Ver Versão Completa : Molas +3" nacional, qual?
Carolino
22/07/2014, 23:02
Pessoal, preciso trocar minha molas, estou amortecedores da ranger, 69 cm olhal a olhal, achei molas na WB4x4 e na garage4x4 com 3" a mais, alguém tem delas, preciso de informações pra saber qual comprar, estou em duvida.
QUal e a melhor?
Obrigado a todos desde ja.
Paulo Fogaça
23/07/2014, 17:53
Carolino, boa tarde
Eu coloquei molas da Rota 4x4 e ficou muito bom. Ligue lá e fale com o Igor ou Felipe.
Sds
Pessoal, preciso trocar minha molas, estou amortecedores da ranger, 69 cm olhal a olhal, achei molas na WB4x4 e na garage4x4 com 3" a mais, alguém tem delas, preciso de informações pra saber qual comprar, estou em duvida.
QUal e a melhor?
Obrigado a todos desde ja.
Carolino
23/07/2014, 20:57
Carolino, boa tarde
Eu coloquei molas da Rota 4x4 e ficou muito bom. Ligue lá e fale com o Igor ou Felipe.
Sds
Paulo, boa noite!
Vc montou com quais amortecedores, ficou firme, me da um "bizu" por favor.
Abs e obrigado!
Eu usei as da rota também, com amortecedores Bilstein 5125 com 3" a mais de curso.
O carro ficou um tanto mole, muito confortável, mas um pouco instável e perigoso.
Em frenagens fortes, ele começou a travar as rodas traseiras, sendo necessário readaptar a válvula do freio traseiro (aquela que fica no eixo, que "mede o peso do carro" para controlar o freio traseiro).
Todas as mangueiras de freio tiveram que ser redimensionadas.
O cabo do freio de mão também necessitava ser alongado, mas pela dificuldade eu não fiz.
Era ele quem limitava o curso da minha suspensão.
Seguem algumas fotos, nelas você pode ver o eixo sendo "segurado" pelas mangueiras de freio e o cabo do freio de mão:
https://imagizer.imageshack.us/v2/840x630q90/402/ljt7.jpg
https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/812/aydt.jpg
https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/407/2as.jpg
https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/819/qoeo.jpg
https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/221/l1wk.jpg
Carolino
24/07/2014, 19:04
Abreu, e vc continua com elas?
Abreu, e vc continua com elas?
Não, já desmontei tudo.
Carolino
24/07/2014, 22:39
Não, já desmontei tudo.
Ok, obrigado.
Eu to achando a bunda do meu muito mole, num ta legal não....
Vou ver se compro essas molas entao.
Acho que foi na WB4x4 que o vendedor me falou que a mola tem fio de 17mm, sera que todas as de +3" são assim?
Num fica duro demais nao?
Abs
ABs e obrigado.
Carolino
25/07/2014, 12:45
As da Rota4x4 tem 15,8 mm de fio, acabei de conversar com o Alan, mas meus amortecedores são da Ranger TuboGas Gofap, qual mola vcs acham mais adequadas aos amortecedores, as de 17mm da WB4x4 com 15.8mm de fio?
andres-tavares
25/07/2014, 13:38
A espessura do fio eh o fator mais importante. Porem o numero de espiras da mola tambem eh critico na hora de calcular a rigidez da mola.
Fabio_Roberto
25/07/2014, 14:26
A espessura do fio eh o fator mais importante. Porem o numero de espiras da mola tambem eh critico na hora de calcular a rigidez da mola.
O importante não é o diâmetro utilizado no fio, mas sim o K da mola, que é a constante elástica, que determina sua rigidez, quanto maior for seu k maior a dureza. Esse K depende do material utilizado, dimesional da mola, fabricação e etc..
