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Ver Versão Completa : Hilux SR 2002 - Informações gerais



Don Cabron
20/06/2014, 10:06
Ola, sou o novo feliz proprietário de uma hilux sr 2002 cd. Saí da minha saveirinho pois a cegonha esta a caminho e a cabine dupla se fez necessária. Nunca tive uma 4x4, por isso o titulo informações gerais.
Procurei varias camionetes antes de comprar esta. Oque pesou na compra foi a questão km e procedência, pois ele tem apenas 90000km (dificil acreditar, mas enfim...) e pude conversar com o unico dono dela (a loja que tb foi indicação de u amigo cedeu o tel dele).
Gostaria de saber quais pontos devo analizar da mecanica dela de uma maneira geral, pois como falei não tenho nenhuma experiência. Até no dirigir senti que tenho que me adaptar a tração traseira e parar de fazer curvas acelerando, correto? a questão da falta de abs (que tinha na saveiro) me chateou quase a ponto de não comprar... segurança da família não se brinca...Posso instalar?

A bicha esta fumando muito pouco (branco), tem alguns componentes soltos (painel, porta coisas...) oque faz ela bater bastante nos buracos (mas acho que é um pouco do carro mesmo né?), alguns pontos de ferrugem na carroceria e outras pequenas coisas.

Gosto muito do carro e pretendo dar uma bela geral nela e ficar muitos anos nesse casamento!!! Pra isso preciso de uma boa indicação de mecânico com conhecimento neste modelo específico, no estado do Rio, de preferência na região dos lagos ou capital.
Ela liga no estalo e quando conectei a 4x4 não senti nada anormal... Mas como é usada quero investigar possiveis problemas...
desde ja agradeço a ajuda!!!!
Don Cabron

EduQxQ
20/06/2014, 11:36
Bom dia Don Cabron,
Seja bem vindo ao 4x4Br. Estás bem servido de viatura, e aos poucos irá te adaptar ao modo de dirigí-la.
O que é necessária é a verificação de alguns ítens básicos, como fluídos, correias, filtros.
Existem muitos tópicos aqui do fórum que tratam destas manutenções, utilize a ferramenta de pesquisa, que te trará muitas informações, inclusive sobre fornecedores de componentes de reposição.

Quantos aos ruídos aos poucos irá descobrindo as causas e tornando ela mais silenciosa.
Mecanicos aí no RJ a turma irá te indicar bons profissionais.

Um abraço,
Edu

guilhermeabreu
20/06/2014, 12:30
DON CABRON

Em primeiro lugar seja muito bem vindo aqui é sua casa .

Na realidade vc não deve confiar em tudo que o ex dono fala , embora ela esteja com 90.000 km como marca o velocímetro e como ela esta com muitos barulhos internos e fumando fumaça branca , isto me diz que ela não tem só esta kilometragem , com esta kilomentragem o motor estaria amaciando agora e sem fumaça alguma , isto demonstra que o ÚNICO dono anterior era muito relaxado , pois estes carros são muito silencosos de barulhos internos , tenho um amigo que comprou uma 2000 que eu indiquei a ele e não tem nenhum barulho interno e ela esta com 180.000km parece carro 0k .

Partindo disto seguiria as dicas do EDUQXQ de trocar todos os óleos e além disto trocaria a CORREIA DENTADA + ESTICADOR + ROLAMENTO por peças originais TOYOTA .

Assim vc ficaria assegurado que estes ítens vitais para uma longa vida de seu carro estará garantida a partir desta data , ou seja vc terá a certeza que estas peças estão ZERADAS .

E como o EDUQXQ falou tem vários tópicos neste forum com vários assuntos de seu interesse , como vc é novo aqui neste forum , vc vai pegar a manha de achar que vc quer rapidinho .

E me desculpe pela minha sinceridade .

Abração e boa sorte com seu carro .

