PDA

Ver Versão Completa : DOURADO - Engesa4 Fase II 2001



FábioGondim
29/12/2005, 17:35
Pessoal, finalmente, depois de quase um ano pesquisando, lendo muito, amadurecendo, acabei comprando meu primeiro veículo 4x4: um Engesa! :dance:

Fiquei na dúvida quanto a que veículo comprar. Pesquisei de CJ-5 a Wangler, passando pelo Toyota e Engesa. Me decidi pelo Engesa pelos seguintes motivos, entre outros:

VANTAGENS
- Robustez em geral
- Motor diesel
- 100% nacional, o que reduz o custo de manutenção e a facilidade para obtenção de peças
- Suspensão robusta e com excelente curso
- Foi o jipe maior e um dos mais confortáveis que dirigi

DESVANTAGENS
- Jipe originalmente desprovido de acabamento e itens de conforto
- Não há mercado de opcionais, tudo tem que ser adaptado

Com base nesses aspectos decidi comprar um Engesa e investir um pouco mais em acabamento e conforto.

ESPECIFICAÇÕES
- Engesa 4 Fase II
- Ano: 2001
- Cor: Amarelo metálico
- Motor: Maxion S4
Tipo: aspiração natural
Número e disposição dos cilindros: 4 em linha
Diâmetro nominal dos cilindros: 100,0 mm
Curso do êmbolo: 127,0 mm
Ciclo: diesel 4 tempos
Relação de compressão: 18,5:1
Cilindrada total: 4,0 litros
Sistema de combustão: injeção direta
Potência: 92 cv
Torque: 28,1 mkgf
- Câmbio: Clark 240V
Relações:
1ª - 6,89:1
2ª - 3,92:1
3ª - 2,34:1
4ª - 1,49:1
5ª - 1,00:1
ré - 6,99:1
- Caixa de Transferência: Engesa Fase II
Relação: 1:1
- Diferenciais: Dana 44 nos dois eixos com relação 13x46
- Eixos:
Dianteiro - Engesa
Traseiro - F1000 semi-blocante 70%
- Freios: disco nas 4 rodas
- Suspensão: barras longitudinais oscilantes e barra transversal com molas helicoidais e amortecedores
- Molas: dianteiras da F-1000 na frente e dianteiras da Pampa 4x4 na traseira
- Amortecedores: dianteiros da F-4000
- Rodas: Mangels Daytona 15" x 8" 5 furos
- Pneus: BF Goodrich 33" x 12,5" R15
- Direção: hidráulica do Engesa
- Coluna de Direção: Engesa
- Embreagem: hidráulica do Engesa
- Bancos: Rallye Design modelo CL na frente e atrás
- Dimensões:
Comprimento total – 3760 mm
Largura carroceria – 1820 mm
Distância entre eixos – 2260 mm
Altura total – 2050 mm
Altura Livre do solo – 290 mm
Bitola – 1540 mm
Ângulo de entrada – 70°
Ângulo de saída – 44°
- Outros detalhes: Portas de fibra com batentes de metal. Todos os parafusos em inox.

AINDA FALTA
- Ar-condicionado
- Turbinar o motor
- Isolamento térmico e acústico
- Carpete de alumínio
- Vidros, travas e retrovisores elétricos
- Aprimoramentos na lataria e em detalhes de acabamento
- Som

GustavoRisso
29/12/2005, 17:43
Fábio,
Parabéns pela viatura :concordo: .... mas faltaram algumas fotos :pensativo:
[]'s ansiosos por fotos ...

Duda Lopes
29/12/2005, 18:12
Fábio,

Fotos :P , fotos :P , fotos :P .

Ano 2001?? Como assim?? Desculpe a minha ignorância.

[].

FábioGondim
29/12/2005, 18:41
Finalmente, consegui anexar algumas fotos... Vejam que belezinha de jipe!

Pessoal de Brasília, aceito convites para as trilhas, hein?!

Marcelo R. A. da Cunha
30/12/2005, 11:37
Parabens pela bela viatura.

rgds

haundrich
01/01/2006, 12:33
Parabems pela viatura

FábioGondim
02/01/2006, 11:39
Fábio,

Fotos :P , fotos :P , fotos :P .

Ano 2001?? Como assim?? Desculpe a minha ignorância.

[].

Quanto às fotos, meu modem queimou e estou com um acesso discado lentíssimo. Nem dá ânimo de fazer uploads de fotos, mas já comprei outro, que deve chegar nesta semana. Aí vou colocar muitas fotos.

Duda, o ano é 2001 porque se trata de um protótipo. A Envesa estava vendendo kits do Engesa, com chassis e lataria sem uso, ainda por receber número de série. O meu é um desses... Tudo novinho, zerado. Para mim, que ainda não sei avaliar um 4x4, foi a melhor opção.

