Ver Versão Completa : São Paulo até Uruguay pela praia e voltando pelo interior
Ricardo Pocholo
30/07/2014, 09:30
São Paulo - Uruguay
Amigos, vou fazer uma viagem com a minha mulher e um casal de amigos. Vou sair de São Paulo e vou até Avaré, passar o natal com meus pais, daí saio de Avaré no dia 26.12.2014 com destino a Colonia do Sacramento no Uruguay e voltando pelo interior do Uruguay e do Brasil, conforme esboço do roteiro abaixo:
ROTEIRO SIMPLIFICADO
1º dia: de Avaré até o Farol de Santa Marta, descendo pela Serra da Graciosa (816Km + o trecho de duna após a balsa em Laguna); Passaremos o segundo dia em FSM;
3º dia: do Farol de Sta. Marta até alguma praia antes de São José do Norte (trecho para camping selvagem, mas existe camping em SJN, caso seja necessário); serão 560Km até SJN (balsa para Rio Grande), sendo 70% pelas areias e dunas das praias. Entraremos na areia da praia em em Quintão – RS;
4º dia: da praia que acamparmos até Cabo Polonio no Uruguay, passando pelo Chuí (455Km); existe a possibilidade (muito provável) de fazermos camping selvagem na praia do Cassino (após balsa do Rio Grande e antes do Chuí), o que faria com que chegássemos em Cabo Polonio no 5º dia; O trecho todo será percorrido pelas dunas e areias da praia do Cassino até o Chuí; Ano Novo em Cabo Polonio
7º dia: de Cabo Polonio voltamos para Punta del Diablo (55Km), pois queremos passar a virada do ano em Cabo Polonio;
9º dia: Punta del Diablo até Punta del Este (205Km) na parte da tarde;
10º dia: de Punta del Este até Montevideo (135Km) no final do dia;
12º dia: de Montevideo até Colonia del Sacramento (180Km);
14º dia: de Colonia del Sacramento até Gramado (1.122Km), voltando pela Estrada do Inferno dentro da Reserva do Taim;
15º dia: conhecer Gramado e ir no final do dia para Itaimbezinho (180Km) onde estão localizados os canyons;
18º dia: de Itaimbezinho até o topo da Serra do Rio do Rastro, do topo da SRR até Blumenau (visitar meu irmão);
20º dia: de Blumenau até São Paulo (690Km).
Já pesquisei muito, mas a ajuda de vocês é sempre bem vinda! É mais legal subir ou descer a Serra do Rio do Rastro?
É possível fazer o trecho de Colonia do Sacramento até Gramado, passando pela reserva do Taim, em um único dia? Acho melhor acampar entre Mostardas e Balneário Pinhal, não?
Pessoal, aceito dicas de locais para visitação, restaurantes, vinícolas, campings, hostels, trilhas tranquilas para a VTR...
Abração e obrigado!
Dimas Offx4
02/08/2014, 19:20
São Paulo - Uruguay
Amigos, vou fazer uma viagem com a minha mulher e um casal de amigos. Vou sair de São Paulo e vou até Avaré, passar o natal com meus pais, daí saio de Avaré no dia 26.12.2014 com destino a Colonia do Sacramento no Uruguay e voltando pelo interior do Uruguay e do Brasil, conforme esboço do roteiro abaixo:
ROTEIRO SIMPLIFICADO
1º dia: de Avaré até o Farol de Santa Marta, descendo pela Serra da Graciosa (816Km + o trecho de duna após a balsa em Laguna); Passaremos o segundo dia em FSM;
3º dia: do Farol de Sta. Marta até alguma praia antes de São José do Norte (trecho para camping selvagem, mas existe camping em SJN, caso seja necessário); serão 560Km até SJN (balsa para Rio Grande), sendo 70% pelas areias e dunas das praias. Entraremos na areia da praia em em Quintão – RS;
4º dia: da praia que acamparmos até Cabo Polonio no Uruguay, passando pelo Chuí (455Km); existe a possibilidade (muito provável) de fazermos camping selvagem na praia do Cassino (após balsa do Rio Grande e antes do Chuí), o que faria com que chegássemos em Cabo Polonio no 5º dia; O trecho todo será percorrido pelas dunas e areias da praia do Cassino até o Chuí; Ano Novo em Cabo Polonio
7º dia: de Cabo Polonio voltamos para Punta del Diablo (55Km), pois queremos passar a virada do ano em Cabo Polonio;
9º dia: Punta del Diablo até Punta del Este (205Km) na parte da tarde;
10º dia: de Punta del Este até Montevideo (135Km) no final do dia;
12º dia: de Montevideo até Colonia del Sacramento (180Km);
14º dia: de Colonia del Sacramento até Gramado (1.122Km), voltando pela Estrada do Inferno dentro da Reserva do Taim;
15º dia: conhecer Gramado e ir no final do dia para Itaimbezinho (180Km) onde estão localizados os canyons;
18º dia: de Itaimbezinho até o topo da Serra do Rio do Rastro, do topo da SRR até Blumenau (visitar meu irmão);
20º dia: de Blumenau até São Paulo (690Km).
