Conectar

Ver Versão Completa : Viagem São Paulo - Mata de São João (Praia do Forte) BA - Maragogi AL.

Macbsenior
10/07/2014, 11:54
Pessoal,

Estou me preparando para fazer uma mini expedição entre São Paulo - Mata de São João (Praia do Forte) BA - Maragogi AL com minha Hilux japa 96 CD 4x4 com 180K/km rodados. Óleos e filtros trocados, todos os bicos engraxados. Vou trocar a correia dentada e tudo que a acompanha tensores e outras correias, pretendo pedir na América ainda esta semana, vou revisar freios e mangueiras + Liquido do sistema de arrefecimento, a suspensão e pneus estão perfeitos. Pretendo rodar cerca de 6 K/km é pouco mas não quero parar na estrada por peças que podem ser compradas baratas aqui, nem ficar na dependência de mecânicos que eu não conheço e provavelmente também não devem conhecer mecânica especifica da Toyota. Correias e tensores estou comprando original (Caro pacas)

Gostaria que os mestres do fórum, me digam, estou esquecendo algo?

Outra informação que eu preciso do pessoal mais viajado. Como estão as estradas?

Eu sei que entre São Paulo e BH a estrada esta uma beleza, mas de BH para frente já faz uns três anos que eu não vou e nunca passei de Teófilo Otoni MG. Meu trajeto será basicamente asfalto. São Paulo - Feira de Santana - São João da Mata - passando por Sergipe e Alagoas até Maragogi mais ou menos na divisa entre Alagoas e Pernanbuco. Peço encarecidamente que se alguém mora ou transita em alguns destes trechos me esclareça as condições da estrada, para que eu possa colocar no meu planejamento.

Obrigado galera.

dojao campeao
10/07/2014, 14:31
Macbsenior,

De Aracaju para Maceió pela BR, se vc chegar na entrada (a direita) para Neópolis (SE) até umas 14 hs., vale a pena entrar e pegar a balsa (de meia em meia hora) para Penedo (AL), e vir até Maceió por estrada estadual que recebeu recentemente operação tapa buracos, é pra vir devagar (muitas curvas) mas a vista das praias/coqueirais é maravilhosa, inclusive se vc vier ainda pela manhã, dá para conhecer: praia do peba, pontal do coruripe, praia do gunga, barra de são miguel (pista dupla nova) e praia do francês, num percurso de 180 km até Maceió, onde neste caso sugiro q vc pernoite. De Maceió para Maragogi são 130 km por estrada estadual semelhante, mas que requer mais cuidado, e também vista e praias lindas: sereia, ipioca, paripueira, barra de santo antonio ( daí em diante se afasta um pouco do litoral e a estrada é entre canaviais até Japaratiga), quando retoma a vistas maravilhosas até Maragogi. Em Maceió estarei a disposição para lhe ciceronear! QQ coisa faça contato prévio. Boa Viagem.

sandro_ventania
10/07/2014, 15:50
Macbsenior,

Não sei lhe dizer sobre as condições das estradas...mas vou repassar um conselho que sempre ouvi aqui sobre viajar para o nordeste...
Dirija somente durante o dia, qualquer suspeita que voce chegará no destino já noite, não bobeie, fique na cidade anterior, descanse e siga caminho no dia seguinte pela manhã.

Macbsenior
10/07/2014, 17:13
Macbsenior,

De Aracaju para Maceió pela BR, se vc chegar na entrada (a direita) para Neópolis (SE) até umas 14 hs., vale a pena entrar e pegar a balsa (de meia em meia hora) para Penedo (AL), e vir até Maceió por estrada estadual que recebeu recentemente operação tapa buracos, é pra vir devagar (muitas curvas) mas a vista das praias/coqueirais é maravilhosa, inclusive se vc vier ainda pela manhã, dá para conhecer: praia do peba, pontal do coruripe, praia do gunga, barra de são miguel (pista dupla nova) e praia do francês, num percurso de 180 km até Maceió, onde neste caso sugiro q vc pernoite. De Maceió para Maragogi são 130 km por estrada estadual semelhante, mas que requer mais cuidado, e também vista e praias lindas: sereia, ipioca, paripueira, barra de santo antonio ( daí em diante se afasta um pouco do litoral e a estrada é entre canaviais até Japaratiga), quando retoma a vistas maravilhosas até Maragogi. Em Maceió estarei a disposição para lhe ciceronear! QQ coisa faça contato prévio. Boa Viagem.

Isto sim é que é uma dica valiosa! Muito Obrigado Dojão. Vai direto para o meu planejamento.

guilhermeabreu
10/07/2014, 22:29
MACBSENIOR

Que viagem maravilhosa , qdo estiver em Maragogí não deixe de comer uma CALDEIRADA DE FRUTOS DO MAR num restaurante a beira da prai que tem lá simplesmente MARAVILHOSO .

A principal dica que te dou é a mesma que o SANDRO_VENTANIA deu que é :

NUNCA VIAGE A NOITE , é muito perigoso por causa de assaltos , esta escurecendo por volta das 17:15hs , logo ; qdo chegar lá pelas 16:00hs vai planejando onde irá pernoitar .

Abraço e boa viagem e estando em Maceió não deixe de conhecer a praia do FRANCÊS e praia do GUNGA .

Marvila
11/07/2014, 01:08
Macbsenior, a dica que tenho para você começa em BH...
Viajo constantemente neste trajeto. Por isto, a dica é de BH você pegar a BR-040, passe por Sete Lagoas, Paraopeba e entre na BR-135 para Curvelo e depois Corinto. Daí, siga para Bocaiúva e depois Montes Claros (está um tapete).
De Montes Claros pegue a BR-251 até o entroncamento para Janaúba (tem de estar atento senão passa do local pois há precariedade de placas) e siga para lá.
O trecho ruim é exatamente na BR-251 (saída de Montes Claros). Depois melhora. Janaúba é um bom local para pernoitar (qualquer coisa passo dica dos hotéis - baratinhos e bons). Segue para Guanambi. Até aqui estrada boa mas com cuidado pois aparecem uns buracos de surpresa mas são poucos. De Guanambi para Brumado ótima estrada. De Brumado para Sussuarana/Tanhaçu é o trecho ruim (buracos cobertos o trecho inteiro que se transformam em elevações). Daí até Maracás a estrada está boa. De Maracás seguir para Milagres. Aí você já pega a BR-116 e é só tocar para Feira de Santana.
O bom deste trecho aí é que há pouco trânsito de caminhões.
Ah, sim, escute o sandro_ventania...nada de viajar à noite.

Macbsenior
11/07/2014, 10:55
Macbsenior, a dica que tenho para você começa em BH...
Viajo constantemente neste trajeto. Por isto, a dica é de BH você pegar a BR-040, passe por Sete Lagoas, Paraopeba e entre na BR-135 para Curvelo e depois Corinto. Daí, siga para Bocaiúva e depois Montes Claros (está um tapete).
De Montes Claros pegue a BR-251 até o entroncamento para Janaúba (tem de estar atento senão passa do local pois há precariedade de placas) e siga para lá.
O trecho ruim é exatamente na BR-251 (saída de Montes Claros). Depois melhora. Janaúba é um bom local para pernoitar (qualquer coisa passo dica dos hotéis - baratinhos e bons). Segue para Guanambi. Até aqui estrada boa mas com cuidado pois aparecem uns buracos de surpresa mas são poucos. De Guanambi para Brumado ótima estrada. De Brumado para Sussuarana/Tanhaçu é o trecho ruim (buracos cobertos o trecho inteiro que se transformam em elevações). Daí até Maracás a estrada está boa. De Maracás seguir para Milagres. Aí você já pega a BR-116 e é só tocar para Feira de Santana.
O bom deste trecho aí é que há pouco trânsito de caminhões.
Ah, sim, escute o sandro_ventania...nada de viajar à noite.