FábioGondim
02/01/2006, 11:42
Obrigado a todos pelas felicitações. Realmente, estou curtindo muitíssimo o Engesa. Ontem, saí com toda a família para ver o por-do-sol do primeiro dia do ano... Foi muita curtição... :dance:

Martin Melcop
02/01/2006, 11:44
Parabéns Fábio

carro tá bonito

FábioGondim
02/01/2006, 11:55
Parabéns Fábio

carro tá bonito

Obrigado! Estou muito feliz com ele... :concordo:

Alguém sabe como mudar o nome do tópico? É que acabei de batizar meu jipão como... DOURADO. Tem tudo a ver com o meu sonho dourado de ter um jipe e, coincidentemente, com a cor dele. :dance:

Se for possível, queria mudar o nome para DOURADO - Engesa 4 Fase II 2001 Alguém sabe como fazer?

Duda Lopes
02/01/2006, 12:02
FábioGondim,

Duda, o ano é 2001 porque se trata de um protótipo. A Envesa estava vendendo kits do Engesa, com chassis e lataria sem uso, ainda por receber número de série. O meu é um desses... Tudo novinho, zerado. Para mim, que ainda não sei avaliar um 4x4, foi a melhor opção.


Valeu pelas infos, muito legal.

FábioGondim,

Alguém sabe como mudar o nome do tópico? É que acabei de batizar meu jipão como... DOURADO. Tem tudo a ver com o meu sonho dourado de ter um jipe e, coincidentemente, com a cor dele.

Se for possível, queria mudar o nome para DOURADO - Engesa 4 Fase II 2001 Alguém sabe como fazer?


Tem um item dentro do seu Tópico que se chama notificar, lá você solicita diretamente aos moderadores as mudanças que deseja fazer, explica que eles alteram.

[]´s prestativos. :concordo:

FábioGondim
02/01/2006, 21:19
Tem um item dentro do seu Tópico que se chama notificar, lá você solicita diretamente aos moderadores as mudanças que deseja fazer, explica que eles alteram.

Obrigado, mas não consegui encontrar o tal item "notificar" de jeito nenhum. Além disso, não descobri como entrar em contato com um Administrador... Pode me ajudar um pouco mais?! :putz:

Martin Melcop
03/01/2006, 08:25
Alguém sabe como mudar o nome do tópico? É que acabei de batizar meu jipão como... DOURADO. Tem tudo a ver com o meu sonho dourado de ter um jipe e, coincidentemente, com a cor dele.



Antes vc iria na primeira msg e editaria, como não pode, aperte o botão http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/icon_report.gif e pede para os moderadores a mudança do nome do tópico :concordo:

Elmer_Jeep
03/01/2006, 10:29
Show de bola o Engesão. Manda mais fotos pra gente ver as laterais.

Quero ver esse D44 dianteiro também.

Parabéns e boa sorte com o novo filho.

[]'s

Duda Lopes
03/01/2006, 10:54
Fábio,

Desculpe a pergunta, mas um desses esta na faixa de quantas LATAS$$??

[]´s.

Elmer_Jeep
03/01/2006, 10:58
Ei, e q viagem é essa de ter apenas 1 farol de milha :?:

Duda Lopes
03/01/2006, 11:01
Jipeiro_RR,

Ei, e q viagem é essa de ter apenas 1 farol de milha


Também estava tentando entender. :pensativo: :shock:

GustavoRisso
03/01/2006, 11:21
Fábio,
Agora sim! :concordo:
O engesão tá lindo! Parabéns! Gostei muito da porta de lata/fibra 8)
Quando puder mande mais fotos das adaptações (motor, diferencial etc)
[]'s

FábioGondim
03/01/2006, 12:15
Show de bola o Engesão. Manda mais fotos pra gente ver as laterais.

Quero ver esse D44 dianteiro também.

Parabéns e boa sorte com o novo filho.

[]'s

FábioGondim
03/01/2006, 12:21
Jipeiro_RR,

Ei, e q viagem é essa de ter apenas 1 farol de milha


Também estava tentando entender. :pensativo: :shock:
Eheheheh... é charme! :palmas:

FábioGondim
03/01/2006, 12:30
:D Eheheh... Impressionante como dono de jipe não pode ver uma rampa. O dono do posto de lavagem não entendeu nada. :mrgreen:

Duda Lopes
03/01/2006, 12:31
Fábio,

Parabéns, sua viatura esta DUCA. :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

FábioGondim
03/01/2006, 12:36
Algumas fotos do cofre do motor. Depois tiro outras mais detalhadas.

FábioGondim
03/01/2006, 13:01
Algumas das minhas fotos preferidas... Ô bicho bonito! :mrgreen:

Tirei fotos no Reveillon com ele, mas ainda não descarreguei da câmera. Até a semana que vem, coloco aqui.

caj
03/01/2006, 14:50
olá amigo
poderia por fotos do interior no site? a porta é pissoletro?
abraços

Moreira
04/01/2006, 18:15
Parabéns

Realmente seu Engesa tá muito arrumado.Eu estou pensando numa porta parecida com a sua.Qual o material-lata ou fibra?Como é o travamento dela na parte superior?Se e quando puder, me envie algumas fotos com detalhes da porta e da coluna de sustentação.
Valeu

Moreira

Segue foto do meu FII

FábioGondim
04/01/2006, 19:46
Parabéns

Realmente seu Engesa tá muito arrumado.Eu estou pensando numa porta parecida com a sua.Qual o material-lata ou fibra?Como é o travamento dela na parte superior?Se e quando puder, me envie algumas fotos com detalhes da porta e da coluna de sustentação.
Valeu

Moreira

Segue foto do meu FII
Obrigado pelo elogio. Realmente, estou muito feliz com o jipe. Se eu não me controlar, coloco um colchão atrás para dormir nele. Realmente, é um sonho de muito tempo que realizei agora.

