PDA

Ver Versão Completa : Ninguém consegue tirar minha Hilux do " Modo Emergência "

Gugaverdevida
28/07/2014, 22:04
Estou há 4 meses rodando de mecânico em mecânico, após retificar o motor da minha Hilux 2002 3.0 TD meus problemas começaram, a luz da injeção fica acesa direto e o carro não passa de 60 km/h , fiz retifica na bomba de diesel e turbina também, mas nada resolve o problema, o último que mexeu no carro me passou o seguinte, que eu deveria procurar uma empresa que tenha o aparelho para zerar o gerenciador eletrônico da bomba de diesel, que mantém informações antigas do veículo, gerando "conflito" de informações com o estado atual do veículo, alguém poderia confirmar essa informação ? e se existe uma empresa capacitada no RJ para analise de bomba Denso ? desde já agradeço !

feitosac
28/07/2014, 22:39
Guga,
Vou dar alguns pitacos, espero que algum deles te ajude.
1 - Voce ja levou o carro na Toyomundi em São Gonçalo, falam muito bem deles ?????
2 - Voce pode ligar para o Maninho - Box Diesel fica na Dutra em Nova Iguaçu, pra mim o melhor bombista do Rio, eles tem equipamento para as bombas Denso , tel (21) 3766-1187 ou 7841-5000
3 - por ultimo se ninguém resolver leva na CCS Toyota, eles vão passar o scanner e descobrem pelo código do erro o que esta acontecendo.
4 - Inverte a ordem e leva logo na CCS.

Depois posta a solução do problema.

Abs.

Gugaverdevida
29/07/2014, 08:21
Carlos, obrigado pelas dicas, hoje mesmo estarei entrando em contato com essas empresas e pessoas ! Abs

calhiandro
29/07/2014, 08:31
A referência para mexer nessas bombas injetoras é a bomboleo. Tem em goias e são paulo.

Gugaverdevida
29/07/2014, 08:32
Só para atualizar o comportamento do carro, o mecânico que está mexendo atualmente, colocou o carro "utilizável", ele avançou o ponto da bomba ( inclusive para espanto dele também, pq nas condições normais ele disse que o carro nem ligaria com esse avanço no ponto), agora, espantosamente, o carro em marcha lenta ( até 35 kms) entra em " modo de segurança" e acende a luz da injeção no painel, quando piso no acelerador, o carro fica ainda travado, passando os 35 kms de velocidade, a luz apaga e o carro dispara, como se estivesse perfeito !!! Ele ( o mecânico ) continua afirmando que é uma leitura errada do módulo eletrônico do carro e do atuador eletrônico da bomba, onde será necessário zerar a memória e regula-los !!!

calhiandro
29/07/2014, 08:37
Site da bomboleo: www.bomboleo.com.br

Ja está melhorando. Essas bombas tem colocar em um simulador. Fazer toda simulação e programação. Mexer assim aleatoriamente não resolve.

Clandio
29/07/2014, 16:35
Já verificou o acelerador? Nesse carro o acelerador é eletrônico e pode ter dado problema.

AlonsoFausto
29/07/2014, 16:43
Ou seja, somente no scanner terá precisão de onde está o problema.

Gugaverdevida
29/07/2014, 17:44
O scanner direciona para a bomba, passei na autorizada, a Bomboleo em Goiás é referência mesmo, mas não tenho como levar o carro lá, acelerador também não é, preciso de uma empresa que zere a memória da bomba aqui no Rio, amanhã vou tentar a indicação do Carlos

AlonsoFausto
29/07/2014, 18:04
O scanner direciona para a bomba, passei na autorizada, a Bomboleo em Goiás é referência mesmo, mas não tenho como levar o carro lá, acelerador também não é, preciso de uma empresa que zere a memória da bomba aqui no Rio, amanhã vou tentar a indicação do Carlos

Guga, você disse que a BI também foi retificada. Sendo nela o problema, leve onde retificou porque não ficou boa e a responsabilidade é deles.

Abraço.

calhiandro
29/07/2014, 18:59
Guga, verique qual é o código de erro que dá no seu carro. Isso faz-se curto circuitando o pino 4 com o 13 de uma caixinha chamada diagnose no cofre do motor. Assim vc terá ideia do que seja. A minha esta acedendo esta luz de vez em quando. Tirei o código de erros e deu código 14.
Sim, não é preciso levar o carro na bomboleo. Eu falei com.eles uma vez e eles disseram que pode mandar a bomba injetorasomente. Ekes a recebem.

Bia sorte

Gugaverdevida
29/07/2014, 21:28
👍 valeu pessoal, obrigado pelas dicas, estou avaliando o melhor custo para esse reparo, já gastei uma grana preta com o carro, e não tenho mais recursos, vou tentar as dicas aqui no RJ, se não conseguir vou recorrer a Bomboleo mesmo ! Obrigado

feitosac
29/07/2014, 23:01
Guga,
Realmente a Bombóleo é referencia em Denso, mas tive um problema no carro uma vez e desconfiei da BI, me indicaram o Maninho que te passei o contato acima, eles tem como a analisar a Bi Denso e viu que minha bomba estava normal, te indiquei ele pois fica no Rio, caso ele não consiga descobrir ai retira a BI do carro e envia para a Bombóleo.
Via de regra as CCS também não mexem na BI, elas enviam para terceirizadas.
Abs.

Gugaverdevida
04/08/2014, 20:25
Recebi uma sugestão de substituir minha bomba denso semi eletrônica por uma mecânica da Hilux 1988, o bombista me garantiu que todos os meus problemas acabariam, gostaria de ouvir os comentários de nossos amigos aqui da 4x4 se pode ser uma solução interessante !!!

