PDA

Ver Versão Completa : Mud para vitara 2p

thejpedros
24/06/2014, 18:30
Olá galera, não encontrei tópico sobre isso.

Atualmente eu estou com o Maxxis AT 751 225/75R15 e com calços de 1"(sem eles o pneu raspa).

Logo terei que trocar, estou pensando em colocar algum Mud, mas não encontro nessas medidas.
Os da BF por ex. eu encontro menor 215/75R15 ou maior 235/75R15.
Qual escolho? ou existe algum nas medidas que preciso?

Obrigado.

Bruno Fiorese
25/06/2014, 09:16
Amigo, bom dia!

Acredito que aumentando os calços para 2" você terá um bom desempenho para o Vitara com os pneus 235/75 R15.
Mas talvez você nem precise aumentar o lift, porque é possível que os pneus nessa medida fiquem bem encaixados com os calços de 1" que você já tem no carro.

dirtyal
25/06/2014, 14:23
Eu tenho receio de colocar pneu 235/75 num vitara sem mexer na relação e ele ficar sem força em trilhas, principalmente areias e dunas. Eu tive perde de rendimento quando coloquei pneus 225/75, voltei pros outros que tinha, 195/80 e o carro se comportou melhor. Meu vitara é Canvas 8v automatico.

jorgeffn
25/06/2014, 19:00
Olá galera, não encontrei tópico sobre isso.

Atualmente eu estou com o Maxxis AT 751 225/75R15 e com calços de 1"(sem eles o pneu raspa).

Logo terei que trocar, estou pensando em colocar algum Mud, mas não encontro nessas medidas.
Os da BF por ex. eu encontro menor 215/75R15 ou maior 235/75R15.
Qual escolho? ou existe algum nas medidas que preciso?

Obrigado.

Os da BF só nessas medidas mesmo.... eu usei os AT 235 em um Vitara com calços de 2" e não percebi tanta perda de potência não... dentro do aceitável... tem que ver o uso né.... com esse Vitara não cheguei a fazer trilhas pesadas... mas quando precisei de motor em algum obstáculo não percebi que faltou força não......

468108

abs!!!

Troller-a-vista
25/06/2014, 19:07
usar um at maxxis num vitara levissimo ja acho bem perigoso, usar um BF entao é loucura, sendo MUD é insanidade. Esses pneus sao duros d+ para o peso do carro, logo frenagens, derrapagens e aquaplanagens serao itens obrigatorios no uso desse pneu, ainda mais os BFs q sao bem pesados, vai sofrer tb com o desempenho, aumentar ainda mais o que ja usa é na minha opiniao burra puro visual, o vitara nao precisa disso td, os 195 ja estao otimo pro carro, acima disso é visual...

jorgeffn
25/06/2014, 20:09
usar um at maxxis num vitara levissimo ja acho bem perigoso, usar um BF entao é loucura, sendo MUD é insanidade. Esses pneus sao duros d+ para o peso do carro, logo frenagens, derrapagens e aquaplanagens serao itens obrigatorios no uso desse pneu, ainda mais os BFs q sao bem pesados, vai sofrer tb com o desempenho, aumentar ainda mais o que ja usa é na minha opiniao burra puro visual, o vitara nao precisa disso td, os 195 ja estao otimo pro carro, acima disso é visual...

Respeito sua opinião.... mas não concordo... Existem vários Vitaras rodando muito bem com MUD.... como disse.. usei os BF/AT 235 e achava um excelente pneu... quase nenhum ruído... não comprometia o desempenho... fiz algumas viagens com ele e conseguia mantar uma velocidade de cruzeiro próximo aos 100Km/h.... e chegava a 110 se necessário (claro que aí já com giro um pouco alto...) velocidade que considero boa para o carro.. mas que isso já é perigoso. Quanto ao visual, muita gente coloca pneu maior para melhorar o visual do jipe, não vejo problema nenhum nisso.. desde que não comprometa demais os outros componentes do carro, coisa que o 235 não chega a fazer, MAS existem também que coloca por necessidade no caso das trilhas... vai do uso, da vontade e do bolso de cada um. Nesse mesmo Vitara eu usei um jogo de pneus 235 mas remold (Papa Barro) para trilhas... aí sim ficou ruim... pneu ruidoso e pesado, indicaria só para quem usa o carro para trilhas apenas... Usei ele poucas vezes (um puta trabalho para trocar) então não cheguei a balancear, o que poderia melhorar um pouco.
468114

