PDA

Ver Versão Completa : Adaptar o Gran Vitara



heitor
29/12/2003, 17:10
Desejo usar um Gran Vitara 98 todo original em algumas trilhas leves e médias. Que adaptacoes preciso fazer neste "jipe de apartamento"?

29/12/2003, 19:28
Qual G. Vitara? Qual motor? Que tipo de obstaculos da trilha?

Recomendações:

* Calços na suspensão
* Pneus mais agressivos 235/75/R15 ou alguns aros 16 que coubessem.
* Proteções
* Outros jipeiros para lhe ajudar, caso dee algum problema :)

[]s!

Flávio Soares Parpinelli
30/12/2003, 00:28
Fala com o Rodrigo Portugal da www.rc4x4.com.br. Ele tem um Gran Vitara 5p 2.0 auto que usa para passeios, etc. Se nao me engano, ele colocou protetores por baixo (de fabricacao da empresa dele mesmo), calço de suspensão de 2" e pneus um pouco mais agressivos e maiores que originais. colocou um guincho tb usando o parachoque original.
Tem o Marcos Levy da Surge Team do Rio, que usava um Gran Vitara Sport (3p 2.0) em Rallys.

heitor
30/12/2003, 10:49
O Grand Vitara é 2.0 5 portas.
O Aro é 16 e os pneus sao 215/65 R16.

Moro na serra gaucha e as trilhas por aqui tem bastante pedras e barro. Agua com pedra no fundo. Nada de areia.
Nos passeios que fiz por aqui encontrei vários vitarinhas e samurai. Mas nao encontrei nenhum grand vitara, por isso fiquei na duvida quando ao uso deste 4x4.
Fiz um raid estes dias (larguei na rabeira) e consegui completar o percurso. Consegui passar por um atoleiro em subida (já tinham passado 40 jipes). Achei o carro valente, mas pegou bastante em baixo e os pneus nao apropriados derraparam muito.

Giovani
04/01/2004, 23:43
Moro na serra gaucha e as trilhas por aqui tem bastante pedras e barro. Agua com pedra no fundo. Nada de areia.
Fiz um raid estes dias (larguei na rabeira) e consegui completar o percurso. Consegui passar por um atoleiro em subida (já tinham passado 40 jipes). Achei o carro valente, mas pegou bastante em baixo e os pneus nao apropriados derraparam muito.

:D Grande Heitor!!!

:D Que bom, mais um gaúcho no Fórum! Seja bem-vindo!!! :D
:D Nessa região e na capital existem muitos Vitaras. Meu Brother é de Bento e já teve 2 Vitaras. Eram equipados com pára-choques de ferro e chapas de proteção por baixo de todo carro. Se não me engano eram fabricados em Gravataí, talvez eles até já tenham um modelo para o Grand Vitara. Fala com o Claudinei da Repecol, em Gravataí, ele pode te dar todas as dicas, pois trabalha com os Suzukis. E-mail: repecol@pro.via-rs.com.br ou (51) 488-1127 ou 484-1741. :wink:
[]'s

Flávio Soares Parpinelli
05/01/2004, 00:13
Heitor, estava dando uma olhada em pneus MUD 16" para Grand Vitara, as opções que vi são estas:
Black Star Guyane 215/80R16 tem 30,2" de diametro
BFG MUD 245/75R16 tem 30,5" de diametro
Não achei informações de Pirelli MUD e de outros com diametro próximo a 30".
Depois não esqueça das fotos da viatura preparada!

05/01/2004, 07:45
Heitor, estava dando uma olhada em pneus MUD 16" para Grand Vitara, as opções que vi são estas:
Black Star Guyane 215/80R16 tem 30,2" de diametro
BFG MUD 245/75R16 tem 30,5" de diametro
Não achei informações de Pirelli MUD e de outros com diametro próximo a 30".
Depois não esqueça das fotos da viatura preparada!

Os pneus 245/75/R16 acho que não cabem no G. Vitara nem com calços de 2". O máximo que dá seria pneus 235/75/R15 com os calços de 2" na suspensão (acho que em rc4x4.com.br ou donatti4x4.com.br tem pra vender). Seria até bom pq os pneus seriam beeeem mais baratos. O meu G. Vitara original calça pneus 235/60/R16 street e um único pneu desse tem preço de 33" MUD : cerca de R$ 800,00. Os 235/75/R15 ficariam uns R$ 400 novo cada um.

