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Ver Versão Completa : Caixa Multipla (4x4 e reduzida)



JohnRural
14/07/2014, 08:57
Bom dia, Pessoal
Sou novo na área...estou comprando minha primeira Rural e estou com algumas duvidas agradeço quem puder me ajudar.
A rural que estou comprando é uma 75 original 4 x 2 motor 4 cilindro 4 marcha no volante ok.
Quero comprar e mudar para 4 x 4 ai tenho algumas duvidas:
Tenho uma caixa willys completa 3 marchas + reduzida + 4 x 4 (não sei se era de um jeep ou .....). gostaria de retirar a parte de traz (reduzida + 4 x 4) e acoplar direto no cambio original 4 marchas da rural que estou comprando, isso é possível ? assim eu teria ela reduzida 4 x 4 e com 4 marchas.
Uma segunda opção seria trocar toda a caixa? essa caixa que tenho é de um motor 6 cilindro, da certo no motor 4 cilindro ?

antonio umino
14/07/2014, 10:39
BEM VINDO AO FÓRUM.

Como vc está chegando.
Para adaptar 4x4 vc precisa ter o eixo dianteiro. tira um e coloca o outro..
Caixa de marchas vc diz que é original 4 marchas alavanca na coluna. Ok.

A caixa de marchas que vc tem é a de 6 cilindros como vc diz.....

Tira a caixa seca. (diferente na de 4 cilindros)....
Se vc for usar o conjunto da caixa e reduzida, vc vai ter que trocar o eixo piloto (no de 4 cilindros a estria do disco de embreagem é diferente e mais comprida) no de 6 cilindros é mais curta e a estria do disco de embreagem é diferente

Esta caixa de Reduzida sendo de 3 marchas com a primeira sincronizada se for com alavanca no assoalho. vc vai ter que tirar o de 4 marchas na coluna, e fazer um Furo no assoalho para as alavancas ,
Se ela for de uma com alavanca no cambio. vc tem opções de adaptação.


Desmonta o cambio de 3 marchas e tira o eixo entalhado (é igual para 3 marchas e para o de 4 marchas) e passa o mesmo para o cambio de 4 marchas, pois o entalhado do seu cambio tem o entalhado longo pois é 4x2 que não dá para usar no 4x4..
Neste caso do cambio original da rural. vc só troca o eixo entalhado para poder colocar a caixa de reduzida, não se esquecendo de ver se o conjunto é de um 6 cilindros com a primeira marcha sincronizada, se for a de 3 primeira seca, não vai dar certo....
O cambio é diferente..

Se o conjunto de cambio e reduzida for de uma Rural com alavanca na coluna. é tirar um e colocar o outro. a única diferença é a alavanca de cambio que no caso da de 3 marchas não tem o botão de engate da ré.
Vc pode manter a mesma alavanca. pois na de 3 marchas na coluna a posição de engate da primeira marcha no de 4 marchas é para cima..... e na de 3 marchas a primeira é no lugar da segunda e no lugar de primeira no de 4 marchas passa a ser o engate da marcha a ré.
Bom qualquer dúvidas estamos aí.
Grande abraço..

JohnRural
14/07/2014, 11:38
Caro, Antonio

Muito obrigado pelas dicas,

Sobre a caixa que tenho: 3 Marchas, 4 x 4, Reduzida. as três alavancas são no assoalho essa caixa é de um motor 6 cilindros. ok
para eu manter o cambio original (4 marchas) eu teria que fazer a troca do eixo entalhado, ok. para isso a caixa que tenho deve ser "primeira marcha sincronizada" certo? como posso saber se a caixa que tenho é sincronizada ? só abrindo ?

Com relação ao ei dianteiro, preciso trocar ok. tenho que colocar um diferencial com a mesma relação do traseiro certo ?
a relação do diferencial original das rural 4 cilindros é 4,89 certo ? a coroa e pinhão do diferencial seria 44/9 ?

antonio umino
14/07/2014, 12:21
ok.
Para saber se o cambio é de trez marchas com a primeira seca alavanca no assoalho.
Vc olhando o cambio na tampa do de 3 marchas com a primeira seca é de 6 parafusos..

