Ver Versão Completa : Kaiser M606 1964 - Hulk
kaiser64
08/07/2014, 13:09
Boa tarde amigos, estou abrindo este tópico para mostrar para vocês aos poucos a restauração de meu Kaiser M606, não todo original mas também nem todo modificado, meu objetivo é voltado mais para passeios nos finais de semana e talvez alguma trilha leve, ele foi comprado em leilão do exército e ficou 3 anos parado para então começar a restauração, ele foi produzido pela Kaiser nos EUA em 1964 e foi importado pelo exército brasileiro, foi em 1990 para a fabrica da Bernardini aqui no Brasil que realizou a mudança de motorização, retirando o Hurricane 4 cilindros e colocando o GM151 4 cilindros além de algumas alterações na carroceria, o veículo Kaiser M606 difere do Willys CJ3B em alguns aspectos:
* não possuía escritos no capô, tampa traseira e nem na grade dianteira (o meu manteve somente o capô original, a grade e a tampa traseira já foram substituídas).
* feixes de molas com trilhos que para uso militar era muito interessante, pois esses têm uma capacidade de carga maior
* possuía originalmente somente um relógio no painel
* lanternas militares
* farol black out
entre outras mudanças.
seguem fotos de quando foi comprado:
Rubens Linhalis
08/07/2014, 13:14
Legal !
Pelo visto a garagem de casa tem outras maravilhas! rs
kaiser64
08/07/2014, 13:21
Fiz basicamente tudo em casa, chapeação, pintura, acessórios, quase nada terceirizado
Mais fotos durante a recuperação da carroceria:
Aos poucos vou colocando as novas fotos
kaiser64
08/07/2014, 13:23
Legal !
Pelo visto a garagem de casa tem outras maravilhas! rs
tem uma frota kkk, meu já falecido pai começou com esse hobby e os filhos pegaram gosto
Muito bacana a viatura, eu ajudei meu sobrinho na reforma de um m606 1961, tá rodando bem até hoje...
acompanhando por aqui...
[]'s
kaiser64
08/07/2014, 15:21
A tampa traseira foi comprada por 30 reais, já que estava metade podre e a outra metade torta, foi reconstituida rs
kaiser64
08/07/2014, 15:27
A grade foi cortada para instalação da caixa de direção da S-10 e recebeceu por completo uma camada de Wash Prime e uma boa camada de Primer PU
Lauro Paiva
08/07/2014, 16:39
Nessa fotografia em cima a esquerda, mostrando o painel, ela usava chave NATO?
E se usava, vc pretende recoloca-la?
Aguardando pacientemente (nem tanto assim,kkk) mais fotos!!!!!
Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 17:14
Kaiser, parabéns pelo seu jeep.
Sobre os feixes, o original do M606 tem 57mm, mas não recordo dessa cava. Essa cava nao é do feixe de 45mm?
kaiser64
08/07/2014, 22:27
Nessa fotografia em cima a esquerda, mostrando o painel, ela usava chave NATO?
E se usava, vc pretende recoloca-la?
Aguardando pacientemente (nem tanto assim,kkk) mais fotos!!!!!
Então Lauro, essa chave NATO faz parte daquelas peças que "somem" misteriosamente no exército, sobrando somente a sujeira desenhando-a na lata kkkk aos poucos ou colocando mais fotos, essas fotos já são velhas, ele estava andando já e parei para refazer os freios do zero que estavam muito ruins
kaiser64
08/07/2014, 22:29
Kaiser, parabéns pelo seu jeep.