AlonsoFausto
05/08/2014, 11:14
Recebi uma sugestão de substituir minha bomba denso semi eletrônica por uma mecânica da Hilux 1988, o bombista me garantiu que todos os meus problemas acabariam, gostaria de ouvir os comentários de nossos amigos aqui da 4x4 se pode ser uma solução interessante !!!

Guga,

Acho que o bombista se enganou. Não é só a bomba que possui gerenciamento eletrônico, todo o sistema de alimentação das EFI é diferente. Por exemplo, o acelerador é eletrônico (nas mecânicas não). A linha de combustível dos bicos também é diferente. Acredito que existam inúmeras incompatibilidades, sensores....

Cara, leva a sua bomba no indicado maninho ou envia pra bombóleo.

Abraço

feitosac
05/08/2014, 18:32
Guga,
A coisa não é tão simples, é como o Alonso falou, agora se tiver como substituir deve ser pela da 1999/2000 que é o motor mais próximo do 1KZTE e não da 1988.
Até para checar sobre esta substituição te aconselho conversar com o pessoal da Toyomundi , pertinho de voce, ou o Maninho que é especializado em BI.
Abs.

Walter da Camper
06/08/2014, 12:53
A mecanização do sistema eletrônico é perfeitamente viável. Nas bombas injetoras convencionais, todo o sistema de alimentação se resume na própria bomba injetora e eventualmente na bomba alimentadora (em alguns casos nem tem alimentadora). O acelerador eletrônico tem que ser substituído por um pedal com cabo.
O resto: sensores, atuadores, módulo não vão servir para mais nada, portanto não haverá incompatibilidade... basta jogar no lixo.
Esses sistemas eletrônicos são muito bons quando novos, depois se transformam numa fonte de problemas, pois os compontentes passíves de falhas são muitos e há pouca gente que sabe mexer, pois essa tecnologia de bomba semi-eletrônica foi uma fase de transição entre o sistema mecânico e o common-rail, havendo poucos modelos em circulação, com excessão da L-200 cujas falhas já ficaram bem conhecidas pelos mecânicos.

Meu palpite é o seguinte: Se encontrar um mecânico competente que consiga fazer um diagnóstico e o reparo for barato (no seu caso parece ser o sensor ou atuador do avanço) conserte e fim de papo. Se vierem com um orçamento de 10K (igual fazem com os donos de Pajero Full), manda arrancar essa m... toda, adapte a BI do 1kzt e passe a viver tranquilo.

Boa sorte e que venham as críticas dos adeptos da placa preta.

Guga,

Acho que o bombista se enganou. Não é só a bomba que possui gerenciamento eletrônico, todo o sistema de alimentação das EFI é diferente. Por exemplo, o acelerador é eletrônico (nas mecânicas não). A linha de combustível dos bicos também é diferente. Acredito que existam inúmeras incompatibilidades, sensores....

Abraço

Gugaverdevida
06/08/2014, 17:57
desculpa, na verdade o ano que eu quis era 1998

sandro_ventania
06/08/2014, 18:13
Guga...minha opinião é identica a do Walter!

Jsantos
07/08/2014, 15:57
Guga,

Abraço

para fazer isso tem que trocar o pedal do acelerador por um a cabo e desligar toda a eletrônica, fazendo isso a borboleta no coletor de admissão vai ficar aberta não interferindo no funcionamento, a diferença básica é a bomba e bicos, tínhamos uma cd 3.0 srv na fazenda e rodava com bomba mecânica da l200, e nem os bicos trocamos, porém a bomba tem que ter Lda por causa do turbo.

se a chalana der pau na eletrônica vai acontecer isso a ela também

Gugaverdevida
08/08/2014, 08:14
Amigos, estamos preparando a bomba mecânica, resolvi "matar" o sistema semi eletrônico do meu carro, a única empresa credenciada a mexer nessa bomba com garantias é a Bombóleo, porém, terei um custo perto de 7 mil, como não tenho certeza de que o problema é mesmo na bomba já que que o chicote também está muito danificado, e já vejo outros problemas futuros, então vou optar por essa mudança, vou substituir o pedal a bomba e o serviço consegui tudo por 3 mil, depois passo para vocês novas informações de como ficou o "caveirão". abs
Quero agradecer também o Walter da Camper, seu post foi importante para essa decisão, obrigado

Walter da Camper
08/08/2014, 08:30
Disponha sempre. Veículo 4x4 foi feito para nos dar satisfação e não aporrinhação. Quanto mais simples mais confiável.
Você ainda tem a possibilidade de vender as peças do sistema eletrônico e recuperar o custo da adaptação. Se bobear, só o módulo eletrônico deve valer mais da metade do que vai gastar.

Amigos, estamos preparando a bomba mecânica, resolvi "matar" o sistema semi eletrônico do meu carro, a única empresa credenciada a mexer nessa bomba com garantias é a Bombóleo, porém, terei um custo perto de 7 mil, como não tenho certeza de que o problema é mesmo na bomba já que que o chicote também está muito danificado, e já vejo outros problemas futuros, então vou optar por essa mudança, vou substituir o pedal a bomba e o serviço consegui tudo por 3 mil, depois passo para vocês novas informações de como ficou o "caveirão". abs
Quero agradecer também o Walter da Camper, seu post foi importante para essa decisão, obrigado

AlonsoFausto
08/08/2014, 15:47
Walter, Sandro e JSantos,

Que excelente notícia saber que é possível, e bem mais simples do que Eu pensei... fico mais tranquilo para postergar ainda mais a vida da minha SW4, que pretendo ficar por muuuuiiiito tempo.

