Ver Versão Completa : sintomas: cabeçote e arrefecimento - L200 Sport HPE
Agrimensor
14/07/2014, 10:26
Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.
Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.
Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.
O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.
Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.
De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.
Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
Washington JÚNIOR
14/07/2014, 12:58
Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.
Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.
Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.
O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.
Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.
De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.
Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
Agrimensor, você está aonde agora? Se ainda estiver no Piauí, leve o carro na oficina Bruthus (86-3232-0049). O Elzimar é especialista em Mit, você não vai se arrepender. Conhece muito e o serviço tem preço normal. Se estiver fora, então é melhor alguém indicar uma boa oficina na cidade em que você estiver.
Abçs.
SergioMedeiros
14/07/2014, 15:08
Agrimensor, primeiro da uma olhada nessa tampa do teu radiador. Ela pode não estar permitindo a volta do líquido do reservatório para o radiador, e a pressão que voce escuta quando frio não seria de excesso, e sim de vácuo dentro do sistema.
Parece que ela está travada para o retorno.
Agora, se a pressão for muita, aí sim ou é junta ou cabeçote. Mas cabeçote trincado o carro esquenta na hora!
Teu óleo tá normal? Sem água?
E a água do radiador, sem óleo? Sentiu alguma perda de potência?
Vai com calma que teu problema pode ser simples.
Moipessoa
14/07/2014, 15:20
Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.
Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.
Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.
O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.
Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.
De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.
Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
infelizmente é bem provável que o mecânico que avaliou a viatura esteja correto.
"pensando mecânicamente", a pressão da câmara de combustão vai para o sistema de arrefecimento, com isso, a água que depois de esfriar o motor, deveria sair do reservatório e voltar para o radiador. mas... como tem pressão, ela fica retida e o motor sem refrigeração.
SergioMedeiros
14/07/2014, 16:34
infelizmente é bem provável que o mecânico que avaliou a viatura esteja correto.
"pensando mecânicamente", a pressão da câmara de combustão vai para o sistema de arrefecimento, com isso, a água que depois de esfriar o motor, deveria sair do reservatório e voltar para o radiador. mas... como tem pressão, ela fica retida e o motor sem refrigeração.
Errado.
A tampa do radiador trabalha com uma pressão máxima em torno de 0,9 psi, o excedente disso ela libera para o reservatório de expansão, independente se é ar ou água. Quando o sistema esfria, tanto a água quanto o ar interno diminuem de volume, criando um vácuo no sistema, o qual "puxa" a água do reservatório novamente pela válvula de retorno da tampa. Não existe pressão acima do normal dentro do arrefecimento caso a tampa esteja funcionando corretamente.
SergioMedeiros
14/07/2014, 16:40
Quer saber se o problema é na junta ou cabeçote? Com o motor frio de manhã de a partida e rapidamente verifique a mangueira superior do radiador. Se ela estufar logo nos primeiros segundos, é porque está escapando compressão para dentro do arrefecimento.
Outro teste é dar a partida, com o carro frio, e tirar a tampa do radiador. Se houver muitas bolhas, é compressão vazando.
Agrimensor
14/07/2014, 18:40
Washington JÚNIOR (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/68265.html), estou em Parnaíba/PI. Indicaria alguém na região?
SergioMedeiros (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/54726.html), Percebo uma espuma, bolhas, quando abro o radiador ainda quente. E está (estava) com mistura ok de aditivo verde.
Não senti nenhuma perda de performance no motor, não há óleo no liquido e nem água no oleo do motor.
Sinto uma leve baixa do nível do óleo, que o mecânico indicou ser devido minha tampa do óleo estar "melando" e deixando o óleo sair. Não tive tempo para garimpar isso no Piauí e acabei deixando passar. Para conferir se a L200 estava queimando óleo, não há saída de fumaça branca pelo escapamento.
A tampa do radiador é de 1,2 bar, original Mit e com 4 meses de uso, que até então acreditava ser a pressão correta da tampa. Essa tampa foi indicada pelo vendedor e blablabla.. confere a informação?