Sobre os feixes, o original do M606 tem 57mm, mas não recordo dessa cava. Essa cava nao é do feixe de 45mm?
têm sim a cava, como se fosse um trilho, tenho somente a foto no celular do feixe de mola, se eu lembrar amanha passo para o not e coloco aqui
Lauro Paiva
08/07/2014, 22:41
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/12122d1114840804-chave-nato-blackoutmainswitchposition_350.jpg Para dar água na boca,kkkkkkk
kaiser64
09/07/2014, 12:09
têm sim a cava, como se fosse um trilho, tenho somente a foto no celular do feixe de mola, se eu lembrar amanha passo para o not e coloco aqui
Seguem fotos dos feixes de mola com "trilhos" ou "cava":
kaiser64
09/07/2014, 12:17
Fotos do quadro de parabrisa, esse estava cheio de podres, tive que refazer algumas soldas, nas regiões onde estava bem ruim foi lixado até chegar na lata e passado um produto especial que "neutraliza" a ferrugem
hercilio.neto
09/07/2014, 13:34
Oba, mais uma boa viatura pra gente acompanhar a reforma, hehe.
Diga para nós os planos para a viatura.
Os pneus serão mesmo os militares?
Que tipo de capota vais usar?
O estepe ficará na lateral?
Usará bancos militares?
Qual será a cor? (verde oliva ou beje militar ficaria ótimo)
Marcelo Oyarzábal
09/07/2014, 13:55
Ok, eram os mesmo que eu imaginava.
Essa configuração veio no jeep civil, porém as pontas dos feixes tem uma leve curva, para não fazer a famosa "casa" e o jeep ficar mais duro.
Um abraço.
kaiser64
09/07/2014, 19:50
Oba, mais uma boa viatura pra gente acompanhar a reforma, hehe.
Diga para nós os planos para a viatura.
Os pneus serão mesmo os militares?
Que tipo de capota vais usar?
O estepe ficará na lateral?
Usará bancos militares?
Qual será a cor? (verde oliva ou beje militar ficaria ótimo)
na verdade ele já está até pintado e estava andando, só parei para arrumar os freios que usei algumas peças usadas e deu problema...
ele é verde Oliva porém pintei brilhante e não fosco, está com pneus 215 na frente e na traseira 245, bancos não sei se que carro são pois peguei usado.. logo posto mais fotos
kaiser64
09/07/2014, 19:52
Ok, eram os mesmo que eu imaginava.
Essa configuração veio no jeep civil, porém as pontas dos feixes tem uma leve curva, para não fazer a famosa "casa" e o jeep ficar mais duro.
Um abraço.
realmente ele é bem duro, pretendo colocar os amortecedores da ranger (turbogas) mas tenho que ver por causa do curso, pois a suspensão vou deixar com feixes originais em spUa
Marcelo Oyarzábal
09/07/2014, 20:32
realmente ele é bem duro, pretendo colocar os amortecedores da ranger (turbogas) mas tenho que ver por causa do curso, pois a suspensão vou deixar com feixes originais em spUa
Creio que só os amortecedores não vão influenciar em praticamente nada, o jeep é muito leve e tem muitos feixes.
Se for tirar algumas lâminas e usar pneus maiores, precisa de uma Ladder Bar, para que não ocorra o "choque" contrário nas molas. No tópico do Javali do Sr. Lauro, tem um vídeo que o Tuna postou. Conversa com o Elmer aqui do forum, parece que as laminas da Toy Bandeirante deixa o jeep mais confortável.
Um abraço.
kaiser64
09/07/2014, 22:58
Creio que só os amortecedores não vão influenciar em praticamente nada, o jeep é muito leve e tem muitos feixes.
Se for tirar algumas lâminas e usar pneus maiores, precisa de uma Ladder Bar, para que não ocorra o "choque" contrário nas molas. No tópico do Javali do Sr. Lauro, tem um vídeo que o Tuna postou. Conversa com o Elmer aqui do forum, parece que as laminas da Toy Bandeirante deixa o jeep mais confortável.
Um abraço.
Já li bastante sobre os feixes da Toy, mas por enquanto vou deixar os originais mesmo, sobre os amortecedores eu já li varias pessoas falando que melhorava consideravelmente o conforto, claro que jeep nunca vai ser confortável igual carro moderno, mas da pra amenizar um pouco, será que não?
