Ver Versão Completa : Ajuda!!BF goodrich A/T ou Yokohama geolandar A/T
murilloaquino
29/12/2005, 14:37
Galera...
Como venho dizendu em alguns foruns, resolvi trocar os pneus originais d minha ranger por outros.Na loja ondi farei a troca, o revendedor me ofereceu esses dois modelos d pneus pelo mesmo preço, o q muda é somente a medida.Bf A/T 265/75 R16 ou yokohama 275/70 R16.Meu uso vai ser 80% na estrada e 20% fora e escolhi esses modelos pelo design mais agressivo q pq axo q tem mais durabilidade...so tem um problema.Sera q os bf cabem? qual dos dois escoam melhor a agua nu asfalto?pela medida sera q os yokohama sao melhores para o meu uso por serem mais largos?
galera...coloquem seus conhecimentos ai..
gratoo... :lol: :lol:
Luizinho
29/12/2005, 15:12
Entre esses dois iria de BF sem duvida, mas minha escolha (que voce não citou como opção) seria o Michelin LTX AT mesmo sendo mais caro (são os que eu uso).
Teoricamente os 265/75 tem 31,65 pol e os 275/70 tem 31,16 e os originais 245/75 30,47 pol; assim so irão raspar em codição extrema (compressão total da dianteira) coisa que e muito raro de acontecer.
Depois poste as fotos da menina com sapatos novos, seja qual for.
Abraço.
Walter L. L. Casitta
29/12/2005, 15:17
Murillo,
Esquece esse negócio de Yokohama. Coloca os BFG mesmo que são muito melhores. As duas medidas são maiores de 31x10,5x15, então pode ser que peguem em algum lugar.
Acho que pra sua Ranger deveria ser o BFG 245x75x16...
Martin Melcop
29/12/2005, 15:31
Como o restou, concordo, vai de BFG AT, e coloca o 245/75/16, usava estes na Enterprise antes de colocar 3K nela.
Na Voyager eu uso o BFG AT 31/10,5 e sou feliz, e olha que já fiz trilha com bastante lama.
[]´s
Nem pensar.
Sem dúvida nenhuma BF na cabeça.... quero dizer nas rodas..... :)
João Pedro
30/12/2005, 18:27
Pessoal, não se esqueçam de um detalhe.
Ele especifica suas condições de trafegabilidade, seríam de 80/20, asfalto e estrada, respectivamente. Apesar do comportamento dos Goodrich serem muito bons no asfalto, pela especificação (escoamento maior evitando aquaplanagem) não seria mais indicado pneus de perfil mais "estradeiros". Tanto a BF quanto a Michelin tem pneus muito bons que preenchem essas especificações.
Quando tinha minha Blazer usei dois tipos de MIchelin. Um era os ATX (bons e silenciosos) e os outros foram do tipo Synchrone. Esses últimos eram o bicho na estrada, mas em estrada.
murilloaquino
30/12/2005, 22:48
galera...
joao pedro especificou exatamente o q eu tava pensandu...o ideal seria um pneu mais estradeiro, tipo S/T ou H/t, mais nao abro mao do desing e da robustez dos a/T.Na verdade, os desenho dos yokohama parece ser mais agressivo na questao de expulsar a agua dos pneus, por ser assimetrico...
tenho um amigo q tem na frontier dele esses pneus, ja rodaram 40 mil km e ainda tem muita borraxa...parece q ta na metade...!!!
q duvida hein!!
murilloaquino
30/12/2005, 22:49
ahhh
lembrandu, pra quem nao cunhece, ta ai o modelo do pneu...
http://www.yokohama.com.br/produtos/view.php?id=25
João Pedro
31/12/2005, 00:49
Aquino.
Só há mais um detalhe.
Por mais que sejam bons em estradas os pneus do tipo AT nunca terão a mesma performance dos HT.
Contudo, e vc tem uma excelente e sabe disto, uma pik-up não é o tipo do veículo com que se possa exigir um comportamento, digamos, "esportivo". Ela é uma carro feito originalmente para o trabalho, um utilitário.
Por isto, usando a sensatez da tabela do custo/benefício, optaria pelos BF com medidas mais próximas das originais possível, por estas razões:
1) São de extrema qualidade e tem durabilidade garantida
2) Seu design é realmente muito bonito e valoriza a "bruta"
No mais, sei lá, alterar em excesso as medidas do pneus, ainda que "caibam", acaba por contribuir para uma certa perda da estabilidade. E como vc deixa claro seu uso mais estradas e, pelo jeito, deve gostar de "pisar" seria melhor não exceder essas especificações.
Não parece, mas os pneus são uma peça fundamental para o uso que se faz do veículo.
Boa escolha e boa sorte eum Feliz Ano Novo a TODOS do forum!
murilloaquino
31/12/2005, 01:49
Joao...
isso eu pude comprovar plenamente quandu eu troquei os bridgestone estradeiros da minah frontier pelos toyo A/T.A mudança e muito pequena em relaçao a dirigibilidade..(eu axei né) e compensa pela robustez e durabilidade....Realmente eu ando bem sim na minha camionete, mais sei q ela naum deixa de ser uma PICK-UP e por issu..haha curvas pra que te queru!!!...nossa...so uma coisa, trocando os pneus por uns mais largos, naum ganho em aderencia no seco?Axo q a ranger ja veio ´´ preparada`` pra rodar cum pneus tipo A/T pois os d fabrica sao desse modelo...
