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Ver Versão Completa : Depois de pensar muito - Comprei um Ford Willys 1980.



H.Martins
05/07/2014, 22:34
Boa noite companheiros,

Alguns devem se lembrar da minha primeira participação no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/139596-duvidas-de-um-neofito-em-jeepologia-willysiana-ajuda.html

Pois bem...

Depois de muito pensar, pesquisar, me informar, e processar inúmeras informações; acabei comprando um Ford Willys 1980, aquele mesmo apresentado aos senhores anteriormente.

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Aos poucos vou adicionando mais fotos do Jeep. E é claro, inúmeras são as dúvidas agora com o Jeep em mãos! Conto com a colaboração dos companheiros foristas!
Disponível para críticas, sugestões, perguntas, ofensas.... etc.

Um abraço a todos.

vitor7125
05/07/2014, 22:39
Oi,Martins muito bonito seu jeep,sou novo aqui no fórum,vendi o meu jeep 1962 hoje de manhã.
Quanto km/l o seu esta fazendo?

sikart
05/07/2014, 22:44
Boa Noite,

Parabens pelo jeep. Abraços

H.Martins
05/07/2014, 22:49
Boa Noite Vitor.

Então, ainda não fiz a medição de consumo. Na verdade me faltou coragem para tal. Uma ''preocupação'' que vou deixar para depois, assim que acertar alguns detalhes que ainda lhe faltam. Conforme os relatos do antigo proprietário que apresentou o Jeep, o consumo médio era de 3km/litro. O motor depois de feito rodou apenas 500 km. Os mais experientes no fórum estavam debatendo sobre isso, pois como pode ver, criei um tópico exclusivo para questionar sobre o consumo desse motor, além de sua origem.

Abraços!

H.Martins
06/07/2014, 00:38
Algumas fotos da suspensão dianteira:

469343469344469345

Os jogos de amortecedores Heckethorn 90000 não sei se são a gás ou convencionais (direito/esquerdo e de direção) estão um tanto cansados, os ''molejos/molas'' estão em contato com os pinos que os deixam fixos (buchas e borrachas gastas), produzindo ruídos metálicos e uma incômoda trepidação da suspensão e impactos na carroceria - Obs: As vezes a impressão que dá, é de que os impactos são transferidos diretamente na lataria; E isso, rodando à velocidades moderadas em terrenos mais acidentados Terra/Asfalto - É possível ver as marcas no amortecedor de direção, onde uma barra parece ''raspar'' - com o mesmo. A caixa de direção é a do Maverick. Uso Pneus 33'' - Para ''patas'' um tanto exageradas, é necessário algum tipo de reforço na suspensão e diferenciais?. O Câmbio é original de 4 marchas. Embreagem hidráulica, e freios à disco nas 4 rodas. Não entendo a terminologia mecânica para melhor explicação das peças, sua instalação e reação do conjunto. Peço a compreensão dos amigos, e aguardo a opinião de todos para encontrar uma solução para tais problemas.

Stadler.'.
06/07/2014, 08:00
Parabéns pela nova aquisição, muito bonito seu Jeep.

Jacimar
06/07/2014, 08:13
Parabéns pela nova aquisição, muito bonito seu Jeep.


:curtir: X 2

H.Martins
06/07/2014, 10:40
Standler e Jacimar, muito obrigado! Agora é ir acertando os detalhes com paciência e dedicação, é necessário ''polir as arestas'' em algumas coisas.

Abraços!

Rodrigo Baratti
06/07/2014, 12:03
Fala Martins,

Bem vindo ao mundo dos jeeps.

O seu jeep aparentemente está muito legal. Um bom guincho, lata inteira, mecanica basica e bem balanceada, a eletrica parece estar, bons bancos, milha, Sto Antonio, galão,...com tudo que vc precisa para iniciar essa nova etapa na sua vida! rsss...
Se puder te dar uma dia, a unica seria mantenha-o do jeito que está, ande bastante, curta um monte e aos poucos vá conhecendo a viatura e as melhorias que vc pode fazer.

Se as molas e amortecedores estiverem realmente cansados, vc precisará arquea-los ou troca-las, procure um bom posto de molas na sua cidade.
Já a direção, ela é hidraulica? Se for pode mante-la, se for mecânica e estiver muito pesada, mais pra frente vc pode pensar em trocar por uma de opala, omega ou S10.

Enfim, antes de se aventurar com a mecânica e mexanicos, curta o jeep!!

[]'s e bom passeio

H.Martins
06/07/2014, 14:23
Fala Martins,

Bem vindo ao mundo dos jeeps.

O seu jeep aparentemente está muito legal. Um bom guincho, lata inteira, mecanica basica e bem balanceada, a eletrica parece estar, bons bancos, milha, Sto Antonio, galão,...com tudo que vc precisa para iniciar essa nova etapa na sua vida! rsss...
Se puder te dar uma dia, a unica seria mantenha-o do jeito que está, ande bastante, curta um monte e aos poucos vá conhecendo a viatura e as melhorias que vc pode fazer.

Se as molas e amortecedores estiverem realmente cansados, vc precisará arquea-los ou troca-las, procure um bom posto de molas na sua cidade.
Já a direção, ela é hidraulica? Se for pode mante-la, se for mecânica e estiver muito pesada, mais pra frente vc pode pensar em trocar por uma de opala, omega ou S10.

Enfim, antes de se aventurar com a mecânica e mexanicos, curta o jeep!!

[]'s e bom passeio

Fala Rodrigo!

Muito obrigado pelas boas vindas! Como novato entrando a uma nova tribo, inúmeras coisas passam pela cabeça. Aquela do ''será que fiz um bom negócio?'' felizmente foi superada, e hoje sinto-me feliz com a aquisição.

Sobre a viatura, eu a levei para um especialista em molas, por indicação de um mecânico confiável. Ao examiná-las, fez questão de tranquilizar, dizendo que para melhorar a questão do balanço, ruídos e trepidação constante, basta adicionar um jogo de buchas novas, pois as atuais já estão cansadas. Elogiou o estado das molas por serem originais e em ótimo estado. Acho que pelas fotos, conseguirá observar algo que confirme tal opinião. Existe alguma bucha de melhor qualidade e resistência indicada para o Jeep, algo de maior absorção, resistência e flexibilidade? Se possível, poderia em indicar alguns modelos?
A direção é mecânica, herdada do Maverick - Ela me agrada, sempre levando em conta as características do Jeep, não esperar maciez, conforto etc. Por usar pneus 33'' , ela tornou-se um pouco mais pesada. É necessário fazer algum reforço nos diferenciais, terminais, pivôs, rolamentos etc, para rodar com ''Patas grandes''? obs: O Jeep possui alargadores nas rodas, além dos freios a disco nas 4.

Como pode observar, a coluna de direção não está na posição original. posicionada no painel, e não abaixo dele. Isso trás alguma diferença significativa? Tenho visto isso em vários Jeep, e me pergunto se tal alteração gera impressões diferentes no rodar.
Sobre os amortecedores, têm algum que me aconselharia? Cofap, Monroe, de dupla ação, convencionais etc.

Espero não estar dizendo asneiras, e ''pitécnicos'' vergonhosos..

Obrigado!

Rodrigo Baratti
06/07/2014, 15:19
Fala Rodrigo!

Muito obrigado pelas boas vindas! Como novato entrando a uma nova tribo, inúmeras coisas passam pela cabeça. Aquela do ''será que fiz um bom negócio?'' felizmente foi superada, e hoje sinto-me feliz com a aquisição.

Sobre a viatura, eu a levei para um especialista em molas, por indicação de um mecânico confiável. Ao examiná-las, fez questão de tranquilizar, dizendo que para melhorar a questão do balanço, ruídos e trepidação constante, basta adicionar um jogo de buchas novas, pois as atuais já estão cansadas. Elogiou o estado das molas por serem originais e em ótimo estado. Acho que pelas fotos, conseguirá observar algo que confirme tal opinião. Existe alguma bucha de melhor qualidade e resistência indicada para o Jeep, algo de maior absorção, resistência e flexibilidade? Se possível, poderia em indicar alguns modelos?
A direção é mecânica, herdada do Maverick - Ela me agrada, sempre levando em conta as características do Jeep, não esperar maciez, conforto etc. Por usar pneus 33'' , ela tornou-se um pouco mais pesada. É necessário fazer algum reforço nos diferenciais, terminais, pivôs, rolamentos etc, para rodar com ''Patas grandes''? obs: O Jeep possui alargadores nas rodas, além dos freios a disco nas 4.

Como pode observar, a coluna de direção não está na posição original. posicionada no painel, e não abaixo dele. Isso trás alguma diferença significativa? Tenho visto isso em vários Jeep, e me pergunto se tal alteração gera impressões diferentes no rodar.
Sobre os amortecedores, têm algum que me aconselharia? Cofap, Monroe, de dupla ação, convencionais etc.

Espero não estar dizendo asneiras, e ''pitécnicos'' vergonhosos..

Obrigado!

Vc pode usar buchas de PU ao invés de metal a durabilidade é menor, mas o preço tb, a maciez é maior e não exige a lubrificação constante.
Desgastou, coloca outro jogo vc mesmo na garagem e manda ver. Qualquer loja especializada em 4x4 vc encontra.

Qto a direção pesada, vc se acostuma a manobrar sempre com algum movimento, o esforço no conjunto não se altera apenas trocando a caixa, nesse caso o unico jeito de reduzir o esforço é reduzindo a largura dos pneus, o que não é o caso.
Já a coluna vai do gosto do fregues, se a posição pra vc dirigir estiver boa, não tem pq mexer.

O jeep parece estar bem legal, coloca ele numa trilha e manda ver.
Já testou o guincho? Teste-o antes de atolar.

Como te disse aproveita o jeep como está, troque apenas as buchas....a diferença será brutal.
Tem uma galera da sua região aqui no forum, troque uma ideia sobre os trilhas.

[]'s

H.Martins
06/07/2014, 17:24
Vc pode usar buchas de PU ao invés de metal a durabilidade é menor, mas o preço tb, a maciez é maior e não exige a lubrificação constante.
Desgastou, coloca outro jogo vc mesmo na garagem e manda ver. Qualquer loja especializada em 4x4 vc encontra.

Qto a direção pesada, vc se acostuma a manobrar sempre com algum movimento, o esforço no conjunto não se altera apenas trocando a caixa, nesse caso o unico jeito de reduzir o esforço é reduzindo a largura dos pneus, o que não é o caso.
Já a coluna vai do gosto do fregues, se a posição pra vc dirigir estiver boa, não tem pq mexer.

O jeep parece estar bem legal, coloca ele numa trilha e manda ver.
Já testou o guincho? Teste-o antes de atolar.

Como te disse aproveita o jeep como está, troque apenas as buchas....a diferença será brutal.
Tem uma galera da sua região aqui no forum, troque uma ideia sobre os trilhas.

