Ver Versão Completa : Como melhorar a iluminação dos faróis?
FábioGondim
02/01/2006, 22:42
Pessoal,
Meu Engesa está com uma iluminação não muito boa. A luz é amarelada, pouco intensa. Peguei uma estrada à noite e estranhei. Nada grave ou que uns quatro faróis de milha não resolvam :mrgreen:
Me disseram que, para melhorar a iluminação, bastaria trocar as lâmpadas por outras mais modernas. É isso mesmo? Que lâmpadas seriam essas? E a instalação elétrica, não tem que ser alterada também? Há faróis de outros carros que possam substituir os originais com ganho significativo de potência?
Obrigado pelas informações. :concordo:
Rodrigo Luvison
02/01/2006, 23:07
Olá Fábio
Para melhorar a iluminação, sugiro a vc instalar reles duplos para farol (Bergson B-135 ou similar - www.bergson.com.br) e substituir as lampadas por modelos Cool Blue ou SilverStar da Osram (www.osram.com.br). A Cool blue possui tonalidade azul, esteticamente são bonitas mas o desempenho em asfalto molhado é péssimo e muito perigoso, literalmente vc não sabe onde está a faixa de rolamento. Sendo assim, é mais indicado utilizar o modelo Silver Star (prometem até 50% mais luz), no caso de vc trafegar muito em noites chuvosas :lol:
Altere o sistema para a luz baixa permanecer acesa simultaneamente com a luz alta.
Eu fiz essas modificações na minha picape, estou utilizando lampadas cool blue e a melhora foi de uns 80% ou mais, estou amplamente satisfeito com o resultado.
Vc tb pode adicionar um par de farois auxiliares (longo alcance) que vai ajudar bastante, principalmente em estradas sinuosas, como sugestão, recomendo o modelo Super Oscar da Cibié.
Para ilustrar, abaixo o relé duplo para farol:
http://www.bergson.com.br/imagens_big/b_135_big.gif
Abraços
FábioGondim
02/01/2006, 23:25
Valeu, obrigado pelas informações.
Essas alterações que você falou, são nos faróis originais do Engesa mesmo? Onde devo instalar os relés duplos? É possível fazer as mesmas adaptações no farol de milha que já veio com o carro? E não é necessário fazer nenhuma alteração na instalação elétrica em virtude, por exemplo, de aumento de potência?
Sabe me dizer de que carro são os faróis do Engesa? Talvez eu precise dessa informação quando for comprar as lâmpadas, não?!
Obs: o site da Osram diz que não é necessária a instalação de relés com as lâmpadas Cool Blue ou Silver Star... :pensativo: Como não entendo nada de eletricidade, muito menos de luminotécnica de automóvel, poderia explicar melhor, por favor? Para que serve o relé?
Obrigado :concordo:
Rodrigo Luvison
02/01/2006, 23:38
Fabio,
Essas modificações eu fiz no farol da minha D20 e podem ser feitas em qq veículo.
Essa alteração nada mais é do q a substituição das lampadas comuns por modelos melhores e a adição do relé, que deve ser alimentado diretamente pela bateria.
Função do relé
A função do relé, que deverá ser instalado no compartimento do motor o mais próximo possível do farol e da bateria, é para reduzir as perdas (resistencia dos cabos e das conexões).
Para verificar se está havendo a perda ou não, pegue um pedaço de fio, conecte no positivo da bateria, e com farol aceso, baixo ou alto, encoste fio com alimentação positiva no mesmo terminal do farol onde está chegando o positivo, se aumentar a claridade, este é a ganho que o relé duplo de farol dará.
Abraços
Rodrigo Luvison
02/01/2006, 23:47
Valeu, obrigado pelas informações.
De nada..
Sabe me dizer de que carro são os faróis do Engesa? Talvez eu precise dessa informação quando for comprar as lâmpadas, não?!
Essa eu não sei, algum engeseiro favor se pronunciar....
Normalmente o modelo utilizado é a Bi-Iodo H4, para farol alto e baixo.
Espero ter ajudado.
