Ver Versão Completa : Atacama
Bom dia Amigos do 4 x 4 BRASIL,
Em dezenbro irei ao deserto de Atacama, passarei por salta (conhecer o roteiro do trem das nuvens) San Pedro do Atacama, Uyuni (Deserto de Sal) La Paz e Lago Tititaca. Algum Companheiro poderia adicional alguma sugestão neste meu roteiro.
Feliz dia a todos.
geovanih
27/06/2014, 09:09
Eu estou saindo dia 14/09. Só que do Uyuni desço pela Eduardo Avaroa.
Não estou com o roteiro 100%, vamos trocando uma ideia.
Abraço
Geovani
Bom dia Geovanih,
Caro amigo iremos sim trocando ideias, finalizarei o trajeto nesta semana e te enviarei.
feliz dia
Ja Tenho data para sair
Irei Sair dia 18/12/14, para no sabado dia 21 poder estar em salta e Natal passar em san pedro de atacama.
o retorno tera chegada aqui em sampa dia 04/01/15.
Moacirdias
15/07/2014, 21:14
Vou dia 4/01/2015 mas achei super caro hotel em San Pedro do Atacama... Alguém tem alguma dica? Obrigado
RodrigoSoracco
18/07/2014, 07:13
Fiz o roteiro até Salta e as Salinas de Jujuy. Tem algumas dicas lá, se alguém se interessar: Rotas da América (http://rotasdaamerica.blogspot.com)
Fiz o roteiro até Salta e as Salinas de Jujuy. Tem algumas dicas lá, se alguém se interessar: Rotas da América (http://rotasdaamerica.blogspot.com)
Bom dia Rodrigo
Claro que mim interresso para mim sera de uma grande ajuda.
ivancgbsb
18/07/2014, 12:44
Vixe !!! Atacama ???!!!!
Já fui tres vezes e meia e mesmo com os policiais corruptos da Argentina ainda acho um dos MELHORES passeios a se fazer.
Pena que meu chefe parece não concordar muito com isso, mas já avisei: está chegando a hora de eu ir de novo !!!
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/atacama
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/centro2
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/rotas_e_mapas
Mesmo essa página estando desatualizada, dá para aproveitar algumas coisas: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/ultimas (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/rotas_e_mapas)
Mapas vocês já sabem, né ? Mapear e Viajeros (para quem quiser ousar mais).
Para quem quiser ler um pouco mais: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/atacama---descricao-da-viagem-2010
Estou a disposição.
RodrigoSoracco
21/07/2014, 07:35
Valeu, Mário. Esse passeio originalmente era até Atacama, mas como teria que ficar quinze dias esperando para refazer minha identidade chilena vencida (sou de lá), resolvi fazer meia-volta na fronteira :-) Quem sabe na próxima!
Outra coisa que te aconselho, é visitar os observatórios astronômicos da região do Atacama. Tem excursões noturnas para observação do céu, com telescópios.
Bom dia Rodrigo
Claro que mim interresso para mim sera de uma grande ajuda.
Ivan
Muito bom dia, e muito obrigado pelas informações.
Arlito Troller
28/07/2014, 07:48
Ola Geovanih, estou tentando agendar minha vida para ir nesta mesma data, como esta os preparativos? ja estive no Atacama de moto.
geovanih
28/07/2014, 11:53
Arlito
O Roteiro está praticamente fechado, é um esquema sem correria.
Seria muito bom ter a companhia de mais uma viatura, principalmente para entrar na Bolívia.
A programação é +- assim:
Saída 14/09
Ficar na Argentina até 21/09 - Fazendo: quebrada das conchas, flechas, parque los cardones, salta, Iruya, Purmamarca. (e evitar o feriadão que tem no chile de 17 a21)
21/09 a 24/09 San Pedro da Ataca
25/09 Chuquicamata
26/09 a 30/09 Bolivia: Uyuni e Eduardo Avaroa
30/09 retorno a SPA
Se quiser mais detalhes avisa ai.
Geovani
Reinaldo Luis Tavares
05/08/2014, 14:14
Vou dia 4/01/2015 mas achei super caro hotel em San Pedro do Atacama... Alguém tem alguma dica? Obrigado
É que janeiro é a mais alta temporada na região. Vou em novembro, Ficarei no Atacama Adventure Wellness & Ecolodge. 8 diária casal a U$990. Tel (56)992936283
Reinaldo Luis Tavares
05/08/2014, 14:27
Alguém do fórum estará em viagem para o Atacama em novembro de 2014. Sairei de BH/MG dia 30/10 com previsão de chegar a Salta dia 2/11. Aí é seguir o roteiro pela região, indo a SPA, descendo o litoral chileno com regresso à Argentina pelo Paso Agua Negra, San Juan, Córdoba e regresso ao Brasil dia 25/11. Irei eu e minha esposa e se alguém estiver programando algo nessa data podemos quem sabe viajar juntos.
Interessados mandem e-mail para alinharmos - rtavaresilva@hotmail.com
Arlito
O Roteiro está praticamente fechado, é um esquema sem correria.
Seria muito bom ter a companhia de mais uma viatura, principalmente para entrar na Bolívia.
A programação é +- assim:
Saída 14/09
Ficar na Argentina até 21/09 - Fazendo: quebrada das conchas, flechas, parque los cardones, salta, Iruya, Purmamarca. (e evitar o feriadão que tem no chile de 17 a21)
21/09 a 24/09 San Pedro da Ataca
25/09 Chuquicamata
26/09 a 30/09 Bolivia: Uyuni e Eduardo Avaroa
30/09 retorno a SPA
Se quiser mais detalhes avisa ai.
Geovani
Seria maravilhoso poder ir nesta epoca porem para mim não vai dar mesmo, so dia 18/12 mas nos falaremos, feliz dia .
Estou planejando ir mas so posso em janeiro 2015
Vou sozinho se aparecer companhia melhor
francisco-dc
18/08/2014, 23:36
Eu estou saindo do RS dia 10 de Jan rumo ao Atacama.
Estou encontrando bastante dificuldades em encontrar hotéis a um custo razoável, devido a alta temporada.
Estamos em 2 carros, e acredito que se alguém quiser viajar junto, não tenha problema.
ivancgbsb
19/08/2014, 08:42
Francisco.
Sempre fui ao Atacama sem reservas prévias e nunca tive problema. Nunca consegui reservar antes por problemas de comunicação e outros, mas sempre achei lugar bom para ficar. Lá tem muitos hoteis e pousadas, então acho que você não terá problemas.
Olá pessoal!
Fiz um programaço com o pentelho do meu sobrinho em SPAtacama numa ocasião, alugamos as bikes, com saco de dormir,
fogareiro, lanternas e tudo mais e fomos passar a noite nas cavernas da Cordillera de Sal, lá esta cheio de
buracos onde antigamente se minerava cobre na unha.
Foi um passeio inesquecivel pro moleque!!! [pros DOIS moleques heheh!! ]
Marcelo J Manente
20/08/2014, 14:02
Olá pessoal!
Fiz um programaço com o pentelho do meu sobrinho em SPAtacama numa ocasião, alugamos as bikes, com saco de dormir,
fogareiro, lanternas e tudo mais e fomos passar a noite nas cavernas da Cordillera de Sal, lá esta cheio de
buracos onde antigamente se minerava cobre na unha.
Foi um passeio inesquecivel pro moleque!!! [pros DOIS moleques heheh!! ]
Pessoal, tbm estou pensando seriamente em ir para o Noroeste argentino e deserto de Atacama. Quero ir la pelo dia 20 de dezembro para 20 ou 30 dias de expedição, dependendo do roteiro que eu fizer.
Tem alguém saindo por essa data?
Um abraço.
To indo para noroeste Argentina e Atacama vou sozinho to pensando talvez ate em acampar
ainda planejando uns 20 dias no mes de janeiro
Paso de Socompa alguem tem alguma informaçao
ivancgbsb
22/08/2014, 11:03
Um bom site sobre os Pasos é este: http://www.vialidad.gov.ar/mapasyrutas/pasos_internacionales/pasos_intenacionales.php mas não tem o Socompa.
Socompa e um paso ferroviario famoso ramal c-14 (trem das nuvens) tem uma estrada de apoio, mas praticamente nao e mais usada desde 2000 quando a linha ferrea parou de ser usada.
As aduanas dos dois paises ainda funcionam, achei dois relatos de travesia, mas nao mapa da estrada
ivancgbsb, muito obrigado
Boa noite amigos
Vamos sair no inicio de setembro por Rio Branco-Acre, adentraremos ao Peru onde passaremos por pontos turísticos tradicionais como Aguas Caliente, Cusco, Machu Picho e outros; seguiremos para o Chile em San Pedro do Atacama e inciaremos o retorno pela Argentina, passando por Purmamarca e Cafayate e retornaremos ao Brasil por Foz do Iguaçu.
Se alguém se interessar poderemos trocar informações sobre o trajeto.
Abçs.
Miltinho
23/08/2014, 20:06
Prezado saia de Rio Branco e no Peru, pernoite em Puerto Maldonado, saia cedinho e desfrute a Cordilheira na subida para Cuzco, leva o dia inteiro, mas vale a pena!
Aproveite e visite também, Arequipa, Puno, Tacna.
No Chile além de SPA, vá a Iquiqui, Mina de Chuquicamata em Calama... Na Argentina, região de Salta (Purmamarca, Humuauca, Sto.Ato. de Los Cobres, Cafayate, Cachi, Molinos, etc) reserve uns 5 dias...
Vale a pena!
Abç.
Boa noite amigos
Vamos sair no inicio de setembro por Rio Branco-Acre, adentraremos ao Peru onde passaremos por pontos turísticos tradicionais como Aguas Caliente, Cusco, Machu Picho e outros; seguiremos para o Chile em San Pedro do Atacama e inciaremos o retorno pela Argentina, passando por Purmamarca e Cafayate e retornaremos ao Brasil por Foz do Iguaçu.
Se alguém se interessar poderemos trocar informações sobre o trajeto.
Abçs.
jcgaucho
23/08/2014, 23:42
Prezados, estou com um roteiro para o Atacama. Entro no Chile pelo paço de Jama ou Sico e volto pelo paço de San Francisco: As datas chaves ja estão fechadas: 27/01 Cafayate (ARG) 28/01 Payogasta (ARG), 29/01 San Antonio de los Cobres (ARG), 30/01 - 2/02 Sao Pedro Atacama (CH), 02-05/ Antofagasta (ARG), 05/02 Copiapó (CH)....etc.
Viajo com esposa e crianças.
Se alguem tiver interessado em companhia na aventura...
ivancgbsb
25/08/2014, 14:28
As aduanas dos dois paises ainda funcionam, achei dois relatos de travesia, mas nao mapa da estrada
Mapa das estradas para Socompa até que tem (figura anexa, de Mapear)....mas o estado das estradas é que é a dúvida.475184
geovanih
26/08/2014, 10:56
O Socompa tem algo de interessante?
Estou indo pelo Jama e retornando pelo Sico.
ivancgbsb
26/08/2014, 11:13
Já andei pelo Jama, Sico, San Franciso e Libertadores. O Socompa não conheço. Aqui: 1500 Km por la cordillera (http://viajeros4x4.com/2007-12/hc_1500km2_1a.htm) tem uma passada por lá.
Os mapas de Viajeros são próprios para "esses passeios esquisitos". rsrs
thiago.correia
26/08/2014, 16:16
JCgaucho,
Estive com minha família no mês de Janeiro deste ano em San Pedro do Atacama e nós realizamos a entrada pelo Paso de Jama, pois segundo informações do Governo Argentino o Paso de Sico não possui asfalto até a fronteira. Veja a fonte de referência que nos mostra as condições das fronteiras Argentinas: Gendarmeria Nacional Argentina (http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/index.html) ou Dirección Nacional de Vialidad (http://www.vialidad.gov.ar/mapasyrutas/pasos_internacionales/pasos_intenacionales.php)
Boa viagem!!!
Viajeros 4x4 era oque eu tava precisando pra fazer uma besteira
ivancgbsb
26/08/2014, 16:46
Prieto, cuidado com esse site !! rsrsrsrs
O cara fazia tudo de Renault 12. !!
Agora ele está mais "civilizado".
Mas já passei horas/dias nesse site. rsrsrs
Os mapas dele são próprios para trilhas e atrações que não tem em outros mapas. Não tem muita coisa de cidades.
Expedición SOCOMPA Latitud Extrema - Cruce de los Andes (http://www.latitud-cero.com.ar/2008/socompa/guia.htm)
No site acima tem o primeiro relato que encontrei sobre a travesia me apaixonei e natureza pura nao um roteiro
turistico. As fotos que tenho visto da Puna Argentina sao mais lindas que a do Chile, so nao sao ainda tao exploraras turisticamente.
Sei que a passagem do Paso de Socoma exige uma experiencia que nao possuo, so pode ser feito por quem ja tem conhecimento da regiao
Infelizmente vou ter que fazer algumas viagens de adaptaçao antes ou encontrar alguem que ja tenha feito
Cono Arita, Arita e o nome de minha filha, foi escolhido por um cunhado que ja faleceu a pedido do mesmo, nao conhecemos a origem ou o motivo.
Por isso e um nome que sempre me chama a atençao, e atraves dessas fotos comecei a me interessar pela regiao.
As fotos sao da internet
Amigos, um conhecido meu cruzou o Socompa de bike... teve que passar a noite no posto aduaneiro e
ainda tomou um sabão e... a sopa dos guardas hehehee!
O Socompa não é para amadores! pretendo cruzar por lá na volta, mas vou esperar outro carro em
Toconao para assim seguirmos juntos.
Abração a todos!
Cono Arita, Arita e o nome de minha filha, foi escolhido por um cunhado que ja faleceu a pedido do mesmo, nao conhecemos a origem ou o motivo.
