PDA

Ver Versão Completa : S10 LT ativou controle de descida sem te-lo !



EduardoS
05/07/2014, 18:08
Pessoal
Hoje aconteceu uma coisa meio inacreditável.
De repente o computador de bordo escreveu algo parecido com isso:
"Assistente de descida íngreme ativo"
Só tinha essa frase na tela, as outras informações estavam desativadas.
Por mentira que pareça, o controle estava realmente ativo, o carro estava freiando levemente sozinho e eu não tinha como desligar aquilo.
Única coisa diferente que eu fiz antes foi acionar o 4X4 numa rua de terra de uns 200 m e desliga-la depois, uns 10 km antes disso acontecer.
Eu estava em torno de 20 km/h numa descida leve. Ao acelerar a tela voltou ao normal e o carro também (acho que foi isso).
Minha S10 LT não tem o controle de descida e no manual explica que deve ser apertado um botão para ativa-lo. É perigoso isso acontecer sozinho. Amanha vou subir uma estrada e descer pra ver se ocorre de novo.
Alguem já passou por isso?
Abraços a todos
Eduardo
S10 LT 4X4 AT 2013

gutojr
06/07/2014, 18:58
A minha também ja aconteceu isso, 'controle de velocidade em descida' se não me engano, ele atua em descidas quando você aciona os freios, ocorre a ativação do freio motor, ou seja ela reduz algumas marchas, eu descobri em uma viagem, nem sabia que a s10 tinha isso, não sei se no manual tem algo relacionado...

S10 LT 4X4 AT 2014

gutojr
07/07/2014, 05:42
corrigindo, FRENAGEM EM INCLINAÇÃO ATIVADA acho que a mensagem é essa

EduardoS
07/07/2014, 08:12
Oi Gutojr
Ontem subi uma serra com pouco movimento (Floresta da Tijuca) e pus o carro em 4x4 descendo. O piso é de asfalto, por isso fui bem lento.
O computador escreveu uma frase diferente da primeira, acho que igual a sua, tinha a palavra frenagem, que a primeira não tinha.
Depois não consegui mais que ele apresentasse a mensagem. Carro com computador seria bom se pudéssemos atuar no mesmo, do jeito que é não dá pra interagir, ele faz o que quer ...
Abracos,
Eduardo
S10 LT 2013

AGBISAY
02/08/2014, 00:19
Boas galera,
Questionei isso com a concessionaria e eles me disseram que é um assistente de descida quando a frenagem é muito utilizada, ou o cruise control está acionado com velocidade muito inferior a aquela do momento, mas basta acelerar um pouco que ele automaticamente se desliga.

AGBISAY
02/08/2014, 00:20
Desculpe S10 LT 4X4 2014.

marcosf_1982
08/08/2014, 21:22
Ja ligou comigo tb, na hora assustei não sabia que tinha eu estava em 6 marcha e utilizando o freio em 4x2

gutojr
09/08/2014, 10:16
Ja ligou comigo tb, na hora assustei não sabia que tinha eu estava em 6 marcha e utilizando o freio em 4x2 Isso apenas deve ser possível nas AT né?

EduardoS
09/08/2014, 11:00
Pois é pessoal, consegui fazer a mensagem aparecer de novo: carro em baixa velocidade (abaixo de 30) e frenagens sucessivas com o freio. Não decorei, mas acho que é "frenagem em declive ativada". Some se acelerar e se freiar. Não consegui foi descobrir se é bloqueio do conversor de torque, passagem para marcha mais baixa ou freio mesmo. Depois que aparece 1 vez e some não aparece mais de jeito nenhum.

A.Rodrigo
18/08/2014, 23:38
Boa Noite a todos...
Posso estar enganado mas creio que todas S10 automáticas têm essa frenagem de descida, não se trata do assitente de descida onde ela toma o controle total do freio, mas notem que quandodo estão em uma descida (depende da inclinação x velocidade), sem acelerar, a rotação fica como se estivesse em ponto morto (P ou N), porém ao acionar o freio ou dependendo da inclinação x velocidade como eu disse antes, ela engata uma marcha e é nesse momento que aparece a mensagem no computador de bordo, se notarem a rotação sobe, é como se fosse um freio motor. Fiz alguns testes com a minha (S10 LTZ cabine dupla 2.8 14/14 AT), pelo menos foi o que notei. Se alguém tiver algo a acrescentar ou comentar:concordo:
Posso dizer que o funcionamento dessa frenagem de descida é diferente do assistente de descida, onde se aciona um botão no painel, pois ao fazer isso o carro desce apenas com o condutor se preocupando com o volante, os freios são totalmente controlados pela eletrônica do carro. OBS: qdo acionado o assistente de descida no painel, o pedal do freio fica bem pesado, praticamente não dá nem para pisar nele.
Bom é isso que percebi na minha...

hermesjunior
28/07/2015, 20:47
A minha LT 2014 4x4, faz isso quase toda descida, agora o que estou achando nela é a direção um pouco pesada, nao sei se é porque tinha costume de dirigir um corolla e agora troquei nessa s10