Abraços
Se usa H4 compra as Osram Silver Star H4 que custam baratinho (de 30 a 40 reais o par).
Elas iluminam muito melhor gastando a mesmo energia e tendo a mesma potencia.
Se os reles originais estiverem bons não precisa trocar mais nada a não ser as lampadas.
O informação sobre o rele esta incompleta.
O rele é uma chave para acionar qualquer equipamento eletrico. Só que ele é acionado por outra corrente eletrica que normalmente é acionada por outra chave eletrica normal.
A ideia é que na primeira chave passe uma corrente (Amperes) bem baixa, assim a fiação que vai para o painel onde esta esta chave pode ser fina e a chave também só precisa ter capacidade para baixa amperagem.
Ai voce só precisa de fiação mais grossa da fonte de energia ao rele e deste ao consumo.
Alessandro Henrique
03/01/2006, 06:42
Nao tenho certeza, mas ouvi falar que o farol do engesa eh o mesmo da Brasilia.
As vezes o problema nao esta na lampada em si. Seria bom verificar o estado do rele original bem como dos pontos de contato com a carcaca. Outro detalhe importante eh o refletor do farol que pode estar sujo ou oxidado.
Sds.
guilhermeabreu
03/01/2006, 11:44
AÊ
Para complementar a explicação do WALLACE aí vai :
Qdo o carro original não vem com relê , a corrente de energia que ilumina o farol passa pelo comutador de farol baixo/alto que fica no volante , a alavanca que muda baixo pra alto .
Qdo coloca uma lampada mais fotre , ísto é de maior potência , a corrente que passará pelo comutador tb será maior ,aí a fiação original não vai aguentar e derreter o comutador de farol .
Com o relê , a corrente que passa pelo comutador é baixinha , e qdo vc acionar , ésta corrente fraquinha é que fará a comutação no relê , fazendo a corrente de alta amperagem passr direto da bateria para os faróis .
Mas ísto vc não precisa saber , qquer bom eletricísta sabe fazer com segurança , e os RELÊS DUPLOS DA BERGSON realmente são os melhores.
Os faróis dos ENGESAS são da BRASÍLIA.
A sugestão que os colegas deram são boas ,mas no meu , COLOQUEI lampadas BI-IODO de 100/90 Watts com relê duplo e dois FARÓIS DE MILHA HELLA modelo RALLIE 1.000 , eu viajo A NOITE como se fosse de DIA , enchergo até uma barata atravessando a pista .
UM POUCO EXAGERADO NÉ? MAS FICA SHOW .
FábioGondim
03/01/2006, 12:58
Nao tenho certeza, mas ouvi falar que o farol do engesa eh o mesmo da Brasilia.
As vezes o problema nao esta na lampada em si. Seria bom verificar o estado do rele original bem como dos pontos de contato com a carcaca. Outro detalhe importante eh o refletor do farol que pode estar sujo ou oxidado.
Isso eu já verifiquei. Na verdade, está tudo novinho :concordo: Acho que é problema de farol antigo mesmo. Vou ver se troco as lâmpadas, reles e, se for o caso, os faróis (tenho quatro).
Se usa H4 compra as Osram Silver Star H4 que custam baratinho (de 30 a 40 reais o par).
Como posso saber se os faróis são Bi-Iodo H4 ou não? :pensativo: Nem sei a diferença entre Bi-iodo e os demais... :oops:
Thales Pimenta
03/01/2006, 13:23
Ou é do tipo selado, Sealed Beam(ou similares chineses...), ou entao de bloco com lâmpada. Antigamente eram usadas lâmpadas icandescentes, mto parecidas com essas residenciais mesmo. Hoje até tem pra vender, mas é muito difícil de achar.
Dizem que com o uso a lâmpada vai perdendo a eficiência.... mas não sei te falar se é verdade.
Sobre o esquema do rele, seria bom por um segundo para os farois auxiliares também.....
O bom do rele é q vc não precisa se preocupar com o estado da instalação anterior ao rele, já q esta vai ter uma baixa corrente.
[]'s
Thales
As lampadas vão perdendo sim a capacidade de iluminação.