Guga, faz a gentileza de postar o máximo de informações, fotos e procedimentos para a transformação.

Abraços.

Jsantos
08/08/2014, 20:34
Walter, Sandro e JSantos,

Que excelente notícia saber que é possível, e bem mais simples do que Eu pensei... fico mais tranquilo para postergar ainda mais a vida da minha SW4, que pretendo ficar por muuuuiiiito tempo.

Guga, faz a gentileza de postar o máximo de informações, fotos e procedimentos para a transformação.

Abraços.

No caso do guga, se usar a BI da sw 1kzt vai conservar a linha de vácuo e o conta giros no painel em perfeito funcionamento ( toyota faz o conta giros pela BI), no caso da srv que mencionei perdemos o conta giros no painel (não dá para adaptar no w do alternador), colocamos conta giros e manômetro de pressão de turbo sobre o painel e tchau!!

roda perfeita até hoje e isso foi em 2006, sem contar que passou de 9km/l para 12 km/l, onde moro e trabalho é uma fronteira agrícola daí recurso e quase zero e fora o preço que é mais caro que a média nacional

Gugaverdevida
13/08/2014, 08:35
Iniciando substituição da bomba semi-eletrônica Denso pela mecânica também Denso, em breve fotos de todo processo e também informações sobre o comportamento do veículo !

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:07
474165 fota da bomba semi eletrônica pela substituta mecânica

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:08
474166 Bomba eletrônica Denso retirada

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:10
474167 Bomba mecânica já instalada no veículo, encaixe perfeito sem necessidade de adaptações

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:11
474168 retirado dispositivo eletrônico do pedal e instalado cabo de acelerador.

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:13
474169 assim ficou o acelerador que era eletrônico e passou para acionamento por cabo.

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:14
474170 Borboleta eletrônica fica desativada, agora "mata" o motor direto na BI

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:17
474171Modificação não trouxe danos para o sistema de informação do painel, conta giros funcionando perfeitamente e desempenho do veículo é muito satisfatório como vocês podem notar no velocímetro !

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:20
474172 Depois de vários meses de sofrimento, uma centena de reais gastos, finalmente tenho meu carro em perfeito estado novamente, só tenho a agradecer !

Gugaverdevida
14/08/2014, 19:22
474173 Agradeço a esse excelente profissional, que por um preço justo me trouxe a alegria de ter meu carro novamente !

sandro_ventania
14/08/2014, 19:46
Guga, parabéns!
Que bom deu tudo certo como previamos! Infelizmente a eletronica trás precisão, mas não trás robustez...voce viu isso agora!
Eu não sei se voce fazia acompanhamento de consumo... mas se voce fazia, poderia depois nos dizer como ficou o consumo com a bomba mecânica?
Eu não tenho certeza, mas acho que o contagiros está desregulado, pois na foto o velocímetro marca 110km/h e o contagiros está em 1500rpm, creio eu que ele deveria marcar algo proximo ao DOBRO disso para essa velocidade. mas isso é o de menos...o importante é o seu caveirão está com todo fôlego agora!!

Elias_qf
14/08/2014, 20:25
isso me deixou curioso tambem sobre a velocidade de seu carro e seu velocimetro rs com essa configuração vc a 3000 rpm vai estar a mais de 200km/h rsrsrs

Gugaverdevida
14/08/2014, 21:12
Kkkkk, com certeza essa informação de RPM está errada, vou verificar com o mecânico, de qualquer forma vou procurar uma pista possível para testar se chegarei a 200 km/h nessa configuração !!! rs

AlonsoFausto
15/08/2014, 07:47
Muito bom Guga, parabéns! Realmente muito mais simples do que imaginei...

OBS: a bomba mecânica que colocou é zero ou recondicionada?

Abraço

Clandio
15/08/2014, 10:00
Muito bom mesmo. Uma ótima alternativa pra que não gosta ou tem restrições com a eletrônica. Mostrou na prática que dá certo. Parabéns e obrigado por compartilhar.
Abraços.

Ezahn
15/08/2014, 10:21
Guga, muito bom ver que ficou bom. Um amigo tem uma hilux 3.0 com esta BI semi eletrônica e penou um bom tempo para arruma-la. Tudo começou com ele cagando o show, ficando sem diesel e tentando ir até um posto. Resultado, fudeu a BI semi eletronica.

O problema é que como esta bendita BI semi eletrônica saiu em pouquíssimos carros, logo veio a injeção eletrônica mesmo com as D4D. Com isto nenhum bombista investe em comprar a bancada que liga ela. Ou seja, ninguém arruma. A BI do meu amigo foi realmente para Goias arrumar. Ele ficou rodando com uma BI emprestada por um bom tempo. Agora voltou a BI eletrônica dele e ficou bom, mas gastou um bom dinheiro. Na época ele estava pensando em fazer este substituição mas acabou não fazendo.

Clandio
15/08/2014, 12:01
Se não se importar, acho que seria interessante colocar os valores gastos, ou pelo menos aproximados, para outros terem parâmetro para também fazer a troca, se for o caso.

