PDA

Ver Versão Completa : Proprietários de Pajero TR4



giovanni
04/01/2006, 17:55
Olá amigos! Tendo em vista as informações colhidas neste ambiente e o meu perfil, acabei adquirindo um TR4. Gostaria que todos aqueles que possuem este veículo postassem uma msg neste tópico para que pudessemos trocar informações mais direcionadas.

Abraços,

P.S.: Esta é a minha primeira msg.

jrsenna
07/01/2006, 15:45
:D

Olá.
Cf seu pedido, aqui está.
Eu e minha esposa temos um, manual, desde Set 04.
Abraços.

giovanni
09/01/2006, 10:02
Olá Senna!

O que vc e a sua esposa podem me dizer deste veículo? Já fizeram viagens que exigisse "um certo estresse" do TR4? Enfim, o carro vale o seu preço?

Abs,

reybelo
09/01/2006, 10:50
Oi Giovanni,

Acho que já contei essa história em algum outro tópico, mas aí vai novamente para ficar registrada em um tópico diretamente ligado a TR4

Em 1996, comprei meu 1º 4x4, um jeep Willys 1966 também conhecido como Chapolim.
O Jeep não é um bom carro para viajar (gasta muito, anda pouco, barulhento, sem conforto...)
Então, em 98, resolvi trocar meu carro de passeio por um 4x4. Na época optei pela Ranger (Cabine dupla XLT V6 4x4)
Foi paixão imediata. Só tenho elogios a fazer a esse carro... Ficou comigo até 2004, foram 80.000 Km com bastante terra, andando carregada, correndo etc... O carro nunca deu nenhum problema, sempre se mostrou muito forte e confiável. (vendi para um grande amigo e hoje ela está com 160.000 Km, continua ótima e ele continua meu amigo :mrgreen: )
Tudo isso para falar, que em 2004 troquei a Ranger pela TR4
Na verdade, eu queria mesmo era outra Ranger V6, mas como a Ford só vende a diesel (ECA), fui procurar outro 4x4.
Minha idéia era de continuar com um carro confortável que atendesse o uso urbano (é meu carro do dia a dia) e que de quebra pudesse me levar a lugares onde os 4x2 não chegam. (para as trilhas, continuo até hoje com o fiel Chapolim :D ).
Consegui um ótimo negócio, comprando o carro direto com a Mitsubishi (se não gostasse vendia usada + caro que havia pago)
No início tinha medo de desmontar o carro (estava acostumado com a Ranger... Grandona, pneus 31" etc...)
É engraçado, mas é difícil acreditar que uma pajeirinho poderia ser tão resistente como a Ranger
Mas como estava na garantia e ainda tinha a vantagem de poder vender e ainda ganhar uma grana, resolvi arriscar...
Antes de fazer a 1ª revisão, corri o rally mercosul (que aliás recomendo www.rallymercosul.com.br)
A 1ª edição teve 5.500Km.
Corri sem dó... apesar de não ser como as trilhas (são "apenas" estradas de terra) o carro levou bastante pancada e andou bastante no limite em terra, areia, brita, rios, lagos etc....
Resultado: Voltei do Rally Mercosul disposto a ficar com o carro e apaixonado pela máquina.
Depois disso, já foram Muitos outros Rallys, muitas estradas de terra... Hoje ela está com 42.000 Km e continua perfeita
Até agora foram:
01 jogo de pastilhas de freio
Vários alinhamentos e balanceamentos
Trocas de óleo, filtros vela etc...
1 suporte de amortecedor que entortou e foi trocado "di grátis" na garantia
Resumindo
O carrinho me surpreendeu.
Contra o carro, só uma obs.
Ele gasta um pouco demais para um carro pequeno 2.0 e o tanque é ridículo, fazendo a autonomia da TR4 uma piada :(
Se quiser saber + alguma coisa do carro, é só perguntar
Abração

reybelo
09/01/2006, 11:06
Esse site conta uma história interessante
http://www.mecanicaonline.com.br/especiais/raide_brasil/index.html#5

E algumas fotos da Trinity "trabalhando"

giovanni
09/01/2006, 12:04
Valeu Belo!!! Ainda estou na fase do namoro(só alegria com o carro) e espero que continue assim por muito tempo... :dance:
Abs,
Giovanni

freitasjr
10/01/2006, 01:18
Olá amigos! Tendo em vista as informações colhidas neste ambiente e o meu perfil, acabei adquirindo um TR4. Gostaria que todos aqueles que possuem este veículo postassem uma msg neste tópico para que pudessemos trocar informações mais direcionadas.
Abraços,
P.S.: Esta é a minha primeira msg.

Olá Giovanni, possuo uma TR4 automática a 1 ano e no geral gosto muito dela. Tenho feito trilhas com ela e até agora não tenho tido nenhum problema; e por conta deste uso, instalei um snorkel p/ poder transpor alagados com mais segurança.

Uma das coisa que nela me incomodou(minha opinião) a ponto de eu trocar por outro de modelo diferente, foi os bancos.. achos-os muito desconfortáveis p/ um carro do nível e preço pedido. No mais só alegrias. Abaixo segue uma foto dela.

