PDA

Ver Versão Completa : Dúvida e Valor Band 1962

dbfernandes
24/06/2014, 22:42
Prezados boa noite. Primeiramente queria dizer que adoro as Toyotas bandeirante mas confesso que conheço muito pouco e este pouco é o que vi hoje lendo alguns tópicos do fórum.
Esta semana passei por uma Toyota bandeirante e percebi que estava a venda, não resisti e parei para olhar e logo o dono apareceu então pedi a chave e dei uma olhada, o valor pedido é 25.000,00.
Lataria precisa de retoques mas não muitos.
Pintura creio que não precise de algo urgente mas está um pouco queimada.
Em baixo no motor tem um vazamento não sei ao certo onde me parece que na junta entre o diferencial e o motor () mas não deu para ver muito bem acho que seria o caso de levantar para ver melhor (o dono falou que segundo o mecânico não é caro arrumar... será?).
No interior os puxadores das portas e forração precisam ser feitos o mesmo para o teto, os bancos estão bons.
O ano é 1962 e o motor está turbinado.
Pneus estão muito bons.
Painel precisa de poucos retoques (marcador de temperatura quebrado).
Segundo o dono a tração 4x4 está funcionando perfeitamente mas não testei.
Tem direção hidráulica e é turbinada.
Recentemente ela viajou de Marechal Cândido Rondon PR até Rondonópolis MT sem problemas (segundo o dono).

Uma coisa estranha ela parece ser mais longa que alguns modelos que conheço mas a distância entre o banco de trás e a porta traseira é mínima logo acho que é ela é curta (será que é impressão minha? não conheço muito).

Esta é a primeira impressão que tive da toyota sei que é imprescindível verificar o problema de vazamento mas queria a opinião de vocês em relação ao mercado 26.000,00 é muito para uma toyota que tem como acessórios apenas o turbo e a direção. Sem falar do ano de 1962 é um bom ano?

Eu adoro toyota adoro o ronco do motorzão, acho ela linda, para mim conforto é estar dentro de uma isto já basta mas queria ver se este é o preço.

Obrigado a todos fiquem com Deus.

Desculpem se postei no lugar errado.

douglas

hercilio.neto
25/06/2014, 01:15
Douglas,
Bem vindo ao fórum.
Você veio ao lugar certo para tirar suas dúvidas, o pessoal aqui é bacana e adora Band.
Vão te ajudar, com certeza

O ano 62 foi o primeiro ano de fabricação do Toyota Bandeirante nacionalizado utilizando motor Mercedes OM324 a diesel.
Até então, era montado com motor Toyota 2F a gasolina.

Se o jipe está original, tem as seguintes características:

Motor OM324 a diesel
O motor não é bom. Trepida muito, é muito barulhento, pouco potente e utiliza vela aquecedora para ligar. Somente a partir de 1973 recebeu o motor OM314, o lendário propulsor que equipava os caminhões Mercedes Benz 608.

Cambio
Cambio de 4 marchas (1.ª e 2.ª secas) sem reduzida.
Esse é um item que desvaloriza o Bandeirante. Nem tanto por causa do engate mais difícil ou da ausência da reduzida, mas porque a atualização (troca da transmissão) é muito dispendiosa e envolve até a troca do eixo traseiro.
Prefira o Bandeirante com 4 marchas sincronizadas e reduzida, produzidos a partir de 1982.

Carroceria
Os modelos mais antigos - anteriores a 1970 - tem a carroceria bem diferente das produzidas posteriormente. O caixote é compatível nas medidas, mas os encaixes são diferentes. A porta por exemplo, tem o formato e tamanho diferentes das mais modernas. A grande diferença estética está no hardtop, por isso fica melhor com capota de lona.

Freios
Lonas e tambor nas quatro rodas é temerário. Por mais que esteja bem regulado, trava facilmente. É um susto atrás do outro.
Freios a disco na dianteira é recomendável. Esse é um item que só equipou as Band a partir de 1996, então não tem jeito, todo mundo providencia esse upgrade que é essencial.
O motor OM324 (assim como alguns OM314) não tem bomba de vácuo. Isso significa que o servo-freio terá que ser adaptado com bomba no alternador.

Um bandeirante com essa configuração pode valer R$ 26.000,00 dependendo do estado de conservação e dos acessórios instalados. Em resumo, por esse preço o jipe tem que estar absolutamente impecável.

Caso você o compre, recomendo não investir na atualização da viatura. Você pode curtir, viajar, fazer trilhas e depois, quando tiver condições, trocar por um Bandeirante mais novo.

Mas o melhor mesmo, seria procurar um jipe que já tenha (no mínimo) cambio sincronizado com reduzida e motor OM314 com bomba de vácuo.
Com essa configuração mínima, você poderá investir nos upgrades mais desejados, que diga-se, não são poucos: Turbina, intercooler, eixo flutuante, direção hidráulica, ar-condicionado, guincho mecânico, relações alongadas, lift de carroceria ou suspensão, pneus maiores, etc, etc, etc.

dbfernandes
25/06/2014, 01:28
Muito Obrigado Hercílio, suas considerações realmente foram esclarecedoras dignas de um bom conhecedor. Ela não está impecável creio vai ficar para uma próxima. Mais uma vez muito obrigado.

LEONELO FORTINI
25/06/2014, 01:36
Siga os esclarecimentos do Hercílio. O cara manja de Toyota Bandeirantes.

Carlo Pecca
25/06/2014, 09:20
Grd Hercilio,
já copiei o explicado para futuras indagações a respeito.
Cara! - tu manja muuuuuiííí´to!

nirlei
25/06/2014, 09:45
Na minha humilde opinião, se não for para deixá-la com a mecânica original, parta para uma mais nova. A diferença não será tão grande e não terás aborrecimentos com mecânicos e com a conta bancária.

Abrass e continue procurando!

Sergio c
25/06/2014, 09:51
Com esse valor que o cara está pedindo, mais uma raspada na poupança e com um pouco de paciência, da para comprar uma acima do ano de 1982, as "ditas modernas", com caixa sincro, reduzida, motor OM314 e eixos de 30 estrias.

hercilio.neto
25/06/2014, 10:08
Ôpa,
Infelizmente para mim, o conhecimento (que nem é tanto assim) é na maior parte teórico.
Quem me dera tivesse a condição de colocar a mão na massa e fazer tudo DIY.