Por isso e um nome que sempre me chama a atençao, e atraves dessas fotos comecei a me interessar pela regiao.
As fotos sao da internet
Olá Prieto, foi dado esse nome em homenagem a um geólogo.
...se não for exatamente isso, me corrija por favor.
Abss!
jcgaucho
27/08/2014, 21:57
JCgaucho,
Estive com minha família no mês de Janeiro deste ano em San Pedro do Atacama e nós realizamos a entrada pelo Paso de Jama, pois segundo informações do Governo Argentino o Paso de Sico não possui asfalto até a fronteira. Veja a fonte de referência que nos mostra as condições das fronteiras Argentinas: Gendarmeria Nacional Argentina (http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/index.html) ou Dirección Nacional de Vialidad (http://www.vialidad.gov.ar/mapasyrutas/pasos_internacionales/pasos_intenacionales.php)
Boa viagem!!!
Ola Thiago, estou lendo tudo que posso sobre o noroeste argentino (NOA) e estou estudando...achei um site super interessante para quem pretendo passar por la utilizando a ruta 40 (Ruta 40 (http://www.turismoruta40.com.ar/)). Um trecho desses merece um bom planejamento, principalmente quando se viaja com crianças.
Obrigado pelas dicas. abc
Eu ja falei se ela quiser trocar de nome ela consegue ( ela gosta do nome), todos Arita que ouvi falar ate hoje eram homens
Paso Socompa (San Pedro ? Salar de Pocitos) | Andes By Bike (http://andesbybike.com/chile/routes/paso-socompa-san-pedro-salar-de-pocitos/)
Corrigindo a CICLOVIA DE SOCOMPA e bem legal
jcgaucho
28/08/2014, 22:09
Alo Tiago, pelo que li em janeiro e fevereiro são os meses de chuva com chance de inundações no NOA. Tu tivestes problema com chuvas por lá?
Prezados, estou com um roteiro para o Atacama. Entro no Chile pelo paço de Jama ou Sico e volto pelo paço de San Francisco: As datas chaves ja estão fechadas: 27/01 Cafayate (ARG) 28/01 Payogasta (ARG), 29/01 San Antonio de los Cobres (ARG), 30/01 - 2/02 Sao Pedro Atacama (CH), 02-05/ Antofagasta (ARG), 05/02 Copiapó (CH)....etc.
Viajo com esposa e crianças.
Se alguem tiver interessado em companhia na aventura...
Bom dia Não poderiamos viajar em dezenbro JC
jcgaucho
30/08/2014, 13:23
[QUOTE=marobit;2181487]Bom dia Não poderiamos viajar em dezenbro JC[/QUO
Poxa, pra nós não dá. Um dos filhotes tem aula ate 16 de janeiro devido a greve no CAP-UERJ. Assim fiz o planejamento saindo no dia 17 de janeiro. Ja tenho todas as reservas fechadas, pois viajando com crianças a gente não pode bobear no alojamento. Vamos de Jimny, então me inscrevi no clube dos suzuqueros da argentina. Mto bom pras dicas sobre o Noroeste Argentino. Como janeiro e fevereiro é a estação das chuvas fortes e planejei passar pela Ruta 40 toda a informação é importante. Mas vamos trocando informes...
digoniva
04/09/2014, 10:32
Francisco, Marcelo (xexelo), Prieto e demais aventureiros.
Está em nossos planos (eu, esposa e 2 filhos) passar no Atacama em Janeiro, provavelmente no meio do mês - não tenho certeza do dia - pois nossa viagem se iniciará em Dezembro, descendo pelo Uruguai e Argentina (costeando o Atlântico) e depois subindo pelo Chile (costeando o Pacífico), passando por cidades deste pais e cidades da Argentina próximas a fronteira, até Santiago. A partir daí, dependendo do dinheiro e do tempo, pretendemos subir até o Atacama e retornar ao Brasil de lá. Vamos ter praticamente 2 meses.
Talvez nos encontraremos no Atacama e/ou voltaremos juntos ao Brasil. Seria muito bom.
Tópico desta viagem - "Expedição Ushuaia 2014/2015" aqui no 4x4 Brasil.
Ivan, também moro em Brasília, poderíamos nos encontrar para batermos um papo sobre suas experiências de viagem para o Atacama e outras viagens realizadas na região - meu e-mail é digoniva@yahoo.com.br vamos combinar
Abs.
Minha viagem ao Atacama vai ser em Janeiro por ser o melhor mes para me afastar de minha loja
Nao pode ser logo apos o natal pois vou sozinho e nao quero deixar a familia sozinha no fim do ano
Nao tem itinerário pois a melhor coisa de se viajar de carro e poder mudar o rumo da viagem segundo as oportunidades que a mesma apresentar
Vou preparado para acampar, dormir no carro ou ficar em hoteis depende o que aparecer . Como vou sozinho vou sem lenço e sem documento
Se der vontade de dormir e comer no meio do deserto vou viver essa experiencia
Se sentir falta de conforto vou pro Hotel
Se der saudade de casa volto logo se nao vou ficando
Nao quero me comprometer com niguem Mas se virem uma TR4 com bandeira do Brasil no capo e adesivo do 4x4brasil guiado por alguem usando chapeu australiano e camara fotografica pendurada , sou eu
A GENTE SE ENCONTRA LA TO CONTANDO AS HORAS
Daniel Engelbrecht
06/09/2014, 19:35
[QUOTE=marobit;2181487]Bom dia Não poderiamos viajar em dezenbro JC[/QUO
Poxa, pra nós não dá. Um dos filhotes tem aula ate 16 de janeiro devido a greve no CAP-UERJ. Assim fiz o planejamento saindo no dia 17 de janeiro. Ja tenho todas as reservas fechadas, pois viajando com crianças a gente não pode bobear no alojamento. Vamos de Jimny, então me inscrevi no clube dos suzuqueros da argentina. Mto bom pras dicas sobre o Noroeste Argentino. Como janeiro e fevereiro é a estação das chuvas fortes e planejei passar pela Ruta 40 toda a informação é importante. Mas vamos trocando informes...
Amigos,
desculpem a intromissão.
Esse ano passei por essa região (noroeste argentino) e atacama, em fevereiro, incluindo a Ruta 40 desde o entroncamento com a Ruta 52 até Cachi. Para mim, foi a mais bela estrada da viagem. Entre a Ruta 52 e San Antonio de Los Cobres há paisagens deslumbrantes, como uma vale repleto de pedras gigantescas, que parecem que foram cuidadosamente colocadas. Entre San Antonio de Los Cobres e Cachi chega-se a 4.900 metros de altitude. Mesmo sendo verão, havia neve na beirada da estrada quando passamos por lá.
Quanto à chuva, realmente é um período em que elas são mais frequentes. É necessário cuidado na Ruta 40 se estiver chovendo, pois há trechos em que ela é extremamente estreita e com precipícios na lateral. O maior cuidado, porém, deve ser tomado se decidirem seguir por ela de San Antonio de Los Cobres para Cachi, pois há 5 travessias de um rio. Nenhuma delas é muito extensa, mas há pedras escondidas no fundo e se tiver chovido recentemente, a correnteza pode estar forte.
Em San Antonio de Los Cobres nos aconselharam a não ir por lá, porque havia chovido uns dias antes. Mas acabamos indo assim mesmo. A travessia dos rios foi um pouco tensa. Cruzamos com uma picape de uns argentinos que havia arrebentado o peito de aço ao bater numa pedra dentro do rio. Eu mesmo enrosquei o samurai numa pedra (possivelmente a mesma), mas como estava bem devagar, não tive avarias.
Estou pensando em voltar em breve para essa região. É uma excelente viagem.
RodrigoSoracco
07/09/2014, 13:07
Daniel, quando eu fui a San Antonio de Los Cobres, cheguei até a ponte do Trem das Nuvens. Queria ir até as Salinas de Jujuy, e uns índios safados me falaram que dava pra chegar lá. Bom, eu tentei, mas não tinha carro apropriado, e depois de uns três quilômetros montanha adentro, o tempo começou a fechar. Aí fui obrigado a dar meia-volta. Depois fui saber que era o antigo traçado da Ruta 40, sem qualquer tipo de civilização ou apoio em caso de pane mecânica. São 100 km de uma paisagem extraterrestre. Num determinado ponto, achei essa colina cheia de "cavernas", dava a impressão que iam sair pigmeus de olhos brilhantes e atacar o carro... Muito doido. Quem sabe com a Blazer eu encare esse trecho na próxima viagem!
https://www.google.com.br/maps/dir/San+Antonio+de+los+Cobres,+Salta+Province,+Argenti na/-23.6393315,-65.8428862/@-23.9014664,-66.353884,10z/data=!4m8!4m7!1m5!1m1!1s0x941cec19a050ee49:0x6b866 9f7771473fe!2m2!1d-66.3228515!2d-24.2160003!1m0?hl=pt-BR
476569476570
jcgaucho
07/09/2014, 23:08
OI Daniel, pelo que entendi do teu trajeto eu farei o sentido contrário: de cachi para SADLC, isto é vou subir. Pretendo passar dois dias em cachi para tentar aclimar com a altura e depois dois dias em SADLC. Dali seguir para o atacama. Teu relato foi assustador (a esposa ouviu a leitura...). Mas vou torcer que não haja chuvas. Se existir muita chuva aborto a ruta 40...Não sei se chegaste Sao Pedro do Atacama. Se fostes me fala por quais paços entraste/saiste. Um abc
RodrigoSoracco
08/09/2014, 07:33
Aclimatar não é o problema, não é o Everest :-). Eu subi direto de Salta para San Antonio de Los Cobres, a 4300 metros, no primeiro dia. Levei a tia da minha esposa, com quase 70 anos. Ainda descemos do carro lá em cima e fomos caminhar pra conhecer as redondezas. San Antonio não tem nada a não ser um posto de gasolina e as casinhas dos mineradores. A não ser que tu gostes de camping selvagem, não tem estrutura nenhuma para turismo. É um lugar para passar, bater fotos, curtir a paisagem deslumbrante, e voltar para a cidade.
Te recomendo ir até Salta, tomar uma boa cerveja e comer deliciosas empanadas "salteñas", descansar em um hotel confortável (e barato), e tirar um dia para ir a San Antonio e voltar. No dia seguinte, segue por San Salvador de Jujuy (Ruta 9), dá uma paradinha em Purmamarca, e dalí pega a Ruta 52, com uma das subidas mais ingremes e bacanas que tu vais conhecer na viagem. Não te preocupa, o pessoal sobe com Sprinters lotadas de turistas por alí. Tráfego constante, é rota internacional até pra caminhões.
O pessoal vende saquinhos de folhas de coca em San Salvador. Mastigar algumas uma meia hora antes ajuda a enfrentar o enjôo. Dá uma olhada no meu blog, tem mais algumas informações da região: Rotas da América (http://rotasdaamerica.blogspot.com). Boa sorte!
IsmaelMatos
09/09/2014, 14:47
Faz mais de ano que venho planejando uma viagem pela região. Quem sabe, quando eu acertar na loteria...
Vale a pena ler e entender cada risco e saber como se safar em caso de necessidade. Como sempre viajo sozinho com a esposa, penso sempre em ser o mais auto-suficiente possível.
Não acontece sempre, nem acontece com todo mundo mas o assunto "Mal da Montanha" é sério e vale saber mais sobre ele. Lembrando também que pequenos problemas podem podem se acumular e virar desastres. Pode ser uma pane no carro, ou o esforço gigantesco para uma simples troca de um pneu no topo de uma montanha, ou o fechamento da estrada por desmoronamento ou uma tempestade de neve repentina.
Esse link mostra o básico:
Mal da montanha ? Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal_da_montanha)
ou
Altitude.org | Altitude Sickness (http://www.altitude.org/altitude_sickness.php)
Há muito mais informação disponível em inglês. Para quem for se aventurar, o Google ajuda.
Malas prontas? As minhas ainda não, mas vamos lá também!
Saudações a todos,
Eu estou querendo realizar caminhos mais remotos
Acho que vou rever isso , nao sei como posso reagir ao mal da altitude, e vou sozinho
digoniva
09/09/2014, 21:42
Minha viagem ao Atacama vai ser em Janeiro por ser o melhor mes para me afastar de minha loja
Nao pode ser logo apos o natal pois vou sozinho e nao quero deixar a familia sozinha no fim do ano
Nao tem itinerário pois a melhor coisa de se viajar de carro e poder mudar o rumo da viagem segundo as oportunidades que a mesma apresentar
Vou preparado para acampar, dormir no carro ou ficar em hoteis depende o que aparecer . Como vou sozinho vou sem lenço e sem documento
Se der vontade de dormir e comer no meio do deserto vou viver essa experiencia
Se sentir falta de conforto vou pro Hotel
Se der saudade de casa volto logo se nao vou ficando
Nao quero me comprometer com niguem Mas se virem uma TR4 com bandeira do Brasil no capo e adesivo do 4x4brasil guiado por alguem usando chapeu australiano e camara fotografica pendurada , sou eu
A GENTE SE ENCONTRA LA TO CONTANDO AS HORAS
PRIETO
Eu e minha esposa, pensamos do mesmo jeito e nossa viagem será neste moldes (sem reservas, sem horários, um roteiro pré-estabelecido podendo mudar constantemente) - o único detalhe é que estou indo com meus dois filhos.
Nossa vantagem é o tempo - teremos 2 meses - pretendemos fazer uma volta grande.
As dicas dos colegas estão sendo de grande valia.
Deu muita vontade de percorrer este caminho (parte da Rota 40, etc...) que vcs percorreram Daniel Engelbrecht e o RodrigoSoracco.
Tenho certeza que encontrarei com muitos aventureiros Tupiniquins em terras Chilenas e Argentinas....
Vamos nos falando...