Ian Jeep
10/07/2014, 13:09
Já li bastante sobre os feixes da Toy, mas por enquanto vou deixar os originais mesmo, sobre os amortecedores eu já li varias pessoas falando que melhorava consideravelmente o conforto, claro que jeep nunca vai ser confortável igual carro moderno, mas da pra amenizar um pouco, será que não?
Iaew Kaiser, traquilo?
Parabéns pelo jeep e pelo serviço!
Em relação aos amortecedores, concordo com o Marcelo.
Tmb ja li q so a troca por amortecedores de dupla ação, ja fazem uma grande diferença (em relação ao amortecedor original).
Mas os seus feixes de molas devem ser muito mais duros q os "normais" em relação a quantidades de feixes com um agravante dos trilhos. Acredito q na traseira não vá fazer muita diferença.
Abração
kaiser64
10/07/2014, 13:13
Iaew Kaiser, traquilo?
Parabéns pelo jeep e pelo serviço!
Em relação aos amortecedores, concordo com o Marcelo.
Tmb ja li q so a troca por amortecedores de dupla ação, ja fazem uma grande diferença (em relação ao amortecedor original).
Mas os seus feixes de molas devem ser muito mais duros q os "normais" em relação a quantidades de feixes com um agravante dos trilhos. Acredito q na traseira não vá fazer muita diferença.
Abração
Amigo sabe me informar quantos feixes de mola possuía o CJ3B? talvez eu coloque os turbogas somente na frente então, pois se não mudará quase nada seria jogar dinheiro fora, aqui estão vendendo por 160 latinhas cada um
Ian Jeep
10/07/2014, 13:55
Amigo sabe me informar quantos feixes de mola possuía o CJ3B? talvez eu coloque os turbogas somente na frente então, pois se não mudará quase nada seria jogar dinheiro fora, aqui estão vendendo por 160 latinhas cada um
No site da cj3b tem as seguintes informações.
CJ3B
"Springs: Semi-elliptical leaf type. Front: 36 1/4 in. x 1 3/4 in., 10 leaves, Rate 260 lb./in. Rear: 42 in. x 1 3/4 in., 9 leaves, Rate 190 lb./in. (Optional 11-leaf Heavy-Duty, Spring Rate: 225 lb./in.), (10 leaves, Rate 400 lb./in. on some M606 models)."
M606
"Springs - Semi-elliptical leaf type.
Front: 36 1/4 in. x 1 3/4 in., 10 leaves, Rate 260 lb./in.
Rear: 42 in. x 1 3/4 in., 10 leaves, Spring Rate 400 lb./in."
cj3b 10 feixes na dianteira e 9 traseira.
Já já alguém aparece pra confirmar ou me corrigir .
Abraços
Marcelo Oyarzábal
10/07/2014, 14:11
Já li bastante sobre os feixes da Toy, mas por enquanto vou deixar os originais mesmo, sobre os amortecedores eu já li varias pessoas falando que melhorava consideravelmente o conforto, claro que jeep nunca vai ser confortável igual carro moderno, mas da pra amenizar um pouco, será que não?
Kaiser, sem querer te desanimar, mas nao adianta trocar amortecedores, ja insisti muito em suspensao de jeep willys (O meu tinha os feixes igual aos seus, com a cava) e nao adianta, o jeep é muito leve e nao terá quase resultado. Sobre os amortecedores a gás, é muito bom, mas se um dia fizer lift ja era, nao terá utilidade e vai ser meio complicado pra vender, por que pouca gente usa a suspensao original. Te recomendo instalar o Kit da Band ou retirar algumas laminas se nao for usar em trilha pesada, a penultima mola é a que tem mais açao, voce pode deixar ela reta e colocar um topador em cada ponta, em caso de peso o jeep senta nessa penultima mola e nao tera problema com quebras. Posso te mandar fotos depois. Melhora um pouco.
