Ver Versão Completa : Duratec 147cv Vitara 97 3D Auto
rbrunato
21/07/2014, 16:22
Pessoal, pesquisei no fórum e vi que o motor mais fácil para se adaptar no vitara é o AP, o problema é que hoje em dia é muito dificil encontrar um novo (na caixa), então estou partindo para outras opções.
logo de cara pensei no Ford Duratec 2.0.
Alguem saberia me dizer se a adaptação no Vitarinha 3D auto seria muito complicada?
Será que o cambio TH180 aguenta os 147cv do duratec?
Que outras boas opções teríamos de motores ainda em produção e possíveis de se encontrar novos?
lucasschneider
21/07/2014, 17:53
Pq da necessidade de ser novo? economizaria uma boa grana pegando num desmanche
Novo eu pegaria o 1.8 família 1 da GM: MUITO torque e manutenção muito em conta. Fora a grande possibilidade de se poder mexer
Aliás, já viu a lista de motores na Crestana?
tjflorindo
21/07/2014, 19:16
Pessoal, pesquisei no fórum e vi que o motor mais fácil para se adaptar no vitara é o AP, o problema é que hoje em dia é muito dificil encontrar um novo (na caixa), então estou partindo para outras opções.
logo de cara pensei no Ford Duratec 2.0.
Alguem saberia me dizer se a adaptação no Vitarinha 3D auto seria muito complicada?
Será que o cambio TH180 aguenta os 147cv do duratec?
Que outras boas opções teríamos de motores ainda em produção e possíveis de se encontrar novos?
Questão que tmb procuro me manter informado, um dia vou ter que mexer nisso.
Tive um focus duratec 1.8, 115cv, já ví gente comentar que com o AP 2.0 original vc tem que manerar no pé, acho o duratecbem mais forte que ele.
Outra questão, meu Focus era "frouxo" em baixas rotações, concentrando o torque acima das 3 mil rotações, pra trilha seria um problema.
Abraços
Múcio Luiz
21/07/2014, 19:42
Não sou suzukeiro mas deixa eu dar meus 2 cents de contribuição.
O Duratec é um baita motor e no meu Focus não sentia lentidão em baixa não, aliás foi o 1º 16V que eu tive que não tinha esse problema. Acho que do amigo acima era o Zetec 1.8 (inglês), e não o Duratec (mexicano), pois este, no Brasil, é de 2.0 p/ cima (2.0 no Focus, 2.3 e 2.5 no Fusion e na Ranger).
Agora, concordo que p/ vc a melhor opção seria GM Família I 1.8 mesmo (Corsa/Meriva/Montana). Tem muito torque mesmo, e a manutenção é mais barata que o Duratec. O problema dele é que beebeeeeee muito tbém!
[]s!
MARCOS ROSO
21/07/2014, 21:30
Bom amigo eu por um acaso estou colocando o motor duratec 2.0 16v no meu 471453
ja ergui ele esta com pneus 33 gt
e a coloçao do duratec zerado com fueltech ft300.
Acho que vai ficar bem legal o brinquedo.
rbrunato
22/07/2014, 16:02
Bom amigo eu por um acaso estou colocando o motor duratec 2.0 16v no meu 471453
ja ergui ele esta com pneus 33 gt
e a coloçao do duratec zerado com fueltech ft300.
Acho que vai ficar bem legal o brinquedo.
Legal Marcos, seu cambio é manual ou auto?
Onde vc comprou o motor? É novo?
Gostei desse seu alargador tambem! Que marca é?
Abrçs!
rbrunato
22/07/2014, 16:10
Pq da necessidade de ser novo? economizaria uma boa grana pegando num desmanche
Novo eu pegaria o 1.8 família 1 da GM: MUITO torque e manutenção muito em conta. Fora a grande possibilidade de se poder mexer
Aliás, já viu a lista de motores na Crestana?
Então, gostaria de um motor novo para ter certeza de nao ter problemas, sou meio chato com o carro, tanto que no meu motor atual só uso gasolina aditivada, troco o oleo sempre antes da hora e faço revisões mais que regulares.
Não gostaria de saber que estou com uma peça, especialmente um motor, de desmanche que não sei como esta por dentro. Prefiro um motor novo que eu sei que nao terei dor de cabeça.
E se uma dia for vender o carro, sei que posso confiar na minha propria palavra ao dizer que o motor est zero, como o meu atual.
Quanto a Crestana, falei com eles ontem, achei o duratec meio salgado (R$6.500,00).
Realmente o 1.8 GM é uma boa opção, com 17,7Kgfm de torque.
O Focus Duratec gera mais torque (19Kgfm), porém, por ser um motor 16v ele desenvolve melhor em alta. O torque máximo é atingido a mais de 4000 RPM.
Eu desconsideraria esse motor por este motivo, a não ser que vc use o vitara pra corridas de jeepcross ou gosta de esticar bastante as marchas.
Pelo mesmo motivo eu ficaria longe dos AP, por mais que seja a adaptação mais fácil por ser mais comum.
Para uma aplicação do dia-a-dia e em trilhas, eu preferiria um motor com torque máximo em baixas rotações, e fugiria dos 16v.
Já que é pra partir pra uma solução diferente e inovadora, eu partiria pra um T-JET 1.4 dos Punto/Linea.
Nunca dirigi um carro com ele, mas em teoria parece bom. Torque bom (21kgfm) a baixas rotações, motor leve por ser pequeno (1.4) e economia maior que um motor aspirado de desempenho equivalente, que é a orientação do downsizing que tanto se vê hj em dia.
