PDA

Ver Versão Completa : ESPACADORES DE RODA.



Gabrielpol
03/01/2006, 12:39
Hola a todos do forum, necesito da ajuda e experiencia de voces para tirar algumas duvidas referente aos espacadores ou alargadores de roda.
Alguem ja usou?...tem alguma "contra-indicacao"?...
Troquei os meus pneus faz alguns meses, 245/75 16 BF/AT com 120,000
Na hora da compra gostei e comprei os 265... :parede: demorei bastante a perceber que os mesmos raspan a barra estabilizadora e o braco da direccao quando giro todo o volante pra ezquerda.
Procurei alargadores de roda e achei somente pra uso na toyota bandeirantes, (R$-120 cada)o maior problema e que sao muito largos, o mais fino que achei era de 15.0 mm.
Ate ahi tudo bem, fiz testes com suplementos atras da roda, para descubrir a distancia certa e cheguei a medida de 6.0 mm e confeccionei eles.
Durante a minha procura pelas pecas entrei em contato com o Wallace e ele me falou que nao vende por considerar uma "gambiarra"... :mrgreen: concordo plenamente e agradeco a sinceridade dele, o certo seria trocar as rodas.
Neste momento e um custo muito alto pra mim. :shock:
Existem as "gambiarras" funcionais e boas e tambem as perigosas...esta e a minha maior preocupacao. :pensativo:
Gostaria que vcs. me dessem opinioes ou experiencias e se existe perigo por exemplo de sair a roda na estrada por causa estourar os parafusos ou outro tipo de complicacao que ja tenha acontecido com alguem.
No meu caso eu manteria os parafusos originais, e eles continuariam a rosquear os 10 ou 11 fios de rosca originais da porca.
Se nao me engano o maior esforco(peso da viatura) da roda e feito no apoio do centro dela, esta correto?... :pensativo:
Como estou viajando a trabalho, ainda nao coloquei os espacadores, so vou poder faze-lo depois do dia 20.....e dependendo das informacoes. Conto com a colaboracao de vcs.
Um EXELENTE ano para todos.
MUITO OBRIGADO.

Elmer_Jeep
03/01/2006, 16:40
O problema dos espaçadores é pq vc vai instalar num eixo semi flutuante e isso aumenta o esforço do conjunto.

Outro problema q vejo é o apoio das rodas em parte do corpo dos prisioneiros já que vai mantê-los originais...

Não recomendo mas já vi muita gente que usa assim, retiram o centro de um disco de freio ou tambor usado pra fazer um distanciador/espaçador.

[]'s

Gabrielpol
03/01/2006, 18:58
Elmer, obrigado pela resposta.
No meu caso fiz as pecas no torno com o diametro interno igual ao do externo do cubo da roda=105 mm para entrar sem folga, os furos 12.5 mm, ja que os prisioneiros sao de 12.
Em relacao aos espacadores que tem no mercado para a Band, devido a largura dos mesmos, tem que trocar os prisioneiros que vem junto no kit, e o furo das pecas e mais largo que os parafusos, ou seja que tambem existe um esforco maior nestes prisioneiros.
A minha grande duvida e em relacao de : em quais circunstancias sao usados e qual o grau de seguranca?...Sei que esta "gambiarra" nao e invento meu, ja existe no mercado mas nao consigo informacao de quem ja usou ou usa...quebra...nao quebra...e perigoso...etc.
Outra opcao que tenho seria regular o curso dos batentes, mas iria limitar mais ainda a capacidade de manobra que nao e la aquelas coisas.
Obrigado.

sachetjr
04/01/2006, 10:29
Gabriel,

Eu tinha o mesmo problema que você. A suloção que eu encontrei, foi a de mudar o off-set dos aros, ou seja, levei a um torneiro que deslocou o centro do aro mais para dentro da roda.
Me cobrou R$ 40,00 por roda e o resultado ficou muito bom.

Elmer_Jeep
04/01/2006, 10:38
sachetjr, ótima dica. :concordo:
Pro Gabrielpol, que mora em SP tem a empresa RODAS SANTA RITA que faz esse tipo de serviço :wink:

Acredito ser o mais conveniente (se as rodas forem de aço)

[]'s

Gabrielpol
04/01/2006, 11:37
Hola Sergio e Elmer, obrigado pela informacao. Realmente eu desconhecia este tipo de modificacao nas rodas, com certeza se for um servico bem feito devem ficar bem alinhadas e balanceadas.
Acredito que por ser um dislocamento de 6 ou 7 mm nao deve afetar o centro de gravidade, de qualquer maneira sei que temos no forum engenheiros mecanicos e experts que podem dar alguma opiniao.
Ontem achei esta pagina que faz propaganda de alargadores e outras pecas para 4x4, tal vez alguem conheca www.superbreakdisk.com.br.
Por acaso alguem conhece alguma firma que faca estes servicos de modificacao de rodas em Sao Jose dos Campos SP?...
Obrigado.

Elmer_Jeep
04/01/2006, 12:00
Gabrielpol, Procura pelo leopoldo no fórum CJ's, ele mora em SJC e deve saber se aí alguma empresa ou torneiro faz esse serviço.

[]'s