Sandrãobh
25/07/2014, 15:42
O importante não é o diâmetro utilizado no fio, mas sim o K da mola, que é a constante elástica, que determina sua rigidez, quanto maior for seu k maior a dureza. Esse K depende do material utilizado, dimesional da mola, fabricação e etc..
Xiiiii Carolino, agora Komplicou mais ainda!!!! rsrsrsrs....
abç.
Martin427
25/07/2014, 17:01
Alguém sabe quanto custam as molas originais na concessionária?
Abraço,
Martin
Pedro Rocha
26/07/2014, 15:47
Alguém sabe quanto custam as molas originais na concessionária?
Abraço,
Martin
Aqui (Trilha NE) aproximadamente 480,00 à vista (com desconto) as traseiras. Comprei da fabrini na tor off road por R$280,00. Segundo o setor de peças as originais vendidas na css são de fabricação da própria troller.
Meu lift era 3" mas como já foi citado em outros tópicos com esse lift tem que fazer correção nos links e panhard ou alinhamento técnico (pra compensar em parte a perda de estabilidade direcional).
Fiz alinhamento técnico mas mesmo assim com o centro de gravidade lá em cima a estabilidade ficou comprometida, mesmo com os rancho na regulagem 5 na diant. e 7 na traseira, por outro lado o carro ficou bem mais confortável, para quem andou de landau ou nas primeiras ranger importadas (de cabine estendida) a sensação era parecida, tipo barca americana, com muita flutuação, sem falar que agravava o bumpster já característico do troller.
então já vinha a tempos pensando reduzir o lift e virou quase uma necessidade pois comecei a pegar estrada com mais frequência.
As opções em vista eram as importadas, mas não tava afim de gastar R$2000 de molas, ou comprar as nacionais e trocar 6 por meia dúzia, pois já tinha visto relatos de molas anunciadas como 2" e q quando montadas davam mais do que isso de lift
então depois de pesquisar bastante montei minha receita:
dianteiras - originais da traseira do troller, 42 cm fio 14 mm e 8 elos
traseiras - usei as que estavam na diant. que eram as com 3" da rota ,+ou- 44 cm, 15,8mm (16mm com paquimetro de 1,99) e 9 elos
resultado nas fotos
gastei como eu disse 280,00 nas diant e 300,00 nas que estão na traseira que eram as dianteiras do conjunto comprado na rota4x4 (kit 3" a mais que paguei 600,00 na época)
Tô muito satisfeito, o carro tá muuuito mais na mão, perdeu aquela flutuação de barca, ficou mais duro em relaçao ao que era, mas nada que comprometa já que era macio até demais...
acho que esteticamente tb ficou melhor, principalmente a distância dos pneus pra caixa de roda, a traseira tb ficou levemente mais alta
seguem as fotos de parte da montagem e do resultado final nos posts seguintes
foto 1 - mola da esquerda original do kit da rota4x4 com 3" a mais usada na dianteira (foi montada na traseira), mola da direita original da traseira do troller montada na diant.
foto 2 - montagem
Pedro Rocha
26/07/2014, 16:01
alguns detalhes...
comprei os batentes maiores da tor off road, mas depois de montados vi que a suspensão ia ficar praticamente sem curso pra cima, então desmontei e montei com os batentes originais mesmo. Esses batentes provavelmente só servem pra quem tiver 3" de lift (pois tem 5 cm a mais que os originais) e pneu 37. Inclusive se alguém quiser to vendendo por 28 cada (na tor 38) já com os prisioneiros (os da tor vem sem).
o curso dos amortecedores tb ficou mais condizente com o curso da suspensão. Na foto a suspensão tá toda aberta (bieletas desmontadas)e o amortecedore tb todo aberto, mesmo assim o curso do amortecedor ainda é pouca coisa menor. Lembrando que esses amortecedores são os com final 112 (senão me engano o equivalente hoje é o 118, 112 saiu de linha), que são aproximadamente 1,7" maiores que os com final 350 indicados para trollers com suspa original.