MauricioK
15/08/2014, 13:23
Olá Guga, eu tenho uma sw4 2001, sou novo no forum e estou tendo problemas a meses com a minha BI, a parte mecanica da bomba esta ok, já troquei alguns sensores e nada, já escutei de vários bombistas a mesma coisa que é melhor fazer essa adaptação e por isto estou seriamente pensando em substituir ela que nem voce fez pois já gastei muito dinheiro sem ter resolvido o problema. Pra isso gostaria de saber qual modelo da bomba mecânica que voce usou? e quais modelos do pedal e do cabo de acelerador? foram só essas modificações necessárias? Desde já agradeço a sua atenção e a sua colaboração para o forum

Gugaverdevida
16/08/2014, 13:51
Amigos boa tarde !
realmente meu carro ficou muito bom, porém ainda estou em período de testes para depois passar uma posição definitiva para todos aqui, quero rodar para ter mais credibilidade na minha opinião, fiz essa opção por instalar uma bomba mecânica depois de ter investido um bom dinheiro na semi eletrônica, e dinheiro gasto em vão, já que ela não ficou boa, hoje somente a Bombóleo tem o equipamento para mexer e regular essa bomba, com isso vocês podem imaginar o preço que eles cobram né ? Só o atuador de ponto que comprei lá foi 600 reais, e está aqui novinho, não resolveu o problema, e por aí vai.
Com a substituição das bombas, meu gasto foi de 4500,00, 3000,00 referente a compra da bomba recondicionada, e 1500,00 de mão de obra, adaptação de pedal e etc, o pedal permaneceu o mesmo, ele inclusive tem entrada para colocação de cabo de aço, o chassi do carro também tem passagem para cabo e o cabo utilizado foi um desses usados em bicicletas mesmo já que não sofre uma pressão maior, isso eu não fiquei confortável, vou substituir em breve. Vou gastar mais 120,00 reais para colocar um positivo pós chave para ligar e desligar o carro já que a borboleta eletrônica foi desativada e para apagar a luz de check no painel também. Se você me perguntar hoje, de olhos fechados posso dizer que foi a melhor coisa que fiz !!! 😀

MauricioK
16/08/2014, 21:29
Boa noite Guga, desculpa a insistência mais qual é o modelo da bomba que voce adaptou?a borboleta foi desativada somente desconectando o sensor?Não entendi essa colocação do positivo pós chave? Estou passando muita dor de cabeça com a minha BI por isso estou querendo substitui-la também por isso gostaria de toda informação possível.

Gugaverdevida
16/08/2014, 22:14
Boa Noite Maurício, vou ver com o bombista qual BI foi utilizada para te passar certinho, quanto ao positivo pós chave é um sistema que desliga a bomba, um fio é ligado direto na BI e quando a chave é desligada corta essa corrente e desliga a BI e o carro, a borboleta eletrônica está desativada na tomada, mas estou pensando em vender, assim como a bomba, o acelerador eletrônico e a placa eletrônica também, para recuperar um pouco o investimento !

MauricioK
16/08/2014, 22:31
Boa noite Guga,muito obrigado pela atenção vou ficar aguardando o modelo da bomba para poder ir atras da mesma.
Um grande abraço!!!

Gugaverdevida
17/08/2014, 08:25
Pedi ao bombista inclusive, os parâmetros que ele configurou a BI, para postar aqui, na BI mecânica esses ajustes são possíveis, pedi a ele para colocar o carro mais potente, com isso ficará um pouco menos econômico !

Jsantos
18/08/2014, 19:00
Kkkkk, com certeza essa informação de RPM está errada, vou verificar com o mecânico, de qualquer forma vou procurar uma pista possível para testar se chegarei a 200 km/h nessa configuração !!! rs

é aquilo que lhe falei, essa bomba me parece que não é das toyotas, daí perde o conta girus que no nosso caso é feito pela bomba, seu meca deve ter ligado no w do alternador, porém não marca certo.

Ezahn
19/08/2014, 19:52
Boa Noite Maurício, vou ver com o bombista qual BI foi utilizada para te passar certinho, quanto ao positivo pós chave é um sistema que desliga a bomba, um fio é ligado direto na BI e quando a chave é desligada corta essa corrente e desliga a BI e o carro, a borboleta eletrônica está desativada na tomada, mas estou pensando em vender, assim como a bomba, o acelerador eletrônico e a placa eletrônica também, para recuperar um pouco o investimento !

Guga, salvo engano, me corrijam os foristas que tem o 1kzt, a borboleta não deve ser desativada.

Neste motor 1kzt com bi mecânica tem a borboleta e ela abre full quando liga o contato e fecha full quando desliga, não tem nada a ver com a aceleração. Talvez nesta com BI eletrônica isto ocorra da mesma forma (isto já é um palpite). Motor diesel não precisa de controle de fluxo de ar na admissão, o controle de aceleração é feito só com a dosagem de diesel.

Esta borboleta é um sistema de segurança para "matar" o motor em caso de fuga de óleo da turbina para o caracol frio. O motor turbo diesel quando da pau na turbina e vai óleo para a admissão, "dispara". Você pode desligar, matar a BI que o motor não desliga e só vai acelerando mais queimando o óleo que vem da turbina. O giro do motor vai lá em cima e ferrou!!!! Esta borboleta é o que vai desligar o motor em caso de um defeito destes, pois ela fecha a admissão depois da turbina.

Faça uma ligação adaptada usando o mesmo contato do estrangulador eletrico da BI, só tem que ver se o acionamento é igual ou invertido e usar reles se for o caso.

Boa

AlonsoFausto
19/08/2014, 20:15
Guga, salvo engano, me corrijam os foristas que tem o 1kzt, a borboleta não deve ser desativada.

Neste motor 1kzt com bi mecânica tem a borboleta e ela abre full quando liga o contato e fecha full quando desliga, não tem nada a ver com a aceleração. Talvez nesta com BI eletrônica isto ocorra da mesma forma (isto já é um palpite). Motor diesel não precisa de controle de fluxo de ar na admissão, o controle de aceleração é feito só com a dosagem de diesel.