Já pesquisei muito, mas a ajuda de vocês é sempre bem vinda! É mais legal subir ou descer a Serra do Rio do Rastro?
É possível fazer o trecho de Colonia do Sacramento até Gramado, passando pela reserva do Taim, em um único dia? Acho melhor acampar entre Mostardas e Balneário Pinhal, não?
Pessoal, aceito dicas de locais para visitação, restaurantes, vinícolas, campings, hostels, trilhas tranquilas para a VTR...
Abração e obrigado!
Ricardo:
Não entendi direito seu roteiro, vou estudá-lo; ver os mapas.
Tenho planos para passar este período no Uruguai, exatamente a partir de 26/12, saindo de Guararapes, região de Araçatuba, SP.
Mas também estou para decidir se vou para Ushuaia (tem uns convites tentadores).
Ano passado, neste período (26/12) fiz Mendoza/Uspallata e depois subi para o Deserto do Atacama.
Na ida, fui pelo sul e passei pela Serra do Rio do Rastro.
Você perguntou: É mais legal subir ou descer a Serra do Rio do Rastro?
Respondo: você não resiste: quer subir e depois descer ou vice versa.
Uma vez lá, é melhor já registrar a emoção da subida e também da descida; é mole (e lindo, vale a pena..!!).
Qual é a viatura de vocês? Já fizeram este tipo de passeio antes (andar na areia, acampar selvagem ?).
cassio xanxerê
02/08/2014, 20:36
Amigo
fizemos de Torres RS ate o Chuí pela praia e te digo este trecho leva dois dias com certeza e na Praia do Cassino no va sozinho e muito deserto e se atolar so serra um sufoco ou outro problema mecânico.
desde já te desejo uma ótima viagem.
cassio xanxerê
02/08/2014, 20:41
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/62083-expedicao-de-sc-ao-chui-dezembro-2009-convite-p-jiperios-de-outros-estados-tambem-29.html
Eduardo Schaefer
02/08/2014, 21:00
Dimas, não existe estrada do inferno dentro do Taim, são 15 km de asfalto, se fores pela praia(200 km) do Cassino ao Chui, se estiver vento nordeste é melhor que asfalto, mas se estiver vento sul ou sudoeste, nem tenta.
lsmariano
02/08/2014, 21:29
É mais legal subir ou descer a Serra do Rio do Rastro?
Na minha opinião a Serra do Rio do Rastro (abaixo) é a estrada mais incrível do Brasil, com um mirante sensacional lá no alto, de onde se tem uma vista incrível, digna de capa de revista e que fica MUITO melhor quando apreciada em descida
http://img15.hostingpics.net/pics/954022SaoJoaquim0220.jpg
Se me permite uma sugestão: ao norte da Rio do Rastro (abaixo) há uma outra opção de estrada nem tão conhecida, chamada de Serra do Corvo Branco, com trechos exuberantes - de fazer um cidadão alpino se sentir em casa ao longo do trajeto - com uma chegada no topo escavada na pedra e com pavimentação de concreto para evitar da tração patinar de tão ingrime; ótima para se fazer numa eventual subida
http://img15.hostingpics.net/pics/383521SaoJoaquim0310.jpg
Amo essas serras
:)
RodrigoSoracco
02/08/2014, 23:52
Serra do Rio do Rastro? O trecho tem 20 km! Desce até Lauro Muller, toma um café, depois sobe pra brincar com os quatis :-)
Ricardo Pocholo
04/08/2014, 10:11
Essa dica da Serra do Corovo Branco foi muito boa. Vi umas fotos no google e já incluí no roteiro. Valeu Ismariano! Pelo que vi no google maps, a distância da Serra do Rio do Rastro até a do Corvo Branco é de mais ou menos 100Km? Tô pensando em fazer as duas no mesmo dia, o que vcs acham?
Cassio, dei uma olhada na questão dos ventos e maré e percebi que a praia fica estreita com ventos de sul e acaba forçando a gente a dirigir pelas dunas fofas, o que é ruim. Infelizmente vou só com meu carro (Defender 110) a viagem toda, então, os trechos mais inóspitos eu vou redobrar a cautela, mas sempre haverá um risco.
Obrigado pelas dicas! Quanto mais, melhor!