Abraços, atenciosamente Francisco de Freitas...

wagnerf
12/01/2006, 08:56
Oi a todos, também tenho uma Automatica, o carro é fantastico, gosto mas a cada momento, e a cabacidade 0ff-road me surprende toda vez que tem um obstaculo.
Só tenho uma reclamassão, acabei de fazer uma viagem de 2700 KM passado pelo norte de minas e sul da Bahia e minha media ficou em 7 por litro, como gosto muito de sair por ai, estou pensando em pegar uma mecanica, hoje a minha faz 6,5 na cidade e de pé leve 8,5 na estrada e 6,5 a 7 de pe pesado na estrada, vcs que são proprietarios de TR4 mecanicas, poderia me passa o consumo medio, para que eu possa ver se vale a pena a troca. Desde já obrigado e um abraço a todos.

reybelo
12/01/2006, 09:22
Sempre de pé "pesado" :twisted:

Cidade 6,5 a 7,0 Km/l
Estrada 7,5 a 8,5 Km/l

Já cheguei a fazer 10,5 km/l, algumas vezes, mas é raro

Eu gosto + da mecânica, mas se vc gosta da Aut., pega a Long Range, que gasta a mesma coisa que a sua, mas tem um tanque Bem maior

wagnerf
12/01/2006, 10:37
É uma boa opção, mas to propenso a mecanica pois já vi varios relatos de 9 a 10 na estrada, de pé mediando, num sei é se consigo andar assim rsrsrs, obrigado.

wagnerf
12/01/2006, 11:57
Opa eu denovo, dei uma olhada neste topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15858 pois e um problema comum e é bom o conhecimento de todos, quando aconteceu comigo fiquei muito preocupado.

giovanni
13/01/2006, 16:54
Caros Colegas,

a Mitsubishi recomenda revisões periódicas a cada 10.000km ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro, do veículo. As revisões a cada 10.000 td bem, agora revisões a cada 6 meses para veículos com baixa quilometragem acho desnecessárias. O que vcs acham? As revisões custam em média R$500,00, isto é uma facada!!!

wagnerf
13/01/2006, 17:04
Giovanni, no periodo da garantia deve ser seguido a recomendação pois pode-se perder a mesma, fora acho que deve ser feita a cada 10000, fora a troca de oleo do motor que deve seguir esta regra de 10000 ou 6 meses, eu troco o oleo com menos tipo 5000 a 6000 km, porque nossa gasolina é muito ruim. Outra coisa apenas as revisões de 10000 e 30000 que custa em torno de 500, pois a de 20000 sai por 1200 a de 40000 por 1500 ou mais e a de 50000 uns 2000 ai o ciclo começa denovo, 60000 = 10000 e dai por diante, isto sim é uma facada :cry:

giovanni
13/01/2006, 19:18
Wagner,

estes valores inclui a troca de peças, ou refere-se apenas a balanceamento, troca de óleo e filtro e mão-de-obra?
O 60000=10000 quer dizer que o valor da revisão de 60.000km custa o mesmo da de 10.000km, ou a de 60.000 custa R$10.000. :?: Credo em cruz...Aí quebra a firma. :putz: :cry: :x

freitasjr
13/01/2006, 22:22
Wagner,estes valores inclui a troca de peças, ou refere-se apenas a balanceamento, troca de óleo e filtro e mão-de-obra?
O 60000=10000 quer dizer que o valor da revisão de 60.000km custa o mesmo da de 10.000km, ou a de 60.000 custa R$10.000. :?: Credo em cruz...Aí quebra a firma. :putz: :cry: :x

Olá Giovanni, as revisões possuem preços pré-determinados(em tabela) e geralmente se atem mais a troca de óleos, aditivos, filtros, limpeza de bicos, etc. Troca de peças nas revisões é feito no caso de correias, buchas, etc quando necessário(vem especificando no manual quando é necessário fazê-lo).

Olha só, acabei de fazer a revisão de 20.000 Km da minha e custou 985 reais com abatimento, pois preferir pagar a vista e foi feito o seguinte:
Kit revisão, Flushing-Limpeza MO, Anel Bujão Carter, aditivo do radiador, óleo Magnatec 10/40, filtro de óleo, filtro de ar, produto p/ limpeza de bico, silicone p/ vedação da caixa do filtro de ar(a pedido meu), lubrificação geral + mão de obra. Desses 985 reais 40% foi com mão de obra... a mão de obra deles(concessionária Mit) é muito cara; 90 reais a hora p/ pajero TR4 e L200, os demais carros 100 reais a hora.

Porém qualquer peça de motor, câmbio ou qualquer coisa que apresente problema no prazo de garantia(2 anos) eles trocam sem custo, sem problemas(Não criam caso)... tá na garantia trocam sem pestanejar(pelo menos na concessónária daqui de Natal/RN é assim). Por isso é importante vc fazer essas revisões a cada 6 meses enquanto estiver no período da garantia.

Como a mão de obra deles é cara, passados os 2 anos, aconselho a fazer o seguinte: a cada 10 mil faça a revisão indo comprar as peças, óleos e filtros ORIGINAIS em outro local que seja mais barato que na Mitsubishi(pesquise pois as vezes dependendo da peça na concessionária pode ser mais barato) e mande fazer a revisão em uma oficina de sua confiança. No caso do óleo do motor, como disse o Wagner, é melhor fazer a cada 5 mil por conta da nossa gasolina não muito boa, e isso é algo barato.

Ah, quanto a revisão dos 60 mil Km ela custa igual a revisão de 10 mil km, ou seja, 410 reais... Se fosse 10 mil reais o preço dela, aí acho que nem o carro eles conseguiam vender se o comprador soubesse disso antes da compra hehehee :))

Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

wagnerf
16/01/2006, 09:21
Giovanni e isto ai que o Francisco escreveu, 60000 km volta o ciclo de revisões e preço por isto 60 = 10 70 = 20, só lembrendo que para receber o carinbo da MIT, vou tem de fazer toda a revisão, tipo se vc tiver trocado o oleo a 1000 km atrás, tera de trocar na revisão ou pelo menos comprar o oleo pois eles alegão que a nf vai para a fabrica e tem de ter tudos os produtos da revisão pre estabelecida nela, um abraço atodos.

giovanni
16/01/2006, 11:56
Valeu turma!!!

