Ver Versão Completa : Pajero Sport 2.5 Diesel 2007 Luz do Motor e Baixa Potência
RodrigãoFagundes
15/07/2014, 17:03
Boa tarde amigos. Adquiri recentemente uma Pajero Sport 2.5 Diesel Automática 2007 e pela manhã tenho seguinte problema, bato chave e ela liga normal engato a Ré e ela acelera baixo pra sair da garagem e então engato o D e acelero, mas ela não evolui, fica amarrada, sem potência e as vezes (quase sempre) ascende a luz laranja do motor/injeção. Detalhe é que o ponteiro da temperatura está baixo, então eu paro e desligo a camio nete e ligo novamente, a luz se apaga, sigo acelerando levemente até o ponteiro da temperatura chegar no meio, neste ponto ela fica normal, desenvolve bem e a luz não ascende mais. O que posso fazer para solucionar isso? Obrigado!
SergioMedeiros
15/07/2014, 21:40
Turbina suja. Descarboniza ela.
RodrigãoFagundes
16/07/2014, 09:40
Ok! Vou fazer isso e dou um retorno se funcionou. Muito obrigado!
foredney
23/07/2014, 23:17
Boa tarde amigos. Adquiri recentemente uma Pajero Sport 2.5 Diesel Automática 2007 e pela manhã tenho seguinte problema, bato chave e ela liga normal engato a Ré e ela acelera baixo pra sair da garagem e então engato o D e acelero, mas ela não evolui, fica amarrada, sem potência e as vezes (quase sempre) ascende a luz laranja do motor/injeção. Detalhe é que o ponteiro da temperatura está baixo, então eu paro e desligo a camio nete e ligo novamente, a luz se apaga, sigo acelerando levemente até o ponteiro da temperatura chegar no meio, neste ponto ela fica normal, desenvolve bem e a luz não ascende mais. O que posso fazer para solucionar isso? Obrigado!
Quando a luz da injeção está acesa o corro esta sem força?
RodrigãoFagundes
23/07/2014, 23:23
Sim! Quando a luz acende o carro está sem força.
SergioMedeiros
23/07/2014, 23:24
Não necessariamente. Pode acontecer junto se for problema de falta de ar na admissão, mas também pode ser combustível ruim.
Lucas.PantaleaoGLS
25/07/2014, 17:38
Sintomas de Bico injetor e bomba, esta fumaçando muito? o nivel de água do radiador esta abaixando? "Se estivesse passando Óleo na turbina ela iria "asuviar" mais, fumaçar preto e talvez até disparar a aceleração do carro, s. Se estive tudo funcionando normal, "a lenta, nao estiver saindo nada do escape, apenas fumaça em baixa escala, e vibração normal", provavelmente é a parte da injeção eletronica, mais esta parecendo muito bico ijetor, com certeza, leve a um mecanico Diesel bom, ele vai te falar oque é vendo o carro, provavelmente bico, mais quando de faz bico injetor se faz bomba também.
emerson_negrini
26/07/2014, 00:24
Olá, estou pesquisando uma pajero sport ano 2007 manual motor 2.5 valor R$ 54.000,00 , porem observei varios comentarios ruins sobre o motor da pajero ai penso como pode um veiculo ser feito para trilha ter um motor tao problematico. Estou com receio de comprar uma pajero apesar de ser apaixonado por ela. Gostaria da opinião de voces. Nao tenho muita grana ja vi comentaris que o valor para faser este motor pode sair 10k e mesmo assim nao fica bom bolta a dar problemas. Me ajudem somente que possue o veiculo sabe dizer se os comentarios sao verdadeiros. Grato
Att
Emerson
RodrigãoFagundes
26/07/2014, 10:55
Seguinte, levei a caminhonete a um mecânico conhecido que trabalha na Mitsubishi e ele diagnosticou como sendo a válvula solenoide do turbo a (marrom), pois essa que controla a pressão da turbina. Ainda não troquei, mas assim que trocar lhes digo se funcionou. Fiz a limpeza da turbina e ajudou um pouco! Quanto a pergunta se vale a pena comprar essa Pajero, ainda é cedo para rasgar mil elogios, até porque estou tendo estes probleminhas, mas pelo que o mecânico me disse, após ajustar estas coisinhas terei carro por muito tempo. Eu estou muito feliz com a minha e a tenho a apenas 1 mês, ela está com 115000km. Por enquanto agradeço a ajuda!
SergioMedeiros
26/07/2014, 20:23
Olá, estou pesquisando uma pajero sport ano 2007 manual motor 2.5 valor R$ 54.000,00 , porem observei varios comentarios ruins sobre o motor da pajero ai penso como pode um veiculo ser feito para trilha ter um motor tao problematico. Estou com receio de comprar uma pajero apesar de ser apaixonado por ela. Gostaria da opinião de voces. Nao tenho muita grana ja vi comentaris que o valor para faser este motor pode sair 10k e mesmo assim nao fica bom bolta a dar problemas. Me ajudem somente que possue o veiculo sabe dizer se os comentarios sao verdadeiros. Grato
Att
Emerson
Onde tá escrito que a Pajero foi feita pra trilha? Pouquíssimos veículos são feitos para trilha, e mesmo assim originalmente ainda não servem para trilha, precisa modificar.
Enfim.... a Pajero é excepcional. Um SUV confortável, confiável e robusto. O motor também não é ruim... depende da manutenção que foi dada nele. Motor a Diesel não é igual aos V6 4.0 gasolina das Rangers, por exemplo, que podia entrar água na admissão e ele não parava.
Se der problema, fique feliz em gastar só 10K.... pode ir muito mais.... fácil!
RodrigãoFagundes
05/08/2014, 18:12
Seguinte pessoal! Realmente era a Válvula VGT (solenoide da turbina). São duas válvulas uma preta e outra marrom. O mecânico me deu 80% de chance de ser apenas a marrom, então fui lá e comprei apenas ela R$ 200,00 paralela. Neste sábado levei para ele substituir, trocou e não adiantou, seguiu sem potência, mas ainda andava mais ou menos, principalmente em subidas. O mecânico ficou confuso e então disse que provavelmente eu deveria trocar as duas, então lá fui eu e comprei a válvula preta + R$ 190,00. Substitui ela também, ficando com as duas novas (paralelas) e então ficou pior ainda e começou a fumacear preto no escapamento. Liguei pra onde comprei e o cara me disse o seguinte "depois de trocar, tu resetou o sistema da camionete?", pois é não resetei, ou melhor o mecânico não resetou, então deixamos a marrom nova (paralela) e a preta (original) e simplesmente desligamos os cabos da bateria e demos um curto encostando positivo e negativo, vu alá, a querida agora levanta voo!!! Fizemos mais um teste, trocamos as duas preta e marrom, deixando as duas novas (paralelas), mas ficou ruim e fumaçando preto, ou seja a válvula preta nova veio com estragada. Mas então o mecânico estava certo era apenas a marrom, mas ele não deu o reset, limpando os erros do sistema e refazendo o sistema ler as mudanças, sendo assim ela não melhorava. Agora foi ficou muito boa, finalmente posso dizer que sei a potência da minha Pajero Sport!!! Obrigado pela ajuda!