Abs.
jcgaucho
10/09/2014, 20:22
Oi ISMAEL, com certeza as pessoas reagem diferente ao processo de respirar em altitudes elevadas. Tenho relatos de gente que foram e não sentiram, nada como nosso coleta Rodrigo, mas existem relatos de pessoas que tiveram problemas. Não custa prevenir...Particularmente quando se viaja com crianças. Efetivamente sobre o tema existe ampla literatura e uma coisa é certa: só lá veremos se somos ou não suscetíveis. Obviamente quem ja possui hematócrito baixo tem maior potencial de sofrer com a altitude, mas isso não é o determinante. Esse é o detalhe!
jcgaucho
10/09/2014, 20:28
Aclimatar não é o problema, não é o Everest :-). Eu subi direto de Salta para San Antonio de Los Cobres, a 4300 metros, no primeiro dia. Levei a tia da minha esposa, com quase 70 anos. Ainda descemos do carro lá em cima e fomos caminhar pra conhecer as redondezas. San Antonio não tem nada a não ser um posto de gasolina e as casinhas dos mineradores. A não ser que tu gostes de camping selvagem, não tem estrutura nenhuma para turismo. É um lugar para passar, bater fotos, curtir a paisagem deslumbrante, e voltar para a cidade.
Te recomendo ir até Salta, tomar uma boa cerveja e comer deliciosas empanadas "salteñas", descansar em um hotel confortável (e barato), e tirar um dia para ir a San Antonio e voltar. No dia seguinte, segue por San Salvador de Jujuy (Ruta 9), dá uma paradinha em Purmamarca, e dalí pega a Ruta 52, com uma das subidas mais ingremes e bacanas que tu vais conhecer na viagem. Não te preocupa, o pessoal sobe com Sprinters lotadas de turistas por alí. Tráfego constante, é rota internacional até pra caminhões.
O pessoal vende saquinhos de folhas de coca em San Salvador. Mastigar algumas uma meia hora antes ajuda a enfrentar o enjôo. Dá uma olhada no meu blog, tem mais algumas informações da região: Rotas da América (http://rotasdaamerica.blogspot.com). Boa sorte!
OK Rodrigo. Efetivamente a sugestão de sair de Salta foi feita tb por um amigo que recentemente esteve ´por lá e se encantou com a região. Mas como sou curioso vou tentar seguir pela RUTA 40 desta vez. Numa próxima conheço Salta e San Salvador de Jujuy, mas farei como ele....foi de avião e por lá alugou um fiesta! Curtiu à bessa as boas estradas da região.
Obrigado pela dica.
RodrigoSoracco
11/09/2014, 07:10
Legal, gaúcho. Qualquer alternativa ali é bonita e vale a pena ser visitada. Teve gente aqui mesmo que foi até Salta e alugou uma Amarok pra fazer todas as trilhas da região. E não faltam! Mas se fores pegar aquele trecho antigo da Ruta 40 entre San Antonio e as Salinas, é uma trilha de mulas de quase 100 km pelo meio das montanhas :-D Vai de tanque cheio e GPS calibrado! Boa viagem.
OK Rodrigo. Efetivamente a sugestão de sair de Salta foi feita tb por um amigo que recentemente esteve ´por lá e se encantou com a região. Mas como sou curioso vou tentar seguir pela RUTA 40 desta vez. Numa próxima conheço Salta e San Salvador de Jujuy, mas farei como ele....foi de avião e por lá alugou um fiesta! Curtiu à bessa as boas estradas da região.
Obrigado pela dica.
feitosac
12/09/2014, 00:46
Eu estou querendo realizar caminhos mais remotos
Acho que vou rever isso , nao sei como posso reagir ao mal da altitude, e vou sozinho
Prieto,
Sozinho não é bom fazer caminhos remotos, o mal da altitude varia de pessoa para pessoa e de viagem para viagem, acima de 4000 m a coisa muda, tive a caminho de Macchu Picchu a 4200m e não tive a caminho do Atacama a 4700m , a melhor maneira de prevenir e mais barata é tomar a Sorochi Pills fabricada no Perú e Bolívia, na Argentina não encontra, mas o mais seguro é alugar aqui no Brasil um cilindro de oxigênio com regulador e máscara e levar, pra mim foi o que fez a diferença no Perú, minha mulher e filhas não sentiram nada mas logo eu que dirigia senti.
Abs.
RodrigoSoracco
12/09/2014, 07:11
É, turma. Vendo os relatos de vocês, vejo que fui beneficiado, hehehe. E digo isso depois de ter viajado umas oito vezes ao Chile, algumas delas levando amigos. Só meus ouvidos que tentam estourar com a altura. Mas realmente, cada organismo reage de uma maneira diferente. Concordo com o Feitosa, não é seguro fazer um caminho remoto sozinho. Qualquer problema, seja de saúde, ou com o carro, e você não tem com quem contar. Nem mesmo com sinal de celular.
Abraços!
Prieto,
Sozinho não é bom fazer caminhos remotos, o mal da altitude varia de pessoa para pessoa e de viagem para viagem, acima de 4000 m a coisa muda, tive a caminho de Macchu Picchu a 4200m e não tive a caminho do Atacama a 4700m , a melhor maneira de prevenir e mais barata é tomar a Sorochi Pills fabricada no Perú e Bolívia, na Argentina não encontra, mas o mais seguro é alugar aqui no Brasil um cilindro de oxigênio com regulador e máscara e levar, pra mim foi o que fez a diferença no Perú, minha mulher e filhas não sentiram nada mas logo eu que dirigia senti.
Abs.
jcgaucho
12/09/2014, 11:38
Prieto,
Abs.
Ola Feitosa, tem gente que fala que o transporte de um cilindro gera complicações adicionais com a polícia (argentina principalmente)... além disso é perigoso. Fiquei indeciso sobre o uso do cilindro. Acredito que deve existir diferentes tamanhos modelos para esse tipo de coisa. Andei olhando na internet e não vi. Poderias me passar essas informações...
No teu caso foi bem interessante...
obrigado
feitosac
12/09/2014, 12:00
Jcgaucho,
Aluguei o cilindro aqui em Volta Redonda em um representante da White Martins, não lembro a capacidade mas ele tem em torno de 50 cm, falei com o engenheiro na época que ia subir a 5000m e ele falou não ter problema nenhum, coloquei ele dentro de uma caixa de papelão envolto com espuma e prendi atrás do meu banco com esticadores de moto de modo que não ficava solto dentro do carro, quando precisei foi só abrir o regulador principal e usar.
Veja a foto do conjunto que levei.
http://www.gelomais.com.br/imagens/cilindro-de-oxig%C3%AAnio-01.jpg
Abs.
Daniel Engelbrecht
12/09/2014, 19:23
OI Daniel, pelo que entendi do teu trajeto eu farei o sentido contrário: de cachi para SADLC, isto é vou subir. Pretendo passar dois dias em cachi para tentar aclimar com a altura e depois dois dias em SADLC. Dali seguir para o atacama. Teu relato foi assustador (a esposa ouviu a leitura...). Mas vou torcer que não haja chuvas. Se existir muita chuva aborto a ruta 40...Não sei se chegaste Sao Pedro do Atacama. Se fostes me fala por quais paços entraste/saiste. Um abc
Também não é tão assustador assim. rs
Se não estiver chovendo, só é preciso ter cuidado mesmo com as travessias do rio.
Eu diria que vale muito a pena fazer esse trecho, pois o visual é único.
E sugeriria que você seguisse adiante pela Ruta 40 após SADLC. O trecho seguinte da ruta também é incrível e mais tranquilo.
Eu entrei e sai de San Pedro de Atacama pelo mesmo caminho, acho que é o Paso Sico (o que é asfaltado). Na volta, um pouco depois da fronteira, entramos na Ruta 40.
Pelo que estou encontrando na net. Acho que a regiao do Atacama e NOA merecem pelo menos umas 4 viagens para serem bem conhecidas.
Estou chegando a conclusao que esta primeira o melhor e seguir um roteiro mais turistico ou seja menos selvagem para adquirir experiencia
jcgaucho
13/09/2014, 11:24
Jcgaucho,
Aluguei o cilindro aqui em Volta Redonda em um representante da White Martins, não lembro a capacidade mas ele tem em torno de 50 cm, falei com o engenheiro na época que ia subir a 5000m e ele falou não ter problema nenhum, coloquei ele dentro de uma caixa de papelão envolto com espuma e prendi atrás do meu banco com esticadores de moto de modo que não ficava solto dentro do carro, quando precisei foi só abrir o regulador principal e usar.
Veja a foto do conjunto que levei.
http://www.gelomais.com.br/imagens/cilindro-de-oxig%C3%AAnio-01.jpg
Abs.
Barbaridade....mto bom! Valeu a dica. Vou seguir a tua trilha...vou estudar e dar um jeito de arrumar espaço mesmo no jimny. Mto obrigado. Isso vai funcionar pelo menos psicologicamente na tripulação. ..
jcgaucho
13/09/2014, 11:33
Também não é tão assustador assim. rs
Se não estiver chovendo, só é preciso ter cuidado mesmo com as travessias do rio.
Eu diria que vale muito a pena fazer esse trecho, pois o visual é único.
E sugeriria que você seguisse adiante pela Ruta 40 após SADLC. O trecho seguinte da ruta também é incrível e mais tranquilo.
Eu entrei e sai de San Pedro de Atacama pelo mesmo caminho, acho que é o Pajso Sico (o que é asfaltado). Na volta, um pouco depois da fronteira, entramos na Ruta 40.
Então tá. . Tenho lido bastante mas o relato direto e especifico de quem passou por la é sempre melhor! Pelo que entendi de minhas leituras o asfaltado é o de jama. O Sico é "ripio consolidado"! É mais deserto mas dizem que é incrivel. A minha idéia e entrar por jama (asfalto) e sair por sico. Mas vamos ver... obrigado
Daniel Engelbrecht
14/09/2014, 13:29
Então tá. . Tenho lido bastante mas o relato direto e especifico de quem passou por la é sempre melhor! Pelo que entendi de minhas leituras o asfaltado é o de jama. O Sico é "ripio consolidado"! É mais deserto mas dizem que é incrivel. A minha idéia e entrar por jama (asfalto) e sair por sico. Mas vamos ver... obrigado
É isso mesmo, o Jama é o asfaltado. Já não lembrava mais dos nomes certos.
Acho que vale a pena ir por um e voltar pelo outro. Pelo Paso Jama passa-se bem pelo meio de uma das maiores salinas da região.
Fiquei hospedado em Purmamarca antes de ir para o Atacama e da pousada em que estava dava para ver o começo de uma trilha subindo a montanha que, segundo o dono da pousada, saia na salina. Deu uma vontade muito grande de ir pela trilha, mas quando se está a milhares de quilômetros de casa e ainda falta muita coisa para conhecer, a gente acaba sendo um pouco mais precavido para poder aproveitar tudo. Por isso, realmente vale a pena voltar mais vezes e explorar rotas diferentes.
feitosac
14/09/2014, 23:37
Pelo que estou encontrando na net. Acho que a regiao do Atacama e NOA merecem pelo menos umas 4 viagens para serem bem conhecidas.
Estou chegando a conclusao que esta primeira o melhor e seguir um roteiro mais turistico ou seja menos selvagem para adquirir experiencia
Prieto,
Realmente fica dificil conhecer o Atacama e o NOA tudo de uma vez, a não ser que voce tenha muito tempo, sem dizer que o NOA exige mais preparo, dependendo da rota tem que levar 2 estepes, galões reservas, barraca de camping e kit de sobrevivencia (alimentação) pois tem rotas que não tem nada, ainda não fiz o NOA estou começando a estudar agora quem sabe para 2016, para o Atacama é bem mais tranquilo ainda mais se for para ir e voltar pelo Paso Jama (asfaltado).
Abs.
RodrigoSoracco
15/09/2014, 07:19
Feitosa, pelo Paso Jama, vais passar pela Cuesta del Lipan, que leva às Salinas. Isso sim é um teste pro organismo. Sobe 2000 metros em 17 km de curvas :-) Aí eu dei valor pras folhas de coca, hehehe.
477421
Prieto,
Realmente fica dificil conhecer o Atacama e o NOA tudo de uma vez, a não ser que voce tenha muito tempo, sem dizer que o NOA exige mais preparo, dependendo da rota tem que levar 2 estepes, galões reservas, barraca de camping e kit de sobrevivencia (alimentação) pois tem rotas que não tem nada, ainda não fiz o NOA estou começando a estudar agora quem sabe para 2016, para o Atacama é bem mais tranquilo ainda mais se for para ir e voltar pelo Paso Jama (asfaltado).
Abs.
feitosac
15/09/2014, 23:56
Rodrigo,
Na subida da Cuesta de Lipan não senti nada eheh, subi devagar parando e tirando bastante fotos, o segredo é não pular do carro afobado, tem que andar na maciota ehehehe.
Abs.
RodrigoSoracco
16/09/2014, 07:12
Ah, não sabia que tinhas passado por alí também, hehe. Eu fui até as salinas e voltei, porque minha identidade chilena estava vencida, se eu entrasse lá ia ter que ir até Santiago renová-la pra poder sair do país. Quero ver se até o inverno de 2015 concluo a aventura!
Rodrigo,
Na subida da Cuesta de Lipan não senti nada eheh, subi devagar parando e tirando bastante fotos, o segredo é não pular do carro afobado, tem que andar na maciota ehehehe.
Abs.
jcgaucho
16/09/2014, 11:57
Olá Feitosa, ja me informei sobre o tal cilindro de O2. Vou alugar um de aproximadamente 5L (59 x 16 cm) a 140 reais por 30 dias. Agora ciente das medidas vou estudar um local pra ele no mini espaço do jimny! Obrigado pela dica
jcgaucho
16/09/2014, 14:33
É isso mesmo, o Jama é o asfaltado. Já não lembrava mais dos nomes certos.