Abraço.
kaiser64
10/07/2014, 17:00
Kaiser, sem querer te desanimar, mas nao adianta trocar amortecedores, ja insisti muito em suspensao de jeep willys (O meu tinha os feixes igual aos seus, com a cava) e nao adianta, o jeep é muito leve e nao terá quase resultado. Sobre os amortecedores a gás, é muito bom, mas se um dia fizer lift ja era, nao terá utilidade e vai ser meio complicado pra vender, por que pouca gente usa a suspensao original. Te recomendo instalar o Kit da Band ou retirar algumas laminas se nao for usar em trilha pesada, a penultima mola é a que tem mais açao, voce pode deixar ela reta e colocar um topador em cada ponta, em caso de peso o jeep senta nessa penultima mola e nao tera problema com quebras. Posso te mandar fotos depois. Melhora um pouco.
Abraço.
Marcelo entendi... se puder passar as fotos eu agradeço
kaiser64
10/07/2014, 17:09
No site da cj3b tem as seguintes informações.
CJ3B
"Springs: Semi-elliptical leaf type. Front: 36 1/4 in. x 1 3/4 in., 10 leaves, Rate 260 lb./in. Rear: 42 in. x 1 3/4 in., 9 leaves, Rate 190 lb./in. (Optional 11-leaf Heavy-Duty, Spring Rate: 225 lb./in.), (10 leaves, Rate 400 lb./in. on some M606 models)."
M606
"Springs - Semi-elliptical leaf type.
Front: 36 1/4 in. x 1 3/4 in., 10 leaves, Rate 260 lb./in.
Rear: 42 in. x 1 3/4 in., 10 leaves, Spring Rate 400 lb./in."
cj3b 10 feixes na dianteira e 9 traseira.
Já já alguém aparece pra confirmar ou me corrigir .
Abraços
(10 leaves, Rate 400 lb./in. on some M606 models)
se entendi certo então realmente na traseira o meu está certo, com 10 feixes e com maior capacidade de carga total então.
kaiser64
12/07/2014, 08:47
Amigos sabem me dizer se aqueles coletores de escapamento do opala 4cc dimensionados servem perfeitamente para o jeep ? Oou tem que cortar e soldar por causa do painel corta fogo ?
Marcelo Oyarzábal
12/07/2014, 11:43
Amigos sabem me dizer se aqueles coletores de escapamento do opala 4cc dimensionados servem perfeitamente para o jeep ? Oou tem que cortar e soldar por causa do painel corta fogo ?
Serve, o que eu vi com dimensionado tinha um calço antes da junta para nao pegar no corta fogo.
Obs: Se for o 4x2 parece espingarda, o 4cc fica bonito com cano reto de 2,5 pol. Tive um 4x2 no meu Opala, andei um dia só e arranquei.
Um abraço.
Assinando o tópico, bela viatura.
[]s
kaiser64
16/07/2014, 13:18
Seguem fotos depois de pintado e já com as novas lanternas traseiras e com os novos calços de carroceiria com 2" (coxim do motor do opala)
kaiser64
16/07/2014, 13:42
Eu havia montado o freio dianteiro sem abrir as pinças para limpar e com cilindro mestre da f-1000 usado e o freio não ficou nada bom, o caro praticamente ficou totalmente sem freio, então já que ia melhorar o freio decidi realizar uma mudança em todo ele, troquei os reparos das minhas pinças do opala antigo que estavam na frente, aproveitei o par de discos e o hidrovácuo, do resto foi tudo novo:
Quem toca o sistema é um cilindro mestre da f-1000 até 92 novo original da bosch
na dianteira ficou disco ventilado da F-1000 com pinças do opala moderno trabalhadas ( alargadas para caber o disco ventilado), e na traseira ficou pinças do opala antigo com discos sólidos da F-1000 (estes eu já possuía), a tubulação de freio estava muito ruim mesmo, parte de ferro, parte de cobre, varios amaçados e até emenda nos canos tinha, então comprei uma tubulação da kombi, a maior que eu achei tinha cerca de 3 metros, e alguns dos conectores de latão estavam bons, outros comprei novos, comprei um flangeador de 40 reais (usado por instaladores de ar condicionado normalmente) na embalagem falava apenas para flangear alumínio e cobre, mas consegui flangear os tubos de ferro sem problemas, seguem fotos da empreitada e detalhe no freio de cardan, assim as pinças sem freio de mão não me fizeram falta
kaiser64
16/07/2014, 13:46
Seguem mais fotos da empreitada
Kaiser64, eu uso essa combinação de discos ventilados de f-1000 com pinças de opala desde 2007, no meu jeep e desde 2006 no jeep do meu sobrinho que é um kaiser m606 tb (1961), só que usamos quatro discos e pinças iguais no kaiser com válvula equalizadora para a traseira, e no meu c-5 com pastilhas desbastdas, freia muito.