[]'s

Valeu pelas dicas Rodrigo! A princípio vou mantê-lo tal como está, aos poucos vou efetuando às mudanças se necessário. O Jeep está muito bom mesmo. Sobre colocá-lo na trilha... Tá aí uma coisa que estou pensando ainda.. rs (Acho que por ser novato, fico na dúvida). Meus planos são para deixá-lo apto para uso urbano + Trilhas leves; caso encontrar um ponto de equilíbrio entre usos distintos é claro. Uso o Jeep diariamente! para ir ao trabalho, e à chácara nos fins de semana. Deslocamentos curtos que não exigem tanto do conjunto. Mas caso um dia à vontade de ''rolar no barro'' seja incontrolável, tenho algo apto para brincar. Me pergunto se é possível conseguir tal feito.

Abraços

Troller-a-vista
06/07/2014, 18:30
lindasso o jeep, mais que alguns trollers! gostei.

Vale passar um bate pedra no assoalho, interno e externamente, vai ficar ótimo e ja te livra de ferrugem e ajuda na limpeza!

Pense em alterar o sto antonio! Particularmente acho uma temeridade sto antonio aparafusado, eu cortaria a lata, esticaria o sto antonio e soldava ele no chassi, na impossibilidade disso, colocaria duas placas fazendo um sanduiche com a lata nos pontos de fixacao, preferencialmente soldado e comecava a rezar (sempre!)

de resto, bem, daqio 150 paginas vc vai ver q nunca tera fim nem unanimidade, entao, curte ai!

PS: estou soh imaginando esse jeep com um s4tplus delicia total!

H.Martins
06/07/2014, 19:26
lindasso o jeep, mais que alguns trollers! gostei.

Vale passar um bate pedra no assoalho, interno e externamente, vai ficar ótimo e ja te livra de ferrugem e ajuda na limpeza!

Pense em alterar o sto antonio! Particularmente acho uma temeridade sto antonio aparafusado, eu cortaria a lata, esticaria o sto antonio e soldava ele no chassi, na impossibilidade disso, colocaria duas placas fazendo um sanduiche com a lata nos pontos de fixacao, preferencialmente soldado e comecava a rezar (sempre!)

de resto, bem, daqio 150 paginas vc vai ver q nunca tera fim nem unanimidade, entao, curte ai!

PS: estou soh imaginando esse jeep com um s4tplus delicia total!

Troller-a-vista

Obrigado pelos elogios e dicas.

O Bate pedra já está em minha lista de prioridades à curto prazo!
O Santo Antônio vai ser revisto, estudando um meio para melhor fixá-lo.

Valeu!

calhiandro
07/07/2014, 08:43
Parabéns, jeepão bonito, muito linda a viatura. A propósito já que esse jeep é 1980, o motor dele é o 3000 do maverick?

Grande abraço

H.Martins
07/07/2014, 09:47
Parabéns, jeepão bonito, muito linda a viatura. A propósito já que esse jeep é 1980, o motor dele é o 3000 do maverick?

Grande abraço

Olá amigo! Em 1980, os motores já foram modificados para os 4 cilindros OHC

Alguns foristas mais experientes comentavam que poderia se tratar de um motor adaptado. Combinando partes do BF161 com o Willys 3000.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/139596-duvidas-de-um-neofito-em-jeepologia-willysiana-ajuda.html

Abraço

kaiser64
07/07/2014, 15:26
Cara parabéns pelo Jeep, realmente está muito inteiro e completo de acessórios, o meu estava totalmente acabado quando comecei a restauração, deu sorte de achar um jeep bonito assim à venda.

Rodrigo Baratti
07/07/2014, 21:07
Valeu pelas dicas Rodrigo! A princípio vou mantê-lo tal como está, aos poucos vou efetuando às mudanças se necessário. O Jeep está muito bom mesmo. Sobre colocá-lo na trilha... Tá aí uma coisa que estou pensando ainda.. rs (Acho que por ser novato, fico na dúvida). Meus planos são para deixá-lo apto para uso urbano + Trilhas leves; caso encontrar um ponto de equilíbrio entre usos distintos é claro. Uso o Jeep diariamente! para ir ao trabalho, e à chácara nos fins de semana. Deslocamentos curtos que não exigem tanto do conjunto. Mas caso um dia à vontade de ''rolar no barro'' seja incontrolável, tenho algo apto para brincar. Me pergunto se é possível conseguir tal feito.

Abraços

Faz uma trilha assim como está e depois me fala! Kkkkk

[]'s

H.Martins
07/07/2014, 21:34
Faz uma trilha assim como está e depois me fala! Kkkkk

[]'s

Fala Rodrigo!

Se eu fizer trilha será um ''caminho sem volta''! Aí estarei buscando mudanças na viatura. SPOA, Eixos da Rural (Que por sinal, me foram oferecidas por um mecânico responsável por está trocar as buchas do Jipão...), Molas da Toyota, Eixos Flutuantes ensimec, um conjunto High steer.. ( Oque acham? rsrs..)

E por falar nisso, andei lendo umas postagens sobre isso, e achei algumas configurações muito interessantes para um possível projeto. Como havia dito; caso encontre um ''ponto de equilíbrio'' entre o uso diário e as possíveis trilhas (Leves é claro)... rsrsrs
Aproveitando dos vastos conhecimentos dos veteranos presentes; eu gostaria de receber dicas importantes para quem têm em mente um projeto nos moldes daquilo que expus aqui.

Abraços

tuna
07/07/2014, 21:59
Cara, parabéns pela viatura, tá muito bacana mesmo, eeu acho que até willys original vai muito bem para trilhas leves comece com alguns passeios e trilhas leves ou até brincadeira, perto de casa para ir "sentindo" a viatura, garanto que vai se surpreender com o que sua máquina é capaz, acompanho o Rodrigo, vá brincar um pouco depois pense em adaptações e melhorias...
vai se surpreender...:concordo:

[]'s

tuna
07/07/2014, 22:07
Ah, o motor me parece um bf 184... mas posso estar enganado...

[]'s

H.Martins
07/07/2014, 22:34
Cara, parabéns pela viatura, tá muito bacana mesmo, eeu acho que até willys original vai muito bem para trilhas leves comece com alguns passeios e trilhas leves ou até brincadeira, perto de casa para ir "sentindo" a viatura, garanto que vai se surpreender com o que sua máquina é capaz, acompanho o Rodrigo, vá brincar um pouco depois pense em adaptações e melhorias...
vai se surpreender...:concordo:

Boa noite Tuna!

Seguindo os conselhos dos veteranos, gradualmente, vou galgando estágios e descobrindo as potencialidades da viatura. Para já, estou verificando e otimizando a segurança. Revendo os freios (Exemplo: as pastilhas e pinças na dianteira, são da Kombi. Já os traseiros são do kadett GSI) substituindo as buchas gastas, revisando as molas.. Os amortecedores, como pode ver nas fotos, estão cansados, comprometendo um pouco a estabilidade (estou vendo algumas opções para substitui-los; Tenho lido muito sobre os Amortecedores da Ranger 97...) terminais de direção, pivôs... etc etc..

Para pequenas alterações visando a segurança e dirigibilidade inicialmente, dentro das peças existentes no mercado, o que me aconselharia?

Quanto a motorização, se eu não estiver enganado - Não era essa linha que equipava os antigos Aero-Willys?

Rodrigo Baratti
08/07/2014, 20:39
Fala Rodrigo!

Se eu fizer trilha será um ''caminho sem volta''! Aí estarei buscando mudanças na viatura. SPOA, Eixos da Rural (Que por sinal, me foram oferecidas por um mecânico responsável por está trocar as buchas do Jipão...), Molas da Toyota, Eixos Flutuantes ensimec, um conjunto High steer.. ( Oque acham? rsrs..)

E por falar nisso, andei lendo umas postagens sobre isso, e achei algumas configurações muito interessantes para um possível projeto. Como havia dito; caso encontre um ''ponto de equilíbrio'' entre o uso diário e as possíveis trilhas (Leves é claro)... rsrsrs
Aproveitando dos vastos conhecimentos dos veteranos presentes; eu gostaria de receber dicas importantes para quem têm em mente um projeto nos moldes daquilo que expus aqui.

Abraços

Não precisa de nada disso pra se divertir um bocado.
Ja fiz trilha com o Fernandão 6 volts e me diverti um monte.

H.Martins
08/07/2014, 23:21
Uma coisa que andei pensando... Pneus de dimensões maiores, tal como os 33'' que venho usando, pode acarretar problemas nos sistema de direção pivôs, terminais e rolamentos; além da transmissão - Sobrecarregando o sistema mesmo quando usado apenas em trilhas leves e uso urbano? É necessário algum tipo de reforço?

Obs: Observando os feixe de molas, vi uma diferença: Na dianteira existem 11 feixes enquanto na traseira são 10. Originalmente estão exatos?
Olhando a traseira, percebo que o lado direito do Jipe está mais baixo; O que ocasiona tal diferença na altura? Espero não estar dizendo asneiras.. rs Valeu!

maciel_diego
09/07/2014, 11:26
Lindo Jeep... Parabéns!

vavarusso
09/07/2014, 18:05
Parabéns pela boa aquisição e boa sorte com ele.

H.Martins
09/07/2014, 21:41
Parabéns pela boa aquisição e boa sorte com ele.

Que venham as alegrias, dúvidas, dores de cabeça, ciúmes, relacionamentos abalados... rs

H.Martins
10/07/2014, 11:08
Senhores,

Ao andar com o jipe hoje bem cedo, notei algumas reações um tanto preocupantes:

Instabilidade direcional: Uma folga de direção na que culmina em desvios de trajetória indesejáveis nas frenagens. Reação esta presente apenas em descidas, frenagens mais bruscas, ou em terrenos mais irregulares. É possível ouvir um ruído proveniente da direção ao esterçar as rodas, seguido de pequenos estalos. Como se algo estivesse raspando junto a caixa de rodas, ou assoalho.

Como pneus largos (33'') alargadores de roda, um sistema de direção mecânica herdada do Maverick - auxiliada por 1 amortecedor Heckethorn 90000; percebo que algo precisa ser feito.
obs: se observarem bem nas fotos que abrem a postagem, terão uma ideia claro do que digo.

Na necessidade de revisar o sistema de direção, e consequentemente, à substituição do sistema; qual seria a melhor alternativa atualmente? Algum conjunto mais eficaz e durável, uma adaptação eficiente e de baixo custo.

Terminais do MB-608? Coluna da Rural ou Toyota Bandeirantes? Pivôs e terminais da F-1000?, Chevrolet D20? barras de direção/terminais reforçados fornecidos pela Ensimec além do High Steer? Busco uma adaptação forte e confiável para maior segurança.

Aos entendidos, o meu voto de confiança e um pedido de ajuda!!!