Abração!
lsmariano
05/08/2014, 07:44
Bom dia Ricardo
Sim, pouco menos de 100 Km de distância entre as duas
A Rio do Rastro é do tipo "vamos parar no acostamento para fotografar e filmar"
A Corvo Branco é do tipo "vamos estacionar ali na grama para esticar as pernas e fazer um picnic"
Ambas espetaculares
https://www.youtube.com/watch?v=yLEp6WeC3BA
;)
arlei_vitara
05/08/2014, 08:06
Essa dica da Serra do Corovo Branco foi muito boa. Vi umas fotos no google e já incluí no roteiro. Valeu Ismariano! Pelo que vi no google maps, a distância da Serra do Rio do Rastro até a do Corvo Branco é de mais ou menos 100Km? Tô pensando em fazer as duas no mesmo dia, o que vcs acham?
Abração!
Amigo, as serras do Corvo Branco e Rio do Rastro são sim mais ou menos proximas mas a ligação entre elas é feita por um caminho meio demorado em função de obras na estrada, na parte "baixa" das serras, municipios de Orleans e Braço do Norte. Já pela parte "alta" a ligação é via Urubici,e no caminho não dá para deixar de conhecer o Morro da Igreja, pertinho da Serra do Corvo Branco.
De toda forma, estando proximo da região, ou seja ali por Laguna, Tubarão etc (ou na parte alta da serra, em São Joaquim ou Urubici) dá sim para conhecer todos estes pontos em um dia.
Se quiser dar uma pesquisada, fiz este trecho recentemente (dez/13), dá uma olhada no meu site: CAMINHOS DO SUL (http://oscaminhosdosul.blogspot.com.br/)
Abraços e boa viagem !
Ricardo Pocholo
11/08/2014, 10:27
Pesquisei bastante as serras da região ali do Corvo Branco e do Rio do Rastro, vocês estão de parabéns pela natureza quem têm aí! Eu já era fã das praias, mas a serra é bonita demais!
Aproveitando o pessoal do Sul, vocês acham muito arriscado fazer camping selvagem nas praias do Cassino?
Outra dúvida que tenho é em relação ao dinheiro no Uruguay. Eles aceitam cartões de crédito com facilidade ou é melhor ter bastante dinheiro em espécie?
arlei_vitara
11/08/2014, 22:26
Ricardo,
O trecho entre Rio Grando (Cassino) e Chui é completamente deserto e no inverno, bem inospito dependendo das condições de clima e vento....portanto procure se informar, trocar uma ideia em Rio Grande mesmo, antes de enfrentar os 200km entre Cassino e Chui. Leve diesel de reserva, ou ao menos entre na praia de tanque cheio, porque são 200km mas o consumo é alto devido à areia fofa em muitos trechos.
Camping selvagem, tenha em mente que é beira de praia em pleno inverno, então faz frio e venta bastante. Uma opçao seria acampar junto ao Farol do Albardão, onde tem uma casa da guarnição do farol (marinha) e sempre tem algum apoio...
Uruguai....estive a pouco mais de 1 ano lá. Não usei cartão, leve $$$ em reais, e troque no Chui, é bem tranquilo, tem varias casas de cambio. A taxa de conversão é bem melhor do que comprando no cartão e convertendo via cotação oficial mais taxas....ah o Real tbem é facilmente aceito no Uruguai, mesmo em MVD...mas para facilitar a vida, tenha sempre uns trocados em pesos para evitar ter de pagar em reais e se sujeitar ao cambio do restaurante / hotel..
Abraços
Ricardo Pocholo
12/08/2014, 10:02
Arlei, tudo bem? Obrigado por ajudar!
Eu vou passar pelas praias do RS entre o Natal e o ano novo, então, acho que não estarei tão sozinho como estaria no inverno. Vou entrar na praia em Quintão e ir até o Chuí, passando pela balsa do Rio Grande.
Copm relação ao acampamento no Albardão, estou com essa opção em primeiro plano, pois tem as casinhas da marinha ao redor do farol e isso dá um acerta segurança.
Vou trocar o dinheiro no Chuí, então. Eu não gosto de perder tempo em cidade de fronteira, pois são lugares de malandragem extrema! hehehe!!
Obrigado, mais uma vez! Abraço!
Amostardeiro
12/08/2014, 10:04
Pesquisei bastante as serras da região ali do Corvo Branco e do Rio do Rastro, vocês estão de parabéns pela natureza quem têm aí! Eu já era fã das praias, mas a serra é bonita demais!
Aproveitando o pessoal do Sul, vocês acham muito arriscado fazer camping selvagem nas praias do Cassino?
Outra dúvida que tenho é em relação ao dinheiro no Uruguay. Eles aceitam cartões de crédito com facilidade ou é melhor ter bastante dinheiro em espécie?
