Ver Versão Completa : Problemas com freio a Disco nas 4
Boa tarde.
Estou com um problema e acredito que alguém ja tenha passado por isso, na minha gaiola uso torres e pinças de santana nas 4 rodas e cilindro mestre com hidrovacuo de santana também, o que acontece é que não tem jeito de dar freio, ja troquei pinças, ja troquei cilindro mestre, resumindo ja fiz o capeta e nada resolveu, estou começando a achar que o cilindro mestre realmente não tem capacidade para as 4 pinças. Sugestões serão muito bem vindas e caso alguem ja tenha passado por isso e tenha a solução facarei grato. Abraço!
digobrazil
30/06/2014, 17:00
Boa tarde.
Estou com um problema e acredito que alguém ja tenha passado por isso, na minha gaiola uso torres e pinças de santana nas 4 rodas e cilindro mestre com hidrovacuo de santana também, o que acontece é que não tem jeito de dar freio, ja troquei pinças, ja troquei cilindro mestre, resumindo ja fiz o capeta e nada resolveu, estou começando a achar que o cilindro mestre realmente não tem capacidade para as 4 pinças. Sugestões serão muito bem vindas e caso alguem ja tenha passado por isso e tenha a solução facarei grato. Abraço!
tenho este mesmo freio na minha gaiola e é bom pra caramba.
o que acontece com o freio? da pedal mas fica borrachudo? da pedal mais ele abaixa? ou nem pedal dá?
seja mais especifico no defeito, pois sem saber os sintomas, não temos como ajudar
tenho este mesmo freio na minha gaiola e é bom pra caramba.
o que acontece com o freio? da pedal mas fica borrachudo? da pedal mais ele abaixa? ou nem pedal dá?
seja mais especifico no defeito, pois sem saber os sintomas, não temos como ajudar
Pois então digobrazil, o pedal fica embaixo, depois de umas 3 ou 4 pedaladas ameaça dar freio, mas segura muito pouco, não que isso tenha me impedido de entrar em alguns buracos com ela :euforico:, mas sem freio é complicado. Ja troquei todas as pinças e cilindro mestre algumas vezes, mas mesmo assim continua igual.
PitucoDH
01/07/2014, 21:03
Não entendo muito do assunto... mas não pode estar vazando fluido?
Gomes Neto
01/07/2014, 22:40
É eu também tinha 4 torres (só que de Gol) numa gaiola que até já vendi, funcionava muito bem mas realmente me deu trabalho quando montei o sistema.
Vamos por partes, o sistema funciona e bem portanto não está sub dimensionado.
Em algum momento seus freios já funcionaram e o problema surgiu ou você ainda não conseguiu fazer o sistema funcionar?
Você tem pratica em encher e sangrar o sistema? Tem macetes, você os conhece.
O que o Pituco disse também faz sentido, cheque todo o sistema de cabo a rabo procure por vazamentos.
Eu uso uma mangueira ligada na sucção do comando do vácuo do distribuidor que sai do carburador para encher o sistema (com o motor funcionando é claro), é só liga-la no bico sangrador e abri-lo e quando parar de sair bolhas e começar a sair só o fluido, fecha-lo.
Não deve existir folga excessiva entre pastilhas e disco eles devem estar justos, se não estiverem retire novamente a pinça e puxe o pistão para fora, monte novamente a pinça no disco sem deixar folgas.
Se me der mais pistas posso tentar descobrir qual o problema.
[]s
mali9ski
02/07/2014, 09:37
Pois então digobrazil, o pedal fica embaixo, depois de umas 3 ou 4 pedaladas ameaça dar freio, mas segura muito pouco, não que isso tenha me impedido de entrar em alguns buracos com ela :euforico:, mas sem freio é complicado. Ja troquei todas as pinças e cilindro mestre algumas vezes, mas mesmo assim continua igual.
Uma coisa que vejo acontecer, é adptar a pinça de ponta cabeça ou em uma posição com a sanguia torta dai não sangra direito, se a sua tiver mais ou menos assim tira a pinça deixe ala na posição certa e sangre uma por uma de preferencia arrume uma daquelas maquininha e sangre bem....
valew
digobrazil
02/07/2014, 20:47
pelo que voce disse é vazamento.
mas o correto é voce revisar todo o sistema, apertar todas as conexões.
Outro detalhe é oque o Mali disse, as pinças tem que estar como sangrador para o lado de cima, isto é, tem que estar na sua posição original. Qualquer outra posição, voce não consegue tirar o ar do sistema e nada de freio.
Não entendo muito do assunto... mas não pode estar vazando fluido?
O pior e que não tem vazamento algum, tudo sequinho.
