Ver Versão Completa : Adaptação para Bandeirante de Molas espirais
Wiltonverissimo
25/06/2014, 09:40
Estou pensando em um método de tirar os feixes de molas da minha Bandeirante e por Molas espirais.
Alguém já fez este tipo de adaptação? Fica bom mesmo? Precisa de adaptar o que para a mola e fica acomodada corretamente, e evitando simples problemas? Tenho medo de fazer este tipo de serviço e ficar "quebrando" as bases das molas ou até torar a mola.
Me ajudemm!!
hercilio.neto
25/06/2014, 09:50
Estou pensando em um método de tirar os feixes de molas da minha Bandeirante e por Molas espirais.
Alguém já fez este tipo de adaptação? Fica bom mesmo? Precisa de adaptar o que para a mola e fica acomodada corretamente, e evitando simples problemas? Tenho medo de fazer este tipo de serviço e ficar "quebrando" as bases das molas ou até torar a mola.
Me ajudemm!!
Esse assunto foi discutido aqui no fórum e temos o relato da adaptação bem sucedida no jipe do DeMelo (by Rodrigo Odin))
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/136392-band-suspa-mola-helicoidal-barra-panhard-2links.html
Sergio c
25/06/2014, 09:54
Eu apostaria no seguinte: em time que está ganhando não se mexe heheheheh
hercilio.neto
25/06/2014, 10:25
Os relatos do DeMelo demonstram a satisfação com a adaptação.
Mas quem pensar nessa alteração, saiba de antemão que é caro.
A discussão rolou nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/117117-suspensao-4link-na-bandeirante.html
Eu apostaria no seguinte: em time que está ganhando não se mexe heheheheh
Eu apostaria que: em time que se está ganhando, se mexe para continuar ganhando ou ganhar mais, no caso das molas helicoidais, ganha-se, e muito, em conforto e leitura do solo pela suspa, que fica mais acurada. Isto é, a band não dá "coices".
Agora, é uma adaptação cara, para se fazer bem feito, mas indiscutivelmente de qualidade, pois engesa, troller e outros a utilizam.
abçs
Sergio c
25/06/2014, 14:33
Eu apostaria que: em time que se está ganhando, se mexe para continuar ganhando ou ganhar mais, no caso das molas helicoidais, ganha-se, e muito, em conforto e leitura do solo pela suspa, que fica mais acurada. Isto é, a band não dá "coices".
Agora, é uma adaptação cara, para se fazer bem feito, mas indiscutivelmente de qualidade, pois engesa, troller e outros a utilizam.
abçs
Eu não gastaria meu dinheiro para trocar a suspensão da minha band, se fosse o caso de um pouco mais de conforto, venderia a band e compraria um troller, pajero cherokee etc....
Como disse em em outro post esses dias, tenho um amigo que tem uma band 1991, jeep curto, sendo que ele já comprou ela com essas molas, mais barras estabilizadoras e tudo mais, sendo que na época da compra ele disse que tinha comprado a band dos sonhos dele.
Há uns dois meses, retirou tudo e colocou feixes de molas, isso que ele só anda na cidade e trilhas leves, não mete em trilhas pesadas, pois para isso tem um jeep preparado e ralado.
Eu nunca conduzi uma band com essas molas, mas para instalar vai um monte de tempo e dinheiro, e, se for para retornar para a susp antiga, gasta-se quase a mesma quantia, além que fica as cicatrizes das soldas no chassi, eixos e em outras peças.
fabiano r
25/06/2014, 15:07
Boa tarde Amigos DeMelo e Sergio c! Em termos de adaptação pode tudo e se falando em jeep então tem uma infinidade de de coisas que podem ser feitas agora vai de cada um e tudo depende da imaginação e do bolso de cada um, eu também faço algumas coisas no meu jeep mas é tudo "simples e funcional" , respeito a opinião de vocês dois. E aqui toda a informação é bem vinda!
Um grande abraço para vocês!
titanium
25/06/2014, 15:14
Sergio, todo e qualquer upgrade feito na Band depende da utilização que o Dono faz. E, claro, também depende do gosto dele.
A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada e passou por um longo processo de evolução durante a instalação.
Não foi simplesmente pegar a suspensão de um jipe qualquer e jogar debaixo da Band.
