Ver Versão Completa : legalizar motor diesel na rural 4x2
Ricardo Bersch Borges
04/01/2006, 01:00
Ola pessoal, gostaria de saber se há possibillidades de se legalizar um motor a diesel na rural que saiu de fábrica 4x2 e foi adaptada para 4x4, já que esta adaptaçao é bem simples de ser feita e o carro fica idêntico ao original 4x4.
Renato Sérgio Nazar
04/01/2006, 09:54
Segundo as minhas pesquisas, basicamente você deve alterar o doc para 4x4, depois pedir autorização para mudar para diesel, nova vistoria e novo doc. Faça através de despachante, eles já sabem o caminho.
É assim aqui em Sampa.
Bom Ano Novo!!!!!!!!!!
Cícero Franco
04/01/2006, 14:01
É isto aí. Primeiro muda o documento para 4x4. Prá isto tu tens que levar ela ainda 4x2 em algum posto do Inmetro para ver se é possível trocar para 4x4. Claro que é mas eles tem que dar o ok. Aí no Detran tu solicita a troca e entra com a papelada. Aí ela sai 4x4 à gasolina. 'Depois tu faz a mesma novela prá trocar para diesel. Os despachantes sabem fazer isto. Inclusive solicitar alteração para 4x4 sem ela estar mais como 4x2. Sem erro.
[]s
Ricardo Bersch Borges
05/01/2006, 12:12
Obrigado pela dica e um bom ano novo para voces tambem!
Quanto aos motores a diesel quais sao os mais indicados para esses carros, levando em consideração o custo e a facilidade de adaptação, principalmente com a t-case?
Cícero Franco
05/01/2006, 14:24
A Potranca tá com um Maxion 2.5TD. Entra certinho. É só modificar os suportes.
Jalexandre
09/01/2006, 12:26
Quanto a tração não perca tempo com isso, é considerado acessório ninguém por aqui faz isso, policial nenhum pode cobrar isso de você, então vou ter que alterar o doc, por causa dos meus pneus monster ou a potencia do motor se eu mexer na carburação ou no cabeçote e aumentar a potencia? Dedique-se ao motor que em algumas regiões só sai na base da "molhação " de mão dos fiscais.
Ricardo Bersch Borges
09/01/2006, 19:04
é realmente nossas leis aqui no Brasil são muito confusas, cada autoridade a interpreta de um jeito, mas d qualquer forma embora o gasto seja maior eu prefiro tracionar a fubica, pois também vou usa-la no off-road
Abraços
Wilson Oliveira Santos
15/01/2006, 22:50
Caro Ricardo,
só hoje vi sua mensagem. Rural 4x2, não pode ser legalizada. Alguém deu a dica de se fazer pela 3°via(molhar mão). Não aconselho, pois, todos os detrans de vez em quando, fazem uma observação por amostragem e se pegam um carro que foi legalizado sem os procedimento legais, eles bloqueiam a emissão do licenciamento. Assim, se sua rural é 4x2, porém tem feixe de molas semi-elipticas, faça a mudança para 4x4. Instale um motor diesel de sua preferência. Busque junto a alguma repartição publica de sua cidade(possivelmente a prefeitura) uma portaria do CNP n°23 de 6 de junho de 1994, pulicado no diário da união. Essa portaria faz referência a dois atos da receita federal (elas ditam o enquadramento dos carros- no nosso caso se enquadram como utilitário/jeep). De posse da lei e dos dois atos da receita voce vai ao detran e faz um requerimento de alteração de carcteristica.
Nenhum detran poderá recusar a aceitar a transferência. Exceto se a sua adaptação foi mal feita, pois a única exigência do Detran será um laudo de segurança veícular que é emitido por uma empresa credenciada pelo IMMETRO. Caso não seja este o caso(adaptação mal feita) e o detran recusou-se a legalizar o veículo, basta entrar com um mandato de segurança.- pois, é um direito líquido e certo.
Cícero Franco
16/01/2006, 08:28
Em Santa Catarina só entrando na justiça para provar que a Rural é um jeep!!! No resto do Brasil sem problemas.
[]s
Martin Melcop
16/01/2006, 10:24
A Rural carrega menos de 1 ton de carga?
Pois se carregar mais pode ser enquadrada nesta categoria para usar diesel.
Cícero Franco
16/01/2006, 10:43
500 kg!
Wilson Oliveira Santos
16/01/2006, 23:07
Caros colegas,
Na referida lei ou melhor dizendo portaria, 23de 06/06/1994, vem proibindo o uso de combustivel diesel em veiculos com capacidade de carga menor de 1000kg. Porém, abre excessão que são enumeradas logo em seguida. Assim, esta portaria exclui os veículos tração nas 4 rodas, nota bem, não fala em jeep. Porém, a receita federal editou dois atos normativos que são referidos na portaria(claro que a finalidade da RF é arrecadar) para poder enquadrar tais veículos a fim de cobrar os impostos diferenciados(IPVA). Estão excluidos desta proibição veículos que também, transportam, se não me engano, mais de 7 passageiros.