Extrair todas estas informações da MIT não seria tarefa fácil... :pensativo: Daí a importância deste fórum e da boa vontade em informar de vc's. :concordo:

Um grande abraço,

Giovanni

giovanni
02/02/2006, 19:05
Pessoal,

tenho sentido que a embreagem da TR4 mecânica é muito pesada. Algum de vc's tb tem esta impressão? É verdade que estou acostumado com veículos leves, mas já dirigi uma S10 a díesel e achei a embreagem bem mais leve.

freitasjr
04/02/2006, 12:12
Pessoal,
tenho sentido que a embreagem da TR4 mecânica é muito pesada. Algum de vc's tb tem esta impressão? É verdade que estou acostumado com veículos leves, mas já dirigi uma S10 a díesel e achei a embreagem bem mais leve.

Olá Giovanni, infelizmente não posso dar uma opinião a esse respeito, pois a minha TR4 é Hidramática, logo, não tem embreagem, porém posso te dizer que é normal por exemplo o acelerador das TR4 serem um pouco duro(pesado), portanto pode ser que a embreagem tb possua essa característica.

Mas p/ tirar essa sua dúvida por completo, sugiro que vá a uma concessionária Mitsubishi e peça p/ fazer um teste em 1 ou 2 TR4 novas(isso com certeza eles Não se negarão a faze-lo), explicando o seu caso, assim vc poderar dirimir qualquer dúvida e saber se essa característica da embreagem é comum em qualquer TR4 ou se é algum problema específico na sua.

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

FMB07
15/02/2006, 09:37
Ai galera seguinte tava fazendo umas trilhas, nada muito louco nao
dai o tranbulador da alavanca de 4x4 quebrou levei meu JEEG na mit e os cara so vende a alavanca completa
e custa r$1.200 reais :shock: resolvi desmontar em casa dai para minha surpresa foi muito facil
desmontar mas encontrei um trambulador de borracha!!!!!! :pensativo:
como que os cara bota isso num carro???
meu fiquei abismado o do fusca e mais resistente
dai fiz um de tecnil e fico blz e so me custou r$20.00 reais e ta melhor que novo
ta na hora da mit mudar seus conseitos

FMB07
15/02/2006, 09:56
:palmas: Ai galera provavelmente o novo lansamento da mit TR4 SAVANA

freitasjr
15/02/2006, 10:42
e custa r$1.200 reais resolvi desmontar em casa dai para minha surpresa foi muito facil
desmontar mas encontrei um trambulador de borracha!!!!!!
como que os cara bota isso num carro???
meu fiquei abismado o do fusca e mais resistente
dai fiz um de tecnil e fico blz e so me custou r$20.00 reais e ta melhor que novo
ta na hora da mit mudar seus conseitos


Eu tinha tirado o catalisador e mudado todo o escapamento por um de tubulação mais grossa a fim de aumentar a potência da minha TR4. Depois de fazer isso descobrir que só se tem uma melhora significativa se fosse aliado a essa mudança, mecher no motor tb p/ dar maior vasão a ele. Como o torque do meu é modificado por um computador que interfere nos sinais da central do carro essa modificação não teve muito efeito. Aliais o que eu sentir mesmo foi o carro ficar com um barulho feio pelo escapamento quando se estica na marcha e cheiro de combustível queimado(tb quando se esticava mais na marcha) pela ausência do catalisador.

Logo, resolvi voltar o que era antes e p/ minha surpresa a Mit cobrou 5260(4560 do catalizador e 700 do escape intermediário e final). Bem Após isso fui em uma loja especializada em escape e tudo ficou por 650 reais, do mesmo jeito do original, onde 350 era do catalizador e 300(dos escapes intermediário e final). Ficou perfeito igual como era antes. Que roubo da Mit.



:palmas: Ai galera provavelmente o novo lansamento da mit TR4 SAVANA

Pelas fotos, é só maquiagem, pois não possui Snorkel, nem pneus Mud(continua com os AT Pirelle), e pelo visto deve-se concluir que não deve possuir reforço nas longarinas nem nos amortecedores como tem a L200 Savana.

Abraços, cordialmente Francisco de Freitas.

FMB07
09/03/2006, 03:21
:concordo: DA UMA OLHADA AI GALERA http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16939 :dance:

FMB07
15/03/2006, 19:09
Coloque sua Opniao no ar
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17785&highlight=tr4

Txsco
29/03/2006, 22:52
Putz, demorei pra achar esse tópico, mas agora vai... Pessoal eu acho que atingi o ponto máximo de consumo com a minha TR-4, preparem-se, 10,41 km/L, isso mesmo 10km/L. Como eu fiz? ai vai:
Modificações realizadas no carro: filtro de ar esportivo cônico K&N, velas com 3 eletrodos de platina da Pajero V6, cabos de vela Accel para Lancer Evolution, e claro as devidas regulagens. Não saiu barato, mas com essas modificações e mantendo o pé pesado, de 6km/L pulou para 7km/L. Outra foi aliviar o pé, fazer o câmbio mudar de marcha no máximo a 2000rpm e andar na estrada a no máximo 2500rpm (~100 km/h). Utilizei gasolina comum com o STP octane booster, e andei com o carro até só ter vapor de gasolina no tanque (quando fui abastecer denovo foram 53 litros certinho! ). É isso aí...
[]'s

FMB07
30/03/2006, 10:57
Ai os Cabos que vc se refere sao apenas os dois que ficao fora ou vem tbm os que ficao colados nas duas bobinas?????quanto custarao e onde vc compro cara?????

Txsco
30/03/2006, 19:23
Ai os Cabos que vc se refere sao apenas os dois que ficao fora ou vem tbm os que ficao colados nas duas bobinas?????quanto custarao e onde vc compro cara?????
Exatamente, são só aqueles dois, não vi necessidade de trocar as bobinas. Só os cabos custaram aproximadamente R$ 500,00 (tinha mais uns quebrados, agora não lembro), e comprei na Ancona Racing (www.ancona.com.br), mas levou 10 dias para chegar.
[]'s

freitasjr
31/03/2006, 10:48
Putz, demorei pra achar esse tópico, mas agora vai... Pessoal eu acho que atingi o ponto máximo de consumo com a minha TR-4, preparem-se, 10,41 km/L, isso mesmo 10km/L...