POPEYE MIT
10/07/2014, 11:20
Senhores,

Ao andar com o jipe hoje bem cedo, notei algumas reações um tanto preocupantes:

" É possível ouvir um ruído proveniente da direção ao esterçar as rodas, seguido de pequenos estalos. Como se algo estivesse raspando junto a caixa de rodas, ou assoalho."

Se for freio a disco, dá uma revisada nas pastilhas. Minha L200 deu isto esta semana e não deu outra. Pensei até em homocinetica lenhada. Troquei e sumiu tudo

tuna
10/07/2014, 12:13
Pode ser pneu pegando nos feixes de mola

[]'s

Ian Jeep
10/07/2014, 13:27
Senhores,

Na necessidade de revisar o sistema de direção, e consequentemente, à substituição do sistema; qual seria a melhor alternativa atualmente? Algum conjunto mais eficaz e durável, uma adaptação eficiente e de baixo custo.

Terminais do MB-608? Coluna da Rural ou Toyota Bandeirantes? Pivôs e terminais da F-1000?, Chevrolet D20? barras de direção/terminais reforçados fornecidos pela Ensimec além do High Steer? Busco uma adaptação forte e confiável para maior segurança.

Aos entendidos, o meu voto de confiança e um pedido de ajuda!!!

Bonito jeep, Parabens.

Os estalos pode ser algo pegando nos feixes. Mas pelas fotos da pra ver q o amortecedor de direção está amassado, isso pode esta provocando algumas irregularidades na dirigibilidade, pode ser q ele esteja raspando em algo tmb.

Da uma revisado nos freios e no terminais de direção e barra de direção.
Modificações nesse sistema não é tão simples, pois o munhão original do jeep não aceita terminais mais reforçados e duráveis com tanta facilidade. terminais do 608 são enormes esses precisam de adaptações mais elaboradas.

High Steer só pra quem tem SPOA. Com a suspa original não da pq não tem espaço e o HS vai bater no chassis.

Vc pode colocar uma barra mais reforçada e terminais novos pode ser até os originais da NAKATA, ou dar uma pesquisada no mercado qual terminal alternativo q possa substituir e vê qual se aproxima mais das medidas do original.
Tmb penso em trocar meus terminais e estou nesse dilema.

Abraços

H.Martins
11/07/2014, 09:22
Se for freio a disco, dá uma revisada nas pastilhas. Minha L200 deu isto esta semana e não deu outra. Pensei até em homocinetica lenhada. Troquei e sumiu tudo

POPEYE MIT

Os freios (discos/pastilhas) possuem apenas 6 meses de vida (Freio a disco nas 4 rodas, do Kadett ) Independente do período e tempo de uso, já estou providenciando uma revisão mais detalhada. Pensei também nos amortecedores, principalmente o da direção..

Vi aqui no fórum, rasgados elogios aos amortecedores da Ranger 97/98 Cofap de dupla ação. Melhor ''custo/benefício''? O mesmo pode ser instalado na direção? ou existe algum kit específico?

H.Martins
11/07/2014, 09:25
Pode ser pneu pegando nos feixes de mola

[]'s

Fala Tuna!

Caso o problema seja esse, qua providência teria que tomar? Revisar as molas, trocá-las? Lembrando que o Jipe usa espaçadores nas rodas... quanto à eles, é verdade que diminuem a vida útil dos rolamentos?

H.Martins
11/07/2014, 09:36
Bonito jeep, Parabens.

Os estalos pode ser algo pegando nos feixes. Mas pelas fotos da pra ver q o amortecedor de direção está amassado, isso pode esta provocando algumas irregularidades na dirigibilidade, pode ser q ele esteja raspando em algo tmb.

Da uma revisado nos freios e no terminais de direção e barra de direção.
Modificações nesse sistema não é tão simples, pois o munhão original do jeep não aceita terminais mais reforçados e duráveis com tanta facilidade. terminais do 608 são enormes esses precisam de adaptações mais elaboradas.

High Steer só pra quem tem SPOA. Com a suspa original não da pq não tem espaço e o HS vai bater no chassis.

Vc pode colocar uma barra mais reforçada e terminais novos pode ser até os originais da NAKATA, ou dar uma pesquisada no mercado qual terminal alternativo q possa substituir e vê qual se aproxima mais das medidas do original.
Tmb penso em trocar meus terminais e estou nesse dilema.

Abraços

Ian Jeep

Hoje ao andar com ele novamente e realizando um esterçamento total, pude notar os ruídos novamente, seguido de um pequeno estalo; até aí ''tudo bem''!. O problema maior foi sentir uma vibração vinda assoalho de baixo dos meus pés, como se a lata fosse ceder!

Sobre amortecedores de direção, existe alguma adaptação já conhecida, e que eliminaria os ''encontrões'' entre o amortecedor e a barra?

Vi este kit à venda:
Super Break Disk - Produtos (http://www.superbreakdisk.com.br/produtosamortecedor.html)
Alguém já usou? Sua instalação é simples? É necessário modificar algo?

Sobre os terminais e barras de maior resistência; poderiam me informar sobre algum modelo em especial?

Ian Jeep
11/07/2014, 13:52
Ian Jeep

Hoje ao andar com ele novamente e realizando um esterçamento total, pude notar os ruídos novamente, seguido de um pequeno estalo; até aí ''tudo bem''!. O problema maior foi sentir uma vibração vinda assoalho de baixo dos meus pés, como se a lata fosse ceder!

Sobre amortecedores de direção, existe alguma adaptação já conhecida, e que eliminaria os ''encontrões'' entre o amortecedor e a barra?

Vi este kit à venda:
Super Break Disk - Produtos (http://www.superbreakdisk.com.br/produtosamortecedor.html)
Alguém já usou? Sua instalação é simples? É necessário modificar algo?

Sobre os terminais e barras de maior resistência; poderiam me informar sobre algum modelo em especial?

O meu jeep tmb da esses estalos, estou com o mesmo problema q vc. tmb estou em busca de um kit de amortecedor de direção, barras e terminais melhores.

Esse kit ao me ver é o mais simples, funcional e mais barato q eu conheço, porem já entrei em contato pelo site, e-mail e telefone e nunca tive retorno :x caso vc consiga me avisa.
Tem esse aki tbm
AMORTECEDOR RANCHO DE DIREÇÃO (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=84530&produto=AMORTECEDOR+RANCHO+DE+DIRE%C7%C3O)

Amortecedor tem q ser de direção mesmo!

Agora essas vibrações ai não sei, pode ser calço da carroceria, ou alguma coisa tocando na lata.

Tem muita coisa aki no fórum q pode lhe auxiliar.
Uma maneira rápida de e pesquisar é digitando exatamente assim no google
470288


por ultimo o assunto q quer pesquisar!

ABraços

POPEYE MIT
11/07/2014, 14:10
POPEYE MIT

Os freios (discos/pastilhas) possuem apenas 6 meses de vida (Freio a disco nas 4 rodas, do Kadett ) Independente do período e tempo de uso, já estou providenciando uma revisão mais detalhada. Pensei também nos amortecedores, principalmente o da direção..

Vi aqui no fórum, rasgados elogios aos amortecedores da Ranger 97/98 Cofap de dupla ação. Melhor ''custo/benefício''? O mesmo pode ser instalado na direção? ou existe algum kit específico?

No meu instalei os cofap turbo gas da ranger e comprei um amortecedor cofap de direção mesmo e instalei. estou muito satisfeiro

tuna
11/07/2014, 17:05
Tem isso em outro tópico por aqui, amortecedor de direção só serve pra mascarar algum problema no sistema, uso pneus 34,5 e nunca usei amortecedor de direção, dê uma examinada no sistema, peça para alguém esterçar o jeep enquanto vc. olha o sistema por fora, com certeza existirão folgas aparentes, revise os apertos e estado de rolamentos de roda e de munhão, revise os terminais de direção... e por fim a caixa de direção em si, com certeza vai acha alguma inadequação no caminho....

[]'s

H.Martins
11/07/2014, 19:49
O meu jeep tmb da esses estalos, estou com o mesmo problema q vc. tmb estou em busca de um kit de amortecedor de direção, barras e terminais melhores.

Esse kit ao me ver é o mais simples, funcional e mais barato q eu conheço, porem já entrei em contato pelo site, e-mail e telefone e nunca tive retorno :x caso vc consiga me avisa.
Tem esse aki tbm
AMORTECEDOR RANCHO DE DIREÇÃO (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=84530&produto=AMORTECEDOR+RANCHO+DE+DIRE%C7%C3O)

Amortecedor tem q ser de direção mesmo!

Agora essas vibrações ai não sei, pode ser calço da carroceria, ou alguma coisa tocando na lata.

Tem muita coisa aki no fórum q pode lhe auxiliar.
Uma maneira rápida de e pesquisar é digitando exatamente assim no google
470288


por ultimo o assunto q quer pesquisar!

ABraços

Ian Jeep,

Obrigado pelas dicas! Agora ficará mais fácil buscar informações no site. A ferramenta de busca do Fórum é um tanto complicada.

Sobre os amortecedores: Estes do anúncio da Jipebras são confiáveis?
Achei no fórum uma breve informação dos amortecedores fornecidos pela Super Break Disk - Produtos (http://www.superbreakdisk.com.br/produtosamortecedor.html)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/21681-modelo-de-fixacao-do-amortecedor-da-direcao.html

Ao que parece, o amortecedor que equipa o Kit é o mesmo da Band/Silverado. Codigo Cofap CB27138.

Caso os amigos tenham maiores detalhes sobre o Kit vendido ela SBD, e os amortecedores Rancho. Por favor compartilhem.

H.Martins
11/07/2014, 20:03
Tem isso em outro tópico por aqui, amortecedor de direção só serve pra mascarar algum problema no sistema, uso pneus 34,5 e nunca usei amortecedor de direção, dê uma examinada no sistema, peça para alguém esterçar o jeep enquanto vc. olha o sistema por fora, com certeza existirão folgas aparentes, revise os apertos e estado de rolamentos de roda e de munhão, revise os terminais de direção... e por fim a caixa de direção em si, com certeza vai acha alguma inadequação no caminho....


[]'s

Fala Tuna!

Mais uma vez muito obrigado pelos conselhos!. Sobre os rolamentos e terminais de direção, por usar pneus 33'' Seria necessário substitui-los por outros de maior qualidade e robustez? Ao que parece, todo o sistema do meu Jeep é original. Os pneus não estariam sobrecarregando o sistema?

[]'s[/QUOTE]

H.Martins
11/07/2014, 20:30
No meu instalei os cofap turbo gas da ranger e comprei um amortecedor cofap de direção mesmo e instalei. estou muito satisfeiro

POPEYE MIT

Acho que vou recorrer aos amortecedores Cofap Turbo Gás da Ranger.. Quanto ao uso dos cofap na direção; É necessário fazer alguma adaptação? Ou ele serve como uma luva?