Amanhã cedo confiro se há pressão dentro do radiador, com o motor frio, e farei os testes que você indicou.. valeu Sergio! :curtir:
SergioMedeiros
14/07/2014, 21:13
Agrimensor, a pressão da tampa não seria responsável por um problema desses, e sim o seu mal funcionamento. Da uma olhada nela.... tem duas válvulas, uma de liberação e outra de retorno. A de retorno deve ser bem mole, sem oferecer muita resistência quando puxada com os dedos.
Quanto as bolhas, uma espuma é normal... tem que ver com o carro ligado, por isso tem que fazer quando frio. Dá a partida com o carro frio e a tampa do radiador aberta. Vai abaixar e subir um pouco a água, mas não pode borbulhar.
Os dois testes são para ver a mesma coisa, pois se der a partida e inchar a mangueira, é pq tem ar no sistema oriundo do vazamento dos pistões. Nesse caso incha a mangueira se estiver com a tampa fechada, ou borbulha dentro do radiador se estiver sem a tampa.
Abs
SAPO-BOMBA
14/07/2014, 23:56
Tem um meio ainda mais simples... anda com o carro, espera esquentar bem... Ai vc para, abre o capô e com MUITO CUIDADO, abre a tampa até expelir o excesso de pressão e água. Isso com o motor ainda ligado.
Fecha novamente e roda com o carro por alguns minutos, de preferência dando uma "forçadinha". O sistema NÃO DEVE ficar pressurizado novamente quando vc parar o carro pra checar as mangueiras.
Se ficar pressurizado novamente, certamente é junta do cabeçote queimada. E se der muito azar, pode ser até o cabeçote trincado...
Um sintoma básico tb é com o motor quente, ao abrir a tampa do radiador ( novamente, com MUITO CUIDADO ), se estiver borbulhando no bocal do radiador, tb é mau sinal...
SAPO-BOMBA
14/07/2014, 23:59
Em tempo: A pressão correta da tampa do radiador é 1.2bar mesmo... Tenho uma tampa dessas original em casa.
SergioMedeiros
15/07/2014, 00:15
Mais simples abrir uma tampa de radiador com o motor em temperatura normal de funcionamento sapo??? Não sugiro isso para ninguém que nunca fez ou viu alguém fazer antes....
SAPO-BOMBA
15/07/2014, 00:59
Isso é o que eu faço, tomando os devidos cuidados, não tem problema. Claro que uso EPI's como luvas e óculos.
Só recomendo fazer quem já tenha conhecimento do procedimento. O problema não é abrir a tampa do radiador com o motor quente, o problema é não saber tomar cuidado...
Washington JÚNIOR
15/07/2014, 09:10
Washington JÚNIOR (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/68265.html), estou em Parnaíba/PI. Indicaria alguém na região?
:curtir:
Pior que não conheço ninguém em Parnaíba, Agrimensor. Mas, talvez seja válido dar uma passada na Trilha, que é a CCS aí. Acho que dá pra darem uma olhada e tentar fazer algum diagnóstico. Aqui em Teresina dá pra gente entrar na oficina e conversar com os mecânicos numa boa, já fiz isso algumas vezes pra confirmar algum problema. Daí, faz um orçamento e vê se vale à pena, porque sempre sai um pouco mais caro, mas tem garantia. Problema que você não sendo daí (e não permanecendo aí) essa garantia não serviria de muita coisa em si. Mas, pelo diagnóstico, talvez valha à pena.
Abçs e boa sorte.
Agrimensor
15/07/2014, 14:18
Sergio, conforme orientação.. constatei o seguinte nessa manhã:
Radiador ainda pressurizado, quando não deveria estar. Reservatório CHEIO e radiador VAZIO. Ao abrir a tampa, jogou pressão lá no reservatório.
Com radiador aberto, liguei a L200 e verifiquei espuma/bolhas... nada. Fechei o radiador e o mangote que vem do cabeçote estava mole, sem ser duro.
Não entendi essas "duas valvulas" achei bem pesado a mola.
