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Ver Versão Completa : Troca de óleo dos diferenciais e caixa de transferência do Tracker



em.pereira
15/07/2014, 00:19
Quero trocar o óleo dos diferenciais e da caixa de transferência do meu Tracker, mas fui a um posto de troca de óleo e a recomendação foi apenas completar o nível, ao contrário do que diz o manual do proprietário. Em um posto de gasolina também notei uma grande falta de interesse em trocar, talvez por desconhecimento de como fazer.
Diante disso, resolvi trocar em casa.
A minha dúvida é se é tão simples quanto trocar o óleo do motor, ou se há algum detalhe a mais e que deve ser levado em consideração.
Parece que é preciso uma chave allen para retirar os bujões. É isso mesmo? É a mesma para os três locais? Qual o tamanho da chave?
A Chevrolet recomenda o óleo SAE 75W90 ou SAE 80W90 para a caixa de transferência e SAE 80W90 para os diferenciais, mas não diz se deve ser GL 4, GL 5 ou outra especificação. Alguém sabe qual é?

lucasschneider
15/07/2014, 08:55
bom, isso muito me interessa! já estou a um tempo querendo fazer essa manutenção, mas acabo nunca deixando a tracker no mecânico para tal! hehehehe
Seria interessante já ver qual o tamanho desta alen tmb.

Quanto ao gl-4/gl-5:
Qual óleo usar no câmbio: API GL-4 / GL-5 ou TRM-5 ? | Auto-motivo (http://escolademecanica.wordpress.com/2007/11/18/qual-oleo-usar-no-cambio-api-gl-4-gl-5-ou-trm-5/)

Wantuil
16/07/2014, 09:53
Já troquei da minha 2 vezes troco a cada 40mkm, da pra fazer em casa mas da trabalho por que tem que levantar o carro e ele tem que estar nivelado senão o óleo velho não sai todo. Na primeira troca coloquei o 80w90, na segunda já coloquei o 90, e achei que ficou bem melhor, trocas mais macias.

lucasschneider
16/07/2014, 11:19
informações no manual de serviço: oleo recomendado para a caixa e redução é o 75w-90 API GL-4
470906

lucasschneider
16/07/2014, 11:28
e para os diferenciais 80w-90 API GL-5
470907470908

luizdemog
16/07/2014, 17:17
e para os diferenciais 80w-90 API GL-5
470907470908
Grato por compartilhar Lucas.
abç

Giu Bernardon
17/07/2014, 12:16
Acho que o quesito mais importante nesse sentido é usar apenas óleos GL-4 no câmbio e caixa de redução, GL-5 apenas nos diferenciais. Isso se deve à composição de certas peças utilizadas nos cambios Suzuki, que sofrem corrosão em contato com os aditivos presentes nos óleos GL-5.

Biodiversidade
19/07/2014, 21:02
Qual a chave que se usar para retirar o óleo? Ela parece ser quadrada!

lucasschneider
21/07/2014, 08:08
é uma chave quadrada de 10mm, que seria especial para a função. Mas todo mundo do DIY usa conexão de 3/8 (9,6mm) que serve também

Leiom
09/08/2014, 11:09
Estou precisando trocar de todos esses, transferencia, caixa de marcha e diferenciais pessoal, voces ainda seguem a instrução do manual e usam o AcDelco ou usam somente a viscosidade correta e tanto faz a marca? E esse oleo é meio chato de achar ou é so impressão minha e nao procurei direito?

João Muraro
14/08/2014, 18:21
Estou precisando trocar de todos esses, transferencia, caixa de marcha e diferenciais pessoal, voces ainda seguem a instrução do manual e usam o AcDelco ou usam somente a viscosidade correta e tanto faz a marca? E esse oleo é meio chato de achar ou é so impressão minha e nao procurei direito?

Depois que comprei minha TK só utilizo os óleos da Petrobras.

arlei_vitara
15/08/2014, 08:03
Pessoal,

Sem mitos nem lendas.....qquer marca de oleo desde que atenda às especificações do manual, 75W90 ou 80W90, na pratica a diferença de viscosidade é minima, API GL5.

Precisa ter uma chave quadrada 10mm ou 3/8" que 90% dos postos de combustivel não tem. E nem tem vontade de trocar porque dá trabalho e o negocio deles é VENDER oleo...então compre o oleo de sua preferencia (uso linha LUBRAX) e leve a seu mecanico.