Gostaria de saber se alguem ja pegou esse tipo de problema na l200 ou pajero, motor 2.5. Meu carro acelera ate 2500 giros e quando atinge esse rpm começa a oscilar o conta giro e acende a luz da injeção e desliga a turbina, apos desligar o veiculo tudo volta ao normal, o fato é que algumas vezes corta com 2500 giros e outras o carro corta com 3000. Vou postar um video feito por mim, para que vejam o problema. Estou postando aqui, pois cada oficina que levei deu um diagnostico diferente.
segue abaixo o video:
Pajero Sport 2.5 HPE 2008 acendendo a luz da injeção. - YouTube (http://youtu.be/N7VkrSOywtU)
Edilson_ce
24/09/2014, 22:31
Veja se a EGR esta trabalhando normalmente, e se a turbina não esta dando excesso.
ja descarbonizei a turbina, mas não cheguei a regular a pressão, vou verificar a pressão. Uma outra coisa que acontece é, que a mangueira que sai do coletor de adm e vai para a eco, e cuspida pela pressão do coletor, as mangueira do intercooler, vejo que estão um pouco estufadas. Desde ja agradeço Edilson_ce
Rapaz, esse corte é algum módulo de segurança do motor, pode ser falta de combustível, mas passa o scanner pra ver o que ele acusa.
O meu camarada, não é falta de combustível, isso é um corte de segurança, mas não sei oque esta causando isso, ja passei no scanner e apresenta modulo central, fiz o teste com outro modulo de injeção, mas o defeito continuou... uma coisa que prestei atenção foi que, no scanner a rotação não oscila, apenas no conta giro. quando acende a luz desliga a turbina, mas o carro continua andando normal só que fraco, chego a 120 km/h e o ponteiro do conta giro fica desligado!
Ontem vindo pra minha casa na estrada, deu pau no regulador de voltagem, ela começo a apresentar o problema com menos rotação, vou troca-lo amanha. Mas sera que ele pode causar esse problema que venho tendo na Pajero?!
Edilson_ce
29/09/2014, 13:18
Ontem vindo pra minha casa na estrada, deu pau no regulador de voltagem, ela começo a apresentar o problema com menos rotação, vou troca-lo amanha. Mas sera que ele pode causar esse problema que venho tendo na Pajero?!
Pode ser que sim, já que o carro possui sensores para fazer o gerenciamento do motor e turbina.
Você olhou se a EGR não está entupida ou presa?
Ola amigão...olhei sim... fiz uma limpeza em todo o sistema, cheguei a eliminar a EGR, mas tambem não deu certo, descarbonizei a turbina... o que eu não fiz foi, trocar a (west gate) acho que é isso, e tambem não troquei a solenoide da turbina, mas vou providenciar isso. Nesse video que postei, a vtr ja estava presentando o problema no regulador de voltagem, se prestar atenção, a luz de chek da bateria não acende! Obrigado pela atenção meu camarada.
Walter da Camper
29/09/2014, 17:09
Hollier, de uma pesquisado no forum, que eu já vi o pessoal das L200 falando de um problema parecido. Se não me engano tem a ver com um sensor na admissão (EGR, pressão da turbina, ou algo próximo disso).
Outra coisa, essa turbina não é passível de ser ligada ou desligada, já que ela é acionada diretamente pelo fluxo do escape. O único controle eletrônico sobre ela atua abrindo ou fechando as palhetas da geometria variável (VGT) de modo a controlar a pressão de acordo com a rotação. Turbina que tem VGT não tem Waste-gate.
Quando entra em modo de emergência ocorre a limitação da aceleração, que também é controlada pela central, já que o pedal do acelerador não passa de um potenciômetro.
Boa sorte e não esqueça de nos informar o resultado.
Walter obrigado pela dica... sou meio leigo no assunto, o que me disseram é que o nome dessa valvula que comanda a VGT é west gate, mas...rsrs vou procurar saber o nome! o que eu percebi sabado, foi que o carro começou acabar a bateria, por problema no regulador de voltagem, o veiculo começou a apresentar o problema antes da rotação que geralmente dava o problema. mas vou trocar a solenoide que controla a turbina e o regulador de voltagem. E novamente refazer todas essas revisões. E volto a postar aqui se resolveu ou não. mas se fosse pelos mecanicos que ja fui, teria gasto uns R$ 15.000,00!
Edilson_ce
29/09/2014, 21:53
É fácil saber se a solenoide do turbo está funcionando e se o VGT está atuando, veja a posição da haste que controla a turbina com o carro desligado, depois ligue o carro e veja se a mesma sai do lugar.
Se de excesso de pressão na turbina, a solenoide é desligada, e o motor fica amarrado em baixa, fazendo com que a turbina entre bem tarde.
quando ligo o carro ela puxa a haste, acho que fica totalmente fechada, só desliga quando acende a luz da injeção, ai o carro fica fraquinho que só!
Walter da Camper
30/09/2014, 08:16
Então a solenoide está boa.
Por enquanto, troque apenas o regulador de voltagem, dê uma carga na bateria e faça os testes. Por tem muita coisa controlada eletronicamente, a voltagem incorreta pode ser a fonte do seu problema. Esse regulador já pode ter começado a abrir o bico há algum tempo e causado falhas.
quando ligo o carro ela puxa a haste, acho que fica totalmente fechada, só desliga quando acende a luz da injeção, ai o carro fica fraquinho que só!
Edilson_ce
30/09/2014, 12:45
Rapaz, eu olharia se essa turbina não está dando excesso em baixa rotação, a haste tem que abrir ate um pouco mais que a metade do curso, apos liga o motor, ela não pode encosta no parafuso de cima, carro desligado tem que encosta no parafuso de baixo.
realmente Walter o regulador ja vinha com problema, eu que não percebi. Essa semana não tive tempo de mexer, mas no final de semana vou fazer a troca, o carro esta sem bateria e parado na garagem! rs Obrigado pela atenção.