Acho que muitos já tem rele de frabrica sim.
FábioGondim
03/01/2006, 23:09
Hoje, fui a uma loja especializada em iluminação de veículos. Tinham catálogos e mais catálogos de tudo quanto é marca de farol. Não procuramos tão exaustivamente assim, mas, depois de uns trinta minutos procurando, não encontramos nenhum farol que pudesse substituir os do Engesa, que têm diâmetro de 130mm... Eles ficaram de conversar com os fornecedores para ver se encontram algo...
Quanto à troca das lâmpadas, mais um problema. Os faróis de Brasília e Passat não comportam lâmpadas H4, mas somente H5, cujos soquetes são diferentes. O dono da oficina me disse que poderia instalar um adaptador para a lâmpada H4 no farol da Brasília mesmo... Será que presta? Outra coisa que me assustou foi o preço das lâmpadas Philips Crystal Vision H4: R$ 170,00 o jogo, composto por duas lâmpadas H4 e duas lâmpadas de farolete (e eu preciso de dois jogos)!! :shock: :shock:
De qualquer modo, eu não me animaria a tanto investimento numa farol de baixa qualidade. O primeiro passo, então, seria substituir os faróis por outros Cibié, nem que sejam de Brasília mesmo. Os atuais, da marca Vinco, são de plástico e estão deixando entrar água. Alguma idéia de farol para subsitituir os originais?
Obrigado mais uma vez :concordo:
guilhermeabreu
04/01/2006, 20:25
Relatei a vcs anteriormente o que eu fiz , mas já estou mudando de opinião .
Eu coloquei lampadas BI-IODO H-4 DE 100/90 WATTS PHILLIPS , coloquei fazendo uma GAMBIARRA , mas ficou firme sem vibrar , e os faróis são ARTEB , que são de linha de montagem , a CIBIÊ não fabrica mais farol pra BRASÍLIA .
RESULTADO: 1º- : OS FARÓIS ARTEB , espalham muito o foco de luz .
2º : OS FARÓIS ARTEB , não suportam o aquecimento das lampadas de 100/90 WATTS e quebram , ísto é trincam o vidro toda vez que pegar chuva ou a noite vc passar por uma poça d'água . Os vidros estão tão quentes que qdo molham , eles trincam , já troquei 4 faóis e os 4 estão trincados hoje .
CONCLUSÃO : Devo colocar novos faróis ARTEB , mas com lampadas H-5 de boa qualidade , e ACREDITAR na potencia e luminosidade dos HELLA 1.000 , que são MUNDIALMENTE CONSAGRADOS . Tenho na minha HILUX SW4 hà 3 anos e nunca queimou uma lampada , só que custa R$900,00 o par .
No meu ENGESA não pude $$$$$$$$$$$$$ colocar os HELLA , coloquei um chines parecido com os HELLA , a qualidade do foco não é a mesma , nem a qualidade do farol , mas ajudou muito na iluminação do ENGESA , e já queimou uma lampada com 8 meses de uso , custou R$140,00 o par .
SE PUDER $$$$$$$$$$$$COLOQUE O HELLA QUE VALE O VALOR PAGO
Thales Pimenta
04/01/2006, 22:37
Lampadas de 90/100W nao tem o foco muito bom...talvez nao seja culpa do farol. as unicas boas, sao as raly da philips. o resto, sao chinesas.
qto ao farol do engesa, tá pedindo um cjto novo urgente. Eu colocaria os farois arteb ou rossi(federal mogul). Geralmente costuma vir o adaptador junto com o farol. Eu comprei um bloco de 7" da Rossi pra C-10, ele é pra H5, mas veio com o adaptador pra H4. Não tem problema algum usá-lo, ele fica firme pela trava do farol... o farol deve vir com a coifa de proteção também...
Pra engesa o bloco deve ser de 5 e 3/4 se nao me engano....
Na picape, fiz a troca do cjto de celibi pra esses blocos, com instalação de rele duplo, ligação pra acender alto e baixo junto e lampada osram silverstar. Ficou show e barato.
