Ver Versão Completa : Falta de potência, e aós abastecer, muita fumaça preta e morte. RESOLVIDO
Gustavo_Barreto
28/06/2014, 11:00
Olá, amigos.
Passei por um sufoco grande ao trocar a correia da minha sw4 2000.
Troquei rolamento e correia.
Ao sair da oficina, a vtr estava sem força, não chegava a 3000 rpm.
Parei no posto para abastecer, e retornar à oficina.
Quando fui ligar, engasgou, bufou tremeu e morreu.
Pronto! Agora fu... tudo. Correia saltou, atropelou tudo e lascou.
Reboque pra oficina, meche, meche e nada.
Foi quando o mecânico viu a solenoide de atuação da borboleta desligada.
Com a vibração do motor, a borboleta de admissão fechou e o motor morreu.!!
Fica a dica
Essa válvula está ligada a outra, na bomba injetora.
Qual essa função dessa borboleta, só pra atuar na partida a frio?
Obrigado
Thiago Pereira
28/06/2014, 11:33
Olá, amigos.
Passei por um sufoco grande ao trocar a correia da minha sw4 2000.
Troquei rolamento e correia.
Ao sair da oficina, a vtr estava sem força, não chegava a 3000 rpm.
Parei no posto para abastecer, e retornar à oficina.
Quando fui ligar, engasgou, bufou tremeu e morreu.
Pronto! Agora fu... tudo. Correia saltou, atropelou tudo e lascou.
Reboque pra oficina, meche, meche e nada.
Foi quando o mecânico viu a solenoide de atuação da borboleta desligada.
Com a vibração do motor, a borboleta de admissão fechou e o motor morreu.!!
Fica a dica
Essa válvula está ligada a outra, na bomba injetora.
Qual essa função dessa borboleta, só pra atuar na partida a frio?
Obrigado
Esse motor já tem EGR? Se tiver, uma das funções é criar uma depressão de pressão na admissão e permitir que o gás do escapamento consiga chegar até lá.
Gustavo_Barreto
28/06/2014, 16:53
Sei não.... kkkk
É uma 2000/2000
sandro_ventania
30/06/2014, 20:41
Ela é para matar o motor caso ele dispare. quando a turbina quebra o motor dispara e não morre mesmo desligando a chave ou cortando o diesel...pois nesse caso é o óleo do motor que ia pra turbina que continua alimentando o motor. Nesse caso desligando a chave a borboleta fecha e o motor morre.
Motores a diesel não usam borboleta, eles trabalham com fluxo de ar constante, o controle de aceleração é somente pela dosagem do diesel.
Thiago Pereira
30/06/2014, 21:35
Ela é para matar o motor caso ele dispare. quando a turbina quebra o motor dispara e não morre mesmo desligando a chave ou cortando o diesel...pois nesse caso é o óleo do motor que ia pra turbina que continua alimentando o motor. Nesse caso desligando a chave a borboleta fecha e o motor morre.
Motores a diesel não usam borboleta, eles trabalham com fluxo de ar constante, o controle de aceleração é somente pela dosagem do diesel.
Concordo que pode ser útil nessa situação, mas não é para isso que a borboleta foi adotada.
Pelo que pesquisei rapidamente o motor da SW4 3.0 2000 é o 1KZ-TE e possui EGR, sendo então necessária a borboleta para que o sistema funcione.
Outra função da borboleta é permitir um desligamento mais suave do motor, sem ela ocorre aquela normal tremida de tantos motores diesel ao desliga-lo.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.