Rapaz, eu olharia se essa turbina não está dando excesso em baixa rotação, a haste tem que abrir ate um pouco mais que a metade do curso, apos liga o motor, ela não pode encosta no parafuso de cima, carro desligado tem que encosta no parafuso de baixo.
Edilson é o que acontece quando ligo o carro, o parafuso de cima esta na ultima regulagem e a haste abre ate encostar no parafuso de cima! bom, quando desligo ela encosta no parafuso de baixo.
Edilson_ce
02/10/2014, 14:20
479296
A solenoide do turbo possui três vias, uma delas usa uma tampa, por essa via escapa o vácuo, circulo em vermelho.
A via que fica mais próxima do centro da solenoide, se encontra com a via tampada, as duas estão circulado em preto.
Tire a tampa da via circulada em vermelho, use um spray desengripante na via de cima, e veja se escorre por onde você tirou a tampa, pode está ai o seu problema.
Walter da Camper
02/10/2014, 14:31
Edilson, essa parte em vermelho tem aparência de conexão elétrica e não de passagem de vácuo. Será que é isso mesmo?
479296
A solenoide do turbo possui três vias, uma delas usa uma tampa, por essa via escapa o vácuo, circulo em vermelho.
A via que fica mais próxima do centro da solenoide, se encontra com a via tampada, as duas estão circulado em preto.
Tire a tampa da via circulada em vermelho, use um spray desengripante na via de cima, e veja se escorre por onde você tirou a tampa, pode está ai o seu problema.
Edilson_ce
02/10/2014, 19:42
Essa foto não ficou muito boa não, veja essas abaixo:
479320
Com a tampa no local
479321
Sem a tampa.
479296
Cara vou fazer isso esse final de semana, conheço essa peça, mas não sabia como detectar o defeito...assim que tiver o resultado do teste posto aqui no forum! Valeu mais uma vez Edilson e ao Wagner tambem por me orientar nesse meu problema!
Walter da Camper
02/10/2014, 23:45
Valeu Edilson. Agora ficou claro.
Essa foto não ficou muito boa não, veja essas abaixo:
479320
Com a tampa no local
479321
Sem a tampa.
Edilson fiz o teste na solenoide hoje, joguei o spray e ele sai pela outra extremidade, nesse caso a solenoide esta perfeita ou com problema?! rs abraço
Edilson_ce
05/10/2014, 13:33
Então ela esta perfeita.
Ligue o carro sem coloca a tampa da solenoide no local, dê uma acelerada, e veja se a turbina ainda se desliga, se ela ainda desliga, você vai ter que regular na haste.
A haste possui uma porca grande com duas pequenas para da o aperto.
Ligue o carro, faça uma marcação na porca maior, afloxe as duas porcas pequenas, e dê voltas de 180º na porca maior, para aumentar o tamanho da haste, afastando do parafuso de cima, faça e vá testando.
Ok amigão valeu, vou fazer isso e posto novamente aqui no site qual foi o desfecho!!! mais uma vez obrigado
Então ela esta perfeita.
Ligue o carro sem coloca a tampa da solenoide no local, dê uma acelerada, e veja se a turbina ainda se desliga, se ela ainda desliga, você vai ter que regular na haste.
Ligue o carro, faça uma marcação na porca maior, afloxe as duas porcas pequenas, e dê voltas de 180º na porca maior, para aumentar o tamanho da haste, afastando do parafuso de cima, faça e vá testando.
viniciusl
08/10/2014, 18:05
Amigo, tenho uma 09/10 AT Blindada com o mesmo problema. Geralmente acontece quando se exige do motor e ele não está bem quente. A oscilação de giro ocorre sempre, pisando fundo no pedal do acelerador e em marchas altas (3ª e 4ª). Reclamo disso há uns 50 mil km (hoje tem 91). A concessionária diz que não tem nada. Passou 30 dias em uma oficina, por falta de potência, usaram uma Pajero "boa" para doar as peças para teste. A falta de potência foi resolvida, mas esse problema e a oscilação, não. A sua só oscila quando acende a luz?
Também estou estranhando o câmbio, que não estica as marchas além de 3000 e poucos rpm.
Abs.
Walter da Camper
09/10/2014, 11:04
A minha 2010 AT já acendeu a luz de falha umas 2 vezes quando o motor foi exigido em ultrapassagens. Mas não perdeu potência.
Como já tinha lido sobre isso em tópicos da L200, ignorei a luz acessa e segui viagem normalmente sem qualquer outro sintoma.
Depois, bastou desligar e ligar a chave que a luz apagou.
Pelo que me lembro do pessoal das L200, o problema está relacionado a um sensor de pressão ou temperatura de ar na admissão. Como o consumo está normal e está andando bem, decidi que é melhor deixar assim mesmo do que fuçar o carro todo para achar um problema aparentemente insignificante.
zor_lima
12/10/2014, 21:53
Edson tmb sou de Fortaleza e a minha (Pajero sport 06/07 diesel 2.5) esta acendendo a luz de anomalia e perdendo força... já li um post seu dando dica de passar auto limpante na solenoide do turbo e continua.
Ola amigão, na verdade a minha começa oscilar antes de acender a luz, quando chega em torno de 2.500 rpm, quando passa disso o ponteiro fica louco e sinto o carro dar umas cabeçada, que no caso é a valvula que fica desligando, quando o ponteiro cola no 0 rpm ela acende a luz! Estou meio ocupado e ainda não fiz os teste, mas esse final de semana faço todos os testes e volto a postar aqui se resolveu.
Amigo, tenho uma 09/10 AT Blindada com o mesmo problema. Geralmente acontece quando se exige do motor e ele não está bem quente. A oscilação de giro ocorre sempre, pisando fundo no pedal do acelerador e em marchas altas (3ª e 4ª). Reclamo disso há uns 50 mil km (hoje tem 91). A concessionária diz que não tem nada. Passou 30 dias em uma oficina, por falta de potência, usaram uma Pajero "boa" para doar as peças para teste. A falta de potência foi resolvida, mas esse problema e a oscilação, não. A sua só oscila quando acende a luz?
Também estou estranhando o câmbio, que não estica as marchas além de 3000 e poucos rpm.
Abs.