Esta borboleta é um sistema de segurança para "matar" o motor em caso de fuga de óleo da turbina para o caracol frio. O motor turbo diesel quando da pau na turbina e vai óleo para a admissão, "dispara". Você pode desligar, matar a BI que o motor não desliga e só vai acelerando mais queimando o óleo que vem da turbina. O giro do motor vai lá em cima e ferrou!!!! Esta borboleta é o que vai desligar o motor em caso de um defeito destes, pois ela fecha a admissão depois da turbina.

Faça uma ligação adaptada usando o mesmo contato do estrangulador eletrico da BI, só tem que ver se o acionamento é igual ou invertido e usar reles se for o caso.

Boa

Ezahn, não tenho propriedade alguma para comentar sobre isso... mas uma coisa aprendi com o Dr. Guilherme, que acho que retificou um turbo: se o motor disparar, tem que "matar" ele no freio... caso contrário vai estourar...

Ezahn
19/08/2014, 22:22
Ezahn, não tenho propriedade alguma para comentar sobre isso... mas uma coisa aprendi com o Dr. Guilherme, que acho que retificou um turbo: se o motor disparar, tem que "matar" ele no freio... caso contrário vai estourar...

É, isto ocorreu no carro dele, mas a SW4 dele tinha turbo adaptado. Era uma 2.8 aspirada que foi turbinada, e com isto não tem a borboleta.

Gugaverdevida
19/08/2014, 22:56
Caro Ezahn, boa noite !
obrigado por essa informação, como desconheço tecnicamente, vou repassar essa informação para o mecânico que está mexendo no meu carro !!! Grato

Walter da Camper
20/08/2014, 09:05
No caso de disparo do motor, a maneira correta de desligá-lo é tampando a entrada de ar da admissão. Matar o motor no câmbio é um recurso de emergência, porque é bem mais rápido do que abrir o capô.
Se a borboleta for elétrica é recomendável deixá-la ativa controlada pela chave.

Ezahn
20/08/2014, 17:44
No caso de disparo do motor, a maneira correta de desligá-lo é tampando a entrada de ar da admissão. Matar o motor no câmbio é um recurso de emergência, porque é bem mais rápido do que abrir o capô.
Se a borboleta for elétrica é recomendável deixá-la ativa controlada pela chave.

É exatamente o que eu quis alertar. Nas turbinadas de BI mecânica já existe a borboleta e serve só para matar o motor.

sandro_ventania
22/08/2014, 22:15

No caso, não precisa nem tampar a entrada de ar...basta tirar a mangueira que vai na admissão.

Gugaverdevida
23/08/2014, 17:24
Pessoal em breve eu trago mais novidades, meu carro voltou para oficina, parece que o mecânico que montou o carro não colocou o ponto correto de uma engrenagem tri partida, foi ventilado inclusive que isso possa ter sido o principal problema do meu carro, em breve atualizo o fórum aqui ! Abs

Walter da Camper
24/08/2014, 23:10
O problema é o tempo que leva essa operação, pegar ferramenta, soltar a abraçadeira... tudo isso ouvindo o motor berrando a 5000 rpm. É mais fácil tapar boca do filtro de ar com um tapete de borracha.

No caso, não precisa nem tampar a entrada de ar...basta tirar a mangueira que vai na admissão.

guilhermeabreu
24/08/2014, 23:32
AMIGOS

Não li o assunto todo , mas o que passei serviu de lição para mim e passei para todos , mas vamos ao que interessa :

Qdo a turbina dispara VC TEM QUE MATAR O MOTOR PONTO , ISTO ACHO TODOS CONCORDAM CORRETO ??????

1- Se o seu carro tem esta BI mecânica que tem esta tal borboleta que ao desligar a chave a borboleta fecha a entrada de ar , TUDO BEM E TUDO RESOLVIDO , ou seja irá MATAR O MOTOR IMEDIATAMENTE .

2- Se o seu carro NÃO TEM ESTA TAL BORBOLETA não adianta desligar a chave pq o motor irá ficar disparado do mesmo jeito .

3- Nem todas as pessoas vão saber se o seu carro tem BI mecânica ou eletrônica se tem borboleta ou não tem borboleta e se neste caso as pessoas agirem : 1- Parando o carro , abrir o capô para retirar mangueira que vai na admissão como falou o SANDRO_VENTANIA . 2- Parando o carro , abrindo o capô e tampando a entrada de ar como falou o WALTER DA CAMPER .

O motor já foi pro saco pq só em vc parar o carro , ele estará em ponto morto LÓGICO e em ponto morto o motor vai para 7.000rpm na hora COMO ACONTECEU COMIGO e ficando em 7.000rpm por 30 segundos o motor já era .

CONCLUSÃO :

O ALONSOFAUSTO pegou direitinho a minha dica , pois só em vc perceber que o carro começou andar sozinho aumentando a velocidade mesmo vc retirando o pé do acelerador , VC JÁ SABE QUE A TURBINA DISPAROU E SE VC FREAR O CARRO NESTE MOMENTO MATANDO O MOTOR , NÃO VAI LEVAR MAIS DO QUE 10 SEGUNDOS e vc vai preservar o seu motor , É MUITO MAIS SIMPLES E MAIS RÁPIDO INDEPENDENTE SE ELE TEM A TAL BORBOLETA OU NÃO .

