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Ver Versão Completa : Conta-giros Oscilando - ajuda



kaiser64
27/07/2014, 21:55
Boa noite amigos, estou com problema com meu conta giros, é willtec feito para 4/6/8 cilindros no meu motor gm151 4cc com ignição eletronica, ele fica oscilando muito, muito mesmo e as medidas ficam totalmente imprecisas, as vezes na lenta oscila de 500 giros até 1500, do nada vai para 2 mil e volta para o zero, isso sem acelerar nada o motor, acelerando a medida fica bem confusa também, procurei uma empresa especializada em instrumentos aqui na minha cidade e me disseram que é "fuga de corrente", pois bem, fui lá e troquei cabos de vela, velas, tampa do distribuidor, rotor, tudo zero e bosch, nada paralelo, não adiantou, fiquei desconfiado e fui novamente e pedi para que testassem o conta-giros, pois bem ele colocou em bancada em uma máquina de teste e funcionou perfeito, me mostrou e ficou redondo mesmo, ele novamente me falou que é algo que está dando fuga de corrente, fui lá mais uma vez "fuçar".. desta vez troquei minha ignição eletronica por outras que tenho aqui, troquei por outros dois módulos de ignição que tenho aqui e continuou com mesma falha, então, mesmo sendo nova minha bobina bosch troquei por outra, da mesma marca, também nova e mesmo problema, então pensei, deve ser fiação, a fiação que vai para o distribuidor realmente estava velha e em certo ponto estava quase quebrada e sem isolação, troquei ela e não adiantou, aliás troquei toda a fiação do módulo de ignição que vai até a bobina e até o distribuidor, então pensei, pode ser o aterramento, fui la e fiz outro aterramento direto por fora, até o módulo de ignição e direto até o conta-giros, mas também não adiantou, então mesmo testado desconfiei do conta-giros, peguei o Jeep do meu irmão - original BF161 com platinado, instalei com ligação direta ali na frente do motor e funcionou redondo, totalmente estável, sem oscilar, marcando perfeito as acelerações, igual testado em bancada, a unica coisa que percebi que não troquei foi o distribuidor, pergunto, tem chance de ser o distribuidor? o que mais pode ser?



desculpem-me pelo grande texto, mas quis descrever bem detalhado todos os testes que fiz e agradeço pela ajuda.

Bercan
28/07/2014, 07:53
Boa noite amigos, estou com problema com meu conta giros, é willtec feito para 4/6/8 cilindros no meu motor gm151 4cc com ignição eletronica, ele fica oscilando muito, muito mesmo e as medidas ficam totalmente imprecisas, as vezes na lenta oscila de 500 giros até 1500, do nada vai para 2 mil e volta para o zero, isso sem acelerar nada o motor, acelerando a medida fica bem confusa também, procurei uma empresa especializada em instrumentos aqui na minha cidade e me disseram que é "fuga de corrente", pois bem, fui lá e troquei cabos de vela, velas, tampa do distribuidor, rotor, tudo zero e bosch, nada paralelo, não adiantou, fiquei desconfiado e fui novamente e pedi para que testassem o conta-giros, pois bem ele colocou em bancada em uma máquina de teste e funcionou perfeito, me mostrou e ficou redondo mesmo, ele novamente me falou que é algo que está dando fuga de corrente, fui lá mais uma vez "fuçar".. desta vez troquei minha ignição eletronica por outras que tenho aqui, troquei por outros dois módulos de ignição que tenho aqui e continuou com mesma falha, então, mesmo sendo nova minha bobina bosch troquei por outra, da mesma marca, também nova e mesmo problema, então pensei, deve ser fiação, a fiação que vai para o distribuidor realmente estava velha e em certo ponto estava quase quebrada e sem isolação, troquei ela e não adiantou, aliás troquei toda a fiação do módulo de ignição que vai até a bobina e até o distribuidor, então pensei, pode ser o aterramento, fui la e fiz outro aterramento direto por fora, até o módulo de ignição e direto até o conta-giros, mas também não adiantou, então mesmo testado desconfiei do conta-giros, peguei o Jeep do meu irmão - original BF161 com platinado, instalei com ligação direta ali na frente do motor e funcionou redondo, totalmente estável, sem oscilar, marcando perfeito as acelerações, igual testado em bancada, a unica coisa que percebi que não troquei foi o distribuidor, pergunto, tem chance de ser o distribuidor? o que mais pode ser?