Obs: Você usa eixos da rural em sua viatura estou certo? A adoção deles em seu Jeep, é para otimizar a suspensão SPOA presumo. Concepções diferentes, metas e objetivos diferentes.. No meu caso, não pretendo fazer SPOA. Mas estou cogitando a possibilidade de substituir os eixos atuais do meu Jeep passando para os da rural; ganhando um pouco mais de estabilidade. Eles são mais resistentes que os eixos do Jeep? Há um ganho de altura e largura é considerável?. Li sobre as mudanças no diferencial e o seu posicionamento... mas, por ter uma boa oportunidade em mão, a um preço módico...penso que não deveria deixar passar a oportunidade rsrsrs..

Qual à opinião dos amigos?...
Valeu!
Obrigado

tuna
11/07/2014, 20:37
Fala Tuna!

Mais uma vez muito obrigado pelos conselhos!. Sobre os rolamentos e terminais de direção, por usar pneus 33'' Seria necessário substitui-los por outros de maior qualidade e robustez? Ao que parece, todo o sistema do meu Jeep é original. Os pneus não estariam sobrecarregando o sistema?

[]'s[/QUOTE]

H.Martins, sim os pneus 33 forçam mais o sistema sim, mas nada que manutenção periódica e preventiva não supra.
Rolamentos e retentores de boa qualidade são sempre bem vindo, pois, mesmo não fazendo trilhas pesadas, apenas com passeios já estamos submetendo nossas viaturas à condições severas,

Quanto à questào dos terminais eu gosto dos della rosa, são mais robustos que os driveway e duram mais, e servem nas barras originais e furação dos munhões willys.

Eu, particularmente, não gosto de reforçar as barras de direção como o pessoal faz bastante, prefiro deixá-los como fúsivel do sistema... calma, eu explico:

Usando as originais, no meu caso, as da rural, em caso de uma "pegada" mais forte ela entorta, já vi muita barra reforçada quebrar o munhão... eu prefiro voltar com ela torat pra casa :concordo: ou até desentortar na trilha...

Uma coisa que sempre digo é que jeep, seja ele qual for, vem com manual e curso de mecânica no porta luvas hahaha...

Vai mexendo aqui e ali, que já já vc. tá craque, e fica tranquilo que todos aqui já passamos por isso...

Espero estar ajudando, um abraço.

Ian Jeep
11/07/2014, 21:08
Ian Jeep,

Obrigado pelas dicas! Agora ficará mais fácil buscar informações no site. A ferramenta de busca do Fórum é um tanto complicada.

Sobre os amortecedores: Estes do anúncio da Jipebras são confiáveis?
Achei no fórum uma breve informação dos amortecedores fornecidos pela Super Break Disk - Produtos (http://www.superbreakdisk.com.br/produtosamortecedor.html)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/21681-modelo-de-fixacao-do-amortecedor-da-direcao.html

Ao que parece, o amortecedor que equipa o Kit é o mesmo da Band/Silverado. Codigo Cofap CB27138.

Caso os amigos tenham maiores detalhes sobre o Kit vendido ela SBD, e os amortecedores Rancho. Por favor compartilhem.

Então, esse da Jeepbras são importados Rancho. Achei o mesmo kit em um site gringo, acredito ser confiável sim. Já vi usuários aki do fórum usando.

Sim são os da Band e os mesmo do Troller tmb, amortecedor bem robusto em comparação a alguns kits q são vendido com amortecedor da kombi.

Os dois kits são bons, mas a diferença de preço é considerável.

O kit da SBD é vendido tmb no site do Caminho das Pedras 4x4 (http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/) !

Abraços

H.Martins
12/07/2014, 10:40
H.Martins, sim os pneus 33 forçam mais o sistema sim, mas nada que manutenção periódica e preventiva não supra.
Rolamentos e retentores de boa qualidade são sempre bem vindo, pois, mesmo não fazendo trilhas pesadas, apenas com passeios já estamos submetendo nossas viaturas à condições severas,

Quanto à questào dos terminais eu gosto dos della rosa, são mais robustos que os driveway e duram mais, e servem nas barras originais e furação dos munhões willys.

Eu, particularmente, não gosto de reforçar as barras de direção como o pessoal faz bastante, prefiro deixá-los como fúsivel do sistema... calma, eu explico:

Usando as originais, no meu caso, as da rural, em caso de uma "pegada" mais forte ela entorta, já vi muita barra reforçada quebrar o munhão... eu prefiro voltar com ela torat pra casa :concordo: ou até desentortar na trilha...

Uma coisa que sempre digo é que jeep, seja ele qual for, vem com manual e curso de mecânica no porta luvas hahaha...

Vai mexendo aqui e ali, que já já vc. tá craque, e fica tranquilo que todos aqui já passamos por isso...

Espero estar ajudando, um abraço.

Fala Tuna!

Gostei muito das dicas! Já iniciei minha busca pelos terminais Della Rosa, vou seguir suas recomendações.
Sobre reforçar a barra de direção, e não havia pensando nisso que expressou! Na preocupação de reforçar o sistema, adicionando peças, soldas, reforços estruturais etc.. por vezes o veículo ficará sobrecarregado, ainda mais em trilhas, levando ao ''Fading'' e consequentemente à quebras, e não somente 1 peça...

Obs: Achei muito interessante algumas ideias expostas nesse site:

Viagens - Edwaldo e Faustina - Dicas-Amortecedor de Direção para Jeep e Rural Willys (http://www.waltergjunior.com/AmortecedorDirecaoJeepRuralWillys.htm)
Viagens - Edwaldo e Faustina - Dicas-Barra Direta na Direção do Jeep CJ 5 (http://www.waltergjunior.com/BarraDireta.htm)

Tais modificações parecem bem simples e com resultados satisfatórios, O que acha?

E certamente seus conselhos têm ajudado! Mais uma vez obrigado!

H.Martins
12/07/2014, 10:50
Então, esse da Jeepbras são importados Rancho. Achei o mesmo kit em um site gringo, acredito ser confiável sim. Já vi usuários aki do fórum usando.

Sim são os da Band e os mesmo do Troller tmb, amortecedor bem robusto em comparação a alguns kits q são vendido com amortecedor da kombi.

Os dois kits são bons, mas a diferença de preço é considerável.

O kit da SBD é vendido tmb no site do Caminho das Pedras 4x4 (http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/) !

Abraços

Grande Ian Jeep,

Bom, podemos chegar a conclusão de que os 2 kits são de qualidade! (Caso algum dos foristas utilizem 1 dos 2 kits que aqui comentamos, por favor deem à sua opinião), O critério de escolha e aquisição, é determinado pela disponibilidade financeira de cada Jipeiro!

ANDRÉHUFF
12/07/2014, 12:09
Ola amigo vou fazer algumas considerações sobre seu sistema de direção.
Eu utilizo tambem a caixa de direção do Maverick, é uma exelente caixa, forte, boa, duravel e robusta, não tem a precisão de uma caixa tipo cremalheira (vw por ex) mas é bem mais duravel, como é uma caixa desmultiplicada (vc da mais voltas entre batentes) vc pode estranhar ao dirigir no inicio, da uma impressão de direção meio boba, mas é só impressão ja que ela exige uma maior movimentação para agir, com o tempo vc acostuma, olhando nas fotos do inicio do topico não gostei das barras, elas foram soldadas ou emendadas não sei dizer, mas essas barras são tubos (ocos) e podem se dobrar numa pancada mais forte, eu troquei as minhas por barras maciças que mandei fazer em um torneiro ficou muito bom, os estalos provavelmente devem ser provenientes dos terminais, se vc for manter os 33" e não for de fazer trilhas pesada direto pode manter os terminais originais do Jeep que suportam essa configuração muito bem, o que pode gerar o barulho são as folgas nos terminais ou os mesmos podem estar com o aperto afrouxado, um modo simples de testar isso e segurar nas barras de de direção e forçalas de forma a tentar viralas no próprio eixo, se os terminais estiverem com folga elas vão virar com facilidade, se estiverem a contento vc não vai conseguir viralas com as mãos, achei muito legal seu Jeep, espero ter ajudado, vou anexar umas fotos do meu para vc ter uma ideia das barras.

Ian Jeep
12/07/2014, 15:30
Fala Tuna!

Gostei muito das dicas! Já iniciei minha busca pelos terminais Della Rosa, vou seguir suas recomendações.
Sobre reforçar a barra de direção, e não havia pensando nisso que expressou! Na preocupação de reforçar o sistema, adicionando peças, soldas, reforços estruturais etc.. por vezes o veículo ficará sobrecarregado, ainda mais em trilhas, levando ao ''Fading'' e consequentemente à quebras, e não somente 1 peça...

Obs: Achei muito interessante algumas ideias expostas nesse site:

Viagens - Edwaldo e Faustina - Dicas-Amortecedor de Direção para Jeep e Rural Willys (http://www.waltergjunior.com/AmortecedorDirecaoJeepRuralWillys.htm)
Viagens - Edwaldo e Faustina - Dicas-Barra Direta na Direção do Jeep CJ 5 (http://www.waltergjunior.com/BarraDireta.htm)

Tais modificações parecem bem simples e com resultados satisfatórios, O que acha?

E certamente seus conselhos têm ajudado! Mais uma vez obrigado!

Iaew Martins,

Essas ideias ai, o serviço ta muito bem feito, bonito e limpo. Porem eu não faria nada disso ai kkkk

A forma mais eficiente do amortecedor de direção é dessa forma.

Esse é estilo o Rancho!
470390

Esse é tipo o da SBD! Kit de amortecedor de direção universal reforçado para todos 4x4 (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-amortecedor-de-direc-o-universal-reforcado-para-todos-4x4.html)
470391

Esse é tipo o kit vendido na Gama! Kit de Amortecedor de direção p/ Jeep Willys (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-amortecedor-de-direc-o-p-jeep-willys.html)
470392

Os terminais de direção o pessoal fala bem desse Della Rosa. Uma vez numa discussão sobre terminais, cheguei a conclusão era melhor optar pelos blindados. Os da NAKATA tmb são muito bons.

