Conectar

Ver Versão Completa : Leigo precisando de ajuda na compra de uma SW4 1994 2.8 Diesel

ramongn
16/07/2014, 10:08
Prezados,

Apesar de fazer parte do fórum desde 2005, esta é minha segunda mensagem. Um breve resumo sobre mim: sou completamente leigo em 4x4 e carros diesel, sou casado, tenho três filhos e os carros de passeio ficaram pequenos para a familia. Atualmente moro no RJ, e em breve irei me mudar para o sul de MG.

Como os carros de passeio ficaram pequenos, escolhi a Toyota Hilux, pois já tive um Corolla e sei que os autómoveis são construídos para durar bastante. E como vamos morar no interior (pretendemos morar em um sitio), decidi pegar um carro que fosse 4x4.

Procurando nos classificados, achei uma SW4 1994 Diesel 2.8L em excelente estado e com um preço adequado com o meu bolso. Minha maior preocupação com esse carro é a manutenção, mas como tenho facilidade para realizar compras lá fora, estive pesquisando peças para esse carro em sites gringos e vi que para esse modelo não há tanta oferta de peças.

A manutenção desse modelo é mais complicada pela dificuldade de achar peças ? Agradeço aos proprietários de viaturas deste modelo que puderem comentar um pouco a respeito da manutenção deste carro. Agradeço antecipadamente também qualquer informação que puderem me dar sobre essa minha compra, o que ver, cuidados, etc.

Como o carro é de 1994, seguro nem pensar. Esse carro é muito visado para roubo/furto ? O que posso fazer para aumentar a segurança ?

Grande abraço.

feitosac
16/07/2014, 11:02
Ramongn,
Minha SW4 é mais nova não entendo tanto do motor 2.8, mas acredito que não haverá dificuldade em arrumar peças, não sei qual cidade voce vai morar no sul de Minas, mas te indico meu mecânico o Eder em Cachoeira Paulista ele é especializado em Toyota e frequentemente vejo carros de São Lourenço por lá.
Se precisar depois te passo o contato.
Vamos aguardar, outros amigos que tem este carro certamente vão postar.
Certamente o Dr. Guilherme vai se pronunciar, ele teve uma 1993 por muitos anos e entende muito do carro.
Abs.

ramongn
16/07/2014, 11:18
Ramongn,
Minha SW4 é mais nova não entendo tanto do motor 2.8, mas acredito que não haverá dificuldade em arrumar peças, não sei qual cidade voce vai morar no sul de Minas, mas te indico meu mecânico o Eder em Cachoeira Paulista ele é especializado em Toyota e frequentemente vejo carros de São Lourenço por lá.
Se precisar depois te passo o contato.
Vamos aguardar, outros amigos que tem este carro certamente vão postar.
Certamente o Dr. Guilherme vai se pronunciar, ele teve uma 1993 por muitos anos e entende muito do carro.
Abs.

Obrigado pelo retorno, Carlos.

Ainda não tenho uma cidade definida. Passei num concurso e quando minha convocação sair, descobrirei a cidade. Você poderia me passar o contato desse mecânico para que eu possa guardar essa informação ?

Sobre as peças, só achei estranho na rockauto ter tanta peça para outros modelos deste mesmo ano e quase nenhuma para a 2.8L, mas ao mesmo tempo, conheço nada sobre esses carros para saber quais as peças de mecânica são compatíveis entre eles.

Grato,

Ramon Nogueira.

feitosac
16/07/2014, 11:30
Ramon,
Nos Estados Unidos predominam as gasolina, as diesel é mais dificil, aqui no Brasil temos opções de compra de peças a preços melhores em Ponta Porã, a Américas e a Ferraco, tem os contatos no tópico de autopeças.
Meu mecânico Eder 4x4 - (12) 3103-1001 e 3103-3255
Abs.

ramongn
16/07/2014, 12:35
Ramon,
Nos Estados Unidos predominam as gasolina, as diesel é mais dificil, aqui no Brasil temos opções de compra de peças a preços melhores em Ponta Porã, a Américas e a Ferraco, tem os contatos no tópico de autopeças.
Meu mecânico Eder 4x4 - (12) 3103-1001 e 3103-3255
Abs.

Obrigado Novamente!

