cesarmello
21/07/2014, 17:08
Olá.
Achei importante postar uma situação que enfrentei com minha Ranger 3.0 2008, pois vi vários colegas perdidos por aqui com os mesmos sintomas, mas nunca vi com a solução que irei postar.
Pois bem, há algumas semanas eu fui estacionar a ranger na garagem, ela estava com funcionamento normal, desliguei e, quando fui ligar alguns minutos depois ela não ligou mais.
Notei que quando girava a chave, não fazia mais o barulho de bomba de combustível, então desconfiei de fusíveis.
Fui à caça e achei um fusível de 5 amperes queimado, que segundo o manual era o sensor de separador de água.
Pela lógica, não deveria interferir, mas em todos caso eu troquei o queimado por outro de 5 amperes, que era do sensor de eixo cardã.
Ainda não funcionou.
Assim, escolhi retirar o do 4x4 e colocar no local do queimado.
Quando girei a chave, já houve o sinal da bomba. Partida, funcionou perfeitamente.
Assim no dia seguinte comprei uma porção de fusíveis de 5 amperes e trooquei recolocando o do 4x4 no lugar correto.
Nesta segunda, quando voltava para casa percebi que a Ranger perdeu potência, não passava de 2000 rpm e dava pra ver que o turbo não entrava (a minha não tem o marcador).
Tirei o pé, e percebi que também não estava morrendo.
Assim, segui até em casa assim mesmo e quando desliguei, o sintoma era exatamente o do anterior, batia e não pegava, sem barulho da bomba.
Olhei o fusível e estava queimado.
Coloquei outro, queimou. Outro, queimou. Coloquei um de 20. queimou.
Então fui atrás do curto, localizei o separador de água e vi que o chicote estava mordido, descascado e em curto.
Fiz um reparo nos fios com fita isolante, coloquei o fusível e não queimou.
Bati na partida, e funcionou normal. Andando enchendo a turbina etc.
Mas a boba de combustível continua com um som alto, que dura uns 20 segundos quando liga e desliga.
Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.
Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.
Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?
Achei importante postar uma situação que enfrentei com minha Ranger 3.0 2008, pois vi vários colegas perdidos por aqui com os mesmos sintomas, mas nunca vi com a solução que irei postar.
Pois bem, há algumas semanas eu fui estacionar a ranger na garagem, ela estava com funcionamento normal, desliguei e, quando fui ligar alguns minutos depois ela não ligou mais.
Notei que quando girava a chave, não fazia mais o barulho de bomba de combustível, então desconfiei de fusíveis.
Fui à caça e achei um fusível de 5 amperes queimado, que segundo o manual era o sensor de separador de água.
Pela lógica, não deveria interferir, mas em todos caso eu troquei o queimado por outro de 5 amperes, que era do sensor de eixo cardã.
Ainda não funcionou.
Assim, escolhi retirar o do 4x4 e colocar no local do queimado.
Quando girei a chave, já houve o sinal da bomba. Partida, funcionou perfeitamente.
Assim no dia seguinte comprei uma porção de fusíveis de 5 amperes e trooquei recolocando o do 4x4 no lugar correto.
Nesta segunda, quando voltava para casa percebi que a Ranger perdeu potência, não passava de 2000 rpm e dava pra ver que o turbo não entrava (a minha não tem o marcador).
Tirei o pé, e percebi que também não estava morrendo.
Assim, segui até em casa assim mesmo e quando desliguei, o sintoma era exatamente o do anterior, batia e não pegava, sem barulho da bomba.
Olhei o fusível e estava queimado.
Coloquei outro, queimou. Outro, queimou. Coloquei um de 20. queimou.
Então fui atrás do curto, localizei o separador de água e vi que o chicote estava mordido, descascado e em curto.
Fiz um reparo nos fios com fita isolante, coloquei o fusível e não queimou.
Bati na partida, e funcionou normal. Andando enchendo a turbina etc.
Mas a boba de combustível continua com um som alto, que dura uns 20 segundos quando liga e desliga.
Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.
Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.
Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?