MARCOS ROSO, gostei muito do seu carro. O que vc fez pra andar tranquilo com os 33"? Reforçou alguma coisa na dianteira (diferencial/homocinéticas)?
Sugiro fazer um tópico da construção dele pra podermos ver mais de perto.
Abraço
Rafael Maurici
mas.marco
23/07/2014, 10:52
O Focus Duratec gera mais torque (19Kgfm), porém, por ser um motor 16v ele desenvolve melhor em alta. O torque máximo é atingido a mais de 4000 RPM.
Eu desconsideraria esse motor por este motivo, a não ser que vc use o vitara pra corridas de jeepcross ou gosta de esticar bastante as marchas.
Pelo mesmo motivo eu ficaria longe dos AP, por mais que seja a adaptação mais fácil por ser mais comum.
Para uma aplicação do dia-a-dia e em trilhas, eu preferiria um motor com torque máximo em baixas rotações, e fugiria dos 16v.
Já que é pra partir pra uma solução diferente e inovadora, eu partiria pra um T-JET 1.4 dos Punto/Linea.
Nunca dirigi um carro com ele, mas em teoria parece bom. Torque bom (21kgfm) a baixas rotações, motor leve por ser pequeno (1.4) e economia maior que um motor aspirado de desempenho equivalente, que é a orientação do downsizing que tanto se vê hj em dia.
MARCOS ROSO, gostei muito do seu carro. O que vc fez pra andar tranquilo com os 33"? Reforçou alguma coisa na dianteira (diferencial/homocinéticas)?
Abraço
Rafael Maurici
Sei que não ajudará... mas já andei em carros com esse motor T-JET.
A economia é absurda, o desempenho é absurdo, o motor é um absurdo...
Se eu tivesse grana sobrando, tempo, paciencia e um pouco mais de vontade, não pensaria 2x.
O grande lance é achar uma oficina com um profissional capacitado, com boa vontade, determinação e humilde pra essa jornada.
rbrunato
23/07/2014, 14:23
Abraço
Rafael Maurici
tem que ver se é possível a adaptação ao cambio TH180 e se o conjunto suportaria esse motor.
Também desconheço este motor, mas imagino que com o turbo a potencia e o torque não tem uma evolução continua, eles devem ter alguns picos em determinadas rotações, o que pode causar quebras.
Além da manutenção do motor em si, que no caso do Fiat não deve ser barata.
rbrunato
23/07/2014, 14:25
Sei que não ajudará... mas já andei em carros com esse motor T-JET.
A economia é absurda, o desempenho é absurdo, o motor é um absurdo...
Se eu tivesse grana sobrando, tempo, paciencia e um pouco mais de vontade, não pensaria 2x.
O grande lance é achar uma oficina com um profissional capacitado, com boa vontade, determinação e humilde pra essa jornada.
Quanto será que custa um motor TJET completo...?
Na Crestana o DURATEC completo sai por R$6.500,00
AP na caixa já esta bem difícil achar.
nelioalvarenga
23/07/2014, 14:59
Companheiros, preciso de ajuda. Levei mais de duas horas lendo tudo, ou quase tudo, que encontrei neste fórum. Procurava por bobina de ignição para um suzuky vitara 1.6-8v/97 e nada encontrei. Agradeço por qualquer ajuda, seja onde encontrar a peça original ou uma que possa ser adaptada.
tem que ver se é possível a adaptação ao cambio TH180 e se o conjunto suportaria esse motor.
Também desconheço este motor, mas imagino que com o turbo a potencia e o torque não tem uma evolução continua, eles devem ter alguns picos em determinadas rotações, o que pode causar quebras.
Além da manutenção do motor em si, que no caso do Fiat não deve ser barata.
Em relação a adaptação ao câmbio, penso que tanto o Fiat quanto o Ford vão dar o mesmo trabalho pra adaptar. Eu pelo menos não conheço ninguém que fabrique uma flange pronta pra nenhum dos dois conjuntos. Mas também nunca procurei.
Em relação aos picos, foi outra coisa que me chamou a atenção neste motor. O torque sobe rápido, mas não tem pico, ficando praticamente constante por uma boa faixa de rotações, conforme mostra o gráfico. Parece até um aspirado.
Mas de fato, por ser um motor pouco comum, o preço de aquisição e manutenção não deve ser dos mais baixos.
Já procurei algumas vezes na internet e nunca achei um motor desses pra comprar.
lucasschneider
23/07/2014, 17:10
o complicado é transferir a eletrônica desse T-jet...não vale a pena o custo/incomodação....
rbrunato
24/07/2014, 08:43
o complicado é transferir a eletrônica desse T-jet...não vale a pena o custo/incomodação....
Creio que o ideal seria comprar o motor completo incluindo chicote e os periféricos eletrônicos, além de um módulo programável, como um desses fueltech.
Mas realmente deve dar umas boas e caras dores de cabeça até acertar tudo.
Parece que tudo leva ao bom e velho AP. Os únicos contras é se tratar de um motor que já se torna a cada dia mais ultrapassado e mais difícil de encontrar novo ou em ótimas condições.
rodrigo.hoffman
24/07/2014, 09:00
Se o problema em relação ao AP são as condições em que ele se encontra e só fazer ele inteirinho em uma retifica.. Peças de AP se encontram fácil em qualquer lugar, e de boa qualidade.
Eu acredito que o AP seja o mais simples em se adaptar..
[ ]´s
Partindo pra opção mais fácil seriam os AP mesmo. Querendo uma coisa mais moderna, os GM 1.8 são uma boa opção, acredito que ainda sem ficar muito complicado. Um pouco a mais de torque que um AP 2.0 (17,7 do GM contra 17,0 do VW), em rotações mais baixas (VW-3400, GM-2800).