Estou lendo agora o tópico de auto peças toyota (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/107615-auto-pecas-toyota-22.html)

Macbsenior
16/07/2014, 13:27
Comprei nesta segunda feira na América com o Gilberto:
Código peca numero 13568-59106 - correia dentada - valor R$ 160,00
Código peca numero 13505-54021 - Rolamento da correia dentada - valor R$ 330,00
Código peca numero 13503-54030 - Rolamento auxiliar da correia dentada - valor R$ 280,00
Código peca numero 90916-02211 - Correia do alternador - valor R$ 150,00
Código peca numero 99332-11205 - correia ar condicionado - valor R$ 105,00
Código peca numero 9932-10865 - correia da direção hidráulica - valor R$ 60,00
Frete Sedex Valor R$ 80,00
Valor Total R$ 1.165,00

Se eu fosse comprar aqui na CCS ficaria mais ou menos o dobro, tudo que eu pedi são peças originais Toyota para a Minha Hilux 4x4 2.8 1996. É a minha primeira compra mas a galera senior aqui do Fórum indicam sem medo. depois que chegar aqui esta previsto para a próxima segunda eu posto fotos das embalagens originais e valido o atendimento e as peças da América.

Abraços.

ramongn
16/07/2014, 13:46
Obrigado pelo retorno Macbsenior!

Eu vou me desencucar disso. Depois de ler todo o tópico de auto-peças acho que esse não será o problema. Todas as lojas que pesquisei anteriormente são americanas e o problema deve estar nisso aí, conforme o feitosac comentou que no mercado de lá predominam os modelos gasolina

Essa semana estou indo ver o carro que estou namorando há alguns dias. Ele aparentemente está em perfeito estado, unico dono, pelo perfil do dono nunca nem viu estrada de terra e com baixissima kilometragem.

Grande abraço.

Macbsenior
16/07/2014, 16:17
Com relação a seguro também não tenho.. Custo Inaceitável. .Uso o sistema de rastreamento da Ituran R$ 60,00/mês, procuro não ficar zanzando na cidade. Quando saio vou direto para a estrada. Desculpe a curiosidade, mas baixíssima km quanto?

ramongn
16/07/2014, 16:23
Com relação a seguro também não tenho.. Custo Inaceitável. .Uso o sistema de rastreamento da Ituran R$ 60,00/mês, procuro não ficar zanzando na cidade. Quando saio vou direto para a estrada. Desculpe a curiosidade, mas baixíssima km quanto?

Chegando nos 100.000Km. E a principio pelas fotos é o que aparenta mesmo. Recebi as fotos em alta resolução, não consegui achar um detalhe que pudesse reclamar . . .

Macbsenior
16/07/2014, 16:48
Realmente é baixa kilometragem para um carro deste, a minha tem 185k/km originais e ainda é uma criança. Não dispense a verificação completa do veículo em um mecânico de ofício em diesel. Estes veículos nem sempre a kilometragem é o mais importante, importa mesmo é como foram tratados durante este tempo (20 anos). Procure notas fiscais do histórico de manutenção ou os carimbos das revisões no manual. Outra noticia é a partir do ano que vem você já não paga mais IPVA pois já tem 20 anos.

calhiandro
16/07/2014, 17:54
Aqui no nordeste a isenção é a partir de 15 anos. A minha so faltam dois anos.

pietrfist
16/07/2014, 18:25
Chegando nos 100.000Km. E a principio pelas fotos é o que aparenta mesmo. Recebi as fotos em alta resolução, não consegui achar um detalhe que pudesse reclamar . . .

Ramon, antes de mais nada, verifique essa quilometragem. Claro que, teoricamente é possível que um carro de 20 anos de idade tenha 100k km, mas é raro, ainda mais se tratando de carro diesel. O que não falta é sacana adulterando quilometragem pra falar que é pouco rodado.
Independente da quilometragem, o que se recomenda aqui no forum (já deve ter lido) é buscar um carro com "pedigree", com histórico de manutenções, de um dono cuidadoso, ainda mais em um carro de 20 anos. Lembre-se que se tiver que fazer o motor, por exemplo, é uma paulada de, ao menos, 10 mil reais.
Boa sorte!

ramongn
30/07/2014, 11:04
Obrigado a todos pelas sugestões e comentários.

