Conectar

Ver Versão Completa : Kart Cross: Construir é Muito Melhor...

JoãoF.
29/07/2014, 23:05
Fala galera...
A mais o menos 1 ano e meio eu sonhei em construir um kart cross, mas por não te nem por onde começar meus pais me desanimaram, msm assim continuei em busca do meu sonho, e com meu próprio dinheiro comprei uma maquina de solda e uma esmerilhadeira, vendo meu esforço minha mae resolveu me ajudar... assim começou pra valer... e agora estou quase concluindo o projeto, falta apenas alguns ajustes... ai vai algumas fotos do bichão...

JoãoF.
29/07/2014, 23:12
O restante das fotos...

Ate fds ele vai ta pronto ai posto um video... :euforico::euforico::euforico:

Guidachevy
30/07/2014, 18:34
Pow cara bacana estou fazendo o mesmo projeto jah terminei o chassis agora vou fazer as balanças, show de bola seu projeto cara parabens.

JoãoF.
30/07/2014, 18:52
Valeu cara... to ai na expectativa de terminar ele ate o fds, to com mais fotos dele aq mais vou deixar pra postar quando ele tiver andando...
manda umas fotos do seu ai...

Guidachevy
03/08/2014, 21:03
473005
Ta ai uma foto essa semana vou tirar mais e posto aqui to precisando das medidas das balançar vc tem ai?

JoãoF.
04/08/2014, 19:17
Cara ta ficando muito show seu kart!
sobre as balanças, no projeto tem as medidas, na verdade tem as medidas da forma das balanças...
se n tiver me da um toque te mando as imagens com as mediadas.

JoãoF.
09/08/2014, 20:03
Eai galera, poise tive uns problemas ai com a transmissão, mais agora ta tudo certo, demorou uma semana mais meu amigo conseguiu terminar o disco de fixação da coroa... ai esta oq deu pra fazer na semana passada...

To com uma duvida, tem como adaptar esse tubo de freio de carro no burrinho do manete da moto? ja vi essa adaptação aq no fórum, mais aq parece q ñ quer dar certo, ta muito duro para apertar, e to com medo de colocar muita força e acabar danificando a rosca, se alguém tiver experiencia com essa adaptação, da uma ajuda ai...

Olha o motorzão do bicho...

https://www.youtube.com/watch?v=O3wE75dub-A&feature=youtu.be

PitucoDH
09/08/2014, 21:05
Isso ai ta igual a prefeitura!
Um faz e 10 olham!
Show de bola, mas porque ta tão barulhento? ou só no vídeo ficou assim?

JoãoF.
09/08/2014, 21:37
Poise... kkkkkkkk
ele tava na oficina, de 10 q passava 20 parava pra olha... nunca vi gente pra especular desse tanto...
kkkkkkkkkk
Ta barulhento pq tava sem o escapamento...

Guidachevy
11/08/2014, 20:58
ta ficando show de bola maninho vou começar a motar a parte de suspençao e direçao essa semana

Flávio Cadore
11/08/2014, 21:50
Eai galera, poise tive uns problemas ai com a transmissão, mais agora ta tudo certo, demorou uma semana mais meu amigo conseguiu terminar o disco de fixação da coroa... ai esta oq deu pra fazer na semana passada...

To com uma duvida, tem como adaptar esse tubo de freio de carro no burrinho do manete da moto? ja vi essa adaptação aq no fórum, mais aq parece q ñ quer dar certo, ta muito duro para apertar, e to com medo de colocar muita força e acabar danificando a rosca, se alguém tiver experiencia com essa adaptação, da uma ajuda ai...

Olha o motorzão do bicho...

https://www.youtube.com/watch?v=O3wE75dub-A&feature=youtu.be

João, este tipo de conecção de carro não serve para o cilindro mestre de moto. Vc precisa pegar um mangote de freio de moto que tenha o "olhal", corta a ponta dele e solda no caninho do carro.
Na pinça talvez sirva, dependendo do modelo. Geralmente é olhal também.
Outra coisa que eu ví nas suas fotos é a fixação da cremalheira da direção, vc deve fixar também naquela parte quadrada...só aquelas presilhas não vão segurar bem. Já passei ou isto uma vez...a sorte que foi o meu primo "pra capoeira". Hehehehhehe

JoãoF.
12/08/2014, 19:42
Valeu pelas dicas Flávio... sobre o freio pensei de pegar o parafuso original da mangueira, e reabrir para passar o tubo do freio de carro... n sei c vai dar bem certo, pq soldar ai ja dava muito trabalho...
Ai mais algumas fotos da transmissão, e do escapamento prontos...