Eu estudaria também o motor 2.0 da Tracker (17,7Kgfm). Mantém tudo dentro de casa (mesma marca), a adaptação deve ser extremamente fácil.
rodrigo.hoffman
24/07/2014, 09:07
O problema de se adaptar esses motores modernos é a quantidade de eletrônica empregada neles.. O ideal seria um motor desses mais modernos com algum modulo de injeção programável.. Ai a coisa fica um pouco mais fácil..
O da tracker seria uma boa, mas e pra achar um motor desses..
lucasschneider
24/07/2014, 15:25
A questão do GM 1.8 família 1 é justamente por ter um injeção simples, que não requer sensores especiais...infinitamente diferente do que seria um Tjet
quanto a injeção programável, eu só partiria pra algo assim se fosse mexer mais no motor, turbinar, etc
rbrunato
24/07/2014, 16:58
A questão do GM 1.8 família 1 é justamente por ter um injeção simples, que não requer sensores especiais...infinitamente diferente do que seria um Tjet
quanto a injeção programável, eu só partiria pra algo assim se fosse mexer mais no motor, turbinar, etc
O problema dos GM é o consumo.
Mecanica GM na minha humilde opinião, é muito ineficiente.
lucasschneider
24/07/2014, 19:46
consumo? já fez o calculo de quanto consumo influencia no custo do carro? é literalmente uma ínfima parte se for comparar com o resto de custos provenientes de um carro, ainda mais se levar em conta custos de adaptação num caso destes.
copiando trecho de um outro post meu falando sobre o assunto:
"Meu exemplo, que rodo em média 600km por mês, em relação aos carros que tive (gasolina R$2.79):
celta 1.0 vhc 2005= 12km/l = R$1650 anuais (600km/12km/l= 50 litros * 12 meses = 600 litros * R$2,79 = R$1650)
gol 1.0 16v turbo 2001 = 10km/l = R$2000 anuais
Tracker 2008 = 8km/l = R$2500 anuais
Olhando isso tive um aumento muito pequeno no custo em relação ao consumo: com a tracker gasto somente 800 reais a mais que gastava com o celta 1.0.
Levando em conta isso, consumo é o menor dos problemas! eheheheheh"
Jumperhd
24/07/2014, 23:45
Olá Pessoal..
Tenho uma Vitara 1.6 97, e também estou pensando em qual motor colocar e meu mecânico comentou no motor da S10 2.4 que gira em torno de 160CV e com uma caixa de chevete. Alguém sabe algo sobre isso ???
Olá Pessoal..
Tenho uma Vitara 1.6 97, e também estou pensando em qual motor colocar e meu mecânico comentou no motor da S10 2.4 que gira em torno de 160CV e com uma caixa de chevete. Alguém sabe algo sobre isso ???
Tenha em mente que vc vai aumentar o torque original em quase 70% (de 13Kgfm para 22Kgfm).
Considere o esforço nos eixos e homocinéticas originais, assim como na T-case. Sabendo dosar o pé acredito que não tenha problema, mas é bom avisar.
Em relação ao câmbio de chevete, também foi feito para um motor 1.6, não sei se aguentaria o tranco em condições extremas.
Não conheço a viabilidade da adaptação em si (câmbio/T-case), mas eu estudaria manter o próprio câmbio da S10 que já foi feito pra ser usado com este motor. O câmbio é mais reduzido que o do chevete (com exceção da 4ª que é igual e a 5ª levemente mais longa), mas isso pode ser compensado utilizando o diferencial do Vitara automático, caso queira uma relação mais longa.
Rubens Linhalis
25/07/2014, 09:32
Tenha em mente que vc vai aumentar o torque original em quase 70% (de 13Kgfm para 22Kgfm).
Considere o esforço nos eixos e homocinéticas originais, assim como na T-case. Sabendo dosar o pé acredito que não tenha problema, mas é bom avisar.
Em relação ao câmbio de chevete, também foi feito para um motor 1.6, não sei se aguentaria o tranco em condições extremas.
Não conheço a viabilidade da adaptação em si (câmbio/T-case), mas eu estudaria manter o próprio câmbio da S10 que já foi feito pra ser usado com este motor. O câmbio é mais reduzido que o do chevete (com exceção da 4ª que é igual e a 5ª levemente mais longa), mas isso pode ser compensado utilizando o diferencial do Vitara automático, caso queira uma relação mais longa.
Motor GM 2.4 + cambio de chevete é uma receita muito usada na turma do willys. Alguns anos atras andava com um amigo que fazia trilha, ele tinha o motor Gm 2.2 com pneus 33" num Willys. Foram 2 anos de pé embaixo 99% da vezes e o cambio nunca deu problema.
Flange para cambio chevete + motor Gm 2.2 ou 2.4 se encontra pronta no mercado.
Acho que o maior problema mesmo serão eixos e homocinéticas. Tem alguns Samurais com esse motor 2.4 no aqui no forum.
abraços e acompanhando.
rbrunato
25/07/2014, 10:06
consumo? já fez o calculo de quanto consumo influencia no custo do carro? é literalmente uma ínfima parte se for comparar com o resto de custos provenientes de um carro, ainda mais se levar em conta custos de adaptação num caso destes.
copiando trecho de um outro post meu falando sobre o assunto:
"Meu exemplo, que rodo em média 600km por mês, em relação aos carros que tive (gasolina R$2.79):
celta 1.0 vhc 2005= 12km/l = R$1650 anuais (600km/12km/l= 50 litros * 12 meses = 600 litros * R$2,79 = R$1650)
gol 1.0 16v turbo 2001 = 10km/l = R$2000 anuais
Tracker 2008 = 8km/l = R$2500 anuais
Olhando isso tive um aumento muito pequeno no custo em relação ao consumo: com a tracker gasto somente 800 reais a mais que gastava com o celta 1.0.