Don Cabron
21/06/2014, 08:31
Obrigado pelas respostas!! vou aperfeiçoar o uso do forum pra não crowdear com perguntas repetidas...
Ontem fiz o primeiro teste com a "ingrid"!!! passamos lama, ladeira acidentada de pedras com 4x4 e sem... peguei estrada, dei umas esticadas... mt forte o carro tudo ok!!!ou nada anormal... tirei algumas fotos que vou postar no devido tópico.
A questão da kmtragem é uma M... fiquei meses procurando por não confiar e acabei comprando gato por lebre... foi a primeira pergunta que fiz pro antigo dono, e ele respodeu com seguranca que era isso mesmo pq ele tem dois carros... imaginei os filhos brincando esses anos todos dentro do carro e quebrando td hehehehe era mt vontade de comprar!!! Vou usar estes 3 meses da garantia e ver se estou realmente com um carro de mecanica confiavel... como a familia da minha esposa é argentina estou pensando em fazer esta viagem por terra e pensei se não deveria dar uma geral nela la mesmo... deve ser bem mais em conta fora do brasil pra variar...
grato guilherme e Edu pela pronta resposta!!!

guilhermeabreu
21/06/2014, 12:16
Obrigado pelas respostas!! vou aperfeiçoar o uso do forum pra não crowdear com perguntas repetidas...
Ontem fiz o primeiro teste com a "ingrid"!!! passamos lama, ladeira acidentada de pedras com 4x4 e sem... peguei estrada, dei umas esticadas... mt forte o carro tudo ok!!!ou nada anormal... tirei algumas fotos que vou postar no devido tópico.
A questão da kmtragem é uma M... fiquei meses procurando por não confiar e acabei comprando gato por lebre... foi a primeira pergunta que fiz pro antigo dono, e ele respodeu com seguranca que era isso mesmo pq ele tem dois carros... imaginei os filhos brincando esses anos todos dentro do carro e quebrando td hehehehe era mt vontade de comprar!!! Vou usar estes 3 meses da garantia e ver se estou realmente com um carro de mecanica confiavel... como a familia da minha esposa é argentina estou pensando em fazer esta viagem por terra e pensei se não deveria dar uma geral nela la mesmo... deve ser bem mais em conta fora do brasil pra variar...
grato guilherme e Edu pela pronta resposta!!!



DON CABRON

Uma coisa é certa , mesmo o dono anterior sendo relaxado a TOYOTA HILUX é parruda demais não quebra a toa , se vc fez este passeio/trilha e esta tudo bem , é bem provável que e mecânica esteje boa e as perfumarias vc conserta na Argentina , pois lá fica bem mais em conta do que aqui .

Como vc é novo aqui , abre um tópico no FROTA 4X4 e coloca lá a história e as fotos da " INGRID " para que todos possam apreciá-la .

Abração e boa sorte , NÃO ESQUEÇA DE TROCAR A CORREIA DENTADA + ESTICADOR + ROLAMENTO POR ORIGINAIS TOYOTA O MAIS RÁPIDO QUE PUDER .

Zani
21/06/2014, 22:30
Parabéns pelo carro e bem vindo ao fórum...
Dá uma procuradinha sobre mecânicos no RJ, tem um post sobre isso, inclusive o post recomenda uma mecânica e NÃO recomenda outra....leia direitinho lá.
Post fotos aí para nós. Eu tenho uma igual a sua a 4 anos, manutenção em dia, sempre preventiva...a minha está com 213 mil Km. Motor está zerado, sem fumaça branca nem preta, não baixa óleo e sem vazamentos....
Carro ótimo e confiável, esperamos que você goste e trate bem dele.
Abraço.

Don Cabron
22/06/2014, 21:44
Parabéns pelo carro e bem vindo ao fórum...
Dá uma procuradinha sobre mecânicos no RJ, tem um post sobre isso, inclusive o post recomenda uma mecânica e NÃO recomenda outra....leia direitinho lá.
Post fotos aí para nós. Eu tenho uma igual a sua a 4 anos, manutenção em dia, sempre preventiva...a minha está com 213 mil Km. Motor está zerado, sem fumaça branca nem preta, não baixa óleo e sem vazamentos....
Carro ótimo e confiável, esperamos que você goste e trate bem dele.
Abraço.

Obrigado Zani!!! estou delirando na ingrid!!! vai ser muito bem tratada!! dei uma olhada em um tópico e cheguei a conclusão que vou na toyomundi em são gonçalo fazer as trocas que foram indicadas pelos colegas e as que forem indicadas pelos mecânicos tb!!! como moro na região dos lagos fica no caminho pro rio...
Um amigo que tem uma 2001 2.8 me disse que a mecanica parece muito boa e que se fosse eu não trocaria nada e esperaria os avisos no painel... se o mecanico olhar e falar isso tb posso até pensar... olhando e andando na do meu amigo que tem 170000km começo a achar que a km da minha pode ser original (90000)... pq comparar a situação interna com a da minha saveiro 2011 não foi mt justo... e a fumada meu amigo disse que não existe... só qd pisa mt e segundo ele a fumada é da aceleração msm... normal. na sequencia posto umas fotos bacanas dela!!! e mando noticias do parecer do mecânico!!
obrigada!!!
Don Cabron!!