Hoje, já peguei uma estrada de terra com meu filho mais velho e foi uma farra... :D

A foto do seu FII não veio. Manda ela aí, que eu gosto muito de ver outros jipes.

Vou tirar umas fotos agora de detalhes do batente e da porta. A propósito, a porta é de fibra, da Tabatinga (11) 6412-1445. O batente é de metal, soldado na carroceria original. Ficou muitíssimo bem feito. Trabalho de primeira! :concordo:

Quanto á porta, eu pretendo alterar alguma coisa no acabamento interno, que considero muito fraco. :parede:

Mais tarde, depois de tirar as fotos, redimensioná-las, etc, coloco aqui no forum, ok :concordo:

FábioGondim
04/01/2006, 19:56
olá amigo
poderia por fotos do interior no site? a porta é pissoletro?
abraços
Já tirei as fotos. Agora, vou ajustá-las para colocar no forum. A capota é Pissoletro, a porta, de fibra, da marca Tabatinga. :wink:

FábioGondim
04/01/2006, 20:20
Essa é uma foto do jipão na frente da minha casa. Minha esposa, Mônica, adorou o jipe, embora ainda não queira admitir.

:D FELIZ 2006 PARA TODOS!! :D

FábioGondim
04/01/2006, 20:24
Essa é uma foto do Engesa, em frente ao Lago Paranoá. Aos fundos, do outro lado do lago, a residência oficial do Presidente da República.

Fui lá com minha esposa, filhos, sobrinhos e irmão curtir o primeiro pôr-do-sol de 2006! :concordo:

FábioGondim
04/01/2006, 20:27
Pessoal, alguém sabe me dizer que semi-eixo é esse, com aquela "bola" junto ao disco de freio?

FábioGondim
04/01/2006, 20:36
Atendendo a pedidos, aquivão algumas fotos do interior. Prometo tirar outras sem a capota, que darão uma idéia melhor do jipe.

Adorei os bancos Rallye Design dianteiros. Os traseiros, apesar da conveniência de regulagem em trilhos, são um pouco curtos na altura e eretos demais. Mais adiante, vou dar uma ajustada neles para ficarem um pouco mais deitados.

FábioGondim
04/01/2006, 20:53
Aqui vão algumas fotos da adaptação mais trabalhosa feita no DOURADO: os batentes de porta metálicos para comportar as portas de fibra da Tabatinga.

O metal foi todo moldado com cuidado e soldado. Não dá para ver emendas. Parece prensado de fábrica, mas não é. :concordo: O parabrisa também foi soldado e não dá mais para rebatê-lo para frente.

Ficou bom e confortável. Eu não gosto de capota de fibra em jipe, mas também não gosto de porta de lona. Então, essa foi a melhor solução!! :concordo: Aliás, a capota da Pissoletro, fabricada sob medida, ficou muitíssimo firme e silenciosa. Só andando para acreditar.

Ronaldo B.
04/01/2006, 23:02
Fábio,

Parabéns pela viatura, está muito bonita. :palmas:

Dentre as coisas que você citou que ainda faltam, no início do tópico, eu acrescentaria mais um ítem..... um PX.

[]´s e mais uma vez parabéns !!!

FábioGondim
04/01/2006, 23:18
Dentre as coisas que você citou que ainda faltam, no início do tópico, eu acrescentaria mais um ítem..... um PX.

Eu citaria muitas outras coisas (guincho, kit flutuante, faróis de milha, etc), mas, no momento, a prioridade é tornar o veículo um pouco mais domesticado, pois vou utilizá-lo no dia-a-dia por alguns meses, talvez anos.

Eteval
05/01/2006, 09:39
Dentre as coisas que você citou que ainda faltam, no início do tópico, eu acrescentaria mais um ítem..... um PX.

Eu citaria muitas outras coisas (guincho, kit flutuante, faróis de milha, etc), mas, no momento, a prioridade é tornar o veículo um pouco mais domesticado, pois vou utilizá-lo no dia-a-dia por alguns meses, talvez anos.



Fábio,

desculpe, só agora vi o tópico do seu brinquedão, parabéns parceiro, fico realmente muito feliz de ter mais um Engeseiro aqui por perto.

Faço absoluta questão de dar uns 'pitacos' nessa "domesticação" :P

Quanto a utilizálo por meses ou anos, acredito que nunca mais você irá se acostumar de andar em outro carro sem sentir faldo do Brutu. Como você sabe uso o MUSGÃO pra tudo e não quero saber de outro. :mrgreen:

Martin Melcop
05/01/2006, 09:44
Dentre as coisas que você citou que ainda faltam, no início do tópico, eu acrescentaria mais um ítem..... um PX.