Pedro Rocha
26/07/2014, 16:04
molas originais traseiras montadas na dianteira
desculpem, mas fiquei com preguiça de rotacionar a foto....
Pedro Rocha
26/07/2014, 16:27
resultado final
com o carro no macaco da pra ver que as "originais" traseiras do troller que estão na diant são um pouco mais elásticas que as que "estão" na traseira (originais diant. do kit da rota 4x4 com 3" a mais)
A estabilidade do carro na estrada realmente é outra, tá muito melhor, bem menos cansativo! O curso tá um pouco melhor que o original, esteticamente bem mais harmonioso, e a outra vantagem vai ser no futuro com relação a reposição das molas, já que são nacionais.
Espero que as informações possam facilitar no processo de escolha das molas para os companheiros que pretendem fazer sl.
Abs.
Carolino
21/08/2014, 22:10
Comprei as molas da ROTA 4x4, ja montei, mais as molas deixaram meu 2008 com a bunda caída, ficou feio demais da conta, as dianteiras 44 cm e traseiras 46, a diferença e muito pouca ne, precisava ser de umas 2".
As molas da dianteira tiveram que ser esmeriladas no primeiro elo, não entram no prato, a diferença e bem grandinha, disse meu mecanico que gastou 1 hora so pra fazer isso.
O carro ficou alto como esperado na frente, mais a traseira ficou ruim demais da conta.
Alguem ja teve esse problema com essas molas?
Obrigado.
Carolino
21/08/2014, 22:17
Nao sei porque, mais as fotos que tiro no Iphone 5, sempre saem tortas quando envio como arquivo, no meu MACBOOK abre perfeito, alguém sabe porque?
Paulo Fogaça
21/08/2014, 22:26
Carolino, boa noite
Não esqueci de te passar as medidas, estou pegando no fim de semana o Troller e te passo, ok?
Abraços!
Nao sei porque, mais as fotos que tiro no Iphone 5, sempre saem tortas quando envio como arquivo, no meu MACBOOK abre perfeito, alguém sabe porque?
Carolino
21/08/2014, 22:30
Carolino, boa noite
Não esqueci de te passar as medidas, estou pegando no fim de semana o Troller e te passo, ok?
Abraços!
Paulo,
Agradeco muito!
Abs
homerohermida
21/08/2014, 22:48
Eu só tiro fotos em landscape com o meu iPhone 4 pois se tirar em portrait, fica torta como a sua ao colocar aqui no fórum.
Carolino
21/08/2014, 22:58
Eu só tiro fotos em landscape com o meu iPhone 4 pois se tirar em portrait, fica torta como a sua ao colocar aqui no fórum.
e o que que e isso homi do ceu????? hehehe
homerohermida
22/08/2014, 00:07
e o que que e isso homi do ceu????? hehehe
Celular deitado (paisagem ou landscape) ou em pé (retrato ou portrait).
Carolino
22/08/2014, 00:17
Celular deitado (paisagem ou landscape) ou em pé (retrato ou portrait).
Humm, nao sabia disso, muito obrigado pela dica.
Abs.
Renan Gustavo
27/08/2014, 14:53
Eu usei as da rota também, com amortecedores Bilstein 5125 com 3" a mais de curso.
O carro ficou um tanto mole, muito confortável, mas um pouco instável e perigoso.
Em frenagens fortes, ele começou a travar as rodas traseiras, sendo necessário readaptar a válvula do freio traseiro (aquela que fica no eixo, que "mede o peso do carro" para controlar o freio traseiro).
Todas as mangueiras de freio tiveram que ser redimensionadas.
O cabo do freio de mão também necessitava ser alongado, mas pela dificuldade eu não fiz.
Era ele quem limitava o curso da minha suspensão.
Seguem algumas fotos, nelas você pode ver o eixo sendo "segurado" pelas mangueiras de freio e o cabo do freio de mão:
Abreu
Qual foi sua impressão sobre os Bilstein? Não deixaram seu carro muito duro?