desculpem-me pelo grande texto, mas quis descrever bem detalhado todos os testes que fiz e agradeço pela ajuda.

tive o mesmo problema com um conta giro Willtec. Tentei explicar aos técnicos da Willtec e ele me solicitaram que fizesse um video demonstrando a ligação e funcionamento do mesmo. Mandei o conta giro de volta e eles mandaram outro com um tipo de transistor.
da uma olhada no meu problema que foi relatado neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5454-como-e-feita-instalacao-do-conta-giros-no-cj-5-a-5.html

georgevalle
28/07/2014, 07:57
Perguntar não ofende...
A bobina está ligada direito?
Pois o pulso da alta tensão da bobina é feita pelo positivo se inverter este pulso (faísca) irá "passar" pelo conta giros também.

Mauro-F75
28/07/2014, 10:18
Caro Kaiser,
Uma vez tive esse mesmo problema, a causa era um oxidação no conector do fio terra da ignição
Abraço
Mauro

kaiser64
28/07/2014, 11:04
tive o mesmo problema com um conta giro Willtec. Tentei explicar aos técnicos da Willtec e ele me solicitaram que fizesse um video demonstrando a ligação e funcionamento do mesmo. Mandei o conta giro de volta e eles mandaram outro com um tipo de transistor.
da uma olhada no meu problema que foi relatado neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5454-como-e-feita-instalacao-do-conta-giros-no-cj-5-a-5.html


Mandei um e-mail para a Willtec para pegar a opinião deles

kaiser64
28/07/2014, 11:05
Perguntar não ofende...
A bobina está ligada direito?
Pois o pulso da alta tensão da bobina é feita pelo positivo se inverter este pulso (faísca) irá "passar" pelo conta giros também.


Amigo acredito que esteja certa, mesmo assim vou conferir novamente a ligação da bobina, voce tem um esquema do que deve ser ligada nela?

kaiser64
28/07/2014, 11:07
Caro Kaiser,
Uma vez tive esse mesmo problema, a causa era um oxidação no conector do fio terra da ignição
Abraço
Mauro


Eu tentei fazer alguns aterramentos diretos até no modulo de ignição de até o conta-giros, isso saindo direto da bateria para não ter como dar errado, o resto acredito não ser fiação a menos que tenha algo ligado errado no veículo pois a elétrica dele é relativamente nova ( menos de 2 anos )

Bedran
28/07/2014, 22:18
Tive o mesmo problema, chegava a apagar o motor com alteracao da marcha lenta, resolvido com a colocacao de um filtro pelo eletricista. Acho que esse filtro deve ser um resistor. Vou ver se identifico a marca e tipo de resistor.

kaiser64
28/07/2014, 23:06
Tive o mesmo problema, chegava a apagar o motor com alteracao da marcha lenta, resolvido com a colocacao de um filtro pelo eletricista. Acho que esse filtro deve ser um resistor. Vou ver se identifico a marca e tipo de resistor.

Amigo se puder ver para mim eu agradeço.. acabei de fazer mais um teste.. testei em um fusca... 4 cilindros.. porem com platinado.. funcionou perfeito.. nisso eliminei ser configurado somente para 6 cilindros.. agora restou ser incompatibilidade com a igniçao eletrônica ou realmente ter algo errado no meu jeep..

kaiser64
29/07/2014, 09:43
Achei esse esquema que está anexo na internet em um forum do opala, será que pode ser erro na ligação? pois estou ligando no sinal da bobina e aqui conforme mostra a imagem está ligado no pino 3 do modulo de ignição, será que pode ser só isso o erro?

Robertux
29/07/2014, 10:38
Instalei um conta giros da Wiltec em 2011 e funcionava direitinho. Depois de algum tempo tive um problema no chicote elétrico e levei no eletricista para refazer. Saiu de lá marcando errado, flutuando e subindo de rotação demais, tipo, qualquer aceleradinha ia parar em 6000 giros. Reclamei, ele disse que estava tudo certo e o problema era do conta giros, que deveria ter sido afetado pelo curto circuito que motivou a reforma na parte eletrica. Alguns dias atrás, deixei meu Jeep no mecânico para verificação de outros problemas, ele percebeu que o conta giros estava marcando errado e arrumou. Disse que estava ligado errado. Ainda não peguei o Jeep, quando pegar vou verificar e posto mais informações.

georgevalle
29/07/2014, 12:25
Já fiz manutenção nestas ignições, internamente os pinos 3 e 6 são unidos na placa, ou seja a ligação do conta giros pode ser feita tanto pelo pino 3 como no pino (-) da bobina, quando falei da ligação da bobina é para verificar justamente a marcação da bobina quanto ao (+) que é ligado na chave e o (-) no caso ligado ao pino 6.



