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Ver Versão Completa : bomba injetora



lukas daneu
20/07/2014, 20:01
Olá pessoal, gostaria de palpite de vocês!!

então, como estou reformando o meu carro, uma band 91 jipe longo, estou em dúvida a respeito de revisar bomba injetora.
o carro já tem mais de quinhentos mil km rodados e nunca foi feito nada na bomba. seria necessário revisar antes mesmo dela dar problema , ou time que está ganhando não se mexe? quem já fez serviço de bomba injetora e puder colar relatos.
fez serviço porque precisou ou manutenção preventiva?
estava conversando co um bombista e quando falei da km ele falou que era impossível ter este km sem ter mexido na bomba será?


agradeço desde já

L. Daneu

ALVARO ANGELO
20/07/2014, 21:52
Olá pessoal, gostaria de palpite de vocês!!

então, como estou reformando o meu carro, uma band 91 jipe longo, estou em dúvida a respeito de revisar bomba injetora.
o carro já tem mais de quinhentos mil km rodados e nunca foi feito nada na bomba. seria necessário revisar antes mesmo dela dar problema , ou time que está ganhando não se mexe? quem já fez serviço de bomba injetora e puder colar relatos.
fez serviço porque precisou ou manutenção preventiva?
estava conversando co um bombista e quando falei da km ele falou que era impossível ter este km sem ter mexido na bomba será?


agradeço desde já

L. Daneu

Só posso falar de minha experiência.
Tenho uma CD comprada zero ano 95.
Está agora com 45 mil Km. e tive que que mexer nos bicos.
Segundo o mecânico consequência do nosso diesel.

Alvaro Angelo

rfdex
20/07/2014, 22:26
Olá pessoal, gostaria de palpite de vocês!!

então, como estou reformando o meu carro, uma band 91 jipe longo, estou em dúvida a respeito de revisar bomba injetora.
o carro já tem mais de quinhentos mil km rodados e nunca foi feito nada na bomba. seria necessário revisar antes mesmo dela dar problema , ou time que está ganhando não se mexe? quem já fez serviço de bomba injetora e puder colar relatos.
fez serviço porque precisou ou manutenção preventiva?
estava conversando co um bombista e quando falei da km ele falou que era impossível ter este km sem ter mexido na bomba será?


agradeço desde já

L. Daneu

Se está funcionando perfeitamente, eu não mexeria. Mas é preciso um histórico melhor. Este motor já foi feito alguma vez ou está standard com essa km? Se for original e estiver funcionando perfeitamente, melhor juntar um fôlego ($$$) e daqui mais uns 50 mil kms fazer logo motor completo, bomba e bicos por questão de precaução. Melhor abrir o motor funcionando a deixar quebrar e o dano ser maior. Penso dessa forma.

adauto
20/07/2014, 22:28
amigo, acho dificil rodar toda essa KM sem mexer na bomba, meu pai tambem como o amigo acima, tirou uma pickp zero em 97, hj ela ta com 120 mil KM, aos 100 mil KM, precisou de uma revisão na bomba ( segundo o bombista já estava na hora de fazer a bomba)

lukas daneu
21/07/2014, 07:26
Se está funcionando perfeitamente, eu não mexeria. Mas é preciso um histórico melhor. Este motor já foi feito alguma vez ou está standard com essa km? Se for original e estiver funcionando perfeitamente, melhor juntar um fôlego ($$$) e daqui mais uns 50 mil kms fazer logo motor completo, bomba e bicos por questão de precaução. Melhor abrir o motor funcionando a deixar quebrar e o dano ser maior. Penso dessa forma.

Antes de parar o carro para a chaparia, o funcionamento estava perfeito....a única coisa feita no motor foi em 2005, foi tirado a tampada válvulas e regulou elas!!
então, no motor quero chegar bem mais pra frente....
o motor sempre foi tratado bem....velocidades constantes e trocas de óleo a cada 7 mil km.
obrigado pela resposta

lukas daneu
21/07/2014, 07:33
amigo, acho dificil rodar toda essa KM sem mexer na bomba, meu pai tambem como o amigo acima, tirou uma pickp zero em 97, hj ela ta com 120 mil KM, aos 100 mil KM, precisou de uma revisão na bomba ( segundo o bombista já estava na hora de fazer a bomba)


