PDA

Ver Versão Completa : Adaptações Toyota Band. Duvidas!!!



Horta
31/12/2003, 00:41
Oi a todos, estou me preparando para entrar no mundo 4x4, e para isso escolhi começar com uma Toyota Band. 4x4 alongada 1986, a qual eu achei toda desmontada, estou começando (com a ajuda de um mecanico muito entendido em maquinas pesadas) a reforma-la e remonta-la, surgiram algumas duvidas que eu preciso tirar, pois se depender do mecanico ele vai fazer tudo que der na telha dele... o que de certa forma é bom, porem, fico preocupado com a questao de segurança e legalidade das mudanças....
1 - Ele sugeriu mudar o motor original, por um motor mwm aspirado, segundo ele, o motor mwm, vibra menos, tem maior potencia, e é mais leve que o motor original... teria algum problema nesta troca ? preciso avisar ao detran sobre isso ?? existe alguma adaptação extra ou só adaptar o motor e pronto ??
2 - Estou penssando em trocar a cabine simples dela por uma cabine dupla, devido ao espaço interno, e conforto em viagens mais longas, pretendo usar a toyota para trabalho no interior(viagens em estrada de chao) e passeios longos com a familia (esposa e caes :D )... essa substituição é aconselhada ? alguma dica de onde conseguir a cabine dupla??
3 - Temos uma direção hidraulica e um motor de ar condicionado sobrando na oficina, teria algum problema em coloca-los ou isso nao é aconselhavel ??

Com muita certeza terei mais duvidas, porem no momento só me recordo dessas...
Agradeço desde já todas as dicas e sugestoes!!!!

[[]]´s

Horta

Eduardo Chaves
31/12/2003, 08:43
Horta,

Primeiramente, seja bem vindo ao nosso fórum e parabéns pela aquisição... :lol:

Consulte tb o fórum dos toyoteiros: http://br.groups.yahoo.com/group/TOYOTEIROS

E o site: http://www.toyoteiros.com.br/portal

E não deixe de divulgar nosso fórum nesses sites, pois desta forma haverão cada vez mais Toyoteiros por aqui...

Logo algum "entendido" esclarecerá suas dúvidas... :wink:

[]'s sem entender muito de Toyota.. :oops:

Luis Assis
31/12/2003, 17:15
3 - Temos uma direção hidraulica e um motor de ar condicionado sobrando na oficina, teria algum problema em coloca-los ou isso nao é aconselhavel ??


Horta,
Nao vejo problema nenhum, muito pelo contrario... DH ( direçao Hidráulica ) é extremamente recomendavel em veiculos off-road, alem dela tornar a conduçao mais facil, faz com que trancos que possam ser transmitidos ao volante, sejam atenuados pelo sistema hidráulico, quanto ao ar-condicionado, é mais uma questao de conforto, mas eu colocaria sim, afinal seu jipe é fechado, alem de comportar um ar-condicionado, sem ele vai esquentar bastante se voce for passar o dia inteiro dentro do veiculo....
Sejam bem vindo ao fórum
[]´s
Gustavo

monge
01/01/2004, 23:58
Fala Gente... :D

Tenho um amigo com o motor TD229 WMW turbinado na band dele. :D

A toyota anda fácil a 160km/h, nem vibra nem nada... é show. É uma das melhores opções de motor para bands. :D

A dele teve que passar pelo laudo do inmetro... e depois de trocar tudo, revisar tudo mesmo, quando não tinha mais nada o que fazer, os caras do inmetro criaram caso com os amortecedores rancho dele. :?

Queriam colocar no documento que o veículo tinha suspenção alterada, que só poderia rodar no off-road. :roll:

Deu trabalho pra fazer os caras entender que os ranchos eram melhor que os originais e não interfiriam em nada no desempenho. :D

Mas agora ela está toda documentada, com motor no documento, cabine fechada também aparece, antes a band era de carroceria. :D

Quanto ao ar condicionado, é altamente recomendado. A dele ainda não tem, e faz um calor la dentro que vc não tem idéia...

[]'s

Eugênio

Horta
04/01/2004, 22:45
Fala Gente... :D

Tenho um amigo com o motor TD229 WMW turbinado na band dele. :D

A toyota anda fácil a 160km/h, nem vibra nem nada... é show. É uma das melhores opções de motor para bands. :D

A dele teve que passar pelo laudo do inmetro... e depois de trocar tudo, revisar tudo mesmo, quando não tinha mais nada o que fazer, os caras do inmetro criaram caso com os amortecedores rancho dele. :?

Queriam colocar no documento que o veículo tinha suspenção alterada, que só poderia rodar no off-road. :roll:

Deu trabalho pra fazer os caras entender que os ranchos eram melhor que os originais e não interfiriam em nada no desempenho. :D

Mas agora ela está toda documentada, com motor no documento, cabine fechada também aparece, antes a band era de carroceria. :D


[]'s

Eugênio


Eugênio,

Quanto ao motor, foi exatamente o que o mecanico disse, agora me tire uma duvida se souber... o laudo do imetro foi pela mudança do motor? da carroceria ? da suspensão ? ou por tudo ??
Será que eu terei que ir no imetro tb? andei procurando no motor da toyota e nao achei nenhum tipo de identificação, em carro de passeio eu sei que o motor tem uma numeração... mas tanto no motor mercedes quanto o MWM nao vi nada que identificasse....