Walter da Camper
16/10/2014, 23:03
E o regulador de voltagem? Trocou?
Isso está com cara de problema elétrico. Conta-giro indo a zero pode ser interrupção de corrente, talvez por mau contato.
zor_lima
18/10/2014, 22:23
Então ela esta perfeita.
Edilson sou de fortaleza e já troquei a solenoide da turbina... ficou boa mas depois de uma semana voltou a acender a luz da injeção. você tem oficina aqui em fortaleza?
pajero rio das ostras
24/10/2014, 16:33
amigo o era o problema de falta de potencia? a minha pajero esta com falta de potencia.
Edilson_ce
25/10/2014, 11:49
Muito das coisas que coloquei aqui, aconteceram comigo, e aprendi na marra a ajeitar, com muitas pesquisas aqui no fórum.
Zor_Lima, qualquer coisa você me liga (85-87409169), que a gente pode tentar solucionar esse problema.
alguem ja conseguiu identificar a solucao?
PauloLimited
25/10/2014, 20:36
Vcs já viram quanto que a turbina está dando de pressão máxima ? Tem que ser 1,4 kg(num lembro mais se é essa medida que se usa). Se der a mais o motor amarra e perde potencia.
Infelizmente tive esse problema na minha ex L200 e vendi ela, depois de gastar muita grana e não resolver.
Walter da Camper
10/12/2014, 01:26
Segue um tópico interessante sobre uma das causas de acender a luz de anomalia:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/89334-alerta-filtro-combustivel-l200-outdoor-sport.html
O meu problema foi resolvido com a troca do filtro de diesel, que dava restrição em alta rotação.
A minha 2010 AT já acendeu a luz de falha umas 2 vezes quando o motor foi exigido em ultrapassagens. Mas não perdeu potência.
Como já tinha lido sobre isso em tópicos da L200, ignorei a luz acessa e segui viagem normalmente sem qualquer outro sintoma.
Depois, bastou desligar e ligar a chave que a luz apagou.
Pelo que me lembro do pessoal das L200, o problema está relacionado a um sensor de pressão ou temperatura de ar na admissão. Como o consumo está normal e está andando bem, decidi que é melhor deixar assim mesmo do que fuçar o carro todo para achar um problema aparentemente insignificante.
Desculpe a falta de tempo. ja troquei tudo, regulador, regulei turbina, solonoide, descarbonizei a turbina, a unica coisa que não troquei foi o sensor de rotação, pois me disseram que não é ele que envia o sinal para o painel e sim o modulo. Não sei se estou certo! O estranho e que na estrada ele quando esta meio frio corta com menos rotação, quando esta aquecido corta com um pouco mais. velocidade frio 85Km/h quente 95km/h. Mas uma hora eu encontro esse problema, do mais o carro é muito bom, gostoso e bonito, por isso não vendo! rsrsrsrs
Walter da Camper
26/01/2015, 21:01
Hollier dê mais detalhes sobre esse sintoma. Esse tal corte limita a rotação independente da posição do acelerador? É só o painel que oscila ou a rotação também?
No começo do mês fiz uma viagem de 8000 Km com a Sport (Chile e Argentina) e notei que em situações extremas, subindo serra a 4000m de altitude o motor apresenta leve oscilação, tanto no ponteiro quanto na aceleração. Isso depende da posição do acelerador, quanto mais exigido mais oscila. Ao que parece é a atuação do regulador de rotação, que no nosso caso é a central da injeção. Parece mais com "característica" (falha) de projeto do que defeito.
Desculpe a falta de tempo. ja troquei tudo, regulador, regulei turbina, solonoide, descarbonizei a turbina, a unica coisa que não troquei foi o sensor de rotação, pois me disseram que não é ele que envia o sinal para o painel e sim o modulo. Não sei se estou certo! O estranho e que na estrada ele quando esta meio frio corta com menos rotação, quando esta aquecido corta com um pouco mais. velocidade frio 85Km/h quente 95km/h. Mas uma hora eu encontro esse problema, do mais o carro é muito bom, gostoso e bonito, por isso não vendo! rsrsrsrs
Walter, ela oscila o conta giro mas o motor continua normal, quando chega nos 2500 rpm o ponteiro começa oscilar, se eu tiro o pé o giro fica oscilando bem pouco, mas se apertar e o rpm for chegando perto dos 3000 giros ele cai pra zero e acende a luz de anomalia. Ele vai gradativamente, mesmo com a turbina desligada ou ligada ela corta do mesmo jeito. Sinto que quando o ar esta quente o giro sobe um pouco mais e a aceleração chega a 100km/h, mas com o tempo frio fica em torno de 85 90 km/h, lembrando que o ponteiro começa oscilar nos 2500 rpm e conforme vai pisando o ponteiro do conta giro vai ficando mais loko ate chegar no zero. Ela oscila no painel, mas acende a luz de anomalia, ja desliguei a borboleta e a vtr continua andando sem problema algum, mas com a turbina desligada. Hoje desmontei mais uma vez e achei um trincado no coletor de escape. vejo que vc e de Bragança, eu sou de Mairipora, se conhecer um mecanico de confiança e indicar eu agradeço.
Hollier dê mais detalhes sobre esse sintoma. Esse tal corte limita a rotação independente da posição do acelerador? É só o painel que oscila ou a rotação também?
No começo do mês fiz uma viagem de 8000 Km com a Sport (Chile e Argentina) e notei que em situações extremas, subindo serra a 4000m de altitude o motor apresenta leve oscilação, tanto no ponteiro quanto na aceleração. Isso depende da posição do acelerador, quanto mais exigido mais oscila. Ao que parece é a atuação do regulador de rotação, que no nosso caso é a central da injeção. Parece mais com "característica" (falha) de projeto do que defeito.
Walter da Camper
27/01/2015, 11:50
Então vamos por partes:
1-Nenhuma turbina de motor diesel pode ser ligada ou desligada. Elas tem um funcionamento contínuo e progressivo, girando desde a marcha-lenta e só começam a produzir pressão com o aumento da rotação e do fluxo de gases do escape. Na maioria delas o controle de pressão é feito por uma válvula de alívio (waste-gate) que ao ser acionada por uma "cuíca" movida pela pressão do coletor, abre uma janela no caracol quente para que parte dos gases saia diretamente para o escape, reduzindo a rotação e a pressão. No nosso caso é diferente, pois a turbina é TGV (VGT), de geometria variável, que no lugar da waste-gate tem várias aletas móveis que modificam o fluxo de gases no caracol quente, fazendo ela atuar como se fosse uma turbina pequena em baixa RPM e grande em alta RPM, lembrando que uma turbina pequena faz o motor ter muito torque em baixa, mas estrangula a saída em alta, enquanto uma turbina grande gira bem em alta, mas causa atraso na atuação em baixa (turbo lag). Portanto, o único controle existente sobre a turbina do motor 4d56 é a variação da geometria para adequar à rotação, não existindo a situação de turbina ligada ou desligada.
