PDA

Ver Versão Completa : O que faz a bobina esquentar ???



Mauricio Mei
29/12/2003, 15:12
Amigos

estou com o seguinte problema no meu CJ5 (motor 4c Opala a alcool, com ignicao eletronica), quando uso ele por muito tempo e desligo o motor...ao tentar ligar novamente ele simplesmente nao pega....ai detectei que o problema era a bobina quente...

Entao troquei a bobina e o problema persistiu. Ou seja todas as vezes que uso o jipe por muito tempo, preciso de 2 litros de agua para esfriar a bobina e liga-lo de novo.

O que pode estar acontecendo ???

Valeu

Mei

Ian Moreira
29/12/2003, 15:34
Entenda pode ser que sim pode ser que não, quando reformei meu Jeep comprei tudo zero na parte elétrica, montamos o Jeep e a Bobina (Bosh)deu Problema, voltei na Loja e eles não deram nem bola disseram que era problema do eletricista que fez a ligação errada e parárárárá... sai grilado fui em outra loja de peças e contei a história o pessoal me disse que as bobinas falsas que vem do Paraguai, são idênticas as originais, comprei outra e pimba :wink: até ontém beleza, mas também pode ser, porquê você está usando Bobina de baixa potência, pois no seu caso, você que ultiliza ignição eletrônica, a certa, é a de alta potência.

Se fosse bão num era dado, era vendido :D

Joselito
29/12/2003, 15:38
O meu tambem tem apresentado o mesmo problema, mas realmente acho que a causa e a bobina de baixa potencia, pois já troquei 3 vezes, agora vou colocar uma de alta potencia e ver ser resolve a encrenca. :D

Cícero Franco
29/12/2003, 15:43
O problema certamente é a potência da bobina. Isto costuma acontecer com ignição eletrônica. Usa a de alta potência que não vai ter mais problema.

[]s

Joselito
29/12/2003, 15:46
Valeu pelo conselho.... boas trilhas para todos.....

Sandro Tannuri
29/12/2003, 21:19
Existem bobinas que precisam de uma resistência no positivo. Os entendidos em elétrica podem explicar melhor.

Abraços,

leopoldo
29/12/2003, 23:09
Essas bobinas necessitam de um shunt (resistência) elétrica para fazer com que o valor da DDP chegue da chave num valor de 8VDC, enquanto que o retorno do arranque trabalha a 12VDC.

Na falta de um shunt, você pode usar um fio resistivo.
O shunt pode ser encontrado em lojas de auto peças.

Eu usei o shunt da chevrolet veraneio por muitos anos, depois passei a usar o fio resistivo do chicote do landau.

É só comprar no desmanche o chicote e remover o fio.

A maioria dos carros possue este fio resistivo.

É só ir à cata.

efmir
30/12/2003, 08:25
A ignição eletrônica "do Opala" usa o módulo Bosh de código "9 220 087 xxx" (aonde o xxx vai de 003 a 006). É a primeira coisa a verificar, se não bater, tem q conseguir em desmanche o módulo certo.

Esse tipo de ignição utiliza a bobina "vermelha" de código "KW 9 220 081 067". Se ñ for esta bobina, só vai dar problema: compre uma nova, da Bosch mesmo.

Agora começa a "pegadinha": apesar de estar escrito "12V" na bobina, na verdade ela trabalha é com 8V .... (só pode ser côrno quem inventou isso...). Então precisa colocar uma resistência de aproximadamente 1,5 Ohms antes do terminal positivo da bobina - é só isso, mais nada. Essa resistência pode ser QUALQUER uma, desde q seja capaz de dissipar 20Watts. Pode ir na Sta Ifigênia e pedir uma resistência de 1,5Ohms/20W, ou então pode ir em desmanche e pegar o fio resistivo q normalmente é utilizado (ñ esqueça de andar com um multímetro prá conferir o valor da resistência...). Detalhe: esse "fio resistivo" parece um fio comum (mais uma idéia de côrno...), então tem q tomar cuidado...

