Ver Versão Completa : Sw4 2.8 diesel1995 - barulho na suspensão
Osmar Junior
16/07/2014, 13:29
Pessoal, sou um membro antigo do forum desde 2003, mas novo aqui na parte de Toyotas!
A um ano mais ou menos comprei uma SW4 2.8 diesel e estou apaixonado pelo carro !!
Meu carro esta com 160.000km originais e esta com kit de suspensão Ironman e pneus bf all 31"
Nesse fim de semana peguei uma estrada de terra e meu carro começou a fazer um barulho muito irritante na suspensão !! parece de chapas batendo!!
Já tirei o capo e andei sem pra ver se não era ele, já testei o pivô inferior como esta indicando em um post antigo daqui, já olhei e joguei silicone nas buchas de amortecedor e estabilizadora e o barulho não para !!
Alguém sabe o que pode ser ? não conheço esse sistema de barra de torção, não sei o que pode dar barulho nele!
Valeu !!!
Osmar Junior
Santo André - SP
Provavelmente alguma bucha das bandejas estragou.
pietrfist
16/07/2014, 18:28
Osmar, se der, grava um video com o barulho, aí é melhor pra ajudar.
A minha já teve um barulho de metal batendo quando estourou a bucha da bieleta, mas era bem visível.
guilhermeabreu
16/07/2014, 18:58
OSMAR
O mais comum é o barulho qdo acaba as buchas da bieteta como o PIETRFIST falou , fora isto vem buchas da balança , borracha dos amortecedor .
Te digo que tem 90% de chance de ser as buchas da bieleta .
Uma pergunta : este barulho vem da suspensão dianteira ou traseira ????
TCHEIGOR
16/07/2014, 19:13
Coisa básica, mas se ainda não viu é bom verificar o protetor do cárter, o meu fazia barulho de lata por falta de um dos parafusos.
Sem querer gerar discuçoes aqui sobre adaptações,mas como os membros acima falaram deve se for a bucha da bieleta, se for realmente isso, da uma analisada na bieleta, se ela estiver boa, e só a bucha de borracha que vai na balança estiver ruim, podes comprar as buchas do amortecedor dianteiro do fuca, que devem custar menos que 5 reais cada( compre 4), e aguentam bem o tranco da bieletas.
manutenção simples pode ser feita em casa!!
abraço e boa sorte
Osmar Junior
16/07/2014, 20:59
Dr. Guilherme o barulho é na dianteira sim !!! Vou verificar a bieleta !!! Só consigo mexer no sabado ! Vou desconectar as bieletas e dar uma volta pra ver!
Obrigado,
Osmar Junior
Osmar Junior
16/07/2014, 21:02
Oi Tcheigor ! Já verifiquei o protetor e parece que edta bem fixo !! Bati nele e não fez barulho !
Obrigado,
Osmar Junior
Osmar Junior
16/07/2014, 21:12
Obrigado pela dica Galeaum!! Gost muito dessas dicas pois nem sempre conseguimos peças originais na hora que precisamos !!!!
Valeu !
Osmar Junior
Sem querer gerar discuçoes aqui sobre adaptações,mas como os membros acima falaram deve se for a bucha da bieleta, se for realmente isso, da uma analisada na bieleta, se ela estiver boa, e só a bucha de borracha que vai na balança estiver ruim, podes comprar as buchas do amortecedor dianteiro do fuca, que devem custar menos que 5 reais cada( compre 4), e aguentam bem o tranco da bieletas.
manutenção simples pode ser feita em casa!!
abraço e boa sorte
guilhermeabreu
16/07/2014, 23:10
Só para reforçar o que o GALEAUM falou , se for as buchas da bieleta ruins e ficar andando sem elas , vai gastar as hastes e aí terá que trocá-la tb , mas se estiverem boas é só fazer o que o GALEAUM falou , baratim baratim e fácil de resolver .
titanium
17/07/2014, 08:50
Fala Osmar! Beleza???