já em um outro Vitara que tive.. usei pneus remold modelo Argentino.. e não me lembro corretamente do tamanho dele, mas era menor que 235, era um pneu um pouco ruidoso, mas cheguei e viajar e tudo.. sem problemas também, mas esse outro Vitara já era mais preparado com bloqueio (Lock Right) traseiro.. aí acaba andando mais tranquilo.......

abs!!!

Bruno Fiorese
26/06/2014, 09:19
Quando comprei meu Sidekick ele estava com pneus 235/75 R15, fiz viagens e trilhas médias com ele e nunca tive problema algum. Mas lembro que meu jipe possui lift na suspensão de 2" e na carroceria de 2" também. Hoje tenho os VJ900 nas carcaças 255/75 R15, ou seja, o tamanho dos pneus está beirando um 31...a única reclamação que tenho é com as retomadas na estrada, há um sofrimento nas subidas sempre, ahhahaha!!! Mas vale muito a pena nas trilhas e passeios Off-Road, isso posso garantir, difícil ter um obstáculo que não dê pra passar com esses pneus, viu!

Aí vai uma foto:
468144

dirtyal
26/06/2014, 10:23
Bruno, mas tu alem dos pneus tem varios acessorios a mais ajudando a empurrar, X-crawler e bloqueio, alem do motor do sidekick ser melhor.
SEm duvida no teu caso esses pneus vao mandar bem, o teu conjunto ta muito bem montado, preparado.

thejpedros
26/06/2014, 10:36
Amigo, bom dia!

Acredito que aumentando os calços para 2" você terá um bom desempenho para o Vitara com os pneus 235/75 R15.
Mas talvez você nem precise aumentar o lift, porque é possível que os pneus nessa medida fiquem bem encaixados com os calços de 1" que você já tem no carro.

Não sei, acho que rasparia.

O 225 já estava nele quando comprei, só que com amortecedores menores, então dava fim de curso antes de raspar.
Precisei trocar e descobri isso, quando coloquei o original ele passou a raspar, então precisei por os calços.
Meu Mec. falou que eu precisaria levantar 2" e de preferência por os alargadores.

thejpedros
26/06/2014, 10:39
Acho que terei que esperar, não quero levantar mais agora.

Fica então a busca por outro pneu

Eu uso para viajar, rally de regularidade e velocidade indoor...
Qual seria melhor?

ou compro outro jogo dos atuais maxxis?

jorgeffn
26/06/2014, 11:16
Acho que terei que esperar, não quero levantar mais agora.

Fica então a busca por outro pneu

Eu uso para viajar, rally de regularidade e velocidade indoor...
Qual seria melhor?

ou compro outro jogo dos atuais maxxis?

O 215 não precisa levantar mais.... acho que ele seria mais indicado para seu uso... já que não pode perder muito desempenho por causa dos rallys...
as vezes o BF/AT te atende.... lá no Geral tem um tópico sobre o novo desenho dele.....

abs!!!

thejpedros
26/06/2014, 13:13
O 215 não precisa levantar mais.... acho que ele seria mais indicado para seu uso... já que não pode perder muito desempenho por causa dos rallys...
as vezes o BF/AT te atende.... lá no Geral tem um tópico sobre o novo desenho dele.....

abs!!!