Barras da X-Toys, elimina o terminal central.
X-Toys - UOL Blog (http://xtrex.blog.uol.com.br/)

470393
470394

Abraços

Ian Jeep
12/07/2014, 15:35
Ola amigo vou fazer algumas considerações sobre seu sistema de direção.
Eu utilizo tambem a caixa de direção do Maverick, é uma exelente caixa, forte, boa, duravel e robusta, não tem a precisão de uma caixa tipo cremalheira (vw por ex) mas é bem mais duravel, como é uma caixa desmultiplicada (vc da mais voltas entre batentes) vc pode estranhar ao dirigir no inicio, da uma impressão de direção meio boba, mas é só impressão ja que ela exige uma maior movimentação para agir, com o tempo vc acostuma, olhando nas fotos do inicio do topico não gostei das barras, elas foram soldadas ou emendadas não sei dizer, mas essas barras são tubos (ocos) e podem se dobrar numa pancada mais forte, eu troquei as minhas por barras maciças que mandei fazer em um torneiro ficou muito bom, os estalos provavelmente devem ser provenientes dos terminais, se vc for manter os 33" e não for de fazer trilhas pesada direto pode manter os terminais originais do Jeep que suportam essa configuração muito bem, o que pode gerar o barulho são as folgas nos terminais ou os mesmos podem estar com o aperto afrouxado, um modo simples de testar isso e segurar nas barras de de direção e forçalas de forma a tentar viralas no próprio eixo, se os terminais estiverem com folga elas vão virar com facilidade, se estiverem a contento vc não vai conseguir viralas com as mãos, achei muito legal seu Jeep, espero ter ajudado, vou anexar umas fotos do meu para vc ter uma ideia das barras.

André,

Qual pitman vc está usando? e qual marca dos terminais? Vc usa o terminal central?

Teria como tirar mais fotos da roda direita?
Muito bom o serviço :palmas: , quero fazer exatamente assim como o seu.
Abraços

POPEYE MIT
12/07/2014, 15:42
POPEYE MIT

Acho que vou recorrer aos amortecedores Cofap Turbo Gás da Ranger.. Quanto ao uso dos cofap na direção; É necessário fazer alguma adaptação? Ou ele serve como uma luva?

Obs: Você usa eixos da rural em sua viatura estou certo? A adoção deles em seu Jeep, é para otimizar a suspensão SPOA presumo. Concepções diferentes, metas e objetivos diferentes.. No meu caso, não pretendo fazer SPOA. Mas estou cogitando a possibilidade de substituir os eixos atuais do meu Jeep passando para os da rural; ganhando um pouco mais de estabilidade. Eles são mais resistentes que os eixos do Jeep? Há um ganho de altura e largura é considerável?. Li sobre as mudanças no diferencial e o seu posicionamento... mas, por ter uma boa oportunidade em mão, a um preço módico...penso que não deveria deixar passar a oportunidade rsrsrs..

Qual à opinião dos amigos?...
Valeu!
Obrigado
Meus eixos são originais. Quanto a estabilidade certamente vai ter, mas altura não, a não ser que passe a spoa. O meuficou bem alto por estar em spoa e feixes da toy zerados.

matrakaum
12/07/2014, 15:47
O meu sistema era igualzinho ao seu. Agora vai mudar somente a caixa que vou colocar do Omega, hidraulica.

tuna
12/07/2014, 19:19
Fala Tuna!

Gostei muito das dicas! Já iniciei minha busca pelos terminais Della Rosa, vou seguir suas recomendações.
Sobre reforçar a barra de direção, e não havia pensando nisso que expressou! Na preocupação de reforçar o sistema, adicionando peças, soldas, reforços estruturais etc.. por vezes o veículo ficará sobrecarregado, ainda mais em trilhas, levando ao ''Fading'' e consequentemente à quebras, e não somente 1 peça...

Obs: Achei muito interessante algumas ideias expostas nesse site:

Viagens - Edwaldo e Faustina - Dicas-Amortecedor de Direção para Jeep e Rural Willys (http://www.waltergjunior.com/AmortecedorDirecaoJeepRuralWillys.htm)
Viagens - Edwaldo e Faustina - Dicas-Barra Direta na Direção do Jeep CJ 5 (http://www.waltergjunior.com/BarraDireta.htm)

Tais modificações parecem bem simples e com resultados satisfatórios, O que acha?

E certamente seus conselhos têm ajudado! Mais uma vez obrigado!

Cara, achei bem escrito e bem caprichado, mas assim como o Ian, não faria dessa forma, as fotos postadas pelo Ian são de soluções muito melhores, pelo menos, na minha opinião...

[]'s

H.Martins
13/07/2014, 10:39
Iaew Martins,

Essas ideias ai, o serviço ta muito bem feito, bonito e limpo. Porem eu não faria nada disso ai kkkk

A forma mais eficiente do amortecedor de direção é dessa forma.

Esse é estilo o Rancho!
470390

Esse é tipo o da SBD! Kit de amortecedor de direção universal reforçado para todos 4x4 (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-amortecedor-de-direc-o-universal-reforcado-para-todos-4x4.html)
470391

Esse é tipo o kit vendido na Gama! Kit de Amortecedor de direção p/ Jeep Willys (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-amortecedor-de-direc-o-p-jeep-willys.html)
470392

Os terminais de direção o pessoal fala bem desse Della Rosa. Uma vez numa discussão sobre terminais, cheguei a conclusão era melhor optar pelos blindados. Os da NAKATA tmb são muito bons.

Barras da X-Toys, elimina o terminal central.
X-Toys - UOL Blog (http://xtrex.blog.uol.com.br/)

470393
470394

Abraços

Fala Ian Jeep!!

Valeu mesmo amigo!! Agora tudo ficou mais simples! ideias acessíveis. As fotos de cada um dos sistemas usados, foram de grande valia. Sobre os terminais, o nosso amigo Tuna havia comentado sobre a confiabilidade dos Della Rosa (Eles não são blindados?); os NAKATA são muito bons, e mais acessíveis presumo..

As barras X-TOYS são uma grande pedida, achei interessante...

O que os demais companheiros opinam..?

H.Martins
13/07/2014, 11:05
Ola amigo vou fazer algumas considerações sobre seu sistema de direção.
Eu utilizo tambem a caixa de direção do Maverick, é uma exelente caixa, forte, boa, duravel e robusta, não tem a precisão de uma caixa tipo cremalheira (vw por ex) mas é bem mais duravel, como é uma caixa desmultiplicada (vc da mais voltas entre batentes) vc pode estranhar ao dirigir no inicio, da uma impressão de direção meio boba, mas é só impressão ja que ela exige uma maior movimentação para agir, com o tempo vc acostuma, olhando nas fotos do inicio do topico não gostei das barras, elas foram soldadas ou emendadas não sei dizer, mas essas barras são tubos (ocos) e podem se dobrar numa pancada mais forte, eu troquei as minhas por barras maciças que mandei fazer em um torneiro ficou muito bom, os estalos provavelmente devem ser provenientes dos terminais, se vc for manter os 33" e não for de fazer trilhas pesada direto pode manter os terminais originais do Jeep que suportam essa configuração muito bem, o que pode gerar o barulho são as folgas nos terminais ou os mesmos podem estar com o aperto afrouxado, um modo simples de testar isso e segurar nas barras de de direção e forçalas de forma a tentar viralas no próprio eixo, se os terminais estiverem com folga elas vão virar com facilidade, se estiverem a contento vc não vai conseguir viralas com as mãos, achei muito legal seu Jeep, espero ter ajudado, vou anexar umas fotos do meu para vc ter uma ideia das barras.

ANDRÉHUFF

Gostei muito das ideias e o serviço de qualidade realizado em seu Jipe! Meus Parabéns! Ficou mais fácil desvendar os problemas, soluções e as vantagens que o sistema de direção do Maverick possui, uma ajuda de grande valia!
Os terminais são originais?
Obs: Você deve ter notado que o amortecedor está entrando em contato com as barras, basta ver as marcas presentes no corpo. Para remediar tal problema,que providência devo tomar?

470465

Abraço e muito obrigado!

H.Martins
13/07/2014, 11:14
Popeye Mit

Ao levar meu Jipe em um posto de molas, me perguntaram se não trocaria os feixes do Jeep pelos da Toyota, caso fosse prepará-lo para trilhas (Os meus são originais, e o mecânico elogiou o estado das molas, dizendo que nada precisaria ser feito, exceto trocar as buchas para eliminação de ruídos e trepidações indesejadas), No momento não tenho interesse, mas disse que pretendia trocar os eixos pelos da rural. Ele não soube informar se caso optar por tal modificação, é possível manter os feixes originais do Jeep...

H.Martins
13/07/2014, 11:30
Tuna,

Gostei das barras da Xtoys! Conhece alguém que as têm instaladas? Ao que parece, a empresa não está mais na ativa...

ANDRÉHUFF
13/07/2014, 15:07
ANDRÉHUFF

Gostei muito das ideias e o serviço de qualidade realizado em seu Jipe! Meus Parabéns! Ficou mais fácil desvendar os problemas, soluções e as vantagens que o sistema de direção do Maverick possui, uma ajuda de grande valia!
Os terminais são originais?
Obs: Você deve ter notado que o amortecedor está entrando em contato com as barras, basta ver as marcas presentes no corpo. Para remediar tal problema,que providência devo tomar?

470465

Abraço e muito obrigado!

Rapaz não entendi por que sua barra pega no amortecedor, tirei uma foto do meu passa até que longe, os terminais meus são originais sim respondendo tb a pergunta do outro amigo, só não lembro a marca, a unica coisa que precisei tirar foi um grampo de mola que pegava na barra. de resto ta tudo original.

ANDRÉHUFF
13/07/2014, 15:13
O pitman é o original do Maverick, a unica coisa que ainda não fiz ai por preguisa e reposicionar o pitman, meu Jeep ta esterçando mais de um lado que pro outro, a marca dos terminais eu não lembro mas são os originais, uso o central no lado direito na barra maior.

H.Martins
13/07/2014, 19:14
O pitman é o original do Maverick, a unica coisa que ainda não fiz ai por preguisa e reposicionar o pitman, meu Jeep ta esterçando mais de um lado que pro outro, a marca dos terminais eu não lembro mas são os originais, uso o central no lado direito na barra maior.

ANDRÉHUFF

Grato pelas fotos!! Eu não entendo o porque da barra entrar em contato com os amortecedores, isso ainda permanece um mistério..

Encontrei uma postagem interessante sobre os terminais do MB608:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12028-adaptar-terminal-de-mb-608-a.html

Ao que parece são bons, mas existe detalhes e adaptações maiores a serem feitos.

Um outro abordando o tema dos terminais mais resistentes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/26421-terminais-mais-resistentes.html

E uma outra sobre barras de direção
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/4412-barra-de-direcao-liga-roda-roda.html

Obs: Um outro detalhe que também estou buscando resolver, é sobre a coluna de direção! Tenho visto muitos jeeps utilizando a coluna do Opala. Eu não sei dizer ao certo, qual é o modelo que instalado em meu Jeep.. Pelos comandos existentes, acho que é da linha da VW (Brasília, fusca, variant etc) Os comandos de pisca, seta e limpadores em 3 alavancas. Pessoalmente acho um tanto inconveniente, e o seu funcionamento esta ruim. O ''miolo'' está sem o sistema da buzina, falta a peça que a compõem. Além de parecer um tanto frágil.
470511

Queria deixar os comandos instalados nas alavancas da coluna de direção, a do opala parece a mais interessante. Existem outras opções semelhantes? Lembro que a chave de partida tinha uma trava, caso venha usa-la no jipe, é necessário mudar o comando de partida que é no painel, para a coluna? É uma adaptação difícil?