Farei os testes que o Sapo orientou, pra conferir junta do cabeçote... deixarei o motor na lenta ali por meia hora e vou abrir.
Vocês tem whatsapp? Posso filmar e enviar para conferencia!
Valeu!
Mateus
SergioMedeiros
15/07/2014, 18:56
Mateus, quem controla o fluxo de fluído e ar para o reservatório é a própria tampa do radiador. Se você tira ela a pressão deve sair pelo próprio buraco do radiador mesmo, e não para o reservatório. Preste atenção pois to achando que a pressão que você está vendo no reservatório não é de ida para lá, e sim de retorno de lá.
Duas coisas podem estar ocorrendo.
1- A sua tampa está com problema
2- A tampa do próprio reservatório está entupida. Pode notar que no reservatório tem uma mangueira para expulsar o excedente de pressão e líquido. Pode ser que essa mangueira ou a própria tampa do reservatório esteja com problemas.
Na tampa do radiador, a de metal, olhando por baixo voce vai ver duas válvulas. Uma delas abre para que a pressão excedente do radiador vá para o reservatório de expansão. Essa válvula que trabalha a 1,2 bar de pressão. Quando o líquido de arrefecimento esquenta, é normal ele expandir. Esse aumento de volume é expelido do sistema de arrefecimento para o reservatório de expansão através de uma das válvulas da tampa. Ela mantém ainda uma certa pressão dentro do sistema (1,2bar) para que a temperatura de ebulição da água aumente. Ou seja, a água vai ferver acima de 100 graus por o sistema estar pressurizado.
Agora, quando o carro esfria, o liquido diminui de volume, formando um vácuo dentro do sistema. Esse vácuo deve ser preenchido com o líquido que foi para o reservatório quando quente. Assim temos uma válvula na tampa responsável por liberar o fluxo de volta do reservatório para o radiador. A minha impressão é que essa válvula esteja com problemas. Ela tem que abrir bem leve para permitir que o líquido retorne somente com o vácuo do sistema.
Já a tampa de plástico do reservatório de expansão não tem segredo. É simples e tem um T com um cano para escapar o excesso de liquido e pressão. Veja se não está entupido aquele cano que sai da tampa e não liga em lugar algum.
Vou te mandar meu cel por MP
Abs
Sergio
sgtvicente
15/07/2014, 20:39
Sergio preciso de sua ajuda!
tenho uma pajero sport 2002 a 2 anos e a alguns meses atrás tive problemas de aquecimento troquei o cabeçote eo plobre ma ainda persiste, ja limpei o radiador, está sem a valvula termostática desde que comprei, reviser bomba de aqua. não sei mais o que fazer....pode me ajudar???? vale lembrar que moro em rondonia clima estremamente quente.
Agrimensor
15/07/2014, 20:46
senhores, vejam o vídeo que foi feito hoje pela manhã:
https://drive.google.com/file/d/0B2mGVH_g7duUYUhxTmJDaTE5QXM/edit?usp=sharing
E aí, qual o veredito?
SergioMedeiros
15/07/2014, 20:57
Sergio preciso de sua ajuda!
tenho uma pajero sport 2002 a 2 anos e a alguns meses atrás tive problemas de aquecimento troquei o cabeçote eo plobre ma ainda persiste, ja limpei o radiador, está sem a valvula termostática desde que comprei, reviser bomba de aqua. não sei mais o que fazer....pode me ajudar???? vale lembrar que moro em rondonia clima estremamente quente.
Amigo, chegou a tirar o radiador pra limpar ou fez com ele montado? O ideal é tirá-lo para "varetar", que consiste em arrumar novamente as aletas amassadas.
Grandes chances de voce estar com problemas no acoplamento viscoso da ventoinha. Vale fazer uma descarbonização na turbina também... se ela não manda ar corretamente para o motor, vai Diesel em excesso e isso gera mais calor na combustão.
Coloca essa VT de volta. Compra uma nova.... o máximo que se faz em VT são dois furos para ajudar o fluxo de água, tira-la nunca!