E, finalmente, para terminar a saga, é óbvio q o resto do sitema tem q estar passando bem: cabos de vela e velas. Aliás as velas têm q ser as corretas, como por exemplo as WR78G Super 4 da Bosch, q são resistivas e servem tanto prá gasol qto prá álcool.


[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

Cícero Franco
30/12/2003, 08:35
E por falar em cornices, vocês sabem que o sentido da corrente elétrica vai do positivo para o negativo, certo? Errado, embora ela seja representada assim, ela vai do negativo ao positivo, pois é o sentido do deslocamento dos elétrons (carga negativa) pelo condutor (o fio)! :roll:

Joselito
30/12/2003, 08:42
Valeu pelas dicas pessoal.... realmente merecem o titulo de expert....

Vou implementar estes ajustes no começo do ano....

Abraços e novamente... Valeu...... :D :D

efmir
30/12/2003, 10:29
E por falar em cornices, vocês sabem que o sentido da corrente elétrica vai do positivo para o negativo, certo? Errado, embora ela seja representada assim, ela vai do negativo ao positivo, pois é o sentido do deslocamento dos elétrons (carga negativa) pelo condutor (o fio)! :roll:

Vc já viu como tá evoluindo a física? Até acharam o elétron positivo!!!! Aquele conceito de elétron girando em volta do núcleo também já era, agora é uma "sopa de ondículas(ondas+partículas)"... tem cientista maluco aí dizendo q a convenção da corrente elétrica ir do positivo pro negativo tá correta! Isso é ou ñ é coisa de côrno? hehehe!

[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

Cícero Franco
30/12/2003, 10:46
Respondendo definitivamente a questão: O que faz a bobina esquentar é o calor!!! :wink:

leopoldo
30/12/2003, 12:43
espertinhos.

hehehe.

sem querer defender qualquer orelha seca.....

elétrons positivos são os pósitrons... :shock:

wcas
30/06/2008, 08:33
Olá pessoal, desculpem estar desenterrando este tópico, mais surgiu uma duvida na minha ligação do + da minha bobina que esta esquentando muito. Ela esta ligada da seguinte forma:

No lado positivo dela vem um fio da IGN, um fio do regulador de Voltagem, e um fio do modulo. Pelo que ja li pelos topicos, vi que precisa colocar um resistor no fio que vem da IGN da chave para a bobina trabalhar com uma voltagem menor certo?? porém agora que vem a duvida, a bobina vai receber uma voltagem menor do fio da chave, mais o fio que vai para o regulador de voltagem, não tem que receber 12v ???
Pelo manual da bosch o fio que vem da chave passa com 12v para o modulo e a saida do modulo que vai para a bobina que tem o tal resistor.

Alguem poderia dar uma aula disso ????


[]s a todos.

wcas
30/06/2008, 08:59
Segui um desenho do que estou falando, o fio azul é como esta no meu jeep.

Treme Terra
30/06/2008, 10:11
Repetindooo........

Vou transcrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:

Bobinas:

Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.

A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.

A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:

Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.

Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.

Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.

As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.

Resistor:

Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.

Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.

12V / 3 Ohmns = 4 A.

Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.

Mas......

MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.

Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
Ex.: 9 220 087 004

Esquema de ligação:

Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 3: Vago
Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
Pino 5: Terra.
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.

ATENÇÃO.......

Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.

Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013

Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.

Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.

Esquema de ligação:

Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 4: Terra.
Pino 5: Vago
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
Pino 7 : Vago

ATENÇÃO.......

Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.


Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor

Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.

Ai já é outra historia.

(se alguem interessar posso pesquisar este sistema)

Abraços,

wcas
30/06/2008, 11:29
OK, esta parte eu entendi, é como esta na foto que eu postei, mais a duvida é sobre o fio que vai para o regulador de tensão externo do alternador. Do jeito que esta hoje ele´vem ligado por um fio que sai sa bobina, mais quando eu fizer a ligação correta(com a resistencia) onde vou ligar ele ? em um 3 fio ligado no pino 4 ? EX.:

Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
***E MAIS UM FIO PARA A REGULADOR DE VOLTAGEM **** ????