O lance é que teria que trocar os aros também.

[]s!

heitor
08/01/2004, 19:55
Valeram as dicas pessoal!
Vou acatar as sugestoes de voces e vou colocar os calcos de 2 polegadas, protecoes e vou trocar as rodas por 15 polega.
Agradeco tambem os contados repassados, estao sendo muito uteis.
Em breve publico as fotos do jipinho de apartamento modificado. :D
Heitor

Flávio Soares Parpinelli
08/01/2004, 22:50
Heitor e Osvaldo,
Eu recomendei só pneus aros 16" não foi por acaso :lol:

Não entra roda 15" no Grand Vitara, pega nas pinças de freio...

Tem achar pneu 16" que caiba.

08/01/2004, 23:03
Heitor e Osvaldo,
Eu recomendei só pneus aros 16" não foi por acaso :lol:

Não entra roda 15" no Grand Vitara, pega nas pinças de freio...

Tem achar pneu 16" que caiba.

E os pneus aro 15 originais que vem no G. Vitara? Tem alguns que vem com aro 15 sim. Pelo que eu sei, pega muito pouco, alguns aros você consegue instalar sim. Já vi vários rodando ! :)

Preço do Pneu Aro 15 = 1/2 Preço do pneu aro 16 original

[]s

Flávio Soares Parpinelli
08/01/2004, 23:15
Pelo foto do carro do Heitor, o dele é um 4p.
Apenas os com 1.6 (só tem no 3p) são aro 15", motor menor, freio menor.
O Marcos Levy lá da Suzuki-net estava vendendo um jogo de pneus mud 16" para a Grand Vitara estes dias.

09/01/2004, 00:08
Não Flávio, to falando! Eu já vi G. Vitara 4 portas (o meu também é 4pts) com ARO 15! Era aro da mangels, creio :-)



[]s

Flávio Soares Parpinelli
09/01/2004, 00:20
Agora vc colocou um ponto de interrogação emcima da minha cabeça :o :o

Heitor, então acho que a melhor coisa a fazer é testar mesmo e depois nos conte.

felippetti
09/01/2004, 18:14
Olá, Heitor!
Mas que mundo pequeno, não?
Seja bem vindo ao mundo off-road e, melhor ainda, ao mundo Suzuki!
Recomendações de equipamento: RC4x4! Esquece o resto...

Sobre as rodas, pessoal, mesmo as de ferro do Gran 4portas são 16". Inclusive tem um jogo à venda no MercadoLivre, pra quem quiser... 15" só nos 3portas.

Heitor, em Caxias tenho alguns amigos que podem te indicar bastante coisa boa. Dê uma olhada em http://planeta.terra.com.br/lazer/Cabrito/ para conhecer um pessoal. O Rafael Reis (autor da página) é suzukeiro 24x7 e vive no mato. Lá tu tb vai ver o Desgarrado, o qual vai estar por aí agora em fevereiro... Vamos marcar um passeio.

Grande abraço.

felippetti
09/01/2004, 18:16
Ah, sim, Desgarrado é o meu Vitara, que tá na seção Zuks.

Valeu!!

heitor
12/01/2004, 16:43
Valeu Rafael!
Quem era o teu mecanico aqui? Nao vai dizer que é o Fiti? Ele não quer fazer nada fora da bula :)

Um abracao.
Heitor

heitor
12/01/2004, 16:48
Pessoal,
Conferi e realmente o padrao das rodas é 16 no Gvitara 4 portas. As de 15 so experimentando e é o que vou fazer.
Depois eu conto o que constatei.

Heitor

felippetti
13/01/2004, 15:31
Quando comprei meu Vit já tava aqui em Brasília. Mas eu comprei ele em Canela de um cara que tem oficina e só lida com 4x4. Se quiser fazer contato lá, liga 99785712 ou 2828429 e fala com o Kiko...
Em Caxias deve ter gente especializada também, mas não conheço. Contata o Rafael Reis (lá do site do Cabrito) e pede uma dica.

Um abraço!