Nao acredito q os engenheiros da ford iriam dar uma mancada dessa...ou iriam??
abraçoss...
João Pedro
31/12/2005, 03:24
Aquino.
As pik-ups no Brasil, ao contrário das suas congêneres dos EUA, tiveram certas adaptações que as fizessem conviver com nossas famosas estradas. Lá, na terra dos ianques, elas podem aliar mais conforto e estabilidade (são até mais baixas), e podem dispensar elementos de suspensão mais pesados. Não que eles não tenham (ou adaptem modelos mais franzinos), robustas máquinas do tipo "topa-tudo", porém o universo deles (quer dizer estradas) está há anos anos luz à nossa frente.
Estive lá por duas vezes e andei bastante pelo Colorado e Texas, Até as estradas ruins dels são boas, rsss.
Aqui, nossas pik-ups tiveram que adaptar-se, levantando suas suspensões, com muito bom resultados para a ranger. Quem não se lembra das primeiras Rangers importadas, como apanharam com suas suspensões baixas abrindo o bico ante nossos buracos e quebra-molas? Um exemplo também é a nossa S10, um conceito que nasceu para não dar certo nas condições brasileiras. Já as "japas", pelo menos até o advento da, ainda, controvertida "nova Toyota", são voltadas mais para o trabalho e são - ou aparentam ser - mais robustas mesmo.
Mas voltando às suas indagações.
Por mais relapsas que as vezes as montadoras sejam, a Ford não ia dar um mole desses. Se ela pôs um pneus fifth/fifth é porque o carro comporta. Porque uma pik-up é feita para trabalhar, há frotas de Rangers que estão aí para provar. Portanto...
Eu acho,que as medidas originais já são muito boas para o tamanho dela. Ainda mais se pensarmos que tudo é calculado quando é feita a integração do conjunto, relação de marchas, diferencial, etc etc
Em tese, quanto maior a área de contato haverá maior atrito e, conseqüentemente, uma maior estabilidade e tração.
Contudo, ocorrerá, com a mesma tração, maiores exigências do conjunto propulsor, da suspensão, dos freios etc. Creio que nada tão relevante, mas seria bom refletir sobre isto, sempre em consoante ao uso que você fará dela.
Se, como vc mesmo explana, seu uso terá um apelo mais de estrada, e mais "rápido", creio que pneus dentro das medidas preconizadas pela fábrica atenderiam seus intentos.
Mas toda mensuração é relativa, e tudo o que exponho coloco sub censura dos mais entendidos.
Com a palavra o Walter e outros colegas.
murilloaquino
31/12/2005, 09:21
pedro...
concordo plenamente com o q vc ta dizendu, mais so uma observaçao...Nas ranger´s muitos usam pneu 31 sem nenhuma alteraçao, alem do q dizem q é ate melhor....o modelo q eu irira colocar e apenas um pouquinho maior, com certeza tem mais beneficios....mais usa colocaçao esta correta...
abraços...
João Pedro
31/12/2005, 09:48
É isso Aquino, não refuto que podemos acrescentar algo melhor em nossas "brutas". Não só pneus, mas há outros ítens que podem ser adicionados e dão uma potencializada naquilo que queremos mais extrair delas. Mas sempre relacionando o suo que se irá fazer.
Nem tenho dúvidas, que em empregos específicos, pneus maiores oferecerão melhores resultados, naquilo que se almeja.
Basei minha premissa naquilo que vc estipulou sobre o uso predominante em estradas e em velocidades maiores.
Que ela ficará com um visual mais "agressivo" é fato, inclusive mais bonita ainda. Porém, ainda prevalece que tipo de uso vc quer exigir dela.
Para detalhes mais técnicos, quanto a estabilidade, mudanças no velocímetro, sobrecarga da suspensão, freios e compatibilidade das caixas de rodas, vc deve consultar o Walter e outros colegas que, por experiência ou uso propriamente dito, fazem uso da potencialidade das suas pik-ups em sua totalidade.
Vc também pode acessar o site www.cat.cc ou procurar no Google o soft Tire Size Comparator. Ele é bem intuitivo e demonstra a compatibilidade dos pneus que vc quer instalar em sua Ranger. Mas ele é só um indicativo, pois emmatéria de carro parece que o céu é o limite :lol:
Walter L. L. Casitta
31/12/2005, 14:23
Já que neste país não existem mais estradas decentes, com certeza não existe mais aqui em Minas. Então recomendo sempre os pneus AT 50-50% mesmo pra quem roda 100% no asfalto.
O pneu AT não é diferente apenas no desenho e na espessura da Borracha, ele é também mais reforçado e resistem bem melhor aos buracos, defeitos e remendos mal feitos do asfalto.
