Ver Versão Completa : Adaptar sistema de Varetas no Acelerador Motor Mercedes 314
titanium
13/07/2014, 20:36
Olá pessoal!!
Tudo bem com todos?
Bom, passando aqui para pedir uma força a vocês... meu cabo de acelerador vem dando pinta de que vai quebrar há muitos meses e desta vez, quebrou....... arrebentou no meio e já era! rsrsrs
Tenho um cabo sobressalente mas queria MESMO era trocar pelo Sistema de Varetas do acelerador utilizado nos caminhões mercedes 608, 709, etc...
Alguém aí tem fotos?
Sabe como instalar?
Já fez?
Tem alguma consideração a fazer? É fácil adaptar?
Como se faz a regulagem???
Minha maior motivação para proceder com a adaptação é que o meu pedal atualmente é Absurdamente Duro e "pesado" para acelerar.....
Ouvi dizer que melhora bastante e queria testar.....
Qualquer ajuda será bem-vinda!
Abraços
no 710 me parece que a vareta passa pela capa seca, amanha vou dar uma olhada..
Carlo Pecca
14/07/2014, 07:57
Titanium,
um pitaco: na minha o cabo também´tava duro mas depois de trocar o cabo (lubrificando-o com óleo fino) e trocado a mola por uma mais fina, ficou uma manteiga. A outra coisa, o raio de curvatura tá bem grande também. Já tentou a respeito?
titanium
14/07/2014, 09:32
Valeu Dudu!
Confere aí pra gente! :D
..
Pois é Carlo.. acredito que a mola deve fazer uma boa pressão no pedal... o "ângulo de trabalho" do cabo foi revisto algumas vezes... lubrificado...
..
Estou pensando em fazer esta alteração considerando que o sistema de varetas é mais resistente e durável que o de cabos..
Se não for tão melhor, não compensa fazer... mas se for bem melhor e muito mais durável, eu pretendo fazer..
O que acham?
Abraços!
:concordo:
Sistema de vareta (o Niva e as F1000 antigas) eram assim. Com o tempo começa a gerar folgas e atrapalha a aceleração, dando tranquinhos. Eu não usaria. Pensaria em usar um cabo mais forte. Abraço
Sergioporto
14/07/2014, 14:45
Valeu Dudu!
Confere aí pra gente! :D
..
Pois é Carlo.. acredito que a mola deve fazer uma boa pressão no pedal... o "ângulo de trabalho" do cabo foi revisto algumas vezes... lubrificado...
..
Estou pensando em fazer esta alteração considerando que o sistema de varetas é mais resistente e durável que o de cabos..
Se não for tão melhor, não compensa fazer... mas se for bem melhor e muito mais durável, eu pretendo fazer..
O que acham?
Abraços!
:concordo:
Nao poe vareta que vai arrepender !!A minha era vareta e coloquei cabo.Com vareta fica dando trancos na aceleraçao devido trepidaçao do motor mesmo calços estando bons.
hercilio.neto
14/07/2014, 23:54
Tive um motor OM324 que era com vareta. Horrível. As rótulas criavam folga ficava com uma espécie de jogo.Algumas vezes se desprendia... tinha que parar o jipe para encaixar.
Sergioporto
15/07/2014, 10:03
Tive um motor OM324 que era com vareta. Horrível. As rótulas criavam folga ficava com uma espécie de jogo.Algumas vezes se desprendia... tinha que parar o jipe para encaixar.
A mola pode ser colocada direto no eixo que passa atrás do motor ,alivia tambem o peso .outro ponto que deve ser lubrificado é este eixo no seu alojamento no bloco ,torna o acelerador duro e custa à cair para a lenta.
Sergio c
15/07/2014, 10:16
Realmente, quando os engenheiros projetaram o acelerador das bands deviam estar meio de ressaca kkkkk, o coisa complicada de lidar....
Sergioporto
15/07/2014, 10:40
Realmente, quando os engenheiros projetaram o acelerador das bands deviam estar meio de ressaca kkkkk, o coisa complicada de lidar....
Nao é nada complicado !!É diferente de outros!!Cabo deve fazer curva bem longa ,passar longe do escapamento,eixo descrito lubrificado ,manter um cabo reserva pois o danado é chato de trocar.Uso cabo de acelerador da F 1000 ,o mais longo possível ,o meu passa a volta na frente do alternador.
titanium
15/07/2014, 10:41
Eita...
E eu achando que seria interessante e mais robusto o sistema de varetas!!
kkkkkkkkkkkk
BÃO demais poder contar com a ajuda de vocês, pessoal!!!!
:palmas:
:D
Valeu pelas considerações!! Muito thanks mesmo!
Pelo visto, vou trocar o cabo por um mais bruto e pensar em como "aliviar" a pressão do danado!
SERGIOPORTO, acontece exatamente isso as vezes: prende a rotação....
É isso ae! Abraços a todos!!
titanium
15/07/2014, 10:43
Nao é nada complicado !!É diferente de outros!!Cabo deve fazer curva bem longa ,passar longe do escapamento,eixo descrito lubrificado ,manter um cabo reserva pois o danado é chato de trocar.Uso cabo de acelerador da F 1000 ,o mais longo possível ,o meu passa a volta na frente do alternador.
Sérgio, "Põe na Tela"!! "Me dê imagens"!!
Se tiver fotos dessa instalação, posta aí!
Esse cabo de F1000 é mais parrudo???
Dá para eu mesmo fazer??
abraços
Sergioporto
15/07/2014, 11:23
Caramba ,para tirar fotos tenho que tirar toda tubulaçao do intercooler,mas nao é dificil .Uma da coisas que tem que fazer é no cabo da F 1000 a ponta é um parafuso .Na toyota é uma rotula femea,entao tem que modificar para receber esta rotula pois rosca é diferente .Tem que fazer um suporte para prender ponta do cabo na lateral do motor abaixo do coletor de escape.Se tu nao tiver pressa ,final de semana tiro tubulaçao e tiro fotos ,ficará bem mais fácil de entender
Sergio c
15/07/2014, 14:49
Caramba ,para tirar fotos tenho que tirar toda tubulaçao do intercooler,mas nao é dificil .Uma da coisas que tem que fazer é no cabo da F 1000 a ponta é um parafuso .Na toyota é uma rotula femea,entao tem que modificar para receber esta rotula pois rosca é diferente .Tem que fazer um suporte para prender ponta do cabo na lateral do motor abaixo do coletor de escape.Se tu nao tiver pressa ,final de semana tiro tubulaçao e tiro fotos ,ficará bem mais fácil de entender
Também acho que vou para esse sistema, esses dias estava dando uma olhada no motor de partida e olhei o cabo do acelerador, na parte que passa ao lado do coletor de escape, tá no ferro, não tem mais aquele plástico preto que o reveste por fora.
Vou adaptar esse da F1000.
Sergioporto
15/07/2014, 19:27
O cabo da F 1000 tambem tem a capa plástica !!
Sergio c
15/07/2014, 22:33
O cabo da F 1000 tambem tem a capa plástica !!
Pois é, como esse cabo da F1000 é mais comprido, pretendo passá-lo mais próximo do motor, talvez fazendo um pequeno gancho e prendendo o cabo num dos parafusos que seguram aquela laterais de vedação de água do motor MB, aí não passa mais tão perto do coletor de escape.