Ver Versão Completa : Dúvida uso do 4x4 - SW4 A/T SRV 4WD 2014
Juarez Pontes
24/07/2014, 17:47
Olá amigos.
Quero me apresentar e pedir desculpas, caso não seja o local adequado para o assunto; ou se já existe esclarecimentos a respeito. Eu até procurei localizar nos tópicos algo que pudesse me ajudar, mas não encontrei repostas para minha dúvida, então lá vai:
Recentemente comprei uma SW4 Aut. 4WD SRV 2014, 5 lugares, diesel, zero km. Apesar de leitura do manual e busca de esclarecimentos junto à oficina autorizada Toyota, não tive esclarecido o que se segue. Minha dúvida é quanto ao sistema de tração da viatura. Sei que é 4x4 integral e com distribuição do torque entre os eixos na proporção 70x30 (dianteiro/traseiro) em aceleração, e 60x40 (dianteiro/traseiro) em desaceleração, tudo segundo o manual. Tem inclusive diferencial central blocante, que muda a relação anteriormente citada para 50x50 (dianteiro/traseiro) quando acionado (alavanca do 4x4 em HL). Outro detalhe é ter diferencial traseiro de deslizamento limitado (LSD – não é a droga tá), ou seja, quando uma roda patina transfere a força motriz para a outra que tem atrito com o chão.
Bom, até aí tudo bem, negócio é com relação ao eixo dianteiro, este também teria o mesmo sistema de deslizamento limitado (LSD) que transfere a tração de uma roda para outra caso uma comece a deslizar livremente? Vejamos uma situação de atoleiro: Estando a VT com o diferencial central bloqueado (alavanca 4x4 em HL) ou com reduzida ligada (alavanca 4x4 em LL) – note-se que nestas duas situações o diferencial central sempre estará bloqueado --, as rodas do eixo dianteiro estariam bloqueadas com 50% de força distribuídas entre elas ou não? Entendo que se isso não ocorrer o veículo, apesar de ser um 4x4, poderá não sair do lugar visto que a energia de deslocamento do eixo dianteiro está perdida naquela roda que gira livremente sem contato com o solo.
Ou seja, o possante 4x4 passou a ser um mero veículo 4x2, já que toda sua força de movimento estará no eixo traseiro que, apesar de ter tração balanceada entre as suas duas rodas (LSD), este por se só não terá condições de mover o veículo e tirá-lo da situação hipotética que se encontra. É isso mesmo???
Esta dúvida não consegui esclarecer, nem lendo o manual, nem tampouco em questionamento junto a mecânicos e até o chefe da oficina da autorizada Toyota. Pelo visto terei que fazer o teste in loco, mas antes quero saber a opinião de quem entende do assunto.
Agradeço quem puder esclarecer essa sopa de letrinhas que me meti.
Abraços.
Juarez
homerohermida
24/07/2014, 19:18
Não há nenhum tipo de bloqueio do diferencial dianteiro. Se uma roda patinar, acontecerá exatamente o que você imagina! Salvo se tiver algum sistema eletrônico que desconheço...
Juarez,
A SW4 nao tem o mesmo controle de traçao da Hilux srv top? Pelo que me lembro esse controle substitui o LSD!
Mas ainda assim ficaria a duvida quanto ao eixo dianteiro.
Abraço!
guilhermeabreu
24/07/2014, 23:32
JUAREZ
Bom a 1ª dívida já foi respondida , o eixo dianteiro não tem LSD com isto nesta situaçõo que vc falou se uma roda dianteira estiver pendurada e/ou patinando , no eixo dianteiro não terá tração pois uma roda esta presa ao chão e aoutra patinando sem força alguma de deslocamento .
E qdo vc cita :
"Ou seja, o possante 4x4 passou a ser um mero veículo 4x2, já que toda sua força de movimento estará no eixo traseiro que, apesar de ter tração balanceada entre as suas duas rodas (LSD), este por se só não terá condições de mover o veículo e tirá-lo da situação hipotética que se encontra. É isso mesmo???