Esses 10,41 Km/L que vc relata foi com o ar ligado ? E foram medidos na cidade com trânsito, na estrada ou a média dos 2 ?

Cordialmente, Francisco de Freitas...

Txsco
31/03/2006, 15:39
Putz, demorei pra achar esse tópico, mas agora vai... Pessoal eu acho que atingi o ponto máximo de consumo com a minha TR-4, preparem-se, 10,41 km/L, isso mesmo 10km/L...


Esses 10,41 Km/L que vc relata foi com o ar ligado ? E foram medidos na cidade com trânsito, na estrada ou a média dos 2 ?

Cordialmente, Francisco de Freitas...
Realmente esqueci de citar isto Francisco. Foram sem o ar-condicionado e andando em um misto de cidade (quase sem transito, vantagens do interior...) e estradas.
[]'s de outro Francisco, uahuahuaha :mrgreen:

dreis
08/04/2006, 12:51
Oi a todos, também tenho uma Automatica, o carro é fantastico, gosto mas a cada momento, e a cabacidade 0ff-road me surprende toda vez que tem um obstaculo.
Só tenho uma reclamassão, acabei de fazer uma viagem de 2700 KM passado pelo norte de minas e sul da Bahia e minha media ficou em 7 por litro, como gosto muito de sair por ai, estou pensando em pegar uma mecanica, hoje a minha faz 6,5 na cidade e de pé leve 8,5 na estrada e 6,5 a 7 de pe pesado na estrada, vcs que são proprietarios de TR4 mecanicas, poderia me passa o consumo medio, para que eu possa ver se vale a pena a troca. Desde já obrigado e um abraço a todos.

bom, minha TR4 Manual tem 1 mês.
No primeiro tanque dela, onde o tanque foi gasto 50/50 entre cidade e estrada, deu 9.3KM/L.
No segundo tanque, onde eu só andei na cidade com o ar ligado deu 7,5.
Espero melhorar ainda mais essas médias...

Txsco
08/04/2006, 21:22
bom, minha TR4 Manual tem 1 mês.
No primeiro tanque dela, onde o tanque foi gasto 50/50 entre cidade e estrada, deu 9.3KM/L.
No segundo tanque, onde eu só andei na cidade com o ar ligado deu 7,5.
Espero melhorar ainda mais essas médias...

Olá dreis, 1º bem vindo ao fórum, quando ela passar dos 25000 km(como já foi dito por um companheiro aqui do fórum) você notará uma pequena queda no "apetite" por gasolina da Tr-4, mas é realmente pequena.
[]'s

joels
17/04/2006, 17:59
Não sou proprietário de TR4, mas estou pensando em comprar uma. Acompanhei esta e outras discussões a respeito e tenho 2 dúvidas.

1. Para o uso que eu pretendo - viagens pelo interior - a autonomia é fundamental, mas esse não é o forte da TR4. A solução da Mitsubishi é o tanque Long Range - que só pode ser aplicado a carros com tanque de 53 litros mediante mudanças no escapamento e no para choque traseiro, com custo alto. Alguém conhece uma alternativa de tanque? Ou é só levando o galão?

2. O custo de manutenção já foi bastante dicutido aqui. Desisti da minha Cherokee Sport por causa dele. Um aspecto que não foi abordado é o seguro. Fiz uma cotação e fiquei assustado: R$ 6338 para uma TR4 2004, com franquia de R$ 2449. É pior que o da Cherokke. É isso mesmo?

Grato pelas informações,

Joels

Txsco
17/04/2006, 21:59
Não sou proprietário de TR4, mas estou pensando em comprar uma. Acompanhei esta e outras discussões a respeito e tenho 2 dúvidas.

1. Para o uso que eu pretendo - viagens pelo interior - a autonomia é fundamental, mas esse não é o forte da TR4. A solução da Mitsubishi é o tanque Long Range - que só pode ser aplicado a carros com tanque de 53 litros mediante mudanças no escapamento e no para choque traseiro, com custo alto. Alguém conhece uma alternativa de tanque? Ou é só levando o galão?

2. O custo de manutenção já foi bastante dicutido aqui. Desisti da minha Cherokee Sport por causa dele. Um aspecto que não foi abordado é o seguro. Fiz uma cotação e fiquei assustado: R$ 6338 para uma TR4 2004, com franquia de R$ 2449. É pior que o da Cherokke. É isso mesmo?

Grato pelas informações,

Joels

Olá Joels e bemvindo ao forum! Vamos as suas perguntas...
1º - a versão long range possui modificações no escapamento e no para choque traseiro para acomodar um segundo tanque de aprox. 40 litros, é possível sua adaptação em uma TR-4 comum, porém com um custo elevado. A outra solução seria conversar com alguém que faz tanques, e ver a possibilidade de se construir um maior sem que sejam necessárias grandes mudanças. Acabei de ir para São Paulo e voltar com 1 tanque (560 Km, ida e volta, sem ar, tava friozinho este fds), acho que é uma boa autonomia para a TR-4, você precisaria de uma autonomia maior? Um galão é sempre uma boa alternativa, mas não sei se é seguro carregá-lo dentro do carro, talvez no bagageiro seja melhor.... realmente não sei :mrgreen:
2º - acabei de renovar o seguro da minha, e o valor é bem inferior a este que você conseguiu. Renovei por R$ 2.600,00 com a Chubb Seguros (seguradora da Mitsubishi), com cobertura total do valor do carro, uma franquia de R$1.000,00 e rastreador (os outros valores de danos materiais e corporais eu não me lembro, mas posso verificar se vc quiser).
[]'s

joels
18/04/2006, 10:00
Grato, Francisco, pelas dicas. A concessionária Mit daqui me informou que a Chubb só segura carros acima de 80 mil. Conseguiram baixar um pouco o preço, para 5000 (franquia 3000), mas ainda assim é dose. Quanto aos galões, sempre no bagageiro. Se eu soubesse postar uma foto, mostraria o esquema que eu usava.