Abraços

Augusto Braga
15/08/2014, 11:55
Pessoal,

Sem mitos nem lendas.....qquer marca de oleo desde que atenda às especificações do manual, 75W90 ou 80W90, na pratica a diferença de viscosidade é minima, API GL5.

Precisa ter uma chave quadrada 10mm ou 3/8" que 90% dos postos de combustivel não tem. E nem tem vontade de trocar porque dá trabalho e o negocio deles é VENDER oleo...então compre o oleo de sua preferencia (uso linha LUBRAX) e leve a seu mecanico.

Abraços

Eu tive a experiencia de usar GL 5 na caixa de marchas do Vitara e ficar arranhando marcha , coloquei o certo e ficou normal .

Abrs

simtesch
21/10/2014, 17:06
Olá Pessoal,
Estou em busca de um óleo para substituir o óleo do câmbio e t-case da Tracker 2.0 2009... Não encontro com as especificação 75/90 GL4, somente o óleo da BR Sintético Gold 75/90 que diz atender GL4 e GL5...80/90 só encontro GL5...Alguém poderia me indicar algum óleo que possa ser usado nesse câmbio? Posso utilizar o 90 GL4 ou 80 GL4????? Nos diferenciais ok 80/90 GL5.
Aguardo ajuda e comentários

Simtesch

Arildo MT
21/10/2014, 17:19
Olá Pessoal,
Estou em busca de um óleo para substituir o óleo do câmbio e t-case da Tracker 2.0 2009... Não encontro com as especificação 75/90 GL4, somente o óleo da BR Sintético Gold 75/90 que diz atender GL4 e GL5...80/90 só encontro GL5...Alguém poderia me indicar algum óleo que possa ser usado nesse câmbio? Posso utilizar o 90 GL4 ou 80 GL4????? Nos diferenciais ok 80/90 GL5.
Aguardo ajuda e comentários

Simtesch


a Ipiranga tem o ipegerol 75w90 gl4 mineral (embalagem azul, eu acho) usei este, pois foi o único que encontrei gl4, procurei em postos, auto peças, mercados, material de construção, comprei em uma distribuidora de lubrificantes.

Ivo Paris
21/10/2014, 23:18
Na concessionária acha. O fabricante é Mobil

simtesch
24/10/2014, 19:20
Procurei em toda a cidade e não encontro o óleo 80w90 ou 75w90 GL4.....Na concessionária achei a míseros R$100,00 o litro....Não vou pagar...achei tb numa distribuidora um balde de 20 litros Mobil a R$197,00...Mas vou ficar com óleo para vida inteira....Não posso colocar um óleo 80w ou 90w GL4??????????????????????????????????????Meu carro já está com quase 100.000km....Ou misturar 500ml 80w 500ml 90w da mesma marca e fazer um "multiviscoso"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Que óleo complicado

Se alguém já fez alguma outra coisa me avise!!!
Abs,
Simtesch





Na concessionária acha. O fabricante é Mobil

Rainer 89
25/10/2014, 00:57
Esse óleo é chato de encontrar mesmo. Comprei essa semana pro meu Sidekick.
Na minha cidade tive rodar umas 20 loja pra encontrar a especificação certa e num preço razoável.
Acabei comprando o 75W-90 GL5 (Lubrax semisintético) pros diferenciais a R$34 o litro e o 75W-90 GL4 (Ipiranga Mineral) pra caixa a R$20 o ltro.
Vi pra vender na internet não sei se compensa por conta do frete.
P.S.
Não acho uma boa misturar óleos com viscosidade diferente e com 100.000km já ta na hora de trocar mesmo.

Att,

carlos-godoy
27/10/2014, 00:48
Esse óleo é chato de encontrar mesmo. Comprei essa semana pro meu Sidekick.
Na minha cidade tive rodar umas 20 loja pra encontrar a especificação certa e num preço razoável.
Acabei comprando o 75W-90 GL5 (Lubrax semisintético) pros diferenciais a R$34 o litro e o 75W-90 GL4 (Ipiranga Mineral) pra caixa a R$20 o ltro.
Vi pra vender na internet não sei se compensa por conta do frete.
P.S.
Não acho uma boa misturar óleos com viscosidade diferente e com 100.000km já ta na hora de trocar mesmo.

