PDA

Ver Versão Completa : Instalação de ar-condicionado



FábioGondim
02/01/2006, 22:15
Pessoal,

Estou tentando "domesticar" meu Engesa para convencer minha esposa de fazer uma viagem nele. Prometi, entre outras coisas, que instalaria um ar-condicionado :mrgreen:

Fui a uma oficina especializada e busquei informações. Me disseram que o compressor do Santana é o que menos dá manutenção e que seria suficiente. Além disso, o condensador seria um universal, instalado abaixo do painel original.

Pretendo, num futuro não muito distante, substituir o painel pelo de outro veículo ou mandar fazer um sob medida (mas isso é assunto para outro tópico). Quando isso ocorrer, vou fazer saídas de ar específicas no meio e nas laterais do painel, bem como na parte inferior. Aí, vou ter que ter comandos de outro carro no painel, etc, etc.

Desse modo, queria poder contar com a experiência de vocês para as seguintes dúvidas:

- Qual seria o melhor compressor para adaptar num Engesa?
- O site da Envesa está anunciando um ar-condicionado como opcional para os Envesas. Não consegui entrar em contato com eles. Alguém sabe mais detalhes desse ar?
- Que tipo de caixa universal ou de outro veículo seria o mais indicado para uma adaptação?
- É possível instalar ar quente?
- Dá para fazer um isolamento térmico descente numa capota de lona (não quero capota de fibra)?

Obrigado pelas informações! :concordo:

FábioGondim
02/01/2006, 22:16
Em tempo: o motor é um Maxion S4 diesel.

ThE_DoG
03/01/2006, 19:29
Fábio

Já que ng respondeu vou tentar ajudar, adianto que não entendo nada de engesa ou do Maxion S4, tenho uma Band...
- O melhor compressor é mesmo o do Santana, é o mesmo que vou usar, é o mesmo do Opala 6 canecos e dos Gol antigos, esse compressor é o fusca dos compressores, tem o melhor desempenho e qquer um sabe dar manutenção nele, recomendo, se comprar usado, mandar dar uma geral nele antes de instalar (trocar o óleo, rolamentos...) gastei 170 pilas na geral que dei no meu.
- A caixa universal mais indicada são as do Dodge, Galaxi, Landau ou Alfa TI-4. A minha comprei zero aqui em Curitiba na www.fixarkits.com.br (falar c/ Demeure).
- Ar quente é algo separado, é instalada uma captação da água quente do radiador, a partir do bloco ou da mangueira, e ele passa por radiador que aquece o ar, é um circuíto separado do AC.
- Apesar de ser de lona acredito que vc terá um bom resultado no AC sem mexer no isolamento, se fosse eu primeiro instalaria o AC prá ver como fica.

Pepinos: Quem adaptar o compressor vai querer colocar no local mais fácil e esse nem sempre é o ideal, geralmente compartilhando a correia da bomba d´agua ou alternador o que pode diminuir a vida útil desses ou se tornar um problema no caso de pane do compressor, vc não vai poder simplesmente anulá-lo do circuito. No meu caso consegui o suporte original e vou adicionar uma polia extra (balanceada) no virabrequim.
Atenção com a posição da correia, não pode passar mto perto das mangueiras da água do radiador...
Atenção com o material/expessura do aço usado no suporte bem como o local de fixação do mesmo, se ficar no bloco pode destemperar ou ficar sujeito a mta vibração diminuindo a vida útil do mesmo.
Pesquise mto na Net, dê preferência à posição original do AC, esse motor teu é um modelo qe deve ter saído com AC em algum veículo e deve ter as peças do suporte disponíveis em algum lugar...
Existem mais peças como o desumidificador(filtro secador), válvula de expansão e pressostato é bom pesquisar prá esquentar a cabeça só uma vez :D
É isso ae espero ter ajudado !!!

Abração

Marco Antonio
Curitiba

FábioGondim
03/01/2006, 23:03
Fábio

Já que ng respondeu vou tentar ajudar, adianto que não entendo nada de engesa ou do Maxion S4, tenho uma Band...
- O melhor compressor é mesmo o do Santana, é o mesmo que vou usar, é o mesmo do Opala 6 canecos e dos Gol antigos, esse compressor é o fusca dos compressores, tem o melhor desempenho e qquer um sabe dar manutenção nele, recomendo, se comprar usado, mandar dar uma geral nele antes de instalar (trocar o óleo, rolamentos...) gastei 170 pilas na geral que dei no meu.
Só que, talvez, a instalação de um kit de ar-condicionado da D20, que já tinha o mesmo motor, pode ser mais fácil, pois tem os suportes, a posição, as correias, etc... Você mesmo falou isso mais abaixo.
Estou na dúvida quanto ao que é melhor fazer...