Levando em conta isso, consumo é o menor dos problemas! eheheheheh"
Então Lucas,
Já fiz os cálculos e no meu caso influenciaria sim!
Trabalho com consultoria e muitas vezes participo de projetos em outras cidades, dependendo do local do projeto, chego a rodar 350Km/dia e neste caso o consumo vai influenciar muito!
Ano passado participei de um projeto assim e peguei o carro da patroa, mas ela também trabalha em outra cidade e roda 100Km/dia, ou seja, precisamos de um carro economico e eu de um carro que possa desenvolver bem na estrada.
Antes que alguém pergunte, NÃO TENHO INTERESSE EM COMPRAR OUTRO CARRO! rs
Como já falei anteriormente, o meu Vitara está muito conservado e o considero razoavelmente confortável, os únicos problemas são o consumo e o motor que considero fraco.
Pro isso gostaria muito de resolver este problema sem precisar trocar de carro.
rodrigo.hoffman
25/07/2014, 10:07
O 2.4 é um baita motor, mas pelo que me lembro precisa até de algumas lampadas e contato original pra funcionar.. Me recordo de ter visto posts no tópico dos jeep.
E ai tb vai começar uma adaptação sem fim... Motor + flange pra caixa. E adaptar a caixa na reduzida.. Cardas, travessa da caixa, alavancas de marcha e por ai vai longe..
Ainda acho que um AP (apesar de não ser muito fã do motor) o melhor pra se adaptar no momento.. Basicamente a troca do motor se resume a ligação de mangueiras, eletrica e suportes novos.. Não se mexe em cardas, caixa, etc...
Motor AP qualquer um faz, mexe prepara, etc.. Ainda acho que é a melhor opção "custo e beneficio"
[ ]´s
rbrunato
25/07/2014, 10:09
Olá Pessoal..
Conheço um cara que tem um SAMURAI com aquele motor 4.3 e cambio de chevette. rs
É ignorante a força, mas no meu caso preciso de um motor que possa ser suportado pelo meu cambio auto (TH180) que tem apenas 6 meses de uso!
Se estivesse com o cambio ruim, partiria para o cambio de chevette tbem.
Aliás, o sabiam que o TH180 tanmbém já foi usado pelo Chevette?
Em algum momento da história, já se fabricou Chevettes automáticos! rs
Rubens Linhalis
25/07/2014, 11:08
.. Em algum momento da história, já se fabricou Chevettes automáticos! rs
Chevettes e Monza ! rs
rbrunato
25/07/2014, 14:16
Pessoal, acabei de falar com um cara dono de uma oficina de preparação automotiva para competição.
Ele disse que independentemente do motor que eu utilizar, o meu conversor de torque irá roubar muito do torque e potencia.
Sendo assim, trocar o motor mantendo o cambio TH180 nunca irá surtir um grande resultado, em qualquer caso, terei apenas uma melhora, mas nada absurdo.
Se quiser melhorar muito, deverei trocar também o cambio.
Ou seja, a unica saída passa a ser mesmo se manter original e comprar outro carro para viagens mais longas. :(
Rubens Linhalis
25/07/2014, 17:02
Pessoal, acabei de falar com um cara dono de uma oficina de preparação automotiva para competição.
Ele disse que independentemente do motor que eu utilizar, o meu conversor de torque irá roubar muito do torque e potencia.
Sendo assim, trocar o motor mantendo o cambio TH180 nunca irá surtir um grande resultado, em qualquer caso, terei apenas uma melhora, mas nada absurdo.
Ou seja, a unica saída passa a ser mesmo se manter original e comprar outro carro para viagens mais longas. :(
rbrunato ,
Continue pesquisando e conversando com outras pessoas. O seu cambio auto é o mesmo usado nos Vitaras V6 ? Se for da pra usar o V6. Sei que nao é zero como vc quer, mas dar uma boa geral no motor resolve.
Uma outra opção é investir no seu motor, turbina-lo por exemplo.
Uma duvida que ficou agora. seu objetivo expedição: Assim trocar o motor é para ter maior confiabilidade (trocando por um mais novo e zero) ou quer trocar o motor pois precisa de mais potencia em expedição?
abraços!
Jumperhd
25/07/2014, 21:36
Poise pessoal, também pensei sobre o motor AP e realmente o custo beneficio fala mais alto. Meu motor já começou a fumaçiar e eu já fiz a parte de cima dele pq a bomba de água estragou e ferveu então creio que irei gastar mais uns 2.000 ou 3.000 pra fazer a parte de baixo certo ?!?! Ai pensei em trocar o motor já, e estou indeciso nesses três motores;
AP 1.8 ou 2.0
GM 2.4 ou 2.2
GM 1.8
Abraçooo
o cambio TH180c é usado em Vitaras, chevettes e Opalas 4cil. nao sao exatamente iguais, possuem diferenças na capa seca, rabeta e conversores de toque, mas o miolo é o mesmo...
Monza nunca usou TH180.. pois monza usa motor transversal, o TH180C é p/ motor longitudinal..
esse papo sobre motor nao tem fim, o fato é que no mundo das apdaptçoes TUDO é possivel, a diferença é na complexidade e custo de cada escolho e até o presente momento NAO existe motor com melhor custo X beneficio para se adaptar em Suzukis ( vitara/samurai/jimny) do que o VW AP..
qualquer outra opçao de motor o custo será muito maior...