Eu citaria muitas outras coisas (guincho, kit flutuante, faróis de milha, etc), mas, no momento, a prioridade é tornar o veículo um pouco mais domesticado, pois vou utilizá-lo no dia-a-dia por alguns meses, talvez anos.


Fábio,

quanto a guincho pode empurrar isso para frente, sempre vai ter alguem com guincho que não agente, eu mesmo, só fui comprar guincho depois de 5 anos :dance: :dance: :dance:

Elmer_Jeep
05/01/2006, 10:39
Pessoal, alguém sabe me dizer que semi-eixo é esse, com aquela "bola" junto ao disco de freio?

Fala meu amigo.

Esse eixo dianteiro é Dana 44.

A bola que vc chama é o munhão, os engesa antigos tinham munhão aberto, o seu é fechado. E o semi eixo vai dentro do eixo(carcaça).

[]'s

caj
05/01/2006, 19:39
olá amigo
o seu engesa pelo ano já é o modelo feito pela envesa? as molas traseiras ficam meio inclinadas?
abraços

FábioGondim
05/01/2006, 21:30
Fábio,

desculpe, só agora vi o tópico do seu brinquedão, parabéns parceiro, fico realmente muito feliz de ter mais um Engeseiro aqui por perto.

Faço absoluta questão de dar uns 'pitacos' nessa "domesticação" :P

Quanto a utilizálo por meses ou anos, acredito que nunca mais você irá se acostumar de andar em outro carro sem sentir faldo do Brutu. Como você sabe uso o MUSGÃO pra tudo e não quero saber de outro. :mrgreen:
Obrigado pela recepção, Eteval. Vou mesmo precisar de suas orientações, pois você é o único Engeseiro que conheço pessoalmente. :concordo:

Estou curtindo muitíssimo o jipão. Nem penso em outro carro. :D Hoje, saí para trocar uns parafusos da porta por outros de inox, mais bonitos... Comprei uma borracha para fazer um tapete... e por aí vai. Cada dia fazendo um pouco mais. O DOURADO está cada vez mais bonito, chamando a atenção na rua. 8)

Vamos combinar de nos encontrar, amanhã, no Terraço Shopping? Lá é que é o encontro semanal dos jipeiros do DF, não é?

FábioGondim
05/01/2006, 23:13
olá amigo
o seu engesa pelo ano já é o modelo feito pela envesa? as molas traseiras ficam meio inclinadas?
abraços

Não... esse modelo foi vendido pela Envesa como kit, mas foi construído por mecânicos especializados contratados pelo antigo proprietário. Todas as peças, contudo, foram compradas da Envesa, mas não foi manufaturado pela Envesa... :wink:

CAVESO
06/01/2006, 00:29
Parabéns pela viatura!

Você escolheu o melhor 4x4 na minha modestíssima opinião!

O meu está passando por uma remontagem e dentro em breve estarei feliz como você, com ele pelas ruas, estradas e trilhas!

Forte abraço e felicidades com o engesão!

_portela
06/01/2006, 08:23
Fábio,

Tá uma jóia, hein???? Parabéns e tudo de bom com o filhão!!!!!

[]s

Giovani
06/01/2006, 14:26
Olá FábioGondim!

Sem dúvida é uma jóia!!! Mas aí vai a pergunta premiada: ele já viu barro??? :mrgreen:

Se vc já acha ele o máximo pela beleza, vai ver na trilha! :concordo:

Só não chora depois de sair do mato com ele arranhado... :lol:

Parabéns pela viatura! Linda demais!!! :concordo:

[]'s

FábioGondim
06/01/2006, 15:59
Olá FábioGondim!

Sem dúvida é uma jóia!!! Mas aí vai a pergunta premiada: ele já viu barro??? :mrgreen:

Se vc já acha ele o máximo pela beleza, vai ver na trilha! :concordo:

Só não chora depois de sair do mato com ele arranhado... :lol:

Parabéns pela viatura! Linda demais!!! :concordo:

[]'s
Obrigado, Realmente, está uma jóia mesmo! Um monte de gente me para na rua para perguntar sobre o jipe. É muito legal.

A primeira coisa que fiz com ele, quando cheguei em Brasília, antes mesmo de ir para casa, foi passar numa estrada de terra perto de casa. Estava chovendo muito e havia muita lama. O bichinho chegou em casa imundo e eu feliz demais!! :D

Quanto aos arranhões, quando acontecer, realmente, vão me deixar triste, pois sou muito detalhista e ligado a estética (de tudo). Paciência... :concordo:

FábioGondim
08/01/2006, 18:04
Esse jipe da foto é de algum vizinho da minha cunhada. Toda vez que ia visitar minha cunhada eu passava alguns minutos olhando para o jeep, pensando no que faria nele caso fosse meu... Olhava por fora, olhava por dentro. Cheguei a pedir ao marido da minha cunhada que perguntasse para o dono se ele não queria vender.