Martin427
28/08/2014, 10:15
Aqui (Trilha NE) aproximadamente 480,00 à vista (com desconto) as traseiras. Comprei da fabrini na tor off road por R$280,00. Segundo o setor de peças as originais vendidas na css são de fabricação da própria troller.
Thanks!!!
Sobre os amortecedores diferentes...
Eu vejo muita gente colocar amortecedores Rancho, Billstein, etc. Essas mesmas pessoas, na sequência, postam duas coisas no fórum:
1 - "O carro ficou MUITO MAIS CONFORTÁVEL!!!"
2 - "Não sei mais o que fazer, meu carro trava primeiro as rodas traseiras quando freio".
Atentem-se para o fato que amortecedores e molas mais macios aumentam a transferência de peso na frenagem e consequentemente, podem fazer a traseira travar antes da dianteira.
Tem sempre que pensar no uso do carro antes... Eu tenho pneus 33' e rodas Tuff com offset negativo; não pega em nada.
Eu tenho uma tentação do caralh* de levantar o carro 1 ou 2 polegadas. Já pesquisei, vi as receitas e tudo mais. Mas no final sempre penso que não preciso disso por que uso 90% em asfalto (chego a fazer 5000 km por mes) e os outros 10%, em trilhas que uma Mit TR4 passaria, dai desisto.
abraço,
Martin
Sandrãobh
28/08/2014, 11:40
Thanks!!!
Sobre os amortecedores diferentes...
Eu vejo muita gente colocar amortecedores Rancho, Billstein, etc. Essas mesmas pessoas, na sequência, postam duas coisas no fórum:
1 - "O carro ficou MUITO MAIS CONFORTÁVEL!!!"
2 - "Não sei mais o que fazer, meu carro trava primeiro as rodas traseiras quando freio".
Atentem-se para o fato que amortecedores e molas mais macios aumentam a transferência de peso na frenagem e consequentemente, podem fazer a traseira travar antes da dianteira.
Tem sempre que pensar no uso do carro antes... Eu tenho pneus 33' e rodas Tuff com offset negativo; não pega em nada.
Eu tenho uma tentação do caralh* de levantar o carro 1 ou 2 polegadas. Já pesquisei, vi as receitas e tudo mais. Mas no final sempre penso que não preciso disso por que uso 90% em asfalto (chego a fazer 5000 km por mes) e os outros 10%, em trilhas que uma Mit TR4 passaria, dai desisto.
abraço,
Martin
Concordo em parte... Mas lembre-se que qualquer amortecedor de dupla ação é melhor que a porcaria original do Troller (pelo menos os antigos)!!
Acho que muita atenção deve ser dada às molas, elas são primordiais!! Usei as originais (já cansadas), nacionais de 3'' e agora as RK, não tem comparação, a diferença é absurda!!!
Os bilstein eu recomendo, não falo nada sobre rancho porque nunca usei e nem entrei em um jipe com eles...
O meu roda melhor agora, em qualquer terreno, com um lift de umas 4'', do que rodava original com pneu 32x11,5!!!
abç.
Carolino
29/08/2014, 17:26
Ai esta o bixo com as molas da rota 4x4 +3" e amortecedores da ranger, essa rampa foi a única que consegui pra fazer esse testizinho, o que acham? Nenhum flexível ou cabo do freio de mao ficou agredido, todos com folga.
47568947569047569147569247569347569447569547569647 5697475698475699475700475701475702475703
RONIE_VALIM
30/08/2014, 00:15
Minha intenção era comprar na rota4x4 mas como na época estava demorando para chegar, comprei na gama4x4.
No final, ouvi relatos que o fabricante é o mesmo, não sei...
Na frente tive que colocar um calço de mola de 30mm para compensar o peso do guincho, a traseira ficou bem mais alta que a dianteira.