Muito maneiro, gostei e tem um visual legal, parece até um mud.
Será que já tem o Brasil?
Dei uma procurada rápida eu não achei =/

jorgeffn
26/06/2014, 13:23
Muito maneiro, gostei e tem um visual legal, parece até um mud.
Será que já tem o Brasil?
Dei uma procurada rápida eu não achei =/

Pois é.... olhei aqui no google e também não achei dele por aqui...... uma pena... vamos ver quando vai chegar né...

dei uma conferida lá no post do Geral.... e a previsão do BF/AT KM2 é chegar no último trimestre de 2014... mas isso deve ser na gringa né.... vamos ver por aqui.

abs!

dirtyal
26/06/2014, 13:25
Esses dois pneus que me interessaram pro Vitara, ambos 215/75/15, um AT outro Mud
Um AT e outro MUD.
Sera que esse MUD nao vai fazer sofrer o conjunto do Vitara 8v?

Pneu BF Goodrich All Terrain TA KO CTL LT215/75 R15 100S CAI 150694 - Pneucenter (http://www.pneucenter.com.br/produtos/p.asp?id=9365&produto=pneu_bf_goodrich_all_terrain_ta_ko_ctl_lt2 15_75_r15_100s_cai_150694)

Pneu 215/75R15 Bf Goodrich MUD Terrain KM2 100Q Saveiro, Strada (http://www.guaporepneus.com.br/pneu-215-75r15-bf-goodrich-mud-terrain-km2-100q-saveiro-strada-pr-2104-297138.htm)

jorgeffn
26/06/2014, 13:33
Esses dois pneus que me interessaram pro Vitara, ambos 215/75/15, um AT outro Mud
Um AT e outro MUD.
Sera que esse MUD nao vai fazer sofrer o conjunto do Vitara 8v?

Pneu BF Goodrich All Terrain TA KO CTL LT215/75 R15 100S CAI 150694 - Pneucenter (http://www.pneucenter.com.br/produtos/p.asp?id=9365&produto=pneu_bf_goodrich_all_terrain_ta_ko_ctl_lt2 15_75_r15_100s_cai_150694)

Pneu 215/75R15 Bf Goodrich MUD Terrain KM2 100Q Saveiro, Strada (http://www.guaporepneus.com.br/pneu-215-75r15-bf-goodrich-mud-terrain-km2-100q-saveiro-strada-pr-2104-297138.htm)

Creio que há uma perda sim... mas nada a ponto de fazer sofrer o conjunto não.... e os dois sendo 215 a diferença para o MUD não é tanta.... Uso os 215 num Jimny 1.3 e não acho que a perda foi significativa não... afinal.. você perde um pouco em potência mas tem outros ganhos no offroad né... uma coisa compensa a outra..

abs!!

dirtyal
26/06/2014, 13:34
NA lista suzuki-net anunciarem esse pneu em oferta, da uma olhada na msg abaixo:

Pessoal,

Consegui um contato bom de pneu BF, caso alguém tenha interesse!

PNEU BFG (R15) 33X12.50 R15 LT 108Q TL MUD TERRAIN T/A KM2 LRC RWL GO R$1.050,00
BFG (R15) 35X12.50 R15 LT113Q TLMDTRTA KM2LRC GO - UN R$1.200,00
PNEU BFG (R17) 37X12.50 R17 LT124QTLMDTRTA KM2LRDRWLG - R$1.300,00
PNEU BFG (R15) 32X11.50 R15 LT 113Q TL MUD TERRAIN T/A KM2 LRC RWL GO - UN R$999,00
PNEU BFG (R15) LT215/75 R15 100/97QTL MDTRTA KM2 – UN R$450,00
PNEU BFG (R15) LT215/75 R15 100S A/T TA KO CTL – UN R$400,00

Pagamento 28/42 dias.

Entrega em SP

Pelo que vimos, esta bem barato!

abraços

__._,_.___

Enviado por: "Bruno Cipullo" <bruno.cipullo@gmail.com>

dirtyal
26/06/2014, 13:40
Eu to pensando no 215/75 AT ja que o meu foco é areia, duna, beira de praia, mais do que barro, inicialmente. Obvio, quanto mais o carro pode fazer mais a gente vai tentar, heheheh.
Quero fazer o lift de 2" e colocar os 215/75, sei que nao precisa lift pra esse pneu, mas levantar um pouco vale a pena.

thejpedros
26/06/2014, 13:59
Eu to pensando no 215/75 AT ja que o meu foco é areia, duna, beira de praia, mais do que barro, inicialmente. Obvio, quanto mais o carro pode fazer mais a gente vai tentar, heheheh.
Quero fazer o lift de 2" e colocar os 215/75, sei que nao precisa lift pra esse pneu, mas levantar um pouco vale a pena.

