Ver Versão Completa : Eixo dianteiro - ajuda
kaiser64
24/06/2014, 10:50
Bom dia caros, procurei aqui e no google e tambem não achei um material claro da ordem das peças para a montagem dos munhoes e das pontas de eixo, eu questiono pois meu jeep está faltando peças, abri o cubo da roda e está com apenas um rolamento por roda, o correto seriam dois certo?!, então não sei quais peças a mais estão faltando, a unica foto que achei util seria essa:
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m149.gif
alguem tem fotos mais nitidas e claras das peças e da ordem de montagem?
obs: não sei se os eixos são iguais, esse é um eixo canela fina
desde já agradeço e desculpe se o assunto já foi debatido, mas realmente não encontrei em minha pesquisa
Sydney66
24/06/2014, 11:49
Amigo, bom dia;
A foto que você achou estão na ordem de montagem, apenas pode ser que seu jeep tenha a roda-livre e nessa foto está como vinha de fábrica na época, sem a mesma, nela aparece os 2 rolamentos que são montados de maneira oposta.
Tenho mais essas para lhe dar, na foto 0001 o seu caso é o de cima, pois o roda livre é montado no cubo da roda.
No outro (pag 147) mostra em corte a montagem. Espero que ajude.
467894467895
Denis Takashi
24/06/2014, 12:30
Bom dia caros, procurei aqui e no google e tambem não achei um material claro da ordem das peças para a montagem dos munhoes e das pontas de eixo, eu questiono pois meu jeep está faltando peças, abri o cubo da roda e está com apenas um rolamento por roda, o correto seriam dois certo?!, então não sei quais peças a mais estão faltando, a unica foto que achei util seria essa:
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m149.gif
alguem tem fotos mais nitidas e claras das peças e da ordem de montagem?
obs: não sei se os eixos são iguais, esse é um eixo canela fina
desde já agradeço e desculpe se o assunto já foi debatido, mas realmente não encontrei em minha pesquisa
1 Rolamento só por roda ?? mas ele é conico ou esférico de carreira dupla ?? Digo isso porque hoje em dia existe esse tipo de adaptação.
Acho bem improvável algo estar rodando com apenas 1 rolamento, já que se a roda não ficasse caida, o cubo bateria na manga proximo ao espelho. Só verifica pra ver se o segundo rolamento não está preso ao retentor, o rolamento de dentro só sai após o rententor ser removido.
Se não tem muito conhecimento do procedimento, a idéia é a mesma na maioria dos eixos flutuante :
https://www.youtube.com/watch?v=O4A9MTOOC60
()´s
kaiser64
24/06/2014, 13:24
então amigos, está com roda livre com acionamento manual, hoje quando chegar em casa vou dar mais uma olhada se não possui outro rolamento dentro do cubo da roda, e respondendo a pergunta do amigo, ele é um rolamento cônico
antonio umino
24/06/2014, 13:35
Se está andando.
Não deve ter um rolamento apenas... tem que ter os dois.
e ambos são conicos... impossivel ter um só e ainda conico.
veja. ai...
Tem a parte externa e a parte interna onde tem um retentor..
abçs
kaiser64
24/06/2014, 21:50
realmente tinha outro rolamento que estava no meio da graxa junto ao retentor que eu nao tinha visto, obrigado amigos, agora estou com um problemao, soltar o cubo da roda traseiro, é eixo canela fina ( chavetado ) um eu consegui soltar com muito sofrimento, o outro estou tentando já faz 4 horas, tentei de tudo, fabriquei uma ferramenta para retira-lo no aperto e nao deu, bati e nao deu, mesmo sabendo que nao é recomendado, mas eu esquentei ele com o maçarico e nada, nao sei mais como solta-lo, alguem tem alguma dica? tem como eu abrir o diferencial e retirar o semieixo inteiro ? para levar e tirar na prensa?
kaiser64
24/06/2014, 21:52
ps: estou retirando para adaptar freio a disco nas 4 rodas, pensei até em cortar o espelho da roda que nao vou mais usar para poder "bater" de forma mais facil já que esse espelho da roda esta me atrapalhando bastante, porem nao sei se vai soltar, o eixo é concavo e parece que tá la grudado faz 50 anos
Denis Takashi
24/06/2014, 22:09
ps: estou retirando para adaptar freio a disco nas 4 rodas, pensei até em cortar o espelho da roda que nao vou mais usar para poder "bater" de forma mais facil já que esse espelho da roda esta me atrapalhando bastante, porem nao sei se vai soltar, o eixo é concavo e parece que tá la grudado faz 50 anos
Nunca fiz, mas acho que dá certo, se for eixo chavetado :
O lado que está preso vc solta o espelho , retira os parafusos da carcaça pra evitar de segurar alguma coisa, dá um balanço no espelho pra retirar o anel de retenção da capa externa.