A última coisa que se faz em um motor é abrí-lo. Qual justificativa o mecanico deu para trocar o cabeçote? Ele ferveu e começou a baixar óleo? Sumir água? Perder potencia? Fumacear branco?
O clima quente somente ajuda carros problemáticos a aquecer antes, mas não justifica aquecer carros em funcionamento normal.
Abs
sgtvicente
15/07/2014, 21:00
conseguiu resolver seu problema???
sgtvicente
15/07/2014, 21:07
sergio obrigado por responder....
desmontei e envaretei o radiador,troquei o cabeçote por que empenou muito e ficaria no limite pra retificar coloquei um cabeçote zero, ele ferveu a ponto de empenar por isso troquei já troquei a embreagem viscosa baixar óleo ela baixa desde que comprei mais está dentro do tolerável ela baixa 1 litro a cada 1000 km.nunca perdeu potência. não sei mais o que fazer!!!!!!
SergioMedeiros
15/07/2014, 21:25
senhores, vejam o vídeo que foi feito hoje pela manhã:
https://drive.google.com/file/d/0B2mGVH_g7duUYUhxTmJDaTE5QXM/edit?usp=sharing
E aí, qual o veredito?
Mateus, infelizmente essas bolhas aí não são normais.... tá saindo muita bolha. Existe a possibilidade de ser ar que ficou no sistema, mas tá parecendo junta mesmo viu.
SergioMedeiros
15/07/2014, 21:35
sergio obrigado por responder....
desmontei e envaretei o radiador,troquei o cabeçote por que empenou muito e ficaria no limite pra retificar coloquei um cabeçote zero, ele ferveu a ponto de empenar por isso troquei já troquei a embreagem viscosa baixar óleo ela baixa desde que comprei mais está dentro do tolerável ela baixa 1 litro a cada 1000 km.nunca perdeu potência. não sei mais o que fazer!!!!!!
Complicado seu caso... o mecanico não deu garantia do serviço?
Tem que dar uma geral no arrefecimento. Alguma coisa não ficou boa. Revise novamente o acoplamento, coloca a VT com dois furos de 2mm, descarboniza a turbina, troca a tampa do radiador.
Com o motor funcionando e quente, quando abre a tampa de óleo, faz chaminé?
SAPO-BOMBA
15/07/2014, 22:21
Ar no sistema não forma bolhas dessa intensidade, pode se preparar pra desmonta o cabeçote... E torce pra ser só a junta.
Em todo caso, recomendo fazer um teste de trinca no cabeçote antes de montar novamente, pra não correr o risco de desperdiçar uma junta nova, tempo e $$$ com mão-de-obra.
Agrimensor
15/07/2014, 22:36
beleza Sergio, estou com essa ideia também... vou orçar isso! em breve mando notícias!
Alguem tem noção de valores referentes a esse serviço de substituição de junta do cabeçote?
Agrimensor
23/07/2014, 08:55
471626 471627
Enfim.. começou a busca do problema de arrefecimento, espero que seja apenas a junta do cabeçote.
Agrimensor
23/07/2014, 16:36
o mecânico me ligou:
mecânico: já resolvi o problema.
eu: ótimo, o que aconteceu?
mecânico: o cabeçote empenou.. você deve ter esquentado ele. Empenou e não trincou, que bom.
eu: eita! e agora... é bom empenar o cabeçote?!
mecânico: sim, mandei pra retífica. Já está aqui plainado.
eu: já?! to indo aí conversar com você.
Cheguei lá.. já estava começando a montar o cabeçote que foi "plainado", com a junta do cabeçote novo e sei la mais o que que precisava.
Custos em peças/serviços:
plaina/retifica -> 100
junta cabeçote -> 150
sei la oq -> 70
Fiquei intrigado, e não sabia da possibilidade de "empenar" ou "torcer" o cabeçote... diz o mecânico que o ar escapava para o sistema de arrefecimento nessa fresta que causou entre junta e cabeçote.
