PDA

Ver Versão Completa : Relação sobre entre-eixos e diâmetro dos pneus



Sandro Tannuri
30/12/2003, 00:39
É, esse é um dos pontos "críticos" da maioria das adaptações de motores e câmbios modernos...


Fala Sandro... é CJ5, mas ele está com a idéia de se caso não couber, vai alongar o CJ5 o tanto que for necessário. Como o Leopoldo fez acho

Se tiver como faze-lo direito, alongar e a melhor saida de preferencia deixando o entre eixos perto de 2,6 vezes o diametro do pneu que vai usar.

Abraços,

Giovani
30/12/2003, 20:22
o cambio mede 1 metro e 17 centímetros
É meio grandinho né?

:D Grande Eugênio!!!!

:P É grande... :o




Se tiver como faze-lo direito, alongar e a melhor saida de preferencia deixando o entre eixos perto de 2,6 vezes o diametro do pneu que vai usar.

:D Fala Sandro!!!

:D Por quê isso? Estabilidade? Existe algum padrão? :shock:
[]'s

Sandro Tannuri
30/12/2003, 23:30
Por quê isso? Estabilidade? Existe algum padrão?

Existe uma relação entre o entre eixos e o diametro do pneu usado.
Quando se usa pneus grandes com entre eixos curto aumenta a chance de tombar de costas numa subida. Nas competiçoes de rock crawling nos EUA usa-se muito pneus 37" com entre eixos de 100", basta dividir para achar 2,7 de relação mas eu acho isto um pouco exagerado então recomendo 2,6 .Não se deve exagerar senão o fundo vai raspar nos degraus e pedras.
Pode parecer de pouca importância por que geralmente não se tem tração para subir algo tão inclinado a ponto de virar, mas quando se tem esta tração seja por preparação do veiculo ou condiçoes do terreno(pedras) convem ter um entre eixos minimo para não experimentar o gostinho da cambalhota.
Hoje uso o guincho para limitar a suspensão dianteira nas subidas ingremes ja que soldei um gancho no eixo mas antes disso ja passei alguns sustos.

Giovani
31/12/2003, 00:04
Existe uma relação entre o entre eixos e o diametro do pneu usado.
Quando se usa pneus grandes com entre eixos curto aumenta a chance de tombar de costas numa subida.
Hoje uso o guincho para limitar a suspensão dianteira nas subidas ingremes ja que soldei um gancho no eixo mas antes disso ja passei alguns sustos.

:D Grande Sandro!!!

:o Hummmm, é verdade... Já passei por uma situação parecida, quando fui subir um barranco sem os amortecedores dianteiros... :roll: :roll:
:D Boa sacada, essa do gancho no eixo. Os velhos Willys tombariam fácil com pneus 35" nesse barranco... :wink:
[]'s

Jack Jipeiro
04/01/2009, 00:21
O guincho no eixo dianteiro serve apenas para baixar um pouco a frente da viatura, pq depois que o pneu saiu do chão, já era mesmo...Ou to errado??

Abraços...

fabiano carraro
17/02/2009, 21:06
TA ERRADO!!!

existiriam ainda varias opçoes pra nao tombar

desde simplesmente engatar a ré e voltar

até mesmo o SPOTTER segurar a frente do carro

a menos que o jumento em questao venha açulerando feito um loko pra dar de frente com o barranco/pedra ou sei lá o que estaria na frente

MAS AI É MELHOR DEIXAR VIRAR AFINAL ALGUEM TEM QUE ÇIFU PRA GENTE MORRER DE RIR DE VEZ EM QUANDO NÉ:mrgreen:

Jack Jipeiro
17/02/2009, 21:11
Fabiano, já que se prontificou em responder, e lhe agredeço por isso, pois essa duvida permanece a mais de mes, e ninguém quis responder, pra que realmente serve, ajuda, o guincho segurando o eixo?

abraços...

Sergio Rocha
18/02/2009, 10:28
Fabiano, já que se prontificou em responder, e lhe agredeço por isso, pois essa duvida permanece a mais de mes, e ninguém quis responder, pra que realmente serve, ajuda, o guincho segurando o eixo?

abraços...

Jack

Serve para não deixar a suspensão abrir.A maioria dos veículos que disputam RC usam esse sistema.Essa moda foi lançado pelo Sandro a alguns anos atrás.
Eu já tive a oportunidade de ver isso em ação, e pode acreditar faz uma grande diferença.

[]'

fabiano carraro
18/02/2009, 15:29
amiguinho imagine que eu no alto dos meus 1,90 e 106kg,estou na ponta de uma gangorra certo....

agora vç esta na outra e digamos que pese apenas 40kg ok....

é obvio que se a gangorra possuir a mesma alavanca pros dois lados vç nao consiguiria me erguer certo....

entao o principio aplicado aq é parecido,a ideia é nao deixar o peso do carro muito pra traz ou pra frente entendeu agora?

o peso do carro esta sendo puxado para baixo e equalizando a "gangorra"..

evitando que a frente ou a trazeira (o guincho é usado na trazeira tambem),levantem e deixem o carro virar.pois encolheram a suspa deixando o centro de gravidade mais equilibrado :concordo:

em algumas provas americanas eles permitem inclusive que vç possa utilizar pistoes hidraulicos pra ajustar a suspa do carro "UM MUST".

Jack Jipeiro
18/02/2009, 23:46
Entendi sim, mas confesso que não vejo se realmente ajuda....
Se a suspa não abrir, o pneu vai levantar se a inclinação for forte, e se a inclinação for fraca, não tem necessidade...

Abraços...

Sergio Rocha
19/02/2009, 07:30
Entendi sim, mas confesso que não vejo se realmente ajuda....
Se a suspa não abrir, o pneu vai levantar se a inclinação for forte, e se a inclinação for fraca, não tem necessidade...

Abraços...

A função do guincho é atuar no sentido longitudinal.Quanto mais baixo estiver o veículo, menos ele levanta.Inclinações de frente.
Quanto a ajudar, acredito que sim, senão o pessoal de RC não usava.

[]'

Elmer_Jeep
19/02/2009, 09:43
Acho que o topico ta mudando de foco...


Aqui está bem explicado por quem usa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10493&page=2

[]'s

Sergio Rocha
19/02/2009, 18:53
Acho que o topico ta mudando de foco...


Aqui está bem explicado por quem usa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10493&page=2

[]'s

:concordo::concordo:

[]'

Jack Jipeiro
22/02/2009, 14:33
Valeu Elmer...

Abraços...

billj
22/02/2009, 19:07
Jack

Serve para não deixar a suspensão abrir.A maioria dos veículos que disputam RC usam esse sistema.Essa moda foi lançado pelo Sandro a alguns anos atrás.
Eu já tive a oportunidade de ver isso em ação, e pode acreditar faz uma grande diferença.

[]'

Sandro o caraio!!!!............:mrgreen:

Na realidade nem sei quem foi o primeiro, era mais ou memos na mesma época.......

Abraços com argola no eixo desde 2001,

Bill