O que você chama de turbina desligada é a permanência do acionamento no estado de repouso, ou seja, na configuração de baixa RPM, impedido o motor de atingir a rotação máxima e possivelmente gerando fumaça e aquecimento sob aceleração forte.
2-Afirmaste acima que trocou tudo menos o sensor de rotação, porque quem informa a rotação para o painel é o módulo. Mas quem é que informa a rotação para o módulo???? ... o sensor de rotação... logo a suspeita recai sobre esse sensor.
3-Graças ao criador, ainda não precisei de mão-de-obra especializada nos Mits que tive, mas aqui em Bragança tem uma oficina muito famosa por ser especialista em Mitsubishi. Nunca fui lá pessoalmente, mas sempre que passo em frente a vejo cheia de L200 e Pajero. O endereço é Alameda Portugal, nº 36. Como não conheço, não me responsabilizo pela indicação, mas no seu caso é melhor dar uma olhada na fixação/posição ou mesmo troca do sensor de rotação.
Abraços e boa sorte.
Amigão obrigado pela atenção!! no caso da turbina eu me expressei mal, mas é exatamente isso que vc disse, fica fraca quando acende a luz da injeção, ela fecha a borboleta da entrada de ar e abre as aletas. Vou fazer o teste do sensor de rotação, pois ele e paralelo, quando comprei ela o mecanico trocou algumas peças da polia do vira e lamina de angulo, junto ele colocou o sensor, mas foi paralelo pelo valor que ele me cobrou do sensor! Obrigado mesmo amigão.
Então vamos por partes:
1-Nenhuma turbina de motor diesel pode ser ligada ou desligada. Elas tem um funcionamento contínuo e progressivo, girando desde a marcha-lenta e só começam a produzir pressão com o aumento da rotação e do fluxo de gases do escape. Na maioria delas o controle de pressão é feito por uma válvula de alívio (waste-gate) que ao ser acionada por uma "cuíca" movida pela pressão do coletor, abre uma janela no caracol quente para que parte dos gases saia diretamente para o escape, reduzindo a rotação e a pressão. No nosso caso é diferente, pois a turbina é TGV (VGT), de geometria variável, que no lugar da waste-gate tem várias aletas móveis que modificam o fluxo de gases no caracol quente, fazendo ela atuar como se fosse uma turbina pequena em baixa RPM e grande em alta RPM, lembrando que uma turbina pequena faz o motor ter muito torque em baixa, mas estrangula a saída em alta, enquanto uma turbina grande gira bem em alta, mas causa atraso na atuação em baixa (turbo lag). Portanto, o único controle existente sobre a turbina do motor 4d56 é a variação da geometria para adequar à rotação, não existindo a situação de turbina ligada ou desligada.
O que você chama de turbina desligada é a permanência do acionamento no estado de repouso, ou seja, na configuração de baixa RPM, impedido o motor de atingir a rotação máxima e possivelmente gerando fumaça e aquecimento sob aceleração forte.
2-Afirmaste acima que trocou tudo menos o sensor de rotação, porque quem informa a rotação para o painel é o módulo. Mas quem é que informa a rotação para o módulo???? ... o sensor de rotação... logo a suspeita recai sobre esse sensor.
3-Graças ao criador, ainda não precisei de mão-de-obra especializada nos Mits que tive, mas aqui em Bragança tem uma oficina muito famosa por ser especialista em Mitsubishi. Nunca fui lá pessoalmente, mas sempre que passo em frente a vejo cheia de L200 e Pajero. O endereço é Alameda Portugal, nº 36. Como não conheço, não me responsabilizo pela indicação, mas no seu caso é melhor dar uma olhada na fixação/posição ou mesmo troca do sensor de rotação.
Abraços e boa sorte.
E aí resolveu o problema?
JRI Mecânica
15/03/2015, 23:28
Olá amigo....resolveu o problema do seu carro????
Boa noite pessoal do forum!!! Antes de tudo quero agradecer todos que gastaram um pouco do tempo me dando algumas sugestões, Obrigado mesmo. bem...o problema era o sensor de rotação, que fica na polia do vira, não sei qual era o defeito nele, mas no scaner não apresentava problema e marcava a rotações certinho, mas provocava o problema no veiculo, troquei ele e acabou o problema. Obrigado a todos e ate a proxima, que seja apenas para falar bem desse carro maravilhoso, ate hoje não gastei nada com ele, apenas diesel, oleo do motor, agua e revisões. Adoro esse veiculo! abraço a todos
Boa noite pessoal do forum!!! Antes de tudo quero agradecer todos que gastaram um pouco do tempo me dando algumas sugestões, Obrigado mesmo. bem...o problema era o sensor de rotação, que fica na polia do vira, não sei qual era o defeito nele, mas no scaner não apresentava problema e marcava a rotações certinho, mas provocava o problema no veiculo, troquei ele e acabou o problema. Obrigado a todos e ate a proxima, que seja apenas para falar bem desse carro maravilhoso, ate hoje não gastei nada com ele, apenas diesel, oleo do motor, agua e revisões. Adoro esse veiculo! abraço a todos
Parabéns ao Walter, que matou a charada com muita propriedade.:palmas::palmas::palmas:
Edimar_Oliveira
31/03/2015, 14:29
Com certeza, Glaicon! Palmas para ele!!
Abraços,
Walter da Camper
31/03/2015, 17:04
Essa tava fácil. Foi o único sensor não trocado... rs...rs...rs...
RodrigoDUVALE
26/05/2015, 11:21
Pajero Sport 2.5 HPE 2008 acendendo a luz da injeção. - YouTube (http://youtu.be/N7VkrSOywtU)[/QUOTE]
Passei e (ainda estou passando) pelo mesmo problema, toda vez que acelerava o carro a luz a Ing. Eletronica acende, bom fui em varias oficinas, porem apenas uma resolveu, foi trocado a SOLENOIDE DA TURBINA (um conector MARRON, e outro PRETO), alem de trocar o SENSOR DE ROTAÇÃO. As mangueiras foram trocadas tambem, mangueiras que ligam nesta valvula solenoide. Depois disso parou o problema.