Zani
23/06/2014, 16:06
... toyomundi em são gonçalo...
Essa aí mesmo, o pessoal do Rio, Delfim, INNER, Jorge, todos já os recomendaram...
Abraço.

Don Cabron
02/07/2014, 10:41
Pessoal, fui na toyomundi e fui muito bem atendido pelo Marcos. Ele me deu informações muito boas a respeito do carro e viu alguns componentes a serem trocados como rolamento central, correia dentada e esticador (precaução) buchas, amortecedores e filtro de ar. Falou que parece perfeito o motor sem fumar nada. peguei uma lista e pretendo cotar na argentina pois vou pra la em breve... to meio p comigo mesmo de não ter desconfiado mais dessa km... melhor comprar com 300000 sabendo que é doque com "não sei quantos" mil... mas é isso... não se observou nada grave (tlvz o rolamento central...) como grandes batidas, gambiarras...
Estou pensando em ligar pro antigo dono e pedir gentilmente que ele fale a km verdadeira... pra que não fique essa eterna incógnita.
Tentei postar fotos mas não consegui... alguém pode dar uma dica? não quis criar outro tópico, tentei no de fotos hilux.
abraço!!!

Patoloko
02/07/2014, 11:50
Aconselho a trocar a válvula termostática por uma original também.

João Spagnol
02/07/2014, 11:57
Cara eu chutaria que a Km esta por volta dos 180 a 220 mil km, pois com 12 anos se for rodar 15000 km/ano vai chegar nessa faxa. E outra a minha Hilux é 97 e eu conhecia o finado dono dela e sei da procedencia dos seus 220000km e tambem está precisando trocar o rolamento central do diferencial, olhando no forum vc vai encontrar muitas hilux com essa faxa de Km precisando dessa substituição. Como rolamentos entram em fadiga com o N° de voltas muito proximos pois os padroes de construção são os melhores eu chutaria essa faxa de Km.
Parabens pela Viatura com certeza vai se feliz com ela. Hilux é um tanque de guerra
Abraço

EduQxQ
02/07/2014, 14:07
Tentei postar fotos mas não consegui... alguém pode dar uma dica? não quis criar outro tópico, tentei no de fotos hilux.
abraço!!!

Olá Don Cabron,
Visite este tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/68142-procurando-primeira-hiluxsw-6.html#post2111885

Tem umas dicas lá.
Um abraço,
Edu

Don Cabron
02/07/2014, 19:14
Patoloko, tinha esquecido desse item, ta na lista que me passaram!
Obrigado João, pensei isso tb de 189000 fizeram 098000... eu passei minha saveiro 2011 com 90000 e fiz questão de falar os defeitos dela... é melhor ser enganado do que enganar... cada um com seu entendimento...
foi reparado que a agua do radiador estava baixa, completei e vou observar se não desce. se descer, investigar o pq, se for motor ta na garantia de 3 meses.
vou tentar postar as fotos denovo, mas sem mt expectativa pq sou semi analfabeto pra eletronicos... rsrs
abs

dorderf
02/07/2014, 19:25
Eu devolvia. Água no radiador baixando? Isso é um absurdo! Depois que arrumei meu carro faz quase 2 anos e a água não baixa 1 ml. Se você viu sinal de fumaça branca e a água está baixando, a água tá indo pro motor.

Don Cabron
02/07/2014, 19:58
Aí vai... será que vai?...

Don Cabron
02/07/2014, 20:06
Eu devolvia. Água no radiador baixando? Isso é um absurdo! Depois que arrumei meu carro faz quase 2 anos e a água não baixa 1 ml. Se você viu sinal de fumaça branca e a água está baixando, a água tá indo pro motor.

É oque vou observar... se baixa ou não. o mecanico da toyomundi não viu fumaça alguma... falou que a agua baixando poderia ser o radiador mesmo, se estiver baixando... vimos que estava um pouco baixa, completamos e agora é observar.
vlw

F. Oliveira
02/07/2014, 20:43
Linda viatura! Essa tem cara de que aguenta desaforo. Vá observando o nível da água nas manha e postando por aqui!

abs!