Achei esse esquema que está anexo na internet em um forum do opala, será que pode ser erro na ligação? pois estou ligando no sinal da bobina e aqui conforme mostra a imagem está ligado no pino 3 do modulo de ignição, será que pode ser só isso o erro?

kaiser64
29/07/2014, 12:54
Já fiz manutenção nestas ignições, internamente os pinos 3 e 6 são unidos na placa, ou seja a ligação do conta giros pode ser feita tanto pelo pino 3 como no pino (-) da bobina, quando falei da ligação da bobina é para verificar justamente a marcação da bobina quanto ao (+) que é ligado na chave e o (-) no caso ligado ao pino 6.

Se for assim então não é problema de ligar no modulo o conta-giros, irei verificar a ligação com esse esquema que postei, a principio acho que está correta, mas "vai que"... final de semana vou ver se acho algum carro de conhecidos com ignição eletronica para testar se não é alguma incompatibilidade no conta-giros com a ignição eletronica, se funcionar ok, e eu verificar que a ligação está certa, infelizmente terei que levar o Jeep para um especialista procurar o problema, a unica peça velha que ficou na parte da ignição é o distribuidor, que já retirei para limpar e trocar aquele chicole com dois fios que estavam ruins, no mais, tudo novo

Eduardo_1981
29/07/2014, 14:26
Se for assim então não é problema de ligar no modulo o conta-giros, irei verificar a ligação com esse esquema que postei, a principio acho que está correta, mas "vai que"... final de semana vou ver se acho algum carro de conhecidos com ignição eletronica para testar se não é alguma incompatibilidade no conta-giros com a ignição eletronica, se funcionar ok, e eu verificar que a ligação está certa, infelizmente terei que levar o Jeep para um especialista procurar o problema, a unica peça velha que ficou na parte da ignição é o distribuidor, que já retirei para limpar e trocar aquele chicole com dois fios que estavam ruins, no mais, tudo novo


Boa Tarde,
um problema que pode ocorrer é interferência vinda do alternador, no meu isso acontecia (Na verdade acontece porque até agora não arrumei isso). Mas se eu deixo o alternador desligado ele marca certo.
Quando eu ligo o alternador, ele se perde totalmente.
A parte de fiação do meu jeep é toda nova, eu mesmo fiz, 100% dela.
Só alternador e distribuidor são velhos que vieram com o jeep quando comprei.

Eu melhorei o aterramento do alternador, e ele ficou um pouco mais estável, mas eu tenho é que desmontar o alternador e dar uma geral nele mesmo. Alguns alternadores também tem um filtro que os "eletricistas" retiram (capacitor de 2,2uF x 100V) ligados que ajuda.
Detalhe é que no meu caso, tanto no radio como no PX, não dá interferência nenhuma!

Não custa você tentar...

kaiser64
29/07/2014, 16:36
Eduardo realmente acho que faz sentido, ainda mais que eu sei que há um díodo queimado dentro do alternador, pelo menos foi isso que o eletricista falou para mim quando fiz a parte elétrica, mas como estava carregando normalmente resolvi não retirar para ver, até final de semana vou tentar fazer esse teste, retirando o alternador do sistema só para ver se a oscilação para, se for isso mesmo já vou trocar por um alternador maior, o meu está se não me falha a memória um de 55 Ah, duvida, ele usa correias em V, se eu comprar um alternador que usa Micro V consigo adaptar a polia em V?

Eduardo_1981
29/07/2014, 20:55
Eduardo realmente acho que faz sentido, ainda mais que eu sei que há um díodo queimado dentro do alternador, pelo menos foi isso que o eletricista falou para mim quando fiz a parte elétrica, mas como estava carregando normalmente resolvi não retirar para ver, até final de semana vou tentar fazer esse teste, retirando o alternador do sistema só para ver se a oscilação para, se for isso mesmo já vou trocar por um alternador maior, o meu está se não me falha a memória um de 55 Ah, duvida, ele usa correias em V, se eu comprar um alternador que usa Micro V consigo adaptar a polia em V?