É TERRÍVEL PASSAR POR UMA SITUAÇÃO DESTA , SÓ EU SEI COMO FOI E NÃO GOSTARIA QUE NENHUM DE VCS PASSASSEM POR ISTO .

OBS :

Se o seu carro tem BI mecânica e se a turbina disparar , vc para o carro e desliga a chave o carro vai morrer pq a borboleta fecha , BELEZA TUDO BEM , MAS SE A BORBOLETA NÃO FECHAR OU VC ACHOU QUE SEU CARO TEM BI MECÂNICA E NÃO TEM , JÁ ERA O MOTOR FOI PRO SACO .

DISPAROU A TURBINA ????????????????? " FREIA PARANDO O CARRO E MATANDO O MOTOR " CASO RESOLVIDO SIMPLES E MUITO RÁPIDO .

Gugaverdevida
26/08/2014, 19:27
Amigos infelizmente a instalação da BI mecânica não funcionou, essa engrenagem tri partida tem um avanço e a bomba também, impossível matar um ou outro, assim trago essa notícia que me deixou bem chateado, não tem solução !

Walter da Camper
27/08/2014, 17:21
Guga, explica melhor por favor.
Qual engrenagem tripartida?
Vc está falando de avanço da injeção? Se for isso tem como travar o avanço interno da bomba, que nada mais é do que um pistão atravessado na parte de baixo da bomba, acionado contra uma mola pela pressão interna gerada pelo rotor de palhetas nas altas RPM.

Amigos infelizmente a instalação da BI mecânica não funcionou, essa engrenagem tri partida tem um avanço e a bomba também, impossível matar um ou outro, assim trago essa notícia que me deixou bem chateado, não tem solução !

Gugaverdevida
27/08/2014, 19:20
O bombista tentou travar o avanço da Bomba usando uma mola reforçada, pois o avanço da bomba e essa engrenagem tripartida, (eles chamam de polia louca pois cada uma gira para um lado) estavam em conflito já que ficava avanço sobre avanço, e não conseguia colocar o carro no ponto, mas não deu certo, o motor ficou grilando muito, no final das contas ele desistiu já que tinha outros trabalhos pendentes e estava "perdendo" muito tempo no meu carro, reinstalou a bomba original semi eletrônica e me devolveu o dinheiro, infelizmente voltei a estava zero.

Gugaverdevida
27/08/2014, 19:21
Levei o carro para o mecânico e ele passou o scanner, apresentou o erro P1220 TIMER CONTROL CIRCUIT MALFUNCTION, alguém sabe que erro é esse ?

calhiandro
27/08/2014, 21:02
Códigos de falha 1KZ-TE
Código Descrição Localização do Problema
12 Mau funcionamento no circuito do sensor de posição do virabrequim - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição do virabrequim
- Sensor de Posição Crank
- ECU do motor
13 Avaria no circuito do sensor de velocidade do motor - Abrir ou curto-circuito no sensor de velocidade do motor
- sensor de velocidade do motor
- aberto ou curto-circuito no circuito do STA
- ECU do motor
14 Mau funcionamento no sistema de controlo da distribuição - Abrir ou curto-circuito no circuito do controle de comando de válvulas
- Filtro de combustível (obstrução)
- Combustível (congelamento, ar)
- bomba de injeção (válvula de controle de pressão interna e Distribuição)
- ECU do motor
15 Avaria no controle do obturador ingestão de circuito - Abrir ou curto-circuito no controle do obturador ingestão de circuito
- a ingestão de VSV obturador
- ECU do motor
17 Avaria no IC interno - Motor ECU
18 Avaria no circuito da válvula de descarga - Circuito aberto ou curto-circuito na válvula de descarga
- Estouro de válvula de controle
- ECU do motor
19 (1) Avaria no sensor de posição do pedal do acelerador circuito (circuito aberto / curto) - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição do pedal do acelerador
sensor - posição do pedal do acelerador
- ECU do motor
19 (2) Avaria no sensor de posição do pedal do acelerador circuito (margem / switch IDL) - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição do pedal do acelerador
sensor - posição do pedal do acelerador
- ECU do motor
19 (3) Avaria no disjuntor posição do pedal do acelerador fechado (curto) - Interruptor de curto-circuito posição do pedal do acelerador fechado
- interruptor fechado posição do pedal do acelerador
- motor ECU
19 (4) Avaria no disjuntor posição do pedal do acelerador fechada (em circuito aberto) - Abra o circuito no disjuntor posição do pedal do acelerador fechado
- interruptor fechado posição do pedal do acelerador
- motor ECU
22 Avaria no sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do circuito - Circuito aberto ou curto no circuito de arrefecimento do sensor
- Refrigeração Sensor
- ECU do motor
24 Avaria no sensor de temperatura do ar de admissão circuito - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de temperatura do ar de admissão
sensor - temperatura do ar de admissão
- ECU do motor
32 Mau funcionamento no sistema de bomba de injecção - Abrir ou curto-circuito no circuito da bomba de injecção unidade de correção
- bomba de injeção de unidade de correção
- ECU do motor

35 Avaria no circuito do sensor de pressão turbocompressor - Aberto ou em curto circuito sensor de pressão do turbocompressor
- sensor de pressão do turbocompressor
- ECU do motor
39 Avaria no circuito do sensor de temperatura do combustível - Abrir ou curto-circuito no sensor de temperatura do combustível
- sensor de temperatura do combustível
- Motor ECU
42 Avaria no sensor de velocidade do veículo circuito de sinal - Abrir ou curto-circuito no sensor de velocidade do veículo
- sensor de velocidade do veículo
- medidor de combinação (velocímetro)
- ECU do motor
96 Mau funcionamento do sensor de posição da EGR - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição EGR
- ECU do motor

Gugaverdevida
28/08/2014, 05:46
Calhiandro obrigado, mas esse erro P1220 no scanner pode ser qualquer um desse problemas acima é isso ? Não é mais específico ? Abs

Newton Guerra
28/08/2014, 07:53
Achei isso no Toyoteros da Argentina: codigo P1220,P0180 (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=44635)

Walter da Camper
28/08/2014, 08:28
Seu problema não está na bomba ou em qualquer outra parte do carro, mas sim no "profissional" que escolheu para fazer o serviço.
Já pensou se cada um de nós resolvessemos descartar as tarefas mais trabalhosas de nossas profissões e fazer só aquilo que é mais fácil...?