Valor SOLENOIDE na autorizada as duas R$ 580,00, Sensor de ROTAÇÃO 250,00, mão de obra oficina similar de tudo ficou em media de R$ 1.500,00 (Mão de obra + ALgumas outras pecinhas que foram aparecendo)
Porem ainda estou passando por um outro problema, o mesmo mecanico me disse que o carro esta com DESGASTE NOS ANEIS DE SEGUIMENTO. Ainda nao tive tempo para parar e mandar abrir o motor para conferir.
Mais ainda vou abrir o motor, pois trata-se de um carro muito bom, e merece o trato.
LUIZPINTO
06/06/2015, 16:31
Meu carro é uma Pajero Sport 2.5 diesel 06/07, km 27.000 originais. É mais ou menos o mesmo problema. Rodando na cidade não acontece nada. Quando em viagem, ele acende a luz de advertência da injecao e perde potência. Então, é só desligar que ele volta ao normal. Numa viagem de 400km ocorre uma ou duas vezes o problema. Engraçado que na cidade não acontece nada. Levei na autorizada me mandaram trocar o módulo HPE. Levei então numa oficina na minha cidade onde testaram 2 módulos usados e o carro apresentou o problema. O mecânico disse então que era no turbo. Revisou o turbo e não resolveu. Levei o carro para a capital em uma oficina que confio demais, o carro ficou lá por 10 dias, não identificaram o porquê do problema. Acham que é na bomba injetora que custa R$ 15000,00 nova. Sugeriu então que eu trocasse o carro. Não sei o que faço pois gosto demais do carro e já percebi na internet que muitos carros a diesel esse problema ocorre. Gostaria muito de ajuda!
Meu carro é uma Pajero Sport 2.5 diesel 06/07, km 27.000 originais. É mais ou menos o mesmo problema. Rodando na cidade não acontece nada. Quando em viagem, ele acende a luz de advertência da injecao e perde potência. Então, é só desligar que ele volta ao normal. Numa viagem de 400km ocorre uma ou duas vezes o problema. Engraçado que na cidade não acontece nada. Levei na autorizada me mandaram trocar o módulo HPE. Levei então numa oficina na minha cidade onde testaram 2 módulos usados e o carro apresentou o problema. O mecânico disse então que era no turbo. Revisou o turbo e não resolveu. Levei o carro para a capital em uma oficina que confio demais, o carro ficou lá por 10 dias, não identificaram o porquê do problema. Acham que é na bomba injetora que custa R$ 15000,00 nova. Sugeriu então que eu trocasse o carro. Não sei o que faço pois gosto demais do carro e já percebi na internet que muitos carros a diesel esse problema ocorre. Gostaria muito de ajuda!
Quando tinha a L200 Sport 03/04 comprada nova, na primeira viagem esse problema da luz de anomalia ocorreu. Quando acelerava forte pra ultrapassar ela acendia. Parava desligava por alguns minutos e tudo voltava ao normal. A solução foi acelerar menos, andar mais devagar e não tive mais problemas.
Walter da Camper
08/06/2015, 09:31
Dê uma olhada na mensagem nº 35 logo acima.
Se você se deixar levar pela conversa desses caras vai gastar uma fortuna sem necessidade.
LUIZPINTO
30/09/2015, 11:46
So retornando,
depois que passei a usar diesel s10, nunca mais deu o problema.
Obrigado a todos!
Edimar_Oliveira
30/09/2015, 13:20
Pois é, são dados muito importantes. E o fórum é um lugar fantástico devido a esta troca de experiências. Peguei a minha 10/11 com 140k. Viatura de asfalto, funcionamento impecável. Fiz uma revisão completa assim que peguei, trocando todas as correias, óleos e limpeza de tanque (que não tinha um resíduo). Como não sabia qual o diesel que o anterior usava, depois desta revisão, só S-10. Nada a comentar, funciona como um relógio, sem falhas, respostas condizentes com o tamanho nas retomadas, e quando pega o embalo ...
Abraços,
Ela Rodrigao, estou passando pelas mesmas dificuldades, sou de poa também. Poderia me indicar o seu mecânico para dar uma olhada na minha pajero. Ela esta com sintomas semelhantes, tem dias que liga a luz e dias que não liga. Onde sinto falta de potência sempre que preciso pegar alguma lomba ela não tem forca o giro sobe mas não adianta então acabo subindo lentamente para não forcar mto o motor. Tirando isso ando naturalmente. Um tempo atras um mecânico disse que meu modulo hpe havia estragado e ele desconectou. ainda tenho ele guardado.
no aguardo. abraços
Seguinte pessoal! Realmente era a Válvula VGT (solenoide da turbina). São duas válvulas uma preta e outra marrom. O mecânico me deu 80% de chance de ser apenas a marrom, então fui lá e comprei apenas ela R$ 200,00 paralela. Neste sábado levei para ele substituir, trocou e não adiantou, seguiu sem potência, mas ainda andava mais ou menos, principalmente em subidas. O mecânico ficou confuso e então disse que provavelmente eu deveria trocar as duas, então lá fui eu e comprei a válvula preta + R$ 190,00. Substitui ela também, ficando com as duas novas (paralelas) e então ficou pior ainda e começou a fumacear preto no escapamento. Liguei pra onde comprei e o cara me disse o seguinte "depois de trocar, tu resetou o sistema da camionete?", pois é não resetei, ou melhor o mecânico não resetou, então deixamos a marrom nova (paralela) e a preta (original) e simplesmente desligamos os cabos da bateria e demos um curto encostando positivo e negativo, vu alá, a querida agora levanta voo!!! Fizemos mais um teste, trocamos as duas preta e marrom, deixando as duas novas (paralelas), mas ficou ruim e fumaçando preto, ou seja a válvula preta nova veio com estragada. Mas então o mecânico estava certo era apenas a marrom, mas ele não deu o reset, limpando os erros do sistema e refazendo o sistema ler as mudanças, sendo assim ela não melhorava. Agora foi ficou muito boa, finalmente posso dizer que sei a potência da minha Pajero Sport!!! Obrigado pela ajuda!
