PDA

Ver Versão Completa : L200 Ajuda, como usar $x$



marcelomis
05/01/2006, 11:11
Olá amigos...
Tenho uma L200 ano 2000 4x4...
e não sei como usar o sistema 4x4...
gostaria de uma ajuda de vocês...
como ligar, como usar e dicas...
Abraços...

J. G. Junior
05/01/2006, 12:54
Olá Marcelo,

Eh super simples....se a sua tiver roda livre automática ( GL, GLS, HPE) é só engatar a alavanca, com o carro parado e ir mudando as marchas. No modelo L, a roda livre é manual. Esse sistema tem uma "borboleta giratória" no centro das rodas dianteiras, que indicam as posições "lock"e "unlock", travada e destravada. Isso irá conectar a roda dianteira ao diferencial dianteiro. A alavanca pequena (interna) tem duas posições , 4X4 HI ( High, para velocidades altas) e 4X4 LO ( Low, para velocidades baixas, pois nesta posição está acionada a redução).
O 4X4 LO (reduzido) te dará muita força para situações de muita lama e areia muito pesada. Você notará que nesta posição ao ser acelerado o carro anda muito pouco (velocidade) e a rotação vai lá pra cima.
Ao acionar essa alavanca irá acender um mostrar no painel indicando que a caixa de transferência está acionada. Na L200 não tem a posição neutra (cx. transf.) como na TOYOTA ou Suzuki. O 4X4 só deve ser usado em estradas de terra pois ai tem-se a possibilidade de um escorregamento entre os eixos dianteiros e trazeiros para compensar diferença de rotações desses eixos.
Ao chegar no asfalto volte a alavanca para a posição normal ( apaga luz verde no painel). No modelo GL e GLS é necessário dar uma ré de aproximadamente 3 metros para desconectar a roda do diferencial dianteiro. Mas se vc não o fizer o eixo dianteiro ficará girando e pesando um pouco mais, quer dizer, consumindo mais combustível.
No modelo L , é descer do carro e girar a "borboleta" para a posição "unlock", não é necessário dar ré.
Sugiro que vc pegue alguma estradinha ( bem leve) para dar uns treinos, e boa diversão.
Qualquer duvida estamos ai....
Abraços,

João Gualberto

marcelomis
05/01/2006, 22:52
Olá João...

Obrigado por responder o meu post...

A minha é uma GL...
Tenho mais uma dúvida...
O 4x4 é enguatado com a alavanca de marchas em neutro ou em outra posição qualquer ?
Vou passando as marchas com o 4x4 engatado conforme necessidade ?
Ou quase sempre se usa só a primeira marcha ?
Se puder, me dê umas dicas dessa parte...

Abrços,
Marcelo
Campo Bom / RS

Wallace
06/01/2006, 20:11
Pode usar todas as marchas com o 4x4, mesmo na reduzida.

Martin Melcop
08/01/2006, 17:17
Lembrando que:

- Para engatar o 4x4 HI e LO vc tem que estar com o carro paradp (isso até as 2000, não sei depois)
- Para desengatar o 4x4 completamente, após mover a alavanca para 4x2 vc deve dar uma ré no carro (uns 2 metros, vc vai ouvir um estalo) isso tb até as 2000
- Usar 4x4 HI e LO sempre em estradas com pouca aderência, nunca em asfalto.

J. G. Junior
09/01/2006, 10:51
Marcelo,
Eu sempre uso a alavanca de 4X4 ( HI ou LO) com o carro parado.
Coloco a alavanca de marchas no ponto morto (neutro) e movo a alavanca de tração para a posição desejada (LO, HI).
O sistema de tração da L200 não mudou. Continua o mesmo.
Quando ao estalo citado pelo Martin, acho que deve ser bem baixo. Se for um barulho muito seco eh bom mandar dar uma lubrificada. Na minha não ouço esse estalo pois minha roda livre eh manual.
Um coisa importante eh não deixar de usar o 4X4 por muito tempo. Pelo menos uma vez a cada 2 meses use o sistema por alguns kms, sempre em estrada de terra, para lubrifica-lo.

JairoM
11/01/2006, 13:19
marcelomis,

A minha tambem é ano 2000.
Aprendi com os amigos experientes em 4x4, e principalmente, proprietarios de L200.

Engate sempre o 4x4 com a pickup PARADA. O desengate tambem se faz com ela PARADA.
A roda-livre deve ser igual a minha (automática), então nao se preocupe com ela, pois ao engatar o 4x4, quando voce leva a alavanca a frente (no primeiro ponto), as rodas travam automaticamente.

Quanto a REDUZIDA, a alavanca de 4x4 deve ser levada na segunda posição (a frente). Lembre-se que ao acionar só a tração, acende no painel uma indicação de 4x4 em verde.

Use sempre o 4x4 em terrenos de pouca aderencia, como terra solta, areia, ou entao em pisos escorregadios como paralelepipedos molhados.

A Reduzida, só quando precisar de muita força, e nunca abuse de velocidade. Velocidade+reduzida= cambio quebrado.