Enfim.. com o motor ok de novo, colocarei aditivo no arrefecimento, troca de óleo/filtro e crer que dê tudo certo. O que acham?
fotos:
471655 471656
SAPO-BOMBA
23/07/2014, 20:08
Certifique-se de que TODA a linha de arrefecimento está livre de sujeira ou vazamentos. Incluindo o radiador e a tampa.
Eu no seu lugar, trocaria logo todas as mangueiras pequenas ( vc compra mangueiras de alta pressão para água-óleo no metro ).
Eu lembro que comprei 1,5m por uns 50 reais, deu que sobrou pra todo o motor.
As mangueiras superior e inferior tb são baratas, troque logo.
Moipessoa
23/07/2014, 20:37
Errado.
A tampa do radiador trabalha com uma pressão máxima em torno de 0,9 psi, o excedente disso ela libera para o reservatório de expansão, independente se é ar ou água. Quando o sistema esfria, tanto a água quanto o ar interno diminuem de volume, criando um vácuo no sistema, o qual "puxa" a água do reservatório novamente pela válvula de retorno da tampa. Não existe pressão acima do normal dentro do arrefecimento caso a tampa esteja funcionando corretamente.
E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.
Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
SergioMedeiros
23/07/2014, 23:34
E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.
Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
Novamente... errado. A pressão proveniente do vazamento pela junta realmente expulsa a água para o reservatório, mas quando o carro esfria, tanto a água do radiador, como o ar dessa "pressão" excedente, diminuem de volume novamente. Isso permite a volta da água do reservatório, mesmo com pressão excedente dos cilindros no arrefecimento. No caso do Mateus, a água ia embora do próprio reservatório de expansão, e chegava a retornar de lá, mas como tinha ar no arrefecimento, não voltava por completo.
Não tem a ver com pressão impedindo a volta da água, e sim ar no sistema.
Lucas.PantaleaoGLS
24/07/2014, 09:22
Cara, se a junta está queimada, ela deveria esta fumaçando, ela esta fumaçando "azul"? se estiver, bem provável que seja essa junta, cabeçote trincado? só removendo o mesmo para avaliar. Mas você diz que esta dando pressão, me parece que a válvula termostática não está abrindo, substitua esta válvula, ela deve está abrindo uma vez ou outra. E se você substituiu ou vais substituir a junta, leva em uma pessoa que é sábia do ramo, porque é um saco, e use silicone loctite preto, é o melhor.
Lucas.PantaleaoGLS
24/07/2014, 09:54
O "Sei la oque" É o selante Loctite" kkkk
Moipessoa
24/07/2014, 11:47
U
Novamente... errado. A pressão proveniente do vazamento pela junta realmente expulsa a água para o reservatório, mas quando o carro esfria, tanto a água do radiador, como o ar dessa "pressão" excedente, diminuem de volume novamente. Isso permite a volta da água do reservatório, mesmo com pressão excedente dos cilindros no arrefecimento. No caso do Mateus, a água ia embora do próprio reservatório de expansão, e chegava a retornar de lá, mas como tinha ar no arrefecimento, não voltava por completo.
Não tem a ver com pressão impedindo a volta da água, e sim ar no sistema.
tanto não tem a ver com uma pressão acumulada no radiador, que quando se abre a tampa, ela é DESPRESSURIZADA para o ambiente ou para o reservatório, caso quem o faça segure um pouco a tampa só a ponto de "dar passagem" para essa pressão. Ar, Sergio, tb é pressão, basta que ele seja comprimido ou não aliviado.
a água do carro do Matheus podia não voltar por 2 motivos: uma pq o que restou no vaso de expansão foi pouco e pode ter havido transbordamento do vaso, ou a opção 2, que é a já citada.
a pressão do arrefecimento pode subir tanto acima de 1,2 bar, e expulsar a água do radiador a ponto do reservatório de expansão não ser suficiente e transbordar. a água vai estar quente, mas não fervilhando, por conta da pressão a que ela estiver submetida. (só procurar na net a tabela).