Se quiser, compre apenas um par da philips e teste... se gostar subtitua o outro.
[]'s
Thales
FábioGondim
04/01/2006, 22:40
RESULTADO: 1º- : OS FARÓIS ARTEB , espalham muito o foco de luz .
2º : OS FARÓIS ARTEB , não suportam o aquecimento das lampadas de 100/90 WATTS e quebram , ísto é trincam o vidro toda vez que pegar chuva ou a noite vc passar por uma poça d'água . Os vidros estão tão quentes que qdo molham , eles trincam , já troquei 4 faóis e os 4 estão trincados hoje .
Legal! Esse tipo de alerta é que faz nosso forum muito especial! Obrigado pelas dicas, não irei cometer os mesmos erros. Vamos direto para a parte boa das experiências!! :dance:
FábioGondim
04/01/2006, 22:44
Pra engesa o bloco deve ser de 5 e 3/4 se nao me engano....
Isso dá 145mm... A medida do da Brasília é 130mm. Será que serve?! Alguém pode ajudar a tirar essa dúvida?
Fora as citações da parte elétrica, verifique tb o estado do espelho, as vezes com a umidade ele oxida, fica parecendo papel aluminio ao inves de "espelho", nesse caso a troca das carcaças do farois é necessária.
Uma coisa q perde eficiência no farol é a presença de umidade internamente (tanto na lente qto no espelho/refletor), por isso é importante manter sempre os protetores de borracha em bom estado e na primeira presença de umidade usar o secador de cabelo para tirar a umidade, trocar a borracha como dito e rever/colar a emenda da lente (silicone).
valeu
FábioGondim
04/01/2006, 23:00
Na picape, fiz a troca do cjto de celibi pra esses blocos, com instalação de rele duplo, ligação pra acender alto e baixo junto e lampada osram silverstar. Ficou show e barato.
Então, é isso que quero. Algo que fique bom e barato (ou, pelo menos, não muito caro). Vou ter que comprar os faróis de brasília de boa marca (os meus são ruins), de preferência, com o adaptador junto e a coifa protetora, e instalar as lâmpadas SilverStar. Pronto! No Mercado Livre, encontrei faróis de Brasília da Cibié novos! Talvez não venham com o suporte para H4... Vou procurar algum Arteb também.
FábioGondim
04/01/2006, 23:30
Eu colocaria os farois arteb ou rossi(federal mogul). Geralmente costuma vir o adaptador junto com o farol. Eu comprei um bloco de 7" da Rossi pra C-10, ele é pra H5, mas veio com o adaptador pra H4. Não tem problema algum usá-lo, ele fica firme pela trava do farol... o farol deve vir com a coifa de proteção também...
Pois é... estive vendo o site da Arteb, mas há dois tipos de faróis: com e sem luz de estacionamento. Qual a diferença? :oops: Qual devo comprar. Encontrei os faróis por R$ 30,67... parece um bom preço.
As lentes são de vidro e o corpo de metal, como os Cibié? :pensativo:
olá amigos
os faróis de passat são halógenos? aqueles de 4 faróis quadrados. qual a diferência de lâmpada h4 e h5 e qual a melhor? os faróis de f-100( frente de faróis quadrdos) são halógenos? cabem no engesa?
abraços
Não tem melhor entre H4 e H5, é basicamnete o tipo de soquete diferente.
Thales Pimenta
05/01/2006, 14:04
então.... os rossi que comprei são lente de vidro e corpo de metal..... acho q devem ser assim mesmo, pq tds na epoca eram assim. Interessante os Vinco serem de plástico, pq plástico comum não aguenta o calor, a não ser esses novos... mais modernos
Com luz de estacionamento: vem com aquele compartimento para se por a lâmpada do farolete. Se seu engesa tiver uma lanterna separada para o farolete, pode comprar sem luz, mas se não tiver compre com luz(pelo menos um par). Agora se quiser colocar mas luzes de posição....