- A caixa universal mais indicada são as do Dodge, Galaxi, Landau ou Alfa TI-4. A minha comprei zero aqui em Curitiba na www.fixarkits.com.br (falar c/ Demeure).
Quero uma caixa universal que, depois, permita a distribuição do ar-condicionado no painel, pois tenho a intenção de mudar o painel e colocar um com saídas específicas de ar... Mas isso é uma outra história (saca o Rides, ou o Overhaulin'?) :D

- Ar quente é algo separado, é instalada uma captação da água quente do radiador, a partir do bloco ou da mangueira, e ele passa por radiador que aquece o ar, é um circuíto separado do AC.
Vou tentar unir os dois, talvez, utilizando, ao invés de uma caixa universal, uma caixa de algum carro que caiba no painel... Ainda estou pesquisando...

- Apesar de ser de lona acredito que vc terá um bom resultado no AC sem mexer no isolamento, se fosse eu primeiro instalaria o AC prá ver como fica.
Tem razão. Para que me preocupar por antecedência? Vou instalar e ver o que acontece. :concordo:

Pepinos: Quem adaptar o compressor vai querer colocar no local mais fácil e esse nem sempre é o ideal, geralmente compartilhando a correia da bomba d´agua ou alternador o que pode diminuir a vida útil desses ou se tornar um problema no caso de pane do compressor, vc não vai poder simplesmente anulá-lo do circuito. No meu caso consegui o suporte original e vou adicionar uma polia extra (balanceada) no virabrequim.
Atenção com a posição da correia, não pode passar mto perto das mangueiras da água do radiador...
Atenção com o material/expessura do aço usado no suporte bem como o local de fixação do mesmo, se ficar no bloco pode destemperar ou ficar sujeito a mta vibração diminuindo a vida útil do mesmo.
Pesquise mto na Net, dê preferência à posição original do AC, esse motor teu é um modelo qe deve ter saído com AC em algum veículo e deve ter as peças do suporte disponíveis em algum lugar...
Tenho a mesma preocupação. Talvez seja melhor instalar o ar-condicionado da D20 da mesma maneira que era instalado naquela caminhonete. Não tem que inventar nada... só copiar. :concordo:

Existem mais peças como o desumidificador(filtro secador), válvula de expansão e pressostato é bom pesquisar prá esquentar a cabeça só uma vez :D
É isso ae espero ter ajudado !!!

Abração

Marco Antonio
Curitiba
Ajudou e muito!!! Obrigado a você a aos outros que estão colaborando. Com certeza, muitos outros estão sendo beneficiados com essa troca de informações. :palmas: [/quote]

hugo.morais
04/01/2006, 11:14
Fábio,

O marco já passou toda a receita pra vc. Eu só vou dá meu pitaco aqui, pois em matéria de AC eu já apanhei um bocado e hj minha camper tem duas caixas de AC para dar vencimento no calor aqui do NE.

A parte do motor é a mais fácil, pois seu motor é o mesmo da D20, então existe polias, suporte do compressor, etc para seu motor. Recomendo usar o condensador do santana que é grande com duas ventoinhas elétricas do corsa (que são finas e potentes). Meu motor é o 14B da toyota e tem uma mepresa no RS que fabrica os suportes e polias para ele e é capaz de fazer para seu motor tmb. (http://www.metalmoro.com.br/).

A parte de de dentro do carro (evaporador) é que é problema. Se vc não for modificar o painel eu te sugeriria uma caixa universal do chevette (alúminio) embaixo no painel e no meio. Fica certinho no engesa.

Mas, vc pretende modificar o painel e colocar as saídas de ar nele, certo? Então é melhor vc partir para uma caixa universal tipo a minha (tripac) ela é um caixa pequena que vai embaixo do paimnel da camper e tem três saídas de ar para ligar o mangote que vai levar o ar até as saídas do painel. VOu procurar na Net fotos dessa caixa e coloco aqui.

No meu ponto de vista seu problema é enquanto vc não muda o painel. Ou vc muda logo o painel para depois instalar o AC, ou então vc vai ter de optar por uma caixa feito essa minha e improvisar uma saída de ar em algum lugar do painel atual... :D

[ ]s,

FábioGondim
04/01/2006, 22:42
No meu ponto de vista seu problema é enquanto vc não muda o painel. Ou vc muda logo o painel para depois instalar o AC, ou então vc vai ter de optar por uma caixa feito essa minha e improvisar uma saída de ar em algum lugar do painel atual...
Tem um tipo de caixa universal cujo painel pode ser removido mais tarde, justamente para esse tipo de adaptação de saídas de ar. O preço é o mesmo! :dance: Então, basta eu colocar um ar assim mesmo e, depois, quando mudar o painel, tirar os controles da caixa universal e passar a utilizar os do painel definitivo. :dance:

Kim
05/01/2006, 21:36
Caro Fábio Godim!
Quanto o suporte do compressor, aconselho a usar o original da D20, pois evitará muitas dores de cabeça, principalmente com alinhamento de correia. No meu, estou usando o original do opala, juntamente com o compressor. No painel, estou usando o expansor do Landau (caixa), com três difusores e os comandos de velocidade e temperatura.
Entre os tópicos, não pude deixar de observar que quer efetuar a troca do painel, posto uma foto, retirada da seguinte revista:
4x4&CIA, ed. ARTPLUS, ano 13, Nº. 147, DE OUTUBRO DE 2005, pag. 49Espero que goste do painel do marrua, este é quatro portas.