Marvila,
Obrigado mesmo. Este trecho é o que eu estou mais preocupado entre BH e Feira de Santana. Eu quase fiquei doido olhando o mapa para achar estas cidades todas que você falou neste trecho. Vale realmente mais a pena do que o tradicional BH, Ipatinga, valadares e Teófilo Otoni? Tratando-se de uma mini expedição é interessante e bem legal para conhecer mas eu acho que precisaria de uns 3 dias para fazer este trajeto sem muita correria. Quanto tempo você normalmente gasta? Pelo que eu vi no mapa realmente dormir em Janaúba BH - Janauba 560km, mas de Janauba para Feira seriam 750 km num dia. O que você acha? Lembre que eu vou de Hilux 78hp.

dojao campeao
11/07/2014, 14:16
Macbsenior Hilux CD 4x4 96., ao ir de Maceió para Maragogi, após a Barra de Santo Antonio tem São Luiz do Quitunde, logo em seguida a direita tem um a usina de açúcar grande (Sto. Antonio), logo após vc pode ao invés de ir em frente entrar na primeira estrada asfaltada a direita (estadual com curvas e acostamento precário) indo para Passo de Camaragibe, ai verás as magníficas praias do morro, marceneiro, s. miguel dos milagres e porto de pedras, onde pega uma pequena balsa (coisa de 10 minutos de travessia) e já sai em Barreira do Boqueirão, indo pelos coqueirais margeando praias até Japaratinga que é a penúltima antes de Maragogi, entre as duas tem um povoado São Bento que tem o restaurante do Mano (referenciado pela revista quatro rodas), frutos do mar em abundância inclusive lagostas de vários tipos a preços justos!

Macbsenior
11/07/2014, 15:28
Caramba Dojão! Assim eu vou ligar a Machona agora mesmo e cair na estrada. Que dica legal! Muito obrigado.
470296

sinval
11/07/2014, 17:20
O melhor roteiro é este do marvila, conheço bem há 35 anos neste roteiro, só uma correção: Passando susuarana não entra para tanhaçu, passa direto para: Contendas do sincorá - pé de serra - maracas

caramba dojão! Assim eu vou ligar a machona agora mesmo e cair na estrada. Que dica legal! Muito obrigado.
470296

sandro_ventania
12/07/2014, 12:13
Marvila,
Obrigado mesmo. Este trecho é o que eu estou mais preocupado entre BH e Feira de Santana. Eu quase fiquei doido olhando o mapa para achar estas cidades todas que você falou neste trecho. Vale realmente mais a pena do que o tradicional BH, Ipatinga, valadares e Teófilo Otoni? Tratando-se de uma mini expedição é interessante e bem legal para conhecer mas eu acho que precisaria de uns 3 dias para fazer este trajeto sem muita correria. Quanto tempo você normalmente gasta? Pelo que eu vi no mapa realmente dormir em Janaúba BH - Janauba 560km, mas de Janauba para Feira seriam 750 km num dia. O que você acha? Lembre que eu vou de Hilux 78hp.

Macbsenior, Pode confiar na hilux que ela vai bem. Na ultima viagem que fiz pra Goiás pela BR-040 eu fiz trechos de 850km, sempre saindo com luz do dia e chegando no destino com luz do dia.
Só não faz se houver transito pesado na estrada.
A minha é uma SW4 aspirada ano 93

Macbsenior
14/07/2014, 17:13
Bom acho que esta parte de BH a Feira de Santana esta arredondada, com as sugestões do Marvila e do Sinval. Obrigado aos dois pelas boas contribuições. Hoje já encomendei minhas correias e tensores novos originais na América. Falta só chegar e levar no meu mecânico fazer o serviço e conferir freios, sistema de arrefecimento. Já estou aproveitando e dando uma bela revisada para mais algumas dezenas de quilometros tranquilos. Já andei 25K/km desde que comprei no ano passado, mas a viagem mais longa foram 1.500km, esta será de 6.000km já se preparando para uma de 15.000km no final do ano se Deus permitir.

Macbsenior
21/07/2014, 16:19
Bom, antes de viajar tem que se preparar.
Seguindo o conselho do pessoal do Fórum comprei todas as correias e mais os dois tensores originais Toyota Made in Japan na América com o Gilberto enviei o DOC segunda passada. Hoje as peças chegaram.
471412471413471414471415

feitosac
21/07/2014, 17:19
Macbsenior,
Legal é assim que se faz, vai ter uma viatura para muitas viagens.
Deus abençoe sua viagem.
Abs.

Macbsenior
27/08/2014, 10:21
Óleos e filtros trocados, todos os bicos engraxados. Troquei a correia dentada e tudo que a acompanha tensores e outras correias, revisei freios e mangueiras + Liquido do sistema de arrefecimento, por orientação do pessoal do fórum, em especial do Dr. Guilherme Abreu, estou aguardando o Spia que comprei do Sr. Donatti para instalar e pedi também a valvula termostática e a tampa do radiador porque não sei como esta (precaução e caldo de galinha...) a suspensão e pneus estão perfeitos (dois novos). Pretendo rodar cerca de 6 K/km é pouco mas não quero parar na estrada por peças que podem ser compradas baratas aqui.

Outra informação que eu preciso do pessoal mais viajado. Como estão estas estradas?

Meu planejamento esta assim:

Sujeito a alterações e sugestões serão bem vindas.

:safari-rig:
15/09 São Paulo SP -Sete lagoas MG = 652km
16/09 Sete Lagoas MG - Janauba MG = 495 km
17/09 Janauba MG - Jequié BA = 529 km
18/09 Jequié BA - Praia do Forte BA 401 km
:cool:
22/09 Praia do Forte BA - Penedo AL 392 km (Será que é legal este lugar?)
23/09 Penedo AL - Maragogi AL 279 km (Ainda não sei aonde me hospedar, alguém tem sugestão?)
:brinde:
28/09 Começa o meu retorno ainda não planejei direito isto...

Postarei fotos durante a viagem.

André Cajarana
27/08/2014, 11:44
Caro Macbsenior,
Claro que você está esquecendo algo importante: Abastecer com diesel aditivado e meter o pé na estrada, kkkkkk!!!
Faça uma ótima viagem! Olha! Viajar à noite não é perigoso só no Nordeste, mas em todo querido Brasil.

guilhermeabreu
27/08/2014, 12:37
Óleos e filtros trocados, todos os bicos engraxados. Troquei a correia dentada e tudo que a acompanha tensores e outras correias, revisei freios e mangueiras + Liquido do sistema de arrefecimento, por orientação do pessoal do fórum, em especial do Dr. Guilherme Abreu, estou aguardando o Spia que comprei do Sr. Donatti para instalar e pedi também a valvula termostática e a tampa do radiador porque não sei como esta (precaução e caldo de galinha...) a suspensão e pneus estão perfeitos (dois novos). Pretendo rodar cerca de 6 K/km é pouco mas não quero parar na estrada por peças que podem ser compradas baratas aqui. No 1º dia esta muito bom mas no 2º, 3º e 4º dia

Outra informação que eu preciso do pessoal mais viajado. Como estão estas estradas?

23/09 Penedo AL - Maragogi AL 279 km (Ainda não sei aonde me hospedar, alguém tem sugestão?)

GRANDE MAC

Cara estou aqui me coçando , é uma viagem maravilhosa , mas ato ao carro esta tudo em cima , apenas procure abastecer em postos de bandeira BR ou IPIRANGA e que tenha bastante caminhões parados , é a certeza que vc terá díesel bom , mesmo se o tanque não estiver muito vazio , um pouco abaixo do meio não exite em parar num bom posto para completar pq as vezes vc pode andar muito e não ter um bom posto para abastecer de novo .

Esta sua viagem me faz lembrar a minha até Natal feita em 2002 eu e minha esposa apenas com a minha BONEQUINHA SW4 93 , rodei 7.000km ida e volta sem umpneu furado , uma maravilha , as estradas estão muito boas .

Mais uma dica :

1- Como foi falado aqui com muita firmesa e certeza : NÃO ANDE A NOITE .