Infelizmente, a maior dificuldade que qualquer entusiasta de 4x4 encontra hoje é a falta de mão-de-obra. Para os mecânicos é muito mais cômodo ficar trocando peça e tirando defeitos já conhecidos, do que botar a cabeça para funcionar. É por isso que cada vez vale mais a pena investirmos em ferramentas e tempo estudando o funcionamento das nossas máquinas para fazer as coisas com as próprias mãos.

Sobre o código de erro, Timer Control é justamente o controle eletrônico de avanço do ponto.

Não desista da adaptação, pois mesmo que vc consiga arrumar o defeito dessa BI eletrônica, ela sempre será uma potencial fonte de problemas, principalmente agora que um incompetente fuçou ela toda.

Esse tipo de adaptação não precisa ser feito por bombista, pois não é necessário alterar nada na bomba. É só uma questão de acoplá-la ao motor. Se existe um sistema de avanço externo através de engrenagens (coisa que nunca vi em motor diesel com BI rotativa), esse deve ser anulado, seja por travamento, seja pela troca da engrenagem por outra igual do carro de onde veio a bomba mecânica. Se a BI mecânica é do 1kzt, vc deve utilizar os componentes do acoplamento do 1kzt.

Boa sorte e nos mantenha informados.

... ele desistiu já que tinha outros trabalhos pendentes e estava "perdendo" muito tempo no meu carro...

calhiandro
28/08/2014, 08:59
Calhiandro obrigado, mas esse erro P1220 no scanner pode ser qualquer um desse problemas acima é isso ? Não é mais específico ? Abs
Pensei que os códigos de erro fossem só esses. Mais uma para aprender.

calhiandro
28/08/2014, 09:09
Gugaverdevida (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/89217.html), nesse carros com boma injetora semi-eletrônica tem uma caixinha de fusíveis lá com o nome diagnostics, no vão do motor. Nessa caixinha tem uns pinos, você curto-circuita os pinos 4 e 13. Então a luz de check vai dar umas piscadas ai você vê, o número que vai dar, por esse número vai ocorrer um desses números dessa tabela que te enviei.

O procedimento é o seguinte, quando você curto circuitar os pinos 4 e 13 no vão do motor, você abre a chave do carro ele vai começar a piscar para aparecer o primeiro digito depois ele da um intervalo para começar a piscar o segundo digito do número

Exemplo se ó código de erros for 14.

Quando a abrir a chave ele vai piscar uma vez depois ele vai dar um intervalo de 2 segundos ai ele piscará 4 vezes, senão me engano depois de 2 segundos ele refaz o teste.

Faz esse teste para vê qual número vai dar.

Boa sorte

calhiandro
29/08/2014, 12:37
Esqueci de dizer o que piscaé a luz da injeção, a luz "check".

Boa sorte.

Gugaverdevida
30/08/2014, 21:17
Nada feito pessoal, obrigado todas as mensagens, todas as dicas e torcida de vocês, mas infelizmente esgotou todas as alternativas possíveis, só me resta agora enviar a BI para a Bomboleo, e estarei fazendo isso nesta próxima semana, desde já agradeço a todos que participaram de alguma forma para tentar me ajudar !!!

Jsantos
31/08/2014, 13:45
Nada feito pessoal, obrigado todas as mensagens, todas as dicas e torcida de vocês, mas infelizmente esgotou todas as alternativas possíveis, só me resta agora enviar a BI para a Bomboleo, e estarei fazendo isso nesta próxima semana, desde já agradeço a todos que participaram de alguma forma para tentar me ajudar !!!

Tenta ver em outro bombista, pois a engrenagem no motor que move a bomba é fixa (1kzt e 1kzte), ficando o avanço por conta da bomba, ou seja ele não conseguiu regular a BI

leitura informativa

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/374968d1350054585-traducao-de-manual-para-caixa-de-transferencia-dicas-bomba-injetora-diesel.pdf

foto do trem de engrenagens do motor, a engrenagem com um rolamento na ponta é a engrenagem da bomba

475913

Troller-a-vista
31/08/2014, 13:57
nao sei se minha "dica" vai ser de valia, mas tem um mecanico aqui em ribeirao preto que recebe central do pais inteiro, inclusive com recomendacao de algumas montadoras que nao conseguem dar jeito elas mesmas e entao as ccss enviam para ele resolver os pepinos.

Chama Cordeiro Service, nao tenho aqui o telefone 016 - 3442-4340 (pede pra falar na parte de central injecao etc).

Dizem que ele faz mágica, inclusive de coisas que ninguem sabe e compreende. Se tem alguem que pode te dar uma luz se é mesma a bomba ou alguma falha do modulo e tirar do modo de seguranca eu apostaria nele.