E isso requer, sim, tempo, dedicação e investimento $$.. mas o resultado do trabalho dele certamente ficou diferente do que foi feito na Band do seu amigo.
E se ficou diferente, pode ser que tenha ficado absurdamente melhor.
Suspensão é um trem delicado.
Qualquer folga ou item mal calculado, pode por a perder todo o investimento e, principalmente, a Segurança do veículo.
..
EU não faria a instalação de molas helicoidais na minha Band simplesmente por que ela é Cabine Dupla e com amortecedores Rancho fica praticamente um Landau!
De tão macia que fica, para rodar na estrada eu coloco na regulagem mais dura.....
No caso do DeMelo (que é Band Longa) e no caso de uma band curta, acho que só os Rancho não Resolvem de vez o problema, assim EU ACHO QUE VALE SIM o investimento!
Comprar um Trolha ou uma Pajero não é uma opção comparável à Band.
A Band é um carro rústico de mecânica extremamente simples, confiável e de baixo custo de manutenção.
Acha-se peças de lataria e mecânica em qualquer lugar e a um preço bem acessível.
Pajero e Troller não são assim...
Então para quem quer e precisa de um carro confiável, simples e robusto para longas expedições para lugares remotos melhor contar com uma Band do que com esses carros que já estão cheios de eletrônica embarcada.
Repito: vai da necessidade do proprietário.
Mas comparar troller e pajero com Band..... não é por aí... cada carro tem seus pontos fortes e fracos.
O que o DeMelo fez foi melhorar um ponto do "Time", apesar de estar ganhando, não estava tão "Afinado" com o conjunto e a necessidade dele.
..
Desculpa o longo texto, mas é como penso.
Abraços
Eu não gastaria meu dinheiro para trocar a suspensão da minha band, se fosse o caso de um pouco mais de conforto, venderia a band e compraria um troller, pajero cherokee etc....
Como disse em em outro post esses dias, tenho um amigo que tem uma band 1991, jeep curto, sendo que ele já comprou ela com essas molas, mais barras estabilizadoras e tudo mais, sendo que na época da compra ele disse que tinha comprado a band dos sonhos dele.
Há uns dois meses, retirou tudo e colocou feixes de molas, isso que ele só anda na cidade e trilhas leves, não mete em trilhas pesadas, pois para isso tem um jeep preparado e ralado.
Eu nunca conduzi uma band com essas molas, mas para instalar vai um monte de tempo e dinheiro, e, se for para retornar para a susp antiga, gasta-se quase a mesma quantia, além que fica as cicatrizes das soldas no chassi, eixos e em outras peças.
Colega,
Aqui é um forum e tudo o que é dito não passa de opinião pessoal de cada um, não é verdade absoluta. Puro achismo mesmo, há quem goste de feixes, há quem goste de molas helicoidais, é questão de gosto e opinião nenhuma vai se sobrepor a outra. A escolha é livre.
Concordo com vc quanto a compra de um troller, poderia ser uma boa opção, mas na minha categoria (band jipe longo) o troller não se enquadra, pois não tem porta malas e não pretendo fazer trilhas (nem leves), apenas estradão de terra. A opção seria um Wrangler de 150k (4 portas), aí já vale a pena a adaptação.
Ademais, quero ter uma band e ponto final (não quero ter pajero, SW$4, ou pick-ups), gosto da simplicidade da mecânica e do barulho do motor, mas quero ter um pouco mais de conforto e, por isso, troquei a suspa. Acho que é a mesma intenção do colega que abriu o tópico.
Enfim, há espaço na band para ambas as suspa, tanto que lá fora essa modificação é feita, cabe a cada um escolher qual agrada mais, ambas tem qualidades e restrições, conforme o uso. Eu escolhi as molas helicoidais e estou bastante satisfeito com o up.
abçs
Sergio, todo e qualquer upgrade feito na Band depende da utilização que o Dono faz. E, claro, também depende do gosto dele.
A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada e passou por um longo processo de evolução durante a instalação.
Não foi simplesmente pegar a suspensão de um jipe qualquer e jogar debaixo da Band.
E isso requer, sim, tempo, dedicação e investimento $$.. mas o resultado do trabalho dele certamente ficou diferente do que foi feito na Band do seu amigo.