Saudações,

Joels

freitasjr
18/04/2006, 20:55
Grato, Francisco, pelas dicas. A concessionária Mit daqui me informou que a Chubb só segura carros acima de 80 mil. Conseguiram baixar um pouco o preço, para 5000 (franquia 3000), mas ainda assim é dose. Quanto aos galões, sempre no bagageiro. Se eu soubesse postar uma foto, mostraria o esquema que eu usava.


Joels, esse valor pelo qual a seguradora estar pedindo, não existe não, é abusivo.

Veja só, o valor do seguro da minta TR4 era de R$ 2.640 com franquia de 1000 reais; e olha que p/ a seguradora ainda sou considerado uma pessoa "meio irresponsável" devido a minha idade de 32 anos, ser solteiro, e não possuir filhos.

Vc que possui 53 anos deve conseguir ainda mais barato que eu, se for casado e colocar a esposa como principal condutora, então é aí que o preço vai lá pra baixo.

Pesquise que vc vai encontrar bem mais barato por aí. Geralmente as seguradoras que cobram valores mais baratos p/ utilitários são Sul América, Bradesco e Banco do Brasil. A minha foi feita pela Bradesco. Pesquise por aí
que com certeza vc vai conseguir algo mais barato.

Abs, cordialmente, Francsico de Freitas...

EduLobo
19/04/2006, 14:49
Olá, sou novo aqui.
Paguei 3500 no seguro da minha TR4 aut 06/06 pela chubb, sem perfil.
Eduardo Lobo

joels
20/04/2006, 21:45
Grato pelas dicas, pessoal. Repassei à corretora, que conseguiu uma cotação um pouco menor, mas ainda assim desanimadora. Vou mudar de corretora ou de cidade. Ou tentar outro carro.

Saudações,

Joels

EduLobo
24/04/2006, 08:52
Bom dia, se alguem puder me dar umas dicas de trilhas para iniciante agradeço muito, acabei de comprar uma TR4 aut. 06/06 e não estou com dó de joga-la no barro. Moro em SP capital. Obrigado!

dan
26/04/2006, 23:40
Tenho mais dó vendo uma TR4 (e mais ainda do motorista) no trânsito de SP do que no barro!

Txsco
27/04/2006, 00:28
Bom dia, se alguem puder me dar umas dicas de trilhas para iniciante agradeço muito, acabei de comprar uma TR4 aut. 06/06 e não estou com dó de joga-la no barro. Moro em SP capital. Obrigado!
Olá Edu, uma boa pedida é ir ao OffTrack em Caucaia do Alto (para maiores informações dê uma olhadinha no tópico em Trilhas Off-Road), é um lugar muito bom para se conhecer o carro, e digo por experiência própria que a Tr4 passa por todos os obstáculos, exceto a subida com pedras e por cima dos troncos, o resto é baba! Tem também os rallys da Mitsubishi, mas é tudo muito controlado não sei se é isso que você procura.
[]'s

EduLobo
27/04/2006, 09:22
Valeu Francisco!! Interessante esse OFF TRACK em Caucaia... mas não encontrei muita informação, como funciona, como chegou saido de Sao Paulo? Como disse, sou iniciante e qualquer comentário é bem vindo! Obrigado novamente!

[]'s
Eduardo Lobo

freitasjr
27/04/2006, 20:47
Olá Edu, eu já tive uma TR4 igual a sua automática e é um excelente carro.Se vc não tiver pena de furar o paralama dela e quizer protegê-la de beber água acidentalmente, te aconcelho a pôr um Snorkel que fica Show.

Neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15137&start=0 tem a foto da minha EX-TR4 com Snorkel p/ vc ter uma idéia de como ficou.

E neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17097 aqui tem um vídeo informado por Ewerton Júnior daqui do forúm que mostra as TR4's e iO's em ação. Vale a pena ver esse vídeo.

Abs, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Txsco
27/04/2006, 22:02
Valeu Francisco!! Interessante esse OFF TRACK em Caucaia... mas não encontrei muita informação, como funciona, como chegou saido de Sao Paulo? Como disse, sou iniciante e qualquer comentário é bem vindo! Obrigado novamente!

[]'s
Eduardo Lobo
Edu saindo de Sampa você pega a Rodovia Raposo Tavares, e segue até Cotia, com certeza vai ter uma placa indicando para Caucaia do Alto (desculpe, é que já faz tempo que fui), em Caucaia siga reto pela avenida que vc chegou, até encontrar uma rotatória (à sua esquerda tem uma churrascaria), siga reto pela rotatória (não vire pra nenhum lado!!!), logo em seguida vai ter uma "laderinha" pra subir, toda asfaltada mas é bem inclinada.. aí é só seguir reto que vão aparecer umas plaquinhas penduradas em postes indicando como chegar no OffTrac. Lembrando que este é um parque fechado, portanto você terá que pagar para entrar (também não lembro o valor, sei que ainda tenho guardado um vale refri de lá :lol: ), acho que é isso... os moradores da região também vão saber te informar...
[]'s

EduLobo
28/04/2006, 09:06
Franciscos, muito obrigado pelas dicas, muito interessante esse forum...

Sua TR4 ficou irada, valeu pelos detalhes, quando sobrar uma grana e quando eu conhecer os limites do carro vou comecar a mexer. Pelo jeito vc fez miséria com ela! O Unichip é pra aumentar a potencia? Vou dar uma pesqisada...

Valer pelas dicas da Offtrac, vou programar um final de semana e vou com certeza, depois te conto como foi e coloco umas fotos! Obrigado mesmo!