Note que no catalogo da arteb tem um modelo já pronto pra H4. Lá só não fala se tem ou não luz de posição.
a medida, acho que confundi, pois tem de 5 e 3/4, mas no caso da brasília deve ser outra medida.
barato, barato num vai ficar.... no seu caso, como são dois farois de cada lado, o bom seria por um rele de cada lado. Daí vc vai ter 4 farois baixos e com a altas ligada, 4 farois altos e 4 baixos(se botar pra acender alto e baixo junto....). Talvez compense comprar dois farois auxiliares.... :pensativo: mas estes nao vao ter o mesmo resultado que o serviço acima. Além disso vai ser farol pra muito tempo!
Ah, se for por lampadas de 100w, não recomendo por pra acender alto e baixo junto. Vai gerar muito calor.
Já como relação as lâmpadas H4 ou H5, não tem muita diferença. O que dá vantagem para a H4 é a facilidade para achá-la: tem em qualquer esquina. Já H5, é mais difícil, e quase não acha de marca boa(Philips, Osram, GE, Sylvania) só chinesa. Além do mais H5 num tem essas lâmpadas mais requintadas como Cool Blue, Sylverstar, Crystal Vision...
[]'s
Thales
Luiz Claudio
07/01/2006, 05:30
Fábio,
No meu Engesa eu utilizo os faróis de Brasilia da Cibié (corpo de metal e lentes de vidro) com as lâmpadas Cool Blue da Osram e a eficiência do conjunto é bem satisfatória.
Preste bastante atenção quando for comprar os faróis para não se deixar levar pelo preço mais baixo e acabar comprando faróis com lente e corpo de plástico, esses não prestam.
[]'s...
Eriksom Teixeira Lima
07/01/2006, 12:13
Já falaram quase tudo aí para cima.
Sem repetir, digo, veja a explicação do Wallace sobre o relê, pois com ela você mesmo pode fazer. Só diria para você procurar um relê Bergson B-135, 2x20amp, 240/240W, pois ele pode aguentar 2 lâmpadas de 90/100W baixo/alto ou 4 de 50/55W.
Outra coisa, lâmpada é de boa qualidade. Eu uso Osram 90/100w, mas o corpo do farol tem de ser metálico/vidro. Compre Osram, Phillips, ou outra que citaram, jamais chinesas.
Para descobrir o que é seu farol e qualquer coisa na Engesa, retire fora, leve a uma loja e diz que é de um jeep adaptado e você quer igual. Não procure em catálogos, nem leve o Engesa, pois além de não achar, vão cobrar o triplo do preço por algo que vem de Brasília, Opala e coisas similares.
Eriksom
Amarrando os comentários do Eriksom com os do Fábio é bom lembrar que se a opçao for pela troca das lâmpadas originais 50/55w (legais) pelas de 90/100w (ilegais) tem realmente que se usar as carcaças de farol de boa qualidade pq as mais baratas e de plástico comum não aguentam o calor dissipado pelas lâmpadas mais pontentes.
Isso pq no Brasil as lâmpadas previstas por lei (por questões técnicas) são as de 50/55w e por consequência as carcaças de farol, fiação, relês, terminais são todos dimensionados para elas, note-se que há um acréscimo de quase 100% de exigência nessa troca.
Por isso muita gente diz que as lâmpadas de 90/100w "não prestam", que queimam fácil, que derretem, etc, elas até prestam o problema é que estão sendo inseridas num sistema subdimensionado, que prevê lâmpadas com metade desta potência.
O dimensionamento mínimo ao fazer esse up-grade seria colocar relê auxiliar como já citado e acompanhar o "desempenho" das carcaças do farol para ver se não vão derreter/deformar/queimar a parte reflexiva ou tornar opaca a lente e ver se a fiação/conector do encaixe com a lâmpada tb não está deformando.