Qualquer folga ou item mal calculado, pode por a perder todo o investimento e, principalmente, a Segurança do veículo.
..
EU não faria a instalação de molas helicoidais na minha Band simplesmente por que ela é Cabine Dupla e com amortecedores Rancho fica praticamente um Landau!
De tão macia que fica, para rodar na estrada eu coloco na regulagem mais dura.....
No caso do DeMelo (que é Band Longa) e no caso de uma band curta, acho que só os Rancho não Resolvem de vez o problema, assim EU ACHO QUE VALE SIM o investimento!
A Band é um carro rústico de mecânica extremamente simples, confiável e de baixo custo de manutenção.
Acha-se peças de lataria e mecânica em qualquer lugar e a um preço bem acessível.
Então para quem quer e precisa de um carro confiável, simples e robusto para longas expedições para lugares remotos melhor contar com uma Band do que com esses carros que já estão cheios de eletrônica embarcada.
Mas comparar troller e pajero com Band..... não é por aí... cada carro tem seus pontos fortes e fracos.
O que o DeMelo fez foi melhorar um ponto do "Time", apesar de estar ganhando, não estava tão "Afinado" com o conjunto e a necessidade dele.
..
Abraços
"A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada"
Não diria milimetricamente pensada, kkk, mas foi pensada e comparado os prós e contras da substituição.
No mais, assino embaixo do seu texto, como se meu fosse. :palmas: :palmas: :palmas:
Sergio c
26/06/2014, 09:15
Colega,
Aqui é um forum e tudo o que é dito não passa de opinião pessoal de cada um, não é verdade absoluta. Puro achismo mesmo, há quem goste de feixes, há quem goste de molas helicoidais, é questão de gosto e opinião nenhuma vai se sobrepor a outra. A escolha é livre.
Concordo com vc quanto a compra de um troller, poderia ser uma boa opção, mas na minha categoria (band jipe longo) o troller não se enquadra, pois não tem porta malas e não pretendo fazer trilhas (nem leves), apenas estradão de terra. A opção seria um Wrangler de 150k (4 portas), aí já vale a pena a adaptação.
Ademais, quero ter uma band e ponto final (não quero ter pajero, SW$4, ou pick-ups), gosto da simplicidade da mecânica e do barulho do motor, mas quero ter um pouco mais de conforto e, por isso, troquei a suspa. Acho que é a mesma intenção do colega que abriu o tópico.
Enfim, há espaço na band para ambas as suspa, tanto que lá fora essa modificação é feita, cabe a cada um escolher qual agrada mais, ambas tem qualidades e restrições, conforme o uso. Eu escolhi as molas helicoidais e estou bastante satisfeito com o up.
abçs
Pois é colega, nós só esquecemos de perguntar ao criador do tópico qual o uso que ela fará de sua band e qual é o tipo dela, pois para cada tipo e uso acho que um tipo de suspensão se enquadra melhor. Quando eu me referi que não gastaria meu dinheiro mudando a suspensão quero deixar bem claro que é com relação a minha band, pro meu uso, pois eu só uso ela aos sábados, depois, volta para a garagem.
Concordo contigo quando dizes que cada um faz as modificações que quiser em seu veículo, mas, temos que dar um suporte ao criador do tópico para que ele decida qual a melhor susp para o uso dele.
Relato de anos de trilhas e passeios com mais de 100 4x4 juntos: antes da band tinha um Samurai 1995, feixe de molas e, assim como a band, nunca tive problemas de susp em trilhas, pois na band uso 5 molas em cada feixe, sendo 3 fora a fora, mais duas menores, e, o único problema que vi acontecer nesse tipo de susp é quebrar um parafuso que segura o feixe no chassi,(chave de fenda grossa resolveu) e o eixo descer demais e o jumelo fechar invertido( uns dez balançando a viatura e uma alavanca puseram ele no lugar correto novamente)
Nos outros 4x4 que tinham molas espirais originais ou foram adptadas já vi: Zequinha procurando mola dentro de atoleiros; molas atravessadas entre as bandejas, molas quebradas e a susp arrio; braço que segura o eixo quebrado e o eixo vai para trás: suporte que segura a barra estabilizadora lateral dos eixos quebrando e o eixo ficar "dançando" de um lado para outro dentro da caixa de rodas para sair do mato......