"
É isto mesmo , o POSSANTE 4x4 vai ficar com uma roda dianteira patinando e uma parada e no eixo traseiro tb ficará com uma roda patinando e outra parada e o CARRÃO 4X4 FICARÁ ATOLADO , pois tive uma SW4 93 com bloqueio mo eixo traseiro LSD e NUNCA VÍ A AÇÃO DELE , ou seja vc NÃO TERÁ UM CARRO 4X2 E SIM UM CARO 4X0 pois as duas rodas que estão patinando não serve para nada .
Melhor dizendo : BLOQUEIO que funciona SÓ O 100% , aí sim vc terá as duas rodas do mesmo eixo tracionando não importando em que situação vc esteja , aí sim neste caso vc terá um carro em 4x2 .
Só para ilustrar , fui pescar uma vez e fomos em 4 carros 3 jipes e u GURGEL , tinha atoeliro para tudo qto é lado e dos 4 carros o ÚNICO que não ficou atolado foi o GURGEM simplesmente pq ele funciona em 4x1 , ou seja ele é 4x2 e os jipes 4x4 , mas qdo atolaram os jipes ficaram em 4x0 POIS UMA RODA DA FRENTE E UM RODA TRASEIRA PATINAVA E OS JIPES ATOLARAM , e o GURGEL sendo 4x2 e qdo atolou o cara puxou o freio de mão da roda que estava patinando e a roda que estava parada no local firme com atrito passou a girar e o GURGEL saiu sozinho e ainda ajudou a tirar os jipes do atoleiro , FICAMOS TODOS DE BOCA ABERTA COM A CAPACIDADE DE TRANSPOR ATOLEIRO DO " SIMPLES " GURGEL .
Juarez Pontes
24/07/2014, 23:36
Não há nenhum tipo de bloqueio do diferencial dianteiro. Se uma roda patinar, acontecerá exatamente o que você imagina! Salvo se tiver algum sistema eletrônico que desconheço...
Valeu homerohermida, sua confirmação fechou a questão que eu já temia ser.
Juarez,
A SW4 nao tem o mesmo controle de traçao da Hilux srv top? Pelo que me lembro esse controle substitui o LSD!
Mas ainda assim ficaria a duvida quanto ao eixo dianteiro.
Abraço!
Leodbc, entendo que a Hilux SRV tem todos os sistemas de tração e segurança da SW4 SRV, exceto quanto a tração integral e bloqueio de diferencial central, exclusivos da SW4. No mais creio ser tudo igual, inclusive quanto ao eixo traseiro com deslizamento limitado, o LSD. Infelizmente, como bem colocou homerohermida, o eixo dianteiro de ambos os modelos não dispõe de nenhum sistema do bloqueio de rodas, uma pena. Mas vamos aguardar também outros comentários, vai que surge alguma novidade...
Juarez Pontes
25/07/2014, 00:00
JUAREZ
Bom a 1ª dívida já foi respondida , o eixo dianteiro não tem LSD com isto nesta situaçõo que vc falou se uma roda dianteira estiver pendurada e/ou patinando , no eixo dianteiro não terá tração pois uma roda esta presa ao chão e aoutra patinando sem força alguma de deslocamento .
E qdo vc cita :
"Ou seja, o possante 4x4 passou a ser um mero veículo 4x2, já que toda sua força de movimento estará no eixo traseiro que, apesar de ter tração balanceada entre as suas duas rodas (LSD), este por se só não terá condições de mover o veículo e tirá-lo da situação hipotética que se encontra. É isso mesmo???
"
É isto mesmo , o POSSANTE 4x4 vai ficar com uma roda dianteira patinando e uma parada e no eixo traseiro tb ficará com uma roda patinando e outra parada e o CARRÃO 4X4 FICARÁ ATOLADO , pois tive uma SW4 93 com bloqueio mo eixo traseiro LSD e NUNCA VÍ A AÇÃO DELE , ou seja vc NÃO TERÁ UM CARRO 4X2 E SIM UM CARO 4X0 pois as duas rodas que estão patinando não serve para nada .
Melhor dizendo : BLOQUEIO que funciona SÓ O 100% , aí sim vc terá as duas rodas do mesmo eixo tracionando não importando em que situação vc esteja , aí sim neste caso vc terá um carro em 4x2 .