Hoje, foi a primeira vez que o vi depois que comprei o DOURADO. Meu sentimento, dessa vez, foi de satisfação por ter realizado um sonho... :dance: Continuo admirando o jeepinho amarelo, mas, agora, tenho o meu. 8)

Luiz Claudio
08/01/2006, 18:26
Toda vez que ia visitar minha cunhada eu passava alguns minutos olhando para o jeep, pensando no que faria nele caso fosse meu... Olhava por fora, olhava por dentro.

Pois é Fábio, acho que agora é o vizinho da sua cunhada que fica admirando seu Engesão...

Parabéns mais uma vez pela viatura, o Dourado tá show de bola!!!

[]'s...

FábioGondim
08/01/2006, 22:39
Pois é Fábio, acho que agora é o vizinho da sua cunhada que fica admirando seu Engesão...

Claro que estamos sendo parciais aqui, né? :D O Willys continua sendo um clássico admirado por muitos (inclusive eu)... Agora, tenho o meu e minha relação com o outro jeep é diferente, de igual para igual... :concordo:


Parabéns mais uma vez pela viatura, o Dourado tá show de bola!!!

Obrigado. Realmente, estou em lua-de-mel com o jipão. Como já disse, só falta eu dormir dentro dele. :concordo: O bom é que minha mulher também gostou do jipe (isso eu não esperava). Só se queixa do barulho (não tem isolamento acústico, ainda). :wink:

FábioGondim
10/01/2006, 00:26
:shock: Estava dando uma olhada no DOURADO e reparei que a caixa de transferência (nem sei se o nome correto é esse, mas é onde a gente liga o 4x4) está muito exposta na parte de baixo do veículo. É assim mesmo?!

Não é perigoso bater ela em uma pedra? Não seria bom que ela ficasse mais para cima ou ter uma espécie de peito de aço protegente ela?

FábioGondim
10/01/2006, 00:34
Alguém saberia me dizer se aquela mangueira fixada no eixo, à esquerda na foto, seria o suspiro do diferencial traseiro?

Conforme a outra foto, no diferencial dianteiro, o suspiro sai mesmo da bola do diferencial? Por que não no traseiro?

Não seria melhor levar o suspiro até alguma parte mais alta do jipe? Atualmente, ele está fixado no suporte da bateria (abaixo do banco traseiro) e próximo à grade do radiador.

O que mais deveria ter suspiro no Engesa para ficar bom? Onde encontrar os outros suspiros (se houver)?

Obrigado pelas informações :concordo:

_portela
10/01/2006, 07:58
Todas as suas dúvidas e afirmativas estão corretas :palmas:

Faz isto mesmo, levanta os suspiros e coloca um protetor para a caixa de transferência...

Ah! Para os suspios eu prefiro aquelas mangueiras de poliuretano, são mais duráveis.

Abraço,

Duda Lopes
10/01/2006, 10:21
FábioGondim,

Alguém saberia me dizer se aquela mangueira fixada no eixo, à esquerda na foto, seria o suspiro do diferencial traseiro?

Conforme a outra foto, no diferencial dianteiro, o suspiro sai mesmo da bola do diferencial? Por que não no traseiro?

Não seria melhor levar o suspiro até alguma parte mais alta do jipe? Atualmente, ele está fixado no suporte da bateria (abaixo do banco traseiro) e próximo à grade do radiador.

O que mais deveria ter suspiro no Engesa para ficar bom? Onde encontrar os outros suspiros (se houver)?

Obrigado pelas informações


Grande Fábio,

Só uma dica :concordo: , substitui as palavras em negrito (suspiro) por "RESPIRO", senão a Galera vai te dar uma Zuada básica :putz: , inclusive alguns vão dizer que suspiro com raspas de limão fica ótimo. :mrgreen:

[]´s suspirados.

Giovani
10/01/2006, 15:04
Alguém saberia me dizer se aquela mangueira fixada no eixo, à esquerda na foto, seria o suspiro do diferencial traseiro?
Sim.


Conforme a outra foto, no diferencial dianteiro, o suspiro sai mesmo da bola do diferencial? Por que não no traseiro?
Sim. É que no dianteiro existem 2 retentores nas tubeiras, por onde passam os semi-eixos. Por isso tem que ser na bola. No traseiro não existem esses retentores, portanto pode ser no tubo. Mas o pq disso deixo para algum mestre engenheiro explicar... LEOPOLDO!!! Cadê vc??? :mrgreen:


Não seria melhor levar o suspiro até alguma parte mais alta do jipe? Atualmente, ele está fixado no suporte da bateria (abaixo do banco traseiro) e próximo à grade do radiador.
Sim. Vc deve elevar todos à altura do filtro de ar, se quiser ligue no próprio filtro. Mesmo se o nível da água fôr de 60 cm, vc vai entrar em ângulo ou em velocidade, o que provoca uma onda, sendo fácil cobrir o capô de água. Existe um kit de respiros à venda no Donatti, mas vc pode fazer um em casa por bem meno$. Como já foi dito pelo colega Portela, prefira mangueiras de silicone, são mais resistentes, transparentes e se cortar ou quebrar vc vê logo.