Pois então pessoal, pinças instaladas nas posições originais (com o sangrador na posição correta), não sou nenhum mecanico profissional, mas acredito estar sangrando corretamente, até porque ja sangrei umas 10x e so saiu ar na instalação do sistema, na primeira vez q colequei liquido, depois nas outras tentativas não saiu mais ar, o que teoricamente indica que não tem ar no sistema. Mais um detalhe que não sei se especifiquei, uso o cilindro mestre do santana com hidrovacuo, uma pinça ligada em cada saida do cilindro em x, em uma camara do cilindro a roda dianteira esquerda e a traseira direita e na outra a dianteira direita e a traseira esquerda. Ja estou pensando em instalar mais um cilindro mestre e deixar 2 rodas para cada cilindro, se for por falta de capacidade do cilindro o problema estaria resolvido. Abraço! e obrigado por enquanto.
digobrazil
18/07/2014, 12:16
Pois então pessoal, pinças instaladas nas posições originais (com o sangrador na posição correta), não sou nenhum mecanico profissional, mas acredito estar sangrando corretamente, até porque ja sangrei umas 10x e so saiu ar na instalação do sistema, na primeira vez q colequei liquido, depois nas outras tentativas não saiu mais ar, o que teoricamente indica que não tem ar no sistema. Mais um detalhe que não sei se especifiquei, uso o cilindro mestre do santana com hidrovacuo, uma pinça ligada em cada saida do cilindro em x, em uma camara do cilindro a roda dianteira esquerda e a traseira direita e na outra a dianteira direita e a traseira esquerda. Ja estou pensando em instalar mais um cilindro mestre e deixar 2 rodas para cada cilindro, se for por falta de capacidade do cilindro o problema estaria resolvido. Abraço! e obrigado por enquanto.
os canos do sistema esta na medida ou são mais comprtidos que o necessaio? Tipo assim, os canos são mais compridos e você teve que fazer umas voltas tipo espiral, entendeu?
mali9ski
18/07/2014, 12:31
amigo se puder tirar algumas fotos, mas colocar outro cilindro não e necessario, da uma revisada no curso do pedal e nas valvulas do hidrovacuo e no hidrovacuo...
se vc isolar uma das rodas e o pedal subir pode ser que o cilindro não esteja dando conta, mas não acredito nessa possibiliade....
valew
amigo se puder tirar algumas fotos, mas colocar outro cilindro não e necessario, da uma revisada no curso do pedal e nas valvulas do hidrovacuo e no hidrovacuo...
se vc isolar uma das rodas e o pedal subir pode ser que o cilindro não esteja dando conta, mas não acredito nessa possibiliade....
valew
Ja estou com as dianteiras isoladas e continua igual....
valew
Vou olhar o curso do pedal, bem observado, vou postar umas fotos do sistema....
Vou olhar o curso do pedal, bem observado, vou postar umas fotos do sistema....
Vai ai as fotos....471304
Mais fotos....
digobrazil
19/07/2014, 21:49
471308
mais uma.....
é impressão minha ou esses canos são de cobre???????
é impressão minha ou esses canos são de cobre???????
Positivo, canos de cobre....
digobrazil
20/07/2014, 20:37
Positivo, canos de cobre....
não tenho certeza, mas o diametro deste cano de cobre é maior do que o de aço. confere as medidas, pois se realmente for maior você vai ter problema com pressão mesmo. então é só trocar pelos canos de aço.
e tambem elimine todas estes espirais que tem no cano, isso faz o freio ficar sem pressão. Quanto mais curto, mais pressão nas pinças.
resolvendo estas duas coisas, provavelmente você terá freio
não tenho certeza, mas o diametro deste cano de cobre é maior do que o de aço. confere as medidas, pois se realmente for maior você vai ter problema com pressão mesmo. então é só trocar pelos canos de aço.
e tambem elimine todas estes espirais que tem no cano, isso faz o freio ficar sem pressão. Quanto mais curto, mais pressão nas pinças.
resolvendo estas duas coisas, provavelmente você terá freio
Boa noite, os espirais vou eliminar amanha então, quanto ao curso do pedal, esse pelo que vi esta dentro do esperado, agora quanto ao diametro dos tubos, comprei exatamente o mesmo diametro dos de aço, peguei cobre apenas por ser mais facil de flangear e dobrar ele.
jacson.1
21/07/2014, 20:37
ola , sou mecânico e estudo engenharia mecânica , seu sistema de freios deve conter entrada de ar, suas pastilhas e sapatas devem estar muito gastas ou apanas seu cilindro mestre pode ter realmente falecido.