E só para eu ter uma noção... por quanto ficou o gastos do seu amigo nessas mudanças, já que é praticamente tudo que eu quero fazer... :D

monge
04/01/2004, 23:09
Fala Gente.... :D

Com o inmetro os caras chegaram tudo... inclusive tinha um engenheiro lá sabe tudo... :cry:

O cara sabia que o chassis era sententa e alguma coisa, mas que a carroceira era sessenta e poucos... :shock: :shock: :D

Criou caso. :x
Criou caso com motor :x
Criou caso com os ranchos :x
Criou caso com as mangueiras de combustível :x
Criou caso com a fiação do som :x

O cara é o típico (desculpem a expressão) Filho da p... :x :x

O motivo da raiva é que ele não falava tudo de uma vez, e a gente estava apenas 300 km de distancia dele... :x

Ficamos uma semana indo e vindo todos os dias... :x

Ah e outra, com rodas originais emprestadas... pois se tivessémos ido com os grabbers 35" ele nem olharia a toyota dele.... :x :x :x

Até agora a toyota dele está por 25.000 mais ou menos... sem contar as taxas do inmetro, viagens para homologar e etc, etc etc... miudezas em geral... 8)

Mas falta re-fazer toda funilaria, pintura e um monte de coisas... por enquanto só mexeu na mecanica dela. :D

No documento novo não apareceu nada sobre motor adaptado.. acho que era tanta adaptação que não sobrou espaço... só aparece cabine adaptada... :shock: :D

O porque disso eu não sei... :roll: :shock:

[]'s

Eugênio

Horta
05/01/2004, 00:13
Valeu Pessoal,

Pelo visto vou ter que ir ao imetro mesmo, porem, vou torcer para que o daqui nao seja tao chato...

Basicamente resolvi por enquanto trocar o motor por um mwm (assim que souber o modelo posto aqui) e instalar um ar condicionado, que eh indispenssalvel para onde moro, devido ao calor e poeira...

Quanto a mudança da cabine, ficarei na procura, se alguem tiver noticias de alguma, e que o preço nao seja um rins + braço esquerdo + 2olhos :mrgreen: favor me avisar...

Ps.: estava na praia no final de semana passado, perto de guarapari e passou uma pick up toyota longa da marinha, cabine dupla, com porta lateral de acesso traseiro, novinha e relusente.... e penssei.. um dia a minha vai estar assim :wink:

Eduardo Chaves
05/01/2004, 15:50
Horta,

Todo motor tem numeração, antes de adquirir, consulte na concessionária a localização da numeração no bloco e cheque procedência...

[]'s ajudando o amigo a não arrumar pra cabeça...

naldo.ap
07/01/2004, 18:47
Horta,

Assim que vc conseguir resolver tudo no inmetro, quanto à legalização, dá um retorno pra gente, relatando os passos que teremos que seguir, visto que eu tb tô procurando um jipe, e talvez seja mais fácil comprar uma carcaça de Toyota (ou outro jipe "cru") e começar do zero (acho que dá menos dor de cabeça montar tudo novo).

Até mais!!!

Horta
10/01/2004, 17:57
Horta,

Todo motor tem numeração, antes de adquirir, consulte na concessionária a localização da numeração no bloco e cheque procedência...

[]'s ajudando o amigo a não arrumar pra cabeça...


Chaves,

Valeu pela dica, porem, acho que nao terei muita dor de cabeça com a procedencia porque o motor MWM pertence a empresa da minha esposa, ele estava num compressor que deu problema em outra parte e esta parado, o mecanico retirou o motor, revisou ele todo e deichou zero KM...
e para o compressor, tanto faz ter um motor mwm ou um mercedes... mas ja na Band, esta diferença é bastante grande pelo visto....

Minha proxima aventura sera conseguir acertar a documentação... :D

[[]]´s

Horta
10/01/2004, 18:01
Horta,

Assim que vc conseguir resolver tudo no inmetro, quanto à legalização, dá um retorno pra gente, relatando os passos que teremos que seguir, visto que eu tb tô procurando um jipe, e talvez seja mais fácil comprar uma carcaça de Toyota (ou outro jipe "cru") e começar do zero (acho que dá menos dor de cabeça montar tudo novo).

Até mais!!!


Pode deixar .....

Assim que possivel mandarei um relato com o passo a passo.... :))

Higor Renck
08/03/2004, 13:04
Olá pessoal, sou novo no forum, mas gostaria de salientar um problema que tive com a vistoria do inmetro, devido a uma nova resolução, ficou sendo exigido que para alterar o "tipo" do veiculo devera ser mudado tambem o munero de registro "bim" como esse não pode ser alterado não é mais permitido que se altere para mais ou menos o numero de passageiros nos veiculos, ou seja: não se pode colocar em um chassi de uma pick-up a carroceria de um jeep seja ele longo ou curto e vice versa, dessa forma a unica alteração ainda possivel é alongar ou encurtar, mais nada.
Quero ainda resaltar que essa foi minha dificuldade, se alguem do forum tiver uma solução por favor me avisem, pois comprei uma Toiota pick-up, ja fiz toda a parte de mecanica e agora que iria colocar uma gabinhe de jeep curto descobri isso, ai vou so encurtar um pouco e ficar com a pick-up mesmo. Grande abraço
Higor Renck