Para o 215 não precisa.

thejpedros
26/06/2014, 14:02
Então pneus maiores diminuem meu ganho de velocidade?
Mas tenho maior ganho com tração, correto?

Fico pensando como vou ficar com o 215 ou menor, com o 225 eu faço 120km/h (as vezes mais dependendo da pista)

Mas para o indoor não vai ser tão legal pq perderia tração né?

tjflorindo
26/06/2014, 16:11
Thejpedros,

Rodei bastante tempo com Pneus Mud 31x10.5 X15, quando ainda não tinha x-crawler e bloqueio instalado. Fiz muita trilha com ele assim (tmb não tinha focinho de aço no diferencial), nunca me deixou na mão, com lift de 2 polegadas, pegava apenas no chassi ao esterçar.
Se colocar o 235x15, precisa de pelo menos 1 polegada de lift senão pega.

Coloquei uma tabela em anexo que vc atualiza conforme está o seu carro, diametro do pneu e terá o calculo do torque que o pneu dimensiona ao chão.

Pneu maior vai te dar altura de solo, e facilidade pra vencer degraus em atoleiros, devido a maior angulo. Se for mais largo, terá vantagens tmb principalmente na areia.

Com pneu menor, terá maior torque e maior velocidade final.

Hoje uso Pirelli Sortpion at 255x75x15 pra andar na cidade e viajar e pra triha, aqui preciso de altura, 255x75x15 com ressolagem Max Colossus, dá 33 polegadas, usando x-crawler e bloqueio.

Tem um pneu da Kunho/Marshaw mud que é show, vale a pena dar uma olhada.

Troller-a-vista
26/06/2014, 18:03
tem um topico aqui sobre pneus largos e finos... dependendo do carro, do lugar onde anda, peso etc, vale muito mais um pneu menos largo, pois ele afunda mais chegando na parte que dara mais tracao, assim ele nao patina em vao e te livra de enroscos.

um pneu grosso tem suas vantagens CLARO, mas tb tem desvantagens, como alem do desempenho, judiar muito mais de toda suspensao e traçao e motor, consumo aumentar, aumento drastico da aquaplanagem, se vc andarm terrenos saturados de agua e lama tb vai ajudar o carro a sambar sobre a lama, pois o carro nao consegue tracao ideal e ai fica patinando sobre o terreno.

é uma besteira generalizar dizendo que isso ou aquilo é melhor, pq depende muito do carro e do peso dele, por exemplo, um BF numa picape media é ruim de andar, já numa f250 com o peso dela fica perfeito!

Mas é quase impossivel tb nao generalizar um pouco ehehehhe Por exemplo, digamos que:

areia, pedregulho, pedras grandes = pneu grandao
alagados, terras saturadas, banhados etc=pneu medio
areiao (que é aquela terrinha super fina encontrada em estrada de terra que fica logo acima do solo compactado, deixando tudo escorregadio que nem sabao), campo, pastagens, terra normal, saibro, etc: pneu mais fino.

Lembrando que os jeeps tinham pneus finissimos e foram nos lugares mais inospitos do mundo, portanto, braco , necessidade e um c* com medo, faz muito milagre hehehe

thejpedros
26/06/2014, 20:57
Thejpedros,

Rodei bastante tempo com Pneus Mud 31x10.5 X15, quando ainda não tinha x-crawler e bloqueio instalado. Fiz muita trilha com ele assim (tmb não tinha focinho de aço no diferencial), nunca me deixou na mão, com lift de 2 polegadas, pegava apenas no chassi ao esterçar.
Se colocar o 235x15, precisa de pelo menos 1 polegada de lift senão pega.