ANDRÉHUFF
13/07/2014, 19:56
ANDRÉHUFF

Grato pelas fotos!! Eu não entendo o porque da barra entrar em contato com os amortecedores, isso ainda permanece um mistério..

Encontrei uma postagem interessante sobre os terminais do MB608:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12028-adaptar-terminal-de-mb-608-a.html

Ao que parece são bons, mas existe detalhes e adaptações maiores a serem feitos.

Um outro abordando o tema dos terminais mais resistentes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/26421-terminais-mais-resistentes.html

E uma outra sobre barras de direção
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/4412-barra-de-direcao-liga-roda-roda.html

Obs: Um outro detalhe que também estou buscando resolver, é sobre a coluna de direção! Tenho visto muitos jeeps utilizando a coluna do Opala. Eu não sei dizer ao certo, qual é o modelo que instalado em meu Jeep.. Pelos comandos existentes, acho que é da linha da VW (Brasília, fusca, variant etc) Os comandos de pisca, seta e limpadores em 3 alavancas. Pessoalmente acho um tanto inconveniente, e o seu funcionamento esta ruim. O ''miolo'' está sem o sistema da buzina, falta a peça que a compõem. Além de parecer um tanto frágil.
470511

Queria deixar os comandos instalados nas alavancas da coluna de direção, a do opala parece a mais interessante. Existem outras opções semelhantes? Lembro que a chave de partida tinha uma trava, caso venha usa-la no jipe, é necessário mudar o comando de partida que é no painel, para a coluna? É uma adaptação difícil?

Adaptação tudo é possivel, umas mais trabalhosas outras menos , mas com jeito tudo se encaixa ... hehehe .... no meu caso adaptei uma coluna de direção de Meriva, com pedaleira de Opala e servo de Kombi, na foto abaixo o servo era do Opala, mas troquei por um da Kombi, tive problemas com a valvula de retenção que tem no Opala, no da Kombi não tem.
Por que mencionei a pedaleira e o servo qdo vc só perguntou sobre adaptação de coluna, por que estes itens estão relacionados intrincicamente nessa adaptação, o posicionamento da pedaleira e servo esta relacionado ao posicionamento da coluna, muitas adaptações não levam em conta a ergonomia na hora de posicionar esses itens e o que acaba acontecendo e que vc tera uma posição forçada ou deslocada para acionar os pedais, portanto se vc for decidir trocar sua coluna leve em conta esse posicionamento.

tuna
13/07/2014, 22:48
Tuna,

Gostei das barras da Xtoys! Conhece alguém que as têm instaladas? Ao que parece, a empresa não está mais na ativa...ncom

Respondendo, é possível sim usar os feixes originais com eixeos de rural, usei assim por muito tempo e fica bom... o Paulo Eduardo (XToys) me parece que desistiu tinha um blog dele tenten entrar em contato por lá eu tenhoo uma ladder bar dele, serviço de primeira :concordo:

[]'s

Ian Jeep
14/07/2014, 00:38
ANDRÉHUFF

Grato pelas fotos!! Eu não entendo o porque da barra entrar em contato com os amortecedores, isso ainda permanece um mistério..

Encontrei uma postagem interessante sobre os terminais do MB608:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12028-adaptar-terminal-de-mb-608-a.html

Ao que parece são bons, mas existe detalhes e adaptações maiores a serem feitos.

Um outro abordando o tema dos terminais mais resistentes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/26421-terminais-mais-resistentes.html

E uma outra sobre barras de direção
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/4412-barra-de-direcao-liga-roda-roda.html

Obs: Um outro detalhe que também estou buscando resolver, é sobre a coluna de direção! Tenho visto muitos jeeps utilizando a coluna do Opala. Eu não sei dizer ao certo, qual é o modelo que instalado em meu Jeep.. Pelos comandos existentes, acho que é da linha da VW (Brasília, fusca, variant etc) Os comandos de pisca, seta e limpadores em 3 alavancas. Pessoalmente acho um tanto inconveniente, e o seu funcionamento esta ruim. O ''miolo'' está sem o sistema da buzina, falta a peça que a compõem. Além de parecer um tanto frágil.

Queria deixar os comandos instalados nas alavancas da coluna de direção, a do opala parece a mais interessante. Existem outras opções semelhantes? Lembro que a chave de partida tinha uma trava, caso venha usa-la no jipe, é necessário mudar o comando de partida que é no painel, para a coluna? É uma adaptação difícil?

Boa noite Martins, como andam as coisas?

Os terminais Della rosa, se não me engano são com birro de lubrificação, é tranquilo se vc revisar e lubrificar em tempos periódicos.
Os nakatas são blindados.

Esses tópicos tem muita coisa, já li esse do terminal MB 608, muitas vezes kkkk Tava disposto a adaptar eles, fiz todo os esquemas etal, mas achei q seria inviável pra quem usa suspensão original, mas não desisti da ideia.

O sistema do André é o mesmo do seu, o q difere são as barras maciças e sem emendas e soldas.

Pelo q pude ver, vc já tem os suportes do amortecedor de direção.
470560
Basta trocar o amortecedor e posicionar de uma forma q fique livre, não esbarando em nada no caminho.
instale e quanto alguém vira o volante para um lado e para o outro, vc observa se o amortecedor vai bater em algo e então reposicina-lo.

O blog da X-toys ta meio parado mesmo, mas eu entrei em contato com ele por e-mail a um mês atrás e ele ainda estava em atividade.

Abraços

matrakaum
14/07/2014, 09:36
Dois pontos:
1 - Referente ao amortecedor de direção o meu estava um ponta fixa na travessa dianteira e a outra ponta estava fixa em um parafuso soldado em cima do pitman. Coisa nojenta e porca. Este modelo da foto em que o amortecedor fica fixo através de suportes na barra, ao menos visualmente, é mais limpo. Inspira mais confiança.
2 - Referente a coluna de direção - Parece algo simples mas não é. Dá um trabalho lascado, pois, como o AndréHuff disse, deve ser instalado de forma harmoniosa (lindo! Lindo! LINDO!!! estes termos) com pedaleira, hidrovácuo e BANCO. Sim, pois, o posicionamento de todo o conjunto depende aonde está o seu banco. Há tb. de se levar em conta o ângulo em que vai se posicionar a coluna, pois, pode ser que a infeliz fique pegando em cima da pedaleira. Gastei mais de uma semana medindo, fazendo moldes e ainda assim tive que partir para a serra.... Instalei a coluna do Monza escamoteável, Pedaleira do Opala, Hidrovácuo do Tempra. Se vc. usa motor do Opala fica atento pq. a posição do carburador atrapalha a instalação do hidrovácuo.

H.Martins
14/07/2014, 13:57
Adaptação tudo é possivel, umas mais trabalhosas outras menos , mas com jeito tudo se encaixa ... hehehe .... no meu caso adaptei uma coluna de direção de Meriva, com pedaleira de Opala e servo de Kombi, na foto abaixo o servo era do Opala, mas troquei por um da Kombi, tive problemas com a valvula de retenção que tem no Opala, no da Kombi não tem.
Por que mencionei a pedaleira e o servo qdo vc só perguntou sobre adaptação de coluna, por que estes itens estão relacionados intrincicamente nessa adaptação, o posicionamento da pedaleira e servo esta relacionado ao posicionamento da coluna, muitas adaptações não levam em conta a ergonomia na hora de posicionar esses itens e o que acaba acontecendo e que vc tera uma posição forçada ou deslocada para acionar os pedais, portanto se vc for decidir trocar sua coluna leve em conta esse posicionamento.

Andréhuff

Valeu mesmo pelas informações! O fato de querer trocar a coluna, era para melhor distribuir as funções das ''paletas'' de acionamento, além do visual agradável da coluna do opala. O ''miolo'' dela por ser mais grosso, acho que proporcionaria um melhor encaixe e resistência. O corpo da coluna deixo os comandos mais próximos do motorista, e para quem é de baixa estatura, isso é benéfico! rsrsrs..

Obs: As pedaleiras acredito serem as mesmas que equipavam os Ford Maverick, Corcel, Pampa etc.. O espaço entra elas é reduzido (Operações como o ''Punta-Tacco'' são facilmente realizadas) mas o ângulo dos pés e das pernas não é dos melhores. A borracha por vezes, se desprendia da pedaleira. Nas primeiras vezes conduzindo o Jipe, sentia dores na canela ao acioná-las; mas por não ser familiarizado com a posição de guiar, sabia que era uma questão de tempo até ''vestir'' o Jipe. Outro detalhe: os bancos são altos, foram retirados do Mercedes 150 Classe A.

H.Martins
14/07/2014, 14:11
Dois pontos:
1 - Referente ao amortecedor de direção o meu estava um ponta fixa na travessa dianteira e a outra ponta estava fixa em um parafuso soldado em cima do pitman. Coisa nojenta e porca. Este modelo da foto em que o amortecedor fica fixo através de suportes na barra, ao menos visualmente, é mais limpo. Inspira mais confiança.
2 - Referente a coluna de direção - Parece algo simples mas não é. Dá um trabalho lascado, pois, como o AndréHuff disse, deve ser instalado de forma harmoniosa (lindo! Lindo! LINDO!!! estes termos) com pedaleira, hidrovácuo e BANCO. Sim, pois, o posicionamento de todo o conjunto depende aonde está o seu banco. Há tb. de se levar em conta o ângulo em que vai se posicionar a coluna, pois, pode ser que a infeliz fique pegando em cima da pedaleira. Gastei mais de uma semana medindo, fazendo moldes e ainda assim tive que partir para a serra.... Instalei a coluna do Monza escamoteável, Pedaleira do Opala, Hidrovácuo do Tempra. Se vc. usa motor do Opala fica atento pq. a posição do carburador atrapalha a instalação do hidrovácuo.

Fala Matrakaum!

Ótimas observações!
Sobre a ergonomia: conforme havia dito ao amigo ANDRÉHUFF; o banco que venho usando é alto! e isso compromete bastante o modo como os pedais ficaram dispostos. Os bancos são muito confortáveis, ótimo apoio e a espuma na medida exata. Depois de alguns dias andando com o Jeep, estou perfeitamente habituado aos comandos, não há queixas ou reclamações físicas.. rsrsr. Algo que por vezes me faz pensar em mudanças, é a qualidade e resistência dos materiais empregados. A coluna do Opala parece mais resistente! Além dos comandos que podem ser transferidos nela (seta-limpadores-luzes etc)

Obrigado pelas dicas! E não hesite em fazer correções caso eu esteja dizendo asneiras!

H.Martins
14/07/2014, 14:43
Boa noite Martins, como andam as coisas?

Os terminais Della rosa, se não me engano são com birro de lubrificação, é tranquilo se vc revisar e lubrificar em tempos periódicos.
Os nakatas são blindados.

