nestes casos a solução mais freqüente é a troca do radiador por outro de maior capacidade.

Bem, acho que é isso. Espero ter dado uma visão geral do Jota (desculpe mas virou um tratado... 8) ). Não quero encher muito o teu saco :wink:

Se precisar de mais informações é só pedir que te mando.

Saudações lameiras,

Giovani
29/03/2003, 23:30
O que infelizmente ocorreu com ele, é que ele foi vítima da nossa querida engenharia automobilística nacional, que cometeu uma série de falhas no projeto/montagem do veículo ,

:D Olá Getúlio!

:D Só por curiosidade, existe algum defeito de projeto na suspensão do JPX? Já vi comentários à esse respeito, apesar de achar que ele possui a melhor suspensão para fora de estrada, pois o sistema de triângulo em "A" está nos dois eixos... :wink:

Adriano Braga
31/03/2003, 09:10
Show de Bola Getulio!!!

Mais preciso...só o manual do proprietário :lol: :lol: :lol:
Corrigindo...nem o manual... :lol: :lol: :lol:

Neste final de semana apareceu aqui em POA um Montez com motor MWM para vender no jornal!!! Estava com caixa de Ranger.


Muito obrigado novamente e grande abraço!!

Paulo Fernandes
31/03/2003, 11:43
- Motorização: um motor original XUD-9 do JPX, caso esteja em mau estado, tem um altíssimo custo de retífica, então se precisar fazer o motor, pondere seriamente a troca do conjunto motriz (neste caso o preferido é o MWM)



Caro Getulio,

O que você define como custo "altíssimo" de retifica? É equiparável ao custo do motor + adaptação na troca por um MWM ou Maxion?

Abraços,

Paulo Fernandes.

Adriano Braga
31/03/2003, 11:50
Caro Paulo

Acho que o valor do maxion e MWM devem ser mais alto...mas a relação custo benefíco deve ser maior tbm...dependendo da diferença vc fica com um motor mais moderno e potente. Getúlio...me corrija se estiver falando besteira!!!! :shock:

Abraço

Paulo Fernandes
31/03/2003, 14:05
Adriano e all,

A minha pergunta tem um motivo. É que o meu Jota, depois de tres anos comigo e mais 5 ou 6 entre veículo de demonstração da fábrica e veículo de socorro da concessionária aqui em Brasília e mais de 250 mil km rodados, está com o motor aberto. O orçamento que me deram foi de mais ou menos 3 mil reais, com peças, mão de obra e tudo mais. Não é barato, mas também não achei nenhum absurdo. Creio que a adaptação de um outro motor não sairia por menos de 10 mil. Isto sem contar que de qualquer maneira ainda não teria um carro inteiramente confiável, por se tratar de uma adaptação.
O que acham deste preço? Está baixo demais? Será que devo ficar atento a algo?

Abraços,

Paulo Fernandes.

Adriano Braga
31/03/2003, 15:03
Realmente é baixo o valor...pq um motor maxion HS 2.5 com procedência te vai sair cerca de uns 6 a 7 mil...mas mão de obra e lalalá...chega nos 10 paus fácil fácil. agora se tratando de reforma de motor do Jota...vamos ver o que o Getulio tem a dizer...ele deve saber os valores mais precisos.
Seu Jota rodou 250? Já estava na "capa da gaita"? :lol: :lol: :lol:
Dizem que um maxion, bem cuidado, com troca de lubrificante regulares dura +/-350 ...nunca vi um chegar neste ponto para afirmar isto...mas...já vi motor sendo aberto com 150 e 200.

grande abraço

Paulo Fernandes
31/03/2003, 16:49
Adriano,

Não posso precisar a quilometragem porque provavelmente foi alterada antes que eu o comprasse. 250 mil km é uma estimativa da concessionária em BSB, a qual o J serviu por muito tempo como viatura de socorro, tendo ido várias vezes ao Mato Grosso e Pará, prestando assistência nas unidades militares daqueles estados. Ainda segundo eles o motor nunca havia sido aberto. E estava tudo bem até que em uma manutenção de rotina (não na concessionária) o filtro de ar foi retirado e eu rodei um bom tempo sem ele, o que acelerou a deterioração dos anéis e perda de compressão. Não chegou a bater ou qualquer coisa assim, apenas perdeu força consideravelmente.

Abraços,

Paulo Fernandes.

