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Ver Versão Completa : Ranger 3.0 Apagando e Sem Força - Problema e Solução



cesarmello
21/07/2014, 17:08
Olá.

Achei importante postar uma situação que enfrentei com minha Ranger 3.0 2008, pois vi vários colegas perdidos por aqui com os mesmos sintomas, mas nunca vi com a solução que irei postar.

Pois bem, há algumas semanas eu fui estacionar a ranger na garagem, ela estava com funcionamento normal, desliguei e, quando fui ligar alguns minutos depois ela não ligou mais.

Notei que quando girava a chave, não fazia mais o barulho de bomba de combustível, então desconfiei de fusíveis.

Fui à caça e achei um fusível de 5 amperes queimado, que segundo o manual era o sensor de separador de água.

Pela lógica, não deveria interferir, mas em todos caso eu troquei o queimado por outro de 5 amperes, que era do sensor de eixo cardã.

Ainda não funcionou.

Assim, escolhi retirar o do 4x4 e colocar no local do queimado.

Quando girei a chave, já houve o sinal da bomba. Partida, funcionou perfeitamente.

Assim no dia seguinte comprei uma porção de fusíveis de 5 amperes e trooquei recolocando o do 4x4 no lugar correto.

Nesta segunda, quando voltava para casa percebi que a Ranger perdeu potência, não passava de 2000 rpm e dava pra ver que o turbo não entrava (a minha não tem o marcador).

Tirei o pé, e percebi que também não estava morrendo.

Assim, segui até em casa assim mesmo e quando desliguei, o sintoma era exatamente o do anterior, batia e não pegava, sem barulho da bomba.

Olhei o fusível e estava queimado.

Coloquei outro, queimou. Outro, queimou. Coloquei um de 20. queimou.

Então fui atrás do curto, localizei o separador de água e vi que o chicote estava mordido, descascado e em curto.

Fiz um reparo nos fios com fita isolante, coloquei o fusível e não queimou.

Bati na partida, e funcionou normal. Andando enchendo a turbina etc.

Mas a boba de combustível continua com um som alto, que dura uns 20 segundos quando liga e desliga.

Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.

Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.

Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?

Imperador!
21/07/2014, 18:35
Olá.


Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.

Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.

Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?

Excelente relato.
Esse chicote impede, sim, a partida do carro, pois funciona como um sistema de proteção do sistema de injeção, especialmente dos bicos do motor.

O barulho é normal também. Ao abrir a chave, a bomba pressuriza a linha de combustível e possibilita a correta alimentação da bomba de alta (razão pela qual é importante aguardar as luzes do painel apagarem - é o tempo exato "de armar" a bomba).

Abs!

miguelcps
21/07/2014, 18:39
Olá.

Achei importante postar uma situação que enfrentei com minha Ranger 3.0 2008, pois vi vários colegas perdidos por aqui com os mesmos sintomas, mas nunca vi com a solução que irei postar.

Pois bem, há algumas semanas eu fui estacionar a ranger na garagem, ela estava com funcionamento normal, desliguei e, quando fui ligar alguns minutos depois ela não ligou mais.

Notei que quando girava a chave, não fazia mais o barulho de bomba de combustível, então desconfiei de fusíveis.

Fui à caça e achei um fusível de 5 amperes queimado, que segundo o manual era o sensor de separador de água.

Pela lógica, não deveria interferir, mas em todos caso eu troquei o queimado por outro de 5 amperes, que era do sensor de eixo cardã.

Ainda não funcionou.

Assim, escolhi retirar o do 4x4 e colocar no local do queimado.

Quando girei a chave, já houve o sinal da bomba. Partida, funcionou perfeitamente.

Assim no dia seguinte comprei uma porção de fusíveis de 5 amperes e trooquei recolocando o do 4x4 no lugar correto.

Nesta segunda, quando voltava para casa percebi que a Ranger perdeu potência, não passava de 2000 rpm e dava pra ver que o turbo não entrava (a minha não tem o marcador).

Tirei o pé, e percebi que também não estava morrendo.

Assim, segui até em casa assim mesmo e quando desliguei, o sintoma era exatamente o do anterior, batia e não pegava, sem barulho da bomba.

Olhei o fusível e estava queimado.

Coloquei outro, queimou. Outro, queimou. Coloquei um de 20. queimou.

Então fui atrás do curto, localizei o separador de água e vi que o chicote estava mordido, descascado e em curto.

Fiz um reparo nos fios com fita isolante, coloquei o fusível e não queimou.

Bati na partida, e funcionou normal. Andando enchendo a turbina etc.

Mas a boba de combustível continua com um som alto, que dura uns 20 segundos quando liga e desliga.

Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.

Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.

Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?

Pode ser sujeira no filtro da bomba que fica dentro do tanque, o ideal seria fazer a limpeza deste filtro e do tanque.