Reduzida, ande muito devagar.

Tração(4x4) pode andar até uns 100km/h que n/ao tem problema.

Quando estiver com tração ou com reduzida engatada, mude as marchas a medida que a pista ou a velocidade pedirem.

Experimente no seu proximo passeio, e depois conte pra gente.

PabloReis
19/12/2012, 00:23
marcelomis,

A minha tambem é ano 2000.
Aprendi com os amigos experientes em 4x4, e principalmente, proprietarios de L200.

Engate sempre o 4x4 com a pickup PARADA. O desengate tambem se faz com ela PARADA.
A roda-livre deve ser igual a minha (automática), então nao se preocupe com ela, pois ao engatar o 4x4, quando voce leva a alavanca a frente (no primeiro ponto), as rodas travam automaticamente.

Quanto a REDUZIDA, a alavanca de 4x4 deve ser levada na segunda posição (a frente). Lembre-se que ao acionar só a tração, acende no painel uma indicação de 4x4 em verde.

Use sempre o 4x4 em terrenos de pouca aderencia, como terra solta, areia, ou entao em pisos escorregadios como paralelepipedos molhados.

A Reduzida, só quando precisar de muita força, e nunca abuse de velocidade. Velocidade+reduzida= cambio quebrado.

Reduzida, ande muito devagar.

Tração(4x4) pode andar até uns 100km/h que n/ao tem problema.

Quando estiver com tração ou com reduzida engatada, mude as marchas a medida que a pista ou a velocidade pedirem.

Experimente no seu proximo passeio, e depois conte pra gente.




Pessoal comprei minha primeira 4x4 essa semana... estou lendo oq posso sobre ela... pra não dar mancadas, e estou aprendendo mta coisa com o 4x4brasil, vcs são mto gente fina e sempre respondem com clareza!... só quero mesmo deixar esse baita elogio para toda a galera q sempre apóia o pessoal aqui.... vcs são nota 1000 pessoal tudo de bom nesse novo ano q muito barro nos vidros ae... :)

L200 98 2.5turboD (azul hehe).

luizinho846846
27/12/2012, 05:13
qdo angatada a reduzida , aminha l200 gls sport , n engata a marcha ré. isso é normal?

jackalbr
27/12/2012, 09:16
qdo angatada a reduzida , aminha l200 gls sport , n engata a marcha ré. isso é normal?

Bom dia Luizinho, não é normal!

o cambio tem funcionamento normal em 4X4 HI e LO! todas devem engatar! Leve para uma revisão!

lsamaral
27/12/2012, 11:40
Contribuindo, nas L200 Outdoor mais novas, você pode engatar o 4x4 HI com o carro em movimento (até 100km/h).
Já o 4x4 LO continua tendo que ser com o carro parado.

[]s,


Marcelo,
Eu sempre uso a alavanca de 4X4 ( HI ou LO) com o carro parado.
Coloco a alavanca de marchas no ponto morto (neutro) e movo a alavanca de tração para a posição desejada (LO, HI).
O sistema de tração da L200 não mudou. Continua o mesmo.
Quando ao estalo citado pelo Martin, acho que deve ser bem baixo. Se for um barulho muito seco eh bom mandar dar uma lubrificada. Na minha não ouço esse estalo pois minha roda livre eh manual.
Um coisa importante eh não deixar de usar o 4X4 por muito tempo. Pelo menos uma vez a cada 2 meses use o sistema por alguns kms, sempre em estrada de terra, para lubrifica-lo.

FRANKGUEDES
04/02/2013, 12:49
Boa tarde amigos, sou novo por aqui, comprei uma L200 sport HPE 2006, e a mesma esta apresentando o seguinte problema, que não é sempre que acontece, é esporadico, ...estacionei a mesma no trabalho por volta das 07:00 a ao sair por volta das 18:00 ao engatar a marcha ré, a mesma estava travada, não ia para traz porem para frente andava normalmente, ao forçar ouvi um estalo e ai ficou normal, levei a um mecanico que me disse ser a sapata de freio que poderia ter colado no tambor, o mesmo vez a verificação das sapatas de freio e constatou que não havia problema algum com elas, mandei verificar tambem o oleo da caixa e dos dois diferenciais que estão no nivel e o oleo ainda esta novo, depois disto já aconteceu mais duas vezes em uma semana, não tem barulho na caixa e nem no diferencial, alguem pode me dar uma ajuda?? alguem sabe me dizer onde esta o problema?? obrigado

PabloReis
26/01/2014, 14:51
Pessoal, só passei para contar minha experiencia e tb para tirar uma pequena duvida.