Maria valei- me...o bombista falou que era impossível rodar tanto e que quando parasse iria ter muita coisa ruim...eu espero que não. por este motivo pensei em mandar da uma tirada na bomba e colocar na máquina... o bombista aqui cobra duzentão pra tirar colocar na máquina para regular e olhar os bicos....só que ele disse que com essa km não vai pegar regulagem, e vai ter que trocar os reparos e no mínimo seria uns seiscentos a oitocentos conto.ai eu vim pedir a ajuda de vocês para saber de relatos e opiniões.

lukas daneu
21/07/2014, 07:39
o único problema que apareceu foi um vai mais não vai quando saiu de segunda para terceira e terceira para quarta, e quando o carro parado e acelero ai na bomba quando passa de uma rotação a cabeça do motor da uma tremida e depois que passa esta rotação normaliza....será bomba?
eu estou olhando por passo a recomendação do bombista...olha os calço do motor ( já olhei e tem um com o parafuso frouxo), depois olha a embreagem ( platô tambem faz essa tremida e tal)...pra depois pensar em bomba....como o carro esta todo desmontado queria sair e não voltar a oficina tão cedo.....será? rsrsrsr
aguardo sugestões
grato

Daneu

Carlo Pecca
21/07/2014, 09:22
LUKAS
OUT/2012 a minha bomba foi toda mexida, para vc ter uma idéia, abaixo a relação do que foi trocado, assim, motor estava falhando e perdia força, tem também o diesel merda que coloquei em uma viagem e acelerou o conserto:
- elemento (4) $ 480;
- válvulas (4) $ 140;
- bicos injetores (4) $ 320;
-kit de reparo (1) $ 120;
- válvula de retorno (1) $35;
- pistão da bombinha (1) $ 30;
- conjunto de mola do regulador(1) $ 220;
- mão de obra $ 450
total 1.795,00 pilas, das grandes!
Motor OM 364, tenho cuidado no abastecimento de diesel, pois tá doendo até agora no bolso.
Grd Abs.

Sergio c
21/07/2014, 09:48
Eu acho que por culpa de nosso diesel, acho meio difícil ter essa quilometragem e não ser mexido em nada, principalmente os bicos injetores.

Por coincidência deixei a minha hj de manhã para uma geral. A aceleração da marcha lenta até uns 1.000 rpm ela fumaçava meio azulado, depois dava um pequeno tranco e aí virava um canhão heheheeh
Vou revisar a bomba, tem uma mangueira do intercooler com um pequeno furo, regular as válvulas e revisar ou trocar os bicos.

Essa semana ainda estará pronta e posto o resultado da brincadeira $$$$$$$$

lukas daneu
21/07/2014, 17:49
Eu acho que por culpa de nosso diesel, acho meio difícil ter essa quilometragem e não ser mexido em nada, principalmente os bicos injetores.

Por coincidência deixei a minha hj de manhã para uma geral. A aceleração da marcha lenta até uns 1.000 rpm ela fumaçava meio azulado, depois dava um pequeno tranco e aí virava um canhão heheheeh
Vou revisar a bomba, tem uma mangueira do intercooler com um pequeno furo, regular as válvulas e revisar ou trocar os bicos.
Essa semana ainda estará pronta e posto o resultado da brincadeira $$$$$$$$





Hj mandei o meca dar uma olhada na embreagem, amanhã de manhã, ele vai abrir da uma revisada, aproveitando que a carroceria esta fora do chassis, ficou mais em conta a mão de obra!!
eu tinha um kit de embreagem que estava rodando num 314, dai quando fiz a caixa de marcha, aproveitei e coloquei embreagem nova.
Quando fui revisar o 364 ai eu coloquei tudo novo ( disco, colar, garfo), e o platô foi usado que eu tinha guardado do 314. pode ser que esteja dando problema, Wilson ( meca) vai dar uma verificada amanhã.

quero descobrir os trancos e a vibração no motor quando pega carga o motor, depois que passa esta rotação ele não treme mais, (isso com o carro parado).

se não for isso, terei que var bomba e bico...maria valei-me...espero que não!!