Acho que vale a pena ir por um e voltar pelo outro. Pelo Paso Jama passa-se bem pelo meio de uma das maiores salinas da região.
Fiquei hospedado em Purmamarca antes de ir para o Atacama e da pousada em que estava dava para ver o começo de uma trilha subindo a montanha que, segundo o dono da pousada, saia na salina. Deu uma vontade muito grande de ir pela trilha, mas quando se está a milhares de quilômetros de casa e ainda falta muita coisa para conhecer, a gente acaba sendo um pouco mais precavido para poder aproveitar tudo. Por isso, realmente vale a pena voltar mais vezes e explorar rotas diferentes.
Com certeza Daniel, pra gente realmente conhecer essa região se leva um tempo...O problema além do tempo são os benditos pilas, ainda mais com uma tripulação infantil junto! Pretendo nesses 30 dias pra ter uma amostra
de uma pequena parte dessa região pra decidir quando voltar...
Rodrigo,
Abs.
Fala, Feitosa! O sinhô por aqui? :-) (Eduardo que foi pro Atacama...)
Eu não senti nada somente depois de tomar cafi aspirina. De resto só meu deu pressão baixa lá na aduana.
Abraço!
Daniel Engelbrecht
17/09/2014, 00:00
Engraçado... Também fiquei com pressão baixa na aduana, que deve ficar a uns 4.400 m de altitude. Um enfermeiro da gendarmeria me "medicou" com bala de baunilha. E o pior é que funciona.
O interessante dos efeitos da altitude é que é um problema passageiro para quem sente. Depois de uns 3 ou 4 dias já não se percebe mais nada. Lembro que no final da viagem podia até correr a 4.800 m que não sentia nada.
Em vista de ser minha primeira vez em viagem com altitude, vou ate San Pedro de Atacama por asfalto ( Paso de Jama )trajeto mais comportado, deixando NOA para outra viagem ou se encontrar la alguem com experiencia para acompanhar.
Em vista do topico estar se estendendo volto a ser repetitivo, para facilitar aos que começarem consultar o topico agora que tenho disponibilidade de viagem no decorrer de todo mes de Janeiro de 2015.
RodrigoSoracco
18/09/2014, 07:25
Desculpe minha ignorância, mas quando vocês falam NOA, é o quê? Achei que era NOroeste da Argentina. :-)
Ah, se eu não tivesse gasto minhas reservas consertando o câmbio da Blazer, iria ao Atacama em Janeiro. Estava tudo planejado...
Em vista de ser minha primeira vez em viagem com altitude, vou ate San Pedro de Atacama por asfalto ( Paso de Jama )trajeto mais comportado, deixando NOA para outra viagem ou se encontrar la alguem com experiencia para acompanhar.
Em vista do topico estar se estendendo volto a ser repetitivo, para facilitar aos que começarem consultar o topico agora que tenho disponibilidade de viagem no decorrer de todo mes de Janeiro de 2015.
Newton Guerra
18/09/2014, 08:12
Rodrigo, NOA é NOroeste da Argentina mesmo :mrgreen:.
Para ir para o Atacama você pode só cruzar o NOA ou ficar por lá passeando na altitude. Se eu voltar à região nem penso em descer para o Atacama, achei o NOA muito mais bonito. Mas tem que ir a SPA pelo menos uma vez para conhecer.
jcgaucho
18/09/2014, 15:38
Ola Prieto,
Pelo que tenho lido aqui tu serás o "ponta de lança" na travessia dos Andes. Outros colegas ao que parece tb estarão pela região. Si Dios quiera (treinando o espanhol) estarei chegando a Cafayate no dia 26 de janeiro. Vamos trocar figuras...
Não sei se te interessa (e aos demais que viajam numa única viatura), mas vi um site interessante: SPOT Satellite GPS Messenger (http://la.findmespot.com/pg/?cid=102). Eu ja me informei do preço do aluguel e vou levar um...
abc
RodrigoSoracco
18/09/2014, 20:54
Legal :-D Aquela região de Salta é fantástica mesmo. O que mata é atravessar o Chaco, hehehe.
Rodrigo, NOA é NOroeste da Argentina mesmo :mrgreen:.
Para ir para o Atacama você pode só cruzar o NOA ou ficar por lá passeando na altitude. Se eu voltar à região nem penso em descer para o Atacama, achei o NOA muito mais bonito. Mas tem que ir a SPA pelo menos uma vez para conhecer.
Newton
Conhecer San Padro de Atacama, imagino que seja como ir a Torre de Babel, inclusive estamos mais perto do ceu
A cidade em si parece merecer a viagem ao Chile
Mas as fotos e videos que tenho visto deixam clarissimo que o NOA es Hermoso enquanto o Atacama es curioso, isso em castelhano educado. E em portugues largado o NOA e lindo o Atacama ta mais pra bonitinho (traduzindo feinho enfeitado
Jcgaucho
Achei muito interessante o aparelho , saio muito sozinho, vou abrir um topico aqui no forum para levantar informaçoes sobre a qualidade do serviço
Newton Guerra
19/09/2014, 08:24
Prieto, não dá para falar que San Pedro é feio, muito pelo contrário, é lindo. A cidade é muito simpática.
Acho que a viagem ideal para lá é ir para Salta, Purmamarca, SPA e voltar pelo Paso Sico, San Antonio de los Cobres e Antofagasta de la Sierra, se hospedando na hosteria Incahuasi, do Tano Baldi. Em ADLS dá para ficar um mês sem conhecer tudo. Vulcão Galán e Laguna Diamante, Campo de Piedras Poméz, Vulcão Incahuasi, Antofalla, Vega Botijuela, Tolar Grande, Cono de Arita, Mina Julia, Fiambalá e os Seismiles, etc, etc...
Saindo de ADLS voltar por Cafaiate para "descansar", curtir as vinícolas e preparar para enfrentar o Chaco novamente, rsrsrs.
Não conheci tudo, estou louco para voltar. Quando fui, deixei o Atacama para o final. Não consigo falar que não gostei, pois é lindo. Mas onde ia eu pensava: o NOA é mais bonito.
Em 30 dias dá para fazer esse roteiro, estou louco para conseguir umas férias grandes de novo.
Imagino que a maior parte da turma já tenha lido alguns relatos no Viajantes, mas deixo novamente o link aqui: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=430)
Tem muita coisa legal e tracklogs por lá, é só dar uma procurada.
Abraços
jcgaucho
19/09/2014, 16:58
Jcgaucho
Achei muito interessante o aparelho , saio muito sozinho, vou abrir um topico aqui no forum para levantar informaçoes sobre a qualidade do serviço
Boa idéia do tópico. O SPOT por aqui no Brasil parece ser o único, mas deve estar pra chegar concorrente. É o que tenho lido. Se não quizeres comprar tb é possível alugar. Eu estou em dúvida se compro ou alugo...quem sabe o tópico que vais abrir resolve essa dúvida!
Boa idéia do tópico. O SPOT por aqui no Brasil parece ser o único, mas deve estar pra chegar concorrente. É o que tenho lido. Se não quizeres comprar tb é possível alugar. Eu estou em dúvida se compro ou alugo...quem sabe o tópico que vais abrir resolve essa dúvida!
eu achei interessante mas só comprarei quando for pra africa ou asia.. hj um simples celular pega em quase todo lugar, um tempo atras estava no Peru no meio do nada e der repente o celular começou a tocar, tinha esquecido ligado mas nunca imaginaria que pegasse sinal num lugar daquele .rssrrs e claro que as ligações sao caras mas e so pra dar noticias, hj cvom wifi e muito barato dar noticia, no Chile eu ligava o tablet e saia pela rua atras de wifi aberta rsrssrsr
RodrigoSoracco
21/09/2014, 22:42
Amigão, se tu subires a BR-282, de Santo Amaro da Imperatriz, até Alfredo Wagner, que é um dos trechos de montanha mais bonitos da estrada, não tem sinal de celular :-) Quebrou o carro, tem que contar com a solidariedade dos outros motoristas.
eu achei interessante mas só comprarei quando for pra africa ou asia.. hj um simples celular pega em quase todo lugar, um tempo atras estava no Peru no meio do nada e der repente o celular começou a tocar, tinha esquecido ligado mas nunca imaginaria que pegasse sinal num lugar daquele .rssrrs e claro que as ligações sao caras mas e so pra dar noticias, hj cvom wifi e muito barato dar noticia, no Chile eu ligava o tablet e saia pela rua atras de wifi aberta rsrssrsr
Pra quem precisa me localizar urgente dou meus 2 fixos, porque na minha cidade a VIVO vive morta sem sinal
SE acha que eu vou confiar
feitosac
25/09/2014, 23:33
Fala, Feitosa! O sinhô por aqui? :-) (Eduardo que foi pro Atacama...)
Eu não senti nada somente depois de tomar cafi aspirina. De resto só meu deu pressão baixa lá na aduana.
Abraço!
Fala Eduardo, grande companheiro do Atacama, agora a SW se foi peguei uma Prado, doido pra viajar com ela de preferencia para o NOA, to estudando e juntando as latinhas.
Abs.
feitosac
25/09/2014, 23:40
Prieto, não dá para falar que San Pedro é feio, muito pelo contrário, é lindo. A cidade é muito simpática.
Acho que a viagem ideal para lá é ir para Salta, Purmamarca, SPA e voltar pelo Paso Sico, San Antonio de los Cobres e Antofagasta de la Sierra, se hospedando na hosteria Incahuasi, do Tano Baldi. Em ADLS dá para ficar um mês sem conhecer tudo. Vulcão Galán e Laguna Diamante, Campo de Piedras Poméz, Vulcão Incahuasi, Antofalla, Vega Botijuela, Tolar Grande, Cono de Arita, Mina Julia, Fiambalá e os Seismiles, etc, etc...
Saindo de ADLS voltar por Cafaiate para "descansar", curtir as vinícolas e preparar para enfrentar o Chaco novamente, rsrsrs.
Não conheci tudo, estou louco para voltar. Quando fui, deixei o Atacama para o final. Não consigo falar que não gostei, pois é lindo. Mas onde ia eu pensava: o NOA é mais bonito.
Em 30 dias dá para fazer esse roteiro, estou louco para conseguir umas férias grandes de novo.
Imagino que a maior parte da turma já tenha lido alguns relatos no Viajantes, mas deixo novamente o link aqui: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=430)
Tem muita coisa legal e tracklogs por lá, é só dar uma procurada.
Abraços
Newton, quando conseguir estes 30 dias me avisa, quem sabe ????
Abs.
Newton Guerra
26/09/2014, 07:42
Com certeza aviso, Feitosa. Mas do jeito que está meu serviço não vai ser muito fácil não.
Abração
jcgaucho
27/09/2014, 20:45
Prezados suzuqueiros, quero aqui relatar sobre um contato que fiz com a central suzuqui tirando algumas dúvidas e solicitando orientações para minimizar os riscos de problemas numa viagem com essa para o Atacama buscando caminhos sem asfalto. Fiz o contato via pagina da web. Após tres dias entrou em contato comigo um técnico da oficina e me deu orientações sobre o que inspecionar com mais atenção na revisão prévia. O camarada dedicou uns 20-30 minutos via telefone. SENSACIONAL...Foi muito útil. No meu caso o jipinho esta com 44 mil km e até a proxima revisão devo chegar pelos 48 mil.
Sobre o SPOT messenger fiz uma indagação na pagina dos suzuqueiros da argentina. Um colega relatou que ele tem conhecimento de dois casos em que o serviço foi útil para realizar salvamento, não sei exatamente se na rota 40 no NOA. Ele me relatou que em seguramente em alguns trechos não se tem sinal de operadoras e deu como exemplo longo trecho dos pasos de san francisco e sico (por onde vou). Então o SPOT é uma boa alternativa, principalmente quando se viaja com crianças. Um abraço e bons preparativos para todos.
Newton Guerra
27/09/2014, 21:28
Oi JCGaúcho,
Vi o post que você fez no Suzukiclub. Os hermanos são gente finíssima, conheço vários deles pessoalmente.
Realmente sinal de celular você não vai ter muito no NOA não. Mas se for no verão vai ter sempre gente por lá, e eles são muito solidários. Se for entrar para regiões mais remotas, como salar de Antofalla, é bom ter companhia. Mas passar pelo paso San Francisco e Sico não se preocupe, tem um movimento razoável. Viajo muito sozinho com esposa e filhos, lá é bem sossegado.
O Jimny tira de letra, fui com um Grand Vitara com 100000 km.
Abraços
jcgaucho
28/09/2014, 18:51
Oi JCGaúcho,
Vi o post que você fez no Suzukiclub. Os hermanos são gente finíssima, conheço vários deles pessoalmente.
Realmente sinal de celular você não vai ter muito no NOA não. Mas se for no verão vai ter sempre gente por lá, e eles são muito solidários. Se for entrar para regiões mais remotas, como salar de Antofalla, é bom ter companhia. Mas passar pelo paso San Francisco e Sico não se preocupe, tem um movimento razoável. Viajo muito sozinho com esposa e filhos, lá é bem sossegado.
O Jimny tira de letra, fui com um Grand Vitara com 100000 km.
Abraços
Ola Newton, que bom ler essas coisas. Li a tua mensagem em voz alta pra co-piloto...assim vamos tranquilizando a tripulação. Realmente a preocupação com a gurizada é grande numa região como essa e tentamos ao máximo evitar as surpresas! Quer dizer então que ja andastes por esses pasos... fostes em que época do ano? Os teus pneus se comportaram bem no rípio? Eu estou com uns AT da BF (215x75x15). A autonomia do Jimny é pequena, por isso estou com galão de 10L. Estou planejando fixa-lo atrás do pneu estepe. Não sei se é realmente necessário mas...