T+
Entendo o ponto de vista deste dono de oficina, mas não concordo totalmente.
O fato é que você já está utilizando o câmbio automático, então seu carro já está sofrendo esta perda de torque e potência que ele menciona. Sua base de comparação já é o automático.
Se vc colocar um motor 50% mais forte, vai perceber 50% de diferença.
Esse ponto de vista poderia ser válido se vc tivesse um carro manual e quisesse adaptar outro motor com o câmbio automático.
É fato que o conversor de torque rouba eficiência do conjunto, tanto é que carros automáticos consomem mais combustível que manuais e têm desempenho inferior. Veja este trecho abaixo de um artigo pego da internet:
"Os modelos equipados com câmbio automático tendem a ter um desempenho inferior quando comparados a um modelo com câmbio manual, devido à perda de energia por causa do deslizamento do conversor de torque e a maior inércia das engrenagens dentro do câmbio.
Nos modelos convencionais, se compararmos o desempenho de um VW Golf 2.0 Sportline 2011 com os dois tipos de câmbio, vemos que a perda de potência resulta em aceleração cerca de 1 segundo mais lenta (9,6 s na versão manual ante 10,8 s na versão automática), segundo dados do fabricante.
O GM Astra Sedan 2.0 8V Flexpower, por exemplo, possui consumo urbano de 6,8 km/l e rodoviário de 12 km/l, ao passo que a versão automática tem consumo de 6,6 e 9,8, respectivamente, segundo dados do fabricante."
A diferença de desempenho mencionada (Golf) e a média de consumo (Astra) é de cerca de 12,5% pior no automático em ambos os casos.
Se a diferença de cerca de 12% for significativa pra você, a solução poderia ser simplesmente trocar o câmbio auto por um manual que você teria o desempenho e consumo extra que vc quer.
É o preço que se paga pelo conforto de um câmbio automático.
Cabe a você avaliar onde vc se encaixa neste mundo de opções que vc está explorando.
Como disse o Fabil, tudo é possível quando se fala de adaptações.
Espero que tenha ajudado.
Companheiros, preciso de ajuda. Levei mais de duas horas lendo tudo, ou quase tudo, que encontrei neste fórum. Procurava por bobina de ignição para um suzuky vitara 1.6-8v/97 e nada encontrei. Agradeço por qualquer ajuda, seja onde encontrar a peça original ou uma que possa ser adaptada.
Olá! Já procurou nestes sites? Mesmo que não apareça na lista, faça contato telefônico.
Peças novas/usadas: Suzucar.com (http://suzucar.com.br/loja/)
Peças usadas: TRAÇADO 4X4 - ESPECIALIZADA EM PEÇAS SEMI-NOVAS DE VEICULOS 4X4 (http://www.tracado4x4.com.br/index.php)
Pode abrir um post novo com este assunto pra ficar mais fácil de outros lerem.
Abç e boa sorte.
rbrunato
29/07/2014, 20:11
rbrunato ,
Continue pesquisando e conversando com outras pessoas. O seu cambio auto é o mesmo usado nos Vitaras V6 ? Se for da pra usar o V6. Sei que nao é zero como vc quer, mas dar uma boa geral no motor resolve.
Uma outra opção é investir no seu motor, turbina-lo por exemplo.
Uma duvida que ficou agora. seu objetivo expedição: Assim trocar o motor é para ter maior confiabilidade (trocando por um mais novo e zero) ou quer trocar o motor pois precisa de mais potencia em expedição?
abraços!
Na verdade queria apenas um motor mais eficiente.
Com maior potencia para retomadas ou facilitar ultrapassagens em estrada de asfalto, diminuir um pouco o consumo para o dia a dia e viagens curtas, além de mais força nas trilhas.
rbrunato
29/07/2014, 21:25
Continuando a resposta acima, sempre chego na entrada da trilha ou inicio do passeio e preciso colocar gasolina para garantir a trilha.
Com um motor mais eficiente, imagino que este problema diminua um pouco.
Quem sabe no futuro não encomendo um tanque de maior capacidade?
Mas esta seria para uma discussão futura.
MARCOS ROSO
14/08/2014, 23:39
ola
assim que o projeto ficar pronto vou postar aqui tudo que foi feito, mas com certeza vai ficar um monstrinho ta ficando legal.
Poise pessoal, também pensei sobre o motor AP e realmente o custo beneficio fala mais alto. Meu motor já começou a fumaçiar e eu já fiz a parte de cima dele pq a bomba de água estragou e ferveu então creio que irei gastar mais uns 2.000 ou 3.000 pra fazer a parte de baixo certo ?!?! Ai pensei em trocar o motor já, e estou indeciso nesses três motores;
AP 1.8 ou 2.0
GM 2.4 ou 2.2
GM 1.8
Abraçooo
Fala, Jumper.
Estou pensnado em pegar um vitarinha 97 automatico.
Qual a sua experiencia com ele?
Peças aqui em SC, mecanico, manutenção?
Vc detonou o motorzinho original dele em trilha ou foi no dia dia mesmo?
Desculpem o off-topic, mas ainda não posso mandar MP..
Grato
diegotmc
20/08/2014, 20:24
Aproveitando o papo sobre motores no Vitara... alguém sabe de alguma adaptação de motor Honda no Vitara? Tenho um D15 (Civic DX hatch) "de graça" se eu quiser fazer a troca...