Vou ver o carro hoje, mas mesmo que o carro seja perfeito a primeira vista, não pretendo fechar por dois motivos: não entendo nada de mecânica a diesel e 4x4, e também por que estou aguardando a conclusão de uma negociação para que tenha grana disponivel para a aquisição da viatura, sem ter que mexer nas economias.

Procurei bastante aqui no fórum e não achei, alguem poderia sugerir uma lista de tópicos para verificar numa SW4 ? Tenho noção do que verificar em um carro de passeio comum entre mecanica e lata. Mas nas especificidades desse tipo de veiculo nao sei examente o que verificar.

Abraços.

CAMPOSW
30/07/2014, 18:23
Obrigado a todos pelas sugestões e comentários.
Procurei bastante aqui no fórum e não achei, alguem poderia sugerir uma lista de tópicos para verificar numa SW4 ? Tenho noção do que verificar em um carro de passeio comum entre mecanica e lata. Mas nas especificidades desse tipo de veiculo nao sei examente o que verificar.

Abraços.

Leva uma pedaço de papelão e deita embaixo do carro , e com uma lanterna e com calma ,vc vai ver o uso que esse carro teve ,
observe as proteções do tanque e reduzida se estão amassadas , chassi com minério grudado nos furos laterais , isso é dificil de maquiar , vazamento de óleo , estado das buchas , lubrificação das cruzetas , alinhamento das portas , funcionamento da parte elétrica , os farois e lanternas quando originais possuem a marca toyota . o motor funciona fácil e rápido quando perfeito , e quase não solta nada de fumaça na lenta quando em ordem , fumaça branca e excessiva problemas futuros .

normalmente eu olho a água do radiador pra ver se tem aditivo , olho o nivel do óleo e cor pra ver se tem alguma anomalia por exemplo presença de água . com o motor em funcionamento puxo a vareta de óleo e observo se sai fumaça , a mesma coisa eu olho na tampa superior onde abastece o óleo .
ao dirigir , tenta passar em ruas de calçamento pra ouvir possiveis barulhos . olha se a direção está puxando , testa os freios , enfim são muitas variaveis . mas vale lembrar que tudo depende de quanto vc tem , quanto o carro vale no mercado , quando o carro está sendo vendido . afinal todo carro usado tem algo pra ser feito .
obs : nunca deixe de ver o n° do motor e o chassi se está em ordem , assim como multas.

abraço

ramongn
31/07/2014, 08:42
Obrigado, CamposSW!

Seguirei suas dicas !

Ontem fui ver o carro, mas o vendedor teve um problema e acabei tomando um balão. Devo ir ver nos próximos dias.

Sobre a baixa kilometragem, acho que é real. Acabei descobrindo que o vendedor fica intermediando a venda de automoveis de particulares em um bairro de classe alta aqui, e pelo perfil dos moradores desses bairros, deve ser verdade. Mas ficarei de olho aberto.

igorcorrea
06/08/2014, 11:17
Ramongn,

Tenho uma SW4 2.8 Diesel japonesa, ano 93. Não troco por nada. As peças são bem fáceis de achar. Motor, elétrica e linha de diesel é praticamente a mesma das pickups que saíram de 89 a 2001. A partir de 97 as pickups Hilux SR5 ficam com a suspensão dianteira independente em vez de eixo flutuante, igualzinha a SW4 2.8 (o que torna ampla a oferta de peças também para suspensão). Então relaxa com relação às peças, são as mesmas da pickup SR5 e muito fáceis de achar. A minha tem 300 mil km e está com o motor como novo, então relaxa com relação a kilometragem, veja mais o estado de conservação dela no geral.

Tem uma muito inteira na Carcará 4x4 em Niterói, cinza. Tá até com os adesivos laterais originais. Se eu fosse comprar iria nessa, tá mais inteira que a minha quando eu comprei.

Abs,
Igor

igorcorrea
06/08/2014, 11:21
Só completando, é um carro muito gostoso de andar e com espaço interior absurdamente grande, mas fique sabendo que é bem lento. Em subida principalmente, vc tem que ser zen para curtir a onda do carro. No plano chega a uns 120km/h, só com o relevo ajudando que chega a 140km/h (por exemplo descendo o vão central da ponte Rio-Niterói).