PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas de um newbie em Toy 4x4



Danca
04/01/2006, 02:02
E ai galera. Tudo bem? Este é meu primeiro post, entretanto já tenho acompanhado o Fórum a aproximadamente uma semana (só hoje me registrei).

Apesar da ótima qualidade do Fórum, me restaram dúvidas algumas quanto ao "mundo 4x4" que talvez você possam me ajudar.

Seguinte: Comprei recentemente meu primeiro Pick-up 4x4 a Diesel, uma Hilux 99 SR5 D - 4x4.

Acontece que, depois que uso o 4x4, o “alavanca da reduzida” fica bem difícil de desacoplar (H4 -->H2), só soltando após eu dar uma pequena ré. Isso é normal? Mudar entre as posições H4, L4, N é fácil, a dificuldade esta só em voltá-la para H2.

Alguém poderia me explicar a maneira correta de utilizá-lo? Digo isso pois a Pick-up veio sem manual e tem gente que diz que tenho que usar a embreagem, outros dizem que não.

Por fim, uma dúvida: O que acontece seu acionar no cambio o 4x4, entretanto, não travar as rodas? Isso causa danos à tração? (essa última pergunta, eu faço, pois, hoje ao receber a pick-up do lava-rápido, percebi que o frentista havia por curiosidade ou imperícia deixado alavanca na posição H4, entretanto rodou sem travar as rodas (veio entregar o carro).

Outra coisa: Como poderia testar o 4x4 dela? Notei, mesmo andando um pouquino no asfalto (curiosidade) que o comportamento do carro com o 4x4 muda (fica mais "preso" ao solo... é esquisito de descrever, mas é como se fosse um outro carro: no H2 nitidamente você se sente empurrado, já no H4 não existe esta sensação). Isto já é indício de que o 4x4 esteja funcionando?

Por fim, pergunto, qual a calibragem ideal pros pneus da Hilux nas condições carregada e vazia (lembro outra vez que faço estas perguntas pois não tenho o manual, e os pneus não são mais originais): os pneus que estão nela são BF 50%/50%, aro 15", 31.

Obrigado a todos, pelas eventuais respostas, e já vou avisando que gostei tanto daqui que, com certeza, vou passar a visitá-los diariamente.

Danca
04/01/2006, 16:02
Poxa...será que ninguêm pode "ajudar" um novato?

Chacal do Pantanal
04/01/2006, 16:45
Calma novato, suas respostas virão é só não ter pressa, enquanto isso vá lendo tópicos anteriores, pesquisando, tudo faz parte da brincadeira.

Não tenho Hilux, minha toy é bandeirante, mas principios são os mesmos:

Respondo o que eu sei, outros virão ajudar




Acontece que, depois que uso o 4x4, o “alavanca da reduzida” fica bem difícil de desacoplar (H4 -->H2), só soltando após eu dar uma pequena ré. Isso é normal? Mudar entre as posições H4, L4, N é fácil, a dificuldade esta só em voltá-la para H2.

Alguém poderia me explicar a maneira correta de utilizá-lo? Digo isso pois a Pick-up veio sem manual e tem gente que diz que tenho que usar a embreagem, outros dizem que não.

Sim, é normal. Sempre uso pisar na embreagem para traçar/reduzir.




Por fim, uma dúvida: O que acontece seu acionar no cambio o 4x4, entretanto, não travar as rodas? Isso causa danos à tração?

"Travar as rodas", significa ligar a roda livre (a sua deve ser manual), não causa danos a tração.




Outra coisa: Como poderia testar o 4x4 dela? Notei, mesmo andando um pouquino no asfalto (curiosidade) que o comportamento do carro com o 4x4 muda (fica mais "preso" ao solo... é esquisito de descrever, mas é como se fosse um outro carro: no H2 nitidamente você se sente empurrado, já no H4 não existe esta sensação). Isto já é indício de que o 4x4 esteja funcionando?

Sim, é indicio do funcionamento da tração, busque algum grupo de jeepeiros de sua cidade e procure participar de algum passeio ou trilha, com certeza você será bem orientado no uso de sua viatura.

[]´s e boa sorte,

_portela
04/01/2006, 16:48
Calma aí Danca :lol:

Não utilize o 4x4 da Hilux no asfalto :discordo: Faça isto apenas em superfícies onde o atrito seja reduzido :concordo:

Passar de qualquer posição para H2 não tem mistério...Não precisa pisar na embreagem nesta passagem, mas tem que tirar o pé do acelerador, não pode estar tracionando. Pé na embreagem é só para o caminho inverso...

Pelo jeito a sua tração tá funcionando. A "sensação" é realmente a que você descreveu.

[]s

_portela
04/01/2006, 16:56
Ah! Não é incomum, às vezes, demorar para desacoplar ou ser necessária uma rezinha...