Agrimensor
24/07/2014, 14:43
E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.
Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
Rapaz.. quando cheguei já estava instalada.. Bastos Juntas o nome da marca. É o que tinha aqui na praça! :/
SAPO-BOMBA
24/07/2014, 15:32
Rapaz.. quando cheguei já estava instalada.. Bastos Juntas o nome da marca. É o que tinha aqui na praça! :/
Como é??? A marca da junta é "Bastos Juntas" ??? Tem certeza???
Xiiiiiiiiiiiii... :(
Agrimensor
24/07/2014, 15:54
tenho... é o que tinha, e já está lá montada. Quando me ligaram o serviço já estava quase feito :neutral:
pergunta: há como trocar o reservatório de expansão da sport hpe por um maior?
SAPO-BOMBA
24/07/2014, 17:29
tenho... é o que tinha, e já está lá montada. Quando me ligaram o serviço já estava quase feito :neutral:
pergunta: há como trocar o reservatório de expansão da sport hpe por um maior?
Bom, rezar pra ficar bom....
Sobre o reservatório, não tem necessidade. Ele é apenas um expansor... Não mantém o líquido sob pressão. Deixa como está...
Agrimensor
24/07/2014, 19:56
Bom, rezar pra ficar bom....
Sobre o reservatório, não tem necessidade. Ele é apenas um expansor... Não mantém o líquido sob pressão. Deixa como está...
OK, as bolhas no radiador sumiram... agora tenho q limpar novamente o radiador e colocar aditivo no liquido de arrefecimento. Depois disso confiro se a tampa está ok.
Retirei ela hoje do mecânico, até então tudo ok... acelerando motor igual reloginho :curtir:
SergioMedeiros
24/07/2014, 20:40
U
tanto não tem a ver com uma pressão acumulada no radiador, que quando se abre a tampa, ela é DESPRESSURIZADA para o ambiente ou para o reservatório, caso quem o faça segure um pouco a tampa só a ponto de "dar passagem" para essa pressão. Ar, Sergio, tb é pressão, basta que ele seja comprimido ou não aliviado.
a água do carro do Matheus podia não voltar por 2 motivos: uma pq o que restou no vaso de expansão foi pouco e pode ter havido transbordamento do vaso, ou a opção 2, que é a já citada.
a pressão do arrefecimento pode subir tanto acima de 1,2 bar, e expulsar a água do radiador a ponto do reservatório de expansão não ser suficiente e transbordar. a água vai estar quente, mas não fervilhando, por conta da pressão a que ela estiver submetida. (só procurar na net a tabela).
Vamos lá... com calma agora....
Seu comentário foi que a água não retornava do reservatório pois havia pressão no sistema impedindo a abertura da válvula de retorno da tampa. Foi esse comentário que falei que está errado. Agora sua observação já mudou, mas blz....
O que aconteceu na verdade...
Saiu compressão do cilindo para o arrefecimento. Ok
Essa compressão (ou ar, tanto faz) expulsou água do arrefecimento para a expansão. Ok
Nesse momento, sistema todo com 1,2 bar, certo?
O fator novo aí é o ar que não deveria estar no arrefecimento. Quando o carro esfriou, tanto a água quanto essa pressão, ou ar, ou o que quer que voce esteja se referindo, também diminuiu de volume, permitindo o retorno da água que foi para o reservatório. Não voltou tudo pois temos um elemento novo dentro do radiador.. quem é ele?? Exato... o ar, pressao, gas ou como quiser chamar ele.
Então, o que não permitiu todo o liquido retornar não foi a pressão que travou a válvula de retorno, conforme voce havia falado no primeiro post, e sim esse novo corpo estranho dentro do radiador, que é o ar(pressao, gas, espirito) que ocupou o lugar da água.
Certo agora?