Pela foto do teu avatar tens o snorkel na Vitara. Fiquei na dúvida se coloco, pois tenho receio de que perca potência e no Jimny qualquer cm3 vale ouro!
Um abraço e mais uma vez obrigado pelo informe.
Newton Guerra
28/09/2014, 19:58
JCGAÚCHO, eu fui em janeiro de 2008: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=430)
Não tinha snorkel no GVitara, agora tenho na Prado. Não acho que seja necessário nessa viagem. Eu usava pneus Yokohama AT,foram muito bem no ripio. Os BF vão na boa também. Como autonomia acho que no mínimo você deve contar com 400 km sem abastecer. O problema na Argentina é que pode faltar combustível em algum posto, aí complica. Quando for fazer algum trecho mais longo, se informe bem sobre o abastecimento e se for possível, viaje junto com alguém.
Os moleques adoraram essa viagem e as outras, sempre tem um caso ou outro para lembrar e o desejo de voltar é grande.
Abraços
RodrigoSoracco
29/09/2014, 07:49
Quando eu fui para o NOA (gostei disso :-)), peguei uma época de estiagem, e faltava combustível nos postos, porque boa parte dele vai por transporte fluvial, e os barcos ficavam trancados. Então, cada cidadezinha poeirenta do chaco onde eu entrava já procurava uma bomba. Com 3/4 de tanque, já abastecia de novo. As cidades próximas à estrada às vezes tinham filas de 20 carros esperando o caminhão chegar. Mas saindo um pouquinho da rota, dava pra achar um postinho desses que é só uma bomba empoeirada na frente de um armazém. Não dá pra saber se é gasolina, solvente ou mijo de gato, e não aceitavam cartão. Mas quebrava o galho. Não fiquei na mão em nenhum lugar. O que pega é fazer a travessia pelas "trilhas de mula" da região, hehehe.
JCGAÚCHO, eu fui em janeiro de 2008: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=430)
Não tinha snorkel no GVitara, agora tenho na Prado. Não acho que seja necessário nessa viagem. Eu usava pneus Yokohama AT,foram muito bem no ripio. Os BF vão na boa também. Como autonomia acho que no mínimo você deve contar com 400 km sem abastecer. O problema na Argentina é que pode faltar combustível em algum posto, aí complica. Quando for fazer algum trecho mais longo, se informe bem sobre o abastecimento e se for possível, viaje junto com alguém.
Os moleques adoraram essa viagem e as outras, sempre tem um caso ou outro para lembrar e o desejo de voltar é grande.
Abraços
jcgaucho
29/09/2014, 13:51
Abraços
BARBARIDADE! Já te conhecia Newton! Exatamente pelas fotos e relatos no viajantes 4x4. Foi um dos primeiros relatos que li e achei super interessante, muiiiiito lindo mesmo. Gostei muito e me idendifiquei com a situação pq vi nas fotos uma guria e um guri que achei que regulavam de idade com os nossos filhos. Quando vi a foto da vitara com um bagageiro no teto e um pneu por cima, resolvi aumentar em mais 30 cm o meu bagageiro (foi o possível) exatamente para te imitar: jogar mais um pneu. Não sei se foi necessário...alguns dizem que sim outros dizem que não. Por via das dúvidas vou colocar também.
Mas então é isso.
Um abraço
Nas ferias de janeiro va para o Atacama, a gente se encontra la
Marcelo J Manente
02/11/2014, 13:23
Nas ferias de janeiro va para o Atacama, a gente se encontra la
Prieto,
Que dia vc vai?
Abç.
Desculpe a demora xexelo, ainda nao sei sou comerciante e dependo de deixar o meu trabalho organizado em janeiro a unica coisa certa e que vou sozinho e pretendo acampar.
Marcelo J Manente
10/11/2014, 06:48
Desculpe a demora xexelo, ainda nao sei sou comerciante e dependo de deixar o meu trabalho organizado em janeiro a unica coisa certa e que vou sozinho e pretendo acampar.
Falou Prieto,
Vc deve ficar 20 dias? Tem pelo menos uma previsão aproximada da saída?
Eu tbm vou sozinho, mas ainda não tenho certeza q vai dar certo de eu ir. Tem uma$$$ que$$tõe$$ que eu ainda estou vendo pra ver se irei mesmo.
Um abraço.
A data esta praticamente decidida de 26/12/14 a 10/01/15 a principio ia sozinho mas minha mulher e filha resolveram ir se eu incluir Machu Picchu. Devo decidir nos proximos dias, pode ate ser que va com elas para Machu Picchu ponha elas num aviao e de la va para o Atacama.
Marcelo J Manente
11/11/2014, 20:44
Putz Prieto, achei que ia ter companhia...
Bom vamos nos falando.
Um abraço
Boa tarde Prieto, tdo bem? estou pretendendo ir para o atacama em janeiro e como é a minha primeira vez, está indo somente eu e minha esposa, estou procurando companhia, tem alguma viagem programada para começo ou meio do mes de janeiro? agradeço desde já pela atenção, Lauro
A principio iria sozinho agora talvez filha e esposa estamos decidindo data provável 26 de Dezembro a 11 de Janeiro.
A viagem ate San Pedro do Atacama via Paso de Jama e tranquila se acaso tiver algum problema na estrada nao vai estar isolado e com certeza vai encontrar dezenas de brasileiros pelo caminho.
Acredito que ate segunda tenho uma posição melhor
No youtube pesquise Paso de Jama, Costa de Lipan vai ver que a estrada e otima, problemas declarados sao perda de potencia dos veiculos (aconselho filtro de ar novo o ar e muito rarefeito)falta muito combustivel abasteça sempre que possivel (se autonomia do seu carro for pequena aconselho galao reserva).
Mes de janeiro e alta estaçao no Atacama como ia sozinho pretendia acampar, nao fiz reserva nenhuma agora nao sei como vai ser principalmente na virada do ano.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/102710-ajeitando-um-jipinho-pajero-tr4-pra-rodar-na-argentina-em-maio.html
Depois das preparações ele faz o relato de sua viagem gostei muito
Pesquisando em preparaçao e relatos de viagem aqui no forum voce vai sanar suas duvidas e ver que embora seja uma viagem longa é muito tranquila.
Na minha citação estou me referindo a regiões do deserto que não fazem parte do circuito turistico do Atacama e do Noroeste Argentino
Tudo bom xexelo to completamente perdido de como fazer com dinheiro. Se levo dolar ou real e onde e melhor trocar sei que o dolar e muito falsificado mas os pesos corro este risco
Marcelo J Manente
17/11/2014, 00:06
Tudo bom xexelo to completamente perdido de como fazer com dinheiro. Se levo dolar ou real e onde e melhor trocar sei que o dolar e muito falsificado mas os pesos corro este risco
Prieto,
Sei que em Buenos Aires a coisa é complicada e perigosa quanto a notas falsas. Mas creio que em outras cidades não seja assim tão problemático.
Troquei dolares em Mendoza e não tive problemas. Só que procurei falar com pessoas que trabalhavam por perto de onde o cambista trabalhava para conseguir alguma indicação. Vc tbm pode pedir ajuda no hotel onde estiver hospedado, fiz isso em Bahia Blanca e o cara foi no hotel onde pudemos negociar tranquilamente.
No Chile não tem vantagens a troca de dolares.
Um abraço.
No youtube pesquise Paso de Jama, Costa de Lipan vai ver que a estrada e otima, problemas declarados sao perda de potencia dos veiculos (aconselho filtro de ar novo o ar e muito rarefeito)falta muito combustivel abasteça sempre que possivel (se autonomia do seu carro for pequena aconselho galao reserva).
Mes de janeiro e alta estaçao no Atacama como ia sozinho pretendia acampar, nao fiz reserva nenhuma agora nao sei como vai ser principalmente na virada do ano.
Quando eu fui em 2011 uma TR4 foi junto. Não teve maiores problemas de subir, mais a subida é puxada mesmo para carros diesel. Sugiro encher o tanque em Jujuy e levar galão extra, pois o posto na Aduana Argentina nem sempre tem gasolina. Mas lembre de despejar o combustivel no tanque antes de chegar em San Pedro, pois se entrar com combustível no galão os chilenos podem alegar contrabando.
Abs,
Reinaldo
Vc vai sair por onde do Brasil? Foz do Iguaçu? Compra pesos logo depois de fazer a aduana Argentina.
Peso Chileno vc pode comprar do perto da praça principal. Tem umas agencias de viagens que fazem cambio lá.
geovanih
17/11/2014, 08:57
Sei onde trocar dinheiro em Posadas e Salta.
Se tiver interesse avise
Abraço
PS: Sabe quanto vale teu dinheiro na argentina?
DolarBlue.net - Cotizacion Precio diario del Dolar Blue Paralelo en Argentina (http://www.dolarblue.net)
Marcelo J Manente
17/11/2014, 13:37
Fazendo os cálculos:
R$ 1,00 compra AR$ 3,54
R$ 2,73 Compra U$ 1,00
Com R$ 2,73 vc compra AR$ 9,66
Com U$ 1,00 vc compra (paralelo na argentina) AR$ 12,75
12,75 - 9,66 = 3,08 pesos, ou seja, em torno de 30 % a mais.
É como se vc levasse 1000 reais e eles valessem 1300.
Giovani, eu tenho interesse em saber onde trocar. Valeu.
Um abraço
Geovanih tenho interesse na informaçao como tambem em qualquer dica para me previnir de notas falsas.
em algumas viagens que fiz aqui pro nordeste vi que algumas pousadas recebiam dos turistas estrangeiros direto em dolar sera que na Argentina e no Clile consigo pagar alguma coisa direto em dolar.
xexelo ainda sem data comitiva e itinerario certos, minha esposa quer ir para eu não viajar sozinho nao porque esteja afim. Nao quero combinar uma data com ninguem e depois nao conseguir cumprir, mas se agendar alguma coisa me informe talvez consigamos fazer pelo menos uma parte da viagem juntos.
RodrigoSoracco
18/11/2014, 07:13
Eu sempre viajo com dólares e cartão. Vou trocando por moeda local à medida que é necessário, sai mais em conta. Mas eu fujo dos cambistas, não vale a pena o risco.
Marcelo J Manente
19/11/2014, 13:40
xexelo ainda sem data comitiva e itinerario certos, minha esposa quer ir para eu não viajar sozinho nao porque esteja afim. Nao quero combinar uma data com ninguem e depois nao conseguir cumprir, mas se agendar alguma coisa me informe talvez consigamos fazer pelo menos uma parte da viagem juntos.
Prieto,
Eu tbm nem sei se vou poder ir, o custo dos consertos da viatura estão meio salgados.
Eu ainda queria sair antes do Natal ou no dia seguinte, pq se for depois do ano novo tem q ser apenas 20 dias.
Um abraço.
Marcelo J Manente
19/11/2014, 13:43
Eu sempre viajo com dólares e cartão. Vou trocando por moeda local à medida que é necessário, sai mais em conta. Mas eu fujo dos cambistas, não vale a pena o risco.
Rodrigo,
Troquei com os arbolitos (cambistas) e não tive problemas, mas cada um vai do seu jeito. Antes de trocar perguntei pra outros argentinos sobre idoneidade do cara q troquei. Pode ser q tenha levado sorte tbm hehehe.
Vc troca em casas de câmbio?
Abçs.
Estou partindo dia 22/12 rumo ao Noroeste Argentino,
Pretendo focar mais nesta região, como o Salar de Arizaro, Cono de Arica, Tolar Grande, Campo de Pedras Pomes, Atofagasta...
Alguém que já fez esta região, será que é seguro percorrer em um único carro? Vai somente eu e a esposa, vamos de Grand Vitara.
Se alguém estiver indo para a região.
Olá Tilapia, bela viagem essa! sou doido pra fazer esse trecho tambem. Olha de Tolar até Antofagasta de La Sierra tem chão
e é totalmente ermo.
Tambem viajo sozinho e me aconselharam esperar um carro saindo de Tolar e aí seguirmos juntos.
Nunca passe a noite no carro nessa região, são noites super frias [-20 no centro do salar...] mesmo bem equipado
com roupas de alpinismo, tivemos que manter o carro funcionando no aquecedor a noite toda pra poder dormir um pouco!
até o hipoglós congelou dentro do jipe!
Pra percorrer esses trechos sozinho, sempre levo uma bike dobravel a bordo, qquer dor de barriga, passo a mão na minha
mochilinha e saio no pedal!
Abração e bons planos!
A região é realmente muito isolada, não pretendo dormir no deserto, minha maior preocupação seria de Tolar Grande a Antofagasta de La Sierra, passando pelo Cono de Arica. Nos mapas da Mapear e Conosur este trecho aparece sendo somente para veículos 4x4.
Outra dúvida é sobre hospedagem em Tolar Grande, pelo que sei tem apenas uma hospedagem municipal, e se por ventura estiver lotada? Acampar nesta altitude seria muito sofrível com o Frio.
Aguem que já tenha feito este trajeto que possa me ajudar?
Menú Principal (http://viajeros4x4.com/Menuppal.htm)
Tilapia este site argentino tem muita coisa. Vou em janeiro o mais provavel dia 5 o meu sonho era fazer essa regiao mas sozinho e sem experiencia nao acho prudente.
Nao sei como meu organismo vai se comportar pois nunca estive nessa altitude, e nao sei qual vai ser a autonomia do meu carro porque desconheço o comportamento do carro em altitude.