Rapaz, a turma aí já deu sugestão de onde poderia estar o problema... mas eu gostaria de dar uma dica de um problema que aconteceu comigo e foi difícil detectar onde era.
Bom, o problema parecia ser de suspensão... era um Clec Clec Clec quando o carro trepidava, que irritava bastante!
Parecia carro véio! rsrsrs
Bom, reparei que quando eu ligava o 4x4 + roda livre o barulho diminuia....
Resultado: bucha da manga de eixo.
É uma bucha de bronze que serve como uma luva para segurar o semieixo dianteiro.
Ele desgasta e o semieixo fica batendo ali... um barulho terrível! rsrsrs
Então se nada disso que o pessoal sugerir não der resultado, confere essa bucha!
Ela em Ponta Porã custa uns 150,00 reais original.
Abraços
TCHEIGOR
17/07/2014, 10:49
boa Titanium, isso acontecia no meu vitara, ligava a RL e parava o barulho. o mecânico até falou em fazer uma bucha nova, mas quando desmontamos vimos que era rolamentado e o rolamento tava quebrado. Mas era um barulho muito chato mesmo!!!
boa sorte na busca Osmar!
Osmar Junior
17/07/2014, 12:47
Pessoal, Olhei as bieletas agora na hora do almoço e parece estar tudo normal !!!
Pietrfist, vou tentar gravar um video !!!
Titanium, qual o numero original dessa bucha? Vou ligar as roda livres para ver se diminui !!!
Se não pode ser pivô ou bucha de bandeja mesmo !!! para verificar isso só desmontando né?
Liguei lá na Sollo4x4, mas eles não abrem de sábado !!!
Valeu !!!
Osmar Junior
Santo André - SP
Cada bieleta pega duas buchas. Uma por cima e outra por baixo. Dá uma olhada na de baixo também.
Osmar Junior
17/07/2014, 13:10
Fala r0d !
Tirei a foto de uma delas por baixo !!! pelo menos essa parece que esta Ok !
Valeu !
Osmar Junior
22/07/2014, 12:54
Pessoal, o barulho continua !!! ainda não encontrei !!
Será que pode ser trinca no paralama interno? alguem já teve isso na SW4 japa?!!!
Gravei uns videos, mas não sei postar aqui no forum !!!
https://www.youtube.com/watch?v=wHgNzeyAWhg&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=dNt5R-Yta8I&feature=youtu.be
Pessoal, o barulho continua !!! ainda não encontrei !!
Será que pode ser trinca no paralama interno? alguem já teve isso na SW4 japa?!!!
Gravei uns videos, mas não sei postar aqui no forum !!!
Olá Osmar,
Creio que o ruído que te referes seja o tec tec que se escuta no vídeo.
Me parece ser da folga entre a pastilha e a pinça do freio.
Um abraço,
Edu
Osmar Junior
22/07/2014, 21:29
Oi Edu,
O Barulho é esse tec tec mesmo !!!
Mas não é partilha não, pois faz mesmo que estou freando !!!
Se fosse pastilha o barulho sumia ao apertar o freio né ?
Valeu !!!
Abraço,
Osmar Júnior
titanium
22/07/2014, 21:57
Osmar, 90% de chances de ser as Buchas da Manga de Eixo!!!!!!
rsrsrs
Era esse MESMO barulho que ouvia na minha!
Não sei te falar o partnumber pois a minha vendi há 2 anos...
Mas o JOÃOZINHO da SOLLO SABE que bendita é essa!! rsrsrs
E quando for comprar, o Anderson da Ferraço também SABE que bucha é essa!!