"Ligar" a roda livre sem "ligar" a tração não faz mal, mas para quê :roll:

Manuais em http://perso.wanadoo.fr/adherence.4x4/liens_techniques.htm#Manuel%20moteur%202L-2LT-3L-5L%20%201997%20HILUX

E do proprietário no www.toyoteiros.com.br

[]s

Danca
04/01/2006, 17:49
OpaOpaOpa... Valew galera pelas respostas.

Fiquei bem mais tranquilo pelas respostas.

Peço desculpas se pareci "afobado". Foi só um "brincadeira" como objetivo de dar um UP na minha mensagem, uma vez que este Fórum é MUITO movimentado e minha 1a. mensagem postada durante a madrugada já havia "sumido" para as profundezas do Fórum uhauhauha.

Poxa... gostei muito do Fórum mesmo, e já o li de "cabo a rabo", passando pelos UNIMOGs, Engesas, Agrales (lançamentos) etc...chegando até mesmo ao "balanceamento dinâmico", funilarias, gaiolas etc...

Enfim... já vi de tudo, mas mesmo assim resolvi postar minhas dúvidas, pois pelo que andei percebendo existem muitas diferenças sutis entre modelos/motores/sistemas aparentemente identicos.

Valeu, mais uma vez obrigado galera e desde já me coloco a disposição para o que eu puder ajudar (assuntos diversos, pois, ainda , em 4x4 eu sou aprendiz)

Danca
04/01/2006, 17:55
"Ligar" a roda livre sem "ligar" a tração não faz mal, mas para quê :roll:
[]s

Então...é que como a Pick-up havia chegado assim da "lavanderia" pensei que poderia causar algum dano.

Pior, pensei que cada vez que eu fosse deixar a pick-up para lavar iria que ter que falar pro frentista "não fuçar" na alavanca.

Pior ainda: se causasse danos, a tão festejada "tração" 4x4 não iria durar 1 mês na mão de minha esposa uhauhauha.

Sacou o pq de minha dúvida?

Danca
04/01/2006, 19:12
Só mais uma perguntinha:

Qual a calibragem usual para viajar "sem carga".

Os Pneus são BFGoodrich All Terrain - T/A 31x10.50 R15 Lt 108 S.

Mais uma vez obrigado!

Nando
06/01/2006, 00:54
Se for só estrada de asfalto pode botar uns 38-40. Fica dura pra k7 mas anda bem.

Danca
06/01/2006, 02:25
Obrigado Nando pela resposta.

Acabei colocando 30 na frente e 28 atrás e a pick-up parou de pular como uma "cabrita" :lol:

Por enquanto só estou rodando na cidade, e parece-me legal. Será que está muito pouco a ponto de causar algum problema? Será que os pneus estariam "tecnicamente" "murchos"? (digo tecnicamente, pois visualmente parecem, OK)

Quando eu for pegar uma estradinha boa (infelizmente vai demorar um pouco, pois eu rodo muito nas BRs, em especial na 153 :putz:) vou tentar os 38~40.

Será que a calibragem nestes veículos (em função do grande tamanho dos pneus) influência muito o desempenho/consumo?

Será que em estradas esburacadas 28~30 não seria melhor? Causaria danos?

Mais uma vez obrigadão pela resposta!!!

Aff! O Mundo das Pick-us, SUVs e Jipes é completamente diferente e eu não sei nada :oops:

_portela
06/01/2006, 08:26
Será que a calibragem nestes veículos (em função do grande tamanho dos pneus) influência muito o desempenho/consumo?


Para K... :mrgreen:

Nando
06/01/2006, 10:35
Pra rodar na cidade acho 28 ótimo, da muito menos tranco e balança bem menos, o que tb quer dizer menos desgaste pra pickup como um todo. O pneu fica "murcho" eu diria com calibragem abaixo de 20. MAs lembre que quanto menos calibragem, menos potencia, arranque, velocidade final e maior o consumo.

Danca
25/01/2006, 20:15
Olá Nando... acabo de conhecer outra caracteristica da Hilux: deixei ela em marcha lenta com o ar ligado e "bum", ou melhor "tchiiiiiiii", estou uma mangueira do Ar condicionado!!!

Bem, acabo de descobrir que não posso deixar que a Hilux com o Ar ligado em marcha lenta pois ele pesa e causa isso. É verdade isso? Bem, todos os mecanicos que viram isso disseram que esta foi a causa... já ouviu dizer disso? (isso é mais uma curiosidade "morbida" pois o preju já foi....)

Além disso tenho uma outra dúvida que talvez você possa me responder:

Estou em uma região onde quase todos os dias tenho que ligar o 4x4 (muita terra em regiões relativamente inóspitas, ao menos para mim) e toda hora tenho que ficar descendo do carro para "travar" as rodas para ligar o 4x4 (lingueta na roda). Bem... causaria MUITO problema se eu andasse sempre com as rodas "travadas"? Assim, bastaria acionar a "alavanca" para estar "tracionado".