Atenção, a portaria é nacional, tem que valer ai em Santa Catarina.
Cícero Franco
17/01/2006, 08:19
Ter tem, mas vai no Detran daqui tentar legalizar uma Rural diesel. Só com liminar na justiça!!! O Detran daqui é a imagem do atraso!
[]s
leopanosso
18/01/2006, 16:51
O Ricardo,
Pelo meu (pequeno) conhecimento, no documento não existe referência sobre 4x4 ou 4x2. Inclusive porque a rural saía de fábrica 4x2... a tração era opcional. No seu caso, como era moxa e você tracionou, sem problemas. Aqui no RS tu vai ter que encontrar algum engenheiro que assine um laudo da adaptação do motor, vais ter que ir no inmetro fazer a vistoria, vais ter que ir no CRVA fazer outra vistoria e a papelada... dá trabalho (e vai dinheiro) mas não é complicado. dá pra fazer sim.
abraço a todos
Leonardo Panosso
Cícero Franco
18/01/2006, 16:55
A Rural era original 4x4. Depois foi lançado o modelo luxo 4x2. Eu fiz toda a documentação em POA, com um bom despachante, que tem todas as corridas. Inclusive Inmetro. Tive que fazer duas vistorias. Uma antes de alterar para diesel e outra depois. Foi trabalhoso mas fácil.
[]s
Ricardo Bersch Borges
22/01/2006, 23:52
Ok pessoal, valeram as dicas. Em breve pretendo sair atras de um motor diesel pra depois começar a batalha pela legalização, mas sabendo que posso legaliza-lo já fico tranquilo.
Abraços!
Ricardo
Cícero Franco
23/01/2006, 09:25
Ricardo, tu tem que fazer as duas coisas ao mesmo tempo, porque tu precisa levar no Inmetro para eles dizerem que pode ser alterado para diesel, aí conseguir a autorização no Detran. Ao mesmo tempo tu procura o motor. Tem que ter a baixa dele no Detran. É fundamental! Também precisa das notas fiscais ou recibos que demonstrem todo o trajeto do motor desde que foi baixado no Detran até chegar na tua mão, bem como o documento do veículo original e a baixa dele. Aí sim tu pode levar numa oficina para fazer a troca. E aí voltar no Inmetro para eles darem o ok e aí no Detran para legalizar. Dá uma trabalhera, mas vale a pena.
[]s
diego_mt
18/02/2006, 11:02
Talvez tenho parte da solução do seu problema e de varias pessoas...como eu consegui passar minha f-75 a diesel...bom la no DETRAN eles falam q naun é possivel,ae falei com um chegado meu do despachante e ele arrumou pra mim a lista de NIV (Numero identificação veicular) q conta o numero de todos os carros e seus respectivos chassis q naun podem ser passado a Diesel...entaun se seu chassis constar na lista naun podera... Vou fazer uma copia da lista e posto pra vcs o mais rapido possivel.
diego_mt
18/02/2006, 11:41
Ta na mão pra galera ae a lista dos chassis que são permitidos converter pra diesel..
prescisar qualquer coisa q estiver ao meu alcance e so pedir..
vlew...
Diego, nao ententi sua lista, pois primeiro voce fala que a lista e de veiculos que nao podem ser a diesel e depois voce diz que a lista e de veiculos que podem ser a diesel. POR FAVOR ME ESCLARECE!
Carvalho
21/02/2006, 22:13
Wilson,
Você não teria em mãos essa portaria ou melhor onde ecessar??? imagina chegar numa repartição pública procurando por isso. :twisted:
diego_mt
24/02/2006, 13:25
Perdão amigo, o erro foi meu na hora de digitar...
a lista é dos chassis dos veículos q naun podem ser convertidos para Diesel.Se as iniciais do seu chassi estiverem nesta lista naun é possivel convertelo a Diesel..
Espero ter ajudado..
Wilson Oliveira Santos
26/02/2006, 14:54
Caro JMCC - de Natal,
Eu tinha uma cópia que passei para uma colega "ruralista" ou "ruralziro", para ele tirar uma cópia para ele e nunca mais devolveu-me. Mas não é dificil conseguir uma cópia ai mesmo em natal. A prefitura de sua cidade ou a secretária da receita federal são obrigados a arquivar os diarios oficiais. De posse do dia da publicação é só pedir para socalizar a portaria.
Assim, a portaria n° 23 de 6 de 6 de 1994. Nela são referidas dois atos normativos da receita federal que deverão ser localizados.
Um Dica: Geralmente escritórios de contabilidade bem estruturados conseguem com facilidade ter acesso, tipo IOB e outros arquivos que hoje estão todos informatizados.
Tchau e sucesso.
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