Ver Versão Completa : Valvula termostatica - grand vitara
Angelo RJ
09/07/2014, 21:36
Olá pessoal, Preciso trocar com urgência a válvula termostática do meu grand vitara (99). Li aqui no fórum que a válvula do Honda Civic pode ser usada como opção, porém não especifica qual o ano/modelo do carro.Alguém sabe informar qual o ano do Honda Civic que devo procurar por esta válvula ? obrigado
Flavio Reis
10/07/2014, 11:10
Melhor procurar a original, pois o ponto de abertura da válvula muda de acordo com a litragem do motor e da temperatura de trabalho do motor. Isso influenciaria muito no consumo e dependendo da válvula ate a saúde do motor. Da uma olhada em auto peças especializadas em suzuki ou em chevrolet ou entre em contato com lojas on line. tipo a suzucar. O preço medio dessa válvula e de 80 a 100 reais.
Suzucar.com (http://suzucar.com.br/loja/catalogsearch/advanced/result/?name=termostatica)
Angelo RJ
10/07/2014, 12:19
Olá Flávio,
pois é,,já tentei achar a válvula original mas não consigo, nem Suzucar , nem Alternativa ....deve estar em falta.
Como ví aqui no Forum que a válvula do Honda Civic serve no Grand Vitara, pensei que poderia comprar sem medo, pois na certa, algumas pessoas já devem ter colocado esta válvula no carro.
abs
Melhor procurar a original, pois o ponto de abertura da válvula muda de acordo com a litragem do motor e da temperatura de trabalho do motor. Isso influenciaria muito no consumo e dependendo da válvula ate a saúde do motor. Da uma olhada em auto peças especializadas em suzuki ou em chevrolet ou entre em contato com lojas on line. tipo a suzucar. O preço medio dessa válvula e de 80 a 100 reais.
Suzucar.com (http://suzucar.com.br/loja/catalogsearch/advanced/result/?name=termostatica)
Angelo RJ
11/07/2014, 08:29
Tá difíicil de achar a válvula. Nem a do Honda Civic estou encontrando.
Como existe a possibilidade da válvula que está no carro estar ruim, pedi ao mecanico para retira-la e vou rodar sem válvula até conseguir comprar uma nova.
Tudo isso foi devido a um aquecimento do meu carro semana passada na estrada. A água do radiador foi embora e a temperatura subiu mas não chegou no vermelho. Parei o carro, deixei esfriar e coloquei agua de novo. Depois foi constatado que o radiador furou no meio da colmeia. Como o radiador ainda era o original mandei fazer uma nova colméia por segurança.
O cara que colocou o radiador disse que provavelmente a válvula termostática está ruim, pois aquela mangueira grossa que é conectada na parte de cima do radiador fica muito quente, enquanto na parte de baixo a temperatura é mais fria. Ele me aconselhou a trocar a válvula, porém não estou encontrando. Sendo assim mandei retirar a válvula até achar uma nova.
Obs: Verifiquei o óleo e aparentemente a água não misturou com ele e o carro está com funcionamento normal.
rodrigo.hoffman
11/07/2014, 09:16
Cara...
A mangueira superior sempre vai ser bem mais quente que a de baixo.. E pra isso que serve o radiador..
Eu posso estar enganado mas a válvula termostática ou tranca aberta, deixando a aguá circular direto ou fechada e ai o carro ia ferver com certeza.. Creio eu que dificilmente vai apresentar outro tipo de defeito..
[ ]´s
Angelo RJ
11/07/2014, 10:46
Pois é Rodrigo,
o que vc diz faz sentido. Eu já ia trocar a válvula mesmo por precaução, mas diante do que aconteceu, achei melhor retira-la e tentar comprar uma nova. Porém não acho em lugar algum.
Esses problemas de aquecimento são complicados. Eu tinha mandado varetar o radiador a cerca de 3 meses atrás, ficou tudo certinho até que .........acontece isso. O mais curioso é que o furo era no meio da colméia, um local difícil de ver e a água só vazava depois de um certo tempo com o carro ligado.
Flavio Reis
11/07/2014, 10:51
Angelo, essa mangueira superior ela sempre vai ficar muito quente como o rodrigo falou ela e a entrada do radiador isso não significa que a válvula esta ruim. Ate onde eu sei não existe problema em andar sem a válvula, pode ter umas quedas de rotação pela manha com o motor frio e praticamente só isso. Na duvida enquanto não encontra a válvula anda sem mesmo e pode observar essa mangueira superior do radiador vai continuar esquentando pois isso é normal.
Angelo RJ
11/07/2014, 11:14
Valeu pessoal,
Obrigado pela ajuda.
abs
lucianolsc
14/07/2014, 00:55
Pessoal, também estou vivendo a fase "válvula termostática da tracker"...