JoãoF.
12/08/2014, 19:49
Agora sobre a direção e o seguinte, fiz umas estrias no lado de fora da cremalheira, pra trava-la, so n sei se vai aguentar...

E outra, tem um problema na direção, o pneu de fora ta virando mais q o de dentro, tipo, isso acho q e o certo, o de fora virar mais, so q a diferença e muito grande, chega ate a arrastar um dos pneus (o q esta mais careca), sera o q pode ser... ja vi q tem uma diferença de meio centímetro entre as roscas dos pivôs, mais acho q so isso e muito pouco...

Flávio Cadore
12/08/2014, 22:03
João, na verdade isto está acontecendo com a direção porque a geometria deste projeto está errada.
Sabe aqueles bracinhos onde vão os terminais de direção? eles estão virados para dentro mas na verdade eles deveriam estar virados para fora ( em direção a roda ) , se não não me engano deveria ser uns 20° para fora.
Qualquer coisa me avisa.

Na verdade deve ser uns 28° ( olhei nuns arquivos antigos ) , me diga a distância entre os eixos dianteiro e traseiro e a distância entre os pinos mestre das rodas dianteiras que eu calculo para vc.

JoãoF.
13/08/2014, 11:24
Fala Flávio, a distancia entre os eixos e de aproximadamente 1,98m e a distancia aproximada entre os pinos e de 1,17m...

A. Richard
13/08/2014, 18:04
Os seus braços de direção estão muito para dentro, devem ficar alinhados com a parte central da sua caixa, assim quando vc vira a roda para a direita, a da esquerda entra demais. Vc deve ou trazer a sua cx de direção mas pra perto das balanças ou aumentar o braço do cubo da roda. Abrçs,,, Parabens pelo projeto !

JoãoF.
13/08/2014, 18:26
A cremalheira acabou ficando torta... pensei q n ia dar problema... :putz:
entao vou reinstalar ela pra ver se melhora...

Flávio Cadore
13/08/2014, 20:43
Fala Flávio, a distancia entre os eixos e de aproximadamente 1,98m e a distancia aproximada entre os pinos e de 1,17m...
João, a angulação é a mesma ( 28°) ou 62° em relação ao eixo.
Eu postei um desenho do eixo e o esquema do Teorema de Ackerman que rege estes movimentos. Aquele ponto ( canto direito da foto) onde as 3 linhas se cruzam são os prolongamentos imaginários dos eixos.

Outra questão é: a barra de direção deve ter o comprimento da balança ( para este tipo de suspensão ).
Alinhe as duas rodas, coloque as barras na posição (+/- , não alinhadas, com a ponta solta uns 2 cm mais para trás ) e feito isto vc vai poder ver o tamanho que deverá ter a caixa de direção.

Pelas sua fotos dá para ver que a barras de direção que vc fez estão muito curtas e a caixa de direção está muito para frente.

JoãoF.
14/08/2014, 18:59
Valeu galera...
Flávio, brigadão, vou ver o q faço aq...

rfdex
16/08/2014, 16:20
JoãoF, você está de parabéns pela força de vontade, empenho e sucesso da máquina! Se me permite apenas um pitaco, olhando as primeiras foto, vi que a solda está com muita borra e respingos. Você pode estar soldando com uma amperagem acima do necessário. Eu tenho uma solda elétrica aqui (transformador) e agora uma inversora, também elétrica. Estou ainda acostumando a soldar com a inversora, mas com o velho transformador eu soldo deixando as escamas de peixe e fica com pouquíssima borra e sem qualquer respingo. Um abraço!!!

JoãoF.
17/08/2014, 20:07
Fala Raphael, eu percebi isso sim, quando tava fazendo as soldas, o problema na verdade era as chapas dos tubos... minha city e e pequena e so achei tubos com parede de 1,5mm, entao msm na amperagem mais baixa da maquina, ainda ficou uma amperagem alta pros tubos... mais valeu pela dica...

Enfim resolvi o problema dos freios... n deu pra usar os tubos do freio de carro q tinha comprado... mais achei uma alternativa muito melhor... tirei os terminais originais do freio da moto e mandei fazer uma mangueira do tamanho exato q precisava... pensei q ia sair muito caro, por isso n procurei antes... mais foi apenas 30 pila, c for colocar em conta a dor de cabeça q seria fazer uma adaptação fico muito barato...

474388

rfdex
17/08/2014, 20:41
Ficou barato e o serviço limpo, sem gambiarra!!! Vá postando as fotos.

Flávio Cadore
17/08/2014, 22:31
Fala Raphael, eu percebi isso sim, quando tava fazendo as soldas, o problema na verdade era as chapas dos tubos... minha city e e pequena e so achei tubos com parede de 1,5mm, entao msm na amperagem mais baixa da maquina, ainda ficou uma amperagem alta pros tubos... mais valeu pela dica...