[]'s
Eduardo Lobo

freitasjr
30/04/2006, 13:46
Sua TR4 ficou irada, valeu pelos detalhes, quando sobrar uma grana e quando eu conhecer os limites do carro vou comecar a mexer. Pelo jeito vc fez miséria com ela! O Unichip é pra aumentar a potencia? Vou dar uma pesqisada...
Eduardo Lobo

Sim é, mais principalmente o torque. A potência não aumentou muito, porém o torque sim.

Abs, cordialmente, Francisco de Freitas...

giovanni
08/05/2006, 12:10
Grato, Francisco, pelas dicas. A concessionária Mit daqui me informou que a Chubb só segura carros acima de 80 mil. Conseguiram baixar um pouco o preço, para 5000 (franquia 3000), mas ainda assim é dose. Quanto aos galões, sempre no bagageiro. Se eu soubesse postar uma foto, mostraria o esquema que eu usava.

Saudações,

Joels

Caro Joel,

eu adquiri a minha TR4 em janeiro deste ano e fechei o seguro por R$2.700,00 e tenho perfil de "irresponsável" também.
No caso específico do convêncio que a MIT tem com a Chubb, há uma exceção para o preço de partido que vc citou R$80 MIL. De outra forma não teria conseguido fazer o seguro, pois o preço da TR4 é de R$75.235,00. Sugiro que pesquise melhor e caso queira posso passar um fax da minha proposta para vc apresentar na concessionária da sua cidade e desfazer a falta de informação deles.

Abs,

Giovanni

joels
09/05/2006, 19:04
Salve Giovanni, quero sim, meu fax é 3345-4606, aqui em BSB mesmo.

Grato,

Joels

giovanni
10/05/2006, 17:50
Salve Giovanni, quero sim, meu fax é 3345-4606, aqui em BSB mesmo.

Grato,

Joels

Pegarei os papeis hoje, 10/5/06, na minha casa e amanhã lhe enviarei cópia via fax. O fone do meu trabalho é 3414-2356 e caso queira maiores detalhes pode ligar para mim.

Abs,

giovanni
15/05/2006, 18:27
Caro Joels,

conforme combinado, o fax foi remetido nesta data. Maiores informações estou à sua disposição.

Abs,

joels
16/05/2006, 21:10
Valeu Giovanni, fax recebido. Vamos ver se com isso consigo negociar um seguro ,elhor.

Saudações,

Joels

giovanni
19/06/2006, 18:40
Pessoal,

fiz a primeira revisão do Pajero na MIT e além do valor previsto no manual de revisões eles me cobraram alguns itens extras (Kit lubrificação, estopa...). O que me causou estranheza foi o custo da limpeza de bicos no valor de R$110,00 a mão de obra. Um carro com apenas 9.500KM rodados e que tem a praxe de abastecer sempre no mesmo posto de gasolina (que é confiável) tem a necessidade deste tipo de serviço tão cedo???????

Gostaria do ter o comentário desta comunidade.

Abraços,

Walter L. L. Casitta
19/06/2006, 22:03
giovanni,

Limpeza de bicos é um serviço opcional alem de inútil para um veículo tão pouco rodado. Essa é só mais umas das picaretagens da concessionária. Na próxima revisão recuse o serviço. Também nos concessionários Ford me ofereceram esse serviço desde a revisão de 20.000Km e sempre recusei.
Nos motores a gasolina pode ser necessário a limpeza dos bicos aos 70.000Km, mas nos motores diesel, é um serviço inútil independente da quilometragem.

Txsco
19/06/2006, 23:45
Pessoal,

fiz a primeira revisão do Pajero na MIT e além do valor previsto no manual de revisões eles me cobraram alguns itens extras (Kit lubrificação, estopa...). O que me causou estranheza foi o custo da limpeza de bicos no valor de R$110,00 a mão de obra. Um carro com apenas 9.500KM rodados e que tem a praxe de abastecer sempre no mesmo posto de gasolina (que é confiável) tem a necessidade deste tipo de serviço tão cedo???????

Gostaria do ter o comentário desta comunidade.

Abraços,
Também acho desnecessário... o truque nas revisões da MIT é pedir sempre para ver o que o consultor esta colocando na ficha para poder argumentar se quer ou não o serviço... outro fato que meu chamou a atenção na TR-4 foi a troca de velas ser feita em um tempo muito curto, apenas 20000 Km... pode ser pq eu estou acostumado com os Toyota aqui de casa que tem velas de platina e só trocam com 100000 Km, mas acho 20000 muito pouco... 50000 tava bom....
[]'s

1000TON
30/06/2006, 21:04
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/tr4_abre_2006630164310.jpg http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/ssNoticias/pgTemplateNoticias/_img/ponto.gif http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/ssNoticias/pgTemplateNoticias/_img/ponto.gif As mudanças (superficiais) do TR4 2007Fizemos o teste com o valente Pajero brasileiro e enfrentamos piores obstáculos em pista preparada para quem gosta de aventura radical. Texto: Joel Leite
Fotos: Ricardo Rollo/Divulgação O utilitário esporte TR4, versão feita no Brasil do Mitsubishi Pajero, chega na linha 2007 com pequenas mudanças na dianteira, na traseira e detalhes no interior. Não são essas alterações que farão a Mitsubishi mudar o rumo do mercado – as vendas este ano estão 11% abaixo do registrado no ano passado, período em que o mercado cresceu 9,4%. A diretoria da empresa não admite a queda de vendas, numa contraposição aos números divulgados pelo Renavam e pela própria Anfavea, a associação dos fabricantes.

Paulo Ferraz, presidente da MMC, controladora da Mitsubishi no Brasil, parece não se importar com os números. Aposta no produto que tem, fabricado em Catalão, GO, e que oferece – além das mudanças – alta tecnologia para o fora-de-estrada. Os preços das novas versões são R$ 73.990,00 com câmbio manual e R$ 78.990,00 pelo câmbio automático.