mas realmente por seus relatos aparenta ser somente falta de fluido no sistema . experimente fazer p sangramento em todas as 4 rodas. qq coisa to aqui.
ha ia esquecendo , os tubos de cobre não influenciam em nada , fique tranquilo.
antonio umino
21/07/2014, 21:48
Para sangrar o freio.
comece pelo mais distante e depois o mais proximo..
pelo relato pode ser o curso do pedal, muito baixo...
qual pedaleira vc está usando???
abçs
ola , sou mecânico e estudo engenharia mecânica , seu sistema de freios deve conter entrada de ar, suas pastilhas e sapatas devem estar muito gastas ou apanas seu cilindro mestre pode ter realmente falecido.
mas realmente por seus relatos aparenta ser somente falta de fluido no sistema . experimente fazer p sangramento em todas as 4 rodas. qq coisa to aqui.
ha ia esquecendo , os tubos de cobre não influenciam em nada , fique tranquilo.
Boa noite, Jackson, minhas pastilhas estão usadas mas boas e quanto a elas acredito que não deveriam influenciar, pois ja vi varios relatos de gente que usou pastilha ate o ferro e as pinças continuaram funcionando. Quanto ao cilindro mestre, ja troquei uns 4. Vou sangrar de novo. Mas assim, eu ja estou achando que o cilindro mestre que estou usando não possui area no seu embolo suficiente para acionar as 4 pinças, a unica coisa que me deixa na duvida disso é que ja estou com 2 rodas isoladas e ainda assim não da freio.
Para sangrar o freio.
comece pelo mais distante e depois o mais proximo..
pelo relato pode ser o curso do pedal, muito baixo...
qual pedaleira vc está usando???
abçs
Boa noite Antonio, agora você fez uma observação que eu ainda não havia feito, sangrar do mais distante para o mais próximo, boa ideia, eu sempre sangrei do mais próximo para o mais distante, vou tentar, vai que dá.... Quanto ao curso do pedal, a principio esta ok, uso hidrovacuo, cilindro mestre e pedaleiras de santana, comprei o conjunto completo pois procurei utilizar o máximo de peças OEM possivel para facilitar na hora da manutenção e de encontrar peças.....
Flávio Cadore
22/07/2014, 23:52
Uma coisa, não se usa mais o sistema em "X", nas duas saídas da frente do cilindro mestre vão para as rodas dianteiras e as saídas traseiras vão para as rodas traseiras.
Uma coisa, não se usa mais o sistema em "X", nas duas saídas da frente do cilindro mestre vão para as rodas dianteiras e as saídas traseiras vão para as rodas traseiras.
Boa noite. Flavio, eu não usava esse sistema na primeira vez que montei o freio, mudei apenas para testes, mas pelo jeito não ajudou em nada....
vinijost
23/07/2014, 22:37
Boa noite. Flavio, eu não usava esse sistema na primeira vez que montei o freio, mudei apenas para testes, mas pelo jeito não ajudou em nada....
Cara.. eu uso pincas traseiras do marea atraz e na dianteira do gol g3 e so consegui um freio show colocando o hidrovacuo e cilindro mestre da s10. Os outros ficavam tudo froxo.. tentei do santana.. gol.. vectra... e o da s10 o pedal fica bem.. mas bem em cima e seco.. tem que ver o freio que da. Custa caro.. mas vale a pena.
Flávio Cadore
23/07/2014, 23:07
Vini, o hidrovácuo do Gol dá certo no cilindro mestre da S10?
Na minha gaiola tem freio, trava as rodas mas não é isso tudo. Eu tenho que usar 8 mangotes de freio por causa das bandejas compridas e elas estufam e por isso falta óleo pra frear bem. Se eu isolar uma roda o freio estanca.
vinijost
23/07/2014, 23:23
Vini, o hidrovácuo do Gol dá certo no cilindro mestre da S10?
Na minha gaiola tem freio, trava as rodas mas não é isso tudo. Eu tenho que usar 8 mangotes de freio por causa das bandejas compridas e elas estufam e por isso falta óleo pra frear bem. Se eu isolar uma roda o freio estanca.
O da s10 tem pressao e vazao!! O meu acontecia isso mas resolvi colocando o cpnjunto da S10. Do gol nao dá. Paguei no ferro velho o conjunto 380 reais usado.. so o hidrovacuo novo custa mais de 500 e mais 150/200 o cilindro mestre.. mas vale cada sentavo.. o hidrovacuo que da certo é dos chevette 79.. Por ai.. dai a furacao do cilindro mestre é igual.. mas nao fica tao macio o freio porque o diafragma nao é tao grande igual da s10. Posso tirar uma foto amanha do conjunto montado.. como uso a parede corta fogo do gol. Fiz um adaptador do gol para a s10.. fico 10.. e os canos de freio do gol da certinho no cilindro mestre da s10
vinijost
23/07/2014, 23:26
Esqueci de mencionar que nao existe o reservatorio do liquido de marca paralela.. so original e custa quase 100 reais.. por isso decidi colocar todo o conjunto usado. Fico mais em conta. Valeu
antonio umino
24/07/2014, 16:48
Pelo comentario acima....
o clindro mestre do santana acho que é muito fino...
tem que colocar o mestre de kombi ...
