PDA

Ver Versão Completa : Tração 4x4



Marcelo Inventando moda
24/07/2014, 13:51
Gente, sou novo no 4x4 e comprei uma chevrolet tracker 4x4. carro inteirinho muito novo 2008.me impolguei e liguei a tração no asfalto e andei com ele tracionado, parecia trator. Porem quando voltei pra 4x2 ele não voltou ficou tracionado. Tem alguma dica ou truque, não sei o que fiz mas ele voltou 4x2 ,agora fico com medo de acontecer isso de novo e nem mexo na tração. Me parece que eu desliguei o carro e estacinei com ré aí que voltou ao normal, mas alguem tem uma explicação????? Abraço.

João Muraro
24/07/2014, 18:12
Gente, sou novo no 4x4 e comprei uma chevrolet tracker 4x4. carro inteirinho muito novo 2008.me impolguei e liguei a tração no asfalto e andei com ele tracionado, parecia trator. Porem quando voltei pra 4x2 ele não voltou ficou tracionado. Tem alguma dica ou truque, não sei o que fiz mas ele voltou 4x2 ,agora fico com medo de acontecer isso de novo e nem mexo na tração. Me parece que eu desliguei o carro e estacinei com ré aí que voltou ao normal, mas alguem tem uma explicação????? Abraço.

Boa noite Marcelo,

Não pode acionar a tração da tracker nem por sonho no asfalto, só em pisos com pouca aderência como barro e areia. Idem para a redução, contudo com o carro completamente parado e com as rodas retas. Leia o manual com atenção que tem todas as recomendações de como utilizar a tração e redução.
Com relação ao desengate da 4x4 para a 4x2 não estar funcionando corretamente, verifique se os pneus dianteiros são os mesmo dos traseiros. Caso exista diferenças de tamanho e modelo, pode ocasionar isso. Aí só dando uma pequena ré para desengatar a tração. Caso não tenha algum amigo que tenha carro com tração nas 4 para dirimir as dúvidas e verificações de funcionamento, recomendo procurar algum mecânico experiente para verificar se causou algum dano no sistema por ter andado tracionado no asfalto.

Abraço,
João

Marcelo Inventando moda
28/07/2014, 11:09
Bom Dia João
Agradeço e verifiquei os pneus dianteiros são de modelo diferente dos traseiros, porem a mesma medida. Abraços!!

WOT
29/07/2014, 07:56
Em relação à tração no asfalto, não é recomendado devido ao carro não ter diferencial central.
Ou seja, em determinadas situações (curvas principalmente) as rodas giram em velocidades diferentes. Existe o diferencial no eixo dianteiro e no traseiro pra compensar a diferença das rodas direitas para as esquerdas, mas não existe nada que equilibre a diferença de rotação do eixo dianteiro pro traseiro. Por isso só se usa em terrenos de baixa aderência, pois o conjunto pode patinar levemente e não corre o risco de quebrar nada.

Em relação a engatar e desengatar a tração, é normal em carros com roda livre automática que se precise dar uma pequena ré pra desengatar totalmente a 4x4. Da próxima vez, assim que desengatar o 4x4 engate a ré e ande alguns metros pra desengatar a roda livre.

Marcelo Inventando moda
30/07/2014, 09:28
Realmente fui na roça esse final de semana e fiz o teste, andei na estrada de terra de 4x4 e depois que coloquei 4x2 dei uma rézinha e normal, voltou. Estou muito satisfeito com o carro:safari-rig:

João Muraro
31/07/2014, 10:12
Realmente fui na roça esse final de semana e fiz o teste, andei na estrada de terra de 4x4 e depois que coloquei 4x2 dei uma rézinha e normal, voltou. Estou muito satisfeito com o carro:safari-rig:

Assim que comprei minha tracker, a mesma estava com os 4 pneus com a mesma medida, contudo com desenhos diferentes na traseira e dianteira. Fui alertado por uma amigo que poderia ocorrer a necessidade de dar marcha ré para desconexão da tração. Contudo quando troquei os 4 pneus, instalei todos iguais e a necessidade de dar a marcha ré para para desconectar a tração acabou.

Marcelo Inventando moda
31/07/2014, 10:29
Assim que comprei minha tracker, a mesma estava com os 4 pneus com a mesma medida, contudo com desenhos diferentes na traseira e dianteira. Fui alertado por uma amigo que poderia ocorrer a necessidade de dar marcha ré para desconexão da tração. Contudo quando troquei os 4 pneus, instalei todos iguais e a necessidade de dar a marcha ré para para desconectar a tração acabou.

Agradeço nobre colega pela informação , Abç.