Att,

Não se pode usar o GL 5 para a caixa?

pacosancas
27/10/2014, 09:24
Não se pode usar o GL 5 para a caixa?
Carlos, normalmente as caixas manuais con sincronizadores não aceitan GL5, devido a que pode estragar os anéis sincronizadores. Esses precisam óleo GL4. Embora acho que existem óleos GL5 que também respeitan as especificaçoes GL4. Porém (pelo menos aqui na Espanha) esses GL4/GL5 são também dificeisde achar.

simtesch
29/10/2014, 17:08
Olá Rainer, sugiro vc trocar os óleos dos diferenciais para o 80w90 GL5 (Recomendação mínima)...Não recomendam no manual o 75w90 para diferencial....Tem o mesmo na BR por uns R$16,00 litro....Ou até mesmo um 90w GL5 !!!

Não acho esse óleo 80w90 ou 75w90 GL4!!!!!Tem um óleo 75w90 Gl5 BR Gold que atende GL4....Se o fabricante diz que atende GL significa que não deve agredir os tais anéis....

Abs,
simtesch




Esse óleo é chato de encontrar mesmo. Comprei essa semana pro meu Sidekick.
Na minha cidade tive rodar umas 20 loja pra encontrar a especificação certa e num preço razoável.
Acabei comprando o 75W-90 GL5 (Lubrax semisintético) pros diferenciais a R$34 o litro e o 75W-90 GL4 (Ipiranga Mineral) pra caixa a R$20 o ltro.
Vi pra vender na internet não sei se compensa por conta do frete.
P.S.
Não acho uma boa misturar óleos com viscosidade diferente e com 100.000km já ta na hora de trocar mesmo.

Att,

Rainer 89
29/10/2014, 23:21
Obrigado Simtesch,

Mas minha viatura é um Sidekick (vitara, 16v, 5p) no manual ele recomenda justamente o 75w-90. Tanto pra caixa quanto para o diferencial só que GL4 pra caixa e GL5 pros diferenciais. To acreditando no manual... rsrs

VLW!

avohai
16/07/2015, 10:10
Pessoal, depois de muito rodar, acabei encontrando o 80w90 GL4 da Mobil (mineral) num fornecedor em Santa Rita do Passa Quatro/SP. Segundo ele, o óleo tem fornecimento regular.

weco
22/03/2016, 12:49
informações no manual de serviço: oleo recomendado para a caixa e redução é o 75w-90 API GL-4
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/470906-troca-de-oleo-dos-diferenciais-e-caixa-de-transferencia-do-tracker-oleo-tracker.jpg


e para os diferenciais 80w-90 API GL-5
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/470907-troca-de-oleo-dos-diferenciais-e-caixa-de-transferencia-do-tracker-oleo-diferencial-dianteiro.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/470908-troca-de-oleo-dos-diferenciais-e-caixa-de-transferencia-do-tracker-oleo-diferencial-traseiro.jpg

Prezados, bom dia.

Estou trocando os óleos da Tracker e conforme falado pelo Lucas na transmissão e na caixa de transferência é o 75W90 GL4 e nos diferenciais é o 80W90 GL5.

A dúvida que tenho é a seguinte, esses óleos que vem originais no carro são minerais, sintéticos ou semi-sintéticos?

Qual vocês estão usando?

Att

Arildo MT
24/03/2016, 01:18
É isso ai, gl5 nos diferenciais, no cambio e transmissão nem pensar, tem que ser gl4 que só achei o ipigerol mineral.

weco
24/03/2016, 08:23
É isso ai, gl5 nos diferenciais, no cambio e transmissão nem pensar, tem que ser gl4 que só achei o ipigerol mineral.

Obrigado Arildo, acho que vou de mineral mesmo, sintético só achei por mais de 100 reais o litro

Alex SPI
30/03/2016, 10:26
Pessoal,

Faz 3 semanas que procuro na net e em outras cidades maiores da minha região e não encontro 75w90 GL4, mas achei o 80w90 GL4, no manual diz que pode ser tanto o 75w90 (vem de fábrica) ou 80w90 ambos GL4 para cambio e caixa.

Será que pode ter alguma influencia na troca de marchas (ficarem ruins) ou nos engates da t-case?

Obrigado.

Alex

weco
30/03/2016, 11:40
Pessoal,

Faz 3 semanas que procuro na net e em outras cidades maiores da minha região e não encontro 75w90 GL4, mas achei o 80w90 GL4, no manual diz que pode ser tanto o 75w90 (vem de fábrica) ou 80w90 ambos GL4 para cambio e caixa.

Será que pode ter alguma influencia na troca de marchas (ficarem ruins) ou nos engates da t-case?

Obrigado.

Alex

Cara, eu consegui o ipigerol da ipiranga 75w90 GL4 mineral por R$ 15,90 num posto da minha cidade. Mas como o manual abre a possibilidade do 80w90, não acho que teria problemas.