Hoje resolvi dar uma olhada no meu radiador e adivinha? Liguei o carro na garagem e fiquei observando. Quando o carro chegou na temperatura de trabalho (média dos 90ºC) percebi que a mangueira de cima estava super quente e a de baixo fria e colocando a mão nela não percebi circulação ou fluxo de água por ela... parecia que nada acontecia ali... fiquei quase meia hora observando e vi que a mangueira de cima só aquecia mais e mais e a de baixo nada... Como a válvula do meu ainda era original (e já estava programando trocar mesmo, estava só esperando chegar na suzucar que tá em falta) e o meu carro já rodou mais de 100Mil Km, acho que ela tá com pau mesmo...
Resolvi fazer aquele teste da internet de colocar a válvula para ferver no fogo e percebi que pela especificação da válvula ela deveria abrir a partir de 82ºC e com um termômetro, deixei a água com +ou- 90ºC e a danada não abriu, só vindo a abrir quando a água ferveu mesmo, ou seja mais de 100ºC... Pelo meu diagnóstico ela deve estar ruim mesmo e vou precisar trocar.
Outro ponto que tenho observado no radiador é que de um tempo para cá a mangueira superior está mais "gordinha" criando um velho "bucho" para um dos lados... acho que a pressão estava alta + válvula trancada aí "engordou' a mesma. Vou encomendá-la também (e a de baixo também) e trocar antes que ela me deixe na mão. Ouvi dizer aqui no fórum que a do Elba/Uno/Prêmio 1.5 serve como substituta. Alguém já testou? Funciona mesmo? Será que pressão de trabalho do motor 2.0 não é diferente da do 1.5 e pode vir a estourar posteriormente?
Na parte de cima do radiador, também apareceu uma "rachadura" que antes não tinha e está fazendo a água do reservatório de expansão sumir... (veja foto da rachadura). Tentei o velho quebra galho com durepoxi, mas não teve jeito... Vou trocar a parte de cima do radiador amanhã logo cedo. Aqui em Maceió achei a peça através do site da INCAPLÁS (código da peça: IN1801 - Telefone: (11) 4127-5413/6685/2349) que me indicou um fornecedor local (só vendem para fornecedores).
Quando cheguei na loja, peça única. Comprei logo porque percebi lá na loja, que tinham mais três "trackeiros" a procura desta mesma peça. Talvez essa rachadura tenha sido em decorrência da válvula estar travada e deve ter aumentado a pressão demais... Detalhe: Nesse tempo todo de uso, o carro não ferveu nenhuma vez e o ponteiro do mostrador de temperatura não passou do meio. Só que toda semana tinha que completar a água e não achava nenhum vazamento aparente. A rachadura só aparecia com o carro funcionando a algum tempo e com a água já quente...
Removi a válvula, vou rodar sem ela por enquanto até achar para comprar... Também tenho dúvida se devo colocar a do Honda Civic... Alguém se habilita?
Sabem dizer se teria algum problema deixar a viatura POR DEFINITIVO sem ela? Será que afeta alguma coisa na injeção, consumo ou na central?
Aguardo comentários,
Abraço a todos,
Luciano Cavalcante
lucianolsc
14/07/2014, 02:04
Pessoal, esqueci de anexar as fotos... Segue:
Válvula Termostática removida hoje:
470561
470562
Vazamento na parte de cima do Radiador:
470563
Peça substituta encontrada no site da INCAPLAS:
470566
Abraço,
Luciano Cavalcante
Angelo RJ
14/07/2014, 09:24
Pois é Luciano.....ninguém está livre disso.
Eu tinha planos de trocar os pneus e mexer um pouco na suspensão, mas aí acontecem esses imprevistos e temos que adiar tudo.
No meu GV, tirei a válvula e estou rodando sem ela até achar uma nova.
Por enquanto está tudo normal com o carro, mas confesso que me incomoda olhar o marcador de temperatura sempre lá embaixo.
boa sorte.
lucianolsc
14/07/2014, 21:42
Pois é Luciano.....ninguém está livre disso.
Eu tinha planos de trocar os pneus e mexer um pouco na suspensão, mas aí acontecem esses imprevistos e temos que adiar tudo.
No meu GV, tirei a válvula e estou rodando sem ela até achar uma nova.
Por enquanto está tudo normal com o carro, mas confesso que me incomoda olhar o marcador de temperatura sempre lá embaixo.
boa sorte.
Boa noite Angelo,
Hoje rodei bastante com a viatura, peguei 01 hora de engarrafamento e ela se comportou muito bem, até melhor do que antes... Acho que o motor está trabalhando mais "folgado" e mais frio. Ele até "acordou" mais disposto hoje... andando que é uma maravilha!
Em conversa com o mecânico que fez a troca da peça do radiador hoje pela manhã, ele me indicou "deixar sem a válvula mesmo". Ele disse que já viu outras viaturas que passaram por lá sem ela também e os seus donos estão mais felizes e menos preocupado dela travar.
Na minha singela opinião, nas regiões mais quentes do País, não vejo necessidade da mesma no carro. E complemento mais: é uma "pólvora" esperando a fagulha certa para pegar fogo, ou seja dar problema e trava. Afinal não temos como ter o controle se ela está realmente funcionando ali dentro do motor não é? Acho que vou ficar com a galera do "deixa sem" e acompanhar... Qualquer novidade posto aqui...