2- Eu rodaria mais um pouco por dia em torno de 700km , da para chegar ainda de dia na próxima parada , com isto vc ganharia mais um dia , como esta a sua programação andar 400 a 500km num dia vc vai ficar parado muito cedo nos locais de pernoitar , a não ser que vc não esteje com pressa e não se importa em ficar num lugar sem nada a partir da 14hs em cada dia de parada só para dormir . Andar em velocidade cruzeiro de 100/110km/h vc faz em 10 horas uns 700km com folga com parada de almoço e tudo mais . No 1º dia esta muito bom , mas nos 2º , 3º e 4º dias achei muito pouca km . Mas se tem tempo e gosta de ir curtindo os lugares devagar esta tudo bem tb .

Qdo fui não fiz nehuma previsão de pousada , chegava nos lugares e arrumava na hora e esta época do ano vc vai encontrar com muita facilidade eu fui no verãozão e mesmo assim não fiquei na rua dia nenhum e não gosto de parar absurdo só para dormir , a nível de hoje não pagaria mais do que R$250,00 por diária em lugar algum , no máximo DUZENTÃO .

Abração e ÓTIMA VIAGEM .

Osmar Junior
27/08/2014, 12:47
Macbsenior,

Sou de Santo André e trabalho em Diadema !!! ando todo dia por aqui com minha TOY !!! acho que nunca vi seu carro por essas bandas !!!

Seria legal levar um filtro de diesel e uma chave para troca !!!
Caso der algum problema com diesel sujo!!
Eu levo correia e rolamentos (esticadores), mangueira, tampa do radiador e filtro de diesel de reserva no meu carro para qualquer canto !!!!!

Abração e boa viagem !!

Osmar Junior

guilhermeabreu
27/08/2014, 12:51
Macbsenior,

Sou de Santo André e trabalho em Diadema !!! ando todo dia por aqui com minha TOY !!! acho que nunca vi seu carro por essas bandas !!!

Eu levo correia e rolamentos (esticadores), mangueira, tampa do radiador e filtro de diesel de reserva no meu carro para qualquer canto !!!!!

Abração e boa viagem !!

Osmar Junior

X2

Estra do filtro de combustível extra é de fundamental importancia me fez lembrar qdo fui pescar com a BONEQUINHA antes de vende-la fui ao Sul da Bahia , rodei 2.000km ida e volta e quase fiquei na estrada por causa de díesel ruim que entupiu o filtro e não achei em lugar algum filtro novo , pelo menos o filtro vc TEM QUE LEVAR pra trocar fica mais fácil , mas se puder levar a cinta para retirar vc não vai depender de ninguem .

Macbsenior
27/08/2014, 13:07
Macbsenior,

Abração e boa viagem !!

Osmar Junior

Boa dica, não tinha pensado nisto... Já vou atrás para comprar. Não pretendo usar e nem precisar, mas caso não use já fica para a próxima troca, não haverá prejuízo. Moro e trabalho aqui em Diadema. Mas de fato sou mais conhecido pelo motociclismo do que pelo 4x4. Quando quiser tomar uma Grapette
475422 é só mandar uma MP.

Dr Guilherme obrigado, validou a sugestão do Osmar com exemplo e tudo. Este é o espírito do Fórum. Pretendo mesmo ir devagar e curtindo os lugares, além de ser um legitimo pé de pano (100km/h no máximo) pois no motociclismo aprendi que segurança tem que ser ativa, estarei gozando de 20 dias de merecidas férias. Pensei em deixar as longas quilometragens no mesmo dia para a volta, e é claro não vou dirigir a noite de jeito nenhum. Até ando de noite, mas somente indo e voltando da chácara pois conheço o caminho como a palma da minha mão.

Abraços.

calhiandro
27/08/2014, 13:57
Óleos e filtros trocados, todos os bicos engraxados. Troquei a correia dentada e tudo que a acompanha tensores e outras correias, revisei freios e mangueiras + Liquido do sistema de arrefecimento, por orientação do pessoal do fórum, em especial do Dr. Guilherme Abreu, estou aguardando o Spia que comprei do Sr. Donatti para instalar e pedi também a valvula termostática e a tampa do radiador porque não sei como esta (precaução e caldo de galinha...) a suspensão e pneus estão perfeitos (dois novos). Pretendo rodar cerca de 6 K/km é pouco mas não quero parar na estrada por peças que podem ser compradas baratas aqui.

Olha no trecho que você vai de Penedo-AL -Maragogi, sugiro você passar pela praia pontal do peba é bem interessante lá, eu fui uma vez lá, é muito legal. Tem a pousada praiana, simples, mas de um amigo meu, muito bom. Qualquer coisa é so dar o grito. Lá é bom para conhecer a foz do Rio São Francisco. A praia pontal do peba tem várias piscinas de águas, quando a maré esta baixa da para vê e andar pelos corais.

Fica a dica

Boa viagem, boa sorte

guilhermeabreu
27/08/2014, 14:01
Boa dica, não tinha pensado nisto... Já vou atrás para comprar. Não pretendo usar e nem precisar, mas caso não use já fica para a próxima troca, não haverá prejuízo. Moro e trabalho aqui em Diadema. Mas de fato sou mais conhecido pelo motociclismo do que pelo 4x4. Quando quiser tomar uma Grapette
475422 é só mandar uma MP.

Dr Guilherme obrigado, validou a sugestão do Osmar com exemplo e tudo. Este é o espírito do Fórum. Pretendo mesmo ir devagar e curtindo os lugares, além de ser um legitimo pé de pano (100km/h no máximo) pois no motociclismo aprendi que segurança tem que ser ativa, estarei gozando de 20 dias de merecidas férias. Pensei em deixar as longas quilometragens no mesmo dia para a volta, e é claro não vou dirigir a noite de jeito nenhum. Até ando de noite, mas somente indo e voltando da chácara pois conheço o caminho como a palma da minha mão.

Abraços.

MAC

Aqui ninguem sabe tudo de tudo , estamos sempre aprendendo uns com os outros e o OSMAR lembrou muito bem de UM DETALHE MUITO IMPORTANTE que é ter um filtro de díesel novo dentro do carro .

Abração

dojao campeao
28/08/2014, 16:39
Olha no trecho que você vai de Penedo-AL -Maragogi, sugiro você passar pela praia pontal do peba é bem interessante lá, eu fui uma vez lá, é muito legal. Tem a pousada praiana, simples, mas de um amigo meu, muito bom. Qualquer coisa é so dar o grito. Lá é bom para conhecer a foz do Rio São Francisco. A praia pontal do peba tem várias piscinas de águas, quando a maré esta baixa da para vê e andar pelos corais.

Fica a dica

Boa viagem, boa sorte

Em Penedo tem o tradicional Hotel São Francisco, e com um custo menor a Pousada Colonial, ambos com vista para o rio e bem localizados; na praia do Peba (Piaçabussu) a melhor pousada é a Chez Julie, tem também mais simples como a do Santiago, ambas em frente a praia e fácil de ir para a Foz do São Francisco pela areia (16 km), prudente observar a tábua das marés e de preferência não ir sózinho!

dojao campeao
28/08/2014, 16:42
Penedo cidade histórica e tradicional, vale a pena dar uma olhada em museus, igrejas etc! Maragogi tem hospedagem para todos os gostos, vai depender do din din! Melhor de todos é o Salinas, mas tem vários outros de médio porte que satisfazem!

Macbsenior
01/09/2014, 12:35
Valeu pelas dicas pessoal! Com relação a preparação, mais um ótimo trabalho do Gilberto da América, tampa do radiador e válvula termostática, originais claro, paguei na quinta feira e no sábado já estava na mão.
476039476041

Adoro esta caixinhas vermelhinhas!

Outra coisa instalei o Spia Evo, agora em fase de calibragem ainda não fiz temperaturas acima de 77º nem no transito da cidade nem na estrada. Quero testar mesmo depois de trocar a válvula e a tampa.

feitosac
01/09/2014, 19:56
Macbsenior,
Todos deram excelentes dicas, sei que revisou muito bem seu carro, mas é bom levar a relação de autorizadas Toyota do Nordeste, sempre levo em minhas viagens.
Sempre abasteça e almoce em postos com muitos caminhões, geralmente a comida é boa e barata, pelo menos minha mulher não se importa ehehe.
Boa viagem.
Abs.