GBarros
30/06/2008, 12:23
Segui um desenho do que estou falando, o fio azul é como esta no meu jeep.

WCas, eu acho que este desenho seu está errado. No que montei em meu jeep, não coloquei fio nenhum vindo do regulador de tensão na bobina, até porque a tensão que vem dele é 12 volts, e não os 8 volts que a bobina precisa. Por isso que a resistencia fica entre o fio que vem da chave de ignição e a bobina, pra baixar a tensão. Vou colocar a figura "certa", ao qual eu liguei no meu jeep, e não esquenta nada. Acho que não tem outra fonte de energia que liga a bobina no positivo. Acredito que seja isso que está esquentando sua bobina. Falow!

wcas
30/06/2008, 12:29
Então, o meu tem aquele regulador externo e o fio que sai dele esta la bobina, como ja estava funcionando assim e eu não sei como funciona este regulador eu não mexi nele ainda, o seu é interno? Voce sabe me explicar como funciona o regulador externo ?


[]s

GBarros
30/06/2008, 12:57
Então, o meu tem aquele regulador externo e o fio que sai dele esta la bobina, como ja estava funcionando assim e eu não sei como funciona este regulador eu não mexi nele ainda, o seu é interno? Voce sabe me explicar como funciona o regulador externo ?


Veja aí o esquema de regulador externo. Falow!:concordo:

wcas
30/06/2008, 13:33
A figura desse regulador é diferente do meu, mais deu pra entender, e é ai que vem a duvida, nesse desenho vem um fio da ignição para o regulador, no meu esse fio esta saindo da bobina, acho que o cara queria cortar caminho e fez assim, então eu tiro esse fio e ligo direto da chave ?

GBarros
01/07/2008, 10:35
A figura desse regulador é diferente do meu, mais deu pra entender, e é ai que vem a duvida, nesse desenho vem um fio da ignição para o regulador, no meu esse fio esta saindo da bobina, acho que o cara queria cortar caminho e fez assim, então eu tiro esse fio e ligo direto da chave ?

Este fio que sai da caixa do regulador de tensão tem que passar antes da resistencia que vai para a bobina. Falow!:concordo:

William_NATAL
01/07/2008, 11:02
Pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem ligações tabajara, cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)

e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?

william

William_NATAL
01/07/2008, 11:06
pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem uma ligação cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)

e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?


william natal

William_NATAL
01/07/2008, 11:15
pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem uma ligação cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)

e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?


william natal

William_NATAL
01/07/2008, 11:19
pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem uma ligação cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)

e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?

wcas
01/07/2008, 13:16
Uma duvida, pelo que li no topico preciso colocar uma resistencia de 1,5Ohms/20W, consultando um manual da bosch que achei na net ele pedem um resistor exterior de 1,5W . Essas medidas são equivalentes ? e agora como eu peço isso na loja ??:(

Danniel Pizatto
02/07/2008, 16:58
Uma duvida, pelo que li no topico preciso colocar uma resistencia de 1,5Ohms/20W, consultando um manual da bosch que achei na net ele pedem um resistor exterior de 1,5W . Essas medidas são equivalentes ? e agora como eu peço isso na loja ??:(

Alguns manuais não tem a grafia correta, substituindo Ω por W. 1,5W é uma potência muito pequena para uma bobina, sendo que 1,5Ω é mais plausível.

turboroe
02/07/2008, 23:19
Não se esqueçam do fio que vai ligado no + da bobina (não passando pela resistência) e o motor de arranque.
Sem ele o motor não pega quando quente mesmo.

Bobina esquentar é normal, dependendo da corrente da sua ignição ela esquenta muito.

A tua ignição é eletrônica, então tu tens q usar a bobina vermelha da bosch com resistência no +, e o cabo do motor de arranque (tem um polo dele especial para isso) direto no + da bobina.