Ricardo
Completando as informações que o Arlei te passou, vou ao Uruguai umas três vezes por ano, eles aceitam cartão em praticamente todos os lugares, assim como o dólar e real, só não esquece de desbloquear os cartões antes de viajar.
Abs
Ricardo Pocholo
12/08/2014, 13:48
Ah, maravilha! Estava um pouco preocupado em ter que andar com muito dinheiro vivo.
Amostardeiro, se tiver dicas de praias, campings, passeios para fazer no Uruguay, favor compartilher! heheeh!! Alguém já foi na Bodega Bouza?
Ola Ricardo, tudo bom?
Tenho dicas da Bodega Bouza sim, passamos um dia muito legal por la. Se chega pela ruta 1 e 5 ou pela 102 via Carrasco
[aeroporto] , esta a 20 km de Montevideu, tem otimas visitas guiadas, degustaçao, belo almoço e pra arrematar uma
linda e super bem cuidada coleçao de autos classicos, a falha e nao ter Defender no acervo, nem tudo e perfeito!
nao deixe de provar o Tempranillo Tannat 2012 dos caras, simplesmente um arraso!
Como ficamos bastante tempo na cidade, vou lembrando e escrevendo sobre outras mamatas ok?
Abraçao e bons planos!
*quanto a prancha, ja estava quase vendida hehehehu!
...Lembrei de outra, o restaurante que havia comentado com vc e o PV Restaurante Lounge, fica sobre a otima livraria
Puro Verso na Peatonal Sarandi 675, bem proximo a Guest House da Karem e Sergio. A livraria e show e o restaurante nao fica atras.
Otimo rango e bom preço. E um lugar onde se cruzam os viajantes que passam pela cidade e nunca deixam de fazer uma
visita ao Museo Torres Garcia, ao lado da PV libreria. [Sarandi 683] tambem vale uma visita!
Grande abraço!
Ahhhh! fiz a carta verde no Chui mesmo, levou meia hora e custou baratim! todo mundo faz, ate o padre!
Eduardo Schaefer
12/08/2014, 19:49
Arlei, tudo bem? Obrigado por ajudar!
Eu vou passar pelas praias do RS entre o Natal e o ano novo, então, acho que não estarei tão sozinho como estaria no inverno. Vou entrar na praia em Quintão e ir até o Chuí, passando pela balsa do Rio Grande.
Copm relação ao acampamento no Albardão, estou com essa opção em primeiro plano, pois tem as casinhas da marinha ao redor do farol e isso dá um acerta segurança.
Vou trocar o dinheiro no Chuí, então. Eu não gosto de perder tempo em cidade de fronteira, pois são lugares de malandragem extrema! hehehe!!
Obrigado, mais uma vez! Abraço!
Ricardo, nem todas cidades de fronteira são assim como pensas, aqui não é Ciudad del Leste, mesmo assim se precisares de alguma coisa por aqui, é só falar que ajudamos com toda boa vontade. Abraço
Amostardeiro
13/08/2014, 09:31
Ah, maravilha! Estava um pouco preocupado em ter que andar com muito dinheiro vivo.
Amostardeiro, se tiver dicas de praias, campings, passeios para fazer no Uruguay, favor compartilher! heheeh!! Alguém já foi na Bodega Bouza?
Ricardo
Quanto a camping os únicos que conheço são o da Barra del Chuy e o do Parque Santa Teresa, em geral só nos hospedamos em hotéis no Uruguai; as praias são muitas começando pela Barra del Chuy, gosto de Punta del Diablo e La Pedrera, e outras.
Em Montevideo não deixe de conhecer a Ciudad Vieja, Mercado del Puerto, Pocitos, Carrasco, etc, caminhe muito em Montevideu, em geral abandono a VTR no hotel e ando muito, as dicas do Meccano são 10, a Puro Verso é linda e o restaurante excelente, fica uns 100 m do portal da Ciudad Vieja pela Sarandi.
Não deixe de conhecer Colonia del Sacramento é demais, vale a dica muita caminhada, mas se não quiser alugue um carrinho, tipo de golfe e boa diversão. :concordo:
Abs
Ricardo Pocholo
19/08/2014, 09:53
Caramba, quanto dica boa! Até dica de vinho tem! eheheh!! É incrível o que um fórum pode ajudar.
Estou compilando as dicas e já tenho quase que um guia da viagem toda. Aliás, vou anotar tudo e lançar de forma organizada aqui no tópico para que outros possam tirar informações dos lugares em que eu for passar.
Voltando à praia do Cassino, caso não seja possível passar pela Barra da Lagoa do Peixe, o desvio é muito grande?
Abraço!
jose valtair da silva
05/12/2019, 17:20
vc fez a viagem ao Uruguai, Dimas ???
José - Araçatuba SP