Clandio
01/09/2014, 22:31
Valeu pelas dicas pessoal! Com relação a preparação, mais um ótimo trabalho do Gilberto da América, tampa do radiador e válvula termostática, originais claro, paguei na quinta feira e no sábado já estava na mão.
476039476041

Adoro esta caixinhas vermelhinhas!

Outra coisa instalei o Spia Evo, agora em fase de calibragem ainda não fiz temperaturas acima de 77º nem no transito da cidade nem na estrada. Quero testar mesmo depois de trocar a válvula e a tampa.

Macbsenior

Onde tu instalou o sensor do Spia?

dojao campeao
02/09/2014, 11:13
Macbsenior, o dia da sua chegada a Alagoas não vai ser bom para trafegar pelas praias em face da maré:

TUE 23/09/2014
02:56
2.1

09:11
0.2

15:13
2.0

21:21
0.3

Macbsenior
02/09/2014, 13:52
Feitosac, Esta é mesmo a minha referência, não só com relação a comida, mas também para a qualidade do Diesel. Valeu.

Clandio, O Spia eu comprei do Sr. Donatti e instalei em um auto elétrico (serviço de baixa complexidade) eu coloquei o meu logo abaixo da alavanca do freio de mão, amanhã eu posto fotos, ainda estou testando antes de programar o alarme, não encontrei ainda temperaturas superiores a 80º, hoje vou instalar a termostática nova e a tampa do radiador para fazer um teste mais completo e definir o set up do alarme.

Dojão, Mas que droga hein? Justo no dia que eu chego? Obrigado pela informação.

AlonsoFausto
02/09/2014, 14:41
Macbsenior, o dia da sua chegada a Alagoas não vai ser bom para trafegar pelas praias em face da maré:

TUE 23/09/2014
02:56
2.1

09:11
0.2

15:13
2.0

21:21
0.3

Dojao, tem como traduzir para um leigo como fazer esta leitura? Não entendi nada!

dojao campeao
02/09/2014, 16:08
Desculpe Alonso Fausto, é q colei do site da marinha e saiu assim, mas q dizer o seguinte p o litoral alagoano na terça 23.09:
02,56h maré alta a 2,1m; 09,11h maré baixa a 0,2m; 15,13h maré alta a 2,0m; e 21,21h maré baixa a 0,3m! Concluindo, o ideal para trafegar com menos riscos pelas praias, é quando a maré estar baixa meio dia ou começo da tarde, pq pega-se boa parte do dia com ela descendo e boa parte com ela subindo mas ainda em condições de trafegar! P ex: p o Mcbsenior nesse dia ir p areia, tem q entrar muito cedo (início da manhã) e sair no máximo no início da tarde (13,00h)! Em tempo, tenho esses cuidados pq tb sou arrais amador e consulto sempre q v navegar c a lancha!

Macbsenior
03/09/2014, 15:36
Tampa do radiador e válvula termostática trocadas 10 minutinhos de serviço, fiquei com a impressão que ambas eram originais e estavam em bom estado. (mas já rodou 185k/km, para que arriscar...)
476258
Ato continuo fui para Santos desci (Média de 60º) andei no transito pesado em Santos (Média de 67º) e subi a serra, mesmo puxando quarta marcha em alguns trechos (Média de 64º). Ar condicionado sempre ligado. Achei pouco mas a temperatura aqui em Sampa hoje esta por volta de 25º...
Clandio, aqui vai a foto que prometi.
476261
Não ficou lindo, mas as opções para instalar na Hilux não são muitas. Antes que alguém pergunte não atrapalha em nada o funcionamento da alavanca do freio de estacionamento.

Rubens Linhalis
03/09/2014, 16:06
Tampa do radiador e válvula termostática trocadas 10 minutinhos de serviço, fiquei com a impressão que ambas eram originais e estavam em bom estado. (mas já rodou 185k/km, para que arriscar...)
476258
Ato continuo fui para Santos desci (Média de 60º) andei no transito pesado em Santos (Média de 67º) e subi a serra, mesmo puxando quarta marcha em alguns trechos (Média de 64º). Ar condicionado sempre ligado. Achei pouco mas a temperatura aqui em Sampa hoje esta por volta de 25º...
476261
Não ficou lindo, mas as opções para instalar na Hilux não são muitas. Antes que alguém pergunte não atrapalha em nada o funcionamento da alavanca do freio de estacionamento.

Rapaz..

Impressionante a conservação do seu carro.. motor novo, interior entao ! Show de bola..

Macbsenior
03/09/2014, 16:41
Pacato Obrigado!

Como diz o meu filho:
- O homem enjoado.

Foi engraçado, se você perceber na foto tem um pano de chão sobre o tapete, como na minha profissão eu vou visitar algumas obras, descobri que colocando panos no chão o carro fica sempre limpo. eu só lavo meu carro por fora no lava rápido. dentro só eu limpo. Aí meu filho começou a criticar - Pô Pai. Mania de velho! colocar pano no chão do carro? Eu sou velho só posso ter mania de velho mesmo kkkk.

Mas na hora de enfrentar a estrada de terra ou lama quando eu vou para a roça não tem frescura não. Depois eu lavo tudo de novo.

AlonsoFausto
03/09/2014, 19:13
Desculpe Alonso Fausto, é q colei do site da marinha e saiu assim, mas q dizer o seguinte p o litoral alagoano na terça 23.09:
02,56h maré alta a 2,1m; 09,11h maré baixa a 0,2m; 15,13h maré alta a 2,0m; e 21,21h maré baixa a 0,3m! Concluindo, o ideal para trafegar com menos riscos pelas praias, é quando a maré estar baixa meio dia ou começo da tarde, pq pega-se boa parte do dia com ela descendo e boa parte com ela subindo mas ainda em condições de trafegar! P ex: p o Mcbsenior nesse dia ir p areia, tem q entrar muito cedo (início da manhã) e sair no máximo no início da tarde (13,00h)! Em tempo, tenho esses cuidados pq tb sou arrais amador e consulto sempre q v navegar c a lancha!

Obrigado Dojao! Macbsenior, desculpa o off topic... em tempo, parabéns pela viatura, está muito bonita, conservada e bem cuidada.

Abraços.

Clandio
03/09/2014, 22:13
476258
476261

Beleza Macbsenior. No começo instalei o meu na parte de baixo do painel, próximo a manopla de abertura do capô. Uns dias depois, ao entrar com pressa, chutei o copinho. Mudei para cima do painel, no lado esquerdo. Vi alguém aqui no fórum que colocou no painel de rotação/velocidade. Gostei e também coloquei ali.

Vou fazer umas fotos e postar.

Uma outra pergunta: o sensor, lá no motor, tu instalou onde? O meu tá no cabeçote e tá dando temperaturas bem mais altas que as tuas.

Clandio
03/09/2014, 22:22
Segue foto da instalação atual

Clandio
03/09/2014, 22:23
A fixação foi feita com fita dupla face. Não tem nenhum furo no painel.

Macbsenior
04/09/2014, 11:05
Ficou bom esta instalação também... Vamos ver, se eu não acostumar como está mudo para cima. Ali aonde eu coloquei não tem esta possibilidade de bater o pé. Com relação a colocação do sensor foi no cabeçote, por orientação do mecânico que me disse que é o local mais quente do motor. O fato que como eu instalei agora, e esta semana o clima esta bem ameno aqui em Sampa. Vamos ver lá no Nordeste como fica.

Macbsenior
04/09/2014, 13:14
Clandio,

Voce postou:
"Uma outra pergunta: o sensor, lá no motor, tu instalou onde? O meu tá no cabeçote e tá dando temperaturas bem mais altas que as tuas."

Que temperaturas o teu medidor apresenta em média? Estou bem interessado nisto.

Obrigado.

AroldoMoreira
04/09/2014, 13:29
Caro Macbsenior,
Parabéns pela Vtr, muito conservada. O Spia vc comprou pelo site?
Abs

Macbsenior
04/09/2014, 14:36
Não liguei para o Sr. Donatti 016 3629 1693, ele só atende após as 18:30hs. A loja virtual não funciona mais.

gabiragabiru
04/09/2014, 17:39
Estou curioso e com uma inveja "branca" da sua viagem..

