PDA

Ver Versão Completa : O motor original foi p/ brejo... e agora, conserto ou troco?



Andre Canario
30/12/2005, 11:06
Pessoal,

Desculpem se ja tiver um tópico com esse assunto, mas nao achei... posso ter pulado algum.

Ontem, 29/12 fui da alegria à decepção em duas horas e meia... depois vejam aí se isso não foi algum recorde.
Tenho acompanhado varios topicos aqui no forum de vários veículos, JPX, Suzuki, Niva, etc... estudando qual 4X4 comprar. Ja tinha quase fechado negócio num niva todo originalzinho com pouco mais de 60.000 km com manual e tudo mais. Eu ja tinha desistido de JPX, justamente por causa dos problemas de sobreaquecimento. Até que fiquei sabendo que aqui mesmo em minha cidade estavam vendendo um Jota de 2º dono, e que o cara tava apertado... ontem fui ver. Inicialmente ele estava pedindo 18.000,00 num Montez 1997, consegui empurrar um carro velho q eu tinha no negócio e voltei 8.000,00... conclusão... ele me custou 11,5 latinhas... achei q tivesse feito o negócio do ano, pois iria entrar num carro 1997, diesel, etc, etc... essas coisas q todo mundo pensa.
Levei mecânico, andei no carro, subi uns morros, vimos que a turbina estava babando, tinha um vazamento pequeno de óleo em 1 bico, meia fraca de pneus, precisando polir, retocar uns pedacinhos, trocar as molas traseiras, mas pintura original de fábrica, inclusive as faixas, sem podres visiveis, marcador de temperatura teóricamente funcionando certinho...
Nada que uns R$3.000,00 gastando aos poucos num banho de loja, nao deixasse a "CRIATURA" quase perfeita... conclusão: Esqueci tudo que ja tinha lido aqui e as 11 da manha estavamos dentro do banco.
Saí todo satisfeito, passei no posto, abasteci, verifiquei óleo de motor, completei a água... tudo como manda o figurino. As 13:30h estava vindo trabalhar na cidade vizinha... 36Km de asfalto bom, sem subidas longas, com uma velocidade de cruzeiro de 80 - 90 km/h, a "CRIATURA" se comportando maravilhosamente bem, quando de repente o reservatorio de expansao de água do radiador simplesmente explodiu, parei (ao pisar na embreagem, o motor morreu)... vi o que era, coloquei no lugar a parte de cima do reservatorio que tinha se soltado, completei a água novamente, pois eu tinha levado reserva, e tentei andar os 3 km restantes p/ eu chegar na cidade, esse foi meu erro, pois nao consegui andar nem 1km. A "CRIATURA" parou no meio do caminho e teve que voltar de carona num guincho. No final da tarde, passei no mecânico,
ela já estava com o motor frio, e fui ver se o motor girava, estava morrendo de medo de ter travado tudo... Quando dei a partida, girou sem problemas, mas nao funciona mais... o giro de partida está muito rápido... só vamos começar a mexer na próxima semana, mas estamos desconfiados que os aneis de segmento colaram e a compressão está passando direto.

Gostaria de algumas sugestões p/ resolver o que fazer:

1 - Coloco fogo na "CRIATURA" e choro o ano todo pelas 11,5 latinhas perdidas?
2 - Arrumo esse motor mesmo, e rezo p/ cabeçote nao ter ido p/ espaço?
3 - Já que o bicho tá pegando mesmo p/ meu lado, tento colocar um MWM ou Maxxion e aí
como estou na m... mesmo faço uma reforma geral e deixo a "CRIATURA" show (mas isso vai levar muito tempo)?

As perguntas:

a - O MWM que o pessoal adapta é o mesmo aspirado que equipa as antigas F1000 e F4000, onde encontra-lo num preço razoável?
b - Existe alguma receita de bolo com as adaptações necessárias, ou o mexanico tem que literalmente se virar adaptando calços
acoplamentos, embreagem e tudo mais?
c - E quanto ao Maxxion? Alguem pode me responder as mesmas dúvidas que tenho do MWM?
d - Existe algum tópico com as fotos de adaptação?

