Conectar

Ver Versão Completa : Fibra na Gaiola!

César J.S
15/07/2014, 19:58
Eae pessoal, estou terminando minha gaiola e queria fechar ela com fibra, o problema é que me disseram que a fibra não adere nos tubos e com o tempo ela descola, isso procede? No início eu ia usar chapas mesmo só que o preço aqui tá um absurdo!
Se alguem tiver alguma dica eu agradeço!

Valeu!

MÁRCIO BARBAS
16/07/2014, 19:53
E aí, Cesar, Td bem??

Realmente a fibra de vidro, com o passar do tempo tende sim a desprender do aço, devido a fatores como surgimento de corrosão pela ferrugem ou até mesmo pela diferença do chamado coeficiente de expansão/retração dos materiais, ou seja, o aço exposto à temperatura X "dilata" Y, enquanto que a fibra à mesma temperatura "dilata" Z. Essa diferença de intensidade nesse "estica encolhe" acaba por favorecer o descolamento dos materiais, ainda mais se associada ao surgimento de ferrugem.
O negócio talvez seja dar uma "arranhada" nos tubos onde a fibra ficará aderida, de modo a provocar ranhuras que facilitarão um pouco mais a adesão, não se esquecendo de caprichar no tratamento anti ferrugem do aço dos tubos, principalmente onde levou calor das soldas, usando algum convertedor de ferrugem como TF7, por exemplo. As junções da Fibra de vidro com o aço deverão ser o mais seladas possíveis (com a própria resina) para impedir a entrada de água (e se possível nem ar) por frestas (entre a fibra e o aço).
A verdade é que se considerarmos que as massas plásticas para lanternagem em carros (famoso PLASTIC) nada mais são que a mesma resina epoxi utilizada na laminação com fibra de vidro acrescidas de talco industrial percebemos que o material adere bem ao aço, em superfícies planas ou semi-planas, sendo um pouco mais complicado no caso de uma "carenagem" para uma gaiola pelo fato de se tratar de uma estrutura tubular. Não se esqueça que uma pintura caprichada, com uma preparação com primer também contribuirá para proteger a estrutura. Eu sou fã de fibra de vidro e acho que é um material super versátil, sem contar a facilidade em se fazer reparos.
Espero que possa ter ajudado em alguma coisa!!

Forte abraço!!

César J.S
16/07/2014, 20:10
Ajudou bastante sim!

Valeu pelas dicas!