Aproveitando o papo sobre motores no Vitara... alguém sabe de alguma adaptação de motor Honda no Vitara? Tenho um D15 (Civic DX hatch) "de graça" se eu quiser fazer a troca...
Parece um bom motor, muitas pessoas usam Hondas para fazer "transaxle buggys" nos EUA.
A questão a ser verificada é exatamente o motivo que leva o pessoal a usá-los para esse tipo de veículo:
Estes motores têm rotação anti-horária, ao contrário da maioria dos motores, que têm rotação horária . Não são todos os Honda que são assim, mas a maioria é, e se for o caso deste, vc vai engatar a primeira marcha e seu carro vai andar pra trás.
Pode ser resolvido alterando o lado que o seu pinhão fica em relação à coroa no diferencial, mas isso não é um serviço muito simples nem comum pra maioria dos mecânicos.
Verifique aí e depois conte pra gente.
diegotmc
21/08/2014, 13:27
Hmm... bem lembrado. Sei que o B16 é anti-horário. Vou conversar com o meu amigo que trabalha com preparações.
Ele comprou esse Civic pra fazer um swap pra K20 e botar na pista. Como ele não vai ter o que fazer com o D15 e dificilmente teria alguém interessado em comprar, ele iria me dar o motor.
Jumperhd
22/08/2014, 20:30
Olá !
A minha Vitara só estragou pq a bomba de água deu pau, mas se fizer a manutenção certinha não tem erro não. Eu uso na cidade, para trabalhar e tbm para trilhas leves mas é um motor bom não muito forte. Sobre a manutenção, as peças de reposição são fáceis de encontrar e tem muitas peças compatíveis e qualquer mecânico pode fazer o trabalho.
Acho que devido o custo/beneficio é um carro interessante para se ter e como todos já sabem é fácil de adaptar um novo motor. Só acho que o automático não é muito legal pois o consumo aumenta e a manutenção de caixa automática é cara.
Blz qualquer coisa só mandar msg.
Abraço
rbrunato
25/08/2014, 14:37
E quanto ao Vortec 4.3 V6, será que é muito para o Vitara Auto?
Dizem que é um motor beberrão, mas com o peso do Vitara bastante menor que de uma Blazer que é o carro que o carrega, creio que o consumo também melhore um pouco.
Imagino que o conversor de torque do cambio TH180 deva ser trocado, mas será que o resto suporta?
Alguem aqui tem ou conhece quem tenha um Vitara 3D Auto Vortec?
rbrunato
25/08/2014, 14:44
Olha o que eu achei, mas é Mecânico e com certeza o cambio foi trocado.
475185
475186
475187
475188
475189
coragem do cara meter o Vorte e manter a panela do diff dianteiro em aluminio... :mrgreen:
Nos EUA é relativamente comum o uso do 4.3 Vortec em suzukis, até em Samurais.
Eu acredito que se for partir pra esse motor, deveria manter o câmbio GM, que já foi projetado pra suportar o torque desse motor, além de diminuir o número de adaptações necessárias.
Existem "n" variáveis a se considerar ao partir pra uma alteração desse nível, como relação de diferencial, resistência do conjunto como o Fabil mencionou, calibração da suspensão para o peso maior, a própria distribuição de peso, espaço no cofre do motor, comprimento do cardã traseiro, qual t-case usar, etc.
É possível. Se vai ser viável ou não depende da sua di$ponibilidade e o que você quer do carro.
Pelo que vc escreveu anteriormente, quer melhorar a força e o consumo.
O torque quase triplica em relação ao motor original. Já o consumo, mesmo o Vitara sendo mais leve que uma Blazer/S10, o motor ainda é um 4.3, então não dá pra esperar muita economia.
Em relação a economia pode fazer a seguinte conta:
-R$8 mil de gastos com a alteração do motor (estimado)
-R$2,60/litro de combustível (estimado)
Pra pagar os 8 mil reais de investimento, vc vai ter que rodar 3.077 Km a mais com o novo motor do que rodava com o antigo.
Ou seja, se o motor atual faz 8Km/L e o novo fizer 9Km/L (1Km/L de diferença), vc vai ter pago o seu investimento depois de 27.693 Km rodados.
Cabe a você avaliar se esse cenário é válido pra vc.
Grande WOT....
seus numeros estao otimistas..heheheh colocar um Vortec no vitara vai custar muito, mas muuuiitttoo mais que isso.. ao menos um montagem bem feita e livre de problemas futuros, pq se for p/ simplesmente arrombar o cofre e socar o motor lá dentro do jeito que der, ai é outro papo $$$ :mrgreen:
rbrunato
26/08/2014, 12:21
Nos EUA é relativamente comum o uso do 4.3 Vortec em suzukis, até em Samurais.
Eu acredito que se for partir pra esse motor, deveria manter o câmbio GM, que já foi projetado pra suportar o torque desse motor, além de diminuir o número de adaptações necessárias.
Existem "n" variáveis a se considerar ao partir pra uma alteração desse nível, como relação de diferencial, resistência do conjunto como o Fabil mencionou, calibração da suspensão para o peso maior, a própria distribuição de peso, espaço no cofre do motor, comprimento do cardã traseiro, qual t-case usar, etc.
É possível. Se vai ser viável ou não depende da sua di$ponibilidade e o que você quer do carro.
Pelo que vc escreveu anteriormente, quer melhorar a força e o consumo.
O torque quase triplica em relação ao motor original. Já o consumo, mesmo o Vitara sendo mais leve que uma Blazer/S10, o motor ainda é um 4.3, então não dá pra esperar muita economia.