Não se esqueça de fusívies nas fiações da alimentação do relê (uma vez pedi q o eletricista colocasse ele disse q não precisava pq o próprio relê já fazia essa funçao (sic), um mês depois deu curto no relê e só parou de queimar qdo cortei o fio de alimentação com alicate, resultado: toda fiação de alimentação virou um fio em brasa que queimou tudo onde estava em contato- plasticos, bateria (vazou), mangueiras de água e quase queimou as mangueiras de gasolina :twisted:
Outro preciosismo seria a instalação do relê auxiliar em local protegido da água (lugar alto e dentro de uma carcaça plástica no cofre do motor ou sob o painel), isso pq já vi "mexânico/eletrissista" instalando esses relês em cada lugar q até Deus duvida, é curto circuito na certa ao se lavar o motor com bomba ou passar numa poça mais funda.
O resto é só alegria (menos pros outros carros q vão ficar ofuscados :roll: :twisted: )
Valeu
Acho que é 65W e não 55, talvez 60/65 e não 50/55.
Rodrigo Luvison
07/01/2006, 22:30
A potência correta é 60/55W. :concordo:
Qq dúvida: www.osram.com.br
[]'s
Thales Pimenta
08/01/2006, 18:54
Outro preciosismo seria a instalação do relê auxiliar em local protegido da água (lugar alto e dentro de uma carcaça plástica no cofre do motor ou sob o painel), isso pq já vi "mexânico/eletrissista" instalando esses relês em cada lugar q até Deus duvida, é curto circuito na certa ao se lavar o motor com bomba ou passar numa poça mais funda.
Dero, o rele aqui tá na grade dianteira, por dentro. e em 90% das instalações que vejo, fica por cima do para-lamas.... O que vejo falar é de dar mau contato por oxidação da água. Curto, nunca, pq 12V não são suficientes pra gerar curto em agua.....
[]'s
Thales
Thales, esse é justamente o problema de q falei.
Elétrica/eletrônica não combina com água/umidade. Por isso que é melhor instalar em lugar seco e protegido, sem querer acabamos falando do mesmo problema só q com perspectivas diferentes. :concordo:
Já imaginou passar num alagado e afundar o relê? é sobrecarga na bateria na certa, tudo bem q umidade "somente" induziria uma fuga de corrente e água jogada iria ferver no curto mas já mergulhar o relê.....
Veja q a melhor coisa a fazer é tomar certos cuidados para não ter problemas de nenhum tipo, por isso falei em preciosismo. :mrgreen: :concordo:
Afinal nossos jeeps não são CrossFox, Uno Adventure, Celta sei la o q ou Fiesta Trail para andarmos somente on road, nossos jeeps são carros feitos para aguentarem uso off road e por isso que temos q ter alguns critérios em mente na hora de fazermos certas instalações, muito mais critério do q num carro comum. :roll:
Já pensou ficar frente a frente com um alagado com um 4x4 autêntico e não poder cruzar pq instalamos tapetes tipo carpete no piso, ou pq instalamos um monte de eletrônica no painel (ao invés do console de teto) , ou pq temos vidro elétrico com motor bem baixo na porta, ou pq apesar de gastar uma fortuna com adaptação de um motor 6cc ou v8 ele tem suspiros, entradas de ar, tomada de ar da admissão em posição baixa, ou pq não se levantamos os suspiros dos diferenciais e câmbio, ou pq pode entrar água no farol pq compramos aquele de 5ª linha q era mais barato.... :twisted:
Nos carros comuns a engenharia é feita para dar conta, nos jeeps TEM q sobrar, e muito, é o super dimensionamento de peças, componentes, engenharia, disposição de peças p/ facilitar a manutençao e dificultar falhas, etc... :twisted:
Se usarmos na manutenção dos jeeps critérios q usamos nos outros carros comuns, ao inves de usar peças, equipos, soldas, engenharia da melhor qualidade corremos o risco de ficar no meio do caminho, onde guincho nenhum chega ou se chegar vai cobrar caro pela imprudência, corremos o risco de colocar em perigo nossa vida ou pior de quem estamos dando carona. :idea:
Lembro bem de um caso onde um certo chefe de manutençao de uma distribuidora de cerveja aki na cidade constumava relevar a manutençao dos carros a peças de 2ª linha (dizia sempre q "era o suficiente"), soldas mal feitas, gambiarras de todo o tipo, uma bela noite numa curva a Scannia da firma carregada com 500 cx de cerveja direto da fábrica teve uma falha no relê e apagou os farois, o motorista sobreviveu pq qdo viu q não conseguiria enchergar o ângulo da curva o suficiente para parar o caminhao, se jogou no piso da cabine e em seguida ouviu o som de 12.000 garrafas de cerveja quebrando em cima dele, o seguro não pagou pq no BO o motorista falou q o defeito "era conhecido pela firma já ha algum tempo"...