Se o eixo for igual, é só tirar uma e colocar outra, senão, tem que pedir para um torneiro adaptar.
mas se está com um diodo queimado, arruma ele, diodos são baratos! Depois se trocar fica com esse alternador de reserva!

kaiser64
06/08/2014, 22:53
Resolvido amigos, após muita briga e determinação descobri, O pessoal da Willtec me ligou hoje e pediu para eu colocar um resistor no fio que pega o sinal da bobina (negativo da bobina) e que vai para o conta giros, resolvi com um resistor de 22k ohms, a medida parece que tá ok, pelo menos não está mais oscilando, bom, pelo que deu a entender esse resistor já deveria ter vindo com o conta giros, ponto negativo para a willtec, porém como foram muito prestativos respondendo meus e-mails e hoje me ligando e dando a idéia de como solucionar o problema, ponto negativo para eles, o suporte deles apesar de as vezes demorar a responder, sempre responde.. e com isso percebi que realmente aqui na minha cidade além de praticamente não ter mecanico de confiança, chapeador de confiança, pintor de confiança, também não tem eletricista de confiança, já que fui em duas auto elétricas, e cada um falou coisas mais absurdas que o outro para o problema.. agradeço a todos que ajudaram no tópico e fica aqui o relato para quem tiver um problema do genero.

vavarusso
07/08/2014, 08:20
:curtir: Sempre é bom compartilhar a solução de um problema.

Bercan
02/09/2014, 08:35
Resolvido amigos, após muita briga e determinação descobri, O pessoal da Willtec me ligou hoje e pediu para eu colocar um resistor no fio que pega o sinal da bobina (negativo da bobina) e que vai para o conta giros, resolvi com um resistor de 22k ohms, a medida parece que tá ok, pelo menos não está mais oscilando, bom, pelo que deu a entender esse resistor já deveria ter vindo com o conta giros, ponto negativo para a willtec, porém como foram muito prestativos respondendo meus e-mails e hoje me ligando e dando a idéia de como solucionar o problema, ponto negativo para eles, o suporte deles apesar de as vezes demorar a responder, sempre responde.. e com isso percebi que realmente aqui na minha cidade além de praticamente não ter mecanico de confiança, chapeador de confiança, pintor de confiança, também não tem eletricista de confiança, já que fui em duas auto elétricas, e cada um falou coisas mais absurdas que o outro para o problema.. agradeço a todos que ajudaram no tópico e fica aqui o relato para quem tiver um problema do genero.

Amigo, o resistor utilizado foi igual a este da foto? Foi ligado em serie?

estou com o mesmo problema depois de ter trocado o sistema de platinado para ignição.

obrigado

kaiser64
02/09/2014, 21:58
Amigo, o resistor utilizado foi igual a este da foto? Foi ligado em serie?

estou com o mesmo problema depois de ter trocado o sistema de platinado para ignição.

obrigado



isso mesmo amigo, pelas cores - da esqueda para a direita: vermelho, vermelho, laranja, ouro = resistor de 22kohms

qualquer duvida sobre as cores só entrar no seguinte site:
Cdigo de Cores de Resistores (http://www.areaseg.com/sinais/resistores.html)


o meu resolveu com um de 22k ohms por 5 watts ou 3 watts, agora não lembro ao certo, mas como resistor custa centavos e gasta mais indo comprar do que o proprio preço, as vezes compra um de 22, outro um pouco maior, outro menor e faz o teste, espero ter ajudado amigo

Bercan
03/09/2014, 08:21
isso mesmo amigo, pelas cores - da esqueda para a direita: vermelho, vermelho, laranja, ouro = resistor de 22kohms

qualquer duvida sobre as cores só entrar no seguinte site:
Cdigo de Cores de Resistores (http://www.areaseg.com/sinais/resistores.html)


o meu resolveu com um de 22k ohms por 5 watts ou 3 watts, agora não lembro ao certo, mas como resistor custa centavos e gasta mais indo comprar do que o proprio preço, as vezes compra um de 22, outro um pouco maior, outro menor e faz o teste, espero ter ajudado amigo

Muito obrigado!