Enfim resolvi o problema dos freios... n deu pra usar os tubos do freio de carro q tinha comprado... mais achei uma alternativa muito melhor... tirei os terminais originais do freio da moto e mandei fazer uma mangueira do tamanho exato q precisava... pensei q ia sair muito caro, por isso n procurei antes... mais foi apenas 30 pila, c for colocar em conta a dor de cabeça q seria fazer uma adaptação fico muito barato...

474388

João, teste esta mangueira mas geralmente não funciona...lamentavelmente.
A mangueira do freio de moto é um pouco diferente das usadas em carros ou as hidráulicas, nas motos ela não "cede" nada e quanto mais comprida pior.
O cilindro de moto manda o óleo na medida certa e se a mangueira "inchar" um pouco já não dá freio.

cassio xanxerê
01/11/2014, 01:27
Amigo estas homocinéticas são de que carro me ajuda com dicas to começando pensar num projeto
obrigado.

F´BIO ALENCAR
01/11/2014, 19:25
Joãof, estou precisando de dicas de relação de peças e como tenho pouca experiência em mecânica (tenho muita força de vontade), preciso de ajuda de quais peças usar para fazer a transmissão e como fazer.

JUNIOR FERRAREZE
02/11/2014, 19:11
Joãof, estou precisando de dicas de relação de peças e como tenho pouca experiência em mecânica (tenho muita força de vontade), preciso de ajuda de quais peças usar para fazer a transmissão e como fazer.

RESPOSTTA P/
F´BIO ALENCAR
Componentes para montar transmissão com suspensão independente para kart cross (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/81543.html)

F´BIO ALENCAR
09/11/2014, 23:47
João, quais componentes vc utilizou para montar a sua transmissão? Ficarei grato pela ajuda!

Elias Petry
12/11/2014, 09:45
Bom dia JoãoF., sabe me dizer quanto você gastou para montar o kart sem o motor? Tem idéia?

JUNIOR FERRAREZE
12/11/2014, 22:21
Bom dia JoãoF., sabe me dizer quanto você gastou para montar o kart sem o motor? Tem idéia?
amigo Elias Petry (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/92469.html)
o valor varia mt,estou montando com suspensão DUPLO A (VAI DEPENDER MUITO DE VC ANDAR E PESQUISAR O QUE DÁ + CERTO P/ VC...
AQUI ATÉ AGORA FOI ISSO QUE ESTÁ NESSA RELAÇÃO:
TORRE, HOMUCINETICO,CUBO, EIXO FRANGEADO, CAIXA SATÉLITE, CANELA, GOL QUADRADO = 300,00
PONTA DE EIXO, CUBO COM ROLAMENTO UNO,= 70,00 (ESTE ACHO QUE NÃO VOU USAR COMPRA ERRADA)
COROA 52 DENTES DT 180 = 53,00
BOLACHA PARA COROA = 25,00
TORNEIRO ADAPTAR BOLACHA DA COROA = 70,00 (ESTE TAMBÉM TIRO ERRADO)
TORNEITO ADAPTAR BOLACHA 2 = 160,00
MANCAL INDUSTRIAL COM ROLAMENTO DE 30MM = 70,00
KIT FREIO = 135,00
CHAPA 1/4 LATERAL = 50,00
CHAPA 1/4 TRAZ E FRENTE = 46
BUCHA CG = 20,00
BALANÇA CG = 70,00
MUNHÃO CORCEL 4 PEÇA = 40,00
TUBO 20MM INTERNO P BUCHA 1,5 METRO = 35,00
PAQUIMETRO = 30,00
PORCA PARLOK = 10,00
BARRA ROSCÁVEL = 10,00
MAQUINA DE SOLDA BAMBOZZI 250A= 390,00
METALÃO 3 BARRA 40X40X2MM/1 BARRA TUBO 1 1/4X2MM = 250,00
METALÃO SUSPENSÃO 25X25X3MM = 60,00
MOTOR HONDA 200CC C/ CARBURADOR E CHICOTE 700,00 (ERA DE UM AMIGO ELE FEZ EM 7X TIPO CASAS BAHIA KKKK)
FALTA + OU -
ARO, PNEU CAIXA DIREÇÃO, MANGA DE EIXO/CUBO DIANTEIRO, BATERIA, BANCO, VOLANTE, ASSOALHO, +METALÃO, ESCAPAMENTO ETC ETC ETC, AÍ VAI UMA DICA FECHA O OLHO E SEGUE EM FRENTE PQ VALE A PENA OK....
+ UMA DICA É O ACABAMENTO(PINTURA BEM FEITA) QUE VAI VALORIZAR O KART, TEM QUE TER UM BOM PROJETO COM UMA BOA PINTURA, É O CONJUNTO Q UE VAI SER ADMIRADO........ABRAÇO

GustavoMLIMA
05/12/2014, 14:57
Olá brother..
Estou pensando iniciar um projeto igual ao seu, porém me desanimara referente ao chassi...
Estou pensando em comprar um chassi pronto...
E adaptar as outras partes..
Da onde foi retirado as partes para construção da transmissão e de todos elementos que a compõem?