Procura pelos tópicos parecidos com esse, tem alguns muito bem explicados, com fotos até.

wcas
03/07/2008, 09:11
Não se esqueçam do fio que vai ligado no + da bobina (não passando pela resistência) e o motor de arranque.
Sem ele o motor não pega quando quente mesmo.

Bobina esquentar é normal, dependendo da corrente da sua ignição ela esquenta muito.

A tua ignição é eletrônica, então tu tens q usar a bobina vermelha da bosch com resistência no +, e o cabo do motor de arranque (tem um polo dele especial para isso) direto no + da bobina.

Procura pelos tópicos parecidos com esse, tem alguns muito bem explicados, com fotos até.


Como assim ????? Não sai nenhum fio do meu motor de arranque para a bobina... Acho que a duvida surge porque dependendo do ano/modelo do jeep foram acontecendo alterações. Tenho um manual de um jeep 60 e pouco que é bem diferente esta parte de alternador/bobina/IGN. Alguns jeeps ainda eram com Dinamo e ai a ligação é diferente.

turboroe
03/07/2008, 21:33
Como assim ????? Não sai nenhum fio do meu motor de arranque para a bobina... Acho que a duvida surge porque dependendo do ano/modelo do jeep foram acontecendo alterações. Tenho um manual de um jeep 60 e pouco que é bem diferente esta parte de alternador/bobina/IGN. Alguns jeeps ainda eram com Dinamo e ai a ligação é diferente.

Sai sim. Pode ser q o seu modelo não tenha isso, mas o do Opala tem.
A maioria dos problemas de não pegar quando quente é por que a bobina ta sem esse fio auxiliar de arranque.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33602


Tinha um topico com fotos, mas não consegui achar agora.

Normalmente o terminal do motor de arranque quebra e o pessoal deixa sem. Um dos meus carros quando eu comprei tava assim. O carburador estava todo desregulado, por isso pegava bem quando quente.
Arrumei o carburador... nao pegava mais quando quente.
Botei o fio auxiliar de partida no motor de arranque... badabim badabum.

wcas
03/07/2008, 22:59
O meu só tem 2 pinos(parafusos) um que é pra ligar o + da bateria e um para a IGN na chave, se tinha outro alguem retirou. Vou tirar uma foto depois, mais nunca tive problema assim. Deve ser porque o maximo que eu andei nele foi até os mecanicos ou até o detram, rssss. Mais sempre que esta quente ele pega mais facil ainda, é só dar um toque no botão de partida.

[]s

Rafaminc
26/08/2008, 15:13
Olha, a minha só parou de esquentar quando coloquei dois resistores de 2,2 ohms/50W em paralelo. Como a bobina KW que coloquei tem 1,5 ohms e pede na carcaça a utilização de um resistor de 0,8 ohms adicional, aumentei para 1,1 ohms a resistência com os tais resistores.
Custo de R$ 9,00 os dois resistores.

Luiz Fernando de C
21/06/2014, 13:18
Essas bobinas necessitam de um shunt (resistência) elétrica para fazer com que o valor da DDP chegue da chave num valor de 8VDC, enquanto que o retorno do arranque trabalha a 12VDC.

Na falta de um shunt, você pode usar um fio resistivo.
O shunt pode ser encontrado em lojas de auto peças.

Eu usei o shunt da chevrolet veraneio por muitos anos, depois passei a usar o fio resistivo do chicote do landau.

É só comprar no desmanche o chicote e remover o fio.

A maioria dos carros possue este fio resistivo.

É só ir à cata.