O que mais deveria ter suspiro no Engesa para ficar bom? Onde encontrar os outros suspiros (se houver)?
Com certeza o câmbio. Varia de acordo com o modelo, mas pelo menos 1 respiro existe. Outro lugar sensível à água é a embreagem. Verifique a capa-seca, tape todos os furos que tiver, deixando apenas 1, embaixo, para drenagem, de preferência com um parafuso tampando. Retire o parafuso somente em uso urbano. Alguns possuem uma fenda, onde a capa-seca se conecta ao motor. Vc pode simplesmente tapar com silicone antes de cada trilha e remover na volta...

[]'s e tem uma receita de suspiro aí pelo Fórum... :mrgreen:

Marcos Petri
10/01/2006, 17:11
Prezado Fábio,

Parabéns pelo ENGESA. Sei o que vc está sentido , pois senti o mesmo quando comprei o meu.
Sem querer ser chato, na boa mesmo, dá uma olhada no tópico abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9062

Outra coisa, faltou vc dizer quanto pagou pelo jipão. E sem querer abusar, mas já abusando, me passa o telefone do cara que o fez lá de São Carlos. Sou de Piracicaba, pertinho de São Carlos e vou dar uma passadinha lá qualquer dia destes só por curiosidade.

Finalizando, digo que gosto é gosto. Já tive um CJ-5. Adorava o danado, mas sempre quis ter um ENGESA. Toyota é um p.. jipe, Troller então nem se fala, mas ENGESA pelo menos para mim foi amor a primeira vista. Infelizmente, por razões financeiras talvez tenha que vendê-lo e só de pensar nisso me dá uma profunda tristeza.

Petri
F I " mula " - 4cc álcool

FábioGondim
10/01/2006, 22:20
Só uma dica , substitui as palavras em negrito (suspiro) por "RESPIRO", senão a Galera vai te dar uma Zuada básica , inclusive alguns vão dizer que suspiro com raspas de limão fica ótimo.

:oops: eheheheheh... Foi mal....

FábioGondim
10/01/2006, 22:22
[]'s e tem uma receita de suspiro aí pelo Fórum...

Eheheheh. Começou... :lol:

FábioGondim
10/01/2006, 22:35
Parabéns pelo ENGESA. Sei o que vc está sentido , pois senti o mesmo quando comprei o meu.
Sem querer ser chato, na boa mesmo, dá uma olhada no tópico abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9062

Pois é... que pesadelo! Felizmente, já fiz minha vistoria na CPE. Todos os números de tudo (chassis, câmbio, eixos, etc) conferiram. Não houve suspeita de roubo, mas fizeram algumas exigências que podem me trazer problemas.

Exigiram gravação do número do chassi nos vidros, as plaquetas de identificação na coluna da porta e sei lá mais onde. Argumentei que o veículo é protótipo e, portanto, não há uma fábrica que possa me fornecer as plaquetas (a gravação nos vidros, essa é fácil de resolver). Não adiantou.

Fui ao DETRAN, onde marquei uma vistoria para o dia 12/01. Liguei para o Rosnell, que me informou que essa exigência não se aplica a protótipos (SE ALGUÉM TIVER MAIS INFORMAÇÕES, INCLUSIVE DA LEGISLAÇÃO, POR FAVOR, ME AJUDEM). Estou aguardando, mas, pelo menos, risco de ter coisa roubada no veículo, esse não tem mais.

Aguardando a vistoria do DETRAN :shock:

FábioGondim
12/01/2006, 22:13
Fiz, hoje, a primeira vistoria no DETRAN. Fiquei um pouco preocupado, principalmente, quando o fiscal me encaminhou para o INMETRO para obter um Certificado de Segurança Veicular... :shock: Mas tá tudo aparentemente encaminhado. O DETRAN do Paraná já ficou de encaminhar uma cópia do CSV para o DETRAN do DF. Se tudo correr bem, semana que vem o jipão já estará no meu nome com tudo absolutamente legalizado :dance:

Marcos Petri
13/01/2006, 10:55
Valeu, Fábio. E se não quer dizer quanto pagou pela máquina, tudo bem. Me passa pelo menos o telefone do cara de São Carlos.
E quanto ao "alerta", achei que deveria fazê-lo, pois sempre faço com os outros aquilo que gostaria que fizessem comigo, mesmo que seja algo meio desagradável. E parece que o pessoal daí de Brasília é meio "pentelho", não é mesmo ?
Bem, parabéns pelo Dourado. Confesso que nunca vi um ENGESA feio (olha a imparcialidade de novo !! ) mas o seu realmente tá nota 10. O melhor é que o DOURADO não é só bonito, é realmente um jipe espetacular em todos os sentidos.

Petri

FábioGondim
13/01/2006, 15:46
Valeu, Fábio. E se não quer dizer quanto pagou pela máquina, tudo bem. Me passa pelo menos o telefone do cara de São Carlos.
E quanto ao "alerta", achei que deveria fazê-lo, pois sempre faço com os outros aquilo que gostaria que fizessem comigo, mesmo que seja algo meio desagradável. E parece que o pessoal daí de Brasília é meio "pentelho", não é mesmo ?
Bem, parabéns pelo Dourado. Confesso que nunca vi um ENGESA feio (olha a imparcialidade de novo !! ) mas o seu realmente tá nota 10. O melhor é que o DOURADO não é só bonito, é realmente um jipe espetacular em todos os sentidos.