Um dia vc respondeu uma dúvida que eu tinha sobre a hilux..

Surgiu uma SW4 99 - Está fazendo o motor numa loja onde levo o meu toyota.. vcs aconselham?

grande abraço.

Não liguei para o Sr. Donatti 016 3629 1693, ele só atende após as 18:30hs. A loja virtual não funciona mais.

Clandio
04/09/2014, 21:26
Clandio,

Voce postou:
"Uma outra pergunta: o sensor, lá no motor, tu instalou onde? O meu tá no cabeçote e tá dando temperaturas bem mais altas que as tuas."

Que temperaturas o teu medidor apresenta em média? Estou bem interessado nisto.

Obrigado.

Macbsenior.

O meu sensor também está no cabeçote. As minha temperaturas, na cidade ficam em torno de 85 a 90ºC. Na estrada, andando a 100 km/h fica em torno de 90 a 94ºC.

A válvula termostática abre a 88ºC (se não me engano), acho essas temperaturas razoáveis.

A posição de instalação do sensor pode fazer muita diferença nas leituras.

Clandio
04/09/2014, 21:29
Seguem umas fotos

Clandio
04/09/2014, 21:30
Mais uma. Notem que a tubulação de água (arrefecimento) passa bem próximo.

Macbsenior
05/09/2014, 12:53
Estou curioso e com uma inveja "branca" da sua viagem..

Um dia vc respondeu uma dúvida que eu tinha sobre a hilux..

Surgiu uma SW4 99 - Está fazendo o motor numa loja onde levo o meu toyota.. vcs aconselham?

grande abraço.

Gabiragabiru, vou no dia 14/09, consegui adiantar um dia a minha saída:euforico:

Entendi sua mensagem pois li em outro tópico sua duvida. Concordo com o que foi falado lá. Se o mecânico é de confiança, der garantia, e fizer o motor com peças originais não vejo problemas. Eu particularmente prefiro um motor com quilometragem alta e bem cuidado, principalmente por ter visto vários relatos de retificas mal sucedidas aqui no fórum. Já sou prevenido (assustado, medroso) por natureza.

Abraço.

Macbsenior
05/09/2014, 13:04
Seguem umas fotos

Clandio!

A minha realmente esta instalado diferente, foi instalado o sensor naquele ultimo buraco do cabeçote perto do painel corta fogo. Amanhã eu posto uma foto. O meu mecânico disse que ali como a ventilação chega depois era o local mais quente, mas isto é só a opinião dele... Mas como eu já disse estes dias esta frio aqui em São Paulo. The truth is out there (A verdade esta lá fora) no calorzão do Nordeste, e isto, permitindo Deus logo poderei constatar e postar aqui.

Peço desculpas aos moderadores pois sei que existem outras áreas do fórum, para relato de viagens e preparação de veículos e planejamento de viagens, porém, aqui é que estão os Toyoteiros eu acho que a preparação e relato desta viagem deve ajudar outros colegas. apesar do off topic, causado pelas duvidas e sugestões.

guilhermeabreu
05/09/2014, 13:07
Lí não sei onde mais que a tempratura do óleo do motor seria em torno de 112ºC , mas esta medida no cabeçote é natural que seja mais baixa .

O que vejo de importante nestes TERMÔMETROS EXTRAS é a referência que temos em uso normal , no caso do CLANDIO que encontrou as temperaturas MÍNIMA DE 85ºc na cidade e MÁXIMA DE 94ºC na estrada , aí é fácil de colocar o ALARME SONORO pra tocar qdo passar dos 100ºC , DESTA FORMA TERÁ UMA MARGEM MUITO GRANDE DE SEGURANÇA PARA GARANTIR QUE O MOTOR NÃO VÁ PARA O ESPAÇO pois ele tem a REFERENCIA DO FUNCIONAMENTO DO SEU MOTOR EM USO NORMAL , pois apenas 5ºC a mais de um uso normal é muito seguro para o ALARME SONORO tocar . Ex se em caso de subir uma serra muito íngreme e longa com o pé no fundo exigindo muito do carro e se o ALARME TOCAR pq a temperatura passou dos 100ºC seria até normal , MAS SABENDO QUE A TEMPERATURA PASSOU DOS 100ºc MESMO QUE NÃO TENHA PROBLEMA DE FALTA DE ÁGUA , QUE OCORREU APENAS POR ESTAR FAZENDO UM ESFORÇO BEM MAIOR DO QUE NORMAL , AÍ É SÓ ALIVIAR O PÉ QUE AS COISAS SE ESTABILIZAM .

Acho de uma importancia muito grande vc ter um destes alarmes extras no carro , eu fico muito mais tranquilo com ele no carro . NUNCA VC VAI DAR BOBEIRA NA TEMPERATURA .

Macbsenior
08/09/2014, 13:12
Planejamento ajustado, antecipado em um dia.

14/09 São Paulo SP -Sete lagoas MG = 652km 9:07 min
15/09 Sete Lagoas MG - Janauba MG = 495 km 6:54 min
16/09 Janauba MG - Jequié BA = 529 km 8:10 min
17/09 Jequié BA - Praia do Forte BA 401 km 5:39 min
22/09 Praia do Forte BA - Penedo AL 392 km 5:41 min
23/09 Penedo AL - Maragogi AL 279 km 4:07 min

28/09 Começa o meu retorno ainda não planejei direito isto.

dojao campeao
08/09/2014, 15:58
Macbsenior,

22/09 Praia do Forte BA - Penedo AL 392 km 5:41 min
23/09 Penedo AL - Maragogi AL 279 km 4:07 min

No pressuposto q vc saia cedo (em torno de 07,00 h) da Praia do Forte, deverá chegar em Penedo no início da tarde, que poderá ser utilizada p visitas as igrejas, conventos, museus etc; no trajeto Penedo/Maragogi, vale a pena vc entrar em: Praia do Peba, Pontal de Coruripe, Mirante da praia do Gunga (ao lado do asfalto), Barra de São Miguel e Praia do Francês, se não demorar muito em cada, no início da tarde vc poderá almoçar no restaurante Bar do Wilson (lado direito em trecho que tem uma lombada eletrônica) a placa é bem visível e o cardápio é muito bom com preços acessíveis, daí em diante vc terá muitas vistas das lagoas até chegar em Maceió, sendo o percurso para sair para Maragogi muito fácil, basta seguir sempre a orla, vc passará pelas praias do pontal da barra, sobral, avenida (central) , pajussara, ponta verde, jatiúca e cruz das almas, modéstia a parte todas muito belas, sendo que parando um pouco em cada uma, vc já sairá de Maceió do meio para o final da tarde, neste caso recomendo ir direto para Maragogi, sem parar em várias outras praias belas do litoral norte (q vc poderá conhecer na volta), pois a estrada tem muitas curvas, acostamento precário, estamos em época de safra canavieira e tem que redobrar o cuidado com caminhões! Estarei trabalhando pq é dia útil, mas qq coisa pode me acionar! 82-9609-5522.

Macbsenior
09/09/2014, 10:37
Opa! Muito Obrigado Dojão!

Os últimos detalhes para a viagem. Câmera de ré instalada.

476869

Contagem regressiva.

dojao campeao
09/09/2014, 12:06
No horário q vc deve chegar na praia do peba (08 h aproximadamente), dá p vc seguir tranquilamente (no mesmo sentido p Maceió) pela areia até a praia de Miaí de cima (maré baixa neste horário), faixa larga de areia dura e percurso de uns 15/20 minutos, passeio muito bonito, passa por uma sucata de navio encalhado legal p tirar fotos, a subida p passar por dentro do povoado e retornar a estrada tem uns 10/20 m de areia fofa, nada que um pouco de embalo numa segunda com 4x4 acionado não resolva! Ainda encurta um pouco o percurso, p areia é práticamente em linha reta!