Ressusitando o tópico....estou com o mesmo problema em meu CJ5 porém no meu caso é o motor 6cc.
Coloquei uma bobina nova (marflex)...e nada x nada.....continuou aquecendo. Basta eu forçar o motor um pouco na trilha e pronto.....se eu parar e desligar o bixo não pega de jeito algum. Agora se esperar esfriar...é só um tapa na chave e pronto!!!
Desde que comprei que está assim.
No meu caso que ainda uso o platinado acabei comprando o resistor.....será que resolverá?

andre_agostinho
23/06/2014, 01:46
Ressusitando o tópico....estou com o mesmo problema em meu CJ5 porém no meu caso é o motor 6cc.
Coloquei uma bobina nova (marflex)...e nada x nada.....continuou aquecendo. Basta eu forçar o motor um pouco na trilha e pronto.....se eu parar e desligar o bixo não pega de jeito algum. Agora se esperar esfriar...é só um tapa na chave e pronto!!!
Desde que comprei que está assim.
No meu caso que ainda uso o platinado acabei comprando o resistor.....será que resolverá?
ola Luis Fernando...bem....eu tinha esse problema no meu bf161... Troquei por uma de maior potência...resolveu em partes.porque do nada ela esquentava...DE VEZ EM QUANDO...ESTRANHO......levei em um bom eletricista....mandei o cara fazer uma geral na eletrica...
o cara trocou algumas fiacoes velhas...refez todos os reles....tirou a chave geral e funcionou...nunca mais tive problema...sugiro vc levar num eletricista bom...o cara vai ficar uns dias com a vtr mas vai resolver....
abs

Luiz Fernando de C
23/06/2014, 10:57
ola Luis Fernando...bem....eu tinha esse problema no meu bf161... Troquei por uma de maior potência...resolveu em partes.porque do nada ela esquentava...DE VEZ EM QUANDO...ESTRANHO......levei em um bom eletricista....mandei o cara fazer uma geral na eletrica...
o cara trocou algumas fiacoes velhas...refez todos os reles....tirou a chave geral e funcionou...nunca mais tive problema...sugiro vc levar num eletricista bom...o cara vai ficar uns dias com a vtr mas vai resolver....
abs

Valeu Agostinho...pois é...vc chegou a instslalar o resistor com a bobina de alta potência?
No meu caso eu ja instalei esse resistor e eu vi em um jeep de um amigo também.. mas ainda não testei depois que coloquei. Se tiver como por favor você me passe a especificação da bobina que vc colocou eu agradeceria.....Mas tive reparando....a chave geral aqueceu um pouco quando tentei fazê-lo pegar um dia desses...suspeito também de um pouco de queda de tensão além do normal.
Mas pode estar quente o que for...se der um "tranco" num espaço de menos de 2 m ele ja pega cara...por isso descartei as possibilidades de carburação e bomba de combustível....mas é uma novela mesmo....vale o seu preço com certeza na hora da trilha..

andre_agostinho
24/06/2014, 00:38
Valeu Agostinho...pois é...vc chegou a instslalar o resistor com a bobina de alta potência?
No meu caso eu ja instalei esse resistor e eu vi em um jeep de um amigo também.. mas ainda não testei depois que coloquei. Se tiver como por favor você me passe a especificação da bobina que vc colocou eu agradeceria.....Mas tive reparando....a chave geral aqueceu um pouco quando tentei fazê-lo pegar um dia desses...suspeito também de um pouco de queda de tensão além do normal.
Mas pode estar quente o que for...se der um "tranco" num espaço de menos de 2 m ele ja pega cara...por isso descartei as possibilidades de carburação e bomba de combustível....mas é uma novela mesmo....vale o seu preço com certeza na hora da trilha..
Ola...coloquei sim um resistor....estou em viagem e retorno na quinta...passo pra vc a especificação ....
No tranco pega porque vc força o sistema todo e a bobina é menos usada nesse caso...porém evite tranco ...embora o bf seja robusto o tranco vai detonando o motor por dentro por causa do choque causado nos postos podendo ferrar tudo por dentro do bloco...principalmente se tiver com pouca lubrificação na hora do tranco
um abraço e boas trilhas.
vale a pena tb checar se o tanque não esta sujo....pois sujeira nas mangueiras pode afogar o motor ...causar problemas pra pegar e, por insistência....causar superaquecimento da bobina. Já passei por isso tb...