PS: usei uma vez o servico dele pra outra coisa, deu certo foi qdo conheci o cara e a aparelhagem que ele tem, fiquei impressionado com a qtidade de carros parados esperando conserto do pais inteiro, ai fui pesquisar junto a oficinas etc e consegui essas informacoes.

Walter da Camper
31/08/2014, 22:34
Volto a insistir que essa adaptação não precisa (nem deve) ser feita por bombista, pois trata-se de adaptar o acoplamento da bomba ao motor. É apenas uma questão de engrenagens e fixações mecânicas, não sendo necessário modificar nada na bomba em si, considerando que deve ser usada a BI do 1kzt cujas caracteristicas já são adequadas a esse motor.
Bombista não gosta de adaptação, nem de perder tempo analisando ou diagnosticando problemas. O que eles gostam de fazer é abrir a bomba e ir logo trocando tudo, independentemente do defeito estar em uma ou outra peça interna. É por isso que qualquer serviço em BI implica sempre em reforma total, gastando entre 3 e 4 mil dinheiros.

Gugaverdevida
11/09/2014, 17:37
Após retornar com a BI original vamos começar a testar se o atuador de ponto está recebendo a informação correta da central, existe a possibilidade do problema ser na central ou no chicote, amanhã após o teste eu trago novidades ! Abs

Gugaverdevida
28/09/2014, 09:02
Caros amigos que participaram do meu fórum, agradeço todas as sugestões aqui postadas, foram de grande valia. Quero comunicar a todos que consegui resolver o problema no meu carro, hoje ele está perfeito, infelizmente, levou 6 meses de sofrimento para chegarmos a um diagnóstico definitivo, onde tudo levava para um problema na BI eletrônica, cheguei a tentar adaptar uma BI mecânica achando que o problema era na bomba mesmo, já que era esse o diagnóstico do scanner.
Na ultima semana fizemos testes no módulo de injeção eletrônica, e nele foi identificado um problema intermitente no circuito eletrônico, levei em uma empresa para efetuar o reparo, mas resolvi providenciar um módulo zero na concessionária, assim que instalamos e fizemos alguns ajustes o carro ficou perfeito, o módulo "enganava" o scanner devido ao defeito eletrônico, assim, deixo minha experiência e sofrimento nesses 6 meses, que possa ajudar de alguma maneira, se sua luz de injeção acender, e o scanner identificar algum erro, faça um teste no módulo também, não fixe apenas no defeito indicado pelo scanner !!!
encerro aqui meu fórum, muito obrigado a todos que se empenharam em me ajudar, dedicaram tempo e ideias, obrigado mesmo a todos !!!! Grande abraço e vou curtir meu carrão agora !!! Abs

sandro_ventania
28/09/2014, 10:34
Guga, que bom que conseguiu resolver o problema...tenho certeza que todos aqui estão felizes por isso!
A eletrônica veio trazer precisão, porém trouxe problemas que não tinhamos...kkk!!
Obrigado por trazer a solução do problema, certamente será de ajuda a quem vier a passar pelo menos problema.
Curta seu carrão!!

feitosac
28/09/2014, 17:48
Guga,
Felicidades com a viatura, foi muito bom voce postar a solução.
Abs,

jkdaniels
29/09/2015, 15:35
Amigo, pode informar o código da peça (modulo de injecao) que foi trocada, bem como seu valor?

Obrigado.

NelsonJr
08/02/2021, 15:56
Caros amigos que participaram do meu fórum, agradeço todas as sugestões aqui postadas, foram de grande valia. Quero comunicar a todos que consegui resolver o problema no meu carro, hoje ele está perfeito, infelizmente, levou 6 meses de sofrimento para chegarmos a um diagnóstico definitivo, onde tudo levava para um problema na BI eletrônica, cheguei a tentar adaptar uma BI mecânica achando que o problema era na bomba mesmo, já que era esse o diagnóstico do scanner.
Na ultima semana fizemos testes no módulo de injeção eletrônica, e nele foi identificado um problema intermitente no circuito eletrônico, levei em uma empresa para efetuar o reparo, mas resolvi providenciar um módulo zero na concessionária, assim que instalamos e fizemos alguns ajustes o carro ficou perfeito, o módulo "enganava" o scanner devido ao defeito eletrônico, assim, deixo minha experiência e sofrimento nesses 6 meses, que possa ajudar de alguma maneira, se sua luz de injeção acender, e o scanner identificar algum erro, faça um teste no módulo também, não fixe apenas no defeito indicado pelo scanner !!!
encerro aqui meu fórum, muito obrigado a todos que se empenharam em me ajudar, dedicaram tempo e ideias, obrigado mesmo a todos !!!! Grande abraço e vou curtir meu carrão agora !!! Abs

Boa tarde, sou de Itu/SP e estou com problema na minha Hilux 2003 SRV 3.0 Motor 1kz-te. A Luz Check acende logo que coloco o carro em movimento na primeira partida de manhã. desligo e ligo novamente e o defeito some.... mas no outro dia é a mesma coisa.... o mecanico passou o aparelho e acuso pedal do acelerador... alguém consegue me ajudar e me passar o contato de algum mecanico que possa resolver o problema sem trocar o pedal? Só encontro o pedal na concessionária e custa uma fortuna R$ 2.937

Grato,

meu e-mail: nelson.araujojr@gmail.com

Nelson

tarski
25/01/2022, 11:01
Caro Nelson,
tem um mecânico em Maceió especializado nestes Toyotas antigas, que tem um canal no YouTube.
No google procure por Manoel Automotive.
Inclusive, ele resolve um problema no acelerado usando um parafuso.
Boa sorte.