Macbsenior
09/09/2014, 13:50
Dojão, pelo que eu vi aqui no Google são só 44km de Penedo até a Praia do Peba. Show de bola. Na Praia de Miaí de cima tem alguma sinalização? E dali eu saio para Coruripe Certo? Nossa esta vai ser sensacional.

dojao campeao
09/09/2014, 16:53
Vc vai sair de Penedo em direção a Piaçabussu (cruza por dentro da cidade) e poucos kms após a sua direita vai estar a placa praia do peba, vc entra e logo após já na praia vc vai ter areia dura, com veículos 4x2 e até ônibus e caminhões trafegando com tranquilidade, pegue a direita e vá até onde tem um riacho e terá uma visão do núcleo da praia, se vc estivesse em comboio, sugeriria q fosse em frente que 16 km após tem a foz do são francisco de rara beleza e banho fenomenal! Mas estando só, volte e não pegue a entrada de asfalto que desembocou na areia, vá em frente (já será sentido Maceió) até chegar ao Miaí (tem 2, 1 chamado de baixo e outro de cima, n recordo bem a ordem , mas vá até o último q terá a subida/passagem tranquila pelo povoado), ao chegar no asfalto pegue a direita q estará indo no sentido correto, adiante vai ter um "T" q vc pega a direita, a entrada para o Pontal do Coruripe é bem sinalizada e vc vai entrar e retornar pelo mesmo caminho, quando pegará na estrada principal novamente a direita e irá para o mirante do gunga, barra de são miguel, francês etc! Quando sair do francês e que alguns quilômetros adiante terá lombadas eletrônicas e a placa do Bar do Wilson (não deixe de pedir a camarãozada e o peixe cavala frita)!

Aguinaldo guga
09/09/2014, 21:31
Uma dica , amigo não deixe de conhecer a Foz do Velho Chico, tem duas maneiras de barco saindo de Piaçabuçu ou indo de carro pela praia e só observar a maré não faz medo não, e só manter o carro na faixa de terra molhada algumas fotos da regiao no face da Pousada Praiana

Macbsenior
12/09/2014, 13:26
https://scontent-a-iad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/s526x395/10620621_832566213443716_3334264103955585784_n.jpg ?oh=066ee2e54ec329fbb733be58fcbf5fa7&oe=5485D322

Obrigado pela dica Aguinaldo, ansiedade aqui é o que não falta.

Macbsenior
15/09/2014, 18:11
Venci a segunda etapa da viagem hoje, já estou em Janauba MG, muitos acidentes nas estradas, muita imprudência. Consumo em torno de 11.8km/Lt com ar ligado. Temperaturas do cabeçote entre 60 e 74 graus. Veículo perfeito. Estradas em estado razoável na sua maior parte, porém depois de Paraopeba sentido Corinto toda ela simples com alguns trechos de terceira faixa. Amanhã será a vez de ir a Jequié BA. Doloridos 570 kilometros de pista simples.

feitosac
15/09/2014, 19:09
Macbsenior,
Boa viagem, Deus te proteja.
Depois abre tópico no relato de viagens e posta fotos.
Abs.

Engels Kbça
16/09/2014, 11:13
Venci a segunda etapa da viagem hoje, já estou em Janauba MG, muitos acidentes nas estradas, muita imprudência. Consumo em torno de 11.8km/Lt com ar ligado. Temperaturas do cabeçote entre 60 e 74 graus. Veículo perfeito. Estradas em estado razoável na sua maior parte, porém depois de Paraopeba sentido Corinto toda ela simples com alguns trechos de terceira faixa. Amanhã será a vez de ir a Jequié BA. Doloridos 570 kilometros de pista simples.

Quando chega aqui em Salvador ??

Macbsenior
17/09/2014, 18:44
Ontem cheguei a Maracás BA, fiquei no Pousada Menina Bonita, show de bola. De Janauba a Guananbi foi ótimo! O pedaço de Guananbi a Sussuarana só carro de aço, e carretas com direito a ziguezague e tudo. Crateras gigantescas mesmo por cerca de 35 kilometros, o que compensa mesmo, é depois do sufoco, o visual da Serra do Sincorá. Impagável! De Maracás até aqui em Praia do Forte foi tranquilo exceto que tentei um atalho e me perdi na região de Camaçari mas nada que um peixe frito em Guarajuba não faça esquecer.

Macbsenior
18/09/2014, 12:53
Agora descansando depois de 2.500kms. Suave no gramado.477778

F. Oliveira
18/09/2014, 13:12
Belo relato....acompanhando!

Campos_SR5
18/09/2014, 21:38
:curtir: Ainda vou fazer um passeio com a minha. Essa hora vai chegar! Tenha um Bom passeio!!!

RONIE_VALIM
18/09/2014, 23:52
Assinando o tópico pois no fim do ano seguirei de SP até Jericoacoara e quero ir por rotas indicadas no litoral...

Macbsenior
19/09/2014, 14:06
Praia do Diogo cerca de 4 km depois de Embassaí entre na placa Praia de São Francisco 5 km de areia e depois uns 1km na areia fofa. Aqui quem vem de carro de plástico, tem que andar 1.500 metros a pé num sol escaldante. Mas para quem tem 4x4 anda 20 metros. AWD mode on!
477880

Aguinaldo guga
19/09/2014, 15:06
Macbsenior se for do seu interesse atrasar sua viagem e conhecer a Foz do Velho Chico e a praia de Pontal do Peba, estou colocando a disposição 01 diária na Pousada Praiana no Pontal do Peba AL

Engels Kbça
20/09/2014, 06:55
Macbsenior se for do seu interesse atrasar sua viagem e conhecer a Foz do Velho Chico e a praia de Pontal do Peba, estou colocando a disposição 01 diária na Pousada Praiana no Pontal do Peba AL

Macbsenior

Para chegar em Ponta do Peba, você pode atravessar a Ponte Nova, em Aracaju e seguir pela SE-100 e entrar a direita após Pirambú, uma estrada de terra, e seguir para Brejo Grande, onde tem balsa para a travessia do São Francisco,para Piaçabuçu, a última travessia antes do Velho Chico se lançar ao mar. Outra opção seria seguir pela BR-101, e entrar para Japoatã,na SE-335,a entrada fica a 100 metros da Policia Rodoviária Federal. Depois de Japoatã entrar para Brejo Grande, SE-204, e lá atravessar para Piaçabuçu, já em Alagoas, aí é só pegar a AL-101 e seguir para o Pontal do Peba. Já que você já está aí , na AL-101, vale a pela conhecer o Pontal do Coruripe. Boa Viagem !!!:safari-rig:

Aguinaldo guga
20/09/2014, 08:22
Macbsenior, se vc resolver passar pelo Pontal do Peba me passa seus dados para que possa fazer a reserva, moro distante ou me ligue 87 9988 2565

rfdex
20/09/2014, 08:52
Show de viagem!!!

Macbsenior
21/09/2014, 18:36
Puxa vida Aguinaldo! Me sinto lisonjeado pelo seu convite, Com diária paga e tudo! É muita consideração da sua parte, obrigado mesmo. Engels super hiper obrigado pelas dicas. Estive sem internet ontém.

Mas a verdade é este era o meu roteiro desde o início, por sugestão do pessoal aqui do fórum, e eu já estava dando pulos de alegria. Mas infelizmente... Minha excelentíssima esposa me pediu para visitar uns parentes distantes do Pai dela lá em Coité do Nóia AL depois de Arapiraca AL o que me obrigou a mudar todo o trajeto. Nostalgia... Hoje o Pai dela faria aniversário se fosse vivo... Resumo ou faço na volta ou o pior fica para outra. O chato é que esta era a parte que eu estava mais a fim de fazer. Já estou na Praia do Francês ao lado de Maceió AL.

Abraços e muito obrigado pessoal.
478056

Aguinaldo guga
21/09/2014, 20:00
Bem o convite esta de pé no retorno

Macbsenior
23/09/2014, 18:14
Seguindo o caminho. Hoje saímos após dois dias na Praia do Francês em Marechal Deodoro AL, ficamos hospedados no Hotel Ponta Verde, novo (cerca de 3 anos) excelentes acomodações, ótimo café da manhã, garagem no sub solo com segurança para guardar confortavelmente a Machona. Apartamento de Frente para o Mar Cama King Size bem negociado no balcão a R$ 300,00 a diária pagos na entrada (Check in) várias opções de comida em volta a preços bem razoáveis. Tem até uma pizzaria cujo nome é Piano que me surpreendeu pela qualidade padrão São Paulo, e preço baixo menos de R$ 40,00.
478320

Viemos até a Praia Da Peroba Maragogi AL. Luna, Recebemos uma visita ilustre de boas vindas nesta tarde, deste belo espécime em extinção, ela vive aqui no encontro do rio Persinunga e o mar na Praia do Peroba Maragogi AL.