Minha opinião pessoal: Se for para carregar peso ou uso em trilhas pesadas; suspensão de feixes de molas, e se for par um uso mais urbano e passeios, quem quiser optar por molas espirais melhora o conforto dos ocupantes.
De Mello, não terias como fotografar a susp de sua band para vermos como ficou e enriquecer ainda mais o tópico? Um abraço.
Francisco Bicalho
26/06/2014, 09:23
Me ajudemm!!
Wiltonverissimo, se você não gosta de feixe de molas talvez o Bandeirante não seja o carro ideal para você. Digo isso porque feixes de mola são um aspecto intrínseco do Bandeirante, como se alguém resolvesse trocar o motor diesel por um motor a alcool. Existem outros 4x4 excelentes com molas helicoidais por preços muito semelhantes ao do Bandeirante, como o Defender 90. Dê uma olhada no 90 e veja se não é uma opção melhor para você.
Digo isso porque o Bandeirante/TLC FJ40 foi projetado para o uso da suspensão com feixes de molas, e a adaptação, mesmo que pessoas como o nosso amigo DeMelo afirmem que fique boa, é cara e não deixa de ser uma alteração substancial na estrutura básica do carro. Já o Defender 90 que tem um tamanho semelhante ao Bandeirante longo foi projetado para o uso com molas helicoidais, e hoje em dia os valores dos dois jipes é bastante parecido, ainda mais se você considerar o preço da obra que será adaptar molas helicoidais. E tem mais. Valoriza o carro? depende do freguês, pelo que vi nessa pequena postagem muitos não comprariam um Bandeirante com molas helicoidais. Eu, por exemplo, se quisesse um jipe com molas helicoidais iria direto para o Defender.
E molas helicoidais não são o céu na terra. O carro, para ficar macio, tende a jogar como um navio para os lados, dependendo da situação da trilha, enquanto que o TB com feixes é bem mais firme. Sei que o Defender tem essa tendência, mas o recíproco é um carro mais 'macio', pra quem gosta de jipe 'macio'.
Sem querer ofender ninguém, eu sempre achei que as pessoas que reclamam muito do Bandeirante não ter 'conforto' e quererem amaciar a suspensão mais do que os feixes de molas permitem, deveriam considerar outro Jipe, porque faz parte da essência genética do Bandeirante ter feixes de molas e jumelos como um caminhão, e por conseqüência ter uma suspensão mais dura, e isso é um grande atrativo para algumas pessoas que gostam do Bandeirante; que ele é um caminhão em miniatura, com todas as características mecânicas de um caminhão.
Sou a favor de todo o tipo de adaptação e mudança no Bandeirante, mas duas coisas que eu acho um contrasenso são fazer SPOA, e trocar as molas por helicoidais, porque isso muda muito a estrutura do carro.
Por isso eu repito, o Defender 90 é o carro ideal para quem tem um Bandeirante e quer trocar a suspensão por molas Helicoidais.
Com todo o respeito;
Chico
Wiltonverissimo
26/06/2014, 11:07
Sim muito Obrigado!! Ja resolvi aqui, vou deixar nos feixes de molas mesmo até porque, seria uma adaptação muito complicada e gastaria um valor alto. No caso do meu uso é de Trilhas 4x4, com muito trecho de dunnas.
ALVARO ANGELO
28/06/2014, 08:55
..
..
Abraços
Olá Titanium.
Gostei muito da sua descrição sobre os amortecedores Rancho na sua CD, principalmente na estrada.
Poderia por favor me passar o número de código /modelo dos amortecedores traseiros e dianteiros ?
Ps. Continuo matutando sobre os espelhos retrovisores...
Abs.
Alvaro Angelo
titanium
28/06/2014, 16:22
Alvaro, beleza?
A sua Band é 95, correto?!
Se ela tiver normal, ou seja, sem Spoa ou sem jumelões, os 4 amortecedores são os RS91118.
Para as Bands abaixo de 94, sem SPOA e sem jumelão, usa-se os 4 amortecedores RS 91113
Tive que aumentar a calibragem dos pneus, senão a Band fica muito molengona!!
Aí na cidade eu deixo 34 lbs nos pneus e os amortecedores na regulagem mais macia.