Alex SPI
30/03/2016, 11:49
Ok Weco,

Já procurei em vários postos da ipiranga e nada, eles tem somente o 90.

Sábado vou em outra cidade, se não achar vou por o 80w90 mesmo.

Espero não ter dor de cabeça depois.

Obrigado.

Alex

Arildo MT
31/03/2016, 02:58
Ok Weco,

Já procurei em vários postos da ipiranga e nada, eles tem somente o 90.

Sábado vou em outra cidade, se não achar vou por o 80w90 mesmo.

Espero não ter dor de cabeça depois.

Obrigado.

Alex

Acho que não tem problema algum, diferença no consumo de combustível será minima, mas já procurou em distribuidores de lubrificantes ou auto peças? pois é um óleo muito comum, nos diferenciais pode ir de gl5 sem medo.

rgerent
31/03/2016, 19:19
Quantos litros na caixa de câmbio e quantos litros na caixa de redução? Obrigado

weco
01/04/2016, 07:40
Quantos litros na caixa de câmbio e quantos litros na caixa de redução? Obrigado

Manual fala em 1,5 e 1,7 aproximadamente. Comprei 4 litros e sobrou um pouco, 3 litros é pouco.

Alex SPI
01/04/2016, 10:29
Arildo,

Já procurei nos distribuidores e algumas auto peças, mas sábado vou procurar mais, se não encontrar vou de 80w90 gl4 mesmo.

Obrigado.

Alex

Andrefis
05/05/2016, 23:41
Alguém já usou o óleo da Motul na transmissão, caixa de transferência e diferenciais?
A Motul diz atender às especificações GL4 e GL5.

Gearbox 80W90 - Motu (https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/gearbox-80w90?)
HD 80W90 - Motu (https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/hd-80w90?)

Alguém usou Militec nesses mesmos componentes?

Paulo Eugênio CE
03/09/2017, 09:22
Bom dia. Fui fazer uma revisão na minha Tracker 2009 e foi pedido 7 litros para troca do óleo transmissor do diferencial. É tudo isso mesmo? Confere?

weco
04/09/2017, 07:45
Bom dia. Fui fazer uma revisão na minha Tracker 2009 e foi pedido 7 litros para troca do óleo transmissor do diferencial. É tudo isso mesmo? Confere?

A resposta está aí em cima na figura
Transmissão: 2,6L - GL4
Transferência: 1,7L - GL4
Dif. dianteiro: 1,0L - GL5
Dif. Traseiro: 2,2L - GL5

bobweg
17/09/2019, 11:56
Pessoal, vocês que puseram 80w90 GL4 na transmissão sentiram perda de rendimento e/ou aumento no consumo? O desempenho da Tracker não é aquilo tudo mas o consumo é bom, então não queria piorar esses dois aspectos com um óleo mais viscoso no cambio/tcase (uso 50% cidade, único carro).


Por outro lado, não encontro em lugar algum de minha região o 75w90 GL4; os mais próximos encontrados foram o 75w85 GL4 (pouco menos viscoso, temo por eventuais folgas na transmissão) e 75w90 GL4/GL5 (temo pelo GL5 na descrição).


Grato.

bobweg
15/10/2019, 20:31
Ao pessoal que faz as trocas em casa:

1. Precisa aquecer a carcaça das caixas/diferenciais para remover os bujões?
2. Precisa aplicar algum selante/cola nos bujões, ao recolocar, para melhor vedação?
3. Alguém aqui -- um pouco mais magro -- conseguiu trocar os óleos sem erguer o veículo?

Grato.

bobweg
29/10/2019, 20:57
Respondendo às minhas próprias perguntas -- caso interesse a alguém:

1. Por via das dúvidas usei um secador de cabelo em 3 dos 4 bujoes que não sairam na primeira tentativa de remoção; 'talvez' tenha ajudado, não sei;
2. Não apliquei nada nos parafusos, mas eles tinham vestígios de trava-roscas verde. Vou monitorar quanto a afrouxamentos e na próxima troca aplicarei;
3. Consegui executar o serviço com o carro no chão (carro com suspensão e pneus originais + estribo lateral).

Foram 1,5 litros na caixa de marchas (3 garrafas pet 500ml) e uns 1,7 litros na caixa de transferência (3 pet 500ml + 'quase' metade de uma 4ª); óleo ACDelco 75W85 GL4. Carro no plano, enchendo até transbordar, utilizando bomba para rabeta de barcos.