abç

obrigado

Sergio c
21/07/2014, 21:32
Deixei hj de manhã na mec de caminhões Mercedes Bens conceituada e no fim de tarde, ao voltar do trabalho, fui verificar e conversar com o pessoal, aproveitei tb p tirar umas fotos.
A bomba já tinha sido levada até a vizinha cidade de Caxias do Sul, em uma autorizada bosch, a qual, felizmente, só foi trocado alguns reparos básicos, além de voltar totalmente lacrada e original-foto-(ainda bem q foi pouca coisa, eu sabia que a bomba estava boa, mas,desregulada hehehehh)
Vazava óleo do motor pela entrada do cano de diesel no cabeçote, pois as borrachas estavam gastas, sendo que o cano dá uma volta e sobe, para ser parafusado no bico injetor(disso nem eu sabia), sendo que em uma das fotos da p ver o buraco do bico e o cano.
Os bicos vão ser testados e se for preciso trocar, não custa muito, além de uma regulagem de válvulas, mais uma mangueira do intercooler que tinha um furo. Depois de montado tudo, vai para os testes e regulagens, para ajustar a pressão da turbina com o LDA, o qual dá para ver a entrada da mangueira na última foto, em cima de uma das regulagens da BI.
Acho que não vai me custar 1000k para essa geral no OM 364-710, mas depois, vou ter motor p muitos anos......

Sergio c
21/07/2014, 21:47
Hj mandei o meca dar uma olhada na embreagem, amanhã de manhã, ele vai abrir da uma revisada, aproveitando que a carroceria esta fora do chassis, ficou mais em conta a mão de obra!!
eu tinha um kit de embreagem que estava rodando num 314, dai quando fiz a caixa de marcha, aproveitei e coloquei embreagem nova.
Quando fui revisar o 364 ai eu coloquei tudo novo ( disco, colar, garfo), e o platô foi usado que eu tinha guardado do 314. pode ser que esteja dando problema, Wilson ( meca) vai dar uma verificada amanhã.

quero descobrir os trancos e a vibração no motor quando pega carga o motor, depois que passa esta rotação ele não treme mais, (isso com o carro parado).

se não for isso, terei que var bomba e bico...maria valei-me...espero que não!!

abç

obrigado
Amigo Lukas, me prometeram que no final do dia de amanhã, 22/07/14 minha band já estará pronta, aí vou dar uma volta e ver se sumiram(acredito q sim), aquele engasgo inicial e fumaça, aí posto os resultados. Um abraço.

Sergio c
25/07/2014, 21:51
Tirei a band da oficina dia 23.07.2014, fiz uma geral na bomba, bicos injetores novos e regulagens das válvulas, uma mangueira do intercooler e válvula do retorno, gastei 1500 dilmas.
Notei a diferença na hora da retirada da band, muito difícil de sair qualquer fumaça, parece carro a gasolina heheheh, além de ficar redondinha para andar, e não estou usando o diesel s10, só o s500.
Hj está bem frio por aqui e ao voltar do trabalho, fui testar se ficou melhor no frio. Ficou 10 vezes melhor, meia virada pegou e quase não fez fumaça, parando uns 10 segundos após ligar ela.
Recomendo e devia ter feito essa revisão antes, e, acho que ela vai ficar bem mais econômica do que já era.

fabiano r
26/07/2014, 09:51
Sergio qual seria essa válvula do retorno? Minha band pega no frio sai muto pouca fumaça e puxa bem mas é muito beberrona e os únicos bombistas que tem por aqui não querem mexer na bomba pois dizem que não tem nada errado, já to quase brigando p fazer tirar na marra kkkkkkkkkk

Sergio c
26/07/2014, 19:05
Ok Fabiano, amanhã tiro umas fotos da nova válvula de retorno instalada e da velha que o pessoal da mecânica me devolveu.

Sergio c
27/07/2014, 21:01
Fabiano, segue umas fotos da válvula de retorno nova, esta leva o diesel que "sobra" na BI de volta para os filtros.
Não falei com o meca ainda sobre qual a finalidade dela, mas acredito que após desligar o motor e como os filtros estão bem mais acima, é para o diesel não descer até a BI novamente e se as vedações estiverem meio gastas, deixar passar o combustível pelo corpo da BI. Não tenho certeza, mas deve ser p isso que serve, pois ela tranca quando o combustível quer descer.
O motor está ainda meio sujo, mas essa semana vou mandar lavar com água quente, pois saiu da oficina há poucos dias.

fabiano r
28/07/2014, 08:40
Obrigado Sergio!

Fband
28/07/2014, 10:32
O excesso de diesel da BI não deve voltar pro tanque ?

Abs

Sergio c
28/07/2014, 10:51
O excesso de diesel da BI não deve voltar pro tanque ?

Abs
Na minha, da BI, ele volta para a parte de cima dos filtros, de um lado, sendo que do outro, onde também entra o diesel que vem da bomba do combustível, sai uma conexão que leva o excesso de diesel de volta para o tanque.