Zani
02/07/2014, 21:30
Linda! A minha 2002 está com 214 mil km.
Abraço.

Don Cabron
03/07/2014, 10:05
Valeu!!! fui procurar santo antonio e vi que o preto na velusplast é 300 reais mais barato que o cromado. tem diferença de material? maior resistencia? eu particularmente prefiro o preto, mas ela é toda cromada, fiquei na dúvida... se o preto além de mais barato for mais forte, pinto as rodas de preto pra combinar... sei la...

dorderf
03/07/2014, 13:53
Ela pode estar dodói, mas que é linda, é linda!

Don Cabron
06/07/2014, 13:06
Pessoal, andei observando a agua e por enquanto não desceu nada... vou continuar pq pode estar descendo tão devagar que não percebo de um dia pro outro...
tenho observado tb que ela fuma um pouco sim. de fumaça branca quando puxo a aceleração. acho que um motor a diesel em seu perfeito estado não fuma nada correto? embora eu tenha um volvo pequeno de embarcação que sempre fumou branco e os mecânicos sempre elogiaram muito meu "reloginho suiço" como eles mesmos definem.
Boa parte do barulho interno era por conta das ferramentas soltas atras do banco, e da portinha do tanque que perdeu os batentes de borracha. Comprei uma lanterna led a pilha que colei no teto proximo ao espelho oque resolveu a falta de luz na frente, pratico e barato...
é isso, vou postando as futuras observações!!
abraço!!!

celio santos
06/07/2014, 16:55
ai pessoal tenho uma hilux srv 3.0 tb 2001 ta com 441000 km rodados, fiz o motor, bomba, bicos e turbina a pouco tempo, mesmo com toda essa km o motor ainda dava pra rodar mais tempo só fiz o motor porque estava baixando óleo mas depois que mandei pra rectifica descobrir que era a turbina que estava deixando passar óleo. Bom em fim esse motor é muito bom e aquenta muita coisa...

guilhermeabreu
06/07/2014, 18:53
Pessoal, andei observando a agua e por enquanto não desceu nada... vou continuar pq pode estar descendo tão devagar que não percebo de um dia pro outro...
tenho observado tb que ela fuma um pouco sim. de fumaça branca quando puxo a aceleração. acho que um motor a diesel em seu perfeito estado não fuma nada correto? embora eu tenha um volvo pequeno de embarcação que sempre fumou branco e os mecânicos sempre elogiaram muito meu "reloginho suiço" como eles mesmos definem.
Boa parte do barulho interno era por conta das ferramentas soltas atras do banco, e da portinha do tanque que perdeu os batentes de borracha. Comprei uma lanterna led a pilha que colei no teto proximo ao espelho oque resolveu a falta de luz na frente, pratico e barato...
é isso, vou postando as futuras observações!!
abraço!!!


DON CABRON

Se vc tem um motorzinho sueco de embarcação então vc tem um RELOGINHO SUECO e não Suiço , rsrsrsrsrsrs .

Don Cabron
07/07/2014, 11:04
DON CABRON

Se vc tem um motorzinho sueco de embarcação então vc tem um RELOGINHO SUECO e não Suiço , rsrsrsrsrsrs .
" sempre elogiaram muito meu "reloginho suiço" como eles mesmos definem."
hahaha... é guilherme... ja tentei explicar a diferença!!! vc se habilita??
Sou fã da volvo... meu motor tem 40 anos é ta um espetáculo!!! um reloginho suiço hehehe... mas fazer um motor de 10 hp é mole pra quem faz turbina... o impressionante é que os volvos antigos são melhores que os atuais... esse meu sempre soltou fumaça branca, no carro oque mais pode causar isso além de passar agua? bomba?
abs

rfdex
07/07/2014, 13:17
Existem marcas que só o nome já diz tudo. E volvo é uma delas! Assim como Mercedes, BMW, Subaru, entre outras. O controle de qualidade é absurdamente bom! Mas o zelo, o cuidado com a máquina é "metade da marca"! Não adianta uma excelente marca se não houver boa manutenção. Por outro lado, uma boa manutenção leva máquinas medianas ao extremo de sua vida útil. Sem querer desmerecer (ainda mais porque pra mim foi o melhor motor fabricado pela VW para uso nas condições brasileiras), um amigo rodou com um motor VW AP 1.6 gasolina mais de 600 mil kms. Ao final já consumia óleo bem além do normal, mas nunca ficou na mão. Por que ele cuidava relativamente bem da mecânica. O carro era imundo dentro (pois usava em estrada ruim, em fazendas, etc), mas a mecânica era bem tratada! Rolamentos, tensores, óleos, fluídos, água, etc em dia. Dessa forma, mesmo você tendo um motor Volvo (reloginho suiço), aposto que sua manutenção também é bem feita, assim como o uso que você dá também respeita suas limitações. Correto? Abraço!