Petri
É... digamos que o DETRAN daqui do DF é muito... rigoroso :mrgreen: Por sorte, parece que tudo estará resolvido na semana que vem...

O telefone do mecânico eu tenho num adesivo que está no próprio jipe. Vou dar uma olhada e te mando uma mensagem hoje à noite, ok?

FábioGondim
18/01/2006, 11:51
Nesse final de semana, aproveitei o dia de muito sol e saí com toda a família de jipe, sem capota! Pelas fotos, feitas na frente da minha casa, imaginem se estamos nos divertindo... Foi um dia muito agradável. Que bom que estamos com o DOURADO!!

Da casa da minha irmã, saí com meu cunhado para um cerrado vizinho. Só uma voltinha pequena, mas já deu para pegar um barranco BEEEM inclinado. Subi e desci, mas, como sou coxinha, fiquei meio com medo de fazer besteira...

FábioGondim
24/01/2006, 00:13
O bom de ter comprado o carro novinho e sem nada para arrumar é que eu posso me dedicar a aprimoramentos e não a consertos. Já estou lançando todo o projeto do Engesa no CAD 3D para que, mais adiante, fique mais fácil planejar pequenas alterações e aprimoramentos na lataria, bem como verificação do espaço disponível para a instalação ou mudança de local de vários equipamentos.

Uma das coisas que estou querendo fazer é projetar novos pedais, que aproveitem um pouco melhor o espaço disponível, deixando as pernas um pouco mais esticadas sem prejuízo do espaço no banco de trás. O acelerador também terá um pouco mais de espaço, com a retirada de parte da lataria que fica "colada" nele. Todo o painel novo, console e acabamento das laterais das portas também serão planejados com o auxílio do CAD. As portas serão redimensionadas, já com o posicionamento dos equipamentos novos (motor de vidro, travas, retrovisores, etc). Com isso, espero que a precisão seja boa o suficiente para projetar, mandar fazer e, depois, constatar, durante a montagem, que tudo se encaixa perfeitamente... oremos! :D

Para quem entende de desenho em CAD, por enquanto, só estou lançando as linhas que servirão de orientação para o lançamento das superfícies. Depois que terminar de lançar tudo e achar que está correto, vou conferir todas as medidas e só depois disso é que vou lançar as superfícies. Como o Engesa é todo retilíneo, está sendo muito mais fácil e rápido do que imaginei. Eu utilizo as paredes da garagem, que estão muito bem feitas, retas e aprumadas, para tirar medidas, com uma trena, de superfícies inclinadas. Obviamente, a precisão das medidas, em alguns casos, não será melhor do que uns 5mm, mas para o fim proposto... serve! :concordo: .

Assim que eu terminar, pelo menos a parte relativa à lataria, rodas e pneus, disponibilizarei o desenho na sessão de downloads do fórum, para quem necessitar :concordo: Não esperem, contudo, algo para muito em breve, pois minha prioridade, nesse momento, é curtir o jipão e andar nele o máximo possível... :dance: :dance:

FábioGondim
24/01/2006, 00:21
Outra imagem do projeto. Uma vez lançado o desenho, se pode olhá-lo de qualquer lado, de dentro, de fora... se pode atribuir cores, texturas, etc, e ter uma imagem o mais próximo possível do que será o projeto depois de executado.

fernando_4x4
28/01/2006, 16:57
Puxa, que belo Engesa vc achou, hein?!

Desculpa a pergunta, mas é que eu estou estudando a possibilidade de adquirir um 4x4 e como vc, ando pesquisando por ai. Vc pode dizer qto pagou na viatura?
Sabe por acaso de algum outro desses 2001 a venda?

roger_2
29/01/2006, 04:11
FábioGondim... parabéns pelo engesa e boa sorte no projeto! :concordo:


Sabe por acaso de algum outro desses 2001 a venda?
fernando_4x4... vc já viu o barão vermelho que está a venda aqui no forum... http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14266

FábioGondim
29/01/2006, 11:43
fernando_4x4,

Sabe por acaso de algum outro desses 2001 a venda?

Infelizmente, não sei de outro. Se souber, aviso aqui :concordo:
roger_2,

parabéns pelo engesa e boa sorte no projeto!

Obrigado! Realmente, estou curtindo muitíssimo o jipão. O projeto também é outra curtição, mas, para ele eu tenho bem pouco tempo... Já vi que o projeto (e sua execução) vai demorar mais do que eu gostaria... :cry: Pode demorar, mas vai sair! :concordo:

thiagoloco
29/01/2006, 11:57
Puxa, que belo Engesa vc achou, hein?!

Desculpa a pergunta, mas é que eu estou estudando a possibilidade de adquirir um 4x4 e como vc, ando pesquisando por ai. Vc pode dizer qto pagou na viatura?
Sabe por acaso de algum outro desses 2001 a venda?