Se alguem achar a venda por ai pneus AT 35x12,5x15 novos, eu estou procurando um jogo de 5 pneus destes
João Pedro
31/12/2005, 17:13
Aquino.
Walter locuta, causa finita. :concordo:
murilloaquino
01/01/2006, 13:17
hehhe
so como comentario pra ilustrar....Em janeiro do ano passado, estava voltandu da praia com minha familia e meu pai ao volante...tava d noite e xuvendu, de repente caimos em uma cratera, literalmente...Devia ter uns 4 carros parados no mesmo lugar e agente na frontier.Paramos pra xegar os pneus e apos um tempinho andando. descobri q tinah intortado um pedacinho da barra d direçao...akela partizinha q uns 30 cm q liga a barra d direçao real, com um ponto no chassis, se nao me engano d apoio ate a roda...nossa....xegou a esse ponto e os pneus. toyo A/T 31x10.5 nao tiveram nada!!!!
:P
João Pedro
01/01/2006, 19:18
Por uma séri de razões nem sempre os penus são afetados em pancadas deste tipo. Ao contrário, a energia cinética defelte dele para os outros elementos da suspensão, mesmo so amortecedores e mola não conseguem arrefecer este tipo de impacto.
Você deve ter ter tido um "preju" daqueles, pois a Frontier é cotada como a mais cara em manutenção. Com com exceção, creio eu, da parte do propulsor que é idêntico ao da S10, e seus componentes (de troca usual - filtros etc) podem ser adqüiridos em boas lojas foras das escorchantes concessionárias.
Quase comprei a Frontier quando fui comprar minha pik-uo, infelizmente aqui em casa quem manda são as "sargentos" (mulher e filha), e a segunda quando foi ver a Frontier adorou tudo mas acusou o pouco espaço interno traseiro.
Viajei, várias vezes e em estradas péssimas, com o X-Terra. Apesar de muito barulhento (até incomoda), é um jipão valente que encara tudo e, melhor ainda, tem um espaço interno muito bom.
murilloaquino
01/01/2006, 20:18
joao...so como comentario...
a frontier é um otimu carro...faz curvas como nenhuma pick-up, principalmente as 4x2 q era igual a minha e tinha barra estabilizadora atras...Os unicos porems sao os barulhos, tantu do motor como de ´´grilos´´ internos, alem do sofrivel espaço interno...No restante, so alegrias...frio muito bom tambem...
Sobre a barrinha, axei um absurdo o preço de peças de reposiçao delas.Na parte mecanica-propulsora, as peças sao compativeis com s-10 e ranger(caixa de marchas) dentre outros...Ha..tenho ate um comparativo q em filtros e oleos dentro da concessionaria os preços nissan sao ate mais baratos q os da s-10...
agora tem outros... :( :( Lanterna traseira original=660 R$ na concessionaria...
q abuso
barra estabilizadora...(um ferrinho com as bases rosqueaveis com uns 30 cm d comprimento=700R$ na concessionaria...)
abraços...
Prezado quanto ao pneu os BFs AT vão durar mais com certeza.
Hoje vi uma cheroka com dois Geolander AT detonados que foram para a traseira pois derreteram na frente.
Outra coisa na chuva os BFs AT vão muito bem o limite passava a ser o limpador de para-brisas pois os pneus nem se importavam com a água.
Eu recomento os BFs AT.
Sds
Pessoal tem um site americano que tem uma comparação geral dos ATs.
http://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=ORAT
Tem os MUDs em outra tabela lá.
Não sei se a comparação e pontuação é dentro de cada categoria, pois acho muito estranho o MTR ser mais silencioso que o AT/S da propria goodyear.
Aquino,
Concordo com o João Pedro em relação ao uso de pneus de acordo com indicação do fabricante. Lembro-lhe que qualquer alteração no tamanho dos pneus, apesar de não ser proibido, pode causar desgastes prematuros de alguns componentes do veiculo, como por exemplo já aconteceu comigo desgastes nos rolamentos das rodas.
Sugiro uma boa consulta sobre o assunto nas revendas de pneus e no próprio fabricante do veículo.
Além dos prematuros desgastes de peças nao podemos deixar destacar o mais importante que é a segurança!! Pense bem.
sds :mrgreen:
Pequeno jr
05/03/2006, 22:28
Já que neste país não existem mais estradas decentes, com certeza não existe mais aqui em Minas. Então recomendo sempre os pneus AT 50-50% mesmo pra quem roda 100% no asfalto.
O pneu AT não é diferente apenas no desenho e na espessura da Borracha, ele é também mais reforçado e resistem bem melhor aos buracos, defeitos e remendos mal feitos do asfalto.
Falou tdo Walter ... Independente d marca ou o q for ... pneu para camionete é AT. ... e sinceramente .. 31'' é a melhor pedida para a maioria delas.
Pessoal,
Fora um pouco do assunto mas tenho ouvido falar muito em voltas na West gate para aumentar a pressão e melhorar o rendimeno do carro.
Alguém poderia explicar-me o que é esta válvula??
A bruta está quase pronta!!!!
sds