Don Cabron
07/07/2014, 23:02
Existem marcas que só o nome já diz tudo. E volvo é uma delas! Assim como Mercedes, BMW, Subaru, entre outras. O controle de qualidade é absurdamente bom! Mas o zelo, o cuidado com a máquina é "metade da marca"! Não adianta uma excelente marca se não houver boa manutenção. Por outro lado, uma boa manutenção leva máquinas medianas ao extremo de sua vida útil. Sem querer desmerecer (ainda mais porque pra mim foi o melhor motor fabricado pela VW para uso nas condições brasileiras), um amigo rodou com um motor VW AP 1.6 gasolina mais de 600 mil kms. Ao final já consumia óleo bem além do normal, mas nunca ficou na mão. Por que ele cuidava relativamente bem da mecânica. O carro era imundo dentro (pois usava em estrada ruim, em fazendas, etc), mas a mecânica era bem tratada! Rolamentos, tensores, óleos, fluídos, água, etc em dia. Dessa forma, mesmo você tendo um motor Volvo (reloginho suiço), aposto que sua manutenção também é bem feita, assim como o uso que você dá também respeita suas limitações. Correto? Abraço!
Com certeza!!! concordo em genero, número e grau!!! Manutenção é o segundo grande passo, o primeiro é a escolha da maquina de acordo com o uso. Volvo é volvo, assim como sempre escutei durante minha pesquisa que toyota é toyota!! De todos os mecânicos que perguntei eles apenas discordavam do segundo lugar em relação a qualidade da mecanica. Mas nas minhas projeções mais otimistas tem um volvo pra estrada e a toyota fica pras aventuras...
Quanto a essa fumaça branca (pouca) que sai qd acelero mais, oque poderia ser? levando em conta que a agua não esta baixando...
abs

rfdex
08/07/2014, 13:23
Algumas opções:
- Água no diesel ou filtro do diesel?
- Óleo muito fino subindo para a câmara e queimando junto com o diesel?
- Desgaste de anéis?
- Diesel contaminado?

Acho que é por aí!

Don Cabron
29/07/2014, 10:14
Pessoal, aconteceram algumas coisas nesse tempo... claro que dominado pelo slogan "toyota não quebra" e a vontade de não gastar $$ não troquei nada na Ingrid e saí de rolé!!! uma noite na estrada tive uma "pane elétrica" na qual todas as luzes ascendiam e depois começava a falhar tudo, faróis, rádio, para brisa... foi uma luta pra chegar em casa sem farol e chovendo... quando parei no início da "pane" pra abastecer, ela não ligou denovo depois. Olhando bem reparei que havia arrebentado a coreia do alternador... simples... mas como precisava dar o tranco pra seguir e não conseguia pq os pneus derrapavam pela tração ser traseira e o piso molhado, fiquei na dúvida se poderia dar o tranco no 4x4... alguém sabe se haveria problema? preferi não arriscar. mas resolveria.
Outro acontecimento que serviu de experiência foi que num belo dia a agua do radiador desceu legal!!! e não vinha descendo nada!! derrepente desceu mt... conversando com o mecânico percebi que o suspiro do reservatório de agua é na própria tampa e como eu girei ela pra fechar eu tampei o suspiro!! e tinha marca de agua escorrida pela tampa... vacilo bobo que poderia ter custado caro...
hj subi ela no elevador e o mecânico não viu grandes problemas além do rolamento central, amortecedores traseiros buchas traseiras, e braço auxiliar direito. a novidade é a junta do motor, pois esta vazando um pouco de oleo... e tem correia dentada e esticadores... ah e a válvula termostática tb... filtros... fora essa lista...heheh nada demais!! hj vou trocar oleo do motor, ainda não sei qual o melhor, me indicaram o rimula... e os oleos das caixas disseram que demora muito pra ter necessidade de trocar, e o oleo de direção que quando ficar ruim a direção fica dura... a minha esta super macia... será?
é isso, na sequencia posto mais das minhas lambanças...