RodrigãoFagundes
10/11/2015, 16:28
Ela Rodrigao, estou passando pelas mesmas dificuldades, sou de poa também. Poderia me indicar o seu mecânico para dar uma olhada na minha pajero. Ela esta com sintomas semelhantes, tem dias que liga a luz e dias que não liga. Onde sinto falta de potência sempre que preciso pegar alguma lomba ela não tem forca o giro sobe mas não adianta então acabo subindo lentamente para não forcar mto o motor. Tirando isso ando naturalmente. Um tempo atras um mecânico disse que meu modulo hpe havia estragado e ele desconectou. ainda tenho ele guardado.
no aguardo. abraços
Mecânico honesto e sem frescuras!!! Só ele mexe e RESOLVE na minha Pajero!!!
André Mêcanico
86099685
92873610
Marcelo_IFRN
09/12/2015, 00:31
Caro Camona.
Para saber qual o código de erro que faz a luz "MIL" (malfunction indicator lamp) acender basta conectar um scanner que comunique com o sistema EDC dos motores diesel. A partir desse código "MIL" é possível agir na causa do problema. Em se tratando da válvula solenóide cor marron, controle da geometria do turbo "TGV", caso esteja com entupimento irá causar o acendimento da lâmpada "MIL". O sensor (modulador da geometria do turbo) que monitora o vácuo para o acionamento do atuador da TGV informa parâmetros que serão interpretados pela UCE que enviará pulsos de controle tipo "PWM" para a eletroválvula. Por isso a eletroválvula fica "estalando" de acordo com a largura dos pulsos PWM emitidos pela UCE. E caso o vácuo diminua o sensor de modulação da TGV enviará as informações para a UCE, que limitará a rotação e o débito da bomba injetora eletrônica. Nessa situação, cada vez que a ignição for desligada e ligada novamente a lâmpada "MIL"estará apagada. Contudo ao chegar em determinada rotação irá se repetir todo o procedimento. Agora se a válvula solenóide estiver com a bobina rompida ou"queimada" a lâmpada não apagará com o simples girar da chave de ignição, sendo necessário a retirada do terminal negativo da bateria ou o uso da ferramenta de diagnóstico"scanner" para apagar o erro. Essa válvula é responsável pela abertura da geometria do turbo, de acordo com a rotação ou seja a velocidade dos gases de exaustão. Assim, em baixa rotação, a geometria estará fechada ao máximo para aumentar a velocidade dos gases nas pás da turbina transferindo mais energia cinética. Quando a geometria for abrindo a velocidade dos gases irá diminuir, reduzindo a velocidade da turbina por causa da menor energia cinética dos gases (velocidade). Então é crítica a informação desse sistema de controle para a vida do propulsor. Pois se não houver o controle do débito da bomba injetora eletrônica - EDC, e a eletroválvula solenóide não "abrir" a geometria do turbo (quando a rotação estiver crescente), reduzindo a velocidade dos gases de exaustão nas pás da turbina, a pressão que o compressor fornecerá será catastrófica para o motor.
Acredito que tenha ajudado.
Um abraço.
moises Ferreira vaz
14/12/2015, 09:01
estou com luz de tracaoo piscando mesmo sem estar ligada me falaram que so substituir o senssor isto pode estar correto
RodrigãoFagundes
15/12/2015, 08:57
Caro Camona.
Para saber qual o código de erro que faz a luz "MIL" (malfunction indicator lamp) acender basta conectar um scanner que comunique com o sistema EDC dos motores diesel. A partir desse código "MIL" é possível agir na causa do problema. Em se tratando da válvula solenóide cor marron, controle da geometria do turbo "TGV", caso esteja com entupimento irá causar o acendimento da lâmpada "MIL". O sensor (modulador da geometria do turbo) que monitora o vácuo para o acionamento do atuador da TGV informa parâmetros que serão interpretados pela UCE que enviará pulsos de controle tipo "PWM" para a eletroválvula. Por isso a eletroválvula fica "estalando" de acordo com a largura dos pulsos PWM emitidos pela UCE. E caso o vácuo diminua o sensor de modulação da TGV enviará as informações para a UCE, que limitará a rotação e o débito da bomba injetora eletrônica. Nessa situação, cada vez que a ignição for desligada e ligada novamente a lâmpada "MIL"estará apagada. Contudo ao chegar em determinada rotação irá se repetir todo o procedimento. Agora se a válvula solenóide estiver com a bobina rompida ou"queimada" a lâmpada não apagará com o simples girar da chave de ignição, sendo necessário a retirada do terminal negativo da bateria ou o uso da ferramenta de diagnóstico"scanner" para apagar o erro. Essa válvula é responsável pela abertura da geometria do turbo, de acordo com a rotação ou seja a velocidade dos gases de exaustão. Assim, em baixa rotação, a geometria estará fechada ao máximo para aumentar a velocidade dos gases nas pás da turbina transferindo mais energia cinética. Quando a geometria for abrindo a velocidade dos gases irá diminuir, reduzindo a velocidade da turbina por causa da menor energia cinética dos gases (velocidade). Então é crítica a informação desse sistema de controle para a vida do propulsor. Pois se não houver o controle do débito da bomba injetora eletrônica - EDC, e a eletroválvula solenóide não "abrir" a geometria do turbo (quando a rotação estiver crescente), reduzindo a velocidade dos gases de exaustão nas pás da turbina, a pressão que o compressor fornecerá será catastrófica para o motor.
Acredito que tenha ajudado.
Um abraço.
Obrigado pela resposta!
Agora estou com essa luz da injeção acesa direto quando ligo a camionete e não se apaga, a não ser que retire o cabo negativo da bateria, ou após rodar meio tanque, mas ela volta cada vez que encho o tanque. Ainda não consegui para para passar o escâner. Lembrando que à uns 15mil km atrás já substitui as válvulas solenóides preta e marrom por originais compradas novas na MIT, refis toda a bomba de injeção (troquei todos bicos, etc...), troquei todas as correias, troquei cabeçote e peças do mesmo e descarbonizei a turbina. O que pode ser agora? Eu só abasteço ela com Diesel Aditivado D500 (Ñ é o S10!!!), mas meu pai andou com ela à uns meses atrás e encheu o tanque com Diesel Comum, pode ter relação ou algo haver?
Marcelo_IFRN
30/12/2015, 01:14
Obrigado pela resposta!