Se por um acaso nao existir algum chamado "CRIATURA", vou batiza-lo com esse nome.

abraço a todos

Andre

Marcelo R. A. da Cunha
30/12/2005, 11:33
Andre

O motor e o MWM das S-10 ou Frontier, os da F-1000 e 4000 são muito pesados. Eu acho que vc deve avaliar o que aconteceu primeiro com o seu motor antes de pensar em partir para qualquer adaptação, pois o custo e alto e posteriormente sera necessaria a troca dos eixos tambem (mas com certeza vale apena).

Se precisar de qualquer ajuda pode pedir :concordo:

Andre Canario
30/12/2005, 12:01
Valeu Marcelo...

Com certeza pedirei help a vc, pode esperar... hehehe

abs

Andre

Augusto Braga
30/12/2005, 12:47
Andre, Eu tenho algumas peças e um motor completo montado, qualquer coisa me avisa. Feliz Ano Novo .

Celsogvs
31/12/2005, 10:05
André, minha opinião é que voce deve arrumar seu motor e já ir pensando em uma troca para o futuro. Vai anotando todas as informações a respeito da troca de motor e quando chegar a hora voce estará com todas as informações necessárias.

O motor ideal para colocar no jota é o MWM sprint, ou o que eu coloquei que é o Internacional Maxion.

Abraços e boa sorte com a nova viatura, quero dizer, criatura.

leogc
31/12/2005, 12:04
Oi Andre,

Acho que a grande questão é o custo dessa tranformação ou do reparo do XUD. eu por exemplo, insisti no XUD até ter um problema no virabrequim (meu carro só teve problema de aquecimento uma vez e não houve danos maiores)...foi quando decidi que pelo custo do reparo bem feito (seria necessária a troca de várias peças do motor além de uma retífica no bloco) não valia mais a pena investir no XUD...que além de tudo é um motor fraco.

O que vou fazer?! ainda não sei...to pesquisando muito para não fazer m#$%%$a....mas na verdade...como quero deixar o jota só para trilhas e quero fazer um monstrinho....não to querendo investir R$ 10 K em motor....então to pensando em seriamente passar para a gasolina (a não ser que ache um motor diesel a preços excelentes).


uma sugestão....essas transformações (ou adaptações, ou projetos) não devem ser feitas com pressa...como se conserta um motor....então, pense que para fazer isso o carro ficará parado por um tempo....

abs e boa sorte.

Wallace
31/12/2005, 17:00
Eu acho que realmente se arrumar ficar muito caro acho que o ideal passar para gasolina ou alcool, principalmente se for usa basicamente em trilhas

ricardolm
02/01/2006, 10:21
Ola Andre,

Curiosidade, se vc comprou a tao pouco tempo, se o antigo dono nao te falou nada, alias por escrito que o motor estava com problemas, vc tem 3 meses de "garantia", vc pode ate devolver o carro, vai atraz do antigo dono e fala com ele. No minimo divida esta conta.

[]s e boa sorte... :|

Andre Canario
02/01/2006, 11:26
Oi Ricardo, blz?

Eu sei disso. Mas a culpa foi minha, e nao do cara... tirando os vazamentos, o motor estava legal, levei mecânico e testamos, mas com a pressao, o reservatorio de expansao descolou a emenda. Se eu tivesse parado na hora, nao teria feito o estrago, o problema foi que eu tentei andar com o carro... aí q aconteceu a m&#!*#. O cara tb, coitado... tá vendendo o almoço p/ comprar a janta... pegou um fusca 77 + 8K num Jota 97 de segundo dono... Se ele tivesse $, com ceterza eu iria propor a divisão, mas agora é arrumar problema a toa.

valeu pela sua sugestão

abraços

Andre

Martin Melcop
02/01/2006, 14:31
André,

como o pessoal falou... dá uma olhada primeiro antes de pensar em qualquer coisa.
Eu mesmo, meu carro já deu problema em todas a coisas possíveis, menos no motor.
Sempre falei, é um motor que se vc souber como toca-lo ele vai.

leogc
02/01/2006, 15:13
Acho que uma olhada é pouco...dê uma bela pesquisada...em tudo que vc puder....pense que é um caminho sem volta e dependendo do que for feito será como um casamento....

abs

nerinei
03/01/2006, 08:46
Andre,
acho que se na região em que você roda tem postos de gás natural, coloca um motor flex (ap 2.0 = R$ 4.500).....você vai gastar uns 6.000 no total da adaptação + 2000 no kit gás, mas depois é só alegria, vai andar um pouco melhor que o XUD e vai ficar com um carro economico na hora de abastecer, com manutenção barata....vai ser minha opção na hora que meu xud abrir o bico....e não precisa trocar cambio e eixos, o que é uma vantagem se os seus estiverem bom....
Abraços