Esses tópicos tem muita coisa, já li esse do terminal MB 608, muitas vezes kkkk Tava disposto a adaptar eles, fiz todo os esquemas etal, mas achei q seria inviável pra quem usa suspensão original, mas não desisti da ideia.

O sistema do André é o mesmo do seu, o q difere são as barras maciças e sem emendas e soldas.

Pelo q pude ver, vc já tem os suportes do amortecedor de direção.
470560
Basta trocar o amortecedor e posicionar de uma forma q fique livre, não esbarando em nada no caminho.
instale e quanto alguém vira o volante para um lado e para o outro, vc observa se o amortecedor vai bater em algo e então reposicina-lo.

O blog da X-toys ta meio parado mesmo, mas eu entrei em contato com ele por e-mail a um mês atrás e ele ainda estava em atividade.

Abraços

Boa tarde Ian!

Tudo certo na medida do possível! rsrs ( Só não estou 100% pois o Jeep está na oficina de um amigo, instalando as buchas no feixe de molas, passei o fim de semana sem a companhia da Viatura ( Sinceramente, eu não esperava estar tão apaixonado.. )

Bem, voltando ao assunto:

Os terminais pelo que andei vendo e pesquisando, os mais aceitos são os 2 que aqui comentamos. Entre blindados e Lubrificados, o quesito durabilidade é maior nos NAKATA?

Sobre os MB 608: Por serem parrudos, nos transmitem a impressão de robustez! Mas ao que parece, o serviço de adaptação é mais delicado e trabalhoso. Será que vale o investimento?

O sistema do André está ótimo! Para mim serve como uma base sólida. Dele posso ver as melhorias que procuro realizar no sistema em uso. Realmente muito bom!

Sobre os amortecedores, vou usar as dicas no momento da instalação. Isso das barras entrarem em contato com os amortecedores, ao meu ver necessita de cuidados especiais.

Sobre os produtos X-Toys, tal como mencionado pelo companheiro Tuna, são de procedência e qualidade inquestionáveis!. As barras que eliminam o terminal central, parecem ser uma ótima pedida também. O serviço artesanal, minimalista de resultados expressivos pelo que pude ver.

Valeu pela ajuda prestada Ian!

Em tempo: Estava pesquisando sobre a lubrificação do feixe de molas e parte inferior do chassi: Fiquei na dúvida quanto ao produto a ser usado (óleo vegetal, Querosene, Diesel etc); Em que momento se faz necessária tal aplicação? Poderiam me indicar algo?

antonio umino
14/07/2014, 19:02
470635Esta foto é de minha Rural. em que coloquei o amortecedor de direção da Kombi. foto de minha autoria.

470636Esta foto foi tirado sem o motor... usei um tubo cortado para colocar nos grampos com uma orelha para fixar o amortecedor.....
470637
ok.

abçs

H.Martins
15/07/2014, 13:15
Ótimo trabalho Antonio. Obrigado.

H.Martins
15/07/2014, 18:22
Amigos,

Andei conspurcando aqui no fórum, algumas dicas sobre amortecedores. Li vários tópicos elogiando a qualidade dos amortecedores traseiros da Ford Ranger 97/98 Cofap Turbogás. Mas ficaram algumas dúvidas; uso a suspensão original ( Dianteira com 11 lâminas do feixe e 10 na traseira, somados aos pneus 33'') Dentro das dimensões de abertura e fechamento, é possível instalá-los no meu jeep? No caso, o ideal é usar os 4 traseiros sim? Ao fazer a busca nas auto-peças, perguntaram se era os da Ranger a Gasolina, ou a Diesel. Ademais, os disponíveis nas Ranger a partir de 1999/2000 Também são uma opção?.

Sei que existem tópicos à respeito, eu faço as buscas, procuro entender, mas sempre vêm uma dúvida à mais após uma avalanche de dados e informações para quem esta começando.. Então, aproveito o tópico por mim criado, e aqui deixo as msg, sem a necessidade de abrir tópicos já existentes na mesma temática (Para a fúria dos adm rsrs..)

Obrigado!

H.Martins
30/07/2014, 14:06
Amigos,

Pergunta rápida:

Conversando com um mecânico da região, o mesmo comentou se o Jipe já passou por uma lavagem pulverizadora preventiva, visando a proteção do chassi e carroceria , anti ferrugem/oxidação etc..

Procurando pelo Fórum, ví alguns tópicos discutindo sobre o tema, mas ainda ficaram algumas dúvidas. No meu caso, por não utilizá-lo em trilhas no momento, tal prática seria inviável? Atualmente já não se fazem tais lavagens. E até onde sei, parece que alguns postos estão terminantemente proibidos de realizarem tal operação. Outro item: relativo ao produto a ser utilizado; estive lendo comentários positivos sobre o antigo Texaco Anti-Rust, mas este encontra-se fora de catálogo já à algum tempo. Encontrá-lo foi uma tarefa árdua! Restou o produto disponibilizado pela Ipiranga ''Protetor-Super''. Antes de por isso em prática, venho por meio de minhas dúvidas, pedir o auxílio dos amigos mais experientes. Afinal, qual dos produtos realmente é melhor, e se vale a pena (No meu caso em particular) realizar tal operação?

Obs: Meu Jipe passou por lubrificações nos feixes, quando troquei as buchas dos jumelos e amortecedores, feitas por um um mecânico de confiança. As lâminas foram lubrificadas por meio de um spray (Não me recordo a marca) Mas a operação foi feita em todas as lâminas, montadas no jipe, o serviço foi limpo e bem executado. O resultado final agradou bastante.

Sobre a ''pulverização'', é realmente aconselhável?

Ian Jeep
30/07/2014, 16:04
Boa tarde Ian!

Os terminais pelo que andei vendo e pesquisando, os mais aceitos são os 2 que aqui comentamos. Entre blindados e Lubrificados, o quesito durabilidade é maior nos NAKATA?

Sobre os MB 608: Por serem parrudos, nos transmitem a impressão de robustez! Mas ao que parece, o serviço de adaptação é mais delicado e trabalhoso. Será que vale o investimento?

Em tempo: Estava pesquisando sobre a lubrificação do feixe de molas e parte inferior do chassi: Fiquei na dúvida quanto ao produto a ser usado (óleo vegetal, Querosene, Diesel etc); Em que momento se faz necessária tal aplicação? Poderiam me indicar algo?

Quesito durabilidade eu não sei, mas creio q sejam muito próximos. Eu iria de blindados somente pelo motivo de alguns membros terem aconselhado.

Sobre os terminais MB acho q é inviável, já q o nosso uso não é tão Hardcore assim.

Nunca pulverizei nada disso no meu jeep, alem do mais essa aplicação duraria muito pouco, necessitando reaplicação a cada lavagem, sem contar com a pinga pinga no chão da garagem e nas ruas (escorregar, meio ambiente :? kkk)
E cuidado com o produto, pois alguns podem danificar borrachas, mangueiras etc.

Geralmente essa aplicação era pra silenciar os ringidos dos feixes e proteção nas trilhas, dizem q ficam até mais macio.
Melhor mesmo é lubrificar os feixes com produtos específicos, pintar as molas talvez com ante corrosivo.
Como vc já lubrificou tudo certinho então esquece isso ai.





470635Esta foto é de minha Rural. em que coloquei o amortecedor de direção da Kombi. foto de minha autoria.



Realmente eu esqueci de citar q a foto é do amigo Antonio, me desculpe Antonio por não ter pedido sua autorização, o meu intuito foi apenas ilustrar com um perfeito exemplo da adaptação.


Amigos,

Andei conspurcando aqui no fórum, algumas dicas sobre amortecedores. Li vários tópicos elogiando a qualidade dos amortecedores traseiros da Ford Ranger 97/98 Cofap Turbogás. Mas ficaram algumas dúvidas; uso a suspensão original ( Dianteira com 11 lâminas do feixe e 10 na traseira, somados aos pneus 33'') Dentro das dimensões de abertura e fechamento, é possível instalá-los no meu jeep? No caso, o ideal é usar os 4 traseiros sim? Ao fazer a busca nas auto-peças, perguntaram se era os da Ranger a Gasolina, ou a Diesel. Ademais, os disponíveis nas Ranger a partir de 1999/2000 Também são uma opção?.

Sei que existem tópicos à respeito, eu faço as buscas, procuro entender, mas sempre vêm uma dúvida à mais após uma avalanche de dados e informações para quem esta começando.. Então, aproveito o tópico por mim criado, e aqui deixo as msg, sem a necessidade de abrir tópicos já existentes na mesma temática (Para a fúria dos adm rsrs.. )

Obrigado!

Sim, ah vários jeepeiros usando esses amortecedores. Sim são os 4 traseiros ref. GL12343. São das rangers mais antigas 97... Vc pode discutir melhor com os membros q usam, la mesmo no tópico especifico, fica mais fácil deles visualizarem e tmb vão saber explanar melhor.

Pois tem uns q falam q da fim de curso na dianteira, precisando elevar o suporte superior e uns q falam q não deram nos seus jeeps, e tem tmb a questão das buchas q uns dizem q tem q trocar e outros utilizam outros métodos, mas é coisa simples.
É só elogios a esse amortecedor.

Abraços

H.Martins
30/07/2014, 18:54
Ian,

Mais uma vez obrigado amigo. Já criei um texto para o tópico específico. Resta aguardar!

Sobre a pulverização, seria apenas uma ''solução'' temporária para amenizar um pouco os pequenos na parte de baixo. Diziam que antigamente, era uma operação necessária e recomendável para combater a ferrugem além dos próprios ruídos. Mas não sei ao certo.

Obs: Mais algumas fotos do jipe (Chassi/carroceria)
472542472543472544472545472546472547

Aos observadores mais astutos e experientes; por favor os comentários: críticas, sugestões, broncas, ofensas.. O que vale é a opinião construtiva! Abraços!

Ian Jeep
31/07/2014, 13:04
tamo ai pra isso,

Martins, seu jeep ta "sarado" por baixo, ta cleaner kkkk
nunca vi um jeep tão limpinho, o chassis ta liso, aparentemente não tem pontos de ferrugem e pelo jeito não vai ter por um bom tempo, ao menos é a impressão q eu tive nas fotos.
A carroceria q tem alguns pontos né, mas como falei, ficar pulverizando toda hora, acho q não é jogo não.

Abraços, e vai curtir o jeep, para de ficar caçando coisa. kkkkk

H.Martins
31/07/2014, 18:08
tamo ai pra isso,

Martins, seu jeep ta "sarado" por baixo, ta cleaner kkkk
nunca vi um jeep tão limpinho, o chassis ta liso, aparentemente não tem pontos de ferrugem e pelo jeito não vai ter por um bom tempo, ao menos é a impressão q eu tive nas fotos.
A carroceria q tem alguns pontos né, mas como falei, ficar pulverizando toda hora, acho q não é jogo não.