Só para ilustrar , fui pescar uma vez e fomos em 4 carros 3 jipes e u GURGEL , tinha atoeliro para tudo qto é lado e dos 4 carros o ÚNICO que não ficou atolado foi o GURGEM simplesmente pq ele funciona em 4x1 , ou seja ele é 4x2 e os jipes 4x4 , mas qdo atolaram os jipes ficaram em 4x0 POIS UMA RODA DA FRENTE E UM RODA TRASEIRA PATINAVA E OS JIPES ATOLARAM , e o GURGEL sendo 4x2 e qdo atolou o cara puxou o freio de mão da roda que estava patinando e a roda que estava parada no local firme com atrito passou a girar e o GURGEL saiu sozinho e ainda ajudou a tirar os jipes do atoleiro , FICAMOS TODOS DE BOCA ABERTA COM A CAPACIDADE DE TRANSPOR ATOLEIRO DO " SIMPLES " GURGEL .
Pôxa guilhermeabreu, com essa vc matou a pau!
Não era a resposta que espera ler, mas inconteste é a realidade. Rsrsrsr.
Hoje conheço o sistema de freio de mão dos “Gurgel”, mas na minha época não conseguia entender o que significava aqueles cabos de aço, um de cada lado da alavanca do freio de mão, com aqueles parafusos de regulagem... Como vinha de uma geração de bicicletas e motos com ajustes de regulagem de freio e embreagem nos próprios cabos, achava que aquilo nada mais era que formas de regulagem também. Santa ignorância...
A propósito, caso quisesse melhorar isso tudo existem os tais bloqueios de diferencial 100% que possam ser instalados adaptados nos eixos da SW4? Lembro de ter lido algo desse tipo para o Defender e Troller.
Valeu pela resposta e exemplo.
Abs
Sim existem várias marcas de,bloqueio 100% tanto de eixo dianteiro quanto traseiro, para off road pesado com tantos bloqueios eu usaria um jipe, minha opinião é claro!
Juarez Pontes
25/07/2014, 10:52
Pois é HERICK.
Também concordo com vc, mas é bom saber da existência de tais dispositivos. Ademais pra se usar todos os recursos disponíveis off-road, melhor estar com carro preparado para tal, e consequentemente não ter pena de usá-lo à exaustão.
Realmente o velho e imbatível Jeep seria o mais adequado para incursões médias/pesadas no Off-Road, inclusive pela sua facilidade de customização de equipamentos e acessórios, sem falar no seu custo mais acessível.
Valeu amigo.
Abs
guilhermeabreu
26/07/2014, 13:05
Pôxa guilhermeabreu, com essa vc matou a pau!
Não era a resposta que espera ler, mas inconteste é a realidade. Rsrsrsr.
Hoje conheço o sistema de freio de mão dos “Gurgel”, mas na minha época não conseguia entender o que significava aqueles cabos de aço, um de cada lado da alavanca do freio de mão, com aqueles parafusos de regulagem... Como vinha de uma geração de bicicletas e motos com ajustes de regulagem de freio e embreagem nos próprios cabos, achava que aquilo nada mais era que formas de regulagem também. Santa ignorância...
A propósito, caso quisesse melhorar isso tudo existem os tais bloqueios de diferencial 100% que possam ser instalados adaptados nos eixos da SW4? Lembro de ter lido algo desse tipo para o Defender e Troller.
Abs
JUAREZ
Qdo vc pergunta :
Resposta :
Sim como o HERICK respondeu , os melhores são os Americanos , e os melhores são aqueles que vc só aciona o bloqueio 100% em casos de nescessidades e depois que vc sai do sufoco vc desliga e o carro volta a funcionar normal .
A configuração ideal é a do G-Klasse, que no mundo todo tem, mas no Brasil quando tinha custava uma montanha de dinheiro. Três diferenciais bloqueáveis 100%.
A ARB, da Austrália, fabrica modelos de bloqueio pneumático 100% para a SW4 (airlocker RD121) - a vantagem do ar comprimido é evitar a entrada de elementos estranhos no dispositivo de acionamento. Nos Eua, essa geração do utilitário da Toyota nunca existiu - o 4Runner atual é outro veículo, por isso encontrar o bloqueio lá é mais difícil. Em vários países o nome da SW4 é Fortuner, por isso, se estiver procurando lá fora, verifique com esse nome. Um dos maiores mercados é a Tailândia, aonde o SW4 tem esse outro nome - é o mesmo veículo. Deve-se considerar que aplicar o bloqueio 100% em um veículo com controle de tração é arriscado, pois um sistema interfere com o outro. - o ideal é consultar o fabricante do bloqueio a esse respeito.