Em relação a economia pode fazer a seguinte conta:
-R$8 mil de gastos com a alteração do motor (estimado)
-R$2,60/litro de combustível (estimado)
Pra pagar os 8 mil reais de investimento, vc vai ter que rodar 3.077 Km a mais com o novo motor do que rodava com o antigo.
Ou seja, se o motor atual faz 8Km/L e o novo fizer 9Km/L (1Km/L de diferença), vc vai ter pago o seu investimento depois de 27.693 Km rodados.
Cabe a você avaliar se esse cenário é válido pra vc.
Concordo com você WOT, quanto ao conjunto suportar o novo motor, creio que seja necessário trocar apenas o conversor de torque e recalibrar a suspensão.
O Fusível do conjunto creio que serão as homocinéticas e o diferencial.
Além, é claro da recalibragem da suspensão.
Quanto à suspensão, irei de Offshox mesmo.
Sobre o consumo, é algo para se pensar, porém, existe uma variável que não há como calcular e que está pesando bastante em minha decisão: O motor Xoxo que tenho atualmente.
Ou seja, o calculo deverá considerar o prazer de pisar e ver o carro desenvolver, sentir a aceleração.
Hoje eu piso, saio para tomar um café, dou uma cochilada e quando retorno o carro esta quase nos 90km/h. rs
Fabil, com certeza os números estão bastante otimistas. Grande chance de pagar uns 80% desse valor só nos componentes, sem contar a mão de obra.
rbrunato, tenho certeza que o desempenho deve pesar muito mais que o consumo pra se considerar essa adaptação, mas tenho certeza que vc não precisa de um Vortec pra ter o desempenho que vc quer tirar do Vitara.
Estou colocando em anexo uma planilha que desenvolvi levando em consideração todas as variáveis de desempenho de um carro (peso, torque, tamanho do pneu, relação de marchas, diferencial, etc.)
Esta planilha mostra a força (nos pneus) em relação ao peso do veículo, em cada marcha e a velocidade do carro a 3000 rpm em cada marcha tb.
A maneira de interpretar os dados é a seguinte:
Quanto maior o valor da força nos pneus/peso, mais forte o carro. Quanto maior o velocidade a 3000 rpm mais rápido o carro, obviamente. Claro que deve se considerar "se" o carro tem a força necessária naquela marcha pra atingir determinada velocidade.
Por exemplo, um Vitara original com pneus 33" teria uma boa velocidade a 3000 rpm em 5ª marcha (116 Km/h), mas não tem força suficiente pra empurrar o carro até essa velocidade (0,07 Kgf/Kg).
A grosso modo, o real valor da planilha está na comparação que se pode fazer entre cada carro, e poder copiar para o seu projeto as especificações de um carro que você sabe que anda bem.
A fim de embasamento, coloquei um Vitara manual com pneus 31" e motor de Tracker 2.0. Ele ficaria com desempenho similar a uma Pajerinho Full 3p V6.
Me parece uma adaptação bem mais simples que o Vortec, com um resultado bem satisfatório.
Se quiserem mais base para comparação, tenho dados de alguns carros 4x2 também.
rbrunato
26/08/2014, 14:35
Fabil, com certeza os números estão bastante otimistas. Grande chance de pagar uns 80% desse valor só nos componentes, sem contar a mão de obra.
rbrunato, tenho certeza que o desempenho deve pesar muito mais que o consumo pra se considerar essa adaptação, mas tenho certeza que vc não precisa de um Vortec pra ter o desempenho que vc quer tirar do Vitara.
Estou colocando em anexo uma planilha que desenvolvi levando em consideração todas as variáveis de desempenho de um carro (peso, torque, tamanho do pneu, relação de marchas, diferencial, etc.)
Esta planilha mostra a força (nos pneus) em relação ao peso do veículo, em cada marcha e a velocidade do carro a 3000 rpm em cada marcha tb.
A maneira de interpretar os dados é a seguinte:
Quanto maior o valor da força nos pneus/peso, mais forte o carro. Quanto maior o velocidade a 3000 rpm mais rápido o carro, obviamente. Claro que deve se considerar "se" o carro tem a força necessária naquela marcha pra atingir determinada velocidade.
Por exemplo, um Vitara original com pneus 33" teria uma boa velocidade a 3000 rpm em 5ª marcha (116 Km/h), mas não tem força suficiente pra empurrar o carro até essa velocidade (0,07 Kgf/Kg).
A grosso modo, o real valor da planilha está na comparação que se pode fazer entre cada carro, e poder copiar para o seu projeto as especificações de um carro que você sabe que anda bem.
A fim de embasamento, coloquei um Vitara manual com pneus 31" e motor de Tracker 2.0. Ele ficaria com desempenho similar a uma Pajerinho Full 3p V6.
Me parece uma adaptação bem mais simples que o Vortec, com um resultado bem satisfatório.
Se quiserem mais base para comparação, tenho dados de alguns carros 4x2 também.
WOT, em primeiro lugar, muito interessante esta planilha.
Porém creio que os valores para um cambio auto devam ser bem diferentes dos apresentados, de qualquer forma, pensando em % ao inves de numeros absolutos, creio as variações de perda/ganho não sejam tão diferentes.
outro ponto a se considerar é o valor de mercado dos motores. Tenho visto motores AP, motor do Vitara 2.0 e outros (sempre completos) todos na faixa dos R$6K a R$12K, porém encontrei um Vortec por R$3,5K, por isso estou considerando mais fortemente este motor.
Eu tinha uma aba desta planilha com dados de carros automáticos, mas acabei apagando.