Óbvio que quando for pegar estrada "destravaria" as rodas, mas, rodaria com as rodas "travadas" na cidade.

Já li que isso "pode" causar danos e desgate prematuro do sistema, mas ai está a minha pergunta: esse pode é no sentido "hipotético" de eventualidade, ou no sentido de que isso vai causar problemas?

:mrgreen: // OFF TÓPIC COM OBJETIVO DE EXPLICAR OS VÁRIOS TIPOS DE DE "PODE" // Entenda o tipo de "pode": No manual de uma veículo a Gasolina diz que abastercer com outro combustível "pode" causar danos ao veículo. No caso de eu abastercer o veículo com álcool, o "pode" assume a caracteristica de um "risco muito pequeno"... mas se eu colocar Diesel o mesmo "pode", quase que com certeza absoluta será "acontecerá". :mrgreen:

Feitas as perguntas e esta minha ridícula explicação do PODE :putz: :dance: :wink: o que me diz sobre esta minha dúvida?

Abraços e mais uma vez obrigado!

Nando
26/01/2006, 21:26
Então, nunca ouvi dizer nada sobre problemas no ar da Hilux... na minha eu acabava usando muito pouco pelo que ele roubava de potência, mas sempre que precisei ele funcionou. Só tive uma vez problema no condensador que rachou na trip pro Jalapão, coisa que da pra entender depois de 2 mil kms de buracos.

Quanto a roda livre eu diria que não tem problema, não vale a pena pegar estrada de roda livre acionada, vc sente a diferênça. Mas cansei de voltar de passeio e deixar ela ligada. É só não abusar.

Danca
26/01/2006, 21:29
Mais uma vez MUITO obrigado Nando...

mauricera
13/02/2006, 17:36
Se for só estrada de asfalto pode botar uns 38-40. Fica dura pra k7 mas anda bem.

NA BOA GALERA, 40 LIBRAS É MUITO.
NÃO ACONSELHO FAZER ISTO. NO ASFALTO E CIDADE 30 LIBRAS OU ATÉ 32-34 QUANDO CARREGADO.
NÃO INTERESSA SE SÃO BF, GOOD-YEAR, GENERAL TIRE...
SE FOREM ORIGINAIS, VEJA O MANUAL, DEVEM SER VALORES APROXIMADOS.
NA TERRA/BARRO/TRILHA/LAMA ACONSELHO VC A NÃO BAIXAR DEMAIS SE FOREM SEM CÂMARA, OU TENHA UM JOGO EXTRA JÁ COM CÂMARA E DESENHO PARA OFF-ROAD, SEJA ELE RECAPADO OU NÃO, O QUE INTERESSA É TER DESENHO ADEQUADO LEMBRANDO QUE PNEU DE LAMA É DIFERENTE DE PNEU DE PEDRA, QUE SÃO DIFERENTES AOS DE ASFALTO E MAIS DIFERENTES AINDA AOS DE AREIA.

ABRAÇOS E BEM VINDO ,
MAURICERA

mauricera
13/02/2006, 17:46
Estou em uma região onde quase todos os dias tenho que ligar o 4x4 (muita terra em regiões relativamente inóspitas, ao menos para mim) e toda hora tenho que ficar descendo do carro para "travar" as rodas para ligar o 4x4 (lingueta na roda). Bem... causaria MUITO problema se eu andasse sempre com as rodas "travadas"? Assim, bastaria acionar a "alavanca" para estar "tracionado".

Óbvio que quando for pegar estrada "destravaria" as rodas, mas, rodaria com as rodas "travadas" na cidade.


Abraços e mais uma vez obrigado!

ACHO MELHOR NÃO COMPLICAR.
DESLIGUE AS RODAS-LIVRES QUANDO ESTIVER EM 4X2, ELA É FEITA JUSTAMENTE PARA EVITAR CONSUMO EXCESSIVO E PRESERVAR O SISTEMA DIANTEIRO.
QUANTO AO FUNCIONÁRIO DO LÁVA-RÁPIDO E SUA ESPOSA TAMBÉM, ORIENTE-OS A NÃO COLOCAREM A ALAVANCA DE TRAÇÃO NA POSIÇÃO ENGRENAR, NÃO SEI QUAL O CÓDIGO DA HILUX.
ASSIM VOCÊ PRESERVA O SISTEMA TB.
CADA COISA EM SUA HORA, CADA COISA EM SEU LUGAR.
MAURICERA

Serengetiman
14/02/2006, 01:39
Eu uso 31 libras como manda o manual com pneus 255/75 - 15 que são equivalentes aos 31 polegadas na minha SW4, acho que 40 vai ficar quicando muito!