478316478318
Me disseram que só existem cerca de 20 destes espécimes no mundo, praticamente extinto e a Luna (Apelido dela dado pelos moradores do local.) esta Prenha. Espero tirar fotos melhores amanhã. Ela estava do outro lado do rio eu cliquei estas fotos de uns 25 metros de distância aproximadamente.

Abraços

Macbsenior
24/09/2014, 15:30
Dive Sub. Alerta de monstro marinho em Maragogi Alagoas. Foi registrado na data de hoje Em Maragogi Alagoas nas Galés, por fotografo amador um monstro marinho ainda não identificado. Tome cuidado.
— em Maragogi, Alagoas - AL (https://www.facebook.com/pages/Maragogi-Alagoas-AL/305657029509292) 478468

Macbsenior
30/09/2014, 20:22
Voltando para casa.

Primeiro dia entre MaragogiAL e Entre Rios BA uma estrada bem ruim dirigi até começar a escurecer e dormi na Pousada Ninguém Merece. ar condicionado com barulho maior do que meu 3l e cama abaixo do aceitável, Tc parabólica com um canal. Pelo menos estacionamento (descoberto)

Segundo dia Entre Rios a Cândido Sales outra estrada bem ruim e paga pedágio para a Viabahia, varias paradas por obras com perda de mais de uma hora de viagem parado Dormi num Hptel aceitável Pousada Rio Pardo. Colchão e A/C nos conformes estacionamento seguro coberto. Da inclusive para ver o carro do Apto.

Terceiro Dia Cândido Sales BA até Ipatinga MG, depois que sai da Bahia a estrada é Federal, sem pedagio, rica em terceira pista surpreendentemente melhor do que na Bahia, porém, quando sai em Governador Valadares para BH a coisa muda de figura. nem pense em terceira pista e também tem várias paradas por obras. Estou hospedado no Steel Valley, o melhor da volta por enquanto..

Continuo na estrada. Quando finalizar mando fotos.

sandro_ventania
01/10/2014, 20:04
Eita, que saudades da estrada!! Essa coisa vicia...se passar 30 dias sem pegar estrada, eu fico com a sensação de ter 10 anos sem viajar!!
Parabéns Macbsenior!

EduardoSW
02/10/2014, 08:15
E aí caro Macbsenior,

Já pousou com esta maravilhosa máquina de volta em casa!!!??? Desejo que sim e que tudo tenha corrido bem e "SÓ ALEGRIAS"....

Acompanhando seus posts e relatos desde o início.....Parabéns!

Depois dá uma olhadinha lá em "Eventos" http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/143405-i-encontro-nacional-dos-amigos-virtuais-deste-forum-em-janeiro-de-2015-a.html

Anima aí e vamos pra Bahia em janeiro/2015.

Abraço.

rfdex
02/10/2014, 15:07
opa, vou lá visitar este tópico! Abraço

Macbsenior
08/10/2014, 15:28
Então pessoal, com a minha volta das férias encontrei as coisas todas enroladas com várias pendências. Mas agora vou finalizar o relato.

Quarto dia da viagem de retorno entre Ipatinga e Diadema, a BR 381 é perigosa, muita calma para dirigir entre Ipatinga e BH, mais ou menos umas 3 horas e meia. Cheia de curvas, perigoso mesmo. Pra quem não sabe esta é a estrada com mais acidentes fatais do Brasil na Atualidade. Depois que cruzei BH e peguei a Fernão Dias aí foi tranquilo. 600km de pista duplicada para finalizar com conforto a viagem. SQN quando passava por Perdões MG uma pedra grande acertou meu para-brisa do lado do passageiro e fez uma aranha de uns 20 cm de diâmetro, mas não chegou a quebrar felizmente. Esta foi a única surpresa da viagem, e justamente na parte que tinha a estrada em melhores condições. A troca custou R$ 370,00 na Auto Vidros Jabaquara (ufa, pensei que ia ser uma facada)

479871

Chegando em casa, a tradicional lavagem completa (depois de 6200km), todos os bicos engraxados, óleo trocado e é só partir para a outra. Parece que eu só fui até ali e voltei.

Quero deixar aqui minha impressão sobre o uso de uma pick up de 18 anos de idade em uma viagem longa desta. Se eu tivesse ido com meu carro de plástico ele já teria voltado de guincho antes de chegar na metade do caminho na buraqueira ( buracos de verdade de um metro de diâmetro por uns 20 cm de profundidade) entre Guananbi BA e Sussuarana BA, certamente teria quebrado as 4 rodas e rasgado os pneus, num lugar que o celular nem funciona. O que aconteceu com a pick up? Nada.

Vejo pessoas consultando o pessoal do fórum com o maior medo do carro dar problemas, etc... O segredo é: Comprar uma que esteja inteira e não ficar remendando nada. Todos viram desde o início do tópico, revisão detalhada, sem miséria, peças originais Toyota, pé leve, Sensor de temperatura do motor (Só para não ficar em duvida), tentar colocar diesel de qualidade (Em Sergipe abasteci num posto Shell que o diesel era um lixo o motor ficou castanhando) e pode ir e voltar para onde desejar.

Mais um detalhe esta começando a ficar difícil, encontrar Diesel comum, muitas vezes só esta disponível S10. Aqui no meu posto de confiança enquanto estive viajando eles mudaram e agora não tem mais opção de Diesel Comum. Não percebi diferença entre um e outro desde que ambos sejam de qualidade, exceto que é mais caro.

Um abraço.

RaphaelF
08/10/2014, 16:13
Parabéns pelas fotos e pela bela viatura, que saudades bateu agora da SR5 que tivemos, azul, linda e bruta!!!Lembrei de bons momentos observando a sua vinho, carro robusto, confortável!só pensar lembro daquele ronco do motor, sinfonia para os ouvidos!

grebelo
08/10/2014, 16:37
Relato show de bola!

Essas Hilux duram pra sempre mesmo?

Sou louco por uma SW4 dessa geração.

rfdex
08/10/2014, 19:18
Mermão... que saudade da minha também, que vendi para um xará e brother aqui do Fórum4x4... Uma autêntica japa. Abraço

grebelo
08/10/2014, 20:14
Mermão... que saudade da minha também, que vendi para um xará e brother aqui do Fórum4x4... Uma autêntica japa. Abraço

Pior que acabei de comprar meu primeiro 4x4 (uma TR4 AT 2007) e to feliz da vida mas sempre fui fã dessas SW4. Mas rola um certo medo de pegar com mais de 150k km....rs

#offtopic

sandro_ventania
08/10/2014, 20:39
Medo de pegar uma com mais de 150 mil km? Um carro que já chegou a rodar 3 milhões de km...aqui mesmo no forum tem um colega que rodou 1 milhão e seiscentos mil km.
150 k km...o motor acabou de amaciar!

rfdex
08/10/2014, 20:47
Pior que acabei de comprar meu primeiro 4x4 (uma TR4 AT 2007) e to feliz da vida mas sempre fui fã dessas SW4. Mas rola um certo medo de pegar com mais de 150k km....rs

#offtopic

Amigo, uma TR4 do ano da sua aqui em Brasília, considerando a média que o brasiliense roda (porque Brasília tudo é longe, apesar das largas avenidas), teria quase isso. 150 mil kms é pouca coisa. Temos que parar de analisar veículo por quilometragem (nem vou adentrar ao mérito dos profissionais que voltam o odômetro), mas me responde uma coisa: qual veículo está mais desgastado? Um que roda 50 mil kms em viagens ou o que roda o mesmo em trânsito urbano? O trânsito urbano, apesar de não rodar muito, o motor funciona parado muito tempo, sem contar os demais desgastes. Por isso que volto a repetir: deveríamos tomar como base para trocas de óleo as horas de funcionamento do motor (como ocorre em tratores) e não o velocímetro!!! Sem querer desmerecer seu veículo, mas uma SW4 1997 (10 anos mais velha) é bem mais confiável que uma Mitsubishi dessa aí (ou qualquer outra), ao meu ver. Abração!!!