Essa minha primeira viagem vai ser no circuito turistico mais tradicional para tirar duvidas e adquirir experiencia, a nao ser que encontre por la algum com experiencia para ser o guia
O atalho (menu principal) no post anterior abre a paginas dos viajeros 4x4
Esta dificil coincidir uma data de saida entre todas as pessoas que vao em final de dezembro e janeiro para o Atacama, mas podiamos escolher uma frequencia de radio para facilitar encontros durante o percurso
Marcelo J Manente
20/11/2014, 06:49
Estou partindo dia 22/12 rumo ao Noroeste Argentino,
Pretendo focar mais nesta região, como o Salar de Arizaro, Cono de Arica, Tolar Grande, Campo de Pedras Pomes, Atofagasta...
Alguém que já fez esta região, será que é seguro percorrer em um único carro? Vai somente eu e a esposa, vamos de Grand Vitara.
Se alguém estiver indo para a região.
Grande Tilápia,
Vc vai ficar quantos dias?? Vc mora onde?
Sua data é bem parecida da que eu gostaria de sair.
Ainda não sei se irei pq tenho uns problemas pra re$olver, mas poderiamos combinar mais ou menos.
Não tenho roteiro ainda. Tem tantas coisas pra conhecer por lá que ainda não sei onde ir. Uma localidade que me encantou foi Iruya.
Um abraço.
Bom dia Xeleco.
Eu partirei de Rio do Sul - SC no dia 22/12.
Quero chegar em Salta no dia 23 final do dia. Serão muitos quilômetros nestes dois dias de deslocamento, (2100 km), mais em outra viajem que fiz, vi que é viável, e como não ha nada de atrativo neste caminho, não vejo problemas.
Dia 24 vou a Cachi e pernoite em Cafayate.
Dia 25 Retorno a Salta
Dia 26 Paso Jama e pernoite em San Pedro de Atacama
Dia 27 ( Aqui a grande dúvida) Paso Sico até Tolar Grande
Dia 28 (Mais dúvida) Tolar Grande - Cono de Arita - Atofagasta de la Sierra
Dia 29 Antofagasta de La Sierra a Tafi del Valle
Dia 30 Tafi del Valle a Resistencia
Dia 31 Resistencia a Rio do Sul
Tenho um dia de folga no caminho ainda a escolher, provavelmente em Antofagasta de La Sierra.
Dia 27 e 28 tenho muitas dúvidas, pois é um local muito isolado e muitos locais não ha estrada, como vou com apenas um veículo, acho muito arriscado, ou não. Alguém que já fez este percurso para poder me ajudar.
Tenho que estar em casa até dia 01/01.
Qualquer coisa vamos nos comunicando Xeleco.
Marcelo J Manente
20/11/2014, 13:03
Bom dia Xeleco.
Eu partirei de Rio do Sul - SC no dia 22/12.
Quero chegar em Salta no dia 23 final do dia. Serão muitos quilômetros nestes dois dias de deslocamento, (2100 km), mais em outra viajem que fiz, vi que é viável, e como não ha nada de atrativo neste caminho, não vejo problemas.
Dia 24 vou a Cachi e pernoite em Cafayate.
Dia 25 Retorno a Salta
Dia 26 Paso Jama e pernoite em San Pedro de Atacama
Dia 27 ( Aqui a grande dúvida) Paso Sico até Tolar Grande
Dia 28 (Mais dúvida) Tolar Grande - Cono de Arita - Atofagasta de la Sierra
Dia 29 Antofagasta de La Sierra a Tafi del Valle
Dia 30 Tafi del Valle a Resistencia
Dia 31 Resistencia a Rio do Sul
Tenho um dia de folga no caminho ainda a escolher, provavelmente em Antofagasta de La Sierra.
Dia 27 e 28 tenho muitas dúvidas, pois é um local muito isolado e muitos locais não ha estrada, como vou com apenas um veículo, acho muito arriscado, ou não. Alguém que já fez este percurso para poder me ajudar.
Tenho que estar em casa até dia 01/01.
Qualquer coisa vamos nos comunicando Xeleco.
Então Tilápia,
É Xexelo o apelido. kkkkkkkk.
Mas meu nome é Marcelo.
Caraca colega, que corrido... Assim não vai aproveitar muito, vai fazer um raly.
Bueno, se eu for terei bem mais tempo que vc. Posso ficar até 35 dias se a grana deixar.
Agora, partilho com vc que dá para fazer em 2 dias a ida até Salta.
O meu grande porem é que não tenho certeza se vou. Só irei se não for sozinho no meu carro, entretanto está dificil de conseguir companhia.
Vamos nos comunicando.
Abç.
Não é corrido não Xeleco, pois já conheço bem a região do Atacama e vou focar apenas nos locais que ainda não conheço. E como a grande maioria dos atrativos desta região estão na própria estrada não vejo problema.
Em São Pedro do Atacama, será apenas passagem, para quem não conhece, tem que destinar mais uma semana para esta região, mais já fiz isto em outra viajem.
E como tenho restaurante, minhas férias são sempre bem curtas, então tenho que aproveitar cada dia.
Tilapia pensei que voce era marinheiro de primeira viagem como eu. Se eu ja conhece-se a regiao como voce, pelo menos ate Tolar Grande eu iria.
Um dia se gostar da regiao como imagino, pretendo fazer o Paso de Socoma.
Bom dia Prieto, estou vendo que vc alterou a data da sua viagem para o dia 4 ou 5 de janeiro, mesma data que estou pretendendo viajar, e como falado em um post anterior, estou com receio de ir somente eu e minha esposa, segue meu contato para possivel contato, moro proximo ao autodromo de interlagos, lauro_vilela@hotmail.com, tel. 5979-8038 (res) 98767-6006, se tiver mais alguem que vai nessa data favor entrar em contato.
90% de certeza que vou nessa data, se tudo der certo podemos ir junto. Mas fique tranquilo ja li dezenas de relatos dessa viagem e todos com satsfaçao total, so o pessoal que vai de moto que sofre um pouco, no site mochileiros tem varios relatos de viagem tambem
Norte Argentino, Atacama, Salar de Uyuni, Paso Jama e San Francisco : Viagem de Carro: Relatos de Viagem (http://www.mochileiros.com/norte-argentino-atacama-salar-de-uyuni-paso-jama-e-san-francisco-t98624.html)
Relato novo e bem completo
encontrei uma informaçao de que e necessaria a carteira de habilitação internacional para dirigir no chile e que a Carta Verde nao serve para o chile pois o mesmo nao faz parte do Mercosul. As informaçoes procedem.
Marcelo J Manente
24/11/2014, 18:16
encontrei uma informaçao de que e necessaria a carteira de habilitação internacional para dirigir no chile e que a Carta Verde nao serve para o chile pois o mesmo nao faz parte do Mercosul. As informaçoes procedem.
Prieto,
Quando fui em 2012/13 a minha carta verde veio no pacote do seguro da caminhonete, valia por um ano e tinha extensão para Chile.
Em 2013/14 fiz o seguro lá na Argentina e tbm valia para o Chile. Porém li em algum lugar aqui no forun que os chilenos estão exigindo outro seguro chamado SOAT. Vou averiguar.
Ha!!! Estou quase fechando um grupo de professores para irmos juntos na SW4 para o Atacama. 20 dias. Pretendo sair do dia 02 ao 05/01/2015.
Um abraço.
RodrigoSoracco
24/11/2014, 20:18
Os carabineros não querem nem olhar a habilitação internacional quando a gente mostra... Só pedem a brasileira mesmo. E o Chile faz parte do Mercosul sim. Ele participa como "estado associado".
Xexelo, o seguro para estrangeiros lá no Chile é o SOAPEX. Dá pra pedir ele on-line. Um mês para uma "camioneta" custa 9,24 doletas:
https://www.consorcio.cl/soapex/APPS/Script/adquiera_soap.asp
Os carabineros não querem nem olhar a habilitação internacional quando a gente mostra... Só pedem a brasileira mesmo. E o Chile faz parte do Mercosul sim. Ele participa como "estado associado".
Xexelo, o seguro para estrangeiros lá no Chile é o SOAPEX. Dá pra pedir ele on-line. Um mês para uma "camioneta" custa 9,24 doletas:
https://www.consorcio.cl/soapex/APPS/Script/adquiera_soap.asp
ATENÇÃO!
O meu cartão foi clonado na compra desse seguro pela internet.
Entrei e sai umas 5x do Chile no ano passado e ninguém pediu esse seguro.
Pode ser que agora eles esteja exigindo, mas sugiro encontrar outra forma de comprar ou usar um cartão pré-pago ou um com valor bem baixo para não ter trabalho de resolver isto.
geovanih
24/11/2014, 23:51
Em qual empresa isso aconteceu?
Eu comprei na seguinte, e nenhuma surpresa por enquanto
Aseguradora Magallanes - Ventas OnLine (http://www.magallanes.cl/venta/index.aspx?key=k66cl3)
RodrigoSoracco
25/11/2014, 07:17
Tem que tomar cuidado na internet... Eu já cansei de comprar em sites chineses, e felizmente nunca me incomodei.
ATENÇÃO!
O meu cartão foi clonado na compra desse seguro pela internet.
Entrei e sai umas 5x do Chile no ano passado e ninguém pediu esse seguro.
Pode ser que agora eles esteja exigindo, mas sugiro encontrar outra forma de comprar ou usar um cartão pré-pago ou um com valor bem baixo para não ter trabalho de resolver isto.
geovanih
25/11/2014, 09:41
Xexelo e Prieto
Desculpe a demora, é que tinha que procurar a localização.
Posadas:
https://maps.google.com.br/maps?q=posadas&hl=pt-BR&ll=-27.366498,-55.894736&spn=0.003754,0.009645&sll=-30.09999,-51.177063&sspn=0.499599,0.617294&hnear=Posadas,+Misiones+Province,+Argentina&t=m&z=17&layer=c&cbll=-27.366503,-55.89474&panoid=Zc3iasthjryVzi7gJIUALw&cbp=11,320.93,,0,7.71&output=classic&dg=brw
Esse prédio verde onde diz city hotel é uma galeria. A segunda loja a direita vende produtos gauchescos. Énessa loja.
OBS: Difícil parar a viatura, lugar é muito movimentado em dia de semana.
Salta: É cambista :)
https://maps.google.com.br/maps?q=posadas&hl=pt-BR&ll=-24.788567,-65.41085&spn=0.001919,0.004823&sll=-30.09999,-51.177063&sspn=0.499599,0.617294&hnear=Posadas,+Misiones+Province,+Argentina&t=m&layer=c&cbll=-24.788567,-65.41085&panoid=f-2T8f8mElOOQ_3m8wOmMQ&cbp=11,296.07,,0,2.4&z=18
Nessa esquina. A direita fica a casa de câmbio, e a esquerda (prédio com detalhes em branco) ficam os caras.
Aqui a cotação do real não estava muito boa.
Geovanih tenho interesse na informaçao como tambem em qualquer dica para me previnir de notas falsas.
em algumas viagens que fiz aqui pro nordeste vi que algumas pousadas recebiam dos turistas estrangeiros direto em dolar sera que na Argentina e no Clile consigo pagar alguma coisa direto em dolar.
Cara
O negócio é tentar analisar as notas. Eu reconto com um "olhar crítico", se achar que tem alguma estranha, olho melhor. Mas acaba sendo uma coisa superficial, porque em geram são muitas notas.
Quando tenho tempo para fazer mais de uma troca, faço uma troca teste com uma quantia menor.
E sempre verifico com mais calma no hotel. Tenho uma lanterna com led UV, e a tenho levado nas viagem para verificar as notas. Rechargeable 4-LED White Light Flashlight with UV Flashlight - Orange (90~240V) - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dx.com/p/rechargeable-4-led-white-light-flashlight-with-uv-flashlight-orange-90-240v-27656#.VHRlemeX54I)
Mas olha, já fui umas 5x pra ar e nunca tive problema com nota falsa. Acredito que a circulação de notas falsas seja mínimo... ou dei sorte mesmo.:lol:
Sobre a segunda pergunta. Sempre tento evitar o câmbio e pagar direto, mas dificilmente a cotação é boa.
Abraço
Pero que si pero que no, creo que voy cumprir la burocracia.
Previsão de saida entre 03 a 05 de Janeiro.
Obrigado pelas dicas
Marcelo J Manente
25/11/2014, 12:33
Xexelo e Prieto
Desculpe a demora, é que tinha que procurar a localização.
Posadas:
Esse prédio verde onde diz city hotel é uma galeria. A segunda loja a direita vende produtos gauchescos. É nessa loja.
OBS: Difícil parar a viatura, lugar é muito movimentado em dia de semana.
Salta: É cambista :)
Nessa esquina. A direita fica a casa de câmbio, e a esquerda (prédio com detalhes em branco) ficam os caras.
Aqui a cotação do real não estava muito boa.
Cara
O negócio é tentar analisar as notas. Eu reconto com um "olhar crítico", se achar que tem alguma estranha, olho melhor. Mas acaba sendo uma coisa superficial, porque em geram são muitas notas.
Quando tenho tempo para fazer mais de uma troca, faço uma troca teste com uma quantia menor.
E sempre verifico com mais calma no hotel. Tenho uma lanterna com led UV, e a tenho levado nas viagem para verificar as notas.
Mas olha, já fui umas 5x pra ar e nunca tive problema com nota falsa. Acredito que a circulação de notas falsas seja mínimo... ou dei sorte mesmo.:lol:
Sobre a segunda pergunta. Sempre tento evitar o câmbio e pagar direto, mas dificilmente a cotação é boa.
Abraço
Quanto a notas falsas, sempre ouço falar muito de notas com os taxistas de Buenos A.
O seguro para o Chile penso em fazer na Argentina mesmo, assim como o seguro carta verde.
A princípio tem uma pessoa que vai comigo e ele é de Foz do Iguaçu, por esse motivo vou sair do Brasil por lá. Vou levar alguns pacotes de café e bombons da Garoto pra distribuir como "contribuição" para os "puliça" de lá.