Bom, fui a um casamento de um amigo que mora em uma cidade um pouco afastada aqui no Sul.
Foi quando terminando o casamento e eu me guiando inteiramente pelo GPS, fui sair da festa e estava um temporal se armando, claro que peguei uma toró de água.
Como a festa era um pouco longe da cidade peguei uma estrada de barro, mas barro mesmo até chegar no asfalto pra voltar pra casa, algo em torno de uns 2 km de barro e uns 180 km de asfalto.
Ainda bem que a tração funcionou viu, pq passei por cada atoleiro e todo vestido a rigor kkkk minha namorada de vestido longo e salto alto, estava apavorada, e eu com medo da tração não funcionar, pq alguns dias antes precisei da tração para subir um morrinho perto da casa do meu pai, ele tem uma cherokee 98, ela eh bruta demais, e ainda tem tração permanente e toda controlada eletronicamente, um monstro pro barro viu. Mas a minha parece não bloquear a tração dianteira, mesmo na reduzida, e não subiu o morro sozinha, só rebocada.
Dae fiquei na duvida c a tração tava mesmo funcionando, e quando precisei de-novo funcionou direitinho, e por isso não atolei na saida do casamento, mas parece que não bloqueia na subida.
Sera que alguem pode me ajudar nessa duvida ae. Vlw.

Abraço a todos e muito barro pra 2014.






marcelomis,

A minha tambem é ano 2000.
Aprendi com os amigos experientes em 4x4, e principalmente, proprietarios de L200.

Engate sempre o 4x4 com a pickup PARADA. O desengate tambem se faz com ela PARADA.
A roda-livre deve ser igual a minha (automática), então nao se preocupe com ela, pois ao engatar o 4x4, quando voce leva a alavanca a frente (no primeiro ponto), as rodas travam automaticamente.

Quanto a REDUZIDA, a alavanca de 4x4 deve ser levada na segunda posição (a frente). Lembre-se que ao acionar só a tração, acende no painel uma indicação de 4x4 em verde.

Use sempre o 4x4 em terrenos de pouca aderencia, como terra solta, areia, ou entao em pisos escorregadios como paralelepipedos molhados.

A Reduzida, só quando precisar de muita força, e nunca abuse de velocidade. Velocidade+reduzida= cambio quebrado.

Reduzida, ande muito devagar.

Tração(4x4) pode andar até uns 100km/h que n/ao tem problema.

Quando estiver com tração ou com reduzida engatada, mude as marchas a medida que a pista ou a velocidade pedirem.

Experimente no seu proximo passeio, e depois conte pra gente.

fatecas
07/01/2016, 11:53
Bom dia galera, sou novo por aqui, e tou com um probleminha, tenho uma l200 2002 ela não não esta funcionando o 4x4 engata tudo certo e as ponteiras rodam, porem as rodas não travam e não patinam, alguem tem alguma dica, desde ja agradeço.

fatecas
02/02/2016, 00:43
Bom dia galera, sou novo por aqui, e tou com um probleminha, tenho uma l200 2002 ela não não esta funcionando o 4x4 engata tudo certo e as ponteiras rodam, porem as rodas não travam e não patinam, alguem tem alguma dica, desde ja agradeço.

Boa noite galera, aqui vai o resultado, tirei os cubos de roda livre que são automaticos, (ela não possui atuador) logo de cara percebi que um anel que fica junto a roda livre e tinha uma chaveta (macho) tava desgastado e não conseguia prender para engatar na roda, levei para um amigo de trabalho que é soldador e ele fez um enchimento com eletrodo de aço, depois foi feito o desbaste e feito outra chaveta, montei na viatura e agora ela engata e traciona que é uma beleza! Não sei quanto tempo vai durar mas estou muito feliz com isso.
Abraço

nando8891
13/02/2016, 23:21
Boa noite Galera! minha L200 2005 Hpe Automatica não esta ligando o bloqueio, na verdade eu não sei se esta funcionado ou não ele só liga em 4x4 acende a luz que fica no botão, pois a mesma não liga. como saber se realmente ta ligado, outra duvida a caixa de fusivel dela e só aquela que fica no cofre do motor ou tem outra caixa.

Grato.

renatosrosa
14/11/2016, 22:23
Boa noite Fatecas, a minha L200 2001 está com o mesmo problema, a tração 4x4 parou, os sensores estão ok, testei todos. Desmontei a roda livre automática (AVM), e acho que esse anel com pino macho está gasto, mas como não sei como é um novo, não tenho certeza se são eles. Você tem fotos do que você fez o enchimento?

gazunga
08/12/2016, 15:31
Pessoal, uma dúvida. Porque não se pode usar o 4X4 no asfalto?
Teóricamente em uma situação de serra e chuva, o carro no modo AWD (4X4) deveria dar mais estabilidade...

Daniel Abrão
10/12/2016, 11:12
fiz uma pergunta parecida em outro tópico, recebi muitas boas respostas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/37310-l-200-triton-impressoes-dessa-pkp-900.html


Pessoal, uma dúvida. Porque não se pode usar o 4X4 no asfalto?
Teóricamente em uma situação de serra e chuva, o carro no modo AWD (4X4) deveria dar mais estabilidade...

HELIOTV
14/01/2020, 18:58
Na minha l200 2003 aconteceu o mesmo problema, era a bucha do trambulador gasta!