Nas medidas que fiz, o carro subiu 4", talvez minhas molas originais já estavam cansadas.
Porém tentei usar amortecedores de F250, recomendados para lift de até 3" e não deu certo, batia retorno na traseira.
Encomendei off-shox de +4" e ficou perfeito. O jipe é muito mais confortável que a Triton, ficou nota 10!!!
Com os amortecedores de +4" as molas dianteiras sem o calço ficam querendo saltar do prato, mas o calço resolve o problema e fica totalmente aceitável, não salta...
Não alterei panhard e nem bieletas. Se eu mudar as bieletas tenho certeza que a suspensão vai abrir muito mais. Apesar de que já tá até abrindo bem. Estou sem tempo de ver isso mas com certeza vou ver... Deve ficar muito bom!
Os pneus 37" não estão raspando em nada por enquanto, estou com o kit de calço de carroceria de +2" para instalar mais não vou fazer antes de realmente ter necessidade, talvez se as molas cansarem um pouco começa a raspar...
Segue fotos...
475782 475783 475784 475785 475786 475787 475788 475789 475790 475791
Carolino
30/08/2014, 08:41
Ronie, bom dia!
Ficou bacana seu troller, me diz uma coisa, vc mediu por baixo do pneu pra saber quanto ele saiu do chão?
Outra coisa, vc sabe o diâmetro do fio de suas molas?
As minhas sao com 16mm, me parece que são duras um cadim......
Abs
andres-tavares
30/08/2014, 15:54
O meu vai ate uns 80 cm de degrau
http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/20140820_125553_zps352b6d4e.jpg (http://s149.photobucket.com/user/andres-tavares/media/20140820_125553_zps352b6d4e.jpg.html)
http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/20140820_130113_zpsdbfca585.jpg (http://s149.photobucket.com/user/andres-tavares/media/20140820_130113_zpsdbfca585.jpg.html)
http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/20140820_130224_zps95b5ef1c.jpg (http://s149.photobucket.com/user/andres-tavares/media/20140820_130224_zps95b5ef1c.jpg.html)
http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_20140821_200616_zps5a639c38.jpg (http://s149.photobucket.com/user/andres-tavares/media/IMG_20140821_200616_zps5a639c38.jpg.html)
Carolino
31/08/2014, 00:29
So pra informação, e ajudar aos colegas que desejam colocar esse "SET" que montei, o carro ficou muito bao no asfalto e na estrada de terra, ficou firme sem ser duro.
Abreu
Qual foi sua impressão sobre os Bilstein? Não deixaram seu carro muito duro?
Pelo contrário, deixaram o carro bem mais macio que o original...
Na minha opinião eles poderiam ser mais duros, pois como levantei o carro em 3" perdi muita estabilidade.
Devo levantar a nova viatura em 2", e dessa vez vou optar por amortecedores mais rígidos.
Abraços.
Pelo contrário, deixaram o carro bem mais macio que o original...
Na minha opinião eles poderiam ser mais duros, pois como levantei o carro em 3" perdi muita estabilidade.
Devo levantar a nova viatura em 2", e dessa vez vou optar por amortecedores mais rígidos.
Abraços.
Boa Noite!
Gostaria de saber qual a diferença da altura entre as molas dianteiras para as traseiras do novo Troller 2015.
Pretendo fazer Lift de 2 Pol 5cm, sem tirar o padrão de fabrica da traseiras mais alta que a dianteira.
Ou alguém mais experiente recomenda fazer da mesma altura? Pensei em comprar calços de 5cm, mas já li alguns relatos com problemas do batente com a mola.
Penso eu, para ficar no modelo original calço de 3 dianteira e 5 na traseira.
Já tem jogo de mola nesse WB4x4 para o novo Troller? São Iguais as molas do antigo?
Aguardo informações sobre molas nacionais. Dolar não esta ajudando. hehehehe