A SW4 pode bloquear o diferencial central, que também está presente nas picapes Amarok. Estando uma das rodas dianteiras com pouca tração, é função do controle de tração acionar o freio e transferir o torque para a roda tracionada - fato é que o desempenho do sistema/software varia bastante entre os modelos. Um dos melhores sistemas de controle de tração é o da Subaru SAWD, usado nos crossovers da marca (a mecânica Subaru também é excelente). A Trailblazer possui controle de tração somente na traseira, portanto esse recurso não funciona na TB.
Juarez Pontes
29/07/2014, 00:49
Valeu AndréF.
Grato pelas explicações, foram bastante esclarecedoras.
Abs
Pois é HERICK.
Também concordo com vc, mas é bom saber da existência de tais dispositivos. Ademais pra se usar todos os recursos disponíveis off-road, melhor estar com carro preparado para tal, e consequentemente não ter pena de usá-lo à exaustão.
Realmente o velho e imbatível Jeep seria o mais adequado para incursões médias/pesadas no Off-Road, inclusive pela sua facilidade de customização de equipamentos e acessórios, sem falar no seu custo mais acessível.
Valeu amigo.
Abs
Posta umas fotos da Nave pra ficarmos babando hehehe, estamos juntos! Um forte abraço.
mvcmartins
29/07/2014, 06:10
E o controle de tração não serve pra nada?ele serve justamente para evitar que a roda sem atrito gire usando o freio,ai entraria o LSD transferindo a tração para a roda com atrito,ou então os engenheiros que o criaram seriam idiotas pois esta é sua função.
Aliás isso é tudo no campo das hipóteses pois eu nao teria coragem de botar um carrinho deste zerinho na lama.
E o controle de tração não serve pra nada?ele serve justamente para evitar que a roda sem atrito gire usando o freio,ai entraria o LSD transferindo a tração para a roda com atrito,ou então os engenheiros que o criaram seriam idiotas pois esta é sua função.
Aliás isso é tudo no campo das hipóteses pois eu nao teria coragem de botar um carrinho deste zerinho na lama.
Olá mvcmartins, concordo em parte. O LSD e o TCS (controle de tração) não são sistemas complementares - em geral, quando se tem o controle eletrônico, não se usa o LSD, pois ele anularia a ação do controle eletrônico.
O LSD (diferencial de deslizamento limitado) é um dispositivo mecânico, que atua de forma semelhante à uma embreagem, bloqueando o diferencial conforme aumenta a diferença de rotação entre as rodas. Duas coisas a considerar - certa diferença de rotação deve ser tolerada, pois ocorre normalmente em curvas. Segundo, se o controle de tração freia a a roda que estaria patinando, e isso sempre ocorreria antes do acionamento do LSD pois o TCS é mais preciso, o LSD tenderia a transferir todo o torque justamente para a roda que está bloqueada pelo freio, anulando o efeito pretendido.
Até existe LSD e controle de tração no mesmo eixo, mas isso é raro, precisa de adaptação específica.
Olá mvcmartins, concordo em parte. O LSD e o TCS (controle de tração) não são sistemas complementares - em geral, quando se tem o controle eletrônico, não se usa o LSD, pois ele anularia a ação do controle eletrônico.
E ai André! Foi justamente o que eu disse quando comentei que o controle de traçao substituia o LSD, no meu post anterior.
Por experiencia, na minha srv 2004 com LSD, o sistema só funcionava quando sentava o pé no acelerador, se pisava devagar, só uma roda girava, dai acabava cavocando e afundava, dai nao servia pra muita coisa.
Já na minha SRV 2013 com Controle de Traçao, logo que começa a patinar ela já trava essa roda e a camionete começa a andar de novo, muito melhor, ele atua bem rápido!
Abraço!
E ai André! Foi justamente o que eu disse quando comentei que o controle de traçao substituia o LSD, no meu post anterior...