Coloquei uma tabela em anexo que vc atualiza conforme está o seu carro, diametro do pneu e terá o calculo do torque que o pneu dimensiona ao chão.

Pneu maior vai te dar altura de solo, e facilidade pra vencer degraus em atoleiros, devido a maior angulo. Se for mais largo, terá vantagens tmb principalmente na areia.

Com pneu menor, terá maior torque e maior velocidade final.

Hoje uso Pirelli Sortpion at 255x75x15 pra andar na cidade e viajar e pra triha, aqui preciso de altura, 255x75x15 com ressolagem Max Colossus, dá 33 polegadas, usando x-crawler e bloqueio.

Tem um pneu da Kunho/Marshaw mud que é show, vale a pena dar uma olhada.

Esse Vitarinha aí é brabo eim.

Cara, acho que a tabela não foi anexada.

thejpedros
26/06/2014, 21:11
tem um topico aqui sobre pneus largos e finos... dependendo do carro, do lugar onde anda, peso etc, vale muito mais um pneu menos largo, pois ele afunda mais chegando na parte que dara mais tracao, assim ele nao patina em vao e te livra de enroscos.

um pneu grosso tem suas vantagens CLARO, mas tb tem desvantagens, como alem do desempenho, judiar muito mais de toda suspensao e traçao e motor, consumo aumentar, aumento drastico da aquaplanagem, se vc andarm terrenos saturados de agua e lama tb vai ajudar o carro a sambar sobre a lama, pois o carro nao consegue tracao ideal e ai fica patinando sobre o terreno.

é uma besteira generalizar dizendo que isso ou aquilo é melhor, pq depende muito do carro e do peso dele, por exemplo, um BF numa picape media é ruim de andar, já numa f250 com o peso dela fica perfeito!

Mas é quase impossivel tb nao generalizar um pouco ehehehhe Por exemplo, digamos que:

areia, pedregulho, pedras grandes = pneu grandao
alagados, terras saturadas, banhados etc=pneu medio
areiao (que é aquela terrinha super fina encontrada em estrada de terra que fica logo acima do solo compactado, deixando tudo escorregadio que nem sabao), campo, pastagens, terra normal, saibro, etc: pneu mais fino.

Lembrando que os jeeps tinham pneus finissimos e foram nos lugares mais inospitos do mundo, portanto, braco , necessidade e um c* com medo, faz muito milagre hehehe

vlw cara, encontrei o tópico que falou.
acho que por causa do indoor vou pegar um mais fino, para ter uma relação melhor de potência( e no futuro não me ferrar tanto com manutenção)

Vou seguir pesquisando, ainda tenho um tempinho até os meus pneus irem para a vala de vez(claro que considerando a segurança no off road)

tjflorindo
27/06/2014, 18:54
Pronto, agora sim!
Só precisa atualizar qual a relação de marcha do vitara manual e relação do diferencial....de acordo com o tamanho do pneu vai ter exatamente o torque exercido ao chão.

dirtyal
27/06/2014, 19:10
Pelo que entendi da planilha, peguei o meu exemplo, Vitara Automatico original, troquei entre pneu 215 e 235, 27.5" e 29" aproximadamente e de uma queda de torque de 8% mais ou menos na terceira marcha high, imagino que isso seja a minha perda de aceleração e força, correto?

tjflorindo
28/06/2014, 18:29
Exatamente isso!

Por exemplo, precisava ganhar altura, optei em usar um pneu 31 mas com recape alto, ele da 33 polegadas de altura...mas perdi muito torque.
Pra poder compensar, tive que instalar uma x-crawler, dai reduzido muda de 0,8 para 3,2.

Pelo que entendi da planilha, peguei o meu exemplo, Vitara Automatico original, troquei entre pneu 215 e 235, 27.5" e 29" aproximadamente e de uma queda de torque de 8% mais ou menos na terceira marcha high, imagino que isso seja a minha perda de aceleração e força, correto?

dirtyal
28/06/2014, 21:11
Pois, no final, to Bem inclinado a pneu 215/75 AT pro que eu preciso, um pouco mais alto, melhor tracao sem perder muita potencia / torque.