Para confirmar se é mesmo essa bucha, tenta ligar a roda livre e andar com ela... se o barulho diminuir (provavelmente não vai parar, mas vai diminuir bastante), BINGO! É a tal bucha! rsrsrsrs
Abraços
titanium
22/07/2014, 21:58
ah! o que pode ser também é a grade dianteira (aquela de plastico) que protege o radiador...
só tenho dúvidas se ela faria tanto barulho assim! rsrs
Não seria alguma vibração na carroceria? Tipo um chicote batendo em algum lugar, um parafuso solto caído em algum lugar, alguma peça mal apertada, etc.
"Causo": Certa vez meu carro de plastico começou a fazer um barulho interno muito chato. Procurei muito, desmontei muita coisa e não achei o barulho. Depois de quase acostumar com o maldito barulho, achei o problema: uma moeda e uma chave no porta-luvas. Quando as duas se encontravam, começavam a se bater com a vibração do carro. hehe.
ThgVieceli
24/07/2014, 15:12
Boa tarde pessoal, Osmar se ainda nao descobriu vou dar uma dica boba, mas aconteceu comigo tambem de ficar com barulho na cabeça, e era a lata do estribo batendo coloquei um calço e apertei os parafusos e sumiu o barulho. Voce ja verificou isso?
pietrfist
24/07/2014, 22:30
Osmar, a minha, algum tempo atrás, estava com a chapa de proteção do escapamento solta e fazia um barulho semelhante. Foi coisa simples, fui a uma loja de escapamentos e um ponto de solda resolveu, MAS era fácil perceber que o som não vinha da frente, e após rápida inspeção no escape, achei a origem.
O João da Sollo4wd pode ajuda-lo.
Abç
TCHEIGOR
25/07/2014, 00:21
Lembrei outra coisa que deu barulho de metal na minha, mas nem sei se todas sw4 são assim:
Meu respiro do diferencial dianteiro tem uma mangueira com uma válvula metálica na ponta, eu vi a mangueira caída e ajeitei pra cima, entre o chassis e a barra de torção, se não me engano.
Acontece que quando a mangueira sacudia, pra qualquer lado que fosse batia em algo metálico, e daí virou um carnaval. Só me dei conta porque tinha mexido há pouco tempo!
Não deve ser o teu caso, mas como estamos no assunto 'barulhos na dianteira' lembrei do acontecido.
Osmar Junior
25/07/2014, 13:16
Pessoal, não sei o que aconteceu mas o barulho diminuiu muito !!! praticamente sumiu !!!
No sábado passado ajustei o radiador do ar condicionado que estava meio solto, e reapertei e ajustei o parachoque dianteiro, mas o barulho continuava !!! essa semana o barulho quase que desapareceu !!!
Fala titanium !!! Meu fiz o teste da roda livre e 4x4 e o barulho não parou !!A minha grade esta com algumas travinhas quebradas sim, mas não é ela não !! o barulho é metálico!
R0d, o Barulho é externo em metálico parece dom lata batendo !!
Agroman, é uma boa dica !!! vou dar uma olhada no estribo esse fim de semana !!! da até pra tirar e andar sem eles !!!
pietrfist, eita nick difícil de escrever !!!rsrsrsrs Acredito que não seja o escape, mas vou verificar nesse fim de semana !!!
TCHEIGOR, Acredito que não seja isso, pois a minha colocaram "snorkel" nos diferenciais !!! mas vou dar uma chegada nisso também !!!
Valeu pessoal !!! o tópico esta ficando bem consistente !!! mesmo que não me ajude, com certeza vai ajudar alguém !!!
Sábado vou dar uma conferida em tudo na oficina de um amigo !! Se eu descobrir algo vou postando aqui !!
Osmar Junior
Santo André - SP
Muito boas as dicas.
Eu lembrei de outras duas fontes de ruído que tinham na minha camionete:
1- O amortecedor de direção estava mal aparafusado, e com a trepidação fazia também um ruído semelhante a este teu.
Foi só apertar bem os dois parafusos que o ruído desapareceu.
2- O suporte da tampa do cofre do motor também vibrava, envolvi ele em uma mangueira de borracha e ficou ok.
Um abraço,
Edu