[]'s
kaiser64
16/07/2014, 20:47
Kaiser64, eu uso essa combinação de discos ventilados de f-1000 com pinças de opala desde 2007, no meu jeep e desde 2006 no jeep do meu sobrinho que é um kaiser m606 tb (1961), só que usamos quatro discos e pinças iguais no kaiser com válvula equalizadora para a traseira, e no meu c-5 com pastilhas desbastdas, freia muito.
[]'s
Sim amigo, ainda faltaram alguns ajustes, uma conexão estava vazando um pouquinho, eu reapertei e agora estrou acompanhando, mas comparado com o que estava ( ou melhor o que não dava de chamar de freio rsrs) freia muito, mas muito mais, mas acredito que o freio irá melhorar ainda mais, pois os discos dianteiros são novos e todas as pastilhas tambem, então até "assentar" bem o conjunto de pastilhas/discos não fica com todo o potencial do freio, vai alguns quilometros para ficar perfeito.
eliasFerreira
16/07/2014, 20:56
Como é este desbaste nas pastilhas, tuna?
Elias, eu tiro um centimento de largura em cada pastilha traseira, para diminuir a área de contato, pois os discos e pinças são iguais na frente e atrás, e eu gostei mais assim do que com válvulas equalizadoras, imagine a pastilha em pé aí tiro (desbasto no esmeril) um centimetro na transversal (não sei se deu pra entender) fica perfeito para o equilibrio e peso do meu jeep ( e, sim, as pastilhas traseiras gastam mais rápido) mas a 25 conto o par, eu deiso sempre uns dois jogos prontos hehehe...
[]'s
eliasFerreira
17/07/2014, 09:52
Elias, eu tiro um centimento de largura em cada pastilha traseira, para diminuir a área de contato, pois os discos e pinças são iguais na frente e atrás, e eu gostei mais assim do que com válvulas equalizadoras, imagine a pastilha em pé aí tiro (desbasto no esmeril) um centimetro na transversal (não sei se deu pra entender) fica perfeito para o equilibrio e peso do meu jeep ( e, sim, as pastilhas traseiras gastam mais rápido) mas a 25 conto o par, eu deiso sempre uns dois jogos prontos hehehe...
[]'s
Entendi, Tuna.
Idéia bem prática e funcional.
Valeu.
Abraço.
M606-PRB
22/10/2016, 09:41
Ola tudo bem ?
Estou restaurando um m606, porem me deparei com algumas molas quebradas. Voce sabe onde posso conseguir originais já que no meu projeto que o máximo de originalidade.
Obrigado.
Seguem fotos dos feixes de mola com "trilhos" ou "cava":
Rodrigo Baratti
23/10/2016, 06:49
Ola tudo bem ?
Estou restaurando um m606, porem me deparei com algumas molas quebradas. Voce sabe onde posso conseguir originais já que no meu projeto que o máximo de originalidade.
Obrigado.
Molas FF
Agromotor
Jipebras
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