Martin Melcop
03/01/2006, 08:47
O cambio do J adapta direto no AP???? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Andre Canario
03/01/2006, 19:59
Nerinei,

O meu foi tudo p/ saco mesmo, mas acho q ja resolvi. Comprei do Daniel Massari um motor desmontado por R$750,00... mas ta muito melhor q o meu, so veio com o cabeçote ruim, mas meu cabeçote tá legal... alem do motor, ainda veio embreagem, disco do volante, turbina e algumas peças novas, jogo de pistoes, aneis, casquilhos fixo e movel, retentores do cabeçote. So vou precisar retificar o eixo, os cilindros, pois os pistoes e aneis sao 0,50, dar uma geral no cabeçote e alinhar o bloco, a retifica cobrou R$700,00 + R$500,00 de mao de obra do mexanico e algumas coisas q sempre faltam... calculo q tudo deve ficar por uns 2,5k, acho q ta bem legal por eqto, assim vou ter tempo p/ preparar um ap ou outro qualquer. A MGL me cobrou só de mao de obra R$2.500,00 p/ adaptar um de opala 4cc, fora todas as peças que seriam por minha conta, achei caro demais. Se alguem estiver precisando de alguma coisa, vao sobrar várias... (é verdade q poucas prestam, mas na hora do aperto, ajuda... hehehe)

abs

Andre

nerinei
04/01/2006, 09:05
O cambio do J adapta direto no AP???? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

precisa de uma flange, mas tem varios rodando com motor ap e cambio peugeot......
Abraços

Adilson Mancebo
10/01/2006, 17:28
André,
Se os pistões já são 0,50, é melhor trocar as encamisas dos cilindros.
Há mais ou menos um ano eu comprei as camisas na Alpina por R$ 295 e o jogo de pistão e aneis Feijão Auto Peças, em São Cristóvão/RJ, por R$766, e fiquei com um motor standard, pois o eixo também é standard.

Não esqueça de aumentar os furos de passagem de água da junta do cabeçote.

Se o reservatório de água foi para o espaço, verifique se não foi problema na tampa do reservatório.

Abraços
Adilson

Andre Canario
10/01/2006, 18:05
Adilson,

O bloco estava STD com cilindro arranhado, os pistoes e aneis novos que vieram no motor que comprei sao 0,50, entao mandei abrir os cilindros p/ 0,50. O virabrequim nao teve jeito tb... teve que retificar.

Uma duvida: tem alguma medida exata do furo que preciso abrir os furos de pasagem de agua na junta?

O reservatório nao tem jeito... só outro... estou vendo uns outros p/ adaptar, de preferencia com maior capacidade. Sei que a MGL coloca do gol, mas vou ver se acho algum maior.

abs

Andre

leogc
12/01/2006, 13:21
Salve Galera,

A adaptação do AP no cambio peugeot não depende só de flange, depende tb de uma adaptação no eixo piloto. isso dito pelo pessoal da MGL e da Deep tec...quando me disseram isso, também disseram que não gostam muito de fazer esse tipo de adaptação..

além disso, eu acho o AP fraco para empurrar um pneu um pouco maior (ainda mais com caixa peugeot, mais longa)...só se turbinar...

mas essa é minha humilde opinião....

abs

dero
20/01/2006, 23:14
Alguem tem o peso (seco) do motor XUD? bem com potência

Se tiverem favor postar aqui ou no tópico abaixo:
"Peso dos Motores"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=217315

Um interessante comparativo dos pesos dos motores x potência oferecida.

valeu

Andre Canario
07/08/2006, 00:37
Pessoal,

Quase 8 meses depois, segue fotos da CRIATURA.
Espero que gostem

Abracos

CAVESO
07/08/2006, 11:11
André canário,

Você que passou pela epopéia do motor do JPX, não sabe me informar onde consigo um motor maxion, em bom estado e preço de amigo, aí em Barra do Piraí ou proximidades?

Abraços

Andre Canario
08/08/2006, 10:40
Carlos,

Maxion nessas condiçoes acho dificil achar.
Procure na JR Diesel em SP. Eles poderao te informar melhor.
http://www.jrdiesel.com.br/

abs