SergioMedeiros
24/07/2014, 20:47
U
tanto não tem a ver com uma pressão acumulada no radiador, que quando se abre a tampa, ela é DESPRESSURIZADA para o ambiente ou para o reservatório, caso quem o faça segure um pouco a tampa só a ponto de "dar passagem" para essa pressão. Ar, Sergio, tb é pressão, basta que ele seja comprimido ou não aliviado.
a água do carro do Matheus podia não voltar por 2 motivos: uma pq o que restou no vaso de expansão foi pouco e pode ter havido transbordamento do vaso, ou a opção 2, que é a já citada.
a pressão do arrefecimento pode subir tanto acima de 1,2 bar, e expulsar a água do radiador a ponto do reservatório de expansão não ser suficiente e transbordar. a água vai estar quente, mas não fervilhando, por conta da pressão a que ela estiver submetida. (só procurar na net a tabela).
Apenas para refrescar a memória, segue seu post:
"pensando mecânicamente", a pressão da câmara de combustão vai para o sistema de arrefecimento, com isso, a água que depois de esfriar o motor, deveria sair do reservatório e voltar para o radiador. mas... como tem pressão, ela fica retida e o motor sem refrigeração.
Tá tudo certo, menos o final, que foi o que eu comentei.
Quando o carro esfria, a água não fica "retida" por causa da "pressão". Ela simplesmente não volta porque o ar ocupou o seu lugar no arrefecimento. Ela tá de boa lá na expansão (não retida) pois o ar tá no lugar dela dentro do radiador.
Moipessoa
24/07/2014, 20:48
Vamos lá... com calma agora....
Seu comentário foi que a água não retornava do reservatório pois havia pressão no sistema impedindo a abertura da válvula de retorno da tampa. Foi esse comentário que falei que está errado. Agora sua observação já mudou, mas blz....
O que aconteceu na verdade...
Saiu compressão do cilindo para o arrefecimento. Ok
Essa compressão (ou ar, tanto faz) expulsou água do arrefecimento para a expansão. Ok
Nesse momento, sistema todo com 1,2 bar, certo?
O fator novo aí é o ar que não deveria estar no arrefecimento. Quando o carro esfriou, tanto a água quanto essa pressão, ou ar, ou o que quer que voce esteja se referindo, também diminuiu de volume, permitindo o retorno da água que foi para o reservatório. Não voltou tudo pois temos um elemento novo dentro do radiador.. quem é ele?? Exato... o ar, pressao, gas ou como quiser chamar ele.
Então, o que não permitiu todo o liquido retornar não foi a pressão que travou a válvula de retorno, conforme voce havia falado no primeiro post, e sim esse novo corpo estranho dentro do radiador, que é o ar(pressao, gas, espirito) que ocupou o lugar da água.
Certo agora?
:news-coffee::palmas:
Agrimensor
25/07/2014, 15:54
Relatório final:
Senhores... conforme histórico, relações de peças e custos na mão de obra, a L200 Sport HPE voltou ao seu normal.
Hoje passei a manhã em função dela, com troca de:
- óleo Lubrax Top Turbo + Molykote A2
- filtro de óleo
- filtro de combustível
- liquido de arrefecimento
- enchi o tanque com S10
Pronto... voltou a vida e para as dunas daqui da região da Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba/PI
Vou verificar comportamento da tampa do radiador, mas até então está ok. E ainda estou atrás de uma tampa do óleo do motor, pois a minha está vazando um pouco de óleo.
No ais tudo ok... a L200 voltou ao trabalho.
Agradeço a contribuição de todos.
:curtir:
Lucas.PantaleaoGLS
25/07/2014, 17:34
Tamos ai chefe! esse é nosso esporte favorito!, nosso time é Mitsubishi! grande abraço!
SAPO-BOMBA
25/07/2014, 20:25
Relatório final:
Senhores... conforme histórico, relações de peças e custos na mão de obra, a L200 Sport HPE voltou ao seu normal.
Hoje passei a manhã em função dela, com troca de:
- óleo Lubrax Top Turbo + Molykote A2
- filtro de óleo
- filtro de combustível
- liquido de arrefecimento
- enchi o tanque com S10
Pronto... voltou a vida e para as dunas daqui da região da Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba/PI
Vou verificar comportamento da tampa do radiador, mas até então está ok. E ainda estou atrás de uma tampa do óleo do motor, pois a minha está vazando um pouco de óleo.