:parede:
valeu
Eriksom Teixeira Lima
10/01/2006, 10:19
... troca das lâmpadas originais 50/55w (legais) pelas de 90/100w (ilegais) ....
É verdade, as lâmpadas de 90/100w NÃO são autorizadas. Pneus NÃO originais (31, 33, 35 ...) também não ... freios adaptados idem ... mais que 02 faróis auxiliares (um alto e um baixo) também não ... trocar eixos, nem pensar. E por aí vai. Tenho certeza absoluta que nenhum Jeep, nenhum Engesa ou Camper, pertencentes ao povo daqui é aprovado, e todos podem ser apreendidos .... infelizmente.
Depois de concluir a reforma de minha Camper, levá-la-ei :o a um centro reconhecido pelo Inmetro para fazer uma vistoria completa, produzir um laudo e registrá-lo no Detran. Até lá, continuarei com fiz nos últimos anos com pneus 35, freio de estacionamento a ar da D-40, lâmpadas 90/100w, apenas um par de auxiliares com lâmpadas de 100w, eixos de Band, GPS no painel, porque a única vez em que me pararam (e multaram) foi por causa de faróis auxiliares acima dos normais do carro. O resto, nunca.
Eriksom
É verdade, as lâmpadas de 90/100w NÃO são autorizadas. Pneus NÃO originais (31, 33, 35 ...) também não ... freios adaptados idem ... mais que 02 faróis auxiliares (um alto e um baixo) também não ... trocar eixos, nem pensar. E por aí vai. Tenho certeza absoluta que nenhum Jeep, nenhum Engesa ou Camper, pertencentes ao povo daqui é aprovado, e todos podem ser apreendidos .... infelizmente.
(...)
porque a única vez em que me pararam (e multaram) foi por causa de faróis auxiliares acima dos normais do carro. O resto, nunca.
Eriksom
Concordo plenamente :concordo:
Fiz a citação das lâmpadas de 90/100w como (não legalizadas) pq se estamos indicando o uso de algo devemos falar não somente as características boas mas as ruins tb, questão de transparência.
Se até carríssimos e ótimos remédio q curam câncer a aids tem seu lado ruim (contra indicação) q dirá o resto :mrgreen: :mrgreen:
Pior seria indicar algo ilegal e não alertar, já imaginou o membro do fórum numa blitze ingenuamente falando para o fiscal/policial/agente de trânsito q usa "ótimas lâmpadas 90/100w" ??? :( ( e ainda se achando o máximo pq as lâmpadas foram muito bem recomendadas por membros renomados de um ótimo fórum) :roll:
Sei q soa estranho falar de algo q "não é legalizado" em um forum onde se busca o "como fazer algo dar certo" mas é so por isso, mostrar os dois lados da moeda, por isso alem de alertar expliquei como fazer. :concordo: : transparência
valeu :mrgreen:
FábioGondim
10/01/2006, 22:13
Sei q soa estranho falar de algo q "não é legalizado" em um forum onde se busca o "como fazer algo dar certo" mas é so por isso, mostrar os dois lados da moeda, por isso alem de alertar expliquei como fazer. : transparência
Achei legal você ter tido esse cuidado. :concordo:
FábioGondim
16/01/2006, 13:08
E os faróis do Marruá :?: Será que não são melhores, aceitam lâmpadas H4, etc, etc? Devem ter o mesmo diâmetro, ou, pelo menos, MUITO parecido...
Alguém tem maiores informações?