Insira o semi eixo do outro lado, com uma madeira, bronze e etc bata no semi eixo livre, ele forçará o pino interno da caixa de satélites e consequentemente o outro semi eixo, que deve saltar pra fora.... só toma cuidado com a pancada, pois pode quebrar o pino interno .
Depois que o semi estiver fora, deve sair na prensa...
Cuidado depois pro cubo de roda traseiro não ficar empenado, na pior das hipóteses dar um passe no torno...
()´s
antonio umino
25/06/2014, 13:18
Ten um tópico...
aberto a mais de 10 anos.. ressuscitei.
veja lá
CUBO TRAZEIRO- SISTEMA "EXTRACTOR TABAJARA"
Abçs
kaiser64
25/06/2014, 22:26
Ten um tópico...
aberto a mais de 10 anos.. ressuscitei.
veja lá
CUBO TRAZEIRO- SISTEMA "EXTRACTOR TABAJARA"
Abçs
pior que não achei o tópico, o amigo tem o link dele?
Obrigado
antonio umino
25/06/2014, 22:45
Acabei de ressuscitar o tópico.
Não sei como colocar o link.
Mas veja logo abaixo do tópico que vc vai ver.
Ok.
kaiser64
25/06/2014, 23:01
muito obrigado amigo, pode ser que funcione, pelo que entendi para isso devo ter que deixar a outra roda no lugar, entao vou ter que montar denovo do outro lado, se nao o sistema gira e nao consigo tirar assim
Pablo.pinto2007
26/06/2014, 01:18
Se vc soltar o espelho o semi-eixo vem junto aí vc leva na prensa... sem problemas!!!
Mas tenta como falei no tópico ressucitado do Umino!
Pablo
kaiser64
26/06/2014, 11:28
Se vc soltar o espelho o semi-eixo vem junto aí vc leva na prensa... sem problemas!!!
Mas tenta como falei no tópico ressucitado do Umino!
Pablo
mas é só somente o espelho que segura no lugar ? não precisa abrir o diferencial para soltar alguma coisa?
antonio umino
26/06/2014, 12:55
Ajudando.
No diferencial (bola) a ponta de eixo vai dentro da planetária... não tem nenhuma trava..
Cuidado se vc tirar um lado.. e com alguma ferramenta bater para o lado que a ponta de eixo (cubo está preso). vc ter o eixo das satélites no meio. que faz o encosto das duas pontas de eixo...
se for bater tem que ser alguma coisa que passe por entre o eixo das satelites....
Já que vc está aprendendo.. é bom abrir a tampa do diferencial, e ver.
Como disseram aí em cima, tirando os 6 parafusos do espelho da roda. com certeza vai sair com tudo...
ok.
até +
antonio umino
26/06/2014, 13:00
muito obrigado amigo, pode ser que funcione, pelo que entendi para isso devo ter que deixar a outra roda no lugar, entao vou ter que montar denovo do outro lado, se nao o sistema gira e nao consigo tirar assim
O seu cubo, tem a campana ou panela de freio por fora ou está por dentro do cubo???
Se estiver a campana por fora. vc tira a campana... deve ter 2 parafusos de fenda....
tira os parafusos da roda.. e se for usar o sistema TABAJARA. use uma madeira maior, com um calço (chapa grossa) no lugar da porca. e na outra extremidade, vc apoia no chão. para fazer a função de alavanca..... e vai apertando os parafuso,
Não é necessário montar o outro lado se já está desmontado..
Ok.
até+
kaiser64
26/06/2014, 15:41
só mais uma pergunta, os cinco parafusos da roda que ficam presos no cubo, eles saem se eu bater ou só na prensa?
Obrigado
antonio umino
26/06/2014, 17:13
Só bater que ele vai para a frente e sai.
Coloque a porca com a mão para não perder a rosca..
para colocar se possivel alinhe as estrias do parafuso.
até mais.
kaiser64
27/06/2014, 15:19
funcionou amigos, sofri mais saiu, com a técnica da madeira nao deu certo, consegui rachar a madeira, usei 5 parafusos de aço e o cubo da roda do outro lado, coloquei e fui apertando, ate dar o estouro e soltar a peça, foi muito dificil mas pelo menos nao precisei retirar o semi-eixo, obrigado pela ajuda.