Dioclecio
27/06/2014, 11:29
Estou com problema parecido.
Meu motor é opala 6cc.
Uso modulobosch 6 pinois e bobina kw.
Esquentava não só a bobina como também o módulo.
Troquei tampa do distribuidor (consegui bosch) e rotor.
Coloquei o resistor antes do + da bobina e melhorou, pois agora o módulo trabalha sem esquentar, mas a bobina ainda esquenta quando fica por bastante tempo o motor ligdo em giro alto. Daí ao desligar não quer pegar, tendo que esfriar a bobina.
Vou tentar colcoar 2 resistores e ver se resolve, daí posto aqui.
abraço

deividmonnerat
27/06/2014, 17:09
Pelo fabricante bosch, as bobinas KW12V é obrigatório o uso de fio resistivo ou resistor. Ela possui a resistência no enrolamento primário bem mais baixa (1,2 a 1,6 ohm), enquanto as outras possui resistência de 3 a 4 ohm. Com uma resistência mais baixa, a corrente fica mais alta e consequentemente vai acontecer o aquecimento.

O resistor mais comum usado é o de 1,5 ohm, colocado em série. Com esse resistor no circuito, vai existir uma queda de tensão, ou seja, a bobina vai trabalhar com uma tensão um pouco mais baixa que 12V. Essa tensão um pouco mais baixa, já faz baixar a corrente que passa pela bobina e também a temperatura vai baixar.

Cuidado ao inserir valores de resistores mais altos ou mais de um, porque pode ocasionar uma queda de tensão grande e com o primário da bobina trabalhando com uma tensão baixa, o secundário também terá uma alta tensão mais baixa, fazendo uma faisca menor e o motor vai perder eficiência e ter dificuldade de dar partidas.


Outra coisa que faz aquecer, é o uso de uma bobina incorreta para o modelo do módulo.


Eu uso um bobina marflex que veio junto com o kit de ignição eletronica, e esse modelo não pede o uso resistor, mas também existe outro modelo marflex para ignição eletrônica que tem que usar.


Eu aconselho usar a resistencia para as bobinas KW12V. Ela pode funcionar perfeitamente sem dar problemas sem o resistor, mas a vida útil dela vai ser bem menor, juntamente com o modulo.

Abs

eliasFerreira
28/06/2014, 11:54
Bons materiais de consulta.

jeantm
31/05/2015, 12:41
Bom dia,

Pessoal, sou novo no Forum e tmb estou passando por esse problema em meu Jeep 1966 com motor original 6cil.

Coloquei um sistema de ignição eletronica no lugar do platinado que estava incomodando muito, comprei o kit pela internet no site da Dokcar, tudo é novo e parece que as peças são made in china, pois módulo, bobina plastica e distribuidor não tem marca.

Após tudo instalado, a frio o sistema funciona, mas depois de andar uns 20 min ele começa a pifar e fica rateando, perde força.

Li muito sobre o aquecimento da bobina, e esse kit tem a pre resistencia de porcelana, mas a tensão que eu meço com o multimetro antes de chegar na bobina não é de 8V, chegam 12,3V, ou seja, parece que não tem função essa pre resistencia.

Outro problema é que o motor não pega depois de quente, mas se eu coloco um fio positivo direto da bateria para a bobina ele pega na hora e trabalha redondo, ou seja, a faísca está mais potente.

Um mecânico me falou para substituir o módulo chines por um original Bosch e colocar uma bobina Bosch de alta potencia, com um novo pre resistor, será que isso resolverá o problema? Alguem mais ai tem problema com esses kit´s?

Parece que esses kit´s mais dão dor de cabeça do que ajudam.

Obs: Velas novas NGK, tampa, distribuidor e cabos tmb novos.

Me ajudem, pois desse jeito não dá pra sair de casa com o Jeep.

Obrigado!

Ian Jeep
31/05/2015, 16:57
Bom dia,

Pessoal, sou novo no Forum e tmb estou passando por esse problema em meu Jeep 1966 com motor original 6cil.