Olá Leo! Tu já experimentou alguma situação como essa descrita pelo Juarez, com a viatura em X? Como funcionou o TCS da Toyota, nas rodas da frente?
Abraço!
mvcmartins
29/07/2014, 20:05
Não faz sentido o controle de tração anular o LSD.Entendo o raciocínio mas o sistema eletrônico freia e solta como o ABS e o LSD tende a transferir a tração para a roda com mais atrito.Na pratica o controle de tração e o LSD foram ambos concebidos para evitar o veiculo de atolar.Como vc mesmo disse o controle de tração é rapido e o LSD mecanico mas obviamente são calibrados para funcionarem no sentido de transferir o torque para as rodas com mais atrito.
Não faz sentido o controle de tração anular o LSD.Entendo o raciocínio mas o sistema eletrônico freia e solta como o ABS e o LSD tende a transferir a tração para a roda com mais atrito.Na pratica o controle de tração e o LSD foram ambos concebidos para evitar o veiculo de atolar.Como vc mesmo disse o controle de tração é rapido e o LSD mecanico mas obviamente são calibrados para funcionarem no sentido de transferir o torque para as rodas com mais atrito.
No momento em que o TCS aplicar o freio, a roda com maior atrito, do ponto de vista do diferencial, é justamente a que está sendo brecada pelo TCS, por isso que um sistema interfere no outro. Em geral, quando o TCS aplica o freio, é pressão total, o que faria o diferencial LSD a transferir todo o torque para essa mesma roda.
mvcmartins
29/07/2014, 22:23
No momento em que o TCS aplicar o freio, a roda com maior atrito, do ponto de vista do diferencial, é justamente a que está sendo brecada pelo TCS, por isso que um sistema interfere no outro. Em geral, quando o TCS aplica o freio, é pressão total, o que faria o diferencial LSD a transferir todo o torque para essa mesma roda.
Na verdade falei besteira.carro que tem controle de traçao nao tem LSD.li no site da toyota vc tem razao.
Olá Leo! Tu já experimentou alguma situação como essa descrita pelo Juarez, com a viatura em X? Como funcionou o TCS da Toyota, nas rodas da frente?
Abraço!
Bah André, eu só percebo o controle funcionando no 4x2, com 4x4 ela nem começa a patinar, já arranquei com o pé no fundo em areia fofa e estrada de chao batido com e sem chuva no 4x2, e ela sai tri na boa, bem rápido, e fiz o mesmo desligando o controle de traçao, ai sim tu sente que ela fica patinando, arranca bem devagar!
Acredito que esse controle e 4x2 deixaria ela bem proxima ao Gurgel citado, porque ela freia a roda que patina, neste vídeo da pra ter uma idéia de como o controle atua!
Abraço!
https://www.youtube.com/watch?v=D0WKuqpzerw
Guasca de Fora/RS
02/08/2014, 21:45
Saí de um Subaru Forester recentemente para uma sw4 diesel. Na Forester vi que era necessário desligar o controle de estabilidade e tração no off road. Funciona muito bem, por sinal. Na Sw4 é possível desligar um controle e o outro não. A minha dúvida é se devo desligar o controle de tração ou não na sw4 quando no off road. Esse comentário de que o sistema ajudaria a evitar que a força fosse enviada a roda no ar seria o contrário da Forester. Ali, se não desligasse o controle de tração simplesmente tirava todo motor quando a roda perdia tração. O que me dizem?
Saí de um Subaru Forester recentemente para uma sw4 diesel. Na Forester vi que era necessário desligar o controle de estabilidade e tração no off road. Funciona muito bem, por sinal. Na Sw4 é possível desligar um controle e o outro não. A minha dúvida é se devo desligar o controle de tração ou não na sw4 quando no off road. Esse comentário de que o sistema ajudaria a evitar que a força fosse enviada a roda no ar seria o contrário da Forester. Ali, se não desligasse o controle de tração simplesmente tirava todo motor quando a roda perdia tração. O que me dizem?
O vídeo abaixo explica bem o que acontece no Subaru. O sistema SAWD da Subaru consegue transferir torque igual para as quatro rodas, algo muito difícil de se conseguir em outros veículos, e em várias situações fora de estrada, é necessário que as rodas girem para se conseguir alcançar terreno mais firme e melhor tração - nesses casos, no Subaru, é melhor desligar o TCS.