Abraços, e vai curtir o jeep, para de ficar caçando coisa. kkkkk

Fala Ian!

hehehehehe Meu pai veterano de incontáveis Jeeps em seus 72 anos de vida disse:
-
Guri: ''Pare de sentar no Jeep para buscar defeitos, agora use-o para descobrir qualidades!''

obs: Em tempo - descobri que vou precisar trocar os calços da carroceria, só não sei quais modelos adotar. Tô conspurcando pelo fórum aí... rsrs. Borracha ou PU? ou aquele famoso ''sanduba'' rsrs..


Mais uma vez obrigado pelos conselhos!

antonio umino
31/07/2014, 20:16
Se vc soltar o silencioso, vc consegue alinhar junto com o assoalho. e o visual fica bom...
abçs

H.Martins
01/08/2014, 00:59
Se vc soltar o silencioso, vc consegue alinhar junto com o assoalho. e o visual fica bom...
abçs

Antonio,

Será providenciado! Já estava pensando em fazê-lo. Obrigado

Ian Jeep
01/08/2014, 14:34
Fala Ian!

hehehehehe Meu pai veterano de incontáveis Jeeps em seus 72 anos de vida disse:
-
Guri: ''Pare de sentar no Jeep para buscar defeitos, agora use-o para descobrir qualidades!''

obs: Em tempo - descobri que vou precisar trocar os calços da carroceria, só não sei quais modelos adotar. Tô conspurcando pelo fórum aí... rsrs. Borracha ou PU? ou aquele famoso ''sanduba'' rsrs..


Mais uma vez obrigado pelos conselhos!

Já ouviu falar dos TopKits?
472772

Tem muito comentários positivo sobre eles.

Uma dica importante q Mestre Leopoldo disse uma vez é: tem q ser "sanduíche", ou seja, borracha por baixo e por cima + parafuso passante.
Para absorver a tendencia da carroceria sair do chassis em situações de movimento.

472777

Abraços

H.Martins
01/08/2014, 15:17
Já ouviu falar dos TopKits?
472772

Tem muito comentários positivo sobre eles.

Uma dica importante q Mestre Leopoldo disse uma vez é: tem q ser "sanduíche", ou seja, borracha por baixo e por cima + parafuso passante.
Para absorver a tendencia da carroceria sair do chassis em situações de movimento.

472777

Abraços

Ian, (Guru Ian rsrsrs..)

Eu havia lido algo sobre ele em minhas buscas aqui, parece interessante.

Sobre o ''Sanduba''; Qual seria espessura da borracha? Lembrando que se possível, gostaria de beliscar alguns centímetros a mais no Jeep. Com a adoção do Kit, seria possível?

Ian Jeep
01/08/2014, 22:50
Ian, (Guru Ian rsrsrs..)

Eu havia lido algo sobre ele em minhas buscas aqui, parece interessante.

Sobre o ''Sanduba''; Qual seria espessura da borracha? Lembrando que se possível, gostaria de beliscar alguns centímetros a mais no Jeep. Com a adoção do Kit, seria possível?

kkkkkkk q isso, longe disso.

Então, esse kit tem de varias medida, 1/2'', 1 1/2'', 2'', 2 1/2''...
472875

Veja qual a medida dos calços originais e compre um um pouco maior, nada de exagerar no tamanho. lembrando q na hora do aperto ele diminui, então compra 1/2 maior q a altura q pretende aumentar no jeep.

H.Martins
02/08/2014, 00:56
Fala Ian,

Então. Sobre o ''Sanduíche''; Usando o referido Kit não há necessidade de adaptações ou mudanças nos pontos de ficção? É aplicá-lo tal como está.

Olhando pelo Fórum, vi um esquema interessante, onde foi usado coxins do Câmbio do caminhão Scania na parte de cima, e em baixo foi utilizado os calços originais do Jeep (Medida e Material-borracha/ Obs: Os da F-75 são maiores não?) Bem, um ''X-tudo'' interessante, Eu não encontrei a bendita foto para ilustrar agora.. fora outros meios como, coxins dos radiadores dos Mercedes M608,1313 salvo engano..

Abraço Guru! :mrgreen:

Ian Jeep
02/08/2014, 01:43
Fala Ian,

Então. Sobre o ''Sanduíche''; Usando o referido Kit não há necessidade de adaptações ou mudanças nos pontos de ficção? É aplicá-lo tal como está.

Olhando pelo Fórum, vi um esquema interessante, onde foi usado coxins do Câmbio do caminhão Scania na parte de cima, e em baixo foi utilizado os calços originais do Jeep (Medida e Material-borracha/ Obs: Os da F-75 são maiores não?) Bem, um ''X-tudo'' interessante, Eu não encontrei a bendita foto para ilustrar agora.. fora outros meios como, coxins dos radiadores dos Mercedes M608,1313 salvo engano..

Abraço Guru! :mrgreen:

Blz Martins?

Cara, esse kit é pronto, não precisa mexer em nada, nem carroceria nem chassi se os mesmo não tiverem sido alterados.
São feitos específicos para os jeepinhos.

Pois é, por decorrer dos preços dos topkits, a galera desenvolveu esse método dos coxins + calços originais por baixo + parafuso passante.
Coxim Scania + Calços originais.
472882
Foto do membro Thiago Rodeghel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/425.html)


.

Quanto os calços da rural, jeep, f-75 eu não tenho certeza. Tem deles no mercado livre.

H.Martins
02/08/2014, 19:31
Tudo bem Ian?

Nossa! Encontrou a foto que eu disse!? A própria! rsrsrs.. O modelo utilizado parece interessante. Estou procurando saber as medidas exatas dos calços + pino de passagem. Deve ganhar uma altura considerável caso utilizá-lo. Será que tem uma boa absorção de impactos, reduzindo um pouco as pancadas na carroceria?. Achei uma alternativa interessante aos TopKits. Dos modelos mencionados, gostaria de saber a opinião de quem os utiliza.

Abração!

H.Martins
15/08/2014, 23:59
Amigos,

Meu Jeep esta pendendo a carroceria para o lado do motorista (esquerdo), este lado encontra-se mais baixo. Com isso, o pneu do lado esquerdo está posicionado mais para dentro da carroceria, e o seu desgaste é mínimo. Já o pneu do lado direito (Onde a carroceria está na altura normal), está alguns centímetros mais para fora, e o seu desgaste é mais acentuado em suas extremidades. Isso é um sinal dos feixes de molas já desgastadas?. Eu adicionei aqui algumas fotos da suspensão do meu Jipe na página anterior; aos entendidos, uma olhada nelas já seria possível ver o que seria necessário fazer. Ainda não troquei os calços da carroceria, estou na dúvida entre os coxins do câmbio do caminhão Scania, os já conhecidos TopKits, ou os coxins do Opala/Chevette *obs: cabe observar! todos à um preço bem desanimador. Gostaria de ganhar um Body-Lift considerável, segurança, e quem sabe eliminar um pouco os ruídos na carroceria. Ainda estou nesse dilema...

A configuração atual do feixe de molas é essa: Na dianteira existem 11 feixes enquanto na traseira são 10 (É a quantidade certa?) Pretendo colocar entre os feixes, aquelas pequenas chapas, um engenho elaborado por um dos companheiros foristas, discutidos no tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/39250-jeep-pulando-igual-cabrito.html

Dentro da configuração dos feixes que estou usando, será que tal medida seria útil? Não sobrecarregaria os feixes?

Os turbogás da Ranger já estão em minhas mãos!, mas preciso antes de instalá-los, preciso resolver a questão da carroceria, dos calços e os feixes de mola. Alguém poderia dar uma luz?

Rodrigo Baratti
17/08/2014, 08:43
Martins,
Tente tirar as medidas desconsiderando a carroceria.
Os eixos estão alinhados com o chassi?
O Jeep estar penso pode ser:
Feixe cansado
Feixe apenas desarqueado
Chassi desalinhado
Fixação errada
Entre outros

Enfim, vc tem que eliminar as possibilidades uma a uma.
Nesse tópico coloquei algumas especificações de molas e alinhamento de chassi.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/128314-posicao-do-jumelo-8.html#post2174168

[]'s

H.Martins
17/08/2014, 21:05
Rodrigo,

Muito obrigado pela ajuda. Foi de grande valia!

H.Martins
07/11/2014, 13:56
Olá amigos,

Alguém poderia me auxiliar na seguinte questão:

Estou usando Pneus Savero M/T 33", e tenho notado um desgaste diferente nas rodas dianteiras, no lado direito do jipe, existe um desgaste um pouco maior na parte externa dos pneus. A lateral de alguns ''cravos'' apresentam pequenas ''escoriações'', ''Ralados'' em suas extremidades. Como uso o Jipe em vias urbanas, tenho buscado uma calibragem ideal para garantir um conforto extra no rodar, e consequentemente, um aumento da vida útil dos pneus.

Qual à configuração ideal para diminuir o desgaste dos pneus? obs: por vezes uso 28 libras na dianteira, 25 na traseira - Já utilizei 30 na dianteira, e 28 na traseira... enfim, várias configurações. Alguém poderia me auxiliar?

william_1966
07/11/2014, 20:01
Amigão, é de maringá, né? Vai no encontro Domigo?

Willian Del Piero Rocha
07/11/2014, 20:45
Olá amigos,

Alguém poderia me auxiliar na seguinte questão:

Estou usando Pneus Savero M/T 33", e tenho notado um desgaste diferente nas rodas dianteiras, no lado direito do jipe, existe um desgaste um pouco maior na parte externa dos pneus. A lateral de alguns ''cravos'' apresentam pequenas ''escoriações'', ''Ralados'' em suas extremidades. Como uso o Jipe em vias urbanas, tenho buscado uma calibragem ideal para garantir um conforto extra no rodar, e consequentemente, um aumento da vida útil dos pneus.

Qual à configuração ideal para diminuir o desgaste dos pneus? obs: por vezes uso 28 libras na dianteira, 25 na traseira - Já utilizei 30 na dianteira, e 28 na traseira... enfim, várias configurações. Alguém poderia me auxiliar?

Amigo ,quanto ao desgaste diferente dos pneus ,acho que deve tentar conferir o alinhamento .Quanto a calibragem dos pneus ,eu uso o 255/75 R15, e nunca usei mais que 23 libras em uso urbano ,pula muito e da muita pancada seca nas emendas dos asfaltos ,que são muitas no brasil . Em trilha leve ,passeios ,baixo para 17 ou 18 . Abraços .

matrakaum
23/09/2015, 10:29
Iaew Martins,


Barras da X-Toys, elimina o terminal central.
X-Toys - UOL Blog (http://xtrex.blog.uol.com.br/)

470393
470394

Abraços
Pessoal estou pensando em fazer um deste. Qual material devo usar?