JUNIOR FERRAREZE
05/12/2014, 20:32
Na traseira é peças da dianteira do gol/passat, na dianteira é peças da dianteira do chevette...

JoãoF.
05/12/2014, 22:33
Amigo estas homocinéticas são de que carro me ajuda com dicas to começando pensar num projeto
obrigado.
Fala amizade, desculpa pela demora, tava muito ocupado nesses últimos meses, usei as homocinéticas do voyage, mais qualquer uma de um carro da volks serve, aconselho procurar em ferro velhos, sempre se encontra muita coisa que pode ser útil, acho que 50% do meu vei de um ferro velho... kkkkkk
mais n quer dizer q é um ferro velho...
boa sorte ai com seu projeto!

JoãoF.
05/12/2014, 22:42
Fala galera, foi mau pelo descaso ai, tava muito enrolado esses meses, to no terceiro ano do EM, e tava preocupado com vestibular, mais agora to de volta, vamos la, meu caro amigo JUNIOR FERRAREZE andou dando uma ajuda ai pro topico, fico muito agradecido...
e realmente o preço para se construir varia muito de região pra região, eu msm comecei do zero, n sabia se quer soldar, mais fui com a cara e a coragem, fora q minha cidade e pequena, e muitas peças n tinham aq, entao saiu um pouco mais cara, fiz de tudo pra economizar, mais saiu meio salgado ainda, pelo menos pra mim... kkkk
mais ta saindo em torno de 3 mil, e ainda n ta do jeito q eu quero... mais é assim msm, devagar e sempre...

JoãoF.
05/12/2014, 22:50
João, teste esta mangueira mas geralmente não funciona...lamentavelmente.
A mangueira do freio de moto é um pouco diferente das usadas em carros ou as hidráulicas, nas motos ela não "cede" nada e quanto mais comprida pior.
O cilindro de moto manda o óleo na medida certa e se a mangueira "inchar" um pouco já não dá freio.
fala Flávio, depois de muito tempo, voltei a frequentar o forum, teste a manguei e deu certo, ficou muito bom, deixo a dica ai para os próximos, muito mais fácil e pratico...

JUNIOR FERRAREZE
08/12/2014, 21:32
olá brother..
Estou pensando iniciar um projeto igual ao seu, porém me desanimara referente ao chassi...
Da onde foi retirado as partes para construção da transmissão e de todos elementos que a compõem?

blz gustavomlima o chassi não é difícil não basta seguir as medidas do projeto, pois eu somente irei aproveitar do projeto menos caixa de tração traseira e sistema de suspensão, pois estou montando suspensão duplo a é pesquisando e trocando informação e observando mts fotos ok..... Estaremos pr aqui abraço!

RafaelPata
19/12/2014, 13:26
Olá brother..

Gustavo, estou vendendo o meu, ja esta quase pronto, so falta colocar o motor, bando, pedais e alterar a caixa de direção.
Estou em Campinas - SP estou pedindo R$1.500,00.

Segue a foto dele, é antiga, hoje ja esta com os amotecedores. Caso tenha interece posso te mandar as fotos de como ele esta hoje.
Segue o link do passo a passo de sua contrução.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/60647-kart-cross-motor-lateral.html

iurigarin
23/12/2014, 11:01
Bom dia, joão.
Qual especificações de metalon você usou para fazer o chassis? estou começando o meu kart cross e queria ter certeza de que não irei usar chapa muito fina.

Grato
Abraço

JoãoF.
23/12/2014, 20:55
Bom dia, joão.
Qual especificações de metalon você usou para fazer o chassis? estou começando o meu kart cross e queria ter certeza de que não irei usar chapa muito fina.

Grato
Abraço
fala Iuri.
cara e o seguinte, no projeto fala pra usar de 2mm, mais como minha cidade e pequena so encontrei de 1,5mm, entao fiz com essa msm, e ta bem resistente, ja dei umas voltas nele e ta tudo beleza, so nas balanças que usei tubos redondos de 3mm de parede e 1 polegada de diâmetro.
precisando estamos ai...
abraço.