Conectar

Ver Versão Completa : Adaptação motor pajero sport.

abdon
19/07/2014, 20:26
Olá pessoal, recentemente comprei uma viatura motor 2.8 4m40 de corrente, andei pesquisando antes de comprar e de acordo com testemunhos era o melhor motor, me dei mal, realmente é um bom motor desde que a manutenção esteja em dia, pois é, o sujeito não tinha cuidado com a viatura dava até dó de ver, e caí na bobagem de tentar consertar, de começo ela aqueceu demais na viagem dentro de uns 50km e o radiador começou a vazar, como e não bastasse a caixa de marcha que é automática também travou, quando o mecânico deu o diagnostico me senti como se minha mulher tivesse dado a luz a dez crianças de uma vez. Mas vamos lá, regacei as magas e vamos as despesas, consertei o radiador troquei o cabeçote, a turbina reformei a bomba injetora, troquei os bicos, filtros todos, anéis de segmento, válvulas todas , casquilhos, até a caixa de marcha passei para uma 2012, gastei num total até agora de R$14.850,00 mas não está legal, ela não anda, está com a arrancada muito fraca perdendo, e andando menos que um carro mil. não sei mais onde procurar defeitos, meu mecânico já está quase desistindo, olha que ele é engenheiro mecânico bem qualificado e ex professor do senai, enfim cansei de tentar, agora estava pesquisando em alguns fóruns, a respeito dos motores mwm Electronic, ante de comentar alguma coisa com meu mecânico gostaria de opiniões de pessoas que usam esse motor e conseguiram fazer adaptações para ele, vale a pena? O carro fica bom? vai desvalorizar quando eu quiser vender? Fico aguardando respostas para que eu possa tomar as decisões certas, amo minha viatura e não queria vende_la até mesmo porque ainda não consegui encontrar o defeito por favor se puderem me dar uma força para uma forma mais viável.

Marcelo Schuch
19/07/2014, 21:58
Amigo, só para começar a entender, qual caixa de 2012 vc colocou?

SAPO-BOMBA
19/07/2014, 22:45
O que está faltando é apenas ajuste. Se o motor está bom ( e o tal engenheiro garante ) e a caixa "2012" é boa, tá faltando uma sintonia fina aí nessas partes...

Vc colocou a caixa da Triton/Dakar, certo?

abdon
22/07/2014, 11:39
a da triton o mecanico da caixa garantiu que é igual.

abdon
22/07/2014, 11:40
O que está faltando é apenas ajuste. Se o motor está bom ( e o tal engenheiro garante ) e a caixa "2012" é boa, tá faltando uma sintonia fina aí nessas partes...

correto, mas a caixa quem colocou foi outra pessoa, especializada somente em caixas de marcha.

abdon
22/07/2014, 11:44
Amigo, só para começar a entender, qual caixa de 2012 vc colocou?
coloquei a caixa da triton

Fabio_318
22/07/2014, 13:17
coloquei a caixa da triton

Só uma dúvida, pq essa questão muito me interessa, o câmbio da Triton ou Dakar é PLUG AND PLAY no motor 4M40??

abdon
22/07/2014, 14:06
Só uma dúvida, pq essa questão muito me interessa, o câmbio da Triton ou Dakar é PLUG AND PLAY no motor 4M40??
isso eu não entendo, quando minha caixa quebrou levei em uma oficina especializada e como o conserto da minha ficava muito caro optei por colocar uma mais nova, para não ter problemas no futor.

Fabio_318
22/07/2014, 15:37

SAPO-BOMBA, esclareça por favor, é tirar uma e colocar outra? não vou precisar de nenhuma adaptação?

Marcelo Schuch
22/07/2014, 19:31
Fabio tem um tópico aqui no forum de um sr. que colocou na PS uma caixa at de triton e da certo sem adaptações.

abdon
23/07/2014, 15:24
É quando ele trocou a caixa, me falou que era a mesma, porem pertencia a uma L200 tríton, acompanhei o serviço, e serviu sem adaptações. quando a caixa foi substituída eu andei na viatura e estava com força, ficou ruim depois de trabalhar nas outras partes.