E esse nosso RJ como anda? Morei aí por seis anos primeiro em Niterói na praia de Icaraí e depois no Flamengo... tempo bom e saudades dos amigos que ainda estão por aí...
Abraço a todos,
Luciano Cavalcante
Caros, há quase um ano eu troquei a mangueira superior, até comentei em outro post sobre a troca, já se foram uns 15 mil kilometros e até agora tudo perfeito. O que estava acontecendo era que a água estava sumindo, descobri que vazava pela mangueira que já estava bem deteriorada, a do motor Fiat 1500 ficou perfeita, podem usar sem medo, sendo necessária apenas cortar no tamanho exato. Aconselho também atenção com a tampa do radiador, a pressão no sistema é normal e necessária para retardar o ponto de ebulição da água, e a tampa do radiador tem a função de manter esta pressão sob controle, ou seja, problemas na tampa do radiador também pode prejudicar o sistema de arrefecimento. Segue fotos da mangueira nova, a comparação com a velha e como ficou no lugar.
Wellington
Angelo RJ
15/07/2014, 08:15
Caros, há quase um ano eu troquei a mangueira superior, até comentei em outro post sobre a troca, já se foram uns 15 mil kilometros e até agora tudo perfeito. O que estava acontecendo era que a água estava sumindo, descobri que vazava pela mangueira que já estava bem deteriorada, a do motor Fiat 1500 ficou perfeita, podem usar sem medo, sendo necessária apenas cortar no tamanho exato. Aconselho também atenção com a tampa do radiador, a pressão no sistema é normal e necessária para retardar o ponto de ebulição da água, e a tampa do radiador tem a função de manter esta pressão sob controle, ou seja, problemas na tampa do radiador também pode prejudicar o sistema de arrefecimento. Segue fotos da mangueira nova, a comparação com a velha e como ficou no lugar.
Wellington
Voce não trocou a mangueira que fica na parte debaixo do radiador ?? Seria bom troca-la.
Voce disse que colocou a mangueira do Fiat 1500. Que carro é esse ?? Uno ?
abs
Angelo, cheguei a tirar a mangueira inferior para verificar, estava boa ainda, tanto por dentro quanto por fora não haviam sinais de desgaste, como ressecamento ou trincas, como foi dito, ela fica sob uma temperatura bem menor que a superior, agora, esta sim, estava bem ruim, haviam varias trincas internas e ela estava bem inchada. Quanto a peça nova, "motor" Fiat 1500, uno/elba/premio/fiorino, ficou certinho e não custa nem 15 reais.
Wellington
Angelo RJ
15/07/2014, 13:19
Ok, então eu peço na loja uma mangueira para saída superior do radiador para qualquer desses carros, desde que sejam com motor 1500. É isso ?
Não sabia que havia diferença de mangueiras para cada tipo de motor.
Será que a mangueira da parte de baixo do radiador também serve desses carros ??
abs
Angelo, na verdade eu nunca li nada sobre esta mangueira inferior, se alguém já trocou ou teve problemas, acho difícil achar uma para substituir sem ser própria para Tracker/GV, ela fica muito perto da polia do compressor do ar e qualquer desvio pode raspar e bagunçar tudo. Se souber de algo, posta aí.
Wellington
Angelo RJ
17/07/2014, 08:13
Angelo, na verdade eu nunca li nada sobre esta mangueira inferior, se alguém já trocou ou teve problemas, acho difícil achar uma para substituir sem ser própria para Tracker/GV, ela fica muito perto da polia do compressor do ar e qualquer desvio pode raspar e bagunçar tudo. Se souber de algo, posta aí.
Wellington
Ok.
Estou monitorando a água daquele compartimento de plástico ligado ao radiador. Acho que ela está diminuindo muito rápido, não sei se existe outro vazamento ou se no dia que meu carro esquentou o cabeçote foi pro espaço. Aparentemente o carro está normal, pois de manhã (mesmo com muito frio, moro na região serrana do estado) ele pega de primeira, nas acelerações ele responde bem...enfim, parece estar ok. Mas essa água descer tão rápido é qu enão estou gostando.
Wellington, mudando de assunto: seu carro tem pneus 225/70/16. certo ? É esse pneu que iria colocar no meu carro antes de acontecer esse problema todo de aquecimento. Pois bem, o carro ficou um pouco mais alto com esse pneu ? Perdeu estabilidade ?
abs
Ficou mais alto sim, nada absurdo, mais da para sentir a diferença, tanto andando quando se vê o carro parado, na estabilidade e consumo, mesma coisa. Esta é a maior medida que serve sem raspar ou alterar algo suspenção, coisa que eu não queria, pelo menos neste momento, já que meu uso fora do asfalto é leve, tipo estrada rural, acesso a praias mais afastadas, coisa do tipo. Eu achava o pneu anterior, o original, desproporcional, era muito pequeno.
Angelo RJ
18/07/2014, 13:24
Ok....quando puder vou colocar esses pneus.
valeu
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