Amigo a concessionaria troller Trilha master, aqui em sao paulo, tem um Envesa 98, bem equipado para vender....
Se eu não me engano eles tão pedindo 42.000 nele...
Não sei se ajuda, mas tah ai minha contribuiçao!!!
http://www.trilhamaster.com.br/web/trilhamaster.php?action=carro&id=51


Fabiooo... parabensss pela viatura, mtuu bonita, e perfeita....
Não é todo dia que se encontra um monstrinho desses por ai..
Divirta-se bastante, com certeza você não vai se arrepender do investimento feito nela... e a hora que se por no barro entãooo...

[]'sss

FábioGondim
30/01/2006, 01:54
Fabiooo... parabensss pela viatura, mtuu bonita, e perfeita....
Não é todo dia que se encontra um monstrinho desses por ai..
Divirta-se bastante, com certeza você não vai se arrepender do investimento feito nela... e a hora que se por no barro entãooo...

Obrigado! Realmente, o DOURADO é desses carros que chamam a atenção pelo porte e beleza. Hoje, havia um grupo de pessoas tirando fotos de uma Ferrari estacionada. Parei o jipão do lado e... também tiraram fotos dele!! 8) Fiquei superfeliz e orgulhoso :concordo: Claro que, com o preço da Ferrari, daria para comprar vários DOURADOS :oops:

FábioGondim
06/02/2006, 23:59
Pessoal, muitas pessoas me perguntam sobre o jipão e pedem referências sobre o mecânico que o montou.

De vez em quando, ligo para ele para tirar alguma dúvida sobre o DOURADO. Ele é sempre muito atencioso e dá explicações, às vezes longas, sobre o veículo. Pelo capricho da montagem, pelo funcionamento da parte mecânica, pelo atendimento que me prestou e pelas referências dadas pelo primeiro dono, posso, tranqüilamente, recomendar os serviços dele. :concordo: (não, não somos sócios :mrgreen: )

O nome dele é Beto e é o proprietário da Mecânica Forte, localizada em São Carlos - SP. O telefone de lá é (16) 3368-4348.

Boa sorte!!

Duda Lopes
23/05/2006, 12:42
Ressuscitando o tópico.

E o Dourado? Já enjoou dele? Coloca mais fotos aí para nós!!

[]´s.

FábioGondim
13/09/2006, 02:31
Pessoal, finalmente, depois de quase dois meses (?!) na oficina, instalei um kit T-Rex Bone com eixo flutuante na traseira do Dourado. Agora, com Dana 44 na frente a atrás e com pontas de eixo de cromo-molibdênio é que ninguém me segura mesmo...

GustavoRisso
13/09/2006, 08:44
Fotos?
Parabéns! :palmas:

Loras
08/06/2007, 04:03
Hoje vou ressuscitar tópicos antigos!!!:mrgreen:

Esse daqui prometia...:pensativo:

Tá vivo ainda o Amarelão?:?:

Abs,

Kim
14/12/2007, 01:21
E o amarelão, como está????

FábioGondim
25/05/2009, 13:07
O Engesa continua vivo e.... lindo!! Confesso, com um pouco de vergonha, que ele acabou sendo, mesmo, carro de shopping. Só uso para passear com a família. Ainda está com 46 mil km! Tudo novo.
De todo modo, estou construindo uma casa e o dinheiro está faltando. Acho que vou ter que vender. Alguém teria idéia do preço que eu poderia pedir por ele? Obrigado a todos que me ajudarem nesse sentido.

Kim
25/05/2009, 20:02
Opa Fábio!

Que bom que apareceu!

Como estão as coisas?

E o Gesão!

Passa lá no cadastramento dos engesas, cadastre o seu!

Mantenha contato com o pessoal!

Vai ter o II encontro nacional de engesas, veja:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=891493#post891493

Abraços.

Kim.

Cilon Carlos Heck
25/05/2009, 21:09
De todo modo, estou construindo uma casa e o dinheiro está faltando. Acho que vou ter que vender. Alguém teria idéia do preço que eu poderia pedir por ele? Obrigado a todos que me ajudarem nesse sentido.

Vou fazer uma pergunta básica: você só tem o Engesa ou tem outro carro? Se tiver vende ele e fica com o jipe. Vai ser muito mais fácil comprar outro carro do que encontrar outro Engesa igual. Apenas uma opinião.
[]'s esperando que o amigo não precise vender a máquina

uvantuil
13/04/2013, 16:30
E ae como ta o DOURADO VENDEU?? FICOU COM O MESMO?? posta mais sobre a vtr.

Kim
13/04/2013, 17:27
O Fabiano sumiu!!!

Victor Sulz
06/11/2014, 12:49
Outra imagem do projeto. Uma vez lançado o desenho, se pode olhá-lo de qualquer lado, de dentro, de fora... se pode atribuir cores, texturas, etc, e ter uma imagem o mais próximo possível do que será o projeto depois de executado.

Amigo Boa tarde, você ainda tem esse arquivo do engesaa em cad??