Se quiser posso preparar alguma coisa novamente pra comparação, me diga aí alguns carros auto que vc tem como referência que eu dou um jeito de pegar os dados.
Em relação a valores dos motores, realmente está uma diferença grande. Penso que vc deve considerar não só o motor, mas também o restante dos componentes que precisará alterar, caso decida trocar o conjunto de câmbio também, por exemplo, e a mão de obra que será mais exigida. Em um motor como o Vortec vc talvez precise alterar mais coisas, talvez até bateria, radiador, etc. É importante considerar o pacote todo pra definir se o custo realmente será mais baixo.
rbrunato
27/08/2014, 12:38
Seria interessante WOT e te agradeceria, porém, acho que já estou 99% definido pelo Vortec.
No momento estou fora do país, devo retornar sexta e irei direto para a oficina conversar com meu mecânico.
Vou ver com ele se podemos fazer um projetinho, levantando todos os custos e adicionando uma margem para "surpresas".
Encontrei um motor de Gran Vitara 2010, um 2.0, mas vendo as especificações, ele entrega 18Kg de torque aos 4000rpm enquanto o Vortec entrega 34Kg aos 2.800, alem disso, a potencia de 140cv do Vitara chega apenas aos 6000rpm enquanto o vortec entrega 180 aos 4800.
Ou seja, o Vortec que a principio custa 1/3 do valor, entrega o dobro do torque e muito mais potencia em regimes bem mais baixos de rotação.
Resta ver as alterações do conjunto que serão necessárias e saber o valor final para a adaptação de cada um.
Concordo com você que as especificações do motor do Gran Vitara 2.0 não são de impressionar. Daria pra classificar como "suficiente". O ponto forte dessa opção seria realmente a facilidade da adaptação.
Por curiosidade, que preço vc encontrou nesse motor? Quando vc menciona motor completo, já inclui todos os periféricos também?
rbrunato
28/08/2014, 12:03
Concordo com você que as especificações do motor do Gran Vitara 2.0 não são de impressionar. Daria pra classificar como "suficiente". O ponto forte dessa opção seria realmente a facilidade da adaptação.
Por curiosidade, que preço vc encontrou nesse motor? Quando vc menciona motor completo, já inclui todos os periféricos também?
É apenas o motor mesmo, som módulo nem chicote, mas tem a aranha.
Na verdade o motor esta montado em uma blazer, poderei tirar o que precisar.
Não irei usar o modulo porque quero instalar um fueltech e o chicote a principio não vejo necessidade.
Mas ainda irei falar com o meu mecanico para fazer a lista certinha.
O motor do Vitara 2010 está saindo R$9.000,00 o Vortec 2000 por R$3.500,00.
A unica coisa que me preocupa neste motor é que a Blazer esta parada faz uns 8 meses.
Pode ser que o motor esteja travado, mas o dono me deu garantia para tentar liga-lo.
Se não funcionar ou estiver com problemas, ele devolve o dinheiro.
MARCOS ROSO
03/08/2015, 16:52
Agora sim a viatura esta pronta, motor duratec funcionando perfeitamente.
MARCOS ROSO
03/08/2015, 16:59
508732508733
assim ficou, quem tiver interesse de saber mais estou a disposição
posta umas fotos do cofre do motor ai p/ gente ver...
GustavoR
11/08/2015, 17:08
assim ficou, quem tiver interesse de saber mais estou a disposição
Tenho interesse em saber várias coisas Marcos! Acho que eu e todo mundo por aqui!
Primeiro, e não mais importante: você fez alguma alteração nas homocinéticas para suportar os pneus 33? Seu lift é de 2" na suspensão?
Segundo, como foi feita a adaptação da caixa seca? Fez sob encomenda? Teria o projeto, medidas e afins para disponibilizar? Manteve o câmbio auto?
Desculpe, por fim, a indiscrição, mas tem ideia do custo?
Ficamos no aguardo das suas informações e, parabéns pela bela viatura!
MARCOS ROSO
27/10/2015, 19:31
tenho interesse em saber várias coisas marcos! Acho que eu e todo mundo por aqui!
Primeiro, e não mais importante: Você fez alguma alteração nas homocinéticas para suportar os pneus 33? Seu lift é de 2" na suspensão?
Segundo, como foi feita a adaptação da caixa seca? Fez sob encomenda? Teria o projeto, medidas e afins para disponibilizar? Manteve o câmbio auto?
Desculpe, por fim, a indiscrição, mas tem ideia do custo?
Ficamos no aguardo das suas informações e, parabéns pela bela viatura!
ola!!
Bom para começar fiz alterações nas homocinéticas sim foram feitas especiais, estou usando um lift de 4" e e 2" na carroceria, capa seca foi feita sob medida totalmente usinada e não foi mexido em nada no cofre do motor, uso cambio original manual com a relação feita para 6,35 eixo traz forjado com bloqueio ar frente e trás
padovanieduardo
29/10/2015, 14:46
Pessoal,
Li o tópico todo e como todos falam, num mundo de adaptações tudo é possível.
Alguém já adaptou, conhece alguém que tenha feito, já viu adaptar um motor 1.8 da montana até 2006 no vitara automático 3 marchas?
É compatível? Esse motor é absurdamente bom, quanto ao consumo o meu vitara tá fazendo 5, 5,5 por litro então se ele passar a fazer 8 com o motor novo seria ideal.
Aguardo comentários
Boas trilhas!
Caro Marcos, você usa embreagem de qual carro? o motor ficou na transversal ou manteve na mesma posição do vitara? agradeco