Fabio Machado
18/02/2004, 10:23
OI AMIGOS GOSTARIA DE DAR MAIS NOTICIAS DO MEU GRAND VITARA 3 PORTAS O PEQUENO É DANADO E DEPOIS QUE ADAPTEI O PARA CHOQUE DE IMPULSAO DA S10 ELE FICOU AINDA MAIS ROBUSTO.ESTOU TESTANDO ELE NAS DUNAS DE NATAL E FORTALEZA ASSIM COMO NOS DEVERSS LAMAÇAIS QUE ESTOU ENCONTRANDO NESTA EPOCA DE CHUVA(obrigado sao pedro) ESPERO CONSEGUIR MAIS INFORMAÇOES DE PREPARAÇAO E PEÇAS ADAPTAVEIS.

Adriano Appel
11/03/2004, 08:57
Caro Heitor,

:P Acho que posso te ajudar pois tenho bastante experiência neste tópico...
Eu tenho um Grand Vitara 2001 3 P que há 1 ano uso para trilhas "pesadas".Ele está com calços de suspensão de Tecnil de 2 polegadas, foram trocados os amortecedores dianteiros por outros maiores, chapas de proteção em toda parte de baixo, para-choque de aço com peito de aço e berço para guincho e coloquei os pneus Yokohama Mud 31" em rodas de aço Manguels de um modelo que não pega nas pinças de freio. No dia-a-dia uso ele também com pneus Yokohama 245/70/16 AT com o rodado original .Só raspa um pouco ao esterçar totalmente o volante. Se optares por aro 15 ,te aconselho pneus 30" Yokohama ou Pirelli Scorpion pois o 31 pega na lata quando a suspensão trabalha ate o final.Aconselho também a retirares os alargadores de para-choque traseiros para não "perder" no caminho.
Se quiser poupar trabalho , faz como já te orientaram e leva na Repecol de Gravataí que é onde o pessoal preparou o meu.
No mais é aproveitar a valentia e conforto da máquina que não faz feio nem frente aos Trollers, Engesas, Willys, etc ( e o meu tem cambio automático ).

Abraços.

heitor
12/03/2004, 19:12
Beleza,
Que amortecedor colocou na dianteira?

Uma coisa interessante que percebi dia destes foi que várias pecas de reposição sao as mesmas da tracker e com uma diferenca de preco muito interessante:
O filtro de ar da tracker é 30 pilas mais barato do que do gvitara.
As pastilhas de freio são 600 ! latinhas mais baratas!
O codigo da GM é diferente, mas as pecas vem em caixas da Suzuki com uma etiqueta colada da GM. É hilario. As mesmas pecas e diferenca de preco.

Pelo que percebi a suspensao, lataria e algumas pecas eletricas e do motor sao as mesmas. Mesmo considerando que o meu gv é a gasolina e as tracker sao tudo a diesel - a casca é a mesma.

Forte abraco.
Heitor

Rafael_Reis
13/03/2004, 02:30
Ae Heitor!!!

Amorteceodres dianteiros com maior curso??? :shock:
De onde sdaiu isso? Ate onde sei nos Suzukis com IFS so os originais...

A Repecol costuma colocar calços nos amortecedores originais dos vitaras q faz lift... Alias eles colocam um calço de 2" nas molas e um menor no amortecedor para "limitar o curso e preservar as homocineticas"...
Procedimento q eu acho erradíssimo, mas ai é outra história... :O)
Eles costumam recondicionar amortecedores originais, mas eles não ficam com curso maior nao!!!

Consegue essa informação dos amortecedores ai pra gente!

Abraços,

Rafael_Reis
13/03/2004, 02:33
Heitor (ae coterraneo!!) as perguntas acima foram para o Adriano ok?

Em teoria os GV e os Trackers são basicamente iguais, salvo alguns componentes compartilham a maioria deles.

Abraços,

Wallace
14/03/2004, 01:33
Não sei o que você quer dizer como originais, mas eu tenho para venda amortecedores similares (mesmo tamanho):
Amort. Monroe Vitara Dianteiro Strut Matic Plus P# 801932 = US$ 98 cada.

Rafael_Reis
14/03/2004, 03:04
Sim, me referia a amortecedores na mesma medida e nao originais Suzuki, esses mesmo Monroe Strut, Adventure...

So nunca ouvi falar em maiores! :? Ate os kits da Calmini usam calços pq o curso deve ser igual ao original ou pouco maior...

Wallace = www.askby.com?

Abraços juntando nome a pessoa, :lol:

Andre Sousa
27/01/2006, 13:33
Mano, minha contribuição tá aí.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10210

Vai de Grand Vitara que o carango não é só de apartamento não. Bem ajustado rolam trilhas médias em dunas, erosões, rios, lama, etc, etrc, etc