Coloquei um sistema de ignição eletronica no lugar do platinado que estava incomodando muito, comprei o kit pela internet no site da Dokcar, tudo é novo e parece que as peças são made in china, pois módulo, bobina plastica e distribuidor não tem marca.

Após tudo instalado, a frio o sistema funciona, mas depois de andar uns 20 min ele começa a pifar e fica rateando, perde força.

Li muito sobre o aquecimento da bobina, e esse kit tem a pre resistencia de porcelana, mas a tensão que eu meço com o multimetro antes de chegar na bobina não é de 8V, chegam 12,3V, ou seja, parece que não tem função essa pre resistencia.

Outro problema é que o motor não pega depois de quente, mas se eu coloco um fio positivo direto da bateria para a bobina ele pega na hora e trabalha redondo, ou seja, a faísca está mais potente.

Um mecânico me falou para substituir o módulo chines por um original Bosch e colocar uma bobina Bosch de alta potencia, com um novo pre resistor, será que isso resolverá o problema? Alguem mais ai tem problema com esses kit´s?

Parece que esses kit´s mais dão dor de cabeça do que ajudam.

Obs: Velas novas NGK, tampa, distribuidor e cabos tmb novos.

Me ajudem, pois desse jeito não dá pra sair de casa com o Jeep.

Obrigado!

Boa tarde,

Experimenta rodar com um modulo e bobina bosch emprestada de algum amigo seu q tenha ignição eletrônica é faça o teste.
Uma coisa q é quase lei. Se não quer ter problemas com ignição, compre peças de qualidade, vai de bosh e ngk!!
O meu é chines tmb, mas só o distribuidor, o modulo é bosh e bobina magneti marelli, e ta funcionando bacana.
Tem bobinas q dispensam o uso do fio resistivo/resistência.


Abraços, e não desanima não.

jeantm
31/05/2015, 21:34
Boa tarde,

Experimenta rodar com um modulo e bobina bosch emprestada de algum amigo seu q tenha ignição eletrônica é faça o teste.
Uma coisa q é quase lei. Se não quer ter problemas com ignição, compre peças de qualidade, vai de bosh e ngk!!
O meu é chines tmb, mas só o distribuidor, o modulo é bosh e bobina magneti marelli, e ta funcionando bacana.
Tem bobinas q dispensam o uso do fio resistivo/resistência.


Abraços, e não desanima não.

Obrigado pela ajuda.

Eu tenho uma bobina vermelha Bosch e um módulo da Bosch de um gol quadrado que posso usar para teste, o módulo tmb em seis pinos, você sabe se posso usar este? Acredito ser o mesmo pois o que muda de 4 pra 6 cilindros é o distribuidor.

Se puder me passar o modelo da sua bobina e do modulo, agradeceria, pois fico na duvida se com a minha bobina plastica que tenho hoje ou com a vermelha Bosch pra teste devo usar a pre resistencia ou não.

Obrigado e não vou desistir não rsrs

Belchior akiu gomes
26/04/2016, 17:31
Aí galera montei um canal no YouTube que explica um perrengue que tive com bobina aquecendo vale a pena conferir, ,,diário de um jeep ,,,, Curt lá.

eliasFerreira
03/05/2016, 21:50
Aí galera montei um canal no YouTube que explica um perrengue que tive com bobina aquecendo vale a pena conferir, ,,diário de um jeep ,,,, Curt lá.

Coloca o Link.

Belchior akiu gomes
12/05/2016, 13:31
Aí galera olha o link do canal no YouTube Bobina esquentando , solução é o gauss - YouTube (https://youtu.be/TVWOJR7vCb4) entra vejao os outros vídeos e se escreva no canal , valeu!!!

Belchior akiu gomes
12/09/2018, 19:55
Aí galera olha o link do canal no YouTube Bobina esquentando , solução é o gauss - YouTube (https://youtu.be/TVWOJR7vCb4) entra vejao os outros vídeos e se escreva no canal , valeu!!!

Bobina esquentando , essa ninguem sabia. - YouTube (https://youtu.be/EItRShTQopE)