No ais tudo ok... a L200 voltou ao trabalho.
Agradeço a contribuição de todos.
:curtir:
Troque a tampa do radiador, não vale a pena "pagar pra ver" com uma tampa que não custa uma fortuna.
Sobre a tampa de óleo, ela é baratinha. Tem no Mercado Livre à rodo.
SergioMedeiros
25/07/2014, 22:31
Troque a tampa do radiador, não vale a pena "pagar pra ver" com uma tampa que não custa uma fortuna.
Sobre a tampa de óleo, ela é baratinha. Tem no Mercado Livre à rodo.
Talvez a tampa de óleo nem estivesse ruim... como tava com a junta queimada podia estar com compressão no cárter também, forçando a tampa.
Mateus, limpa bem e fica de olho, talvez não vaze mais....
Agrimensor
26/07/2014, 15:38
471975 471976 471977
L200 de volta ao trabalho :concordo:
SergioMedeiros
26/07/2014, 20:25
471975 471976 471977
L200 de volta ao trabalho :concordo:
:curtir::curtir::curtir:
Brunovaes
17/07/2016, 22:58
Olá pessoal , preciso da ajuda de vocês , tenho um grand Vitara gv3 , estava em uma viagem e o carro se apresentava normal , porém quando fiz uma parada , com o carro ligado , percebi que a temperatura subiu , quase chegando ao vermelho , desliguei o motor é aguardei alguns minutos para seguir viagem , pois já estava próximo do meu destino ... Quando cheguei no destino abri o capor do carro e percebi que o líquido do reservatório de expansão estava quase transbordando , percebi tbm que haviam marcas de água pelo motor , ou seja , o líquido do reservatório foi jorrado pra fora , quando o carro esfriou o nível do reservatório de expansão normalizou e quando abri a tampa do radiador , tinha pouca água .... O que fez , ou o que poderia ter acontecido para essa situação ? A válvula termostática está OK , testei pegando nas mangueiras . conto com a ajuda de vocês , obrigado .
Brunovaes
17/07/2016, 23:06
Um mecânico identificou que a segunda velocidade do ventilador não estava acionando , poderia ser esse o problema ?
Macedo1980
20/07/2016, 04:35
Um mecânico identificou que a segunda velocidade do ventilador não estava acionando , poderia ser esse o problema ?
Sim!
Tive problema idêntico a esse com um Honda fit. Um dos ventiladores não estava girando qdo subia a temperatura em marcha lenta. Trocou o eletroventilador, completou o fluido e o problema foi resolvido. Não esquentou mais.
Macedo1980
20/07/2016, 04:42
Olá pessoal , preciso da ajuda de vocês , tenho um grand Vitara gv3 , estava em uma viagem e o carro se apresentava normal , porém quando fiz uma parada , com o carro ligado , percebi que a temperatura subiu , quase chegando ao vermelho , desliguei o motor é aguardei alguns minutos para seguir viagem , pois já estava próximo do meu destino ... Quando cheguei no destino abri o capor do carro e percebi que o líquido do reservatório de expansão estava quase transbordando , percebi tbm que haviam marcas de água pelo motor , ou seja , o líquido do reservatório foi jorrado pra fora , quando o carro esfriou o nível do reservatório de expansão normalizou e quando abri a tampa do radiador , tinha pouca água .... O que fez , ou o que poderia ter acontecido para essa situação ? A válvula termostática está OK , testei pegando nas mangueiras . conto com a ajuda de vocês , obrigado .
Faz todo sentido ser o acionamento da segunda velocidade do eletroventilador. Pelo seu relato, o ocorrido foi com o carro parado e motor ligado logo após andar em velocidade considerável (rotação alta) em rodovia. Situação em q o motor esquenta rapidamente caso não haja ventilação auxiliar, sendo esta desnecessária ao rodar na rodovia sem trânsito.
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