Outra situação, como mostra no vídeo, é quando um dos eixos está praticamente sem tração - nesse caso, o controle de tração não ajuda muito, é melhor desligar e bloquear o diferencial central, recurso disponível nos Forester de câmbio manual.
Alguns controles de tração possuem mais recursos para o fora de estrada - ou seja, mesmo para velocidades abaixo de 20Km/h é melhor usar o controle de tração - o Land Cruiser e o Range Rover possuem esses sistemas. Na SW4, se estiver com ambas as rodas de um mesmo eixo sem tração, desligue o TCS - em outras situações, provavelmente seja melhor deixar ligado.
https://www.youtube.com/watch?v=mryGnENTsoI
Saí de um Subaru Forester recentemente para uma sw4 diesel. ...
Com mil perdões ao criador do tópico, e sem querer disvirtuar o tópico, relativamente ao Subaru Forester, tal como SW4, só vejo gente falar maravilhas do veículo. E isso não é só aqui neste Site 4x4 não. Entretanto, falam extremamente mal da CAOA, que cuida dessa marca aqui no Brasil. Apenas por curiosidade, que mal lhe pergunte, por que o amigo Guasca de Fora deixou a Subaru Forester para entrar numa SW4?. Por favor, não leve a mal a pergunta. É que eu estou à procura de meu primeiro veículo 4x4 e curto simpatia por ambos os veículos. Entretanto, descartei o Forester de minhas intenções de aquisição porque fiquei horrorizado com o que falam da assistência aqui no Brasil, principalmente com relação à CAOA.
Guasca de Fora/RS
03/08/2014, 21:37
Com mil perdões ao criador do tópico, e sem querer disvirtuar o tópico, relativamente ao Subaru Forester, tal como SW4, só vejo gente falar maravilhas do veículo. E isso não é só aqui neste Site 4x4 não. Entretanto, falam extremamente mal da CAOA, que cuida dessa marca aqui no Brasil. Apenas por curiosidade, que mal lhe pergunte, por que o amigo Guasca de Fora deixou a Subaru Forester para entrar numa SW4?. Por favor, não leve a mal a pergunta. É que eu estou à procura de meu primeiro veículo 4x4 e curto simpatia por ambos os veículos. Entretanto, descartei o Forester de minhas intenções de aquisição porque fiquei horrorizado com o que falam da assistência aqui no Brasil, principalmente com relação à CAOA.
É exatamente isso. O Subaru é o melhor carro que eu já tive. Mas a CAOA mete medo porque se der algum problema, a assistência não traz segurança. Desde que eu comprei o meu só vi fecharem as poucas concessionárias. Aí achei melhor negociar. A decisão pela sw4, apesar do preço ser estupidamente caro, foi porque o carro é confiável e o pós venda e a revenda são muito mais estáveis do que a Subaru.
Fosse por mim, teria dois Subarus em casa, mas só volto pra marca se a própria Subaru assumir a operação no Brasil.
E obrigado pela explicação sobre a Sw4 e seu sistema de controle de tração. Uma hora vou testar antes de me meter em confusão. Com a Forester fiz alguns testes e peguei confiança. O SAWD é muito bom mesmo.
É exatamente isso. O Subaru é o melhor carro que eu já tive. Mas a CAOA mete medo porque se der algum problema, a assistência não traz segurança. Desde que eu comprei o meu só vi fecharem as poucas concessionárias. Aí achei melhor negociar. A decisão pela sw4, apesar do preço ser estupidamente caro, foi porque o carro é confiável e o pós venda e a revenda são muito mais estáveis do que a Subaru.
Fosse por mim, teria dois Subarus em casa, mas só volto pra marca se a própria Subaru assumir a operação no Brasil.
...
Grato ao amigo pela gentileza em sair um pouco fora do assunto do tópico e compartilhar a sua experiência com o Subaru.
Abs
Amigos do fórum. Estou ressuscitando esse tópico pois preciso de ajuda.
Tenho uma SW4 diesel 11/12 automática de 4 marchas, com controle de estabilidade (não sei se todas têm).