O Pajero TR4 tem o que eles chamam de “DNA” Mitsubishi. Um carro que enfrenta qualquer terreno com valentia e tem um dos mais modernos sistemas de tração, como veremos adiante.

Vamos começar com as alterações para a linha 2007: na dianteira, o carro teve mudanças no desenho da grade e no pára-choque, que ficou com aspecto mais robusto. Os faróis, duplos, também foram redesenhados e a seta fica agora no pára-choque. Na traseira, mudanças superficiais na luz da ré.

As rodas, aro 16´, podem agora receber como opcionais os pneus STR (225/70 R16), de uso misto, para quem pretende fazer maior uso do carro no ambiente urbano. No interior, a forração de couro e tecidos têm novo padrão. O bagageiro no teto também é opcional. De série o modelo oferece regulagem de altura da coluna de direção e do banco do motorista, airbag para motorista e sistema de som com toca-CD e leitor de MP3. A versão de câmbio automático acrescenta airbag para o passageiro e freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem.

Com 4,03 metros de comprimento e 2,45 m de distância entre eixos, o TR4 é equipado com um quatro-cilindros de 2 litros de cilindrada e 16 válvulas, com comando único (SOHC). Esse motor desenvolve potência de 131 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 18 kgfm a 4.500 rpm. Há duas opções de câmbio – manual de 5 marchas ou automático de 4. A Mitsubishi não informa dados de consumo ou desempenho do modelo.

O TR4 tem bons ângulos de entrada – 38º – e de saída (41º), com 21,5 centímetros de altura livre do solo. O utilitário esporte compacto oferece quatro opções de tração ao motorista. Para rodar na cidade, num asfalto bem cuidado, de primeira, é recomendada a tração simples, no eixo traseiro, a 2H – oferece um rodar mais suave e mais silencioso, com menor consumo de combustível.

A segunda opção é a 4H, cujo acionamento pode ser feito com o carro rodando em velocidade até 100km/h (o chamado shif-on-th-fly). É apropriada para condições de pista escorregadia (mesmo asfalto), em situação de chuva, por exemplo. Para voltar à tração em duas rodas basta retornar a alavanca para trás, respeitado o limite de velocidade. Para permitir o uso da tração integral no asfalto há o diferencial central, que faz a divisão da forca do motor entre os eixos. Mais dois diferenciais em cada eixo fazem a distribuição da força-motor para cada roda, de forma que cada uma das quatro rodas receba a força necessária para melhor performance de rodagem.

A terceira opção de tração é a 4HLC, que bloqueia o diferencial central e distribui a força do motor de forma idêntica para cada eixo: 50% no dianteiro e 50% no traseiro. A rotação fica igual nas quatro rodas e esse tracionamento deve ser usado apenas em condições de estrada ruim, com pisos escorregadios, lama, mas quando é preciso desenvolver velocidade constante, mesmo que baixa.

A quarta opção de tração é a 4LLC, que só pode ser acionada com o carro parado. É uma reduzida, que garante 50% a mais de força. Deve ser usada em situações extremas: atoleiros, estrada de pedras soltas, rampas de até 35 graus de inclinação, superfícies escorregadias e áreas alagadas, com até 60 cm de profundidade.

Desenvolvida para uso no Brasil, onde, segundo Paulo Ferraz, “as grandes cidades nos surpreendem com situações de vias piores que muitos terrenos fora de estrada”, a suspensão do TR4 proporciona bom nível de conforto. É independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e multibraço na traseira. Motorista e passageiros não sofrem com as irregularidades do terreno graças à boa absorção dos impactos. Os pneus são grandes, o carro é alto em relação ao solo e ele tem molas progressivas e amortecedores calibrados para uso urbano e fora de estrada.

Uma pequena aventura

Usei a tração reduzida durante todo trajeto da pista montada pela Mitsubishi em Catalão, GO, para a avaliação do TR4 2007. É impressionante o poder de controle que se tem do carro em situações extremas. Para vencer os obstáculos de uma pista tão agressiva é preciso observar algumas recomendações básicas, como rodar bem devagar, com muita cautela, observando os detalhes do obstáculo que está à sua frente e tomar uma decisão diferente em cada situação.

Mergulhei o TR4 numa área alagada de 60 cm de profundidade, uma simulação de travessia de rio. O segredo foi entrar no local em velocidade muita baixa. A água cobriu a frente do carro e ficou 10 cm acima do nível da porta, que é bem vedada para enfrentar essas situações. É preciso manter a aceleração constante, para que a água não entre pelo cano de escapamento, que está submerso, mas também é preciso andar devagar, caso contrário as ondas podem invadir o motor.

O carro venceu com facilidade a subida do morro com inclinação de 35 graus, assim como os trajetos com inclinação lateral. Dá a impressão que o carro vai capotar, devido à inclinação, mas eu pude constatar que o TR4 está realmente preparado para esse tipo de aventura. Costela de vaca, areião, impacto numa guia a 60 km/h, troncos na pista – tudo superado com sucesso.

Andre Sousa
03/07/2006, 12:44
Estive pesquisando a TR4 e me interessei muito pelo carro pra trilhas. O motor 2.0 é muito bom e a confiabilidade da marca é indiscutível.

Alguém saberia a receita para um ganho de umas 2" na suspensão. Cabem pneus 31"?

O fato de ser monobloco pode ser prejudicial para o uso nas trilhas? O carro sente muito as torções?

Existe snorkel para o carro?

Valeu?

reybelo
03/07/2006, 15:15
Estive pesquisando a TR4 e me interessei muito pelo carro pra trilhas. O motor 2.0 é muito bom e a confiabilidade da marca é indiscutível.

Alguém saberia a receita para um ganho de umas 2" na suspensão. Cabem pneus 31"?

O fato de ser monobloco pode ser prejudicial para o uso nas trilhas? O carro sente muito as torções?

