PDA

Ver Versão Completa : Feixe de molas da S10



Th Cerga
03/01/2006, 22:28
Ola amigos....hoje estava com meu pai na S10 dele e nos deparamos com uma triste realidade....roubaram o estepe do homem !!! Pois é fomos trocar o oleo da caminhonete e quando a viatura subiu no elvador vimos que levaram o Firestone FSR 235/75 R15 zero Km !!!

Dai olha aqui...repara ali e pum !!!! vimos que os dois feixes de molas (lado direito e esquerdo) tem algumas laminas quebradas ou trincadas...agora a duvida...o que pode ter ocasionado isso..logo mais posto as fotos...

No lado direito a 2 lamina esta quebrada, a 3 esta toda torta e trincada perto do jumelo traseiro.

Fomos num "moleiro" em seguida e o cidadao falou que era pela idade da caminhonete (1998)..nao acreditei muito, mas disso eu nao entendo...ainda !

Gostaria de saber a opiniao de voces para esse(s) acontecido(s).

Ate

João Pedro
04/01/2006, 20:40
Cerga.

Cetamente os outros colegas irão concordar que idade não seria bem o motivo pincipal do problema. O tipo de aço - se original - das molas é bem resistente à corrosão e agüenta por muito tempo areia e lama que acaba por incrustar entre as laminas.
Creio que foi mais a fadiga do aço, certamente provocada pelo uso forçado, que oacasionou às rupturas mencionadas.
Vc não informou se ela é a gasolina ou a diesel.
Porque se a gasolina o peso máximo de carga é inferior àquelas a diesel.
A suspensão traseira da S10 é tão ou mais resistente do que qualquer outra pik-up dp mercado (ao menos isto) :lol:



S10 2003 - Executive - 4x4 - 2.8l CDTDI - "O terror das sete lamas".

Th Cerga
04/01/2006, 21:32
Joao Pedro ...

A S10 é V6 Cab. Extendida....

Se fosse pela idade, acredito que todas elas iriam quebrar ao mesmo tempo..afianl entendo que foram montadas na mesma hora.

O fato é que na caçamba tem 2 cilindros de GNV (mais ou menos uns 200 Kgs, segundo o instalador), e a traseira "desceu" um pouco por isso...

Sera que esse foi o uso forçado ? Afinal 200 Kgs TODOS OS DIAS nas costas.......

Cerga

Walter L. L. Casitta
04/01/2006, 21:54
Tá explicado. 200Kg 24 horas por dia. Uma vez um caminhoneiro me disse que na época do frio e chuvas aumentar a incidência de laminas quebradas.

João Pedro
04/01/2006, 22:23
Bem, aí é caso a considerar e está coerente com o que eu disse antes. Ou seja, tempo + tipo de uso.
Mas,se bem que há um detalhe. Uma S10 V6 tem como carga máxima 750Kg (se não me engano), minha Blazer permitia 650Kg e tinha 2 cil. de 16 e 07 cm3, respectivamente. Isto daria algo em torno de uns 120kg e ela foi bem usada, ficando comigo 03 anos. Aos finais de semana ela ia com com toda a família pra roça. Nunca tive problemas.

O peso do cilindro não deve ser descontado da capacidade total da cabine (passageiros). Portanto, acho que 200kg sobre os 750Kg da capacidade da S10 não deve fazer assim grandes diferenças, ainda mais que, geralmente, este peso é assentado próximo à cabine.

Andei com um peso de aprox. 200kg para assentar a traseira de minha S10 (era uma metade de camara de ar de trator com areia), só reteirei pq estava ocorrendo um desgaste maior no protetor da caçamba, mas penso em recolocar pois os resultados foram bons.

Mas vcs ter razão, o peso mais o tempo devem ter cobrado seu preço às lâminas.

Thales Pimenta
04/01/2006, 23:23
arriar, por causa dos cilindros, arria, mas quebrar...... :discordo:

Edintruder
06/01/2006, 23:28
O frio causa ruptura de feixes sim. Eu trabalho numa empresa que possui uma frota de caminhões sempre novos e já vi isso em algumas carretas no inverno quando andavam com excesso de peso. Mas em caminhonetes é a primeira vez! :roll:

Mafra
05/03/2006, 22:44
Natural que no frio haja uma contração do material podendo causar ruptura pela falta elasticidade, principalmente com peso forçando o conjunto..

Em relação a idade do veículo não concordo. Minha verdona é 97 e fiz uma revisão no final do ano passado e foi preciso somente instalação dos separadores e troca de um jumelo por pequena folga na bucha(poderia ficar mas resolvi trocar).

O fator peso, mais condição climática colaborou para a quebra da mola. Quanto a entortar pode estar relacionado a folga nos jumelos e tipo de utilização.

sds :concordo:

Bianor
06/03/2006, 19:52
Pessoal as molas precisam de retorqueamento dos parafusos com regularidade.
Impressionante como ficam frouxos os parafusos.
Tambem existe o desgaste das pastilhas que ficam entre as molas.
Limpa-las bem tambem ajuda pois nas revendas colocam graxa para parar de ranger, quando o certo é trocar as pastilhas e repertar tudo.
Colocando graxa junta areia e detritos e gasta mais rápido a pastilha.
Sem falar que um certo atrito entre as molas é previsto no projeto.
Sds