Veja se não tem folga no pedal. (curso morto)....
pedal no hidrovacuo.. e......
entre o hidrovacuo e o ciindro mestre...
abçs
Flávio Cadore
24/07/2014, 18:15
Eu uso o cilindro mestre da Saveiro que tem o diâmetro maior ( 22 ou 23 mm de diâmetro).
Chico Trevisan
26/07/2014, 14:22
Olá. Para descobrir se seu cilindro mestre está sub dimensionado, pegue duas alicates de pressão e estrangule os flexíveis de freio trazeiro, se o freio ficar firme, é sinal que o cilindro está pequeno. Também já tive um problema com a regulagem do pino central do servo freio, ele possue uma regulagem, na ponta que empurra o pistão do cilindro mestre, se tiver muito aberta, não deixa o fluido descer e causa problemas.
joao da gaiola
31/07/2014, 22:58
amigo o pino de sangria deve estar acima do de alimentação conferir se nao a pinças travadas e sangrar bem bem mesmo vai a dica
Cara.. eu uso pincas traseiras do marea atraz e na dianteira do gol g3 e so consegui um freio show colocando o hidrovacuo e cilindro mestre da s10. Os outros ficavam tudo froxo.. tentei do santana.. gol.. vectra... e o da s10 o pedal fica bem.. mas bem em cima e seco.. tem que ver o freio que da. Custa caro.. mas vale a pena.
Pois é uso o conjunto do santana, nesse meio tempo que não respondi as mensagens troquei mais um cilindro mestre e dessa vez ameaçou dar freio mas não deu. Agora, a ideia que tu deu do cilindro mestre da S10 foi boa, vou partir p isso, pois o resto ja fiz e nada deu certo. Obrigado pela ideia e abraço, assim que eu testar posto o resultado.
Pelo comentario acima....
o clindro mestre do santana acho que é muito fino...
tem que colocar o mestre de kombi ...
Veja se não tem folga no pedal. (curso morto)....
pedal no hidrovacuo.. e......
entre o hidrovacuo e o ciindro mestre...
abçs
Folgas não tem absolutamente nenhuma, cilindro mestre da kombi tenho um jogado em casa, também não custa tentar....
Olá. Para descobrir se seu cilindro mestre está sub dimensionado, pegue duas alicates de pressão e estrangule os flexíveis de freio trazeiro, se o freio ficar firme, é sinal que o cilindro está pequeno. Também já tive um problema com a regulagem do pino central do servo freio, ele possue uma regulagem, na ponta que empurra o pistão do cilindro mestre, se tiver muito aberta, não deixa o fluido descer e causa problemas.
Vou tentar também essa das alicates, toda ajuda e bem vinda, agora regulagem no pino central do servo nunca reparei, vou olhar.....
amigo o pino de sangria deve estar acima do de alimentação conferir se nao a pinças travadas e sangrar bem bem mesmo vai a dica
Quanto a isso, tudo certo, conferido e reconferido varias vezes, eu ainda acho que e subdimensionamento do cilindro mestre.
digobrazil
05/09/2014, 10:51
nesta foto eu vejo que é da pinça da roda traseira e vejo que ela esta na posição errada. o parafuso sangrador não fica totalmente acima do pistão da pinça. modifique ela para que fique na posição original, isto é, com o sangrador para cima. Deixe ela na posição como esta da foto, tanto faz se para a frente do disco ou para tras, ok.
nesta foto eu vejo que é da pinça da roda traseira e vejo que ela esta na posição errada. o parafuso sangrador não fica totalmente acima do pistão da pinça. modifique ela para que fique na posição original, isto é, com o sangrador para cima. Deixe ela na posição como esta da foto, tanto faz se para a frente do disco ou para tras, ok.
Te entendi, mas o meu esta para cima. O pior e que não achei cilindro mestre da S10 ainda, mas ainda na procura...
vinijost
23/09/2014, 21:28
Te entendi, mas o meu esta para cima. O pior e que não achei cilindro mestre da S10 ainda, mas ainda na procura...
Pode soltar a pinça.. sangrar na posição certa e parafusar na posição inicial de novo! ;)