Agora estou com essa luz da injeção acesa direto quando ligo a camionete e não se apaga, a não ser que retire o cabo negativo da bateria, ou após rodar meio tanque, mas ela volta cada vez que encho o tanque. Ainda não consegui para para passar o escâner. Lembrando que à uns 15mil km atrás já substitui as válvulas solenóides preta e marrom por originais compradas novas na MIT, refis toda a bomba de injeção (troquei todos bicos, etc...), troquei todas as correias, troquei cabeçote e peças do mesmo e descarbonizei a turbina. O que pode ser agora? Eu só abasteço ela com Diesel Aditivado D500 (Ñ é o S10!!!), mas meu pai andou com ela à uns meses atrás e encheu o tanque com Diesel Comum, pode ter relação ou algo haver?
Caro Rodrigão, boa noite.
O procedimento padrão é identificar qual o código de erro está gerando o acendimento da lâmpada. A partir dessa identificação agir nas prováveis causas. Não recomendo criar hipóteses sobre falhas sem conhecer o tipo de erro gravado na memória da UCE. Acho pouco provável a hipótese sobre troca do diesel S500 pelo S10. Pois as Pajeros com sistema EDC e bomba injetora "eletrônica" a UCE não identifica o tipo de combustível, apenas recebe a informação da temperatura desse diesel pelo sensor de temperatura, localizado na bomba injetora.
Poste um retorno se encontrou a solução do problema.
Um abraço.
herbert fatobene
17/01/2016, 04:47
Tenho uma pajero sport 07, motor 4d56, passei por os msm problemas de oscilaçao de rpm, e a minha fumaçava muito, fui fazer revisao, e ao trocar as correias percebi uma folga na polia vira,(chaveta) causando mau funcionamento motor, fiz substituiçao, resolvi problema fumaça, mas continuou apresentando problemas de variaçao rpm, Apos alguns testes, e muita dor de cabeça, com falta de mao de obra de qualidade, percebi que o sensor de rpm, fica ligado a bomba injetora, o qual desplugando com carro em funcionamento, o msm morria, fiz testes melhores no msm, e resolvi fazer substituiçao por minha conta e risco, PROBLEMA RESOLVIDO, o msm recebe pulsos de uma engrenagem dentro da bomba, o qual informa velocidade/necessidade combustivel, quando diesel aquece, passa ficar mais denso, comprometendo leitura sensor
viniciusl
25/01/2016, 17:42
Tenho uma pajero sport 07, motor 4d56, passei por os msm problemas de oscilaçao de rpm, e a minha fumaçava muito, fui fazer revisao, e ao trocar as correias percebi uma folga na polia vira,(chaveta) causando mau funcionamento motor, fiz substituiçao, resolvi problema fumaça, mas continuou apresentando problemas de variaçao rpm, Apos alguns testes, e muita dor de cabeça, com falta de mao de obra de qualidade, percebi que o sensor de rpm, fica ligado a bomba injetora, o qual desplugando com carro em funcionamento, o msm morria, fiz testes melhores no msm, e resolvi fazer substituiçao por minha conta e risco, PROBLEMA RESOLVIDO, o msm recebe pulsos de uma engrenagem dentro da bomba, o qual informa velocidade/necessidade combustivel, quando diesel aquece, passa ficar mais denso, comprometendo leitura sensor
O amigo saberia dizer o código dessa peça? Obrigado!
raphael.meira
30/04/2016, 18:31
boa noite pessoal, estou com problema de muita pressao no turbo, comprei uma solenoide no paralelo mais não resolveu 100%.
instalei um relógio de pressão e percebi, que as vezes sobe muito a pressão e as vezes trabalha redondo com no máximo 1.2 de pressão, o curioso que o carro em baixa rotação a solenoide fica o tempo todo estalando ou seja ativando e desativando, testando o sistema percebi que é o pulso que vem do modulo que tem essa oscilação, a solenoide de vcs acontece isso? l200 sport 2006/2007
então viniciuus.. o sensor de rotação é a causa ?????
pena que esse sensor é complicado de trocar ? fica no meio das correias correto? ou estou enganado????
pois vi um vídeo no youtube que mostra a troca numa pajero acho que 2005.
a minha é 2007. automática. Tudo isso pra mim não ocorreria se tivesse cambio manual. Poderia jogar melhor as com as marchas.
To pensando no momento em descarbonizar minha turbina.. pois ja troquei os solenóides e desliguei meu modulo.
Esta tudo ok, mas queria um pouco mais de torque nas arrancadas, pois coloquei pneus 33 nela.
Baita camionete sem mais.. uma escola de mecânica diesel. heheheh abraços.
meu caso, resolvi 2 semanas atras trocar pro s10 pois o posto tava com bom preço e ai li que ele era bom pro carro.. enfim..
agora li tem me ocorrido a situação seguinte: ligo e piso no acelerador e o giro não passa de 1000rpm, como se estivesse sem turbina. e sai uma fumaceira forte la atras. ai desligo e ligo umas 10x ate que consigo fazer funcionar acho que a turbina.. e o carro fica ótimo subindo tudo um cabrito.. mas não sei pq ta acontecendo isso? to achando que foi a troca de diesel mas o tanque ta pela metade ainda de s10. pode ter entupido bomba injetora ou enfim.. solenoide marrom da turbina fica dando uns estalados
pensei em comprar um STP e colocar no tanque pra ver se limpa tudo.. mas não fiz nada ainda.
O que voces acham???
grande abraço.
onlinepl
02/04/2018, 20:59
Mitsubishi L200 VGT actuator problem - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Wfvyox9z-dU)
Alguém aí já passou por este problema? Já troquei Solenóide marrom, preta, sensores de pressão do turbo, já foi verificado chicote... Não acende luz de anomalia nem acusa nada no scanner.
rmontanhini
31/10/2020, 11:23
Bom dia amigos. Minha Pajero está com o seguinte problema. Se atolo o pé nela em uma subida ou para passar um carro por uns 10 segundos a luz de falha do motor ascende e ele perde potência. Na subida não passa de 80 e olhe lá. Se eu tiro o fusível da injeção e recoloco ele volta ao normal. Já levei em um bombista paguei uma grana e o cara não resolveu. Vcs sabem o que pode ser?
ivancgbsb
31/10/2020, 11:41
Bom dia.
A minha 2008 diesel aconteceu isso após uma mexida na suspensão. Fui na autorizada e fizeram um reset na centralina. Resolveu.
Pode ser problema no filtro de combustível. Eu começaria por aqui.
Que fusível você retira ?.
rmontanhini
01/11/2020, 10:34
Ola. O fusível da luz de falha do motor, que fica na caixa de fusíveis embaixo do capu.