Nas duas viagens que eu fiz para a Argentina eu tinha um truque para tentar driblar os corruptos que dava muito certo: quando vê que está chegando um posto policial é só passar bem grudado num carro argentino que vá a sua frente. Assim quando eles veem já é tarde. Pra mim deu muito certo em minha viagens.
Giovani, vc cambiou dolares ou reais? Quanto estava a cotação de ambos?
Obrigado.
Em qual empresa isso aconteceu?
Eu comprei na seguinte, e nenhuma surpresa por enquanto
Aseguradora Magallanes - Ventas OnLine (http://www.magallanes.cl/venta/index.aspx?key=k66cl3)
Foi nessa mesmo.
Os problemas começaram uns dias depois de iniciada a viagem.
Ai dá-lhe gastar roaming internacional para cancelar o cartão.
Tem que tomar cuidado na internet... Eu já cansei de comprar em sites chineses, e felizmente nunca me incomodei.
Verdade, mas não vi alternativas para a compra deste seguro.
Obs.: Não sei agora, mas há um ano atras ninguém me pediu este seguro.
Marcelo J Manente
26/11/2014, 13:07
Verdade, mas não vi alternativas para a compra deste seguro.
Obs.: Não sei agora, mas há um ano atras ninguém me pediu este seguro.
Pois é RcPM,
Eu também fui em janeiro para o Chile e Não me pediram tal seguro. A não ser q tenha mudado depois disso.
Abç.
geovanih
26/11/2014, 13:35
Giovani, vc cambiou dolares ou reais? Quanto estava a cotação de ambos?
Troquei mais dólares, que também é mais negócio no chile.
Só troquei reais em posadas onde, calculando, se equiparava com o dolar. (Gastei parte da reserva técnica que levei em reais)
Como o câmbio flutua vou acompanhando a cotção DolarBlue.net - Cotizacion Precio diario del Dolar Blue Paralelo en Argentina (http://www.dolarblue.net/). Sempre dão um pouquinho menos que tá ai, no máximo 1 peso de diferença por US.
No caso do Chile (carteira de habilitaçao internacional e seguro) varios depoimentos que nao foi socilitado, e se pedirem o que da multa (qual valor) ou algo pior
Pessoal, lembrando: o Chile não pertence ao Mercosul e não exige carta verde.
A CNH internacional tambem não é obrigatória e não é exigencia nem para se alugar carro.
Abss!
Meccano tudo bem sempre dou uma olhada nos teus topicos sao muito bons. O Chile e pais associado ao Mercosul, Legalmente exige um seguro proprio contra terceiros e carteira internacial, porem parece que na pratica nao sao solicitados, o medo e ser o azarado da vez
Meccano tudo bem sempre dou uma olhada nos teus topicos sao muito bons. O Chile e pais associado ao Mercosul, Legalmente exige um seguro proprio contra terceiros e carteira internacial, porem parece que na pratica nao sao solicitados, o medo e ser o azarado da vez
Prieto,
O seguro carta verde vc precsia para atravessar a Argentina e eles pedem para ver tanto na aduana como nas estradas, portanto faz o seguro cobrindo o periodo completo.
A carta de motorista internacional eu já tenho normalmente, pois viajo para outros paises a trabalho. Outra coisa, é bem mais fácil usar o passaporte do que viajar com identidade, aliás a carta de motorista não é substituta para as aduanas, portanto levem o RG junto se for o caso.
RcPM quanto a carta verde ja estava ciente, a duvida e se ela serve no Chile pelo fato dele ser associado e nao membro do Mercosul.
Marcelo J Manente
26/11/2014, 20:18
RcPM quanto a carta verde ja estava ciente, a duvida e se ela serve no Chile pelo fato dele ser associado e nao membro do Mercosul.
Prieto,
Na minha última expedição fiz uma baita besteira: entrei no Uruguai e Argentina sem a Carta Verde. E fui rodando tranquilo até me lembrar ao ver as barreiras policiais. Dai caiu a ficha e gelei...
Parei na primeira cidade que eu estava e fiz o carta verde com extensão para o Chile ali mesmo. Não lembro o preço, mas era mais barato que no Brasil.
Se vc vai entrar por Foz/Puerto Iguazu, faça o seguro carta verde la na Argentina, é mais barato. Talvez de pra fazer até esse Soapex sem precisar comprar online.
Revista Cobertura Mercado de Seguros - Soapex: Chile exige um novo seguro para os motociclistas (http://www.revistacobertura.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=100048&friurl=:-Soapex:-Chile-exige-um-novo-seguro-para-os-motociclistas-)
Carta Verde não vale mais para o Chile. [Arquivo] - BMW GS Brasil - Maior Forum de BMW GS do Brasil - F800 GS - R1200 GS - G650 GS Unstoppable Big Trail (http://www.bmwgsbrasil.com.br/archive/index.php/t-4123.html)
Agora lendo isso aqui deu pra ver que eu estava ilegal no Chile na minha ultima viagem. kkkkk
Abç.
Inclusive o sac da minha seguradora (Maritima) me informou que o seguro do meu carro so vale para o Mercosul, vou ter que fazer uma extensao para o Chile
RodrigoSoracco
27/11/2014, 07:26
Hahahaha. Olha... É mais fácil tomar uma multa por não parar num sinal de PARE em uma esquina, do que ser parado em uma blitz para revisar os documentos. No Chile, eu só mostro os documentos na aduana mesmo. Na Argentina é que são chatos pra caramba. Parece que os caras estão entediados lá no meio do nada, e param todo mundo pra se distrair...
Agora lendo isso aqui deu pra ver que eu estava ilegal no Chile na minha ultima viagem. kkkkk
Abç.
Marcelo J Manente
27/11/2014, 12:52
Hahahaha. Olha... É mais fácil tomar uma multa por não parar num sinal de PARE em uma esquina, do que ser parado em uma blitz para revisar os documentos. No Chile, eu só mostro os documentos na aduana mesmo. Na Argentina é que são chatos pra caramba. Parece que os caras estão entediados lá no meio do nada, e param todo mundo pra se distrair...
É isso ai Rodrigo,
No Chile eu só fui parado nas aduanas, já nas rodovias não pararam nenhuma vez.
Abç.
Edintruder
27/11/2014, 13:43
Alguém viaja com Trailer para a Argentina? Eu estou construindo um trailer, e pretendo estreá-lo na Argentina.
Tudo bom Edintruider tenho feito algumas pesquisas sobre camping mas as informaçoes sao muito superficiais, normalmente o camping funciona junto a um hostal e aparecem as informaçoes e fotos do mesmo so fazendo referencia ao camping. Ha varios em toda regiao do NOA.
Prieto 4x4
17/12/2014, 13:42
Ae galera,
Fiz a viagem até São Pedro do Atama o ano passado.
Basicamente o roteiro foi o seguinte:
saída de Mogi das Cruzes/SP
Maringá/PR
Foz do Iguaçú/PR
Corrientes/AR
Salta/AR
Tylcara/AR (cidade pré cordilheira muito simpática que vale à pena conhecer)
Atravessamos a Cordilheira pelo Passo de Jama
chegada em San Pedro.
Se não fizer nenhuma "incursão" off road as estradas são muito boas. Melhores no Chile.
Quanto a polícia. A do Chile é muito correta, mas a da Argentina extremamente corrupta. Esteja o seu carro como estiver, se for parado nas blitz, e elas são constantes, vão arrumar um jeito de extorquir uma propina.
abs
Cesar
IsmaelMatos
04/01/2015, 00:57
Tilápia,
Parabéns pelo sucesso da viagem e pelas fotos lá no Facebook. Quando puder, passe mais informações sobre teu roteiro, em particular na região de Catamarca e Antofagasta de la Sierra.
Saudações
Daniel Engelbrecht
10/01/2015, 19:52
É preciso um pouco de cuidado com as generalizações.
1) Nas vezes que fui para a Argentina, fui parado mais de 20 vezes pela polícia e nunca me pediram dinheiro. (Mas é verdade que ocorrem extorsões ocasionalmente).
2) Já fui parado pela polícia chilena em estrada. E pior, no meio do deserto.
De modo que, ao passar pela Argentina, não é certeza que vão te extorquir. E ao passar pelo Chile, não é certeza que vai rodar o país inteiro sem ser parado.
Esta foi a segunda viagem para a Argentina, nunca fui incomodado pela Polícia, nesta última viagem fui parado apenas uma vez, e nem os documentos pediram, apenas perguntaram de onde era e para onde iria. Acabo achando que ha um pouco de mito sobre a polícia ser corrupta. O que percebi é que ha muito policiamento tanto em rodovias quanto nas cidades, neste quesito estão muito muito a nossa frente.
Esta foi a segunda viagem para a Argentina, nunca fui incomodado pela Polícia, nesta última viagem fui parado apenas uma vez, e nem os documentos pediram, apenas perguntaram de onde era e para onde iria. Acabo achando que ha um pouco de mito sobre a polícia ser corrupta. O que percebi é que ha muito policiamento tanto em rodovias quanto nas cidades, neste quesito estão muito muito a nossa frente.
na Argentina inteira basicamente te param pra conversar e pedir a carta verde, o problema e na triplice fronteira, te param e inventam um monte de coisas pra te extorquir..
No chile me pararam apenas uma vez o policial ficou curioso com o carro
Peru ficam muitas viaturas paradas nas estradas, so te param se fizer alguma coisa errada, no sul te dao uma advertencia e no norte pedem uma ajuda de forma ate ingenua...
Ecuador so te param na divisa, passei por algumas blits e quando vem a placa de for amandar seguir..
Colombia param toda hora so pedem o soat e manda seguir viagem..
Amostardeiro
11/01/2015, 00:35
Tilapia
Acabei de voltar da Argentina e Chile fui parado 4 vezes, em 3 me pediram os documentos do carro, carta verde e habilitação, em uma na província de Córdoba só perguntaram de onde vinha e para onde ia e me deram um folheto sobre segurança no trânsito.
Abs
Prieto 4x4
12/01/2015, 13:25
É preciso um pouco de cuidado com as generalizações.
1) Nas vezes que fui para a Argentina, fui parado mais de 20 vezes pela polícia e nunca me pediram dinheiro. (Mas é verdade que ocorrem extorsões ocasionalmente).
2) Já fui parado pela polícia chilena em estrada. E pior, no meio do deserto.
De modo que, ao passar pela Argentina, não é certeza que vão te extorquir. E ao passar pelo Chile, não é certeza que vai rodar o país inteiro sem ser parado.
não estou generalizando, estou afirmando um fato que ocorreu em nossa expedição. Principalmente na Argentina, na região do Chaco, entre as cidades de Corrientes e Salta.
O grupo foi parado várias vezes, e invariavelmente pediam propinas. E antes que falem, os carros estavam em condições de viagem, documentação Ok.
Quanto as outras regiões da Argentina não posso falar, pois nunca fui.
No Chile fomos parados também, mas a Polícia agiu corretamente.
Quando fomos parados pelo exército Argentino, também não tivemos problemas.
Só citei a título de informação, mas cada viagem é uma viagem.
Já rodei muito pelo Brasil e raríssimas vezes fui extorquido pela polícia brasileira, e todos concordam que ela também não é exemplo de boa conduta.
abs
não estou generalizando, estou afirmando um fato que ocorreu em nossa expedição. Principalmente na Argentina, na região do Chaco, entre as cidades de Corrientes e Salta.
O grupo foi parado várias vezes, e invariavelmente pediam propinas. E antes que falem, os carros estavam em condições de viagem, documentação Ok.
Quanto as outras regiões da Argentina não posso falar, pois nunca fui.
No Chile fomos parados também, mas a Polícia agiu corretamente.
Quando fomos parados pelo exército Argentino, também não tivemos problemas.
Só citei a título de informação, mas cada viagem é uma viagem.
Já rodei muito pelo Brasil e raríssimas vezes fui extorquido pela polícia brasileira, e todos concordam que ela também não é exemplo de boa conduta.
abs
Prieto,
Há duas regiões da Argentina que a corrupção é endêmica: Entre-Rios e Chaco, sim, há correlação positiva com a pobreza do povo que por lá vive. Passei por essas regiões por 4 vezes, e fui parado em duas vezes, na primeira o policial olhou os documentos e não me pediu nada, na segunda ocasião ele me pediu os documentos e uma "contribuição", lhe falei que não iria dar e educadamente lhe pedi que me devolvesse o dos documentos, para meu alívio ele os devolveu sem insistir no seu pleito. Lógico que eu havia lhe entregado cópias coloridas plastificadas. Detalhe, nas duas vezes eu estava de motocicleta. Penso que os meus cabelos brancos, talvez tenham pesardo um pouco.
No Chile já fui parado algumas vezes, e sempre para um inspeção normal, eles são bem profissionais. No Perú nunca fui parado. No Paraguai me pediram dinheiro, também não dei. Na Bolívia também fui parado duas vezes, não me pediram dinheiro. A Bolívia tem algumas peculiaridades importantíssimas, por exemplo: se entrar por Corumnbá, vá até o quartel de polícia logo após efetuar os trâmites de migração e de aduana. No quartel de polícia eles emitirão um documento que será pedido não apenas na sua cidade como eventualmente em qualquer vistoria policial. Se vc não tiver esse documento o seu veículo será apreendido e jamais será devolvido. Acredita? Consulte a página da net do consulado brasileiro em Santa Cruz da Serra.
No Uruguai eu nunca fui parado. No Brasil nunca me pediram dinheiro, mas já se insinuaram e eu me fiz de desentendido e fiquei esperando o auto, acho que eles perceberam que não iria render nada e tempo para eles é dinheiro, assim resolveram me despachar rápido.
RodrigoSoracco
13/01/2015, 07:52
Todas as vezes que eu fui parado no Chaco, minha mulher estava dirigindo. Nem por isso complicaram a vida. Só pediram a costumeira gorjeta duas vezes. Na primeira deixei uma caixa de bombons. Em outra, o equivalente a dez reais. Dá pra fechar a cara e dizer "não vou pagar"? Dá... Só que logo adiante tem outra barreira, e os caras estão no meio do deserto entediados, sem nada pra fazer.