Adriano Braga
01/04/2003, 08:21
:x Que rateada do mecânico...esquecer o filtro!!!

gvogetta
02/04/2003, 23:50
Caros Amigos,


Quando me referi ao custo de retífica, me baseio pelo valor que a maioria dos proprietários de JPX costumam pagar pelo serviço + peças, que normalmente bate na casa dos R$ 5.000,00 fácil. O motor XUD-9 que equipa o veículo originalmente é demasiadamente frágil. Outro ponto importante é que o serviço de retífica deve ser muiiiito, mas muiiito bem feito, utilizando o máximo possível de peças originais, pois trata-se de um motor que trabalha muito próximo de seu limite. Já ouvi relatos (e vários por sinal) de JPX com motor XUD que apresentaram sérios problemas com menos de 5.000 Km após retificados...

Se você contar o custo e o tempo que irá gastar com a retífica e a confiabilidade pós-retífica, acaba valendo mais a pena partir para uma adaptação de MWM ou Maxion (ainda prefiro o primeiro) que vai custar próximo dos R$ 10 mil entre motor e serviço e terá resolvido outro grande problema intrínseco do motor XUD no jota: a falta de potência e torque. A confiabilidade da adaptação não será problema: temos oficinas especializadas em JPX que estão acostumadas a efetuar este serviço e garanto a vocês que depois disso ele ficará melhor e mais confiável que o original!

Ao Paulo fica o meu alerta: o valor que estão querendo te cobrar pelo serviço está bem abaixo do que costumamos ver por aí para o motor XUD. Veja se não estão te passando o "171" e desconfie de tudo...

Saudações,

gvogetta
03/04/2003, 21:15
Caros Amigos,



Permitam-me "aperfeiçoar" :D minha mensagem anterior, uma vez que a escrevi meio "correndo" pois estava com alguns compromissos me esperando e acabei não tendo tempo de ler suas mensagens anteriores com a devida atenção.

Primeiro: O fato do motor XUD-9 do jota do Paulo ter alcançado a marca dos 250 mil é fato comemorativo. Ainda não aconteceu comigo (o meu está com quase 120 mil Km) mas já ouvi relatos de diversos proprietários que tiveram que refazer seus XUDs com menos de 100.000 :!: :!: O grande problema na realidade não é o motor e sim a aplicação que deram a ele. Sua potência e conseqüente torque são insuficientes para "puxar" bem os quase 1.700 Kg do JPX. Outra coisa é que o motor XUD-9 (Peugeot-Citröen) originalmente foi projetado como motor aspirado. Para aumentar a potência específica, o pessoal da JPX adaptou um "turbo" nele... Obviamente, por estes 2 motivos o coitado do XUD-9 trabalha no limite da capacidade e, se o cidadão que está no volante não cuidar muito bem desse motor ele vai pro saco rapidinho :wink:

Segundo: a adaptação de outro motor no lugar do XUD, seja o MWM ou o Maxion afasta definitivamente o fantasma do superaquecimento do motor, presente na maioria dos JPX (a não ser naqueles devidamente "aperfeiçoados" em seu sistema de arrefecimento).

Terceiro: um MWM ou Maxion no lugar do XUD elevará a relação peso-potência do veículo, deixando-a muito, mas muito mais favorável.

Quarto: o XUD é um motor relativamente desconhecido em "terras brasilis". Suas peças são difíceis de achar (e por isso caras) o que leva muitos mexânicos e retíficas a usar soluções alternativas (ou o famoso "jetinho brasileiro" :( como queiram...) fazendo com que o serviço nãos seja tão confiável quanto o executado em outros motores. Este talvez seja o maior ponto a considerar, por isso o alto custo e a relativamente baixa confiabilidade nesse serviço.

Caros amigos, apesar das considerações aqui expostas, isso não encerra o assunto, até porque não existem respostas definitivas para os pontos em questão. Eu particularmente até gosto do XUD (pelo menos por enquanto, enquanto ele ainda está funcionando bem... :wink: ) mas só de pensar que um dia chegarei a ponto de ter que abrí-lo e retificá-lo já tenho arrepios... Já estou até fazendo uma poupança para o MWM!

Saudações,

Adriano Braga
04/04/2003, 08:51
E ai Getúlio...tens um cofrinho em formato de motor ou de jeep??? :lol: :lol: :lol:

Abraço