No de 3 marchas com a primeira sincronizada ela tem sòmente 4 parafusos... não tem como errar.
esta tampa tem diferença sòmente na alavanca que tem em cima para o assoalho e no da coluna tem os controles do lado esquerdo...tanto no de 3 como no de 4 marchas..
A tampa do 4 marchas tem a mesma furação da tampa do de 3 marchas.

Diferencia na tampa que no de 3 tem dois guias no de 4 tem 3 guias...(engate das marchas)

Tem mais uma dica. esta sua Rural é original 4 marchas motor OHC. ela tem o cambio com o piloto de 16 dentes, e 35 dentes
no carretel do cambio. (muito diferente da de 6 cilindros)... que tem 18 dentes no eixo piloto e 33 dentes no carretel.. (parte maior)...

precisando dá um alô.
abçs

JohnRural
14/07/2014, 13:53
Antônio,
Desculpa a insistência, mais gostaria de comprar a rural certo do que vou fazer e como vou fazer.

Acabei de olhar na caixa, tem 4 parafusos na tampa ou seja é sincronizada .... boa.

Com isso podemos considerar a troca do eixo entalhado da caixa de 3 marchas para a de 4 marchas e acoplar a reduzida a caixa original, certo ? então ficaria as marchas no volante 4 e as alavancas da reduzida e 4 x 4 no assoalho. parece meio estranho mais funcionaria ?.

com relação as engrenagens da caixa que são diferente do 6 cilindro não vou ter problemas ? a relação do diferencial é isso mesmo que eu tinha comentado anteriormente?

antonio umino
14/07/2014, 18:35
Antônio,
Desculpa a insistência, mais gostaria de comprar a rural certo do que vou fazer e como vou fazer.

Acabei de olhar na caixa, tem 4 parafusos na tampa ou seja é sincronizada .... boa.

Com isso podemos considerar a troca do eixo entalhado da caixa de 3 marchas para a de 4 marchas e acoplar a reduzida a caixa original, certo ? então ficaria as marchas no volante 4 e as alavancas da reduzida e 4 x 4 no assoalho. parece meio estranho mais funcionaria ?.

Neste caso.......
Vc tira o eixo entalhado da rural que é 4x2.......................

Desta caixa de 3 marchas com a primeira sincronizada vc tira o eixo entalhado. e a engrenagem da reduzida..
Monta o cambio da Rural com o eixo entalhado no seu cambio de 4 marchas...não muda mais nada...

O eixo entalhado que vc tirou do 4x2 vc monta o cambio de 3 marchas, para não ficar desmanchado..

Tá feito o serviço. ambas as caixas montadas e funcionando...

Não tem erro.. pode tirar os entalhados e passar de um para o outro.....

Revisa os dois cambios e beleza.. tudo certo....

Quanto à caixa de reduzida, se vc não quer a alavanca no assoalho. tem o recurso de comprar o focinho da reduzida para passar a alavanca debaixo do painel. Vc procura nos classificados do fórum/// secção de vende-se tem à venda um conjunto de focinho e alavancas
Veja. Limpeza Geral. criado por junyors

Ok. no caso de deixar as alavancas no assoalho é só furar e colocar um guarda pó.


com relação as engrenagens da caixa que são diferente do 6 cilindro não vou ter problemas ? a relação do diferencial é isso mesmo que eu tinha comentado anteriormente?

Aí não vai ter problemas nenhum..... pois todos os cambios willys é 1/1 no final.

abçs

antonio umino
14/07/2014, 22:57
Vc pode até trocar as peças,
Para quem quer as alavancas no assoalho. vai ter que trocar o focinho. pois o sistema é diferente
O bom do conjunto que te indiquei é de um com motor OHC. onde o suporte do balancim é difere do de 6 cil.

abçs