Minha Ranger também está com os faróis bem ruins... testei essas lâmpadas da Phillips na loja mas não mudou nada, a lente foi quem ficou ruim com o passar do tempo
Ao invés de trocar os faróis, coloquei um par de Hella 1000FF, mas não conte com ele prá andar em estradas movimentadas. Na primeira vez que fui usar na Régis, em plena luz do dia, usei os Hella no lugar do farol baixo. Primeiro trânsito que parou, um caminhoneiro veio reclamar que meus faróis estavam cegando ele no retrovisor.... :shock: :shock: :shock:
FábioGondim
20/01/2006, 00:02
Procurei saber, junto à Agrale, qual é o farol utilizado nos Marruá. É fabricado pela Federal Mogul (www.federal-mogul.com.br), e, pelo que pude apurar, deve ser o mesmo utilizado em alguns ônibus urbanos, mas, isso, eu ainda não tenho certeza.
Se alguém pudesse dar continuidade à investigação e descobrir isso, seria ótimo!
As tipo Osram SilverStar voce não nota visualmente num primeiro momento.
Mas a noite usando vai verificar quem muito que era escuro ficou claro e principalmente na estrada as placas de sinalização que antes era apagadas, agora parecem que tem luz propria.
Wallace,
Essa SilverStar é 55/60w?
Arnaldo Tomazetti
21/01/2006, 00:22
Depois da troca dos farois, não esqueça de fazer uma boa regulagem para que se tenha luz no lugar certo...
Tem alguns modêlos de farol mais modernos que ao invéz de ter espelhamento esférico, tem um espelhamento bizotado, que intensifica o retorno da luz, mas não sei se tem p/ Engesa.
Outra coisa, as lâmpadas de bulbo mais alongado tendem a espalhar mais a luz, e as de bulbo mais curto fecham o foco de luz...cabe aí a preferência pessoal...
abraços
eu instalei o rele em meu jeep e também no meu dodge, coloquei também uma fiação mais forte ficou excelente. também tem um siribi (farol) que é de 90w baratinho cerca de uns 19,00 cada. muito forte, em trilhas a noite vira dia.
Eriksom Teixeira Lima
22/01/2006, 13:24
O Arnaldo aponta um fato importante, pouco conhecido e considerado. Cada farol tem seu espelho e lente desenhados para um determinado tipo de lâmpada. Se não usar a lâmpada certa, não funciona bem e ainda pode ofuscar quem vem no sentido contrário ou irritar quem está na frente pois em vez de focar a luz, dispersa.
Nas páginas da Osram no exterior, achei uma manual com especificações técnicas precisas de cada tipo de bulbo, o que me permitiu descobrir que há soquetes iguais para bulbos diferentes, e adaptadores de um para outro, ou seja, confusão na certa.
Lembrem-se, já que querem respeitar irrestritamente as leis, cool blue são proibidas para carros nacionais.
[]s com lâmpadas 95/100w que não incomodam ninguém e iluminam no conjunto ótico "original" da Camper/Fiat :mrgreen: muito melhor que as malditas coolblue
Eriksom
Wallace,
Essa SilverStar é 55/60w?sim
Rodrigo Luvison
22/01/2006, 23:49
Lembrem-se, já que querem respeitar irrestritamente as leis, cool blue são proibidas para carros nacionais.
[]s com lâmpadas 95/100w que não incomodam ninguém e iluminam no conjunto ótico "original" da Camper/Fiat :mrgreen: muito melhor que as malditas coolblue
:discordo:
Olá Erikson,
A linha Cool Blue 60/55 W da Osram não é proibida, além do mais, segundo informação do próprio site, essa linha vinha de fábrica na parati, gol e saveio GIII.
O q é proibido são aquelas porcarias chinesas :putz: , q possuem nome parecido com cool blue (engana trouxa), algumas fazem alusão a Xenon :parede:, estas lampadas são demasiadamente brancas, ofuscam e incomodam os motoristas q rodam no sentido contrário. Sem falar da vida útil, q deve ser bem pequena.
No link abaixo tem um exemplo desse lixo, q engana muita gente...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-38861143-lampada-xenon-importadas-super-branca-gratis-pingo-de-farol-_JM
Abraços