PDA

Ver Versão Completa : Antena para Px

kaminhao
18/07/2014, 20:41
Boa noite srs,
Aos entendidos de radiofonia e afins..
Alguém ja dobrou ou sabe se da pra dobrar uma Maria mole como a da foto?
Tenho um plano B que é soldar uma arruela na ponta dela. Mas tb nao sei certo se ela para lá.. Tenho impressão que solda nao vai segurar na antena mole.. Cpz ate de estraga a antena
Alguém ja fez alguma das idéias acima?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=471201&stc=1&d=1405726712

Fernando Camelier
21/07/2014, 08:13
Boa noite srs,
Aos entendidos de radiofonia e afins..
Alguém ja dobrou ou sabe se da pra dobrar uma Maria mole como a da foto?
Tenho um plano B que é soldar uma arruela na ponta dela. Mas tb nao sei certo se ela para lá.. Tenho impressão que solda nao vai segurar na antena mole.. Cpz ate de estraga a antena
Alguém ja fez alguma das idéias acima?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=471201&stc=1&d=1405726712

Qual é o motivo dessa dobra? Não entendi...

reslima
21/07/2014, 09:31
Provavelmente pra prender a ponta na frente do carro, por conta do tamanho da antena.
Qual é o motivo dessa dobra? Não entendi...

kaminhao
21/07/2014, 10:00
quero colocar uma bandeira na antena e não quero que ela saia voando que nem as outras

Sergioporto
21/07/2014, 19:46
quero colocar uma bandeira na antena e não quero que ela saia voando que nem as outras
Vai ser dificil acertar a estacionária do rádio alterando o comprimento da antena.

andre_agostinho
21/07/2014, 20:55
ola....prenda a antena com fita hellerman...famosa engasga gato :evil:....prenda em cima e embaixo corte o que sobrar...use uma fita maior...eu prendi a minha dessa forma e funciona ....não dobre pois seu ROE vai pro espaço....

Fernando Camelier
22/07/2014, 07:54

Amigo Kaminhao, entenda que se você mexer no comprimento da antena ela vai perder as suas características, pois o tamanho da antena é proporcional à onda que ela vai transmitir.

No caso do PX, o comprimento aproximado da onda é 11 metros, portanto a antena é cortada em +\- 2,75m que é 1\4 de onda. Se você alterar isso, ela sai da sintonia e você perde alcance e pode provocar interferências em outros sistemas.

Existe um lance chamado 2º harmônico que é o dobro da frequência transmitida e se o sistema estiver mal calibrado, vai ter interferência nos canais 4 e 5 de televisão.

Todos os cidadãos tem o direito de ter sistemas de comunicação e o PX é o mais popular deles, mas junto com o direito vem o dever. Diante disso, ninguém pode alterar um sistema liberado e interferir em sistemas de outras pessoas ou bloquear transmissões de TV's e emissoras de rádio abertas.

Voltando ao assunto da bandeira, evite prender qualquer coisa na antena, pois com certeza vai alterar a onda transmitida. A solução seria colocar a bandeira em uma outra antena desconectada ou plotá-la no veículo.

Um abraço

kaminhao
22/07/2014, 09:06
sabe que ja prendi com fita dupla face ,em cima coloquei os engasga gato [fita hellerman, que chiq] primeiro galho que passei arrancou a bandeirinha... pensei de alguma forma que ela não subisse e caísse, ja que ela fica na ponta da antena.. pensei tem em fazer um vinco na antena e colocar uma abracadeira de pressão..só que ai to achando que vai é quebrar a ponta da antena hora que pegar num galho..

Saverio
23/07/2014, 08:36
Posso até estar errado, mas a foto postada trata-se de antena corta linha para pipa, que é utilizada em motos para evitar o maldito "cerol" ou a temida "chilena" que já causaram muitas mortes e vários acidentes pelo Brasil. Até onde eu sei pelos amigos "pexisqueiros" que tenho, não existe tal conformação de ponta de antena.

kaminhao
23/07/2014, 08:57
isso mesmo, essa dobrada é uma antena pra moto..
mas com um martelo e uma morça faço uma ponta assim em dois palito !!

Posso até estar errado, mas a foto postada trata-se de antena corta linha para pipa, que é utilizada em motos para evitar o maldito "cerol" ou a temida "chilena" que já causaram muitas mortes e vários acidentes pelo Brasil. Até onde eu sei pelos amigos "pexisqueiros" que tenho, não existe tal conformação de ponta de antena.

Sergioporto
23/07/2014, 11:54
Na maria mole voce nao consegue .A vareta é de aço ou de inox .A minha é de inox e está com ponta torta porque trancou no portao e nao pretendo endireitar porque vai quebrar e ai adeus antena !

andre_agostinho
23/07/2014, 23:35
Ola
se vc dobrar a antena assim, além de atrapalhar a recepção sua antena pode prender em algum galho...ai tchau antena, suporte e bandeira....

Fernando Camelier
24/07/2014, 07:10

Alteração de tamanho de antena = criação de interferências prejudiciais
Entenda isso. Você pode se comunicar via rádio sem problemas, mas nunca alterar as características da transmissão.
Se você dobrar a antena ou adicionar algum tipo de conexão a ela, vai alterar o seu comprimento e assim passará a ser um causador de interferências. (Você altera o casamento do comprimento da onda entre seu transceptor e sua antena)
Pense que você esteja em casa assistindo a um jornal na TV e de repente a imagem começa a tremer, o som fica truncado e a recepção daquela notícia importante fique prejudicada...
Culpa de um cara que alterou uma antena e naquele momento modulou pertinho de onde você mora.
Isso acontece o tempo todo. Não seja mais um, ok?
Um abraço

kaminhao
24/07/2014, 10:39
Pois olha.. Vi bastante gente respondendo oque NÃO fazer.. Alguém tem idéia de que FAZER?

Sergioporto
24/07/2014, 11:37
Poe uma antena de moto na calha e pendura a bandeira !!

andre_agostinho
24/07/2014, 20:13
Pendura a bandeira na antena mas embaixo perto do suporte...

Fernando Camelier
25/07/2014, 07:20
Pois olha.. Vi bastante gente respondendo oque NÃO fazer.. Alguém tem idéia de que FAZER?

Manda plotar a bandeira no capô ou no vidro lateral ou em qualquer lugar que você ache melhor, ou põe a bandeira em outra haste.
Mas não mexa em sua antena.
Eu já tinha falado isso antes.