Existe snorkel para o carro?

Valeu?

Fala Andre...

Sobre pneus, dê uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16183

Não é a solução para todos os problemas, mas é o melhor pneu que se consegue colocar sem adaptações.

Dá para levantar o carro, mas vc vai ter que recorrer talvez a "gambiarras" . Se vai usar a TR4 só em trilhas, daí pode fuçar a vontade, mas se vai usar o carro no dia a dia, não acho legal levantar muito, pois apesar de não ser nenhum canhão, o carro anda bem e faz curvas muito bem para um SUV e levantar o carro certamente vai comprometer esse comportamento.

Embora não pareça, a TR4 tem o vão livre 0,5cm maios que de um defender !

Sim, existe snorquel (olhe no tópico de pneus, que tem o link para outro tópico do Freitas Jr. Lá mostra a ex TR4 dele com snorquel)

A TR4 tem um sistema que a Mit chama de Sub Frame ou sei lá o que, que é uma mistura de Chassi e monobloco
É como uma chassi dentro do monobloco, então o carro em teoria tem a levesa do monobloco com a resistência do Chassi

A minha está com 55.000km, dos quais uns 8.000 de Rallys (regularidade). Ando muito na terra e até agora o carro está 100%, não tenho do que reclamar (A não ser do pequeno tanque de combustível)

Bianor
15/07/2006, 10:41
Prezados qual a faixa de consumo de uma TR4 2005 mecanica cidade e estrada ?

reybelo
17/07/2006, 08:42
Prezados qual a faixa de consumo de uma TR4 2005 mecanica cidade e estrada ?

Não se assuste, mas a TR4 "bebe" bem !!!
A média costuma ficar próximo aos 6,5 a 7,5 km/L na cidade e 7 a 8,5 Km/L na estrada. (Mecânica)
A minha, após os 15.000Km ficou um pouco + econômica, pois antes consumia + ainda !

É lógico que as médias que passei acima podem mudar muito, dependendo do seu estilo de pilotagem (e a automática consome +). Eu já cheguei a fazer 11Km/L, mas não é o normal.

O consumo não é baixo, mas não ligo muito, acho que o maior problema é o pequeno tanque, que dá uma autonomia ridícula. Se gosta da automática, compre a Long Range, com tanque de 80L

Alexandre Chaves
19/07/2006, 19:54
Senhores,

Além do Brukutu(vitara 95)possuo uma pajero IO 2000.Ela é muito nova,apesar de bem rodada(85.000 km).
Terei que trocar o rolamento de roda do carro e estou a procura de um nacional que possa subistituí-lo.
Já pensando no que as concessionárias vão me pedir por um par de rolamentos,alguém tem alguma dica?
Um abraço a todos...

Alexandre Bacalhau.

Marcelo Molina Condé
27/01/2007, 17:49
Olá amigos! Tendo em vista as informações colhidas neste ambiente e o meu perfil, acabei adquirindo um TR4. Gostaria que todos aqueles que possuem este veículo postassem uma msg neste tópico para que pudessemos trocar informações mais direcionadas.

Abraços,

P.S.: Esta é a minha primeira msg.
tenho uma TR4 automática há 01 ano e adoro o carro. Bom de estrada e melhor fora dela (alguns amogos vão de vitara e posso dizer que a TR4 se dá melhor nos obstáculos). Consumo cidade 8 a 8,5 km/l , estrada 9,5 a 10 kml/, sempre com o pé mediano. Abraços...

cheralhoo
17/02/2007, 22:01
tenho uma TR4 automática há 01 ano e adoro o carro. Bom de estrada e melhor fora dela (alguns amogos vão de vitara e posso dizer que a TR4 se dá melhor nos obstáculos). Consumo cidade 8 a 8,5 km/l , estrada 9,5 a 10 kml/, sempre com o pé mediano. Abraços...

sempre achei q manual (mecanica) gastasse mais gasolina

alguem pode me explciar pq com automatica tem gasto maior?

Txsco
19/02/2007, 19:55
sempre achei q manual (mecanica) gastasse mais gasolina

alguem pode me explciar pq com automatica tem gasto maior?
Pelo que me ensinaram o câmbio automático provoca um desperdício maior da força enviada pelo motor às rodas. Ele é um dipositivo hidráulico, portanto "rouba" um pouco mais de energia do que um câmbio mecânico. Alguns câmbios mais modernos são mais econômicos do que alguns manuais (corolla por exemplo). Também geralmente as caixas automáticas costumam ser mais pesadas (conjunto conversor + câmbio) o que também aumenta o peso do carro e ajudar a aumentar o consumo de combustível, além de que, nos carros que nós mortais (pelo menos eu) podemos comprar geralmente os automáticos vêm com uma marcha a menos do que seus primos manuais, fazendo com que o motor trabalhe em uma rotação maior provocando maior consumo.
[]'s

cheralhoo
21/02/2007, 21:25
ahh eu entendo

mas acho q numa cidade seria diferente ne?

trocar no ponto morto pra marcha um a cada metro é uma coisa mto ruim

Marlo
03/08/2010, 12:59
Tópico mei abandonado.......!!!
Vamos lá. Tenho uma TR4 2005 com (agora) 77MK. Gosto dela! Comparando com meu carro antigo (Sportage 97) a TR4 é menor e mais apertada, porta malas menor, mais alta, mais dura, mais econômica, tem peças mais baratas, me passa mais confiança e tem mais moral. Seguro igual.....Acho que é isso!

lexcouto
10/12/2010, 18:22
Pessoal, boa tarde.

Tenho uma tr4 2003 automática e estou precisando do eletroventilador menor do radiador, ou seja a ventoinha pequena com o motorzinho. Alguém sabe onde existe, pois ja procurei em varios sites e empresas e nao encontro. Gostaria de comprar esta peça se possível usada.

obrigado.