Quando pego estrada, aí mudo a regulagem dos amortecedores para o mais firme para ganhar em estabilidade.
Abraços
ALVARO ANGELO
29/06/2014, 13:54
Alvaro, beleza?
Se ela tiver normal, ou seja, sem Spoa ou sem jumelões, os 4 amortecedores são os RS91118.
Para as Bands abaixo de 94, sem SPOA e sem jumelão, usa-se os 4 amortecedores RS 91113
Aí na cidade eu deixo 34 lbs nos pneus e os amortecedores na regulagem mais macia.
Quando pego estrada, aí mudo a regulagem dos amortecedores para o mais firme para ganhar em estabilidade.
Abraços
Olá Titanium
Obrigado pela pronta resposta !!!
Vou seguir as suas sugestões.
A minha CD é 95 sim e na parte de suspensão está toda original, porém com pneus AT de 32' (couberam sem nenhuma alteração).
As alterações que fiz foram todas em partes que não tivessem nada a ver com segurança, foram só para melhorias gerais.
Abs.
Alvaro Angelo
helder.dir
29/06/2014, 23:50
Alvaro, beleza?
Abraços
Quanto as molas aspirais:
Bom, penso eu exatamente como o nosso amigo que já inseriu as molas aspirais, enfim, se quer uma BAND mais confortavel, entao vá de Band mesmo, mesmo que para isso tenha que fazer trocentas adptacoes e tal...
Eu possuo uma Band 89 longa, e o principal, é meu UNICO veiculo...., com isso já ouvi trocentos comentarios a cada investimento que faço, comentarios dizendo para vender e comprar outro carro, pra nao investir em veiculo antigo, pra comprar uma camionete, pra comprar um veiculo mais novo, que isso não é carro de advogado ter, pra fazer isso ou assado, e por ai vai..., afinal gosto é gosto e ponto final. Assim, se queres uma band com qualquer cruza que seja, então faça, pois quando chegar o amanha não se arrependerá de nao ter feito isso ou aquilo...
Quanto aos amortecedores citado pelo amigo e aproveitando o "gancho" no assunto:
Tenho um jipe longo, OM 314S, 5 marchas, e esta semana vou instalar Kit Completo Turbo + Intercooler comprado na Turbo Anhanguera..., com isso quero instalar rodas aro 17 pra inserir pneus 37, enfim, o que teria de diferente nesses amortecedores? Será que o tamanho do cursor são iguais?
Abraços
Wiltonverissimo
30/06/2014, 08:07
Muito obrigado amigos!! Me ajudaram bastante, li todos os tópicos e cheguei a conclusão que nao compensa fazer esse tipo de adaptação para mim, até porque eu posso muito bem colocar umas suspensões muito boas e dar um velho grau no feixe de molas.. rss
Muito obrigado mesmo!!!
titanium
30/06/2014, 21:21
Quanto as molas aspirais:
Bom, penso eu exatamente como o nosso amigo que já inseriu as molas aspirais, enfim, se quer uma BAND mais confortavel, entao vá de Band mesmo, mesmo que para isso tenha que fazer trocentas adptacoes e tal...
Eu possuo uma Band 89 longa, e o principal, é meu UNICO veiculo...., com isso já ouvi trocentos comentarios a cada investimento que faço, comentarios dizendo para vender e comprar outro carro, pra nao investir em veiculo antigo, pra comprar uma camionete, pra comprar um veiculo mais novo, que isso não é carro de advogado ter, pra fazer isso ou assado, e por ai vai..., afinal gosto é gosto e ponto final. Assim, se queres uma band com qualquer cruza que seja, então faça, pois quando chegar o amanha não se arrependerá de nao ter feito isso ou aquilo...
Quanto aos amortecedores citado pelo amigo e aproveitando o "gancho" no assunto:
Tenho um jipe longo, OM 314S, 5 marchas, e esta semana vou instalar Kit Completo Turbo + Intercooler comprado na Turbo Anhanguera..., com isso quero instalar rodas aro 17 pra inserir pneus 37, enfim, o que teria de diferente nesses amortecedores? Será que o tamanho do cursor são iguais?
Abraços
Helder, parabéns pelo turbo!
Já preparou a Band para receber os kichutes novos? vai de SPOA ou vai alterar a Lataria (cortar)?