Edilson_ce
23/07/2014, 19:05
Se o motor tiver sido montado como manda o figurino, então, procure por problemas na bomba(ar no sistema), regulagem da turbina e possíveis problemas com os bicos novos.

abdon
13/08/2014, 22:44
e aí gente voltei,
depois de uma semana de muita labuta, conseguimos um veredito, realmente a falta de força da viatura estava no cabeçote,o primeiro e quarto cilindros estavam sem compressão, mandei para retifica e trocaram as duas válvulas, agora ficou zero. Mas tem outro problema, apesar da força do motor ela não quer passar marcha, o mecânico buscou informações da caixa e é de uma L200, está arrancando bem mas se acelero parece que patina, vai a 3000 giros como um urro e volta para 2000 fora o arranco que dá tentando mudar a marcha, alguém tem uma ideia?

abdon
02/09/2014, 22:04
agora sim consegui resolver o problema da marcha era o TPS sensor borboleta que fica em cima da bomba, o meu estava ruim, consegui por R$400,00 colocado e regulado,mas ainda estou com problemas no aquecimento, as mangueiras do radiador ficam tipo que vão estourar e a água volta toda para o reservatório, abri a bomba d'água mas está normal, e está sem a válvula termostática, limpei o radiador coloquei aditivo, mas continua esquentando, quando estaciono não vejo água vazando no motor mas me parece sair um barulho tipo um vazamento de ar perto da admissão, e o motor está rodando muito macio, dá até gosto de ouvir, só estou aborrecido pelo superaquecimento, será que alguém tem uma sugestão?

SAPO-BOMBA
03/09/2014, 08:13
Se está aquecendo, ou o radiador está entupido, ou o serviço do cabeçote ficou mal-feito. Mesmo sem a válvula termostática ( que está errado, só avisando ), não era pra esquentar a esse ponto.

Mangueira muito pressurizada é sintoma de cabeçote trincado ou junta queimada. Ou serviço mal-feito, no seu caso...

Sem Loção
11/10/2014, 23:29
agora sim consegui resolver o problema da marcha era o TPS sensor borboleta que fica em cima da bomba, o meu estava ruim, consegui por R$400,00 colocado e regulado,mas ainda estou com problemas no aquecimento, as mangueiras do radiador ficam tipo que vão estourar e a água volta toda para o reservatório, abri a bomba d'água mas está normal, e está sem a válvula termostática, limpei o radiador coloquei aditivo, mas continua esquentando, quando estaciono não vejo água vazando no motor mas me parece sair um barulho tipo um vazamento de ar perto da admissão, e o motor está rodando muito macio, dá até gosto de ouvir, só estou aborrecido pelo superaquecimento, será que alguém tem uma sugestão?

Na verdade é um sensor LPS esse carro não tem borboleta de fluxo de ar pra comandar aceleração, mas muitos chamam de TPS mesmo.

Sapo-bomba deu a dica. Se está com superaquecimento mesmo depois de feito esse serviço todo, só pode ter sido mal feito. Assentamento de cabeçote e junta... Não é possível que tenha trincado um cabeçote novo. Esse sintoma de pressurização da mangueira de água é típico de junta ou cabeçote mal assentado (ou trincado, mas é novo oras)

A minha 4M40 está com 180mil Km, pguei com 170mil Km, comigo nunca esquentou, mesmo com a BI um pouco aberta (já veio assim). Anda muito bem, mas eu sou cuidadoso, ando na faixa dos 2000-2500rpm no máximo, esticar só pra uma ultrapassagem ou algo do tipo. Termostática tá ok, troquei o acoplamento viscoso e devo trocar o radiador em breve, pela idade do mesmo.

Ah e instalei um termômetro mecânico Cronomac. Ela funciona 95% do tempo entre 85-95oC, sobe até uns 100-102 em dias muito quentes, com AR ligado e muita carga no motor, mas esfria rapidinho.

Bebe um pouco de água, tenho que completar o nível do radiador com uns 300ml a cada 2 semanas, mas é só...

Mande gabaritar esse cabeçote e conferir a junta, parece ser esse o problema..

smalinski
07/11/2016, 14:57

Boa tarde Amigo! Tenho um Pajero Sport 2005, 4M40, 2.8, que está apresentado problemas no sensor LPS, só que não estou conseguindo encontrar...Alguma dica de onde posso encontrar esse sensor?
Abç,