Clandio
08/10/2014, 22:59

#offtopic

Tenho uma SW4 93 com 426.000 km originais, bomba lacrada e está uma beleza. Motor redondinho. Pega só no beliscar a chave. Pra ter uma ideia, troco óleo a cada 5.000 km e na vareta percebo que baixa cerca de 3 mm. Sinceramente, pra esse km acho muito pouco.

Se achar uma inteira, pode comprar tranquilo.

Engels Kbça
09/10/2014, 08:55

#offtopic

:pular: Só 150 mil ?? Tá nova, a minha já passou dos 350 mil e o motor vendendo saúde, ano que vem vou para o Equador, estou prevendo rodar 16 mil nessa viagem, só uso peças originais Toyota, dá uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/98746-quantos-km-tem-sua-sw4-1996-2002-e-ja-fez-motor.html :cool:

grebelo
09/10/2014, 09:43
Medo de pegar uma com mais de 150 mil km? Um carro que já chegou a rodar 3 milhões de km...aqui mesmo no forum tem um colega que rodou 1 milhão e seiscentos mil km.
150 k km...o motor acabou de amaciar!

Putz.... vcs ficam me tentando!!!! rs Matilde tá com quantos?

Macbsenior
09/10/2014, 15:08
Oh Grebelo! Pelo amor... A minha esta 190k/km e já é raríssimo para uma 96, não tem nem um vazamento para encher o saco. Você acabou de ver o relato da minha viagem, nem pneu furou. Medo de pegar com mais de 150k/km? Difícil é pegar uma com quilometragem tão baixa assim. Tudo que aprendemos nos carros de plástico não se aplica para as Toyotas em geral, mas especialmente para as japas com feixes de mola dianteiro e traseiro.

Abraço.

grebelo
09/10/2014, 15:24
Oh Grebelo! Pelo amor... A minha esta 190k/km e já é raríssimo para uma 96, não tem nem um vazamento para encher o saco. Você acabou de ver o relato da minha viagem, nem pneu furou. Medo de pegar com mais de 150k/km? Difícil é pegar uma com quilometragem tão baixa assim. Tudo que aprendemos nos carros de plástico não se aplica para as Toyotas em geral, mas especialmente para as japas com feixes de mola dianteiro e traseiro.

Abraço.

Show... Já deu pra perceber que são indestrutíveis mesmo! E já peguei uma dica no ar.... Feixe de molas na frente e atras!

Mais uma dúvida na minha santa ignorância, elas tiveram alguma versão automática?

Rubens Linhalis
09/10/2014, 15:35
Já deu pra perceber que são indestrutíveis mesmo!

Se bem cuidadas, sim, são indestrutíveis. Entao busque uma bem cuidada.

Mais uma dúvida na minha santa ignorância, elas tiveram alguma versão automática?

No Brasil, só SW4 V6 gasolina vieram automaticas. A diesel, automática só depois de 2005/2006 nas versões novas.

rfdex
09/10/2014, 15:35
Nao. E nao estranhe a dureza da suspensao quando comparad a outro veiculo, mas eh pq nao existe almoc8 gratis!!!

sandro_ventania
09/10/2014, 23:20
Putz.... vcs ficam me tentando!!!! rs Matilde tá com quantos?

A Matilde ainda é mocinha...está só com 247K KM.

leojaz
11/10/2014, 23:20
Tenho uma SW4 93 com 426.000 km originais, bomba lacrada e está uma beleza. Motor redondinho. Pega só no beliscar a chave. Pra ter uma ideia, troco óleo a cada 5.000 km e na vareta percebo que baixa cerca de 3 mm. Sinceramente, pra esse km acho muito pouco.

Se achar uma inteira, pode comprar tranquilo.

Sou um ex-quase proprietário de uma SW4 2001, por questão de segundos fechei em outro 4x4, ( após o pagamento o proprietário me liga querendo fechar negocio na SW4).
Minha duvida é o seguinte, a sua SW4 pega só " no beliscar " da chave, o meu demora um pouco pra pegar, tipo uns 3-4 seg, não é instantâneo. A bateria esta boa, o que pode ser???

PS. Meu 4x4 é diesel da concorrente japonesa.

Clandio
12/10/2014, 09:25
Leojaz.

Isso mesmo. Pega só no beliscar a chave. Sempre espero a "molinha" do painel apagar e pega desse jeito. Acho que a primeira coisa a ver seriam as velas aquecedoras, depois ir para sistema de combustível, filtro de diesel, etc.

Jsantos
12/10/2014, 09:39
Sou um ex-quase proprietário de uma SW4 2001, por questão de segundos fechei em outro 4x4, ( após o pagamento o proprietário me liga querendo fechar negocio na SW4). Minha duvida é o seguinte, a sua SW4 pega só " no beliscar " da chave, o meu demora um pouco pra pegar, tipo uns 3-4 seg, não é instantâneo. A bateria esta boa, o que pode ser??? PS. Meu 4x4 é diesel da concorrente japonesa. No caso da sw4, pega no beliscar da chave, no caso dos mit não tenho conhecimento profundo, mas em todo caso verifique as velas aquecedoras, caso vc deixe ela parada alguns dias e fique ruim para pegar na primeira partida, pode ser bomba injetora perdendo pressão (descarregando), leve em um meca de sua confiança para ele fazer um diagnóstico mais preciso

leojaz
12/10/2014, 19:59
Cláudio e JSantos, para verificar as velas aquecedoras é possível verificar em casa ou só em oficina? O carro é 2006, tem fia que demora 3-4seg, tem dia que é um pouco mais rápido e sempre espero as luzes do painel se apagarem. Tb deixo um minuto após a partida para lubrificação e aquecimento e sempre que possível espero um minuto parado antes de desligar o carro.

guilhermeabreu
12/10/2014, 22:46
Cláudio e JSantos, para verificar as velas aquecedoras é possível verificar em casa ou só em oficina? O carro é 2006, tem fia que demora 3-4seg, tem dia que é um pouco mais rápido e sempre espero as luzes do painel se apagarem. Tb deixo um minuto após a partida para lubrificação e aquecimento e sempre que possível espero um minuto parado antes de desligar o carro.

LEOJAZ

Fique tranquilo e não mexa em nada , esta característica de pegar no estalo é característica de cada motor/fabricante , NÃO MEXA EM NADA todas as MIT incluindo a 3.2 que é a sua não pega no estalo , é só vc observar os outros carros iguais ao seu qdo o dono for ligar , o motor da umas 3 a 4 voltas de nhen,nhen,nhen,nhen para pegar , é normal no seu carro , as minhas SW4 93 e 2002 pegava no estalo , o motor não dava nem 1/4 de volta e pegava , já as 2008 e a atual 2011 o motor da uma volta e meia a duas voltas nhen,nhen para pegar , não pega no estalo como as de modelo mais antigos .

Tenho 3 irmãos que tem picapes dos anos 2005 2006 e 2007 e eu a SW4 2011 e todas elas são iguais a minha apenas a de um irmão que da 5 a 6 voltas no motor para pegar , comprou o carro desde 0k e nunca conseguiram ( CCS ) fazer ela pegar como as outras com apenas 3 voltas . Neste caso é característica só deste carro dele , não tem defeito algum .

leojaz
13/10/2014, 23:08
Ufa!!! Mais uma vez estou imensamente grato pelo conhecimento passado. Meu sogro que tem uma SW4 2011 falou a mesma coisa, que era normal, mas eu ainda estava cismado com a demora. É aquela coisa, sempre procurando algo p "melhorar" mesmo não tendo nada á melhorar.
Grato Dr.

isso que gosto dos toyoteiros, conhecimento sem fanatismo.