Atte,

Gentil Filho.

Kim
05/01/2006, 21:47
Para ter uma visão geral do Jipão, posto mais algumas.

Kim
05/01/2006, 21:54
Mais

Kim
05/01/2006, 21:55
Outra

FábioGondim
05/01/2006, 21:55
Caro Fábio Godim!
Quanto o suporte do compressor, aconselho a usar o original da D20, pois evitará muitas dores de cabeça, principalmente com alinhamento de correia. No meu, estou usando o original do opala, juntamente com o compressor. No painel, estou usando o expansor do Landau (caixa), com três difusores e os comandos de velocidade e temperatura.
Pois é... acho que vou ficar com a solução mais padrão mesmo. Quanto menos adaptação, mais fácil encontrar alguém que saiba o que está fazendo.

Entre os tópicos, não pude deixar de observar que quer efetuar a troca do painel, posto uma foto, retirada da seguinte revista:
4x4&CIA, ed. ARTPLUS, ano 13, Nº. 147, DE OUTUBRO DE 2005, pag. 49Espero que goste do painel do marrua, este é quatro portas.

Atte,

Gentil Filho.
Bacana! Esse Marruá está todo "Mauricinho", com carpete e tudo o mais. Bacana saber o que se pode fazer com o painel, mas, sem falsa modéstia, meu projeto de painel está MUITO mais bonito do que esse... Resta saber se a execução será a contento... :pensativo:

Kim
05/01/2006, 22:04
Caro Fábio!
Esta é a ultima, como você disse, é bem "comportado" mesmo, o proprietário trabalha na agrale (diretoria) - Rogério Vacari rvacari@agrale.com.br
acho que poderá trocar alguma idéia com ele e, quando seu projeto possuir forma, poste para nós, quem sabe poderemos comprar algo! (baratinho lógico).
Quanto a parte do ac que estiver relacionado ao motor do veículo, procure adaptar o menos possível, pelos motivos anteriormente citados.
Espero ter apreciado as fotos.

Atte,
Gentil filho.

FábioGondim
13/01/2006, 00:53
Pesquise mto na Net, dê preferência à posição original do AC, esse motor teu é um modelo qe deve ter saído com AC em algum veículo e deve ter as peças do suporte disponíveis em algum lugar...

Liguei para a Envesa (que está produzindo os Engesa atualmente) e perguntei qual ar-condicionado eles estão instalando. Responderam que é o da D-20 com caixa evaporadora universal. Então, é isso mesmo que vou fazer... :concordo:

Kilder de Meneses
16/01/2006, 15:35
Caraca...mandaram muito bem neste desenho do Marrua 4 portas....está de parabéns....

LudicosEventos
21/07/2010, 17:29
Para isso posso dizer que não só em automóveis vai bem um ar condicionado e sim que você pode ter ótimos benefícios com a instalação de ar condicionado (http://www.tecnoarcondicionados.com.br)sua casa ou empresa. :concordo: (http://www.tecnoarcondicionados.com.br) em seu ambiente preferido é cuidar do ar que vocÊ respira, cuidando de sua saúde

Pessoal,

Estou tentando "domesticar" meu Engesa para convencer minha esposa de fazer uma viagem nele. Prometi, entre outras coisas, que instalaria um ar-condicionado :mrgreen:

Fui a uma oficina especializada e busquei informações. Me disseram que o compressor do Santana é o que menos dá manutenção e que seria suficiente. Além disso, o condensador seria um universal, instalado abaixo do painel original.

Pretendo, num futuro não muito distante, substituir o painel pelo de outro veículo ou mandar fazer um sob medida (mas isso é assunto para outro tópico). Quando isso ocorrer, vou fazer saídas de ar específicas no meio e nas laterais do painel, bem como na parte inferior. Aí, vou ter que ter comandos de outro carro no painel, etc, etc.

Desse modo, queria poder contar com a experiência de vocês para as seguintes dúvidas:

- Qual seria o melhor compressor para adaptar num Engesa?
- O site da Envesa está anunciando um ar-condicionado como opcional para os Envesas. Não consegui entrar em contato com eles. Alguém sabe mais detalhes desse ar?
- Que tipo de caixa universal ou de outro veículo seria o mais indicado para uma adaptação?
- É possível instalar ar quente?
- Dá para fazer um isolamento térmico descente numa capota de lona (não quero capota de fibra)?

Obrigado pelas informações! :concordo: