PDA

Ver Versão Completa : Problemas quando traciono o jeep



ZEWADOLFO
28/06/2014, 16:26
Galera,

Procurei algo sobre o assunto e não achei….

Na ultima trilha que fiz, quando tracionado ouvi estalos vindos aparentemente da roda dianteira direita, o barulho parece de uma mola presa que se solta e bate em uma peça metalica.

Mandei para um mecanico "baum" que nem andou com o jeep para checar o problema. Revisou o diferencial etrocou os rolamentos das rodas.

Peguei o jeep e adivinhem? piorou…..

Agora quando traciono, a impressao eh que as rodas dianteiras estao freando o jeep…. da a impressao que o conjunto traseiro empurra o dianteiro….. a frente treme muito ate estalar forte.. por fora nao da pra ver nada de anormal…..

Detalhe, quando tracionado, soh consigo voltar 4x2 se engatar ré.

Alguem sabe o que pode ser?

Cj5 - 1981 Pneu 33'

gt.one
28/06/2014, 17:11
Provavelmete seja a relação do diferencial dianteiro que esta diferente do traseiro.
Abra ambas as tampas e veja a sua relação de coroa e pinhão.
Abraço

Elison
28/06/2014, 17:12
Galera,

Procurei algo sobre o assunto e não achei….

Na ultima trilha que fiz, quando tracionado ouvi estalos vindos aparentemente da roda dianteira direita, o barulho parece de uma mola presa que se solta e bate em uma peça metalica.

Mandei para um mecanico "baum" que nem andou com o jeep para checar o problema. Revisou o diferencial etrocou os rolamentos das rodas.

Peguei o jeep e adivinhem? piorou…..

Agora quando traciono, a impressao eh que as rodas dianteiras estao freando o jeep…. da a impressao que o conjunto traseiro empurra o dianteiro….. a frente treme muito ate estalar forte.. por fora nao da pra ver nada de anormal…..

Detalhe, quando tracionado, soh consigo voltar 4x2 se engatar ré.

Alguem sabe o que pode ser?

Cj5 - 1981 Pneu 33'

É possível que a relação do diferencial traseiro e dianteiro sejam diferentes.

Jacimar
28/06/2014, 17:57
Galera,

Procurei algo sobre o assunto e não achei….

Na ultima trilha que fiz, quando tracionado ouvi estalos vindos aparentemente da roda dianteira direita, o barulho parece de uma mola presa que se solta e bate em uma peça metalica.

Mandei para um mecanico "baum" que nem andou com o jeep para checar o problema. Revisou o diferencial etrocou os rolamentos das rodas.

Peguei o jeep e adivinhem? piorou…..

Agora quando traciono, a impressao eh que as rodas dianteiras estao freando o jeep…. da a impressao que o conjunto traseiro empurra o dianteiro….. a frente treme muito ate estalar forte.. por fora nao da pra ver nada de anormal…..

Detalhe, quando tracionado, soh consigo voltar 4x2 se engatar ré.

Alguem sabe o que pode ser?

Cj5 - 1981 Pneu 33'


Olá ! pode ser diferencial, mas tá mais com cara de roda livre, a sua é automática ? já vi automáticas engatarem e desengatarem sozinhas, o Jeep fica leve/pesado . . .

ZEWADOLFO
28/06/2014, 20:27
Minha roda livre eh manual… Nao deve ser diferenca na relacao… antes nao tinha problema…
To achando que he o cambio da tracao….. levantei o jeep e o diferencial/roda rodam livre…..

O problema ocorre mesmo com a rola livre em 4x2….

gt.one
28/06/2014, 23:55
Amigo, tente abrir o cárter da caixa de transferencia e verifique a integridade das peças.

Robertux
30/06/2014, 11:45
Dê uma examinada nas cruzetas dos semi eixos dianteiros.

lmadeir
30/06/2014, 16:48
Galera,

Procurei algo sobre o assunto e não achei….

Na ultima trilha que fiz, quando tracionado ouvi estalos vindos aparentemente da roda dianteira direita, o barulho parece de uma mola presa que se solta e bate em uma peça metalica.

Mandei para um mecanico "baum" que nem andou com o jeep para checar o problema. Revisou o diferencial etrocou os rolamentos das rodas.

Peguei o jeep e adivinhem? piorou…..

Agora quando traciono, a impressao eh que as rodas dianteiras estao freando o jeep…. da a impressao que o conjunto traseiro empurra o dianteiro….. a frente treme muito ate estalar forte.. por fora nao da pra ver nada de anormal…..

Detalhe, quando tracionado, soh consigo voltar 4x2 se engatar ré.

Alguem sabe o que pode ser?

Cj5 - 1981 Pneu 33'Verifique o estado da roda livre. Provavelmente o problema piorou quando o mecânico desmontou e montou a roda livre já com defeito.

ZEWADOLFO
28/09/2014, 20:02
Galera,

Abri a caixa de tracao e segundo o mecanico o problema esta nas duas engrenagens da foto abaixo.

Eu ainda tenho duvidas, vi que algumas pessoas frezam as engrenagens para nao escapar.

Amanha vou checar os diferenciais dianteiro e traseiro, checando o numero de dentes.

Alguem jah passou por isso antes?

478866478867

Pablo.pinto2007
29/09/2014, 00:22
Já tive minha engrenagem escapando e é isso que esse tipo de defeito faz... comprei uma engrenagem não casada (são pares), minha reduzida ficou roncando mais que o que devia e só resolveu mesmo quando eu fresei, pelas fotos vc já tem a engrenagem fresada, e foi inclusive mal feita, por isso está tão agravado seu problema, "comeram" demais, tiraram a camada resistente do material (cementação)...

Boa sorte... no seu caso tem que comprar outra...

PAblo

ZEWADOLFO
29/09/2014, 06:17
Pablo,
Estou em duvida se é só comprar as engrenagem e montar, ou terei que fresa-las antes de montar.

Alguma dica de como fazer a fresagem?

Abraco

georgevalle
29/09/2014, 08:04
Zé aposto todas as fichas no semi eixo dianteiro (como já falaram) o teu problema não era na reduzida, este serviço que foi feito na tua reduzida foi para resolver outro problema (este encaixe somente aciona a velocidade speed da reduzida e quando gasta o encaixe é normal a alavanca que reduz ir para o neutro quando força ou quando segura no motor) na minha opinião monta com as engrenagens que estão (mais vale uma original como a tua do que uma nova que é fraca) e desmonta a roda de onde vem o estalo é quase certeza que a cruzeta do semi eixo perdeu os "rolinhos" e com isso as vezes ela trava (normalmente fazendo força e por isso pode passar despercebido por mecânicos sem experiência) mas na maioria das vezes funciona (descobri em uma revisão isso na rural e assim explicou de várias vezes a roda dianteira também travar, coincidentemente também era a direita).

ZEWADOLFO
29/09/2014, 08:31
Zé aposto todas as fichas no semi eixo dianteiro (como já falaram) o teu problema não era na reduzida, este serviço que foi feito na tua reduzida foi para resolver outro problema (este encaixe somente aciona a velocidade speed da reduzida e quando gasta o encaixe é normal a alavanca que reduz ir para o neutro quando força ou quando segura no motor) na minha opinião monta com as engrenagens que estão (mais vale uma original como a tua do que uma nova que é fraca) e desmonta a roda de onde vem o estalo é quase certeza que a cruzeta do semi eixo perdeu os "rolinhos" e com isso as vezes ela trava (normalmente fazendo força e por isso pode passar despercebido por mecânicos sem experiência) mas na maioria das vezes funciona (descobri em uma revisão isso na rural e assim explicou de várias vezes a roda dianteira também travar, coincidentemente também era a direita).
Eu ja passei por dois mecânicos que checaram a roda direita, foi toda revisada, o ultimo mecanico com 60 anos de experiência, mas concordo que o problema nao deve ser nas engrenagens.

hj vou checar a relacao dianteira/traseira se são iguais realmente.

ZEWADOLFO
29/09/2014, 11:05
Galera, abri os diferenciais e batata. Na frente 9x44 e atras 8x43.

Agora vou em busca de uma 9x44.

vavarusso
29/09/2014, 11:11
Galera, abri os diferenciais e batata. Na frente 9x44 e atras 8x43.

Agora vou em busca de uma 9x44.
Isso aí! Nada melhor do que termos um problema e descobri-lo.

ZEWADOLFO
29/09/2014, 12:23
Agora vem a pergunta. Qual relacao trocar? A 9x44 eh mais cara que 8x43 (inicio da pesquisa ainda), e como meu negocio eh offroad pesado, acho que vou de 8x43 na frente e atras, fico com mais torque e gasto menos.

Que acham?

kaiser64
29/09/2014, 13:14
8x43 é muito boa, eu queria uma dessa, mas me apareceu por um preço muito bom um conjunto 9x53, acabei pegando esse mesmo que nao irei fazer trilhas pesadas, só não montei ainda, mas se fosse pra pegar nova pegava a 8x43

Pablo.pinto2007
29/09/2014, 13:50
8x43 é muito boa, eu queria uma dessa, mas me apareceu por um preço muito bom um conjunto 9x53, acabei pegando esse mesmo que nao irei fazer trilhas pesadas, só não montei ainda, mas se fosse pra pegar nova pegava a 8x43

Se seu jeep está andando bem na estrada ou 4x2 vc acha que as relações estão bacanas, deve trocar o dianteiro para 8x43 (que está na traseira)... agora se acha que seu carro está bastante reduzido e não pretende colocar pneus maiores, deve trocar para o 9x53...

Pablo

Walter da Camper
29/09/2014, 14:47
Uma coisa que acho estranho é que a diferença dos diferenciais (!?!) não iria causar nenhum sintoma com as rodas livres em 4x2.
Se as relações já estavam diferentes antes, significa que já vinha sofrendo esforço e isso pode ter causado algum outro problema, inclusive nas próprias RLs.

Seria bom aproveitar que está no estaleiro e dar uma olhada geral, principalmente nas cruzetas dos semi-eixos, como já foi falado no tópico.


Minha roda livre eh manual… Nao deve ser diferenca na relacao… antes nao tinha problema…
To achando que he o cambio da tracao….. levantei o jeep e o diferencial/roda rodam livre…..

O problema ocorre mesmo com a rola livre em 4x2….

ZEWADOLFO
29/09/2014, 17:25
Walter,

Há uma somatorio de problemas, meu cardan estava fudido, coloquei um novo agora, mas acho que causa raiz foi este problema do diferencial, que acabou gerando outros problemas como consequencia.
Comprado relacao 9x44, decidi por este conjunto por ser o original do carro, e por ser mais facil trocar o eixo traseiro que o dianteiro.

Valeu pela ajuda galera.

georgevalle
30/09/2014, 09:35
Ze, me intrometendo novamente, tinha entendido que o defeito havia aparecido e não que tinha sempre, bem o importante é que já localizou o defeito, minha sugestão, troque esta relação 9x44 pela 8x43 a 9x44 é original da rural e a 8x43 do jeep e F-75, a diferença na trilha é muito grande, no meu jeep tenho o 8x43 e anda bem na estrada (até 90km/h) e vai bem na trilha, quando quebrei o diferencial do jeep o mais rápido era trocar os dois diferenciais (também queria SPOA) montei com os da rural (9x44) o jeep ficou ruim na trilha e para andar na cidade, ficou muito xoxo para arrancar, qualquer subida precisava reduzir, além disso queimava muita embreagem, ou seja por experiência própria coloque a relação mais reduzida, se depois achar que o jeep ficou lento (se bem que quando você anda 4x2 quem manda é a relação do diferencial traseiro o 8x43, então você já sabe o comportamento do jeep) basta colocar pneus maiores que na trilha vai fazer uma diferença enorme nos facões.

Willian Del Piero Rocha
30/09/2014, 11:23
George ,a relação 9x44 é original do Jeep sim ,a partir de 1969 se não me engano ,na mudança de Willys para Ford .A partir dai a 8x43 ficou só com a F75.

Walter da Camper
30/09/2014, 11:27
No meu jeep a 9x44 ficava muito ruim com o motor OHC e o câmbio 4m original.
Tinha que queimar embreagem para arrancar na subida (pneu 265 recapado = 33). Em compensação, dava para viajar a 100 Km/h tranquilo.
Com o motor 153 do Opala, que tem muito torque em baixa RPM, ficou excelente na cidade e trilha. Ainda não testei na estrada.

turbino
30/09/2014, 13:54
Quando comprei meu jeep ele tinha relaçoes 11x47 com motor bf161 e cambio 3 marchas; o jeep era muito muito ruim tanto na cidade como na trilha, só prestava mesmo era no asfalto. Hoje continuo com motor bf 161 (que devo aposenta-lo logo logo), mas com cambio 4 marchas do ohc e relação 8x43; a diferença foi gritante, hoje o jeep vai bem na cidade, na trilha e no asfalto tambem é razoavel.

abraços, ate mais...

ZEWADOLFO
30/09/2014, 21:08
Meu jeep esta com o cambio 5m do chevette, a primeira é curta, acho que vai encaixar direitinho.

antonio umino
01/10/2014, 07:13
Galera,

Abri a caixa de tracao e segundo o mecanico o problema esta nas duas engrenagens da foto abaixo.

Eu ainda tenho duvidas, vi que algumas pessoas frezam as engrenagens para nao escapar.

Amanha vou checar os diferenciais dianteiro e traseiro, checando o numero de dentes.

Alguem jah passou por isso antes?

478866478867

Este desgaste das duas engrenagens da reduzida. é consequencia do uso de diferencias de relações diferentes, ou também do uso de pneus maiores ou menores em um dos eixos,......

Comprando engrenagens novas, não há necessidade de fazer freza, e só montar. e beleza..

abçs

ZEWADOLFO
04/10/2014, 19:42
Galera,
Montei o jeep, troquei a relacao traseira e coloquei 44x9, andei soh na estrada e cidade, ficou muito bom.

Quanto a reduzida, comprei uma usada, nao conferi, montei e percebi que era uma engrenagem diferente da minha. Toca desmontar e acabei colocando a velha mesmo.
Tudo funcionando corretamente, falta soh colocar na trilha agora.

Conclusao: Causa raiz - Relacao diferente na traseira.