Se for deixar a suspensão original, alterar a lata e permanecer com jumelos originais (o que é melhor para a geometria da suspensão + estabilidade), é só ir de amortecedor original mesmo.
Se for fazer lataria + jumelos maiores, vai de amortecedor 91118 da Band mais moderna que ele tem um pouco mais de curso.
E se for fazer SPOA, aí tem que partir para um amortecedor com mais curso.
ACHO (NÃO TENHO A MENOR CERTEZA) que para quem faz SPOA a medida que encaixa é a do Troller.
Mas isso é melhor você confirmar com quem já fez... rsrs
PS: está indo com qual turbina (medidas)? Qual sua relação (C&P)?
Abraços e sorte na empreitada!
Sergio c
03/09/2014, 19:35
Molas helicoidais mais trilhas pesadas aqui no sul, dá problemas hehehehehe
Molas helicoidais mais trilhas pesadas aqui no sul, dá problemas hehehehehe
Você venceu colega, parabéns!!!! e... já deu!! hehehe!
Você venceu colega, parabéns!!!! e... já deu!! hehehe!
DeMelo,
Me desculpe, mas o colega não venceu não...hehe
Dá uma olhada na minha pickup que acabei de trocar os feixes de mola pelo braço da pajero sport e mola do Troller!!!
Ficou simplismente outro carro, esquece tudo sobre andar de Bandeirante....a minha ficou melhor que muito carro de passeio....
Abraço,
Eder
https://www.youtube.com/watch?v=9f86IR9nKSc
fabiano r
04/09/2014, 14:55
DeMelo,
Me desculpe, mas o colega não venceu não...hehe
Dá uma olhada na minha pickup que acabei de trocar os feixes de mola pelo braço da pajero sport e mola do Troller!!!
Ficou simplismente outro carro, esquece tudo sobre andar de Bandeirante....a minha ficou melhor que muito carro de passeio....
Abraço,
Eder
https://www.youtube.com/watch?v=9f86IR9nKSc
E T passa fotos da adaptação e conta quanto saiu a brincadeira?
Sergio c
04/09/2014, 16:01
Colega De Mello, aqui ninguém vence heheheheh, opinião é como aquilo, cada um tem a sua.....e acima de tudo, querendo ou não, somos uma família dos bandeirantes, estamos sempre se ajudando uns aos aos outros, que nos dias de hj pelo mundo afora, tá meio difícil. Um abraço.
Bruno Knopp
22/10/2014, 20:33
Sensacional a adaptação!!!
Passa as fotos pra gente matar essa dúvida/curiosidade, Eder!!!
abraço
Demorou um pouquinho...mas segue as fotos!!
481398481399481400481401481402481402
Muito show!!!! Imagino que o conforto deva ter melhorado muitíssimo!
fabiano r
24/10/2014, 14:01
Muito legal parece que saiu de fábrica, agora conta p gente bem escondido da patroa quando $$ envolveu na brincadeira? rsrs
Abs.
Fabiano
Carlo Pecca
24/10/2014, 15:12
ET, conta $$ em numero de parafusos!!
ET, conta $$ em numero de parafusos!!
Vai faltar parafusos !!
Acho melhor contar o RPM do motor.... quanto tempo demora para o motor girar o mesmo número de vezes que o valor da brincadeira.
10, 15 minutos ?? kkkkk
Abs
Salve Galera,
Esta questão de preço é complicado de se avaliar, mas pensando que o chassis é todo lixado e pintado, os braços, as molas, os amortecedores, ou seja, a camionete fica zero do chassis pra baixo, na faixa dos 10 a 15 que o Fband comentou:
Acho que vale cada centavo investido!!!!
Lógico que este é um valor investido que você não irá tirar numa futura venda, mas como a idéia não é essa vou taca-le pau no meu Landau...hehe
Abraço,
Eder
Pessoal, para os que querem saber do preço aí vai detalhado:
Kit 3,5k
mão de obra 3,5k
MOLAS 800
Amortecedores - vai depender do que escolher, mas terá que ser dupla ação e de preferência de qualidade, então: 1,5k, no mínimo.
Eu coloquei barra estabilizadora dianteira e traseira: 1k
Preço final: 10k - vale cada centavo.
abçs