Já foram muito piores. Ameaçavam com multas astronômicas, faziam um teatro para apavorar os ocupantes com ameaças de guincho... Hoje em dia eles vem na cara dura pedir uma esmola, sabem que a encenação não cola mais.
Sempre que eles mandam parar no acostamento, é sinal de que não estão com pressa nenhuma pra te revisar. Então já puxo um envelope com todos os documentos (identidades, habilitações, registros, guia de migração, carta verde), desço do carro, estico as pernas, converso um pouco, e massageio o ego deles, perguntando condições da estrada, postos de gasolina... Eventualmente vem o sorriso amarelo e o pedido de contribuição. Pra mim, já é algo previsto na viagem. Assim como os indiozinhos em San Antonio de Los Cobres cercando seu carro, pedindo chocolates. Ou os moleques, lá mesmo, se oferecendo como guias turisticos pra subir no seu carro e indicar locais interessantes (nunca arrisquei, vai que é uma cilada...).
Então, ninguém precisa viajar com pânico. Nem aumentar o roteiro em mil quilômetros para evitar uma incomodação. Viaje de boa e entenda essa "cultura", sem se estressar.
Prieto,
Há duas regiões da Argentina que a corrupção é endêmica: Entre-Rios e Chaco, sim, há correlação positiva com a pobreza do povo que por lá vive. Passei por essas regiões por 4 vezes, e fui parado em duas vezes, na primeira o policial olhou os documentos e não me pediu nada, na segunda ocasião ele me pediu os documentos e uma "contribuição", lhe falei que não iria dar e educadamente lhe pedi que me devolvesse o dos documentos, para meu alívio ele os devolveu sem insistir no seu pleito. Lógico que eu havia lhe entregado cópias coloridas plastificadas. Detalhe, nas duas vezes eu estava de motocicleta. Penso que os meus cabelos brancos, talvez tenham pesardo um pouco.
No Chile já fui parado algumas vezes, e sempre para um inspeção normal, eles são bem profissionais. No Perú nunca fui parado. No Paraguai me pediram dinheiro, também não dei. Na Bolívia também fui parado duas vezes, não me pediram dinheiro. A Bolívia tem algumas peculiaridades importantíssimas, por exemplo: se entrar por Corumnbá, vá até o quartel de polícia logo após efetuar os trâmites de migração e de aduana. No quartel de polícia eles emitirão um documento que será pedido não apenas na sua cidade como eventualmente em qualquer vistoria policial. Se vc não tiver esse documento o seu veículo será apreendido e jamais será devolvido. Acredita? Consulte a página da net do consulado brasileiro em Santa Cruz da Serra.
No Uruguai eu nunca fui parado. No Brasil nunca me pediram dinheiro, mas já se insinuaram e eu me fiz de desentendido e fiquei esperando o auto, acho que eles perceberam que não iria render nada e tempo para eles é dinheiro, assim resolveram me despachar rápido.
francisco-dc
23/01/2015, 23:41
Estive no NOA esta semana.
Ao passar por Corrientes, cruzei um sinal vermelho no centro da cidade e não deu outra, tive que "pagar a multa" ali mesmo. Começaram em 2000 pesos e saiu por 200. Mas acho que poderia ter pago até menos.
Foi a velha história de reter os documentos e o veículo, pois a multa deveria ser paga somente no outro dia e tal...
Logo em seguida, no primeiro pedágio depois de Corrientes tive que deixar mais 100 pesos pois esqueci de ligar os faróis. Os outros 2 carros que estavam comigo passaram numa boa.
Esse foi mais direto. Com um agradinho ele me liberaria de boa.
Lição: tente passar despercebido. não dê motivo para te pararem.
Entre Corrientes e Salta não fui parado por nenhum policial. Entre Salta e Jujuy tinha uma blits até com bafômetro, mas foram bem corretos.
Na volta, de SPA a Possadas, fui parado duas vezes no Chaco, onde eles nem pediram os documentos. Pediram uma contribuição para a corporação, a qual eu não dei. Nem pediram para encostar. Foi no meio da pista mesmo. Foram até simpáticos, conversamos sobre o tempo e a estrada e liberaram de boa.
Em Corrientes, onde tive maiores problemas na ida, evitei mancadas e não fui parado.
jcgaucho
09/03/2015, 14:36
Prezados,
Estou chegando de uma estirada até o NOA e Atacama. Foram 33 dias a bordo do Jimny. Eu, esposa e duas crianças (06-09 anos). 12.100 Km pelas rutas rio de janeiro-uruguai-argentina-chile. Sobre as polícias (provinciais, departamentais e rutiera) nada a reclamar. Ao contrário, cabe elogiar os que encontrei - sempre educados e solícitos. Detalhe: não fui pela tradicional rota foz do iguaçu onde se depara com os "coimeros" do chaco argentino. Fui ate Colonia del Sacramiento, de la via buquebus até Buenos Aires e sem parar direto para Rosário. Dali ganhei o NOA. Nunca precisei mostrar o tal do cambão, dois triangulos etc. Pegamos pouquissimas chuvas (apesar da época). Só um rio que tomou conta da ruta próximo a San Fernando del Valle da la Catamarca. Qdo busquei a polícia para orientação foram super legais e profissionais. Confesso fui tenso com as histórias de corrupção e felizmente td se passou maravilhosamente bem. Sobre o NOA: indescritível! Cultura, folclore, história e fotogenicidade. Normalmente se passa pelo NOA. Mas vale a pena permanecer pro ali....Sobre a viatura uma frase: IDEAL PRA SE LEVAR A GURIZADA NA ESCOLA E NO DESERTO DO ATACAMA. Econômica, valente e ...lógico - um jipe pequeno (no espaço)!
Leo Zago
12/09/2015, 19:49
Olá, estou planejando uma viagem em janeiro e o trajeto q estava pensado seria +- curitiba ate el penon (ver o campo de pedra pomez), seguir ate antofogasta e entao entrar para a regiao de antofalla, depois para a do cone de arita e tolar grande, seguindo para pocitos pelo salar del diablo para entao seguir para san pedro do atacama e depois uyuni. È o roteiro "bruto" ainda. A principio iriamos com uma Defender e provavelmente uma Outlander GT (vou trocar meu carro por ele provavelmente).
Gostaria de saber se vcs acham que é possivel fazer isso apenas com a outlander, caso a defender não vá.
Grato,
Léo.
Newton Guerra
12/09/2015, 21:55
Léo, o carro deve ir na boa. O problema é ir sozinho. Até Antofagasta tudo bem, mas daí para Antofalla e Tolar Grande é muito solitário, se tiver algum problema mecânico pode ficar perigoso. É bom ter companhia nesse trecho. É muito provável que em janeiro consiga companhia lá em Antofagasta, é só perguntar nas pousadas.
Abraço
Leo Zago
13/09/2015, 02:09
Ok, muito obrigado newton.
Marcelo J Manente
13/09/2015, 09:32
Leo,
Que dias exatamente vc vai? Vou com mais 3 pessoas para a região. Devo sair no dia 26/12. Sou de Curitiba tbm.
Um abraço.
APARECIDO MATIAS FERNANDE
19/09/2015, 12:28
Leo,
Que dias exatamente vc vai? Vou com mais 3 pessoas para a região. Devo sair no dia 26/12. Sou de Curitiba tbm.
Um abraço.
Opa. Acompanhando e com interesse de ir também.... sou de maringá-Pr,... mas minha esposa se recusa em ficar em camping........rsrsrsrrrrsss
Marcelo J Manente
23/09/2015, 18:08
Opa. Acompanhando e com interesse de ir também.... sou de maringá-Pr,... mas minha esposa se recusa em ficar em camping........rsrsrsrrrrsss
Aparecido,
Na Argentina tem hotéis mais em conta q não são fuleiros. Em duas pessoas no quarto sempre é mais barato. O q tá pegando é essa devalorização da por%@...
Estou esperando o andar das economia pra ver o q vou fazer tbm.
Devo sair dia 26 ou dia 02/01/2015. Vou ver o q será melhor
Abraços
E o colega Leo Zago???
Na escuta? Sou de Curitiba tbm.
Abraços
APARECIDO MATIAS FERNANDE
23/09/2015, 20:44
Xexelo, qual o seu roteiro ???? Vai sozinho ??? Vou eu e a esposa, numa Pajero Full, diesel....
Marcelo J Manente
24/09/2015, 17:00
Xexelo, qual o seu roteiro ???? Vai sozinho ??? Vou eu e a esposa, numa Pajero Full, diesel....
Ola colega,
Por enquanto vou eu e mais duas pessoas. Conhecidos da internet.
Ainda quero achar mais uma pessoa para diminuir o custo.
Eu vou com a minha Toyota Hilux SW4 2.7 a gasolina. Por isso meu ritmo vai ser sempre 100 a 110 Km/h (+ economia).
Eu tenho um tópico de planejamento: http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/144472-expedicao-noa-noroeste-argentino-e-atacama-de-sw4.html
Vou fazer mais o noroeste argentino e e salar de Uyuni na Bolívia. Quero ficar pouco no Atacama pq dizem q lá é tudo muito caaaaro.
abraço.
Glauber Santos
15/10/2015, 17:09
Olá pessoal!
Estou planejando ir para o Atacama de Carro entre 27/12/15 a 23/01/16.
A principio eu e a patroa. (SP)
Alguém mais indo neste período?
abs e boas viagens!!
_S10LT
Edintruder
15/10/2015, 17:54
Com o dollar a R$4,00 acho que não é o melhor momento de encarar uma viagem dessas. Por exemplo, se resolveres ir até Ushuaia vais ter que desembolsar quase 250,00 só de balsa para um carro.
Miltinho
16/10/2015, 10:53
Oi... Ida e volta sim!
Passei em Setembro por lá e paguei $ 395,00.
Abç.
Com o dollar a R$4,00 acho que não é o melhor momento de encarar uma viagem dessas. Por exemplo, se resolveres ir até Ushuaia vais ter que desembolsar quase 250,00 só de balsa para um carro.
Edintruder
16/10/2015, 13:53
Kraleo!!!! 395!?!?
Miltinho
16/10/2015, 14:14
Edintruder é $ 395,00 "pesos argentino" por passagem... Como são duas (ida e volta) paguei no total $ 790,00 pesos!
Obs: LCPrado.
Abç.
Kraleo!!!! 395!?!?
Marcelo J Manente
17/10/2015, 13:21
Edintruder é $ 395,00 "pesos argentino" por passagem... Como são duas (ida e volta) paguei no total $ 790,00 pesos!
Obs: LCPrado.
Abç.
Então, se vc conseguir cambiar a R$ 1 por AR$ 4 o valor é de R$ 198,00 ida e volta.
Se o cambio se mantiver nesta faixa.
http://www.paralelohoy.com.ar/
Abraços.
Marcelo J Manente
17/10/2015, 13:45
Pessoal,
Cuidado com a hospedagem em janeiro. O Rally Dakar vai estar no norte argentino nesta data.
O que deve fazer com que os hoteis e pousadas das cidades onde ele vai passar fiquem lotados (eu acho).
Vejam as datas:
Programa del Dakar 2016 :
31/12 y 01/01: Verificaciones administrativas y técnicas
02/01: Podio de largada en Buenos Aires / Prólogo / Enlace hacia Bivouac "0" cerca de Rosario
03/01: Buenos Aires - Villa Carlos Paz
04/01: Villa Carlos Paz - Termas de Río Hondo
05/01: Termas de Río Hondo - Jujuy
06/01: Jujuy - Jujuy
07/01: Jujuy - Uyuni
08/01: Uyuni - Uyuni
09/01: Uyuni - Salta
10/01: Jornada de descanso en Salta
11/01: Salta - Belén
12/01: Belén - Belén
13/01: Belén - La Rioja
14/01: La Rioja - San Juan
15/01: San Juan - Villa Carlos Paz
16/01: Villa Carlos Paz – Rosario
feitosac
21/10/2015, 00:25
Olá pessoal!
Estou planejando ir para o Atacama de Carro entre 27/12/15 a 23/01/16.
A principio eu e a patroa. (SP)
Alguém mais indo neste período?
abs e boas viagens!!
_S10LT
Glauber,
Se for passar a virada do ano no Atacama, reserva hotel, fica tudo lotado.
Abs.
fernandommn
02/12/2015, 23:27
Ola,
Estou organizando um roteiro para o atacama e li todos os comentários do forum, muito boas as dicas.
Inclusive fiz um mapa com diversos roteiros e dicas, segue o link com diversas rotas que tenho pesquisado:
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=z6xeX-po46a8.kIlJ-gKk9bFE&usp=sharing
Na maioria dos topicos estao indo no comeco do ano, tem algo especial nesta epoca?
Em julho é alta temporada, estou pensando em ir nessa epoca, oq acham?
OBrigado.
Marcelo J Manente
04/12/2015, 17:08
Ola,
Estou organizando um roteiro para o atacama e li todos os comentários do forum, muito boas as dicas.
Inclusive fiz um mapa com diversos roteiros e dicas, segue o link com diversas rotas que tenho pesquisado:
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=z6xeX-po46a8.kIlJ-gKk9bFE&usp=sharing
Na maioria dos topicos estao indo no comeco do ano, tem algo especial nesta epoca?
Em julho é alta temporada, estou pensando em ir nessa epoca, oq acham?
OBrigado.
Fernando,
Esta o inverno é complicado por aquelas bandas.
É muito fácil de cair uma nevasca e fechar quase todas as estradas de acesso ao Atacama.
Dai não tem passeio e vc pode ficar 2 ou mais dias a espera do degelo.
abraço.