Estou pesquisando há dias, mas não acho qual o modelo do bloqueio ARB serve para os diferenciais dianteiro e traseiro. Vi que um amigo postou que o dianteiro seria o Airlocker RD 121. Alguém saberia dizer qual é o do eixo traseiro? Alguém por acaso já colocou?
Obrigado.
Juarez Pontes
06/11/2016, 15:14
Desculpa amigo, não sei informar. Espero que encontre resposta para sua dúvida. Com certeza encontrará em outros tópicos desse Fórum.
Guasca de Fora/RS
10/09/2017, 13:16
Ontem eu me meti num atoleiro daqueles de barro de beira de sanga. Com uns pedaços de madeira fui conseguindo calçar os pneus, mas o que me chamou a atenção foi que a sw4 reagiu melhor só com o bloqueio do diferencial central, sem colocar a reduzida.
Rafael Brito
03/01/2023, 07:23
Bom dia a todos!
Recentemente comprei uma sw4 2014, e estou apaixonado pelo veículo. Usei ele para fazer um off-road na praia, com o 4x4 ligado.
Acontece que fui ler a respeito para saber as características do veículo e a forma correta de usar o 4x4, mas tive dificuldade por que cada site fala uma coisa... Se alguém puder, gostaria de tirar umas dúvidas básicas, por favor:
1 - O sistema de tração dela é integral, funcionando 4x4 o tempo todo, e o modo 4H aciona apenas o bloqueio do diferencial, ou ela é 4x2 e o 4H aciona o 4X4 com bloqueio?
2 - Li um pouco sobre esta camionete ter diferencial central, o que permitiria usar ela no 4H ligado mesmo em asfalto, sem que isso cause a torção no eixo... Posso ou não usar ela em 4H no asfalto? Sei que o ideal é que pelo menos o asfalto esteja molhado... mas fiquei em dúvida por ter que andar os 16 km com o 4H acionado todo mês (algo que acho que o dono anterior nunca deve ter feito).
3 - o 4H tem velocidade maxima para ser usado? Li em alguns lugares falando para usar até 60 km/h, outros falando que não tem velocidade maxima, desde que esteja no piso correto.
4 - qual a velocidade maxima com a tração reduzida 4L?
Agradeço a todos pelas orientações!
Estou começando agora no mundo off-road, e estou apaixonado! Hahaha
Fazeoque
03/01/2023, 14:08
Bom dia a todos!
Recentemente comprei uma sw4 2014, e estou apaixonado pelo veículo. Usei ele para fazer um off-road na praia, com o 4x4 ligado.
Acontece que fui ler a respeito para saber as características do veículo e a forma correta de usar o 4x4, mas tive dificuldade por que cada site fala uma coisa... Se alguém puder, gostaria de tirar umas dúvidas básicas, por favor:
1 - O sistema de tração dela é integral, funcionando 4x4 o tempo todo, e o modo 4H aciona apenas o bloqueio do diferencial, ou ela é 4x2 e o 4H aciona o 4X4 com bloqueio?
sim, integral, funciona com 70% atras e 30% a frente o tempo todo, alavanca tração, toda para tras
2 - Li um pouco sobre esta camionete ter diferencial central, o que permitiria usar ela no 4H ligado mesmo em asfalto, sem que isso cause a torção no eixo... Posso ou não usar ela em 4H no asfalto? Sei que o ideal é que pelo menos o asfalto esteja molhado... mas fiquei em dúvida por ter que andar os 16 km com o 4H acionado todo mês (algo que acho que o dono anterior nunca deve ter feito).
tem diferencial central sim, esta sempre com tração nas 4 com dito acima
3 - o 4H tem velocidade maxima para ser usado? Li em alguns lugares falando para usar até 60 km/h, outros falando que não tem velocidade maxima, desde que esteja no piso correto.
alavanca de tracao em 4h é 50% em cada eixo, pode ser usada ate 100km/h
4 - qual a velocidade maxima com a tração reduzida 4L?
reduzida pode usar até 40 km/h
Agradeço a todos pelas orientações!
Estou começando agora no mundo off-road, e estou apaixonado! Hahaha
resumindo a tração da sw4 ate 2015, alavanca toda para tras, uso normal (tracão 70/30)
alavanca em 4h (50/50)
alavanca em 4l (reduzida)
espero ter ajudado
abraçao